Sei sulla pagina 1di 5

Deriva Continental Hoje parece-nos quase impossvel pensar que os continentes se movimentam atravs do oceano.

Contudo, esta no uma ideia disparatada de todo. Que o diga Alfred Wegener, um cientista alemo, formado em Astronomia, mas que sempre teve uma grande paixo por geofsica, particularmente em climatologia e meteorologia. Durante a sua vida, Wegener fez estudos importantes na rea da climatologia, e foi tambm um dos primeiros exploradores da Gronelndia. De regresso a Marburg, Wegener deparou-se com um relatrio cientfico na biblioteca da Universidade que documentava fsseis de plantas e animais idnticos na frica e na Amrica do Sul. Como que isso seria possvel se existe o Oceano Atlntico entre os dois continentes? Seria impossvel s espcies viajar at to longe atravs do oceano. Na altura, pensava-se que h muitos milhes de anos existiam umas faixas de terra estreita que teria permitido aos animais passar de um lado para o outro. Mas isso no explicava as plantas. Alm disso, Wegener encontrou outros factos que o levaram a formular outra hiptese. Eis ento os factos (argumentos) que Wegener utilizou para formular a sua teoria: 1) A forma dos continentes complementar Argumentos Morfolgicos

A forma dos continentes complementar, como se no passado j todos tivessem estado unidos. Ou seja, as linhas de costa parecem ser complementares e encaixar como as peas de um puzzle. Ser que os continentes j estiveram efetivamente juntos no passado, ou apenas coincidncia? 2) Fsseis idnticos em continentes que hoje se encontram separados Argumentos Paleontolgicos

Isto s seria possvel se os continentes estivessem juntos quando essas espcies existiam na Terra, permitindo-lhes andar de um lado para o outro. Os animais e as plantas nunca conseguiriam atravessar o Oceano se os continentes estivessem separados naquela altura. 3) Vestgios de glaciares em vrios continentes que hoje tm climas diferentes Argumentos Paleoclimticos A imagem que se segue uma fotografia de uma camada rochosa que se forma quando os glaciares comeam a ceder e o gelo arrasta consigo grandes fragmentos de rocha. Agora imagina l onde foi tirada: na frica do Sul, que como sabes tem um clima bastante quente.

As rochas mais claras que observas na rocha so de facto rochas de zonas mais longnquas que forram arrastadas pelos glaciares at aquele local. Mas no foi apenas na frica do Sul. Foram registadas camadas rochosas semelhantes a esta em continentes como a Amrica do Sul, a frica, a ndia e a Austrlia (os mesmos locais onde foram encontrados os fsseis semelhantes, lembras-te?). Ora, se hoje esses continentes tm climas mais quentes e se tm l vestgios de glaciares, porque houve uma altura da histria da Terra em que estiveram todos juntos prximo no plo sul, que onde se formam glaciares com dimenses suficientes para gerar aquele tipo de depsitos. Alguma coisa deste gnero:

A localizao actual dos continentes e a posio dos glaciares que foram encontrados com a mesma idade. B Interpretao da posio que os continentes teriam tido quando se formaram os glaciares.

4) Rochas idnticas Argumentos Geolgicos Nos vrios continentes dos dois lados do oceano Atlntico h estruturas rochosas idnticas, com a mesma idade e o mesmo tipo de constituio. Por exemplo, as montanhas Apalaches, na Amrica do Norte so semelhantes em idade e estrutura s montanhas das Terras Altas na Esccia, do outro lado do oceano. O mesmo acontece com algumas camadas rochosas mais antigas, no Brasil e na Amrica do Sul. Repara no mapa. Parece que as montanhas da Amrica continuam do outro lado do Oceano, na Europa e em frica.

Ora, tal como nos casos anteriores, se as rochas so semelhantes e tm a mesma idade porque se formaram nas mesmas condies e ao mesmo tipo, ou seja, no mesmo local. Assim, mais uma vez, isto s seria possvel se os continentes tivessem estado juntos. A Teoria da Deriva Continental Ento, reunindo todos estes factos, Wegener escreveu um livro chamado A origem dos continentes e dos oceanos, onde props a Teoria da Deriva Continental, que diz o seguinte: - Os continentes j estiveram todos juntos, h 225 M.a., formando um nico supercontinente. Wegener chamou a este continente Pangeia (Pan=toda, Geo=terra) e ao oceano que o banhava chamou-lhe Pantalassa (Pan=todo, Thalassos=oceano). - Depois, devido ao movimento das correntes martimas, os continentes teriam flutuado deriva (sim, como um barco) at ocuparem as posies que tm hoje, como podes ver na imagem seguinte.

Segundo a Teoria da Deriva Continental, os continentes j estiveram todos juntos no passado. Com o tempo separaram-se e deslocaram-se at ocuparem as posies que tm hoje. Para fundamentar esta teoria, Wegener teve de apresentar as provas, ou argumentos: - Argumentos morfolgicos: a forma dos continentes complementar - Argumentos paleontolgicos: os fsseis idnticos dos dois lados do oceano - Argumentos paleoclimticos: vestgios de climas antigos diferentes dos que existem hoje nos continentes - Argumentos geolgicos: rochas semelhantes nos continentes que esto hoje separados. O problema: A teoria de Wegener no foi aceite na altura porque os continentes no flutuam. Ou seja, Wegener no conseguiu explicar como que os continentes se deslocaram da sua posio inicial. A teoria da Deriva Continental caiu ento no esquecimento. S mais tarde, com a evoluo da tecnologia, se encontraram novos indcios que vieram dar nova luz a este tema e reacendeu o debate sobre o modo como os continentes se deslocam.

Potrebbero piacerti anche