Sei sulla pagina 1di 13

QUESTIONRIO

Descreva principal diferena entre os equipamentos utilizados h anos atrs e a tecnologia atual. A tecnologia de hoje, principalmente em eletrnica, enfatizada em comunicaes digitais entre seus componentes eltricos, no qual traz uma gama maior de informaes e com poucos itens. Antigamente, em eletrnica, no era dedicado circuitos cujo possuam informaes digitais, eram somente analgicas, com isto, gastava-se mais em componentes e a complexidade dos circuitos eram maiores. Podemos citar um exemplo, a TV. Na poca, a TV utilizava circuitos eltricos muito complexos (enriquecidos de resistores, capacitores, filtros e Vlvulas, pois na poca, no existia transistor) Para um tcnico reparar uma TV deste nvel, ele deveria ter um conhecimento suficiente para ser considerado um conhecedor da rea. Interpretar circuitos eltricos que antes estavam expostos aguava o conhecimento tcnico para reparar/criar aparelhos eltricos. Porm, a TV era limitada a seus recursos tecnolgicos.

Exemplos de algumas tecnologias ultrapassadas:

Quem ainda no tem, j colocou na lista de futuros planos de consumo uma TV de LCD. No s pela qualidade da imagem, mas pelo aproveitamento de espao, j que a tecnologia usada nestes aparelhos dispensa o ultrapassado monitor de tubo, que nasceu com os

primeiros televisores e tambm computadores. Ele no pode ser considerado totalmente obsoleto, porque ainda muito comum nas casas brasileiras, mas est sendo substitudo com tanta rapidez, que j entrou em um estado de convalescena sem retorno. Com ele, vo-se brincadeiras como eriar os pelos do brao com o campo magntico emitido pela tela da TV efeito que no acontece na de cristal lquido.

Toca-discos

Numa era em que os MP 3, 5, 10 e iPods de todos os tipos esto passando para trs os at ento insuperveis CDs, o que dizer dos antigos toca-discos? Primeiro, que as geraes mais novas sequer passaram pela experincia de colocar os Discos de vinil nas pouco prticas vitrolas, cuja agulha soltava um chiado caracterstico ao tocar o LP e o ouvinte tinha de prestar ateno nas linhas divisrias para acertar a faixa da msica desejada. Hoje, limitam-se a ser artigos de colecionadores e objetos de nostalgia dos saudosos anos 80 e 90 quando um aparelho de som para ser bom mesmo deveria ter o toca-discos acoplado.

Secretria eletrnica

Antes dos celulares se tornarem item obrigatrio de 99% da populao mundial, ficava a cargo da secretria eletrnica ou do vizinho a funo de avisar que algum havia ligado. A secretria, claro, dispensava favores e estava disponvel todo o tempo ou at encher a fita cassete. A mensagem padro Deixe seu recado aps o sinal ainda hoje reproduzida nas caixas postais da maioria dos telefones mveis. Quem ainda conta com esse tipo de tecnologia nos telefones de casa usa modelos digitais, semelhantes aos celulares.

Disquete

Quando as pessoas comearam a sentir necessidade de armazenar as acumuladas informaes em seus computadores para dar espao a outros milhares de dados que estavam esperando sua vez para serem registrados s restava o disquete um disco magntico com capacidade de mseros megabytes o que, para a poca, era uma imensido de memria. Tinham uma vida de aproximadamente cinco anos, tempo que a fita magntica

sobrevivia. Surgiu no ano de 2000, o pen drive com o objetivo de substituir o disquete, realizar backup com mais facilidade, abrigar determinados sistemas e aplicativos mais utilizados.

Qual a diferena entre tecnologia analgica e digital? Analgica: a palavra analgica vem da palavra analogia. Analogia significa fazer uma comparao, portanto chamamos de analgico, objetos que fazem uma analogia com coisas reais. Objetos analgicos so, de certa forma, mais palpveis do que os digitais. Um circuito analgico um circuito eltrico que opera com sinais contnuos que variam em funo do tempo, que podem assumir infinitos valores dentro de determinados intervalos, ao contrrio do circuito digital que trabalha com sinais discretos e descontnuos no tempo. Digital: A palavra digital vem de dgito, nmeros. Objetos digitais funcionam atravs da decodificao de cdigos numricos. Utilizam-se de processamento de dados armazenados e possuem informaes digitalizadas. Circuitos digitais so circuitos eletrnicos que baseiam o seu funcionamento na lgica binria, em que toda a informao guardada e processada sob a forma de zero (0) e um (1). Esta representao conseguida usando dois nveis discretos de tenso eltrica. Exemplos: Tome-se como exemplo o relgio. Ele pode ser um objeto analgico por que os ponteiros fazem analogia posio do sol e digital funcionando atravs de um mecanismo de quartzo. Este cristal gera pulsos eltricos e converte-os em unidades de tempo. Rdio Analgico Transmisso analgica Rdio com som abafado, dom distores e a comparao mais aceitvel para os leigos seria fazer a diferena entre um disco vinil e um CD atual. Transmisso Digital Melhora a qualidade do som, dando ao AM a qualidade do FM atual e ao FM uma qualidade prxima do CD. TV Transmisso analgica so utilizadas ondas eletromagnticas contnuas, anlogas aos sinais originais. Transmisso Digital utilizada uma corrente de bits, em cdigo binrio, formado de zeros e uns, ou seja, a mesma linguagem digital dos computadores,

dos CDs, dos DVDs e do celular. A tecnologia digital converte tudo em bits (sons, imagens, fotos, grficos, textos, vdeos).

Diagrama de Contatos Ladder Diagram A linguagem LADDER baseada no princpio de contatos eltricos. Cada um dos componentes pode possuir um nmero infinito de contatos que so limitados pela capacidade de memria do controlador programvel. Ladder uma palavra inglesa que quer dizer escada, este nome est associado representao grfica dos contatos: ela feita horizontalmente, em linhas paralelas, que lembram os degraus de uma escada.

Smbolos da Linguagem Ladder

Funo ou Porta E (And)

Funo ou Porta OU (Or)

Funo ou Porta NO (Not)

A partir das portas bsicas, possvel gerar as portas derivadas que so associaes das portas bsicas com um funcionamento particular:

Funo NO E:

Funo NO OU:

Funo OU EXCLUSIVO (Xor):

O que cdigo GRAY? um sistema de cdigo binrio inventado por Frank Gray onde a variao de um nmero para outro apenas um bit varia. Este sistema de codificao surgiu quando os circuitos lgicos digitais eram realizados com vlvulas termoinicas e dispositivos eletromecnicos. Os contadores necessitavam de potncias muito elevadas e geravam rudos quando vrios bits modificavam-se simultaneamente. O uso do cdigo Gray garantiu que qualquer mudana variaria apenas um bit.

Frank Gray (13 de Setembro de 1887, Alpine, Indiana - 23 de maio de 1969) foi um fsico e pesquisador do Bell Labs que fez inmeras inovaes na televiso, tanto mecnica e eletrnica, e lembrado para o cdigo Gray. O mesmo utilizado em comunicao de dados e na construo de Encoders (codificao de ngulos) onde indica posio angular de componentes rotativos de mquinas. Um codificador Gray com 4 bits apresenta 16 variaes com resoluo de 1 entre 16 posies angulares. A estrutura deste cdigo facilita a deteco de erros o que aumenta a confiabilidade do sistema.

Descreva as principais caractersticas da CPU, explicando a sua funo.

A CPU (Central Processing Unit-unidade central de processamento), tambm conhecido como processador, a parte de um sistema computacional, que realiza as instrues de um programa de computador, para executar a aritmtica bsica, lgica, e as entradas e sadas de dados. A mesma tem papel anlogo ao crebro no computador. O termo vem sendo usado desde o incio da dcada de 60. A forma, desenho e implementao mudaram drasticamente desde os primeiros exemplos, porm o seu funcionamento substancial permanece o mesmo. Esse componente indispensvel responsvel por carregar e realizar as operaes aritmticas e lgicas de que os programas de computador fazem uso. Portanto, nada funciona sem a famosa CPU. Infelizmente, pela falta de conhecimento, muitas pessoas chamam o gabinete do Computador de CPU. Descreva as principais caractersticas das memrias estudadas em sala. RAM (Random Access Memory- Memria de Acesso Aleatrio): um tipo de circuito integrado onde dados e programas podem ser armazenados. Este tipo de memria voltil, isto , o seu contedo apagado quando cortada a sua alimentao eltrica. por este motivo que os computadores possuem sistemas de memria de massa, tais como disco rgido, disquetes entre outros, para que programas e dados no sejam perdidos quando desligamos o computador. nela que o processador busca instrues e dados para serem processados. O circuito de memria RAM pode ser construdo com uma enorme gama de tecnologias, tais como FPM, EDO, SDRAM, DDR-SDRAM. Vrios outros dispositivos tambm usam memria RAM. Por exemplo, a placa de vdeo e impressoras, entre outros.

ROM (Read Only Memory- Memria Apenas de Leitura): um tipo de circuito intergrado contendo um programa em seu interior e este programa no pode ser modificado durante o seu uso, por isso chamado somente leitura. Outra caracterstica que seu contedo e excludo quando a sua alimentao eltrica interrompida. Essas memrias possuem inmeras aplicaes, como cartuchos de videogame (o jogo armazenado em um circuito deste tipo). No Computador, a memria armazena trs programas: BIOS, POST e Setup. O circuito de memria ROM classificado de acordo como os seus dados so gravados ou regravados: Mask-ROM (Mask-programmable Read-Only Memory): O programa gravado durante o processo de fabricao do chip. PROM (Programmable Read-Only Memory): vendida virgem e o programa gravado pelo prprio usurio usando um gravador apropriado, porm no possvel reprogramar o chip. EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory): Esta uma ROM
programvel e apagvel, sua programao semelhante das PROMs. O apagamento feito expondo o chip a uma luz ultravioleta por determinado perodo de tempo entre 15 a 45 minutos dependendo da sua idade.

EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory): O apagamento


feito eletricamente e no atravs de luz ultravioleta, No necessrio reprogramao total.

Flash-ROM: O apagamento tambm feito eletricamente, porm na Flash-ROM no possvel apagar somente um certo endereo da memria sendo necessrio programar toda a memria.

Descreva as principais caractersticas dos I/Os (entrada/sada). Entrada e Sada (input e output, em ingls) so trocas de informaes entre o usurio computador e o usurio. Entrada a informao fornecida a um programa; sada a informao fornecida pelo programa, ou seja, resposta ao usurio. comum referir-se aos dois termos simultaneamente: entrada/sada ou E/S (I/O, em ingls). A tarefa principal dos circuitos digitais comparar dados, process-los e tomar uma atitude em relao a eles.

Perifricos de entrada, sada e entrada e sada:


Perifricos de entrada:
Teclado: perifrico que permite o usurio inserir dados atravs de diversas teclas, inclusive com combinaes. Mouse: perifrico que permite o usurio posicionar uma seta (apontador) atravs da interface grfica dos aplicativos. O mouse possui 2 botes padres, o esquerdo e o direito. Entre outros.

Perifricos de sada So todos os dispositivos de sada conectados externamente placa-me do computador Monitor Impressora Caixas de som Entre outros Perifricos de entrada e sada So dispositivos capazes de fornecer dados ao sistema e ao usurio no mesmo hardware. Principais exemplos: Monitor TouchScreen Joystick (controles de jogos) com funes de vibrao e force feedback Modem Pen drive Entre outros

REFERNCIAS

http://www.kardan.com.br/S.I./Periodo/introducao_sistemas_logicos/unaislcodigograyparidae http://www.slideshare.net/octo.um/mundo-analogico-x-digital http://pt.wikiversity.org/wiki/Circuitos_Digitais/C%C3%B3digos_Num%C3%cos http://www.clubedohardware.com.br http://www.juliomoraes.com http://www.cgrbrasil.com.br/artigos/diferenca-entre-sinal-digital-e-analogico/ http://www.veeder.com.br/servicos/faq/ac18.htm IDOETA, IvanV; CAPUANO, Francisco Gabriel. Elementos de Eletrnica Digital. 28.ed.So Paulo:rica, 1998

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE UNIBAN CURSO: BACHAREL EM ENGENHARIA ELTRICA DISCIPLINA: AUTOMAO INDUSTRIAL PROFESSOR: WELLINGTON JORGE

ATPS TEORIA DE AUTOMAO INDUSTRIAL

DELMED DE SOUSA MONTEIRO VERAS. RA: 100867057 HENRIQUE FERNANDES DE S VALENA. RA: 1299505582

SO BERNARDO DO CAMPO 2013

Potrebbero piacerti anche