Sei sulla pagina 1di 17

FGQ / Inverno a2001

MEC CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO PARAN

VESTIBULAR DE INVERNO 2001


2a Prova: Fsica / Geografia / Qumica 09 / julho / 2001

Assinatura: _______________________________________________________________________________

INSTRUES
01) Confira seus dados impressos na capa desse caderno de provas, em seguida assine. 02) O caderno de prova dever conter 20 (vinte) questes de Fsica (numeradas de 01 a 20 ), 15 (vinte) questes de Geografia (numeradas de 21 a 35) e 15 (quinze) de Qumica ( numeradas de 36 a 50). 03) A durao da prova ser de 3h30min (trs horas e trinta minutos). Ao final, haver mais 15 (quinze) minutos para a marcao no carto-resposta. 04) A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo, portanto, permitidas perguntas aos Fiscais. 05) A prova INDIVIDUAL, sendo vedada a comunicao entre os candidatos durante sua realizao. 06) Ser eliminado o candidato que utilizar material de consulta ou qualquer sistema de comunicao. 07) Em cada questo, h somente uma resposta correta. Para facilitar, posteriormente, o preenchimento do carto-resposta, voc 01 marcar, 14 abaixo, a modelo 40 que poder no letra da 27 alternativa
02 03 04 05 06 07

53 54

15 16 55 17 56 18 57 19 58 20 59

28 29 30 31 32 33

41 42 43 44 45 46

Fsica

FGQ / Inverno a2001

QUESTO 01
Usando dois resistores R1 e R2, um gerador E (que tem uma resistncia interna no nula r) e um voltmetro ideal V, um aluno construiu cinco circuitos distintos. A montagem correta que permite verificar a tenso eltrica sobre o resistor R1 a contida no diagrama: A)
R
2

constante U e igual a 110V (tomada).


L
1

B)
R
V
1

R R

E
1

A) B)

Admitindo que o comportamento resistivo das lmpadas seja hmico, correto afirmar que: se a lmpada L1 queimar, as demais apagam. se retirarmos do bocal a lmpada L3, o brilho das outras aumentar. se substituirmos a fonte de tenso por uma outra de 220V, a lmpada L1 ir dissipar uma potncia igual a 80W. a resistncia do filamento da lmpada L1 inferior resistncia dos filamentos de qualquer uma das outras duas. a intensidade de corrente que circula na lmpada L3 igual a soma das correntes que circulam nas duas outras.

C) C)
R
V 1

D)
E

D)
V

E)

E)
R
2 V

QUESTO 04
E

QUESTO 02
Com relao s ondas sonoras podemos afirmar que verdadeiro dizer que: no sofrem nunca os fenmenos caractersticos das ondas eletromagnticas: a difrao e a interferncia. se quisermos alterar a altura de um som emitido pelo alto-falante de um televisor, deveremos atuar no controle de volume do aparelho. em um rgo de tubos (rgo acstico), os tubos maiores so os que permitem emitir sons mais graves. nos violes, quando encurtamos uma das cordas pressionando-a contra os trastes, a freqncia fundamental de vibrao dela fica diminuda. nos equipamentos de udio, o controle de tonalidade permite alterar a freqncia do som emitido. A)

A)

Um aluno projetou e construiu um aquecedor eltrico de gua por imerso. Ele constitudo por dois elementos resistivos de resistncias iguais e que podem ser conectados simultaneamente em srie ou em paralelo ou mesmo com um s deles operando. Para aquecer 40 litros de gua desde 20oC at 30oC ele ligado tomada convencional. A este respeito, correto afirmar que: a gua ser aquecida em um tempo menor possvel se os dois elementos forem associados em paralelo. com os dois resistores associados em srie possvel aquecer 20 litros de gua no mesmo tempo em que os dois em paralelo aquecem os citados 40 litros. um elemento sozinho aquece a gua to rapidamente quanto dois deles em srie. independentemente do tipo de associao, o tempo de aquecimento ser invarivel. o aquecimento com dois elementos em srie mais rpido do que com um nico elemento.

B)

B)

C)

C) D) E)

D)

E)

QUESTO 05
A seguir, so feitas algumas afirmaes relativas ao movimento de cargas eltricas: I) Cargas eltricas em movimento oscilatrio geram no espao circundante ondas eletromagnticas. II) Se dois fios condutores so colocados paralelamente e forem

QUESTO 03
As trs lmpadas incandescentes L1 (220V-40W), L2 (220V-60W) e L3 (220V100W) formam um circuito e este conectado a uma fonte de tenso

FGQ / Inverno a2001

A) B) C) D) E)

percorridos por correntes eltricas alternadas de uma mesma freqncia e fase eles vibraro com uma freqncia igual da corrente alternada. III) Quando um interruptor de parede acionado para acender uma lmpada no teto, as cargas eltricas que passam do interruptor caminham com uma velocidade vertiginosa at a lmpada, pondo-a em funcionamento imediatamente. A(s) afirmao(es) correta(s) (so): apenas a I e a III. a I, a II e a III. apenas a I. apenas a II e a III. apenas a I e a II.

A) B) C) D) E)

luz branca do Sol pelas gotas de gua que esto caindo. A(s) considerao(es) correta(s) (so): apenas a I. apenas a I e a II. apenas a II e a III. apenas a II. a I, a II e a III.

QUESTO 08
Um corpo mvel em movimento retilneo, que parte da posio x=5m no instante t=0s, tem sua velocidade v dada pelo diagrama que segue:
v (m /s ) 20 8 0 3 t( s )

QUESTO 06
No interior de uma mquina existem quatro polias acopladas e representadas a seguir. sabido que seus raios esto relacionados pela expresso RA > RB > RC > RD . correto, ento, afirmar que:

A) B) C) D)

as polias A e B possuem velocidades angulares iguais. as velocidades escalares das periferias das polias C e D so iguais. a freqncia da polia A maior que a freqncia da polia D. em intervalos de tempos iguais, o ngulo descrito pela polia C maior que o ngulo descrito pela polia D. as polias A, B e D possuem perodos de rotao iguais.

A) B) C) D) E)

As afirmaes que seguem esto baseadas no diagrama: I) A funo horria x = f(t) desse movimento dada por x = 5+20t 2t2. II) O mvel muda o sentido de seu movimento no instante t = 5s. III) A velocidade do mvel no instante t=8s igual a 12m/s. A(s) considerao(es) correta(s) (so): apenas a I. apenas a I e II. apenas a I e a III. apenas a II e a III. a I, a II e a III.

E)

QUESTO 09
Trs corpos de massas iguais A, B e C so presos por meio de fios. O corpo B mantido sustentado por ao de um experimentador. Quando retira-se o apoio, o corpo B desce e os fios de sustentao admitem uma nova disposio. O ngulo formado entre os fios que ligam o corpo A ao n N e o que liga o corpo C ao citado n formaro um ngulo igual, compreendido entre:

QUESTO 07
A seguir, so feitas algumas consideraes relativas aos fenmenos pticos: I) Se iluminarmos a Bandeira Brasileira apenas com luz monocromtica amarela perceberemos que ela ficar composta apenas de variaes de tons amarelo e preto. II) Embora a radiao infravermelha seja conhecida como radiao trmica a luz tambm pode ocasionar aquecimento quando absorvida. III) O fenmeno do arco-ris explicado pela absoro seletiva da

FGQ / Inverno a2001

A) B) C) D) E)

200 e 400. 400 e 500. 500 e 800. 800 e 1100. 1100 e 1600.

QUESTO 10
A descoberta de que realmente existe uma ligao entre os fenmenos eltricos e magnticos foi feita acidentalmente em 1820 por Hans Christian Oersted, um professor de Fsica dinamarqus. No final de uma aula sobre o assunto, ele tentou demonstrar a ausncia de relao entre a eletricidade e o magnetismo, ligando uma corrente nas vizinhanas de uma agulha magnetizada. Segundo as palavras de um de seus alunos: Ele ficou bastante surpreso e perplexo vendo a agulha descrever uma grande oscilao.
(fonte: Orear J., Fsica, trad. Ivan Cunha Nascimento e Jos Roberto Moreira, RJ, Livros Tcnicos e Cientficos, 1977.)

A) B) C) D) E)

este fenmeno: I) O fenmeno, denominado reflexo total, ocorre porque as camadas de ar prximas ao asfalto so mais quentes que as do ar circundante. A luz no ar mais quente e expandido tem sua velocidade diminuda e as ondas so obrigadas a se afastar do solo descrevendo uma curva. II) Quando as ondas luminosas, provenientes dos objetos, aproximam-se do solo, a mudana de sua velocidade de propagao obriga-a a ter seu comprimento de onda aumentado nas partes prximas do solo. Este fato causa o encurvamento do raio luminoso e ele parece refletir em uma superfcie como uma camada de gua. III) Este fenmeno s pode ocorrer quando a luz, que provm de um objeto, passa de um meio onde a sua velocidade de propagao maior, como o ar menos quente das camadas superiores, para outro meio onde a sua velocidade de propagao menor, como o ar mais quente que fica prximo do asfalto. (so) correta(s) a(s) explicao(es): somente a I. somente a II somente a I e a II. somente a I e a III. I, II e III.

A)

B)

C)

Baseando-se no experimento de Oersted, correto afirmar que: o experimento evidenciou que uma carga eltrica, em repouso ou em movimento, pode atrair magneticamente a agulha de uma bssola. qualquer corrente eltrica em um fio estendido cria, na regio do espao que a circunda, um campo magntico orientado de modo no perpendicular ao fio. se Oersted dispusesse a agulha paralelamente e abaixo do fio condutor, no teria sido observada nenhuma deflexo. a agulha magntica utilizada no experimento de Oersted mostra sempre uma mesma orientao, qualquer que seja a sua posio em relao ao fio condutor. Oersted descobriu acidentalmente que a passagem da corrente eltrica capaz de anular a magnetizao da agulha de uma bssola.

QUESTO 12
Complete as lacunas com (V) se as afirmaes que seguem so verdadeiras e com (F) se forem falsas: ( ) Na retina da vista humana normal, as imagens formadas so virtuais, invertidas e maiores que o objeto que se est observando. ( ) Um microscpio ptico composto formado, basicamente, por dois sistemas pticos convergentes: ocular e objetiva. ( ) O defeito da viso denominado de miopia corrigido com o uso de lentes convergentes. ( ) Lentes divergentes s formam imagens virtuais, direitas e menores do que os objetos reais. ( ) Uma lente que funciona como lupa pode ser aproveitada para projetar imagens em uma parede da mesma forma que um projetor de slides o faz. A alternativa que corresponde seqncia correta a: FVFFV

D)

E)

QUESTO 11
Em dias quentes, temos a impresso de ver poas dgua no asfalto. Mas, quando nos aproximamos, elas desaparecem e constatamos que tivemos apenas uma iluso de tica. Analise as explicaes que seguem para

A)

FGQ / Inverno a2001

B) C) D) E)

FFVVV VVFFF FFVFV FVFVF E)

QUESTO 13
Complete as lacunas com (V) se as afirmaes que seguem so verdadeiras e com (F) se forem falsas: ( ) Se em um conjunto de corpos no agem foras externas, a quantidade total de movimento no varia. ( ) Um corpo sob a ao de um conjunto de foras com resultante nula tem sua quantidade de movimento necessariamente nula. ( ) Dois corpos com iguais velocidades tm necessariamente as mesmas quantidades de movimento. ( ) Num choque perfeitamente elstico, os corpos tero uma quantidade de movimento igual soma das quantidades de movimento que tinham antes. A alternativa que corresponde seqncia correta a : VFFV VFVF VVVV FFFF VVFV

QUESTO 15
A lei da gravitao universal formulada algebricamente pela expresso F = G.m1.m2.r 2, na qual F a fora atrativa entre duas partculas de massas m 1 e m2 , separadas por uma distncia r, e G uma constante de proporcionalidade. A unidade de G, no Sistema Internacional de Unidades, dada por: kg2.m2.s2 kg.m2.s1 kg.m2.s2 kg1.m3.s2 kg2.m2.s1

A) B) C) D) E)

QUESTO 16
Considere um automvel que apresenta uma velocidade escalar constante. Algumas afirmaes so feitas relativamente a este evento: I) Com relao ao eixo, qualquer molcula do pneu apresenta uma situao de equilbrio, pois atuam simultaneamente uma fora centrpeta e outra centrfuga, imprimindo a ela uma velocidade escalar constante. II) O ponto da periferia do pneu diametralmente oposto ao ponto do pneu em contato com o solo apresenta uma velocidade escalar, relativamente ao solo, duas vezes superior do veculo. III) Se o veculo efetuar uma curva e no derrapar, a fora que garante uma trajetria segura a fora de atrito esttico entre o pneu e o solo. IV) Qualquer passageiro sentado no interior do veculo estar em equilbrio esttico, mesmo se o veculo estiver efetuando uma curva. As afirmaes corretas so: I, II e IV somente. I, III e IV somente. I, II, III e IV. I e IV somente. II e III somente.

A) B) C) D) E)

QUESTO 14
Considere os representados.
R

vetores

O vetor resultante da operao vetorial ( R + S ) est melhor representado na opo:

A) A) B) B) C) D) E)

C)

D)

QUESTO 17 ANULADA
Uma maneira interessante de utilizar a energia solar aproveitando a

FGQ / Inverno a2001

A) B) C) D) E)

fotossntese. 100m2 de uma plantao de pinus produz aproximadamente, em 5 anos, 150.103 kg de lenha. O poder calorfico da madeira est por volta de 10000 kJ por quilograma de lenha queimada. Como a energia solar mdia anual que incidiu no local foi igual a 6.107 J por m 2, podemos dizer que a energia aproveitada na queima de madeira corresponde a ___ da energia incidente no solo. O nmero que completa a lacuna : 2% 5% 10% 40% 90% A)

QUESTO 18
Um problema comum nas instalaes hidrulicas de uma residncia a obteno de uma presso aceitvel nos pontos de utilizao da gua (torneiras, por exemplo). Para que a presso esttica (quando a gua no est se movendo) nos pontos citados seja a mxima possvel, pessoas que lidam com este problema do as seguintes sugestes: I) A presso esttica aumenta se aumentarmos o tamanho da caixa dgua pois o peso da gua aumentar e como a presso depende do peso da gua, ns teremos o aumento desejado. II) Ns devemos colocar a caixa dgua o mais afastado possvel das torneiras, pois uma quantidade grande de gua retida nos canos permite uma elevao da presso nas torneiras. III) Para aumentar a presso esttica nas torneiras basta colocarmos a caixa dgua em uma posio mais elevada possvel, mesmo que ela tenha um volume pequeno. Das opinies dadas, (so) correta(s): I, II e III. I, e III somente. II e III somente. III somente. I somente. B)

C)

D)

E)

A) B) C) D) E)

QUESTO 20
Um automvel tem massa total igual a 850kg e repousa em um trecho retilneo de uma estrada plana e horizontal. Num dado instante o motorista pe o veculo em movimento. A resultante das foras que atuam no automvel dada no diagrama. Como 1m/s equivale a 3,6km/h, possvel afirmar que no instante t=10s sua velocidade estar, em km/h, prxima de:

QUESTO 19
Os sistemas pticos R e S constituem um conhecido instrumento ptico. Ondas luminosas penetram em R e saem por S. possvel usar duas lentes apenas para fazer as funes de cada um dos sistemas pticos utilizados. Das opes mostradas, est correta a:

FGQ / Inverno a2001

f o r a r e s u lt a n t e ( k N ) 2 1 t( s ) 0
A) B) C) D) E) 72 144 36 55 24

10 12

Geografia
QUESTO 21 ANULADA
Considere as coordenadas geogrficas aproximadas das seguintes cidades paranaenses e analise as afirmaes abaixo:
Maring Tibagi Foz do Iguau Paranagu Francisco Beltro 23 24 25 25 26 30 30 30 30 S; S; S; S; S; 52 50 54 48 53 W 30 W 30 W 30 W W

E)

corretas. Caso somente IV estiver incorreta.

QUESTO 22
Observe o grfico a seguir. Ele representa o clima da localidade de Kayes, a cerca de 14 o N, na Repblica do Mali, a 500km do Atlntico Norte.
35 30 25 350 300 250 200 150 100 50 0

A) B) C) D)

Nas cidades citadas, o Sol, em qualquer das estaes do ano, sempre ser observado, ao meiodia, no sul. II) Paranagu observar o nascer do Sol sempre antes das demais localidades, por ser a mais oriental entre as cidades listadas. III) A cidade de Maring localiza-se, dentre as cidades mencionadas, mais prxima do Trpico de Cncer, enquanto que Foz do Iguau a mais distante do meridiano de Origem. IV) Durante o horrio de vero brasileiro, se o Sol estiver sobre o meridiano central do fuso adotado por estas cidades, em Londres os relgios estaro marcando 15 horas. Assinale: Se apenas as afirmaes II e IV forem corretas. Se apenas as afirmaes I e IV forem incorretas. Caso somente III estiver incorreta. Se apenas as afirmaes I e II forem

I)

20 15 10 5 0

A) B) C) D) E)

Levando-se em considerao as precipitaes e as temperaturas ao longo dos meses do ano, podemos caracterizar o seu clima como: desrtico. tropical mido. equatorial. tropical semi-rido. subtropical. O lanamento do Sputnik pelos soviticos provocou uma mobilizao nos EUA para elevar o nvel de treinamento em cincias e matemtica. A Guerra Fria promoveu outra sensao de crise: a Unio Sovitica exigiu de diplomatas e analistas norteamericanos, o conhecimento de apenas uma lngua, o russo. Mas agora seu mapa se dividiu em um quebra-cabea lingstico de 15 lnguas oficiais, de

QUESTO 23

FGQ / Inverno a2001

A)

B)

armnio e ucraniano at cazaque e bielo-russo, e mais de 100 enclaves tnicos. Hoje o Departamento de Estado dos EUA tem que fornecer pessoal para 22 novos postos em repblicas da ex-Unio Sovitica, uma regio antes atendida apenas por pessoas que falavam russo em Moscou, e no encontra pessoal capacitado que fale fluentemente outros novos idiomas agora importantes. A fragmentao lingstica se reflete igualmente nas frentes poltica e militar. (The New York Times) A respeito do texto acima somente podemos afirmar que: mesmo com toda a fragmentao poltica dos territrios pertencentes a ex-Unio Sovitica, vrios pequenos pases e enclaves do leste da Europa tem importncia estratgica, como grandes reservas petrolferas no Cucaso e um grande sistema de armazenagem de ogivas nucleares. a necessidade de os EUA obterem pessoal capacitado para operar em diversas regies da Europa deve-se principalmente a interesses de expanso econmica, pois as novas repblicas do Leste Europeu exibem alto PIB per capita e, portanto, formam importantes mercados consumidores. levando-se em conta a ascenso do Partido Republicano nos EUA, o interesse mais importante da maior economia do mundo em relao ao ambiente, visto que a economia socialista deixou um rastro de destruio no ambiente: dejetos nucleares, desertificao, grande contaminao por metais pesados. todo o Leste Europeu ainda uma regio de forte produo tecnolgica, principalmente nas reas de telecomunicaes e sistemas de informtica, o que justifica o grande interesse norte-americano e os investimentos realizados na regio. o foco principal de ateno dos EUA diz respeito ao Cucaso, rea montanhosa situada a sudoeste da Rssia, visto que ali concentram-se os mais radicais grupos religiosos muulmanos que freqentemente produzem atentados contra interesses norte-americanos.

A)

chamada carne vermelha, que assolam a Europa neste incio de milnio, resultando em sacrifcios de animais, proibies de importaes e reduo no consumo de protena animal na Europa. Dentro deste cenrio, o Brasil pode fortalecer o seu sistema de exportaes de carne bovina, principalmente porque: tem o maior rebanho bovino do planeta em nmeros absolutos (embora a produtividade no chegue aos nveis europeus) e no sofre com a importao de doenas do gado de pases vizinhos. apesar de utilizar-se em grande escala de rao animal na alimentao do gado de corte, nunca foram encontrados casos da doena da vaca louca em animais brasileiros. devido grande extenso territorial e ao clima, alimenta o gado principalmente com capim, e vem utilizando tcnicas eficazes de engorda e abate para aumentar a produo. no existe nenhum outro pas no mundo com as caractersticas de grande dimenso territorial, solo apropriado e tecnologia destinada criao bovina para produo de carne. como o gado brasileiro criado majoritariamente em regime de criao intensiva, mas alimentado base de rao vegetal, est livre das doenas que afetam o gado europeu.

B)

C)

D)

E)

C)

QUESTO 25
Os que vivem h mais tempo no Vale do Silcio, no sudoeste dos EUA, j se acostumaram com as subidas e descidas dos investimentos na regio: em 1985 os fabricantes de computadores pessoais enfrentaram forte crise, recuperando-se depois com os negcios da Internet, que durou at meados do ano 2000, quando houve nova retrao. Especula-se que a biotecnologia vai reerguer novamente a rea em alguns anos. Enquanto isso, atualmente, levas de desempregados tomam o caminho de volta em busca de ocupao em setores da Velha Economia. Analise as afirmaes abaixo sobre a geografia econmica dos EUA: I) Girando em torno de importantes centros de pesquisa como Stanford e Berkeley, o cinturo industrial ao sul de So Francisco aglutinou laboratrios de biotecnologia, qumica fina e indstrias mecnicas de preciso, alm da produo de suprimentos e equipamentos de informtica. II) O Leste ainda mantm as bases do comando da economia dos EUA, com sua megalpole abrigando a maior parte das sedes sociais das grandes empresas e com o importante papel comercial e

D)

E)

QUESTO 24
Para aumentar a produtividade, fazendeiros comearam a complementar a alimentao do rebanho com rao feita com restos de sangue, ossos e cartilagem dos prprios bois. Animais herbvoros foram transformados em carnvoros e, o que pior, em canibais", disse Lester Brown, ecologista diretor do World-Watch Institute, citado pela Revista Veja. "Cruzou-se a uma fronteira proibida", complementou, ao se referir s constantes crises da

FGQ / Inverno a2001

A) B) C) D) E)

financeiro de Nova York. O Meio-Oeste a regio verdadeiramente em crise, pois suas indstrias pesadas esto sujeitas reestruturao da siderurgia e da indstria automobilstica, e as Grandes Plancies sobrevivem cada vez mais com os generosos subsdios governamentais agricultura. Assinale: Caso somente I e III forem corretas. Caso somente a afirmao III for incorreta. III) Caso somente a afirmao I for correta. Se nenhuma das afirmaes for correta. Se todas as afirmaes estiverem corretas.

A)

QUESTO 26
medida que se aproxima o solstcio de inverno no Hemisfrio Sul, o Paran passa a conviver com a chegada de sistemas frontais que modificam rapidamente o tempo e as condies do ar, principalmente nas grandes cidades, sujeitas a novos fenmenos fsicos como as inverses trmicas. Assinale a nica alternativa correta para a dinmica das massas de ar em ao no meio do ano no Sul do Brasil. Os ventos oriundos do anticiclone do Atlntico respondem pela formao de movimentos de conveco, causando chuvas rpidas e intensas, principalmente nos finais de tarde, sem grandes amplitudes trmicas no perodo. O deslocamento das altas presses polares para o norte empurra o ar quente das latitudes menores; o ar frio avana, provoca chuva e queda de temperatura; seguem-se alguns dias de tempo bom, at que nova frente fria chegue. O clima passa a ser controlado principalmente pelas massas equatoriais e tropicais trazidas pelo deslocamento da faixa de convergncia intertropical. O encontro da massa equatorial martima, originada nos Aores, com a massa polar das pores subantrticas, produz violenta queda de temperatura com a conseqente ocorrncia de ventanias e chuvas fortes. As massas frias produzem sistemas ciclonais, principalmente, que respondem pela ocorrncia das ressacas no litoral Sul e Sudeste, mas no tm grande influncia na sensao trmica e nas diferenas de temperatura.

B)

C)

A)

grandes adensamentos urbanos, metrpoles e megalpoles. Apesar destes incentivos, o custo da produo subiu, pois os salrios tornaram-se mais altos (devido atuao dos sindicatos), as redes de transporte e comunicaes atingiram o limite de capacidade, o preo dos imveis disparou. Assinale a alternativa que complemente corretamente o texto acima, baseado nos atuais fatores que atraem as indstrias no processo de sua distribuio espacial. No modelo atual, as indstrias continuam a competir pelos melhores mercados, mas o incremento dos meios de comunicao e transporte, a transferncia da populao para as cidades mdias e os incentivos fiscais proporcionaram maior alcance na distribuio das indstrias pelo espao. Os pases subdesenvolvidos, que no passado atraam as indstrias dos pases do Norte em funo do menor custo de mode-obra, hoje no tm mais este atrativo: a intensa migrao de trabalhadores sem qualificao para o Primeiro Mundo diminuiu o gasto com pessoal nos pases mais ricos. Mesmo com o aumento dos custos provocados pelo surgimento de grandes adensamento urbanos em reas tradicionalmente industriais, como o Sudeste do Brasil e o Meio-Oeste norte americano, as indstrias ainda empregam a maior parte da mo-de-obra nestes locais. A proximidade do mercado consumidor atualmente o principal fator que envolve a instalao de uma planta industrial, visto que, mesmo com o desenvolvimento de meios de transportes mais rpidos e eficientes, o custo da produo um fator limitante da expanso industrial. O preo de transformao da matria-prima em bens intermedirios est diretamente relacionado com o processo de sua obteno, e no com a tecnologia que demanda o aumento de produtividade dessas indstrias.

D)

B)

E)

C)

D)

QUESTO 28
Em relao formao e constituio do relevo brasileiro, observa-se que suas caractersticas atuais derivam da ao das foras exgenas atuais sobre os processos endgenos mais antigos. Assim, somente podemos afirmar que: as grandes depresses encontradas na geomorfologia do Brasil (conforme a definio adotada por Jurandyr Ross) sinalizam intensa atividade vulcnica recente, do perodo Tercirio, poca em que se formaram as ilhas ocenicas brasileiras.

E)

A)

QUESTO 27
A proximidade de fontes de energia e matria-prima responsveis pela Revoluo Industrial fizeram surgir os

10

FGQ / Inverno a2001

B)

a predominncia de formaes geolgicas recentes permitem afirmar que as manifestaes tectnicas ainda agem na formao do relevo brasileiro, principalmente nas regies ocidentais, sob a influncia da zona de subduco do Pacfico. as regies constitudas pelo escudo cristalino brasileiro, de origem sedimentar Paleozica, caracterizam-se pelas formas suaves e arredondadas dos relevos, constituindo-se em importante rea de obteno de recursos energticos fsseis. O tectonismo ocorreu em eras geolgicas remotas e hoje os fatores externos, notadamente os climas e a grande rede fluvial (como agente de eroso em reas elevadas e de sedimentao nas plancies) atuam sobre o modelado terrestre brasileiro. a intensa eroso sobre rochas do embasamento cristalino trouxe as formas abruptas encontradas nas regies de menor altitude, que hoje constituem a maior extenso da superfcie do pas.

recobrem a regio.

QUESTO 30
Em meados do ano 2001, a Argentina viu-se envolvida em uma sria crise econmica causada principalmente pela dificuldade de seu governo obter receita para honrar vrios compromissos externos, como o pagamento de sua elevada dvida externa. Este processo envolveu negociaes bilaterais com o Brasil, mas tambm provocou apreenso na comunidade financeira internacional. Considerando que este pas platino um exemplo das dificuldades enfrentadas pelo mundo subdesenvolvido e sua posio dentro da economia global, somente podemos afirmar que: a dvida externa e o desemprego afetam exclusivamente uma classe de pases dependentes de capital externo e com elevada taxa de desemprego. a interdependncia das economias locais com o sistema financeiro mundial pode levar a crises abertas na economia mundial, de forma que naes distantes podem ser atingidas por processos regionais. pases como o Brasil, Uruguai e Paraguai no tm relao com o processo econmico argentino, pois apesar da proximidade geogrfica, dependem mesmo de capitais de investimento dos pases centrais. o papel do Fundo Monetrio Internacional irrelevante neste processo, visto que esta instituio opera apenas no aconselhamento de polticas econmicas para pases em crise financeira, sem interferncia no processo poltico. apenas a regio do Cone Sul foi afetada pela crise, pois embora a economia dos pases estejam interligadas pelo processo de globalizao financeira, cada pas independente em relao sua situao econmica e poltica.

C)

D)

A)

E)

B)

QUESTO 29
Assinale a alternativa em que a descrio de um dos grandes domnios morfoclimticos brasileiros esteja INCORRETA. Encimadas pelas coxilhas, tpicas da depresso sul-rio-grandense, encontra-se uma vegetao predominantemente de gramneas, onde se pratica a pecuria extensiva, tambm caracterstica do domnio das pradarias no extremo sul. Local onde a ntima relao entre a floresta e a rede hidrogrfica explica a elevada umidade, o domnio amaznico constitui-se de intrincada rede fluvial que responde pela eroso das depresses que se situam ao norte e ao sul, e pela sedimentao da plancie principal, onde corre o rio Amazonas. Regio das depresses Sertaneja e do So Francisco, o domnio da caatinga apresenta formaes de relevo com modelado abrupto, derivadas da ao do clima quente e seco, caracterizado por chuvas irregulares e intensa evaporao. Sobre terrenos que abrangem planaltos e chapadas de rochas arenticas (sedimentares) e baslticas (eruptivas), as plantas aciculifoliadas deram lugar ao extrativismo e a agropecuria em todos os estados do Sul. As araucrias esto associadas a encostas e elevaes neste seu domnio. Tendo como caractersticas principais a plancie litornea e as serras elevadas, no domnio dos mares de morro esto a floresta tropical mida e a mata de encosta ou mata atlntica. O nome deste domnio vem das formas provocadas pelo desgaste das grandes rochas sedimentares que C)

A)

D)

B)

E)

C)

QUESTO 31
Analise as afirmaes sobre o comportamento da populao brasileira: I) Em funo da revoluo mdicosanitria e a conseqente queda da mortalidade, aps a Segunda Guerra Mundial, o incremento demogrfico foi elevado, fato comum entre os pases menos desenvolvidos, pois a natalidade permaneceu elevada. II) O IBGE revelou resultados parciais do censo 2000, no qual a taxa de crescimento vegetativo ficou em torno de 1,3% ao ano. Isto se deve ao comportamento das populaes das regies interioranas, onde predominam atividades primrias, freqentemente associadas baixa

D)

E)

FGQ / Inverno a2001

11

A) B) C) D) E)

fertilidade. Dentro do processo de mobilidade da populao, o fator econmico sempre se destaca: a abertura das fronteiras agrcolas do Norte e do Centro-Oeste tornou estas regies de grande atrao demogrfica. Foram as que mais receberam migrantes de outras reas do territrio brasileiro. IV) A emigrao do Nordeste apresentou, nos ltimos anos, drstica reduo, e verifica-se um retorno do migrante regio de origem. Este processo revela, entre outras razes, a expanso da economia urbana nas grandes cidades nordestinas. Esto corretas apenas as afirmaes: I e II I, II e III III) I, III e IV II e III I e IV

Janeiro e So Paulo, ainda atraem grande nmero de migrantes, e esto entre as Regies Metropolitanas de maior crescimento demogrfico do Brasil.

QUESTO 33
A crise do setor energtico brasileiro, que depende muito da produo hidreltrica e do petrleo, no pde ser amenizada apenas com o aumento da produo por parte da Usina de Itaipu ou do incremento do processo de extrao de petrleo e utilizao do gs boliviano. Isto porque este processo est ligado principalmente: desigual distribuio do potencial hidrulico dos rios brasileiros entre as regies: a maior poro consumidora est distante da bacia hidrogrfica com o maior volume hdrico, e h falta de investimento em outras fontes de energia. ao descompasso entre a produo de eletricidade e o consumo, pois o pas depende de quantidades mnimas de chuvas na regio Sul para manter o nvel dos reservatrios das usinas hidreltricas, responsveis por 60% do total produzido. falta de investimento em produo de eletricidade por outros meios que no os rios, e em sistemas de transmisso de energia entre a principal regio produtora, o Sudeste, e consumidora, o Sul. ao excesso de demanda por parte dos estados mais industrializados do Sul, que precisam importar a maior parte da eletricidade consumida. ao incremento da demanda em funo do aumento de consumo energtico do Nordeste, que precisa importar energia do Sul e do Sudeste.

A)

B)

QUESTO 32
Processo iniciado na dcada de 60 e ainda no totalmente concludo, o movimento da populao brasileira em direo s cidades faz com que se possa afirmar que, hoje, o Brasil um pas urbanizado. Sobre o processo de formao da rede urbana e o movimento campo-cidade no pas, assinale a nica alternativa INCORRETA. At a dcada de 40, havia forte tendncia para a concentrao urbana em escala regional, que originou importantes plos urbanos, que depois se tornariam metrpoles como Rio de Janeiro, So Paulo e Belo Horizonte, alm das capitais dos estados mais importantes do Nordeste. A partir da dcada de 60 comearam a se desenvolver os chamados centros econmicos regionais, principalmente como reas de expanso da economia das metrpoles nacionais, que ainda recebiam a maior parte dos investimentos pblicos e privados. A concentrao de cidades com mais de 200 mil habitantes cresce do interior para o litoral, e decresce do Centro-Sul para o Norte. No Centro-Sul, as cidades esto plenamente conectadas, o que intensifica a troca de mercadorias e informaes entre a populao e os agentes econmicos. Com as crescentes disparidades regionais, as metrpoles nacionais atraram grande contingente de trabalhadores desqualificados e mal remunerados, tornando explosivo o crescimento das periferias e moradias precrias. A desconcentrao econmica ocorrida no pas, em termos demogrficos, apenas ilusria: as duas maiores metrpoles, Rio de C)

D)

A)

E)

B)

QUESTO 34
Considerando que: a Terra executa um movimento de rotao realizado em torno de seu prprio eixo, a cada 23h56; nosso planeta ora se encontra mais prximo do Sol, ora mais distante, pois sua rbita elptica e o Sol no est exatamente no centro desta elipse; o plano da rbita terrestre registra uma inclinao de 2327; analise as afirmaes abaixo: I) Se o movimento de rotao fosse interrompido, no teramos mais na Terra a ocorrncia das estaes do ano, nem da sucesso de dias e noites. II) Caso a Terra no se encontrasse inclinada em relao ao plano da rbita, um dos lados do planeta estaria sempre voltado para o Sol.

C)

D)

E)

12

FGQ / Inverno a2001

A) B) C) D) E)

A Terra atingiu seu perilio em meados de janeiro ltimo, fato que resultou na ocorrncia da estao mais quente no hemisfrio Sul. IV) A atrao gravitacional faz o movimento da Terra se acelerar durante o perilio, e sua inclinao permite a ocorrncia das estaes do ano. Assinale: Caso todas forem corretas. Se apenas I e II forem corretas. Se apenas II e III forem corretas. Se apenas a afirmao IV estiver correta. Se apenas III for correta.

III)

A)

B)

INCORRETA. A expanso dos assentamentos israelenses nas reas ocupadas durante a Guerra dos Seis Dias, especialmente na Cisjordnia e Gaza, um dos muitos motivos que resultaram nos conflitos atuais, alm da religio e das enormes diferenas de qualidade de vida na regio. Entre as vrias guerras entre rabes e israelenses, a de 1967 foi a mais importante, pois envolveu a luta por territrios de outros pases; ao final dos combates, Israel tinha (e mantm) o controle da Pennsula do Sinai, da Cisjordnia e das colinas de Gol, na Sria. A disputa por territrio no Oriente Mdio foi, na verdade, alimentado principalmente pelos interesses das potncias envolvidas na Guerra Fria: enquanto a ex-URSS armava os pases rabes, os EUA contribuam com a segurana do Estado de Israel. O nico elemento em disputa era o controle da hegemonia poltica da regio. Os territrios anexados por Israel, como a Faixa de Gaza, no constavam do plano de partilha original da Palestina pela ONU para a criao do Estado de Israel, bem como a regio onde se encontra Jerusalm, histrica cidade sagrada para trs religies. Contando com maior afluxo de capitais e pressionado pela crescente imigrao de judeus de todo o mundo, Israel tende a ocupar permanentemente os territrios ocupados, o que se reflete no controle dos recursos hdricos e em grandes contrastes sociais.

C)

QUESTO 35
No ltimo ms de maio, mais de 10 mil palestinos participaram, em um campo de refugiados no Sul do Lbano, de um desfile evocativo da nakba (ou catstrofe), que representa para eles a criao do Estado de Israel, no dia 15 de maio de 1948, e que completou 53 anos. A verdadeira catstrofe foram as diversas guerras travadas entre judeus e rabes sendo que estes, ao final, perderam seu territrio e lanaram-se na dispora; existem hoje mais de 3,5 milhes de palestinos dispersos, um dos maiores contingentes de refugiados do mundo. A respeito dos constantes conflitos que colocam rabes e judeus em lados opostos, assinale a nica alternativa

D)

E)

Qumica
QUESTO 36
A Revista Superinteressante publicou um encarte intitulado O Sculo da Cincia. O modelo atmico adotado hoje foi elaborado, em sua primeira verso, em 1911, pelo fsico neozelands Ernest Rutherford. (Superinteressante, no 143, ano 13, agosto de 1999). Com relao experincia de

FGQ / Inverno a2001

13

A) B) C) D) E)

Rutherford e suas concluses, assinale a opo INCORRETA. O ncleo muito pequeno em relao ao tamanho do tomo. O ncleo do tomo positivo. Os eltrons esto distribudos em nveis e subnveis de energia. Os eltrons giram ao redor do ncleo atmico. Ele desenvolveu suas experincias atravs do bombardeamento de partculas alfa ( 24) numa fina lmina de ouro. A) B) C) D) E)

Galileu, abril 2001, ano 10, n o 117). Sabendo-se que a meia-vida do carbono 14, que utilizado em testes de idade geolgica, de 5730 anos, calcule a taxa de carbono 14 nessa espcie Jurssica nos primeiros 28650 anos da morte do animal e marque a resposta correta. 5% 3,125% 6,25% 12,50% 1,56%

QUESTO 37 ANULADA
O esquema a seguir procura representar uma Tabela Peridica, onde aparecem elementos qumicos hipotticos: Os elementos que apresentam II I maior
III IV V

QUESTO 40
Inferno Polar A cidade mais poluda do mundo - Fumaa txica e gelo sufocam Norilsk, na longnqua Sibria. Uma mata enegrecida, desfolhada e seca, tudo que se pode enxergar alm do horizonte gelado. De vez em quando, a desolao quebrada pela viso de riachos de guas vermelhas, da cor da ferrugem que escapa das chamins das indstrias. Uma densa fuligem rseoacinzentada paira sobre a plancie. So as marcas deixadas pela Norilsk Nickel, complexo minerador e siderrgico situado na cidade de Norilsk, 300 quilmetros acima do Crculo Polar rtico, na regio mais remota da Rssia. As trs enormes fundies jogam por ano na atmosfera 2,8 milhes de toneladas de dixido de enxofre, gs liberado pela queima de combustveis fsseis altamente txicos e responsveis pela chuva cida na Europa. (Galileu- maro 2001- ano 10- n o 116). Com base no texto e nos seus conhecimentos de funes inorgnicas, analise as afirmativas abaixo: I) O dixido de enxofre possui carter bsico, sendo chamado de xido bsico. II) O dixido de enxofre reage com a gua, como se fosse um cido, formando um cido que cai na forma de chuva. III) Toda chuva ligeiramente cida devido a presena de CO 2 na atmosfera. IV) O dixido de nitrognio tambm um poluente de regies industriais que reage com a gua e forma uma chuva cida na forma de cido nitroso. Esto corretas somente as afirmativas: II e III I, II e IV III e IV II e IV

VI

VII

VIII

A) B) C) D) E)

eletropositividade, eletronegatividade e densidade so, respectivamente: II, III e VII. III, IV e V. VI, VII e VIII. V, VI e VIII. I, II e VII.

QUESTO 38
Dadas as reaes a seguir: I) SO2 + O2 SO3 II) H2O H2 + O2 III) Na + H2O NaOH + H2 INCORRETO afirmar que: so todas reaes de xido-reduo. III uma reao de dupla-troca. da maneira que esto apresentadas s demonstram sentido qualitativo. II uma reao de anlise. I uma reao de sntese.

A) B) C) D) E)

QUESTO 39
GOLEADA JURSSICA. Os argentinos, nossos eternos rivais no futebol, agora esto nos goleando em outro campo: a paleontologia. Recentemente, acharam na Patagnia um aglomerado de fsseis que incluem quatro espcies desconhecidas de dinossauros, alm de mamferos e rpteis do Perodo Jurssico. O achado mais importante a coluna vertebral de um titanossauro, animal de 70 milhes de anos que pesava 70 toneladas e era herbvoro. (Revista

A) B) C) D)

14

FGQ / Inverno a2001

E)

I, II, III e IV

QUESTO 41
Um estudante precisa encher um balo, com capacidade de 8,96 L, com CO 2. Para isto, contm no laboratrio cido clordrico suficiente e carbonato de sdio a 80% de pureza. Qual a massa de carbonato de sdio com impurezas que o estudante dever reagir com cido para encher o balo, nas CNTP? DADOS:
Elemento O Na C Massa molar (g/mol) 16 23 12

de forma que observar-se- nitidamente a predomonncia da cor A quando adicionarmos uma soluo bsica.

QUESTO 43
Agentes protetores solares (ou filtros solares) ajudam a bloquear a radiao UV antes que ela cause danos pele. Para serem eficazes, os protetores devem ser prova de gua, mas mesmo assim eles acabam sendo removidos. Alm disso, deve ser observado que a gua doce dissolve os protetores com mais eficcia que a gua salgada. Um dos agentes de proteo solar mais antigo e ainda amplamente usado o cido p-aminobenzico (PABA). So tambm usados derivados do PABA como mostrado nas figuras abaixo:
C O O H

A) B) C) D) E)

53,0 g 42,4 g 33,9 g 84,8 g 106 g

O H

QUESTO 42
O princpio de Le Chatetelier estabelece que qualquer alterao em uma (ou mais) das concentraes das espcies envolvidas no equilbrio, ou na temperatura ou na presso (no caso de haver substncias gasosas), provocar uma reao do sistema de maneira a restabelecer o equilbrio. (Qumica Nova na Escola, no 5, maio de 1997). Com base no texto, assinale a alternativa correta. CO2(aq) + H2O() H+(aq) + HCO 31-(aq) exemplifica como o equilbrio funciona no sangue e podemos verificar que uma insuficincia respiratria (aumento de CO 2 no sangue) provoca uma alcalose (aumento do pH sangneo). NH3(aq) + H2O() NH41+(aq) + OH -(aq) (H < 0) ter seu equilbrio deslocado para a direita com o aumento da temperatura . C) CrO 72-(aq) + 8H1+(aq) + 3C2H5OH(g)
alaranjado

N H 2 (PABA) I

O M e
(ozibenzona) II

C O 2 C H 2 C H ( C H 2 )3 C H 3 C2 H 5 N (C H 3)2
[p-(N,N-dimetil) aminobenzoato de 2-etilhexila] III

A)

C H
2

B)

C O 2 C H 2 C H ( C H 2 )3 C H 3 O H
Salicilato de 2-etilhexila IV
C H
2 5

7H2O()

2Cr3+(aq)
verde

3CH 3CHO (g)

C H

C O 2 C H 2 C H ( C H 2 )3 C H 3

o equilbrio que ocorre em um bafmetro porttil de maneira que uma pessoa que ingeriu lcool deixar o bafmetro com colorao verde. D) Pingando-se fenolftalena no equilbrio NH3(aq) + H 2O() NH41+(aq) + OH -(aq) , observase uma colorao rosa que se intensificar com a adio de bicarbonato de amnio. Indicadores cido-base funcionam segundo a reao Hin H+ + In
Cor A Cor B

O M e

p-metoxicinamato de 2-etilhexila V
(Michelle Leali Costa Qumica Nova na Escola, no 1, maio 1995.)

E)

FGQ / Inverno a2001

15

A) B) C)

Com base no texto, assinale a alternativa correta. Na estrutura (II), encontramos as funes cetona, fenol e ster. A estrutura (V) apresenta 14 carbonos secundrios. A estrutura (I) apresenta um heterociclo devido ao nitrognio estar ligado no carbono do anel benznico. As estruturas (III) e (IV) so ismeras pois apresentam o mesmo grupo 2-etilhexila. A nomenclatura para a estrutura (II) 2hidrxi-4-metxi-benzofenona.

A) B) C) D) E)

ligaes inicas e covalentes, podemos afirmar que o nitrato de prata, apesar de ser um composto inico, apresenta ligaes covalentes na sua estrutura. De acordo com a teoria das ligaes, assinale a alternativa que contm o nmero e o tipo de ligaes covalentes existentes neste composto. 3 sigmas e 1 pi. 2 sigmas e 2 pi. 3 sigmas e 2 coordenadas. 2 sigmas, 1 pi e 1 coordenada. 3 sigmas.

D) E)

QUESTO 44
Uma indstria comprou iodo (I2) como matria-prima para o seu processo industrial. Ao chegar o material, o qumico coletou amostras de pontos diferenciados do carregamento, triturou e preparou uma soluo, dissolvendo-a em lcool e gua de acordo com o esquema a seguir:
N a2S 2O 3

QUESTO 46
Uma pilha galvnica formada por dois eletrodos imersos em um meio eletroltico. O eletrodo geralmente um metal (condutor eletrnico) que est imerso no eletrlito (condutor inico). O processo de descarga da pilha galvnica baseado no princpio de que em um eletrodo ocorre reduo e no outro, oxidao espontneas. A termodinmica pode ser usada para prever qual o sentido espontneo da reao eletroqumica de uma pilha, pelo uso da frmula G0 = -nF E0, onde G0 a energia livre padro do processo, n o nmero de eltrons transferido na reao global, F a constante de Faraday (96500 C.mol -1) e E0 o potencial padro da pilha. Tendo-se os seguintes potenciais padro de eletrodos: eletrodo meia reao A2++2e A B1++1e B C +1e C
1+

0 ,1 m o l/ L

7 ,9 g d a a m o s tr a

a l q u o ta pesado 20 m L

a m o s t r a c o le t a d a f o i t r it u r a d a e m is t u r a d a

b a l o v o lu m tr ic o de 500 m L

__I2 + __ Na 2S2O3

__ NaI + __ Na 2S4O6

I II III IV V

E (reduo)/V +0,3 +0,6 +0,5 -0,4 -0,9

Ao desenvolver a titulao, gastou 20 mL de tiossulfato de sdio. O grau de pureza de iodo na matria-prima adquirida pela indstria de, aproximadamente: DADO: Elemento Massa Molar (g/mol) I 127 Na 23 S 32 O 16 A) B) C) D) E) 75%. 80%. 85%. 90%. 95%.

D1-+1e D2M+e A
1-

A) B) C) D) E)

Pode-se afirmar que a pilha eletroqumica formada pelo catodo ______ e anodo _______ e um processo espontneo. I ; II I ; III IV ; V III ; II V ; IV

QUESTO 47
Tendo a seguinte reao: 2A + 3B C + 2D (H<0), e sabendo que se trata de

QUESTO 45
Conforme a teoria do octeto para as

16

FGQ / Inverno a2001

A) B) C) D) E)

uma reao elementar e dependente dos dois reagentes, analise as afirmativas abaixo: I) A expresso da velocidade : v = k [A]2 + [B]3. II) Se a concentrao de B for dobrada e a de A for mantida constante, a velocidade ser seis vezes maior. III) Se duplicarmos as concentraes de A e a de B, a velocidade ser 32 vezes maior. IV) Ao se introduzir um catalisador, a velocidade aumentar devido ao total consumo do catalisador. V) Ao aumentarmos a temperatura, a velocidade aumentar. Esto corretas somente as afirmativas: II e V. II, III e IV. I, IV e V. III e V. I e III.

C-O C-O O-O O-H C-C O-O

192 kcal/mol 84 kcal/mol 33,2 kcal/mol 110,8 kcal/mol 82,9 kcal/mol 119,1 kcal/mol

A) B) C) D) E)

Verificamos um H de 2333,48kJ/mol quando o butano sofre combusto. IV) Se dobrarmos a quantidade de butano, o H no sofrer variao, pois os valores de H so valores fixos e independentes das quantidades. Esto corretas somente as afirmativas: I e III. I, II, III e IV. II e IV. III e IV. II e III.

QUESTO 48
O grafite (uma forma alotrpica do carbono que utilizada em minas para lapiseiras) possui em sua composio, alm do elemento carbono, outros componentes como caulim, slica, etc. que conferem dureza ao grafite. Para escrever a sigla CEFET-PR so necessrios 3,0 miligramas de grafite com 80% em carbono. Em relao ao carbono correto afirmar que a quantidade de matria e o nmero de tomos presentes nessa amostra de grafite : (Dados: massa molar do C : 12 g.mol1) 2,0x10-5 mol e 1,2x1023 2,0x10-4 mol e 1,5x1021 2,0 x10-4 mol e 1,2x1020 2,5x10-4 mol e 1,5x1020 5,0x10-5 mol e 3,0x1019

QUESTO 50
Os terpenos so constitudos de vrios isoprenos hidrocarbonados como mostra a figura a seguir:

IS O P R E N O

A) B) C) D) E)

QUESTO 49 ANULADA
O butano um gs usado em aquecimento devido a grande quantidade de energia desprendida de sua combusto. Analise as afirmativas abaixo: I) A reao endotrmica e possui H > 0. O H de combusto do butano calculado a partir da anlise da seguinte equao balanceada: 1 C4H10 + 13/2 O2 4 CO2 + 5 H2O III) Usando as energias de ligao: Ligaes Energia das ligaes II) C-H 98 kcal/mol

Dentre os terpenos incluem-se os carotenides, dos quais o mais importante o -caroteno, o precursor hidrocarbonado da vitamina A. O -caroteno possui a seguinte frmula molecular: C40H56. Sofrendo hidrogenao total, o carotenide se converte em uma outra substncia de frmula molecular C40H78. O nmero de ligaes duplas e o nmero de cadeias fechadas (ciclos) que o -caroteno possui de, respectivamente: (DADOS: Para se calcular duplas e ciclos, usa-se a seguinte frmula:

(N de C + 1) (

N de H N de N ) +( ) 2 2

A) B) C) D) E)

O resultado fornece o nmero total de duplas ligaes e ciclos, juntos.) 22 ligaes duplas e 2 ciclos. 22 ligaes duplas e nenhum ciclo. 11 ligaes duplas e nenhum ciclo. 11 ligaes duplas e 2 ciclos. 10 ligaes duplas e 3 ciclos.

FGQ / Inverno a2001

17

Potrebbero piacerti anche