Sei sulla pagina 1di 4

A Bblia Sagrada - Do Papiro ao Byte Dzimos e Ofertas Da Ovelha ao Carto

Carlos Alberto da Silva1

Vamos abrir as nossas bblias. Talvez essa frase centenria esteja com seus dias contados j que a Bblia Sagrada, cada vez mais, tem sido apresentada na sua forma eletrnica. Quando Johannes Gensfleisch Zur Laden Zum Gutenberg ou apenas Joo Gutenberg por volta de 1493 inventou a prensa mvel, o que possibilitou a impresso mais rpida e de mais cpias de jornais e livros, trouxe luz a uma discusso: os Livros Sagrados (rolos) sairiam do papiro ou pergaminho e assumiram defititivamente o papel com a primeira Bblia impressa conhecida como a Bblia de Gutenberg de 42 linhas? Atualmente a Bblia Sagrada tem sido uma das personagens principais na discusso da migrao do papel para o digital. No so raras as vezes em que encontramos pessoas portando uma Bblia eletrnica nas reunies de cunho litrgico ou at mesmo netbooks, notebooks ou celulares com acesso Rede Mundial de Computadores (internet) conectados aos sites que disponibilizam a Bblia on-line. Muitos, ainda, realizam pesquisas simultneas do assunto ministrado, ou seja, o responsvel pela ministrao da palavra , muitas vezes, confrontado com pesquisas na internet enquanto transmite sua mensagem. Para Wagner Bandeira da Silva 2, conforme sua Dissertao de Mestrado sob o ttulo: E-bible; caractersticas de hipertexto na Bblia impressa e digital a Bblia tem a seguinte simbologia:
1 2

Aluno regularmente matriculado no Curso de Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de So Paulo. 3 ano 6 semestre. Perodo Noturno - 2012. Mestre pelo Programa de Ps-Graduao em Design do Departamento de Artes & Design do Centro de Tecnologia e Cincias Humanas na Pontifcie Universidade Catlica do Rio de Janeiro.

Mais do que um livro, a Bblia passou a fazer parte do imaginrio popular. Imutvel, sua configurao se tornou smbolo da religio que representa. No surpresa que ao perguntarmos a um cidado brasileiro qual imagem lhe vem mente quando falamos em Bblia Sagrada, a resposta seja a de um livro volumoso, capa preta, bordas douradas e uma fita de marcao. De fato, tornou-se uma figura do nosso folclore o indivduo trajado formalmente portando um livro nesse formato como a imagem representativa do tpico cristo. Ainda que essa imagem esteja mais especificamente associada ao cristo do segmento protestante.

A pergunta : o que profano? A Bblia de Gutenberg em relao aos pergaminhos ou papiros (Rolos da Lei) existentes nas sinagogas antes ou durante a vida de Jesus Cristo e nas igrejas no perodo da patrstica 3 ou a ebible4 em relao Bblia impressa? A Bblia impressa tem tanta influncia no mundo que deu origem at uma tipificao ou denominao ao papel que era ou ainda usado para sua impresso. O Dicionrio Eletrnico Aulete (http:educao.uol.com.br/dicionrios) apresenta o seguinte verbete:
Papel-bblia: Tipo de papel opaco, muito fino, mas resistente que anteriormente era produzido a partir de fibras naturais, sendo depois composto com pastas de sulfito e de sulfato, usado na produo de bblias e de obras extensas com o fito de diminuir a espessura do volume.

Protestantes de algumas dcadas atrs eram conhecidos como o povo do livro da capa preta numa clara aluso Bblia Sagrada que carregavam sob os braos rumo igreja. Hoje em dia isso j no to verdade uma vez que as editoras deram s bblias novas caras e novas roupagens coloridas e com design moderno.

3 4

Perodo de atuao dos padres da Igreja que se estende at o sculo VII ou VIII segundo alguns historiadores. Assim como o e-book a verso eletrnica de um livro e-bible a verso eletrnica da Bblia Sagrada que se apresenta em vrios idiomas inclusive nos idiomas originais em que foram escritos assim como em vrias verses isso tudo podendo ser acessado de um nico equipamento eletrnico.

Esses cristos perderam ou perdero a santidade ao carregarem para o culto uma Bblia Sagrada colorida ou eletrnica? Profanaro o nome de Deus ao projetarem trechos do texto sagrado durante o culto? Como o mundo enxergar o cristo que ir para o culto sem o livro da capa preta carregando, apenas, um equipamento eletrnico do tamanho de um palm-top que ele prprio (o cristo) chamar de Bblia? Caber aos lderes religiosos das mais diversas denominaes que utilizam a Bblia Sagrada como manual de f trabalhar essas questes na sua comunidade tendo a certeza de que essa transformao um processo irreversvel assim como foi e ainda a forma como os cristos apresentavam suas ofertas: da ovelha ainda viva ou parte da colheita, passando pelo dinheiro depois pelo cheque e hoje com o carto de crdito ou de dbito. Os versculos 22 e 23 do livro de Deuteronmio traz um texto sobre o dzimo: Certamente dars os dzimos de todo o fruto da tua semente, que
cada ano se recolher do campo.

E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer
habitar o seu nome, comers os dzimos do teu gro, do teu mosto e do teu azeite, e os primognitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias.

Esse texto bblico foi escrito em uma poca em que os principais meios de produo eram a pecuria e a agricultura, ou seja, no se poderia pedir dzimo em forma de roupas, calados, produtos manufaturados ou industrializados at porque a Revoluo Industrial teve incio no sculo XVIII. Obviamente que esses meios de produo esto muito longe da realidade dos grandes centros em pleno sculo XXI. Imaginem algum indo igreja levando consigo, no seu carro, uma ovelha viva para entreg-la como dzimo? Essa prtica foi substituda, gradativamente, pelo dinheiro.

O cheque foi implantado no Brasil por volta de 1845 porm ainda recente em nossa memria o fato de que os trabalhadores (operrios) recebiam seus pagamentos em dinheiro dentro de envelopes, ou seja, o cheque era apenas para os mais abastados e exatamente por esse motivo demorou para chegar nas igrejas na forma de dzimo. Para se conseguir talo de cheques os bancos exigiam depsitos de grandes quantias e movimentaes financeiras constantes o que estava totalmente fora da realidade da classe trabalhadora que representava e ainda representa grande parte da membresia das igrejas. Nessa mesma seara o carto de crdito e dbito substituram, paulatinamente, o uso dos cheques at por conta de questes ecolgicas portanto, o uso do dinheiro e do cheque foi e ainda est perdendo espao para o (como dizem os americanos) dinheiro de plstico, ou seja, a modalidade carto. Essa mudana de comportamento tanto no uso dos textos bblicos seja no papel ou na forma eletrnica e a forma de dizimar acompanha as mudanas da sociedade sem, contudo, configurar pecado ou heresia significando apenas uma mudana e nunca uma violao dos preceitos de Deus.

Assembleia de Deus Ministrio de Santo Andr So Bernardo do Campo - Demarchi agosto de 2012

Potrebbero piacerti anche