Sei sulla pagina 1di 9

TIPOS DE PINTURA - COMO PREPARAR A CARROCERIA PARA PINTURA - DICAS PARA PINTURA AUTOMOTIVA - SOLUCIONANDO PROBLEMAS - TABELA DE QUEDA

DE PRESSO DO AR

TIPOS DE PINTURA
Imerso Vantagens: - Cobertura de tinta em locais de difcil acesso (Cantoneiras , Curvas etc..) - Melhor acabamento nestas reas Desvantagens: - Escorrimento - Desperdcios - Volatilizao (do solvente e da tinta) Pincel Vantagens: - Custo ( No Necessita Equipamentos Especiais ) Compressor / Pistola / Filtro de Ar. Desvantagens: - Riscos das Cerdas ( Imperfeies na Pintura ) - Desperdcio de Tinta - Acabamento no Uniforme Rolo Vantagens: - Custo ( No Necessita Equipamentos Especiais ) Compressor / Pistola / Filtro de Ar. - Pinturas em Parede com Latex ( Mais Adequada ) Desvantagens: - Desperdcio de Tinta - Espirros de tinta na aplicao - No cobertura de cantos Pistola ( Pulverizao Convencional ) Vantagens: - Alinhamento na Aplicao (Ordenao das Partculas de Tinta) - Uniformidade na Aplicao - Menor Desperdcio de Tinta - Tempo Reduzido na Aplicao Desvantagens: - Custo ( Necessidade de Compressor de Ar,( Filtro, Pistola, Local Adequado, Etc...) - Nvoa na Aplicao (Poluio) - Manuteno dos Equipamentos

Eletrosttica Vantagens: - Uniformidade na Aplicao - Melhor Aproveitamento da Tinta (Reutilizao) - Melhor Acabamento das Peas - Maior resistncia da Pintura - Pintor ( Sem Necessidade de Qualificao) Desvantagem: - Custo : Necessidade de Compressor de Ar, Filtro de Ar, Cabina de Pintura (para reteno do p) e Estufa (para a cura da tinta) - Manuteno ( Pessoa qualificada , Assistncia Tcnica Autorizada)

COMO PREPARAR A CARROCERIA PARA PINTURA


O resultado final do processo do trabalho da repintura automotiva depende, em primeiro lugar, de uma perfeita preparao de superfcie. Por que importante preparar a superfcie. Muitos dos produtos que so utilizados durante a preparao de superfcie so promotores de aderncia e possuem propriedades anticorrosivas. Para que os produtos que sero utilizados depois da preparao, como as tintas e os vernizes, tenham boa aderncia e no apresentem problemas, fundamental que o trabalho de preparao da superfcie seja bem feito. A aplicao de produtos como o Wash Primer fundamental para que a chapa receba a proteo contra a corroso, um problema que deriva originalmente da preparao inadequada ou at mesmo da nopreparao. Produtos e equipamentos especficos para a preparao da superfcie. Para realizar a preparao de superfcie necessrio: Flanelas, Lixas (nmeros 180,320,400,600), Taco de borracha, Pistola de pintura. Produtos: Desengraxante, Thinner, Wash Primer, Primer. Etapa anterior a preparao Caso haja necessidade, existe a remoo da tinta atravs do lixamento ou da aplicao do Removedor Pastoso. A preparao feita seguindo alguns procedimentos: 1) O primeiro passo inicia-se assim que o carro chega a oficina, que a retirada da tinta que possui algum problema, como trincamento, em virtude de ter amassado a lataria, ferrugem, etc.. Essa retirada feita utilizando-se Removedor Pastoso. Deve ser aplicada uma camada alta do produto com um pincel. Durante a aplicao necessria a utilizao dos Equipamentos de Proteo Individuais (EPI) : mascara, 6culos e luvas. No recomendada a aplicao sobre peas quentes ou sob o sol. Em seguida, espera-se que o produto faa com que a tinta fique com o aspecto enrrugado (5 a 10 minutos). Quando se detecta que o produto esta agindo, iniciar a raspagem da tinta. Nota-se o aparecimento das camadas dos produtos que foram utilizados na primeira preparao de superfcie.

Terminada a raspagem, limpar a pea com Thinner para a retirada de resduos do produto. (No caso de pequenos retoques a superfcie no precisa da utilizao do Removedor Pastoso, basta lixar com o auxilio do taco de borracha e lixa dgua 240).

2) Lavar com gua e sabo neutro para que a superfcie esteja livre de impurezas solveis em gua, tais como: poeira, lama, etc. Este procedimento deve ser feito rapidamente pois a chapa pode oxidar-se; deve se enxaguar em seguida. Secar utilizando-se de ar comprimido, ou soprador trmico.

3) Limpar a superfcie com desengraxante para remover toda a oleosidade, graxa, etc.. Secar com uma flanela limpa. 0 desengraxante um produto muito importante em todas as etapas da repintura de um carro pois ele responsvel pela limpeza da superfcie. Caso haja alguma impureza durante a aplicao de algum dos produtos corre-se o risco de ter, no futuro problemas na pintura como oxidao, crateras, etc.

4) Lixar com o auxilio de um taco de borracha e lixa dgua 180 no primeiro desbaste e em seguida lixar com lixa dgua 320 em movimentos circulares.

5) No deixar as superfcies expostas as intempries (sol, vento, chuva, etc.), aplicar imediatamente uma demo esfumaada de Wash Primer, previamente catalisado, com a pistola regulada em 40 a 50 lbs/pol. 0 Wash Primer um fundo fosfatizante que possui propriedades anticorrosivas e promove a adeso dos demais produtos nos diferentes tipos de substratos. Pode ser utilizado em chapas de ao, galvanizados, alumnio ligas de cobre e correlatos podendo ser aplicado sobre ele qualquer tipo de acabamento.

6) Aplicar Primer Nitro, que aps a secagem deve iniciar lixando com lixa dgua 400 e terminar com lixa 600; 0 tempo de secagem de: Ar: 30 a 40 minutos a 25 C Estufa: 10 minutos a 60 C

7) Se for necessrio, aplicar a Massa Rpida, para a correo de pequenas imperfeies que deve ser lixada, aps a secagem com lixa dgua 240 ou 280.

8) Aplicao do Controle de Lixamento.

9) Aplicao, se necessria, nos locais onde necessitam a proteo contra batida de pedras, do Autoforce. Preparao e Durabilidade da Pintura Como j foi citado anteriormente durabilidade da pintura esta relacionada com preparao de superfcie. A preparao correta, utilizando produtos de

qualidade, fundamental para que a pintura tenha uma boa durabilidade. Recomendamos tambm, alm de preparao, a utilizao de um sistema de pintura. Utilizar produtos e complementos sempre de um mesmo fabricante. Desde o Wash Primer at o verniz de acabamento importante que todos os produtos sejam do mesmo fabricante pois eles j foram previamente testados e aprovados em diversas condies (intempries). importante tambm utilizar sempre os catalisadores e thinners para a diluio indicados para os produtos.

DICAS PARA PINTURA AUTOMOTIVA


Pinturas em Plsticos Lavar cuidadosamente com gua e sabo neutro. Desengraxar utilizando Soluo Desengraxante. Lixar com lixa #600. Desengraxar novamente, utilizando Soluo Desengraxante. OBS.: Devido a problema de aderncia em pinturas em plsticos, aconselhado que se utilize Primer para Plsticos antes de iniciar a pintura. Pinturas em Chapas Metlicas Lavar com gua e sabo, secar com ar e lixar. Limpar com Soluo Desengraxante e secar com ar comprimido. Aplicar Fundo Fosfatizante Caso haja imperfeies, corrigir com Massa Polister. Limpar novamente com Soluo Desengraxante. Aguardar a secagem e aplicar o Primer. Aplicar o Controle de Lixamento e lix-lo at remov-lo por completo. Limpar novamente com Soluo Desengraxante, secar com ar comprimido e iniciar aplicao da tinta de acabamento. OBS.: O procedimento acima descrito refere-se para pintura em chapa metlica NUA. Para chapa metlica PINTADA, utilizar inicialmente o Removedor Pastoso e seguir o procedimento acima descrito. Evite realizar pinturas em ambientes com poeira.

SOLUCIONANDO PROBLEMAS
Diferena de Tonalidade Identificao: A repintura apresenta uma tonalidade diferente de pintura original. Causas: A pintura original de fbrica apresenta algumas variaes e ainda sofre alterao na sua colorao, por ao da natureza e/ou por maus tratos. Isto significa que natural ter que "acertar" a tonalidade da cor na hora da repintura. Mas importante saber que o modo de como se aplica a tinta tambm influencia ( e muito) a tonalidade da cor. Os problemas mais frequentes ocorrem pelos seguinte motivos: Uso de tintas com baixa viscosidade (tinta muito fina) ou com alta

viscosidade (tinta muito grossa). Falta de ajuste da presso do ar, vazo da tinta, velocidade de aplicao e distncia entre a pistola de pulverizao e a superfcie a ser pintada. Nmero inadequado de demos aplicadas: mais demos (tonalidade mais escura), menos demos (tonalidade mais clara). Correo: Utilizar a tinta de maneira correta, seguindo rigorosamente as instrues contidas na embalagem. Caso a cor ainda precise de ajuste, o acerto da tonalidade pode ser feito com o acrscimo de pigmentos na tinta. OBS.: Mexer bem a tinta antes de us-la o primeiro passo para evitar problemas de tonalidade. Em seguida, pinte um pedao da chapa e compare com a cor do carro, antes de aplicar a tinta no veculo. Rachadura (Trincamento) Identificao: A pintura apresenta riscos ou cortes profundos. Causas: Repintura feita sobre um base velha, j trincada. Aplicao da Laca Acrlica sobre superfcie pintada em Esmalte Sinttico. Aplicao da tinta sobre Primer inadequado. Excesso da camada de Primer ou Massa. Correo: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfcie e repintar corretamente, conforme instrues descritas na embalagem do produto. Marcas de Lixa Identificao: Risco visveis sobre uma superfcie pintada. Causas: Lixamento feito com lixa de grana muito grossa Correo: Aguardar a secagem completa, lixar com lixa de grana mais fina e repintar corretamente conforme instrues descritas na embalagem do produto. Escorrimento Identificao: A tinta forma acmulos em forma de um cordo (macarro). Causas: Aplicao com pistola de pulverizao muito prxima da superfcie a ser pintada e com movimentos muito lentos. Excesso de tintas com alta viscosidade (muito grossa). Uso de Thinner/Solventes inadequados. Correo: Aguardar a secagem completa, lixar as partes afetadas, preparar a superfcie e repintar corretamente, conforme instrues descritas na embalagem do produto. Pintura Queimada (Calcinao)

Identificao: A pintura fica fosca, sem brilho e com aparncia ressecada. Causas: Basicamente h trs fatores que causam a calcinao. Os dois primeiros so agresses externas, como: Exposio do veculo ao sol durante muito tempo. Lavagem do veculo com shampoo ou sabo muito forte J o terceiro fator pode ser considerado como uma agresso interna, que o uso de Thinner/Solventes inadequados. Correo: Polir com Massa de Polir, at eliminar o defeito. Fervura Identificao: A pintura fica com aparncia spera, rstica e porosa. Causas: Exposio do veculo pintado ao calor (estufa ou painel de secagem), antes de acontecer a evaporao dos solventes. Aplicao de tintas sobre a pea quente. Correo: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfcie e repintar corretamente, conforme as instrues descritas na embalagem do produto. Bolhas Identificao: Algumas partes da pintura se enchem de ar formando bolhas. Causas: Exposio do veculo pintado, ao calor (estufa ou painel de sevagem), antes de acontecer a evaporao dos solventes. Isto ocorre principalmente quando da aplicao excessiva Primer ou Massa (camada muito grossa). Existncia de umidade na superfcie a ser pintada. Presena de gua na magueira ou no compressor. Correo: Decapar (raspar) as partes afetadas, limpar a superfcie e repintar corretamente, conforme as instrues descritas na embalagem do produto. Manchamento na Cores Metlicas Identificao: O manchamento da pintura identificado visualmente, em funo de concentrao de alumnio em pequenas reas. Causas: Falta de ajuste da presso do ar, vazo da tinta (aplicao muito carregada), velocidade e/ou distncia inadequadas entre a pistola de pulverizao e a superfcie a ser pintada. Quantidade muito grande de retardador adicionado tinta (no caso de Laca Acrlica). Presena de gua na mangueira ou no compressor. Correo: Decapar (raspar) as partes afetadas, limpar a superfcie e repintar corretamente, conforme as instrues descritas na embalagem do

produto. Falta de Aderncia Identificao: A tintas se destaca da superfcie pintada, em forma de placas. Causas: Limpeza inadequada da superfcie a ser pintada. Falta de lixamento da pintura original. Uso de Thinner/Solventes inadequados. Correo: Remover as camadas soltas e repintar conforme instrues descritas na embalagem do produto. Cratera (Olho de Peixe) Identificao: A ausncia de tintas em pontos onde existem impurezas provoca o surgimento de crateras com aparncia de olho de peixe. Causas: Limpeza inadequada da superfcie a ser pintada ( necessrio lavar o carro com detergente). Uso de ceras polidoras que contenham silicone ou substncias graxas. Contaminao das roupas por silicone ou substncia graxas. leo no compressor. Cristalizao. Correo: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfcie e repintar corretamente, conforme instrues descritas na embalagem do produto. Casca de Laranja Identificao: A pintura fica com aparncia granulada, semelhante casca de laranja. Causas: Este problema causado por descuido na hora da aplicao. Os fatores que influenciam so: Pintura realizada em ambientes muito quente. Alta viscosidade da tintas (muito grossa). Uso de Thinner/Solventes inadequados. Falta de ajuste de presso do ar, vazo da tinta, velocodade de aplicao e distncia entre a pistola de pulverizao e a superfcie a ser pintada. Correo: Casos Simples: Aps a secagem da tinta, polir com Massa de Polir. Casos Graves: Aps a secagem da tinta, lixar a pintura at obter uma superfcie lisa e repintar corretamente conforme instrues descritas na embalagem do produto. Branqueamento

Identificao: A pintura fica com aparncia leitosa e sem brilho, logo aps a aplicao Causas: Este um problema que pode ocorrer com a Laca Nitrocelulose ou Laca Acrlica. Estas tintas utilizam Thinner/Solventes de evaporao muito rpida, que em ambientes muito mido pode ocasionar o branqueamento. por isso que este problema ocorre com mais frequncia em dias frios e chuvosos. Correo: Casos Simples: Aps a secagem da tinta, polir com Massa de Polir. Casos Graves: Aps a secagem da tinta, lixar a pintura e aplicar 2 demos cruzadas do acabamento. Adicionando na tinta, j diluda, 5 a 10% de retardador correspondente ao sistema de pintura utilizado.

TABELA DE QUEDA DE PRESSO DO AR


Leitura da Presso de Ar Mangueiras de 1/4" Lbs/Pol2 30 Lbs 40 Lbs 50 Lbs 60 Lbs 70 Lbs 80 Lbs 90 Lbs Presso para diferentes Comprimentos de Mangueiras Metros 1,5

16

26 34 43 51 59 68 76

24 32 40 48 56 64 71

23 31 38 46 53 61 68

22 29 36 43 51 58 65

21 27 34 41 48 55 61

9 16 22 29 36 43 51

Metros Mangueiras de 5/16" 1,5 Lbs/Pol2 30 Lbs 40 Lbs 50 Lbs 60 Lbs 70 Lbs 80 Lbs 29 38 47 57 66 75

16

28,5 37 47 56 65 74

28 37 46 55 64 73

27,5 37 45 55 63 72

27 36 45 54 63 71

23 32 40 49 57 66

90 Lbs

84

83

82

81

80

74

Potrebbero piacerti anche