Sei sulla pagina 1di 7

Introduo

Extruso a frio
Desenvolvida nos anos 40, o processo que combina operaes de extruso direta, indireta e forjamento. O processo foi aceito na indstria particularmente para ferramentas e componentes de automveis, motocicletas, bicicletas, acessrios e equipamento agrcola. O processo usa tarugos cortados de barras laminadas, fios ou chapas. Os tarugos menores que 40 mm de dimetro so cisalhados e tem suas bordas ajustadas por retificao. Dimetros maiores so usinados a partir de barras, com comprimentos especficos. Praticamente todos os materiais usados na extruso a quente podem ser utilizados na extruso a frio, mesmo os aos. Entretanto, deve-se considerar que a extruso de certo perfil pode ser realizada a quente, mas no a frio, tendo que ser alterado os parmetros de extruso (velocidade, ngulo da matriz, etc). Embora componentes extrudados a frio sejam em geral mais leves, fabricam-se componentes de at 45 kg e com comprimentos de at 2m. Metais obtidos por metalurgia do p so tambm extrudados a frio.

A lubrificao na extruso a frio


A lubrificao desempenha um papel importante na extruso a frio, pois previnem o contato metlico direto entre a pea e a ferramenta. Contudo, eles no so suficientes para assegurar a lubrificao eficiente de todas as partes conformadas do tarugo. Isto significa que altas temperaturas podem ocorrer na zona de deformao onde a pea e ferramenta apresenta forte contato, o que pode prejudicar ou at anular completamente o efeito dos lubrificantes normalmente empregados industrialmente. Para prevenir o desgaste e o aumento da fora de extruso, os mtodos de revestimento fosftico tm sido amplamente empregados. A pea revestida quimicamente com um tipo de fosfato (por exemplo, de zinco) antes da conformao a frio. Aps a camada de fosfato de zinco estar formada, um sabo, ou ento o bissulfeto de molibdnio no caso de grandes redues de reas, aplicado. O sabo (estearato de sdio ou estearato de clcio) reage com o fosfato de zinco para formar uma camada de estearato de zinco. Conseqentemente, a qualidade da camada do estearato depende dos parmetros qumicos e fsicos dos banhos de processo, tais como temperatura, concentrao, acidez e tempo de submerso.

Problemas ambientais causados pelos tratamentos na lubrificao


Os lodos provenientes desses revestimentos no devem ser incinerados, pois certos metais txicos como o zinco, o chumbo e o cdmio, podem ser volatilizados nas temperaturas atingidas nos incineradores. O zinco e o cobre contidos nos detritos dos lodos, especialmente das reas industriais, limitam a aplicao dos solos para a agricultura. Uma vez que estes metais penetram no solo, eles no so facilmente lixiviados, resultando em sua acumulao nas camadas superiores do solo. Por isso os estudos para disposio de resduos perigosos, em ambientes com menores riscos a natureza, devem ser direcionados para a minimizao de sua gerao, j que a deposio em aterros industriais no atende a todas as exigncias devido ao projeto inadequado da maior parte dos aterros.

Alternativas para lubrificantes


Os leos minerais so uma boa alternativa para substituir os lubrificantes comumente usados em deformao a frio, desde que condies apropriadas sejam definidas para os parmetros de processo como viscosidade, reduo de rea, velocidade e geometria da ferramenta. Para um melhor entendimento dos mecanismos de lubrificao tem-se estudado em detalhes a topografia superficial dos produtos acabados e o uso de leos lubrificantes alternativos.

Materiais e Mtodos
Tarugo
O material utilizado para os ensaios de extruso, com o sistema de lubrificao em estudo oAISI 8620. As dimenses iniciais do tarugo foram dimetro de 16m m (5/8) e altura de 36,5mm. As condies metalrgicas do ao utilizado neste experimento so recozido e normalizado com acabamento superficial laminado e o recartilhado sobre o ao laminado com propsito de diminuir a rugosidade. A rugosidade superficial mdia (Ra) especificada entre 7 a 10 micra. Esse acabamento superficial recartilhado foi realizado em um torno mecnico convencional e uma ferramenta de recartilhado fino foi empregada. Tambm foi utilizado o acabamento superficial riscado sobre o dimetro externo do tarugo de partida. Esse acabamento superficial foi feito a partir de um material laminado com dimetro de " (19,05mm), usinado at 16mm de dimetro e feito os riscos atravs de uma ferramenta, com passe 0,4mm e profundidade de 0,05mm.

Lubrificantes
No trabalho foram realizados ensaios em 4 tipos de lubrificantes comerciais (RenoformMZA20, Plantoform 64, Plantoform 54, Ecocool), sendo o primeiro um leo mineral e os outros trs leos sintticos. Foram realizados 48 ensaios com diferentes associaes de lubrificante, tratamento trmico, acabamento superficial e processo de lubrificao. Para cada ensaio foram feitas trs rplicas.

Ensaios de Extruso
Foram realizados os ensaios de extruso para o primeiro estgio (primeira reduo de rea de 22%), para se obter como varivel de resposta a fora de extruso e, com os resultados de fora, analisar o desempenho do lubrificante e das demais variveis de influncia no processo de extruso. Para o segundo estgio de extruso (segunda reduo de rea de 22%), foram realizados ensaios com os lubrificantes considerados satisfatrios, ou seja, com valores de foras de extruso estatisticamente menores ou iguais do que os obtidos com o padro de referncia no primeiroestgio. Definiu-se como padro de referncia, o ensaio com o material na condio metalrgica normalizado, acabamento superficial laminado revestido com fosfato de zinco, processo de lubrificao por imerso com um lubrificante a base de bissulfeto de molibdnio (MoS2). Essa condio representa o processo atualmente utilizado nas indstrias de conformao a frio.

Ensaios com a Matria Prima e com os Produtos Extrudados


Foram realizados ensaios de dureza Brinell nos tarugos para as condies metalrgicas recozidas e normalizadas. Medies foram feitas nos produtos considerados satisfatrios aps o segundo estgio de extruso, a fim de avaliar a qualidade dos produtos obtidos atravs dos lubrificantes testados. Essas medies consistiram em: Monitoramento da rugosidade superficial dos produtos. Monitoramento dimensional do dimetro extrudado.

Resultados
Dureza e Composio Qumica
Os resultados de dureza dos tarugos antes do processo de extruso, foram 121-125 Brinell para o material recozido e de 179-185 Brinell para o material normalizado. Acomposio qumica do ao SAE8620 mostrada na Tabela 1. Tabela 1 - Composio qumica do ao SAE 8620. COMPOSIO QUMICA (% em Massa) Si 0.220 Mn 0.710 P 0.015 S 0.012 Cr 0.420 Ni 0.420 Mo 0.180 Al 0.028

Viscosidade dos lubrificantes


Os ensaios de viscosidade dinmica nos leos lubrificantes apresentaram os seguintes resultados: para o lubrificante Renoform MZA20 o valor da viscosidade dinmica mdia foi de 370 Pa.s (m-1.kg.s-1), para o lubrificante Plantoform 64 foi de 463 Pa.s, para o lubrificante Plantoform54 foi de 162 Pa.s e para o lubrificante foi de Ecocool122 Pa.s. Portanto o lubrificante com maior viscosidade o Plantoform 64 e o de menor viscosidade foi o Ecocool.

Primeiro Estgio de Extruso


O planejamento fatorial forneceu os seguintes resultados (com 95% de nvel de confiana): Existe influncia de todas as variveis: lubrificante, tratamento trmico, acabamentosuperficial e processo de lubrificao. Existe interao entre as duas variveis: lubrificante e tratamento trmico; lubrificante eacabamento superficial; tratamento trmico e acabamento superficial; tratamento trmicoe processo de lubrificao; acabamento superficial e processo de lubrificao. No existe interao entre as duas variveis: lubrificante e processo de lubrificao. Existe interao entre as trs variveis: tratamento trmico e acabamento superficial eprocesso de lubrificao. No existe interao entre as trs variveis: lubrificante e tratamento trmico eacabamento superficial; lubrificante e tratamento trmico e processo de lubrificao Existe interao entre as quatro variveis: lubrificante, tratamento trmico, acabamentosuperficial e processo de lubrificao.Este teste estatstico informou que todas as variveis influenciam a varivel de resposta e queno existe interao do lubrificante com o processo de lubrificao. Ento, o teste de planejamentoaleatorizado por nveis (contraste das mdias) foi realizado para cada condio de teste dos ensaiosde extruso. A Tabela 2 apresenta os resultados de fora de extruso mdios considerados satisfatrios para o primeiro estgio, ou seja, so estatisticamente iguais ao padro de referncia (95% de nvel de confiana). Resultados semelhantes foram obtidos em termos de carga de extruso por Caminagaetal.(17), quando se utilizou o mesmo lubrificante Renoform MZA20 e um Sabo em P comercial (lubrificante slido).

Tabela 2 Resultados experimentais foras de extruso mdias (1 estgio de extruso). Condies de ensaios Padro de referencia: Fosfato de zinco com MoS2 Normalizado Laminado imerso Renoform MZA20 Normalizado Recartilhado Imerso Renoform MZA20 Normalizado Recartilhado Hidrosttico Renoform MZA20 Normalizado Riscado Imerso Plantoform 54 Normalizado Riscado Imerso Ecocool Normalizado Riscado Imerso Renoform MZA20 Normalizado Riscado Hidrosttico Renoform MZA20 Recozido Laminado Imerso Renoform MZA20 Recozido Laminado- Hidrosttico Fora de extruso (kN) 82.3 84.3 83.6 84.7 75.4 83.4 71.1 83.3 92.3

A Tabela 3 apresenta os resultados de fora de extruso mdia, considerados estatisticamente menores que o padro de referncia para o primeiro estgio de extruso Tabela 3 Resultados experimentais foras de extruso mdias (1 estgio de extruso). Condies de ensaios Padro de Referncia: Fosfato de Zinco com MoS2 Normalizado Laminado imerso Plantoform 54 Normalizado Riscado Hidrosttico Plantoform 64 Normalizado Riscado Hidrosttico Ecocool Normalizado Riscado Hidrosttico Renoform MZA20 Recozido Riscado Imerso Plantoform 64 Recozido Riscado Imerso Plantoform 54 Recozido Riscado Imerso Ecocool Recozido Riscado Imerso Renoform MZA20 Recozido Riscado Hidrosttico Plantoform 64 Recozido Riscado Hidrosttico Plantoform 54 Recozido Riscado Hidrosttico Ecocool Recozido Riscado Hidrosttico Fora de extruso(kN) 82.3 68,7 64,8 63,8 52,8 55,3 53,9 51,5 53,9 56,0 53,6 52,3

Todos os lubrificantes testados na condio metalrgica normalizado, acabamento superficial laminado e processos de lubrificao por imerso e hidrosttico foram considerados insatisfatrios, pois apresentaram resultados de fora de extruso superiores ao do padro. Nota-se que as foras de extruso consideradas menores que o padro de referncia so com condies de ensaio, onde se utilizou o acabamento superficial riscado. Isso pode ser explicado pelo fato que o dimetro externo do material com acabamento riscado previamente usinado, eliminando-se xidos e carepas, provenientes do processo de laminao a quente.

Segundo Estgio de Extruso


Realizados os ensaios de extruso com apenas um estgio de deformao e feitas as anlises estatsticas, procedeu-se outros ensaios de extruso com os lubrificantes considerados satisfatrios, ou seja, aqueles com valores de fora de extruso estatisticamente menores ou iguais ao padro de referncia. Tabela 4 Resultados experimentais foras de extruso mdias (2 estgio de extruso). Condies dos Ensaios Fora de extruso (kN) Condies de ensaios Padro de Referncia: Fosfato de Zinco com MoS2 Normalizado Laminado imerso Renoform MZA20 Normalizado Riscado Hidrosttico Plantoform 64 Normalizado Riscado Hidrosttico Ecocool Normalizado Riscado Hidrosttico Renoform MZA20 Recozido Laminado Imerso Renoform MZA20 Recozido Laminado Hidrosttico Fora de extruso (kN) 76,7 81,4 83,5 82,8 84,8 76,5

Pode-se observar que apenas cinco condies de ensaio foram consideradas satisfatrias. As demais condies apresentaram foras de extruso estatisticamente superiores ao do padro de referncia, algumas delas sofreram recalque e no foi possvel realizar o segundo estgio de extruso. O acabamento superficial recartilhado que havia se mostrado um eficiente portador de lubrificante para o primeiro estgio no se mostrou eficiente para o segundo estgio de extruso. Isso pode ter ocorrido pelos aplainamentos nos picos de rugosidade criados pela operao de recartilho. Caminagaet al.(16,17) j havia apresentado resultados semelhantes quando testou o lubrificanteRenoform MZA20 e dois outros lubrificantes slidos ( Sabo em P e Farinha de Trigo). Foi constatado naquele estudo, que o acabamento superficial recartilhado eficiente para dois estgios de extruso, quando o ao usado na condio metalrgica normalizado e aplicado lubrificantes slidos. Para os lubrificantes lquidos o acabamento de recartilhado no foi eficiente, Graficamente pode-se observar nas Figuras 1 e 2, o comportamento das curvas de fora de extruso mdias para os lubrificantes nas condies apresentadas na Tabela 4, em que esto associados ao tratamento trmico, acabamento superficial e ao processo de lubrificao. As curvas foram traadas junto com a curva de fora mdia do padro de referncia.

Concluses
Os resultados experimentais e as anlises estatsticas mostram que: Todas as variveis de influncia analisadas (lubrificante, tratamento trmico, acabamentosuperficial e processo de lubrificao) afetam a fora de extruso.os lubrificantes considerados satisfatrios para o segundo estgio de extruso foramclassificados independente viscosidade. Os lubrificantes Plantoform 64 e Ecocool, associados ao tarugo normalizado, acabamentosuperfical riscado e processo de lubrificao hidrosttico, foram classificados como umaalternativa ao uso do tarugo revestido com fosfato de zinco. Entretanto, para uma melhoravaliao, devem-se testar esses lubrificantes associados a um acabamento superficialriscado, obtido com a usinagem dos riscos sobre o ao laminado. O lubrificante Renoform MZA20 mostrou-se o mais indicado em substituio ao uso dafosfatizao de zinco, pois alm de apresentar fora de extruso satisfatria, quandoassociado ao tarugo normalizado, acabamento superficial riscado e processo delubrificao hidrosttico, esse lubrificante tambm indicado para o acabamentosuperficial laminado, tanto para o processo de lubrificao por imerso e hidrosttico,utilizando-se apenas do recozimento do tarugo de partida. A qualidade dimensional e a rugosidade superficial mdia (Ra) dos produtos extrudadosmostraram-se satisfatrias.

Referncias
1. LAZZAROTTO, L. et al. Three selection criteria for the cold metal forming lubricating oils containing extreme pressure agents. Journal of Materials Processing Technology, v. 80-81,pp. 245-250, 1998-a. 2. JANG, D.H. et al. The process sequence design of a power-assisted steering part. Journal of Materials Processing Technology, v. 113, n. 1-3, pp. 87-92, 2001.

3. SAIKI, H.et al. Influence of die geometry on the workability of conversion coatings combined with soap lubricant in cold forming of steels. Journal of Materials Processing Technology, v.67, pp. 238-243, 1997. 4. KOMATSUZAKI, S. et al. Cold forming of steel with lubricating oils. Lubrication Engineering, v. 52, n. 3, pp. 259-266, 1996 5. DUBAR, L. et al. New surface processes for cold forging of steels. Surface and Coatings Technology, v. 102, n. 1-2, pp.159-167, 1998. 6. LAZZAROTTO, L. et al. The effects of processing bath parameters on the quality and performance of zinc phosphate stearate coatings. Surface and Coatings Technology, v. 122, n. 2-3, pp. 94-100, 1999. 7. LEVY, N. Sludge Treatment in the Metal-Finishing Industry. Metal Finishing, pp. 80-83, 2000. 8. NYAMANGARA, J. Use of sequential extraction to evaluate zinc and copper in a soil amended with sewage sludge and inorganic metal salts. Agriculture Ecosystems & Environment, v. 69, pp. 135-141, 1998. 9. NATH, K. & MORIGUCHI, I., Automotive applications for an alternate cold forming lubricant. In: IV Conferncia Nacional de Conformao de Chapas - V Conferncia Internacional de Forjamento XXI SENAFOR, Porto Alegre, 2001. 10. SARON, A. et al. Tratamento de guas residurias de indstrias de galvanoplastia. In: IX Silubesa Simpsio Luso-Brasilieiro De Engenharia Sanitria E Ambientais, 2000. 11. HU, Z.M. & DEAN, T.A., A study of surface topography, friction and lubricants in metalforming, International Journal of Machine Tools & Manufacture, vol. 40, pp. 1637 1649, 2000. 12. KUDO, H., International Journal of Mechanical Sciences, vol. 7, pp. 383, 1965. 13. NELLEMAN, T. et al. Real area of contact and friction stress The role of trapped lubricants. Wear, v. 43 (1), pp. 45-53, 1977. 14. LAZZAROTTO, L. et al. Selection methodology for lubricating oils in cold metal forming processes. Wear, vol. 215, pp. 1-9, 1998-b. 15. YOSHIMURA H. et al. Improvement af the Erichsen values of titanium sheets using various cereal flour lubricants. Journal of the Iron and Steel Institute of Japan, v. 87 (7), pp. 474-479, 2001. 16. CAMINAGA, C. Estudos de lubrificantes alternativos para o processo de extruso a frio de aos para cementao. 2003. 91 f. Dissertao de Mestrado Acadmico Faculdade de Engenharia Mecnica, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2003. 17. CAMINAGA, C. et al. Study of alternative Lubricants to the cold extrusion of steel shafts. In:17 th International Congress of Mechanical Engineering, So Paulo, Brazil, 2003. CD-ROM.

Potrebbero piacerti anche