Sei sulla pagina 1di 19

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO

PROGRAMAO ORIENTADA A OBJETOS O Delphi permite a criao de muitas aplicaes sem a necessidade de programar uma nica linha de cdigo. Contudo, as aplicaes de uma maneira geral exigem a elaborao de rotinas especficas (exemplo; uma folha de pagamento necessita do clculo dos descontos, um programa de estoque necessita da emisso de pedidos quando o saldo est abaixo do ponto mnimo.). O Delphi usa o Object Pascal que uma linguagem orientada a objetos, e uma linguagem hbrida, pois possui caractersticas de programao no s visual, mas tambm escrita. A Programao Orientada a Objeto (POO ou OOP Object Oriented Programming), uma estrutura que possibilita a criao de programas, usando objetos como unidade bsica de dados e aes. Em nvel de programao, os objetos em Delphi possuem duas caractersticas; Propriedades; refere-se quilo que o objeto , ou seja, seu conjunto de caractersticas, tanto em nvel de aparncia, quanto em nvel de posio, Eventos; refere-se quilo que o objeto faz, ao seu comportamento, ao seu funcionamento, ou seja, uma ao que um objeto pode vir a sofrer.
ORIENTAO A OBJETOS

Uma linguagem orientada a objetos, possui alguns conceitos bsicos que devem ser entendidos; Objeto: uma estrutura modular que faz parte de um todo; por exemplo, um banco um objeto que pode fazer parte de uma sala, cozinha ou carro, Atributos: so as caractersticas do objeto, como cor, tamanho, peso, espessura, altura. O banco, por exemplo, tem atributos como tamanho, cor, nmero de pernas, tipo de revestimento, etc..., Encapsulamento: um mecanismo interno do objeto, algum pode sentar em um banco sem saber o que est embaixo do assento, Ao: a operao efetuada pelo objeto, Herana: um objeto novo nem sempre criado do incio, contudo, ele pode herdar atributos e aes de outros j existentes. Ao projetar um banco, o projetista pode

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO pegar as caractersticas bsicas de outro e acrescentar novos atributos. Por exemplo, o modelo B de banco idntico ao modelo A, acrescido de um apoio para os braos. Polimorfismo: a capacidade de objetos diferentes reagirem, segundo sua funo, a uma ordem padro. Por exemplo, o comando reclina faz um objeto entrar em ao, seja ele um banco, uma janela ou outro objeto que entende o comando, Ligao: quando um objeto conecta sua ao a outro, quando o encosto do banco reclinado automaticamente, um apoio para os ps erguido.

A TELA DE TRABALHO O Integrated Developmento Enviromento (IDE) ou Ambiente Integrado de Trabalho do Delphi, consiste de ferramentas visuais, janelas e caixas de dilogo usadas para a criao e manuteno das aplicaes. No Delphi, tudo gira em torno do form. O Delphi trabalha com o conceito de projetos. Toda vez que se comea a desenvolver uma aplicao, na verdade se est criando um projeto que composto por formulrios (forms) e um unit. O form o local onde desenhada a interface com o usurio, e a unit o cdigo de programao associado ao form. Quando o Delphi iniciado, ele abre vrias janelas, sendo que a posio e o tamanho de cada uma delas depende da configurao adotada.

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO A TELA INICIAL SpeedBar Component Pallete

Object Inspector Form

SpeedBar: uma barra de ferramentas com botes associados s tarefas executadas com maior freqncia pelo programador.

Component Pallete: uma barra de ferramentas contendo um conjunto de objetos que representam componentes usados para a criao do form. Cada paleta contm componentes prontos para serem usados na criao da interface com o usurio, como campos de texto, listas de seleo etc...

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO Object Inspector (Janela de propriedades): trabalha em conjunto com a Component Palette, o Object Inspector exibir as propriedades e os eventos relativos a esse componente. O contedo do Object Inspector varia de acordo com o objeto selecionado. Object Selector (Selecionador de Objetos): lista todos os componentes disponveis no form atual, incluindo o prprio form.

Guia Properties e Guia Events

Objeto atual selecionado

Propriedade

Valor atual desta propriedade

Guia Properties: as propriedades so os atributos ou caractersticas de um componente, elas controlam a maneira como um componente aparece e se comporta na aplicao. Guia Events: exibe os eventos que um componente pode reconhecer, ou seja, eventos que so aplicveis a ele. Um evento uma ao aplicada ao componente pelo usurio ou pelo sistema (por exemplo; um clique, um clique duplo). Form: rea de trabalho onde desenhada a interface com o usurio.

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO

Unit, Code Editor (Editor de Cdigo): um editor de textos que exibe o cdigo fonte escrito pelo programador, gerado automaticamente pelo Delphi para criar uma aplicao. O cdigo fonte armazenado em um arquivo chamado UNIT.PAS, que um dos tipos de arquivos que compe um projeto do Delphi. Por padro, o Code Editor carregado atrs do Form quando o Delphi inicializado. Barra de Ttulo (Mostra o nome do arquivo)

Code Editor Code Explorer

Indicador de Modo Indicador de Modificao Indicador de Linha e Coluna Prof Evaristo Gonalves de Oliveira 5

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO Na janela do editor pode haver uma outra janela denominada Code Explorer. a parte esquerda da janela, onde podemos ter uma orientao sobre os objetos, procedimentos, funes e classes utilizadas na aplicao. Para desligar o code explorer clique no pequeno X ao lado da guia do code editor, para visualiza-lo clique com o boto direito dentro do editor e escolha View Explorer Uma caracterstica muito importante do Code Explorer que quando inserirmos componentes no form, a sua declarao feita pelo Delphi de maneira automtica.

Como formado uma Aplicao em Delphi Quando voc abre um projeto no Delphi, ele j mostra uma UNIT com vrias linhas de cdigo. Este texto tem como objetivo explicar um pouco desta estrutura que o ele usa. Um projeto Delphi tem, inicialmente, duas divisrias: uma UNIT, que associada a um Form, e outra Project, que engloba todos os FORM e UNITs da aplicao. Em Delphi temos: o Project, os Forms e as Units. Para todo Form temos pelo menos uma Unit (Cdigo do Form), mas temos Units sem form (cdigos de procedures, funes, etc).

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO

TESTE

.DPR

.EXE

FORM 1

FORM 2

FORM N

.DCU

.DCU

.DCU

FORM 1

FORM 2

FORM N

.DFM .PAS

UNIT 1

.DFM .PAS

UNIT 2

.DFM .PAS

UNIT N

ROTINAS

.PAS

Arquivos que Compem uma Aplicao


Extenso Arquivo Definio Funo

.DPR

Arquivo do Projeto

.PAS

Cdigo fonte da Unit( Object Pascal)

.DFM

Arquivo grfico do formulrio

.OPT

Arquivo de opes do projeto

Cdigo fonte em Pascal do arquivo principal do projeto. Lista todos os formulrios e units no projeto, e contm cdigo de inicializao da aplicao. Criado quando o projeto salvo. Um arquivo .PAS gerado por cada formulrio que o projeto contm. Seu projeto pode conter um ou mais arquivos .PAS associados com algum formulrio. Contem todas as declaraes e procedimentos incluindo eventos de um formulrio. Arquivo binrio que contm as propriedades do desenho de um formulrio contido em um projeto. Um .DFM gerado em companhia de um arquivo .PAS para cada formulrio do projeto. Arquivo texto que contm a situao corrente das opes do projeto. Gerado 7

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO com o primeiro salvamento e atualizado em subsequentes alteraes feitas para as opes do projeto. Arquivo binrio que contm o cone, mensagens da aplicao e outros recursos usados pelo projeto. Gerado quando o projeto salvo pela segunda vez. Se um .PAS alterado, este arquivo gerado. Se voc abrir um .DFM no editor de cdigo e fizer alguma alterao, este arquivo gerando quando voc salva o arquivo. Este arquivo armazena informaes sobre a situao da rea de trabalho especifica para o projeto em opes de ambiente( Options Environment).

.RES

Arquivo de Recursos do Compilador Arquivo de Backup do Projeto Arquivo de Backup da Unit Backup do Arquivo grfico do formulrio

.~DP .~PA .~DF

.DSK

Situao da rea de Trabalho

Obs.: .~DF, .~PA , .~DP so arquivos de backup ( Menu Options, Enviroment, Guia Editor Display, Caixa de Grupo Display and file options, opo Create Backup Files, desativa o seu salvamento). Devido a grande quantidade de arquivos de uma aplicao, cada projeto deve ser montado em um diretrio especfico. Arquivos Gerados pela Compilao
Extenso Arquivo Definio Funo

.EXE

Arquivo compilado executvel

.DCU

Cdigo objeto da Unit

Este um arquivo executvel distribuivel de sua aplicao. Este arquivo incorpora todos os arquivos .DCU gerados quando sua aplicao compilada. O Arquivo .DCU no necessrio distribuir em sua aplicao. A compilao cria um arquivo .DCU para cada .PAS no projeto.

Obs.: Estes arquivos podem ser apagados para economizar espao em disco. Palavras Chave Palavras-chave ou palavras reservadas so aquelas usadas pela sintaxe da linguagem com significado especfico e, portanto, no podem ser usadas com outra finalidade. As palavras-chave aparecem em negrito no Code Editor.

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO Muitas linhas terminam com ponto e vrgula, esta a forma que o Object Pascal usa para indicar o trmino de um comando. Voc pode escrever mais de um comando em uma linha, esta no , no entanto, uma boa prtica, pois o cdigo fica confuso e difcil de depurar. importante manter os cabealhos, as clusulas, etc, no lugar correto. O Delphi cuida muito bem disso para voc, pois ele cria a unidade e o cdigo medida que so feitas alteraes no formulrio. Voc simplesmente insere seu cdigo na seo correta, conforme for necessrio.

Unit Unit1; Interface uses Windows, Messages, SysUtils, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs; Type Tform1 = class(Tform) private {Private declarations} public {Public declarations} end; var Form1: Tform1; implementation {$R *.DFM} end.

9 unit: esta palavra-chave define o nome da unidade de cdigo. Este nome ser inserido na clusula uses de outras unidades que precisem fazer referncia a esta unidade. 9 interface: define o incio de um trecho de cdigo que termina antes da palavra-chave implementation. Neste trecho se insere o cdigo que poder ser acessado por outras unidades. aqui que se declaram as constantes, as variveis, os tipos de dados, funes e procedimentos a serem utilizados por outras unidades de cdigo.

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO

9 uses: esta palavra especifica as unidades de cdigo que sero acessadas por esta unidade. 9 type : com esta palavra-chave o Delphi define o incio do trecho de cdigo em que so definidos os tipos de variveis e de classes criados pelo programa. O aluno pode observar que o Delphi j utilizou esta parte para declarar a classe TFormaPrincipal. private: define os elementos de uma classe que no podero ser acessados de fora da classe; public: define os elementos de uma classe que podero ser acessados de fora da classe.

9 var: define o incio do trecho de cdigo em que so declaradas as variveis e objetos. 9 implementation: define o incio do trecho de cdigo em que so implementadas as funes e procedimentos declaradas no trecho iniciado pela palavra chave interface. {$R *.DFM}: Em uma unidade de formulrio. O Delphi insere essa entrada para voc. Ela liga o formulrio ao seu arquivo.dfm. No remova isso de seu programa, ou voc ter problemas. 9 end: palavra-chave usada para encerrar um bloco de cdigo. So blocos de cdigo: um bloco de comandos iniciado pela palavra chave begin, caso em que end deve ser seguida de um ponto-e-vrgula (;). a definio de uma unit; neste caso a palavra end deve ser seguida de um ponto (.) e este ser o final do arquivo.

Exceo: antes da clusula else em instrues condicionais if-then-else compostas, no se insere ponto (.) ou ponto-e-vrgula (;), utilizando-se apenas a palavra end. VARIVEIS Os dados so armazenados na memria do computador. Para que ns no tenhamos que nos referir a estes dados de forma direta, atravs de um endereo numrico difcil de memorizar, o compilador nos permite utilizar variveis com esta finalidade. Escolhendo nomes sugestivos (mnemnicos) para nossas variveis (tais como nome, funcao, idade, salario) facilitamos bastante a compreenso de nosso cdigo. Para que o Delphi possa usar nossas variveis, devemos primeiro declar-las, isto , informar o nome e o tipo desejados. Por exemplo: o comando a seguir declara idade como sendo uma varivel do tipo inteiro (integer): idade: integer; Prof Evaristo Gonalves de Oliveira 10

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO

As variveis inteiras podem assumir valores entre -32768 e +32767. Elas ocupam 2 bytes na memria. Asim sendo, a declarao acima faz com que o Delphi reserve 2 bytes para a nossa varivel idade. Note que a declarao do tipo de uma varivel, em princpio no lhe atribui valores. Um erro comum em programao tentarmos ler valores de variveis no inicializadas, ou s quais ainda no se atriburam valores... Damos a seguir uma lista dos tipos de variveis mais comuns do Object Pascal com suas faixas de valores e o espao ocupado em memria: BOOLEAN : Tipo lgico que pode assumir somente os valores TRUE ou FALSE e ocupa 1 byte de memria. BYTE : Tipo numrico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 255, ocupa 1 byte. CHAR : Tipo alfa-numrico, pode armazenar um caractere ASCII, ocupa 1 byte. COMP : Tipo numrico real, pode assumir valores na faixa de -9.2.10-18 a 9.2.10+18 , ocupa 8 bytes, pode ter entre 19 e 20 algarismos significativos. EXTENDED : Tipo numrico real, pode assumir valores na faixa de -3,4.10-4932 a +1,1.10+4932, ocupa 10 bytes de memria e tem entre 19 e 20 algarismos significativos. INTEGER : Tipo numrico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -32768 a +32767, ocupa 2 byte de memria. LONGINT : Tipo numrico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 2147483648 a +2147483647, ocupa 4 bytes de memria. REAL : Tipo numrico real, pode assumir valores na faixa de -2,9.10-39 a +1,7.10+38, ocupa 6 bytes de memria e tem entre 11 e 12 algarismos significativos. SHORTINT : Tipo numrico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -128 a +127, ocupa 1byte de memria. PROJETO INICIAL 1. Criar uma pasta com nome: Projeto Inicial 2. Abrir o Delphi 3. No Menu, em File selecionar Save as: Primeiro_Form

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

11

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO

Extenso (*.pas): cdigo fonte da Unit (Object Pascal), codifica todas as aes que um formulrio pode executar, criado no desenvolvimento do programa, necessrio para a compilao do programa. 4. No Menu, em File selecionar Save project as: Primeiro

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

12

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO

Extenso (*.dpr): arquivo do projeto (cdigo fonte em Pascal do arquivo principal do projeto, define quais arquivos fazem parte do projeto, da incio execuo da aplicao, criando o formulrio principal, criado quando o projeto salvo, necessrio para a compilao do programa..

Extenso (*.dfm): arquivo grfico do formulrio, gerado automaticamente, importante como documentao, pois armazena todas as caractersticas do formulrio, necessrio para a compilao do programa..

5. selecionar a Guia Standard, 6. na guia standard, selecionar label (cone A), 7. clicar sobre o form 1, 8. No Object Inspector, selecionar a guia Properties, 9. procurar a propriedade CAPTION e escrever na coluna da direita Primeiro Projeto, 10. procurar a propriedade NAME e escrever na coluna da direita lbPrimeiro, 11. na barra de menu, selecionar Run, e na caixa de dilogo clicar em Run (ou teclar F9 diretamente), para rodar o programa. Nesta etapa o programa compilado. Obs: Compilar o processo pelo qual o Delphi transforma o cdigo escrito na linguagem Object Pascal em linguagem de mquina, que entendida pelo computador. A gerao do arquivo executvel consiste na reunio de todas as unidades de cdigo j compiladas em um nico arquivo, com extenso EXE, pronto para ser executado.

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

13

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO PROJETO 1: CONSTRUO DE TELA (PASSO A PASSO)

1. Criar uma pasta com nome: Projeto 1 2. Abrir o Delphi 3. No Menu, em File selecionar Save as: Projeto1_Form 4. No Menu, em File selecionar Save project as: Projeto1 5. Selecionar na Component Pallete a guia Standard, 6. Traga da caixa de ferramentas um GroupBox. O GroupBox o dcimo terceiro boto da caixa de ferramentas. Para trazer a caixa, clique sobre este e depois dentro do Form, 7. No Object Inspector (guia Properties), mude o Caption para Exemplo1 (obs; manter selecionado o GroupBox), 8. Traga da caixa de ferramentas dois Edit Boxes (janelas / campos de tela), e os coloque dentro do GroupBox. O Edit Box o quarto boto da caixa de ferramentas. Para trazer a caixa, clique sobre este e depois dentro do Form. Faa para os dois Edit Boxes, 9. No Object Inspector do 1 campo (clique sobre ele), apague a propriedade Text (que contm Edit1). Observe que a caixa fica limpa, 10. No Object Inspector troque a propriedade Name que contm Edit1 para Entrada, 11. No Object Inspector do 2 campo (clique sobre ele), apague a propriedade Text (que contm Edit2). Observe que a caixa fica limpa, 12. No Object Inspector troque a propriedade Name que contm Edit2 para Saida (sem acento), 13. Traga um Button (sexto da caixa de ferramentas), e o coloque dentro do GroupBox, 14. No Object Inspector troque a propriedade Name que contm Button1 para Executar, 15. No Object Inspector troque a propriedade Caption que contm Button1 para Executar, 16. Clique sobre a rea externa da tela criada para os botes (qualquer espao do Form), e no Object Inspector troque a propriedade Caption que contm Form1 para Projeto1.

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

14

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO

Agora a etapa de programao; 1. Clique na guia Events no Objec Inspector.

2. Na guia Events do Objec Inspector (com o boto em foco clique sobre ele) e d um duploclique na parte direita da linha onde est escrito Onclick, surgir o quadro a seguir,

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

15

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO

3. Estre os Statements (linhas de cdigo); begin e end, que ser escrito o programa a ser disparado quando se clicar sobre o boto do exerccio;

begin Saida.text:=Entrada.text; {ATENO PARA A IGUALDADE!} end;

4. No menu, selecione Run e em seguida Run novamente

Aps executar pela primeira vez o programa, alterar e verificar o que ocorre com o boto ativo.

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

16

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO

Descreva o que aconteceu aps as modificaes.

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

17

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO Colocar ativo o primeiro quadro Entrada: Tedit

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

18

DELPHI PARA PROGRMAO - INTRODUO Alterar a fonte da sada para:

Prof Evaristo Gonalves de Oliveira

19

Potrebbero piacerti anche