Sei sulla pagina 1di 2

"1 Vendo Jesus as multides, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discpulos; 2 e ele passou a ensin-los, dizendo:

3 Bem-aventurados os humildes de esprito, porque deles o reino dos cus. - Na tica do Sermo do Monte, a pobreza no vista como escassez de bens materiais; mas como necessidade da alma. - Pobre, o que tem uma carncia espiritual e reconhece suas necessidades espirituais e conseqentemente almeja um relacionamento profundo com Deus; - Temos o exemplo do salmista: - Sl 42. 1-5. Aplicao: - Como servos de Deus, devemos entender que a nossa intimidade com Ele inegocivel e indispensvel nossa vida espiritual, devemos desejar ardentemente conhecer o Santssimo lugar, pois o vu do templo foi rasgado (Mc 15.38), isso nos dar liberdade de chegarmos diante dEle com confiana e ousadia (Ef 3.12), se buscarmos esse lugar termos experincias marcante, e quem sabe falar sabe, semelhante a que Paulo teve (Ef 3.14-19). 4 Bem-aventurados os que choram, porque sero consolados. - Por que um crente chora? Motivos: - Em decorrncia de nossa prpria situao espiritual, quando aprofundar nossa comunho com o Senhor querendo estar mais prximos dEle e suspiramos por uma intimidade maior com o Pai celeste. - Por causa da situao espiritual em que o mundo se encontra (Is 6.5); - Quando reconhecem a misria do eu corrompido pelo pecado. Sua tristeza resultado daquele susto abissal diante da natureza pecadora cabalmente decada e condenvel do ser humano, diante do abismo cheio de veneno do pecado. Nessa situao totalmente desesperadora da pessoa, unicamente o Senhor pode proporcionar o consolo; 5 Bem-aventurados os mansos, porque herdaro a terra. 1. Bem aventurados os mansos (Mt 5.5). - Manso aquele que demonstra total submisso vontade de Deus, mesmo quando esta parece contrariar seus interesses pessoais; - Manso tambm aquele que, apesar de injustiado, no procura a prpria vingana, mas confia em Deus como seu legtimo defensor (Is 41.17; Lc 18.1-8); - Manso nesse contexto submisso consciente ao querer divino; - Os mansos so bem-aventurados porque so capazes de suportar sem amargura e sempre de modo amigvel as cargas pesadas que lhes so impostas. Aplicao: - Se agirmos com mansido e submetermos vontade divina; Seremos verdadeiramente prsperos, assim seremos ricos, diante de Deus, possuidores de bens que no se compram com dinheiro dessa terra mas nos foi concedido pelo Sangue de Cristo. 6 Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque sero fartos. - Os verdadeiramente prsperos so os que tm um forte desejo pela justia divina e a buscam ansiosamente, sendo conscientes de que a verdadeira prosperidade s alcanada com a instaurao do Reino de Deus. - Ter fome e sede o mesmo que perseguir a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor (Hb 12.14). Satisfao e refrigrio por meio de Jesus h somente quando temos fome e sede, quando desejamos ardentemente agir em tudo como agrada ao Senhor, em pensamentos, palavras e aes. Por conseguinte, a justia ddiva, que no se conquista com esforo, e sim se recebe de presente. Justia no produzida, mas recebida. - Contrasta com a justia dos fariseus (Mt 5.20)

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcanaro misericrdia. Misericordioso, grego, boa vontade ao miservel e ao aflito associada ao desejo de ajud -los. - Em o Novo Testamento, a expresso ocorre com freqncia no sentido de perdo; - O bem-aventurado tem um corao perdoador e ao mesmo tempo disposto a socorrer os mais necessitados. Aplicao - momento de ns olharmos para o principio da religio pura e sem mcula, que nos diz: A religio pura e imaculada para com Deus, o Pai, esta: Visitar os rfos e as vivas nas suas tribulaes e guardar-se da corrupo do mundo (Tg 1.27). 8 Bem-aventurados os limpos de corao, porque vero a Deus. . Bem-aventurados os limpos de corao (Mt 5.8). - Nesse contexto, Jesus se refere ao homem que se acha limpo e isento de culpa. uma pureza que vem de dentro, origina-se na alma. - O termo corao refere-se ao pensar, sentir e querer. Assim como no prprio Deus tudo verdade, sinceridade e pureza, tambm os de corao limpo tm a vida cheia de verdade, sinceridade e pureza! O exterior revelao do interior. O ser tudo! Aparncia no nada. - Impureza estar separado de Deus. Porm, aos que so verdadeiros e puros de corao, tero o privilgio inefvel de ver a Deus. Em Jesus j se pode ver Deus agora. Como maravilhoso contemplar o Senhor desde j travs da sua palavra. Mas um dia o veremos como Ele (1 Co 13.12; 1 Jo 3.2). 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque sero chamados filhos de Deus. - A Peshita, traduo aramaica de Mateus feita em 150 d.C, traduz essa expresso como os que fazem a paz! O pacificador algum que no somente ama a paz, mas encontra-se comprometido com o processo que a ela conduz entre as pessoas. 10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justia, porque deles o reino dos cus. - O princpio que o Senhor Jesus expe frontalmente contrrio filosofia materialista deste sculo. Sofrer injustia, ser perseguido e at mesmo martirizado por causa do Reino de Deus so evidncias de uma bem-aventurana eterna. 11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vs. 12 Regozijai-vos e exultai, porque grande o vosso galardo nos cus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vs"

Potrebbero piacerti anche