Sei sulla pagina 1di 21

Legislao Penal especial Abuso de autoridade

Lei 4.898/1965
20/11/2010 O ato de abuso de autoridade enseja trplice responsabilizao: a) Responsabilizao Administrativa b) Responsabilizao Civil c) Responsabilizao Penal A lei de abuso de autoridade no regula apenas responsabilidade penal, mas civil e administrativa tambm. Aspectos penais 1) Objetividade Jurdica Os crimes de abuso de autoridade tm dupla objetividade jurdica: a) imediata (principal) proteo dos direitos e garantias fundamentais das pessoas fsicas e jurdicas. b) mediata (secundaria) a normalidade e regularidade dos servios pblicos. O ato de abuso significa uma irregular e anormal prestao do servio pblico. Quem abusa da autoridade presta indevidamente o servio pblico. 2) Elemento Subjetivo O elemento subjetivo o dolo. No h abuso de autoridade culposo. No basta o dolo de praticar a conduta tpica de abuso, ou seja, necessria ainda a finalidade especifica de abusar. O propsito deliberado de agir abusivamente (elemento subjetivo do injusto penal). O dolo deve abranger tambm a conscincia por parte da autoridade de que est cometendo abuso. Se a autoridade, na justa inteno de cumprir seu dever e proteger o interesse pblico, acaba se excedendo haver ilegalidade no ato, mas no haver crime de abuso de autoridade por ausncia da inteno especifica de abusar. 3) Formas de conduta O abuso de autoridade pode ser tanto por ao (comissivo) como por omisso (omissivo). Os crimes do art. 4, c, d, g e i s podem ser praticados por omisso. So crimes omissivos puros ou prprios. Na forma omissiva tambm necessrio o elemento subjetivo do injusto: a inteno especifica de se omitir abusivamente.

4) Consumao e tentativa Os crimes do art. 3: Consumao: consumam-se com a simples conduta praticada no tipo penal, independentemente da efetiva violao do direito ali protegido. Em outros termos, tratase de crime formal. Tentativa: os crimes do art. 3 no admitem tentativa. O simples atentado aos direitos previstos no art. 3 j configura crime consumado.
Art. 3. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado: a) liberdade de locomoo; b) inviolabilidade do domiclio; c) ao sigilo da correspondncia; d) liberdade de conscincia e de crena; e) ao livre exerccio do culto religioso; f) liberdade de associao; g) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio do voto; h) ao direito de reunio; i) incolumidade fsica do indivduo;

j) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio profissional. (Includo pela


Lei n 6.657,de 05/06/79)

No possvel se falar em tentativa de atentado de abuso de autoridade. O simples atentado j se configura, dada a redao do art. 3. Os crimes do art. 4 Consumao: ser vista caso a caso. Tentativa: no possvel nos crimes das alneas c, d, g e i. pois so crimes omissivos puros ou prprios, e estes no admitem tentativa. 5) Sujeitos do crime O sujeito ativo a autoridade. Portanto, os crimes de abuso de autoridade so crimes prprios: exigem uma qualidade especial do sujeito ativo. O conceito de autoridade est no art. 5:
Art. 5 Considera-se autoridade, para os efeitos desta lei, quem exerce cargo, emprego ou funo pblica, de natureza civil, ou militar, ainda que transitoriamente e sem remunerao.

O conceito coincide com o conceito de funcionrio publico para fins penais do art. 327, caput do CP. O conceito de autoridade para os efeitos dessa lei amplssimo. Para os efeitos dessa lei autoridade toda pessoa que exera funo publica, pertena ou no a administrao e ainda que exera tal funo de forma passageira e gratuita. Ex. mesrio eleitoral, jurado, a jurisprudncia j reconheceu como autoridade o guarda noturno, etc. O crime pode ser cometido no exerccio da funo ou em razo dela. Em razo dela significa que a autoridade invoca tal qualidade para praticar o abuso, e o pratica prevalecendo-se dessa funo. Sumula 172 do STJ STJ Smula n 172 - 23/10/1996 - DJ 31.10.1996 Competncia - Militar - Abuso de Autoridade - Processo e Julgamento Compete Justia Federal processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, ainda que praticado em servio. A expresso: ainda praticado em servio, significa que o crime pode ser praticado em servio ou em razo dela. No so consideradas autoridades as pessoa que exercem um mnus pblico. Mnus pblico um encargo imposto pela lei ou pelo juiz para proteo de um interesse particular ou social. Quem exerce o mnus publico no detentor de uma parcela do poder estatal e defende interesse privado. Ex. Tutor e curador dativos, inventariante, administrador de falncia, depositrio judicial, advogado, o funcionrio publico demitido ou aposentado ou exonerado, pois no ostentam mais a condio de autoridade, estes ltimos podem responder por abuso de autoridade quando ainda ostentavam a funo. A pessoa que no autoridade pode responder por delito de abuso de autoridade? R. sozinho jamais, pois no tem a qualidade de autoridade. Contudo, podem responder desde que cometam o crime em concurso com uma autoridade e saibam que o companheiro autoridade, porque a condio pessoal de autoridade elementar do crime e sendo elementar comunica-se ao particular. Ex. o soldado do estdio do Pacaembu juntamente com o pipoqueiro corintiano agridem um palmeirense. O pipoqueiro vai responder por abuso de autoridade porque praticou o crime juntamente com o soldado. Sujeitos passivos do crime de abuso de autoridade O crime tem dupla subjetividade passiva: a) Sujeito imediato ou principal a pessoa fsica ou jurdica que sofre a conduta abusiva. Pode ser qualquer pessoa fsica, capaz, nacional ou estrangeiro e qualquer pessoa jurdica de direito publico ou de direito privado. (pessoa jurdica pode ser vitima de abuso de autoridade). O sujeito passivo pode ser inclusive uma autoridade. OBS.: se a vitima for criana ou adolescente a conduta poder configurar crime do ECA (principio da especialidade)

b) Sujeito passivo mediato ou secundrio a administrao publica cujos servios so prejudicados com o ato de abuso de autoridade. O abuso de autoridade a prestao irregular de servio publico, portanto ele causa prejuzo a ADm publica interessada na normalidade dos servios pblicos. 6) Ao Penal
Art. 1 O direito de representao e o processo de responsabilidade administrativa civil e penal, contra as autoridades que, no exerccio de suas funes, cometerem abusos, so regulados pela presente lei.

O art. 2 trata das formalidades da representao:


Art. 2 O direito de representao ser exercido por meio de petio: a) dirigida autoridade superior que tiver competncia legal para aplicar, autoridade civil ou militar culpada, a respectiva sano; b) dirigida ao rgo do Ministrio Pblico que tiver competncia para iniciar processocrime contra a autoridade culpada. Pargrafo nico. A representao ser feita em duas vias e conter a exposio do fato constitutivo do abuso de autoridade, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado e o rol de testemunhas, no mximo de trs, se as houver. Art. 12. A ao penal ser iniciada, independentemente de inqurito policial ou justificao por denncia do Ministrio Pblico, instruda com a representao da vtima do abuso.

A ao penal publica incondicionada. No h necessidade de representao da vitima. A representao a que se refere esses artigos da lei significa apenas o direito de petio contra abuso de puder (art. 5, XXXIV, a da CF). A representao a que se refere a lei no aquela condio de procedibilidade. 7) Competncia Os crimes de abuso de autoridade tm pena mxima: 6 meses de deteno. Assim infrao de menor potencial ofensivo. Tendo como competente os juizados especiais estaduais e federais. A regra Jecrim estadual, salvo se o crime atingir bens, servios ou interesses da unio, autarquias ou empresas pblicas. Crime praticado contra servidor federal: se a vitima do abuso for servidor federal e guarde relao com a funo do servidor federal (Ex. soldado do exercito vitima de abuso pelo seu superior) competncia do Jecrim Federal (sumula 147 do STJ). No havendo relao com a funo do servidor federal Jecrim estadual. STJ Smula n 147 - 07/12/1995 - DJ 18.12.1995 Competncia - Crimes Contra Funcionrio Pblico Federal - Exerccio da Funo - Processo e Julgamento Compete Justia Federal processar e julgar os crimes praticados contra funcionrio pblico federal, quando relacionados com o exerccio da funo.

OBS.: Recentemente o STJ decidiu que crime de abuso de autoridade praticado contra juiz federal competncia do Jecrim federal mesmo o crime no tendo relao com a funo do magistrado. A justificativa: juiz federal rgo da justia federal no se enquadra no conceito de funcionrios pblico, ou seja, essa qualidade de rgo do poder judicirio no pode ser afastada mesmo que a vitima no esteja no exerccio de suas funes jurisdicionais. Concluso do STJ: a interpretao restritiva da sumula 147 no se aplica aos juzes federais (CC 89.397/AC) Crime praticado por servidor federal H divergncia: 1 C se o crime de abuso de autoridade praticado por servidor federal competncia do Jecrim federal porque o abuso atinge a normalidade do servio publico federal, acarretando interesse da unio. ( a corrente que prevalece na doutrina) 2 C O fato de o infrator ser servidor federal por si s no fixa a competncia da justia federal. Nesse sentido Nucci. necessrio uma circunstancia que justifique o interesse da unio na causa. Ex. se o crime praticado em ambiente controlado pela unio h interesse da unio na causa: crime cometido em zona alfandegria de aeroporto, carceragem de presdio federal. Recentemente o STJ adotou a segunda corrente (HC 102.049/ES).

EMENTA Abuso de autoridade (delegado). Competncia (federal/estadual). Ato praticado fora do exerccio funcional (hiptese). 1. Aos olhos do Relator, h de ser restritiva a interpretao da clusula "em detrimento de bens, servios ou interesse da Unio ou de suas entidades autrquicas ou de empresas pblicas", constante do art. 109, IV, da Constituio. 2. Por isso mesmo, o ato praticado por delegado de polcia federal tendo como vtima mdica em hospital quando no se encontrava no exerccio da funo no bastante para se fixar a competncia da Justia Federal. 3. Ordem concedida para se proclamar a incompetncia da Justia Federal.
Abuso praticado por militar Ainda que a vtima seja outro militar de competncia do Jecrim, no competncia da justia militar porque o abuso de autoridade no crime militar (sumula 172 do STJ). OBS.: o STJ decidiu que se o juiz militar arquiva inqurito por crime de abuso de autoridade, cabvel a impetrao de mandado de segurana pelo MP estadual ou federal, pois a deciso de arquivamento, proferida por juiz militar incompetente, subtrai do MP, como titular da ao penal, o direito de formar a opinio delicti e ajuizar ou no a ao penal (RMS 24. 328/PR).

o abuso praticado por militar configura em alguns casos crime militar que prevalece pelo principio da especialidade. Ex. crime de violncia contra inferior (art. 175 do CPM). Nesse caso ser da competncia da justia militar por se tratar de crime militar e no abuso de autoridade. se houver concurso de crimes entre crime militar e crime de abuso de autoridade haver separao de processos (art. 79, I do CPP). O militar ser processado no Jecrim pelo abuso e na justia militar pelos crimes militares. Ex. o militar comete abuso de autoridade mais leso corporal, e ainda violao de domicilio. Leso corporal e violao de domiclios so crimes militares devendo ser julgado na justia militar e o crime de abuso de autoridade no Jecrim. (STF HC 92.912/RS e STJ HC 81.752/RS).

Ementa
HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL. AO PENAL. TRANCAMENTO. ALEGAO DE DUPLICIDADE DE PROCESSOS SOBRE OS MESMOS FATOS. CRIMES DE NATUREZA COMUM E CASTRENSE. CUMPRIMENTO DE TRANSAO PENAL E EXTINO DA PUNIBILIDADE NA JUSTIA ESTADUAL. COISA JULGADA MATERIAL. PERSECUO PENAL NA JUSTIA MILITAR. PRINCPIO DO NE BIS IN IDEM: AUSNCIA DE PLAUSIBILIDADE JURDICA DOS FUNDAMENTOS APRESENTADOS. HABEAS CORPUS INDEFERIDO. 1. Eventual reconhecimento da coisa julgada ou da extino da punibilidade do crime de abuso de autoridade na Justia comum no teria o condo de impedir o processamento do Paciente na Justia Castrense pelos crimes de leso corporal leve e violao de domiclio. 2. A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal firmou entendimento no sentido de que, por no estar inserido no Cdigo Penal Militar, o crime de abuso de autoridade seria da competncia da Justia comum, e os crimes de leso corporal e de violao de domiclio, por estarem estabelecidos nos arts. 209 e 226 do Cdigo Penal Militar, seriam da competncia da Justia Castrense. Precedentes. 3. Ausncia da plausibilidade jurdica dos fundamentos apresentados na inicial. 4. Habeas corpus indeferido.

8) Concurso de crimes O STF e STJ j pacificaram o entendimento de que o abuso de autoridade no absorve os crimes a ele conexos. Ex. leses corporais, violao de domicilio, crimes contra honra,etc. assim, perfeitamente possvel abuso de autoridade + leso corporal, por exemplo. STJ Resp. 684.532 nesse julgado o STJ reconheceu que um juiz de direito em audincia praticou abuso de autoridade + difamao + injuria.

Ementa
PROCESSUAL PENAL. EMBARGOS DE DECLARAO NO RECURSO ESPECIAL. OPOSIO FORA DO PRAZO LEGAL. A teor do disposto no art. 619, do Cdigo de Processo Penal, e no art. 263, do Regimento Interno do Superior Tribunal de Justia, o prazo de oposio dos Embargos de Declarao, ao versarem sobre matria criminal, de 02 (dois) dias. Embargos no conhecidos.

Quanto ao crime de tortura, prevalece na doutrina que o abuso de autoridade fica sempre absorvido pela tortura. Contudo, o STJ reconhece a possibilidade de concurso entre abuso de autoridade e tortura: RAH 22.727/GO e HC 11.159. "PROCESSUAL PENAL. RECURSO ORDINRIO EM HABEAS CORPUS. TORTURA E ABUSO DE AUTORIDADE. PODER INVESTIGATRIO DO MINISTRIO PBLICO. SMULA N 234STJ. I - Na esteira de precedentes desta Corte, malgrado seja defeso ao Ministrio Pblico presidir o inqurito policial propriamente dito, no lhe vedado, como titular da ao penal, proceder investigaes. A ordem jurdica, alis, confere explicitamente poderes de investigao ao Ministrio Pblico - art. 129, incisos VI, VIII, da Constituio Federal, e art. 8, incisos II e IV, e 2, e art. 26 da Lei n 8.6251993 (Precedentes). II - Por outro lado, o inqurito policial, por ser pea meramente informativa, no pressuposto necessrio propositura da ao penal, podendo essa ser embasada em outros elementos hbeis a formar a opinio delicti de seu titular. Se at o particular pode juntar peas, obter declaraes, etc., evidente que o Parquet tambm pode. Alm do mais, at mesmo uma investigao administrativa pode, eventualmente, supedanear uma denncia. III - 'A participao de membro do Ministrio Pblico na fase investigatria criminal no acarreta o seu impedimento ou suspeio para o oferecimento da denncia.' (Smula n 234STJ). IV - Na hiptese, trata-se de procedimento administrativo de investigao deflagrado no mbito da 3 Promotoria de Justia de ItumbiaraGO, tendo em vista que a vtima ali noticiou a suposta prtica dos delitos de tortura e abuso de autoridade pelos recorrentes. Assim, no h que se falar em usurpao de funo da polcia judiciria, j que no se trata de inqurito policial. Recurso desprovido." (RHC 22.727GO, 5. Turma, Rel. Min. FELIX FISCHER, DJe de 22062009.) Para Silvio em alguns casos o abuso de autoridade meio de execuo da tortura, no h duvida neste caso que o abuso absorvido pela tortura. H outros casos em que o crime de abuso e tortura so independentes, ex. Policiais torturam o preso para obter confisso, no dia seguinte policiais expe o preso na mdia como autor confesso do crime, neste caso haver concurso entre tortura e abuso de autoridade (art. 4, b). 9) Crimes de abuso de autoridade em espcie Art. 3 Todos os crimes previstos neste art. esto previstos na CF
Art. 3. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado: a) liberdade de locomoo; b) inviolabilidade do domiclio; c) ao sigilo da correspondncia; d) liberdade de conscincia e de crena;

e) ao livre exerccio do culto religioso; f) liberdade de associao; g) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio do voto; h) ao direito de reunio; i) incolumidade fsica do indivduo; j) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio profissional. (Includo pela Lei n 6.657,de 05/06/79)

Discute-se se o art. 3 inconstitucional: 1 C - o art. 3 inconstitucional por violao ao principio da taxatividade, pois o art. 3 tem uma redao vaga, genrica, imprecisa. Pelo principio da taxatividade os tipos penais devem ser claros e precisos, devem descrever de forma detalhada e precisa qual a conduta proibida para que as pessoas possam saber de antemo qual o comportamento proibido (questo de segurana jurdica). O principio da taxatividade est no art. 1 do CP na expresso defina. No h crime sem lei anterior que o defina. O termo defina significa expor com preciso. 2 C O art. 3 constitucional. a tcnica dos tipos penais abertos absolutamente legitima nos crimes de abuso de autoridade porque impossvel ao legislador prever todas as hipteses concretas de abuso. o mesmo raciocnio do crime culposo. a que prevalece, porque o STF e STJ jamais declararam a inconstitucionalidade do art. nem mesmo em controle difuso. se a conduta abusiva se enquadrar simultaneamente nos arts 3 e 4 da lei, prevalece o art. 4, pois este tem redao mais detalhada, logo mais especifico que o art. 3, e deve, portanto, prevalecer sobre este art. pelo principio da especialidade. Os crimes do art. 3 so crimes formais ou de consumao antecipada, ou seja, consuma-se independentemente da efetiva violao do direito protegido, do resultado naturalstico que a leso a ofensa a honra. Aline a: liberdade de locomoo Est tutelada no art. 5, LV da CF. A liberdade de locomoo incluiu tambm o direito de permanecer (de ficar, de no ir) a jurisprudncia j reconheceu abuso de autoridade a conduta de policial que expulsou pessoa de praa publica. Se a restrio liberdade de locomoo for justificada no h abuso, trata-se de legitimo exerccio de poder de policia estatal. Ex. retirar pessoas embriagadas ou doentes mentais de determinados locais desde que elas estejam causando tumulto ou colocando em risco algum bem jurdico; expulsar prostitutas de determinados locais desde que estejam promovendo desordem. Se a prostituta no est praticando nenhum excesso no pode

ser retirada do local, pois prostituio no ato ilcito. A prostituta pode pagar contribuio previdenciria como prostituta; bloqueio de transito uma legitima restrio momentnea ao direito de locomoo, preciso fazer a distino entre deteno momentnea e priso para averiguao (Mirabete). Deteno momentnea a breve reteno da pessoa ou a conduo dela a algum local pelo tempo estritamente necessrio para o esclarecimento de uma justificvel situao de duvida, a deteno momentnea no crime legitimo poder de policia. Ex. conduzir uma pessoa ate a delegacia para conferir a autenticidade de documento com sinais de adulterao. Conduzir uma pessoa at a delegacia que ainda consta como procurado no cadastro desatualizado da policia. Priso para averiguao restrio da liberdade da pessoa para efetiva investigao de crime, ainda que informalmente. Esta sempre abuso de autoridade. Ex. secretario de segurana publica manda delegado manter custodiadas na delegacia pessoas cujas prises no foram feitas com ordem judicial nem em situao de flagrante. O secretario da segurana cometeu abuso (STF HC 93.224/SP).
HC N. 93.224-SP RELATOR: MIN. EROS GRAU EMENTA: HABEAS CORPUS. PENAL E PROCESSUAL PENAL. ABUSO DE PODER: MANUTENO DE PRISO SEM FLAGRANTE DELITO OU ORDEM FUNDAMENTADA DA AUTORIDADE JUDICIRIA COMPETENTE. DENNCIA INEPTA. INOCORRNCIA. MEMBRO DO MINISTRIO PBLICO ESTADUAL. ARTIGO 18, PARGRAFO NICO, DA LC 73/95 E ARTIGO 41, PARGRAFO NICO, DA LEI N. 8.625/93. INVESTIGAO CONDUZIDA PELO PARQUET. LEGALIDADE. AO PENAL. TRANCAMENTO. EXCEPCIONALIDADE. 1. A denncia que descreve de forma clara, precisa, pormenorizada e individualizada a conduta praticada por todos e cada um dos co-rus, viabilizando o exerccio da ampla defesa, no inepta. Est na pea acusatria que o paciente ordenou - verbo nuclear do tipo relativo ao delito de abuso de poder - que o Delegado de Polcia mantivesse, abusivamente, a priso de pessoas, conduzindo-as delegacia policial, sem flagrante delito ou ordem fundamentada da autoridade judiciria competente. 2. Sendo o paciente membro do Ministrio Pblico Estadual, a investigao pelo seu envolvimento em suposta prtica de crime no atribuio da polcia judiciria, mas do Procurador-Geral de Justia [artigo 18, pargrafo nico, da LC 73/95 e artigo 41, pargrafo nico, da Lei n. 8.625/93]. 3. O trancamento da ao penal por falta de justa causa, fundada na inpcia da denncia, medida excepcional; justifica-se quando despontar, fora de dvida, atipicidade da conduta, causa extintiva da punibilidade ou ausncia de indcios de autoria, o que no ocorre na espcie. Ordem denegada.

b) a inviolabilidade do domicilio Fundamento constitucional art. 5, XI da CF O conceito de domicilio para efeitos desta lei: qualquer local no aberto ao publico onde algum exera moradia habitual ou passageira ou onde exera qualquer atividade, trabalho ou profisso. Ex. STF e STJ consideram como domiclios os escritrios profissionais de contabilidade. Entrada de fiscal sem mandado em escritrios sem ordem judicial pode configurar abuso de autoridade, sem prejuzo da ilicitude da prova. OBS.; esta letra b revogou tacitamente o crime de violao de domicilio praticado por funcionrio pblico, previsto no art. 150, 2 do CP.

2 - Aumenta-se a pena de um tero, se o fato cometido por funcionrio pblico, fora dos casos legais, ou com inobservncia das formalidades estabelecidas em lei, ou com abuso do poder.

Crime permanente e busca domiciliar sem ordem judicial O STF e STJ: a invaso domiciliar em caso de crime permanente dispensa a ordem judicial, por conta do estado de flagrante. Ex. policiais recebem denuncia que sujeito est traficando drogas em casa, a invaso possvel. Para Nucci a invaso policial sem ordem judicial por conta e risco da policia: se a policia entrar e encontrar o crime permanente o ato legal, contudo se nada encontrar abuso de autoridade. Para o prof. Silvio a situao de flagrante que dispensa ordem judicial a certeza visual do crime, mera suspeita gerada por denuncia annima no autoriza a invaso (no o que prevalece, mas pode ser usada em defensoria publica). c) sigilo da correspondncia o sigilo da correspondncia no direito absoluto. Em hipteses muito excepcionais, o sigilo da correspondncia pode ser legitimamente violado (STF HC 70.814) o STF reconheceu como licita a violao de correspondncia de preso realizada por policiais onde se planejava resgate de presos. Tutela correspondncia escritas, eletrnicas e fechadas.

Ementa
HABEAS CORPUS - ESTRUTURA FORMAL DA SENTENA E DO ACRDO OBSERVANCIA - ALEGAO DE INTERCEPTAO CRIMINOSA DE CARTA MISSIVA REMETIDA POR SENTENCIADO - UTILIZAO DE COPIAS XEROGRAFICAS NO AUTENTICADAS - PRETENDIDA ANALISE DA PROVA - PEDIDO INDEFERIDO . - A estrutura formal da sentena deriva da fiel observancia das regras inscritas no art. 381 do Cdigo de Processo Penal. O ato sentencial que contem a exposio sucinta da acusao e da defesa e que indica os motivos em que se funda a deciso satisfaz, plenamente, as exigencias impostas pela lei . - A eficacia probante das copias xerograficas resulta, em princpio, de sua formal autenticao por agente pblico competente (CPP, art. 232, pargrafo nico). Pecas reprograficas no autenticadas, desde que possivel a aferio de sua legitimidade por outro meio idoneo, podem ser validamente utilizadas em juzo penal . - A administrao penitenciaria, com fundamento em razoes de segurana pblica, de disciplina prisional ou de preservao da ordem jurdica, pode, sempre excepcionalmente, e desde que respeitada a norma inscrita no art. 41, pargrafo nico, da Lei n. 7.210/84, proceder a interceptao da correspondencia remetida pelos sentenciados, eis que a clusula tutelar da inviolabilidade do sigilo epistolar no pode constituir instrumento de salvaguarda de praticas ilicitas . - O reexame da prova produzida no processo penal condenatrio no tem lugar na ao sumarissima de habeas corpus

Correspondncia de advogados O art. 7, II do estatuto da OAB. Antes da alterao da lei 11.767/08 Aps a alterao

O art. 7, II dizia que a correspondncia do advogado era inviolvel, salvo no caso de apreenso determinada pelo juiz e acompanhada de representante da OAB;

com a alterao o art. 7, II prev a inviolabilidade sem qualquer exceo. Por tanto o sigilo das correspondncias referente ao exerccio da profisso absoluto, porm, as correspondncias que no se referirem aos exerccio da profisso seguem a regra geral.

O art. 7, admitia a violao das correspondncias do advogado se houvesse ordem judicial e acompanhado por representante da OAB. Hoje no mais se admite se se referirem ao exerccio da profisso. A violao caracteriza abuso de autoridade se tiver o animus. d) Liberdade de conscincia e crena e e) livre exerccio de culto religioso os excessos de abuso cometidos na manifestao dos pensamento religioso podem e devem ser coibidos pelas autoridades, inclusive com providencias criminais eventualmente cabveis. Ex. culto religioso com sacrifcios de seres humanos; cultos religiosos com excesso de som; isso configura estrito cumprimento do dever legal f) liberdade de associao configura abuso de autoridade obrigar alguem a permanecer associado contra sua vontade. A CF probe associao para fins ilcitos ou paramilitares, estas podem e devem ser dissolvidas pelas autoridades e no haver abuso de autoridade.
g) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio do voto

crime subsidirio. Se a conduta no configurar nenhum crime eleitoral configurar abuso de autoridade. O conflito aparente de normas evidente. Art. 292 do CE: o juiz sem fundamento legal nega ou retarda a inscrio de algum como eleitor. Isso crime eleitoral e no abuso de autoridade. Prender ilegalmente eleitor no dia da eleio atentado contra o exerccio de voto (298 do CE) e no abuso de autoridade.
Art. 292. Negar ou retardar a autoridade judiciria, sem fundamento legal, a inscrio requerida: Pena - Pagamento de 30 a 60 dias-multa. Art. 298. Prender ou deter eleitor, membro de mesa receptora, fiscal, delegado de partido ou candidato, com violao do disposto no Art. 236: Pena - Recluso at quatro anos.

h) direito de reunio art. 5, XVI da CF. a prpria CF impe limites ao direito de reunio: devem ser comunicadas s autoridades, no frustrar outra reunio marcada para o mesmo local. Os

excessos do direito de reunio podem e devem ser coibidos pelas autoridades. Ex. passeata violenta, os policiais podem no s dissolver a passeata como prender os infratores. Ex. as autoridades podem regular a reunio: delimitar os espaos por questo de segurana, para que outros direitos de locomoo no sejam violados, passeata que para enfrente ao pronto-socorro. i) incolumidade fsica do individuo Pode variar desde uma simples via de fato at um homicdio. Se houver leses ou morte da vitima, haver concurso de crimes: abuso mais leso ou homicdio. Para Capez haver concurso formal imprprio, para Vladimir e Gilberto passos de Freitas, o concurso ser sempre crime material. Para Nucci a leso leve fica absorvida pelo abuso. No caso de leso grave ou homicdio o Nucci entende que h concurso formal. O crime de abuso menos grave de leso leve, e pelo principio da consuno o crime menos grave no pode absorver o mais grave. OBS.: o STF entende que este art. 3, i no revogou o crime de violncia arbitraria do art. 322 do CP (STF RHC 95.617). j) direitos e garantias legais assegurados ao exerccio profissional art. 5, XIII da CF. norma penal em branco, pois precisa ser complementada por outra norma que preveja os direitos e garantias do profissional. Ex. delegado de policia impede promotor de entrar e fiscalizar a cadeia, violou a prerrogativa de fiscal da lei do MP. Ex. a autoridade policial impede o advogado de ter acesso ao inqurito, est violando o direito do advogado, garantido no art, 7, XIV do estatuto da OAB e sumula vinculante 14. O advogado tem acesso ao inqurito mesmo sem procurao. Crimes do art. 4

Art. 4 Constitui tambm abuso de autoridade: a) ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder; b) submeter pessoa sob sua guarda ou custdia a vexame ou a constrangimento no autorizado em lei;

c) deixar de comunicar, imediatamente, ao juiz competente a priso ou deteno de qualquer pessoa; d) deixar o Juiz de ordenar o relaxamento de priso ou deteno ilegal que lhe seja comunicada; e) levar priso e nela deter quem quer que se proponha a prestar fiana, permitida em lei; f) cobrar o carcereiro ou agente de autoridade policial carceragem, custas, emolumentos ou qualquer outra despesa, desde que a cobrana no tenha apoio em lei, quer quanto espcie quer quanto ao seu valor; g) recusar o carcereiro ou agente de autoridade policial recibo de importncia recebida a ttulo de carceragem, custas, emolumentos ou de qualquer outra despesa; h) o ato lesivo da honra ou do patrimnio de pessoa natural ou jurdica, quando praticado com abuso ou desvio de poder ou sem competncia legal; i) prolongar a execuo de priso temporria, de pena ou de medida de segurana, deixando de expedir em tempo oportuno ou de cumprir imediatamente ordem de liberdade. (Includo pela Lei n 7.960, de 21/12/89)

a) ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder;

1. Configura-se quando executada sem as formalidade legais. Ex. recolher priso pessoa em situao de flagrante, mas sem lavrar o auto de priso; ex. executar a priso temporria antes da expedio do mandado. 2. se a priso ocorre com abuso de puder. Ex. algemar desnecessariamente, sumula vinculante 11, abuso de autoridade. 3. o tipo penal pune tanto quem ordena quanto quem executa. Na conduta de ordenar o crime formal e se consuma com a simples ordem ainda que no cumprida. A tentativa possvel na forma escrita. No verbo executar o crime material, se consuma com a efetiva execuo ilegal e admite tentativa. Se a vitima for criana ou adolescente essa conduta configura crime do art. 230 do ECA.
Art. 230. Privar a criana ou o adolescente de sua liberdade, procedendo sua apreenso sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciria competente: Pena - deteno de seis meses a dois anos. b) submeter pessoa sob sua guarda ou custdia a vexame ou a constrangimento no autorizado em lei;

s h o crime se o vexame e o constrangimento for ilegal. Se for legal no h crime. Ex. prender em publico um procurado; submeter a pessoa identificao criminal nas hipteses previstas em lei. O crime material consumando-se com o efetivo constrangimento. A tentativa plenamente possvel.

A vitima no somente preso ou pessoa submetida a medida de segurana. qualquer pessoa que esteja sob guarda ou custodia de uma autoridade. OBS.; se a vitima for criana ou adolescente art. 232 do ECA.
Art. 232. Submeter criana ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilncia a vexame ou a constrangimento: Pena - deteno de seis meses a dois anos.

c) deixar de comunicar, imediatamente, ao juiz competente a priso ou deteno de qualquer pessoa;

Art. 5, LXII da CF impe um duplo dever de comunicao: a priso deve ser comunicada ao juiz competente e a famlia do preso ou pessoa por ele indicada. Mas s crime deixar de comunicar ao juiz competente, no crime deixar de comunicar a famlia do preso. A comunicao deve ser imediata, significa no primeiro momento possvel. A demora injustificada na comunicao configura crime. Se autoridade dolosamente comunica a juiz incompetente, para retardar o controle judicial da priso haver crime. Se a comunicao errada for sem dolo no h crime, pois no h crime culposo de abuso de autoridade. Esse crime formal (consumao antecipada) consuma-se com a simples omisso na comunicao ainda que o preso no sofra nenhum prejuzo. A tentativa no possvel. OBS.: se a vitima for criana ou adolescente haver o crime do art. 231 do ECA. No caso do Eca crime deixar de comunicar o juiz e a famlia do apreendido ou pessoa por ele indicada.
Art. 231. Deixar a autoridade policial responsvel pela apreenso de criana ou adolescente de fazer imediata comunicao autoridade judiciria competente e famlia do apreendido ou pessoa por ele indicada: Pena - deteno de seis meses a dois anos. d) deixar o Juiz de ordenar o relaxamento de priso ou deteno ilegal que lhe seja comunicada;

O crime s pode ser praticada por juiz. Relaxamento significa priso ilegal. Consuma-se com a simples omisso e a tentativa no possvel. Se a vitima for criana ou adolescente art 234 do ECA.
Art. 234. Deixar a autoridade competente, sem justa causa, de ordenar a imediata liberao de criana ou adolescente, to logo tenha conhecimento da ilegalidade da apreenso:

Pena - deteno de seis meses a dois anos. e) levar priso e nela deter quem quer que se proponha a prestar fiana, permitida em lei;

Esse crime existe quando a vitima recolhida priso ou mantida na priso tendo o direito de prestar fiana e querendo prest-la. O crime pode ser praticado tanto pela autoridade que se recuse a arbitrar a fiana quanto pela autoridade que se recusa a receber a fiana arbitrada. Ex. o escrivo se recusa a receber a fiana fixada pelo juiz. Se o juiz deixar de conceder liberdade provisria sem fiana no h crime de abuso de autoridade. A lei s pune duas condutas do juiz: deixar de relaxar priso ilegal ou no conceder liberdade provisria com fiana. No STJ e STF prevalece que no existe crime de exegese (interpretao) o juiz no pode ser censurado penalmente por suas decises jurisdicionais.
f) cobrar o carcereiro ou agente de autoridade policial carceragem, custas, emolumentos ou qualquer outra despesa, desde que a cobrana no tenha apoio em lei, quer quanto espcie quer quanto ao seu valor;

No brasil no h nem uma lei que fixe despesas de pessoas presas. A cobrana ser sempre sem apoio em lei, sempre configurar abuso de autoridade. Se o carcereiro exige ou solicita vantagem indevida para ele ou para terceiro sobre o pretexto de custas carcerrias haver crime de concusso ou corrupo passiva.
g) recusar o carcereiro ou agente de autoridade policial recibo de importncia recebida a ttulo de carceragem, custas, emolumentos ou de qualquer outra despesa;

mero exaurimento da letra f.


h) o ato lesivo da honra ou do patrimnio de pessoa natural ou jurdica, quando praticado com abuso ou desvio de poder ou sem competncia legal;

Confirma que pessoa jurdica pode ser vitima de abuso de autoridade. S h crime se o ato lesivo da honra ou patrimnio for ilegal. Ato legal no crime. Ex. fiscais da vigilncia sanitria interditam abusivamente um restaurante. Essa interdio causou leso a honra objetiva e ao patrimnio da PJ. Caracteriza abuso de autoridade. Se a interdio for legal no h crime, apesar de gerar leso a honra ou patrimnio do restaurante. crime material: consuma-se com a efetiva leso a pessoa fsica ou jurdica.
i) prolongar a execuo de priso temporria, de pena ou de medida de segurana, deixando de expedir em tempo oportuno ou de cumprir imediatamente ordem de liberdade

crime de conduta mista: composto por uma ao e uma omisso.

H o crime quando ocorre a prolongao ilegal de: a) priso temporria b) pena c) medida de segurana a letra i no se refere a priso preventiva. Prolongar ilegalmente priso preventiva configura qual crime? Configura o crime do art. 4, b. ex. delegado se recusa a cumprir o alvar de soltura do preso preventivo. O tipo pune as condutas de deixar de expedir ou deixar de cumprir a ordem de liberdade. Responde por esse crime tanto quem no expede (juiz) a ordem quanto quem deixa de cumprir (delegado). Esse crime material: consuma-se com a ilegal prolongao da execuo da pena ou medida de segurana. - Art. 350 do CP e lei 4.898/65
Exerccio arbitrrio ou abuso de poder Art. 350 - Ordenar ou executar medida privativa de liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder: Pena - deteno, de um ms a um ano. Pargrafo nico - Na mesma pena incorre o funcionrio que: I - ilegalmente recebe e recolhe algum a priso, ou a estabelecimento destinado a execuo de pena privativa de liberdade ou de medida de segurana; II - prolonga a execuo de pena ou de medida de segurana, deixando de expedir em tempo oportuno ou de executar imediatamente a ordem de liberdade; III - submete pessoa que est sob sua guarda ou custdia a vexame ou a constrangimento no autorizado em lei; IV - efetua, com abuso de poder, qualquer diligncia.

O art. 350 do Cp foi totalmente revogado pela lei de abuso de autoridade? Capez, Mirabete, Delmanto dizem que sim - STF e STJ dizem que no. Pacificando o entendimento que o art. foi derrogado e no ab-rogado. Esto revogados o caput e o nico incisos II e III. No esto revogados os incisos I e IV. STJ: HC 65.499 e HC 48.083 STF: RE 739.914

Ementa
HABEAS CORPUS. PENAL E PROCESSO PENAL. "OPERAO ANACONDA". JUIZ FEDERAL. CONDENAO. ART. 350, PARGRAFO NICO, INCISO IV (ABUSO DE PODER), E ART. 314 (EXTRAVIO, SONEGAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO), AMBOS DO CDIGO PENAL. ATIPICIDADE PENAL NO CONFIGURADA. REEXAME DO MATERIAL FTICO-PROBATRIO. IMPOSSIBILIDADE. 1. A Lei n. 4.898/65 no trouxe dispositivo expresso para revogar o crime de abuso de poder insculpido no Cdigo Penal. Assim, nos termos do art. 2., 1. e 2., da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, aquilo que no for contrrio ou incompatvel com a lei nova, permanece em pleno vigor, como o caso do inciso IVdo pargrafo nico do art. 350 do Cdigo Penal. 2. O Ru, na condio de Juiz Federal, agiu com abuso de poder, determinando a inutilizao de provas relevantes para a investigao criminal em andamento. Essa concluso a que chegou a instncia ordinria, soberana na anlise do material ftico-probatrio, insuscetvel de reviso por este Superior Tribunal de Justia na estreita via do habeas corpus em que, como se sabe, no se admite dilao probatria. 3. O verbete "documento", por certo, no est restrito idia de escrito, como em tempos passados. Fitas cassetes, que continham gravaes oriundas de monitoramento telefnico em investigao criminal, se enquadram na concepo de "documento"para fins da tipificao do crime do art. 314 do Cdigo Penal. Ausncia de ofensa ao princpio da reserva legal. 4. Ordem denegada.

Sano penal (art. 6, 3) Regras: 59 a 76 do CP


Art. 6 O abuso de autoridade sujeitar o seu autor sano administrativa civil e penal. 1 A sano administrativa ser aplicada de acordo com a gravidade do abuso cometido e consistir em: a) advertncia; b) repreenso; c) suspenso do cargo, funo ou posto por prazo de cinco a cento e oitenta dias, com perda de vencimentos e vantagens; d) destituio de funo; e) demisso; f) demisso, a bem do servio pblico. 2 A sano civil, caso no seja possvel fixar o valor do dano, consistir no pagamento de uma indenizao de quinhentos a dez mil cruzeiros. 3 A sano penal ser aplicada de acordo com as regras dos artigos 59 a 76 do Cdigo Penal e consistir em: a) multa de cem a cinco mil cruzeiros; b) deteno por dez dias a seis meses;

c) perda do cargo e a inabilitao para o exerccio de qualquer outra funo pblica por prazo at trs anos. 4 As penas previstas no pargrafo anterior podero ser aplicadas autnoma ou cumulativamente. 5 Quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, poder ser cominada a pena autnoma ou acessria, de no poder o acusado exercer funes de natureza policial ou militar no municpio da culpa, por prazo de um a cinco anos.

Multa (art. 49 do CP) calculada na forma do art. 49.


Art. 49 - A pena de multa consiste no pagamento ao fundo penitencirio da quantia fixada na sentena e calculada em dias-multa. Ser, no mnimo, de 10 (dez) e, no mximo, de 360 (trezentos e sessenta) dias-multa. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 1 - O valor do dia-multa ser fixado pelo juiz no podendo ser inferior a um trigsimo do maior salrio mnimo mensal vigente ao tempo do fato, nem superior a 5 (cinco) vezes esse salrio. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 2 - O valor da multa ser atualizado, quando da execuo, pelos ndices de correo monetria.

Deteno de 10 dias a 6 meses uma pena pequena, haja vista a lei de abuso de autoridade ter sido editada na ditadura. Embora a pena no seja superior a 1 ano, ela no pode ser substituda pela multa vicariante do art. 44, 2 do CP. Isso porque a deteno est cumulada com pena de multa, e a sumula 171 do STJ diz que a priso no pode ser substituda pela multa quando ela est cumulada com a multa em lei especial.
2o Na condenao igual ou inferior a um ano, a substituio pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituda por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.

STJ Smula n 171 - 23/10/1996 - DJ 31.10.1996 Lei Especial - Penas Privativas de Liberdade e Pecuniria - Cuminao Cumulativa - Substituio Cominadas cumulativamente, em lei especial, penas privativas de liberdade e pecuniria, defeso a substituio da priso por multa.

Perda do cargo e inabilitao para qualquer funo publica por at 3 anos A inabilitao para qualquer funo publica e no apenas para a funo que a autoridade exercia quando cometeu o abuso.

A inabilitao por at 3 anos e no por 3 anos. A Lei no prev o prazo mnimo da inabilitao, mas apenas seu prazo Maximo. Essas sanes podem ser aplicadas isoladas ou cumulativamente. O que significa dizer que o juiz poder aplicar uma delas, duas delas ou as trs. As trs sanes so penas principais que podem ser aplicadas isoladas ou cumulativamente, em outros termos, no so efeitos automticos da sentena, para ter efeito deve ser aplicada pelo juiz. Para Capez a perda do cargo e inabilitao so efeitos secundrios extrapenais da condenao. No o que prevalece. Se o condenado for policial ou militar ainda pode ser aplicada uma 4 pena que a prevista no art. 6, 5 ter proibio de exercer funo militar ou policiais no municpio da culpa no prazo de 1 a 5 anos. Embora o dispositivo fale em aplicao dessa pena como principal ou acessria, no pode ser aplicada como acessria pois a reforma do CP vedou pena acessria. Prescrio A lei no trouxe nenhum dispositivo tratando da prescrio, assim aplica-se subsidiariamente as regras do CP. Tanto a prescrio da pretenso punitiva quanto a PPE ter prazo de 3 anos (art. 109, VI, CP. Esse prazo foi institudo pela lei 12.234/10, antes era de 2 anos. Esse prazo s se aplica aos crimes praticados a partir da alterao.
Art. 109. A prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, salvo o disposto no 1o do art. 110 deste Cdigo, regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se: (Redao dada pela Lei n 12.234, de 2010). I - em vinte anos, se o mximo da pena superior a doze; II - em dezesseis anos, se o mximo da pena superior a oito anos e no excede a doze; III - em doze anos, se o mximo da pena superior a quatro anos e no excede a oito; IV - em oito anos, se o mximo da pena superior a dois anos e no excede a quatro; V - em quatro anos, se o mximo da pena igual a um ano ou, sendo superior, no excede a dois; VI - em dois anos, se o mximo da pena inferior a um ano. VI - em 3 (trs) anos, se o mximo da pena inferior a 1 (um) ano.

Procedimento de apurao dos crimes de abuso de autoridade A lei de abuso de autoridade tem procedimento especial previstos nos arts 12 a 28.

O crime de abuso de autoridade de menor potencial ofensivo (pena mxima 6 meses) ento aplica-se a estes crimes o procedimento sumarssimo da lei 9.099. portanto, a competncia para julgar do Jecrim. Em regra o procedimento o da lei 9.099. Excees: a duas hipteses nas quais o procedimento adotado o especial da lei de abuso. 1) Quando o infrator no for encontrado para ser citado pessoalmente. Art. 66 nico da lei 9.099/95. se o infrator no for encontrado para citao pessoal o processo sai do juizado especial e vai para juzo comum
Art. 66. A citao ser pessoal e far-se- no prprio Juizado, sempre que possvel, ou por mandado. Pargrafo nico. No encontrado o acusado para ser citado, o Juiz encaminhar as peas existentes ao Juzo comum para adoo do procedimento previsto em lei.

2) fato complexo Art. 77, 2 da lei 9.009


2 Se a complexidade ou circunstncias do caso no permitirem a formulao da denncia, o Ministrio Pblico poder requerer ao Juiz o encaminhamento das peas existentes, na forma do pargrafo nico do art. 66 desta Lei.

Nessas duas hipteses est afastada a competncia do Jecrim. Nestes casos aplica-se o procedimento da lei de abuso. Precedimento da lei de abuso: - Oferecimento de denuncia em 48 horas (art. 13) OBS.: se o MP requer o arquivamento e o juiz discorda aplica-se o art. 15 que prev o mesmo do art. 28 do CPP. - Citao do acusado para apresentar resposta acusao em 10 dias (art. 394, 4 cc 396 e 396 -A do CPP. OBS.: no se aplica ao procedimento da lei de abuso a resposta previa prevista no art. 514 do CPP, porque de acordo com o STF e STJ essa resposta preliminar nos crimes funcionais s se aplica aos crimes funcionais tpicos do art. 312 a 326 do CP. - Possibilidade de absolvio sumaria (art. 394, 4 cc 397 do CPP). Caso no haja absolvio sumaria o juiz designa audincia de instruo de julgamento no prazo improrrogvel de 5 dias (art. 17, 1 da lei de abuso). Nessa audincia haver primeiro o interrogatrio do ru, em seguida oitiva de testemunhas, debates (15 min para acusao e defesa, prorrogveis por mais 10 minutos a criterio do juiz)

- Sentena (art. 24) No mais, aplicam-se subsidiariamente as regras do CPP. Se o abuso de autoridade for cometido em conexo por crime que no seja de menor potencial ofensivo ele segue o crime de maior gravidade. Nucci e Cesar Roberto Bittencourt entendem que os crimes de abuso de autoridade no so de menor potencial ofensivo, em razo da pena de perda do cargo e inabilitao o que no pode ser objeto de transao penal. Devendo ser aplicado o procedimento especial da prpria lei. No STJ pacifico que os crimes de abuso de autoridade so de menor potencial ofensivo. O fato de existir a perda da pena do cargo no descaracteriza o crime de menor potencial ofensivo. Se o MP entender que necessrio tambm a perda do cargo ele deixa de oferecer a transao explicando o motivo de ser inadequada a pena de perda do cargo.

Potrebbero piacerti anche