Sei sulla pagina 1di 2

pH o smbolo para a grandeza fsico-qumica potencial hidrogeninico, que indica a acidez,neutralidade ou alcalinidade de uma soluo aquosa.

. O pH, potencial hidrogeninico ou potencial hidrognio inico, um ndice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.A escala do pH pode variar de 0 at 14, sendo que quanto menor o ndice do pH de uma substncia, mais cida esta substncia ser. O pH menor que 7 indica que tal substncia cida, para pH maior que 7 indica que a substncia bsica e para substncia com pH 7 indica que ela neutra. O "p" vem do alemo potenz, que significa poder de concentrao, e o "H" para o on + de hidrognio (H ). O valor de pH de uma soluo pode ser estimado se for conhecida a concentrao em ons H , e pode ser calculado usando a equao :
+

Os indicadores de pH so substncias orgnicas que possuem a propriedade de mudar de colorao com a variao de pH do meio. A mudana de colorao se processa de uma maneira gradual entre valores definidos da escala de pH. justamente por esta propriedade so usados para indicar o pH, ou
seja, como o prprio nome j diz, os indicadores indicam se uma soluo cida ou bsica. Existem vrios tipos de indicadores: Papel tornassol: Esse mtodo feito atravs do papel tornassol vermelho ou azul, este tipo de papel ao entrar em contato com uma determinada soluo muda de cor. Exemplo: O papel tornassol azul em presena de uma soluo cida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os ons reagem mudando o arranjo dos tomos. O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul. Soluo de fenolftalena: Esta soluo um indicador sinttico que ao se dissolver em gua se ioniza originando ons. Os ons liberados so H+ e OH- que estabelecem um equilbrio em meio aquoso. Quando se adiciona fenolftalena em uma soluo incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou cido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos soluo de fenolftalena em um meio cido ela fica incolor, pois o aumento da concentrao de H+ desloca o equilbrio. Por outro lado, se o meio for bsico, a soluo de fenolftalena se torna rsea (rosa claro a rosa escuro).

Indicadores cido-base naturais: podem ser naturais, um bom exemplo o suco do repolho roxo .
Outra maneira de medir o ph de uma soluo e ultilizando o pHmetro ou medidor de pH um aparelho usado para medio de pH. Constitudo basicamente por um eletrodo e um circuito potencimetro. . A intensidade da tenso medida convertida para uma escala de pH. O aparelho faz essa converso, tendo como uma escala usual de 0 a 14 pH. Seu uso comum em qualquer setor da cincia que trabalhe com solues aquosas

Potrebbero piacerti anche