Sei sulla pagina 1di 4

O que so vitaminas As vitaminas so nutrientes importantes para o nosso organismo.

So de extrema importncia para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenas. Elas no so produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas atravs da ingesto de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenas (avitaminoses). Elas podem ser de dois tipos: hidrossolveis (solveis em gua e absorvidas pelo intestino) e lipossolveis (solveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fgado).
Vitaminas Doenas provocadas pela Funes no organismo carncia (avitaminoses) problemas de viso, secura fgado de aves, animais e da pele, diminuio de combate radicais livres, formao A cenoura glbulos vermelhos, dos ossos, pele; funes da retina formao de clculos renais leo de peixe, fgado, regulao do clcio do sangue e dos D raquitismo e osteoporose gema de ovos ossos verduras, azeite e dificuldades visuais e E atua como agente antioxidante. vegetais alteraes neurolgicas atua na coagulao do sangue, fgado e verduras de deficincia na coagulao previne osteoporose, ativa a K folhas verdes, abacate do sangue, hemorragias. osteocalcina (importante protena dos ossos). cereais, carnes, verduras, atua no metabolismo energtico dos B1 beribri levedo de cerveja acares inflamaes na lngua, atua no metabolismo de enzimas, B2 leites, carnes, verduras anemias, seborria proteo no sistema nervoso. fgado, cogumelos, fadigas, cibras metabolismo de protenas, gorduras e B5 milho, abacate, ovos, musculares, insnia acares leite, vegetais crescimento, proteo celular, carnes, frutas, verduras e seborria, anemia, B6 metabolismo de gorduras e protenas, cereais distrbios de crescimento produo de hormnios formao de hemcias e B12 fgado, carnes anemia perniciosa multiplicao celular atua no fortalecimento de sistema laranja, limo, abacaxi, imunolgico, combate radicais livres C kiwi, acerola, morango, escorbuto e aumenta a absoro do ferro pelo brcolis, melo, manga intestino. noz, amndoa, castanha, lvedo de cerveja, leite, eczemas, exausto, dores H metabolismo de gorduras, gema de ovo, arroz musculares, dermatite integral metabolismo dos aminocidos, cogumelos, hortalias anemia megaloblstica, M ou B9 formao das hemcias e tecidos verdes doenas do tubo neural nervosos insnia, dor de cabea, manuteno da pele, proteo do ervilha, amendoim, fava, PP ou B3 dermatite, fgado, regula a taxa de colesterol no peixe, feijo, fgado diarria,depresso sangue Fontes

Sais minerais Os sais minerais so substncias essenciais ao bom funcionamento do metabolismo, participando da estruturao do organismo (constituindo os ossos) e at mesmo integrando reaes direta ou indiretamente vitais, por exemplo, a fotossntese e a respirao. Dessa forma, esses elementos, cada um apresentando propriedades qumicas distintas, com cargas e afinidades moleculares particulares, foram durante milhes de anos se organizando no s na formao fsica da matria, mas tambm compartilhando o complexo arranjo biolgico. Entre os principais elementos minerais importantes aos seres vivos, destacam-se: - Clcio necessrio durante o processo de calcificao e manuteno ssea, compondo tambm a estruturao dos dentes, alm de colaborar com a conduo de impulsos nervosos e contrao muscular. Fonte: leite e seus derivados (queijo, iogurte) e vegetais com colorao verde escuro. - Fsforo auxilia a manuteno ssea, est presente na composio da molcula de DNA, RNA e ATP. Fonte: carne em geral e legumes. - Sdio atua na osmoregulao, difuso dos impulsos nervosos e auxlio no processo de contrao muscular. Fonte: condimento (sal) utilizado no preparo dos alimentos. - Flor proporciona a formao dos dentes e ossos. Fonte: presente em baixa concentrao nos alimentos e adicionada ao fornecimento de gua potvel. - Potssio tambm participa da osmoregulao, est presente na conformao dos fosfolipdios da membrana plasmtica, participa da transmisso dos impulsos nervosos, e tambm influencia a contrao muscular. Fonte: frutas, verduras e legumes. - Ferro parte integrante da molcula de hemoglobina, responsvel pela assimilao e transporte de oxignio. Fonte: fgado, vegetais verdes, ovo e legumes. - Iodo composio de substncias hormonais da glndula tireoide. Fonte: principalmente sal de cozinha enriquecido com iodo. - Magnsio presente na molcula de clorofila, proporciona a captao de luminosidade. Fonte: frutas, cereais, legumes e vegetais.

O ndice de Massa Corporal (IMC) um parmetro bastante utilizado para classificar o indivduo de acordo com seu peso e altura. Seu uso disseminado principalmente entre profissionais que trabalham com o corpo, como mdicos, fisioterapeutas e profissionais de Educao Fsica. importante ressaltar que a Organizao Mundial da Sade (OMS) utiliza esse ndice como indicador do nvel de obesidade nos diferentes pases. O clculo desse ndice bastante simples e, para utiliz-lo, basta saber o seu peso e a sua altura e inseri-los na frmula. A frmula dada a seguinte: ___________________peso_(em quilogramas)___________________ altura x altura (em metros) Confira um exemplo para esse clculo: uma pessoa pesa 57 quilos e mede 1,54 metros de altura. Logo, o seu IMC ser: 57 Kg (1,54)2 m Ou seja, de posse do valor exato de sua altura, multiplique-o pelo mesmo valor (ou eleve-o ao quadrado). Depois, divida o valor de seu peso pelo quadrado de sua altura. A seguir, utilize a tabela abaixo para a classificao: = 24,03 Kg/m2

Portanto, se fssemos classificar o nosso exemplo nesse quadro, esse indivduo seria considerado de peso normal.
Como qualquer ndice, esse tambm apresenta problemas. No porque esse indivduo tido como normal pela tabela que ele ser necessariamente saudvel. Assim como no verdade que todo indivduo acima do peso normal apresenta problemas de sade. Esse ndice apenas serve para alertar: caso voc esteja acima do peso ideal, importante que tenha um maior cuidado com a sua sade, pois os riscos de doenas cardiovasculares e de diabetes, por exemplo, so maiores em pessoas localizadas nas faixas do sobrepeso e posteriores. possvel que um adolescente que se acha gordinho se espante ao calcular o IMC e perceber que est na faixa peso normal. Isso porque, especialmente nas duas ltimas dcadas, a extrema magreza vem sendo apresentada como principal fator de beleza. A veiculao de fotos com modelos magrrimas vem sofrendo algum ataque, mas, infelizmente, esse um valor que a grande mdia ainda sustenta. Muitas pessoas principalmente mulheres acabam desenvolvendo transtornos alimentares em funo da busca por esse padro.

Por outro lado, embora ainda bastante longe do grau dos Estados Unidos, muitas crianas brasileiras tm atingido a obesidade. A obesidade infantil tema de grande preocupao para a Sade Pblica hoje. E no toa: essas crianas tendem a apresentar problemas de presso alta, baixa resistncia cardiovascular, triglicrides elevado, diabetes, alm de problemas psicolgicos por serem estigmatizadas entre seus colegas. Nesse sentido, fundamental que pais e professores estejam atentos ao peso das crianas e dos adolescentes. Assim como o excesso de gordura no bom sade, o outro extremo tambm no o . E, como meio de manter a ateno sobre o fator peso, o uso do ndice de Massa Corporal altamente recomendvel.

Portanto, caso perceba algum problema relacionado ao peso, encaminhe a criana a um endocrinologista e a um profissional de Educao Fsica responsvel. Cuidando da alimentao e praticando atividade fsica regular, possvel controlar o problema.

Potrebbero piacerti anche