Sei sulla pagina 1di 6

CURSO DE MEDICINA PRTICAS FUNCIONAIS PROFESSORA: Me. DBORA VIEIRA e Me.

LUIZ HENRIQUE

CANSANDO O OLFATO

ANA PAULA DE LIMA BENTO ANA PAULA RESENDE SILVA CARINE QUEIROZ JULIANA MELO LEANDRO ALVES MAURA DUARTE MONIQUE MAGALHES

PATOS DE MINAS, 2013

ANA PAULA DE LIMA BENTO ANA PAULA RESENDE SILVA CARINE QUEIROZ JULIANA MELO LEANDRO ALVES MAURA DUARTE MONIQUE MAGALHES

CANSANDO SEU OLFATO Aplicando os conceitos

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliao na disciplina de Prticas Funcionais da Faculdade de Medicina do Centro Universitrio de Patos de Minas,sob orientao da professora Me. Dbora Vieira e Me. Luiz Henrique.

PATOS DE MINAS, 2013

1. APLICANDO CONCEITOS

H alguma relao entre o aumento na concentrao da soluo de baunilha na concentrao da soluo de baunilha e a fagida olfatria? O epitlio olfativo to sensvel que quantidade mnima capaz de estimul-lo, causando a sensao de odor. Essa sensao ser mais forte ou mais intensa, quanto maior for a concentrao da susbtncia odorfera, uma vez que, assim, haver maior nmero de receptores estimulados. Quando aumenta a concentrao da soluo de baunilha torna-se mais difcil a percepo de odores, uma vez que, a maior concentrao causar saturao dos receptores olfatrios. D exemplos de odores que passam despercebidos por certos indivduos, mas so facilmente detectados por outros. Halitose ou mau hlito representa uma condio em que so liberados odores desagradveis pela boca ou por outras cavidades areas como nariz, seios paranasais e faringe. O termo halitose vem do latim halitus (ar expirado) acrescido do sufixo osis (alterao patolgica). Apesar da etimologia, pode ou no ser uma condio patolgica.

Halitose Fisiolgica: Ocorre devido a uma reduo fisiolgica do fluxo salivar durante o sono, discreta hipoglicemia e aumento da flora bacteriana anaerbia proteoltica. Esta halitose matinal, no entanto, deve desaparecer aps a higiene dos dentes (com fio dental e escova), da lngua e aps a primeira refeio da manh. O mau cheiro temporrio causado por algum componente especfico da dieta como lcool, cebola e alho facilmente controlado com orientaes gerais e higiene oral convencional. Halitose Patolgica: muito mais intensa e persistente. Ela pode ser dividida em halitose verdadeira ou genuna, pseudo - halitose e halitofobia. Na halitose verdadeira existe um mau cheiro objetivo, o que no ocorre na pseudo-halitose, embora as pessoas persistam com a sensao subjetiva de mau hlito. A halitofobia um quadro peculiar no qual existe uma preocupao e um medo exagerado em relao presena

da halitose, com componente psicossomtico gerando alteraes comportamentais importantes. Estes quadros necessitam no s de tratamento mdico voltado para as causas orgnicas de halitose, mas de apoio psicolgico e eventual acompanhamento psiquitrico.

Qual a importncia adaptativa da fadiga olfatria? Pequena quantidade de agente estimulante no ar suficiente para gerar uma sensao olfativa e pode disparar qualidades afetivas de prazer ou desagrado. Os receptores olfativos se adaptam em 50% dentro do primeiro segundo aps a estimulao. Da em diante, eles se adaptam muito pouco e lentamente. No entanto, as sensaes olfativas se adaptam quase que extino dentro de aproximadamente um minuto, aps entrarmos em um ambiente fortemente odorfero. Esse processo chamado de adaptao olfatria. Existem 3 exemplos que ilustram a importncia da adaptao olfatria: O feedback inibitrio pode ser um meio de refinar a capacidade especfica dos indivduos de distinguirem um odor de outro; Poupar ATP necessrio para o processo de transduo (ATP AMPc); Diminuio da percepo de estmulos desagradveis ou incmodos.

4. Quais os efeitos observados pelo uso de descongestionantes nasais contendo anti-histamina e produtos com lidocana na olfao?

Descongestionantes nasais contendo anti-histamina:

Os anti-histamnicos agem no combate contra a inflamao (alergia). Uma vez que a inflamao provoca a liberao de muco, que atua como uma barreira fsica contra a ligao estimulante-receptor olfatrio, alm de provocar o acmulo de substncias contaminantes na cavidade nasal, o anti-histamnico diminui a produo dessa secreo e consequentemente elimina a barreira fsica que provocava hiposmia e diminui o acmulo de substncias irritantes.

Alm disso, a histamina causadora da vasodilatao e, portanto leva formao de edema (hipertrofia das conchas nasais), diminuindo o fluxo dos odorferos. Dessa forma, o anti-histamnico age diminudo a formao de edema e possibilitando esse fluxo.

Produtos com lidocana:

A lidocana bloqueia os canais de sdio, inibindo assim a transduo e, consequentemente, a percepo olfativa.

2. REFERNCIAS:

CRAIG, C.R; STITZEL, R, E. Farmacologia Moderna com Aplicaes Clnicas. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2004. GUYTON, A. C; HALL, J. Tratado de Fisiologia Mdica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2011.

Potrebbero piacerti anche