Sei sulla pagina 1di 18

CAPTULO V MATRIA ORGNICA DO SOLO

5.1.

Objetivo
O Mdulo V, Matria Orgnica do Solo, tem como objetivo proporcionar conhecimentos

bsicos sobre a origem e a dinmica da matria orgnica do solo; suas caractersticas e propriedades; e discutir como algumas propriedades do solo e da planta so influenciadas pela matria orgnica.

5.2.

Introduo

Figura 5.1. Dinmica da matria orgnica (Alexander, 1977).

As tranformaes por que passa o carbono compreendem essencialmente duas fases: fase de fixao do gs carbnico e a fase de regenerao. A fixao do gs carbnico atmosfrico efetuada pelos organismos fotossintticos, plantas verdes, algas e bactrias autotrficas. Esta fixao finaliza-se na sntese de compostos hidrocarbonados de complexidade varivel, amidos, hemiceluloses, celuloses, ligninas, protenas,
1

leos e outros polmeros. Estes compostos retornam ao solo com os resduos vegetais; so utilizados pelos microrganismos que regeneram o gs carbnico durante as reaes de oxidao respiratria, utilizando a energia que lhe indispensvel. A velocidade de decomposio da matria orgnica do solo independente da forma em que se encontra condicionada inmeros fatores, dentre eles: - Origem e natureza da matria orgnica - Agentes responsveis - Umidade - Arejamento - Temperatura - Acidez do solo - Nutrientes do solo

5.3.

Origem e Natureza da Matria Orgnica


A matria orgnica do solo provem, em quase sua totalidade, de resduos vegetais cuja

composio mdia varia entre as diferentes espcies de vegetais e, dentro da mesma espcie, com a idade e nutrio da planta. Todavia, apesar de se encontrar diferenas entre as espcies, ocorre certa constncia entre os componentes bsicos das plantas, variando apenas o percentual dos componentes estruturais. Em termos percentuais de peso do vegetal seco, os componentes dos vegetais so, comumente, divididos em seis grandes grupos (Waksman, 1952):

1 - Celulose 2 - Hemicelulose 3 - Lignina 4 - Frao solvel em gua acares simples amino cidos cidos alifticos 5 - Frao solvel em ter ou em lcool gordura leos ceras 6 - Protenas

15 a 60 % 10 a 30 % 5 a 30 % 5 a 30 %

1 a 15 % resina alguns pigmentos 1 a 10 %

Os constituintes minerais usualmente encontrados nas cinzas variam de 1,0 a 12%. Durante a decomposio da matria orgnica pela ao de enzimas e microrganismos, alguns componentes so mais prontamente utilizados que outros. A frao solvel em gua e protenas so os primeiros compostos a serem metabolizados. A celulose e hemicelulose no desaparecem com a mesma intensidade, mas a permanncia no solo destes compostos relativamente curta. As ligninas so altamente resistentes, tornando-se, s vezes, relativamente mais abundantes na matria orgnica em decomposio. A relao C/N, carbono/nitrognio, pode, muitas vezes, determinar a cintica de decomposio. Assim, deve-se considerar a dinmica da relao C/N sob dois aspectos:

a - Relao C/N dos microrganismos b - Relao C/N da matria orgnica

No primeiro caso, verifica-se que a relao C/N das clulas microbianas varia bastante. Em termos mdios pode-se considerar que nos fungos a relao C/N = 10:1, nos actinomicetos igual a 8:1, nas bactrias aerbias igual a 5:1 e nas bactrias anaerbias igual a 6:1. A matria orgnica do solo constitui a principal fonte de C para os microrganismos. Entretanto, nem todo carbono da matria orgnica transformado em clula microbiana, grande parte dele se perde sob a forma de CO2 decorrente de sua mineralizao. A quantidade de carbono da matria orgnica, assimilvel pelos microrganismos do solo, varivel segundo o microrganismo ou grupos de microrganismos considerados. Percentualmente, tm-se os seguintes coeficientes assimilatrios do carbono orgnico total:

Fungos Actinomicetos Bactrias

30 a 40 % 15 a 30 % 1 a 15 %

Em termos prticos, pode-se considerar o coeficiente assimilatrio do carbono orgnico, em torno de 35 %.

Com os dados citados, pode-se verificar, por exemplo, o que se passa no caso da decomposio da palha do milho. A palha do milho, apresenta 40 % de C e 0,7 % de N. Cosiderando um coeficiente assimilatrio do C de 35 %, tm-se em 100 kg da palhada: 100 kg 40 kg C total

40 kg C total x 0,35 = 14 kg C assimilvel

Considerando uma relao C/N dos microrganismos de 10:1, encontra-se:

C / N = 14 = 1, 4 kg de N necessrio decomposio 10

A palha de milho apresenta, no exemplo, 0,7 % de N.

100 kg

0,7 kg N disponvel

1,4 kg N necessrio - 0,7 kg N disponvel = 0,7 kg N dficit

Verifica-se, pelos clculos, que para que ocorra decomposio rpida de 100 kg de palha de milho, torna-se necessria a adio de 0,7 kg de nitrognio. Nesse caso, os microrganismos retiram do solo o nitrognio disponvel, provocando o fenmeno da imobilizao do N do solo, competindo, assim, com a vegetao, por este elemento. Pelo termo "imobilizao do nitrognio" subentende-se a transformao do nitrognio mineral do solo - NO3- e NH4+ - para uma forma orgnica microbiana.

NO3- ou NH4+ + microrganismo

N orgnico

O termo mineralizao do nitrognio corresponde transformao do N sob forma orgnica a N combinado mineral.

N orgnico + microrganismos

NH4+

NO3-

Durante a decomposio da matria orgnica no solo a relao C/N diminui, tendo em vista que parte do C orgnico se perde sob a forma de CO2.

Figura 5.3. Relao C/N, imobilizao (i) e mineralizao (m) do N durante a decomposio da matria orgnica.

A Figura 5.3, adaptada de Alexander (1977) e Broadbent (1954), representa a curva de decomposio da matria orgnica no solo, correlacionando sua relao C/N com os fenmenos de imobilizao e mineralizao do N. Os resduos orgnicos com relao C/N > 30 so considerados de relao C/N alta, entre 15-30 relao C/N equilibrada e menor que 15, relao C/N estreita. Cabe salientar que relaes C/P/S, N/lignina e teor de fenois tambm influenciam a taxa de decomposio do material orgnico adicionado ao solo ou da matria orgnica propriamente dita.

5.4.

Agentes Responsveis
A microbiota do solo , em sua maioria, heterotrfica, isto , depende de uma fonte de

carbono orgnico pr-formado para que possa crescer e multiplicar. Assim, praticamente todos os fungos, actinomicetos e a maioria das bactrias e protozorios participam intensamente do processo de decomposio da matria orgnica.
5

Os compostos orgnicos e minerais do solo sofrem transformaes incessantes, seja por processos de natureza qumica ou fsico-qumica, seja por processos de natureza biolgica, estes compreendendo a interveno direta ou indireta dos microrganismos ou dos complexos enzimticos do solo. As enzimas que se encontram no solo provm no somente dos microrganismos, mas, tambm, da vegetao e da microfauna. A proporo relativa das enzimas de origem microbiana a daquelas de origem no microbiana varia entre tipos de solo. Entretanto, pode-se admitir que as enzimas de origem microbiana so mais representativas. As enzimas que se encontram livres na soluo do solo no persistem por muito tempo, pois sofrem biodegradao rpida. A Adsoro das enzimas nas argilas provoca, em geral, sua inativao parcial, porm pode, tambm, proteger estas protenas da biodegradao.

5.5.

Umidade e arejamento
Todos os microrganismos, enzimas e organismos do solo dependem da gua para o

seu crescimento e desenvolvimento. Ainda, grande parte dos microorganismos do solo so aerbios ou microaerbios. Assim, o teor de gua do solo ir influenciar a decomposio da matria orgnica. Nos dois extremos de umidade no solo, enxarcamento e dessecao, ocorre reduo na velocidade de decomposio decorrente da reduo nas atividades microbiana e enzimtica. A atividade microbiana reduzida, no primeiro caso, devido falta de oxignio e, no segundo, pela falta de gua. As melhores condies para decomposio da matria orgnica, conforme Figura 5.5, ocorrem quando o teor de umidade se encontra na faixa entre 40 a 60%. Em solos tropicais, o enxarcamento permanente do solo constitui fator de acmulo de matria orgnica, podendo dar origem aos solos orgnicos.

Figura 5.5 - Influncia da umidade na decomposio da matria orgnica (Waksman & Purvis, 1952, citado por Waksman, 1952).

Figura 5.6 - Influncia da aerao sobre a decomposio da alfafa (Waksman, 1952).

100 90 80 70 % Material 60 residual aps 2 meses de 50 decompo40 sio 30 20 10 0 30 50 % de umidade Nitrognio total matria seca total celulose Pentosa nas 75 85

Figura 5.7 - Influncia da umidade e aerao sobre a decomposio de esterco de cavalo (Waksman, 1952).

5.6.

Temperatura
A faixa de crescimento microbiano est entre -0,5oC a 68oC (Atlas, 1984). Verifica-se

que a amplitude de temperatura de crescimento relativamente grande, mas no quer dizer que os microrganismos crescem bem em toda ela. Alguns crescem mais em temperaturas mais baixas, so os Psicrfilos, -0,5oC a 20oC, outros em temperaturas mdias, os Mesfilos, 14oC a 45oC e um grupo especial que cresce melhor em temperaturas mais elevadas, os Termfilos, 42oC a 68oC (Atlas, 1984) Os microrganismos mesfolos e termfilos so mais ativos na decomposio da matria orgnica. Em solos tropicais, considerando o efeito da temperatura, verifica-se uma velocidade de decomposio de 5 a 10 vezes maior do que em solos de clima temperado (Sanchez, 1981), tornando difcil a manuteno de teores elevados de matria orgnica no solo. O grupo termfilo de decompositores apresenta importncia particular no caso de produo do adubo orgnico, pela tcnica de compostagem. Na Figura 5.10, verifica-se que a faixa de temperatura mais favorvel decomposio da matria orgnica est entre 28oC e 50oC. Estes limites timos de decomposio fazem com que, em solos tropicais, torne-se extremamente difcil a manuteno de nveis elevados de matria orgnica (Sanchez, 1981).

Figura 5.10 - Efeito da temperatura sobre a decomposio da matria orgnica (Waksman, 1952). Matria Orgnica Total ( ____ ) ; Protena ( - - - - - )

5.7.

Acidez do Solo
O pH do solo tambm influencia na velocidade de decomposio da matria orgnica. A

maioria dos microrganismos do solo tem seu pH timo de atuao, em torno da neutralizao. Assim, correo do pH do solo pela tcnica da calagem favorece a atividade microbiana e acelera a decomposio da matria orgnica (Lopes, 1977).

5.8.

Nutrientes do Solo
Alm da exigncia do carbono e nitrognio pelos microrganismos do solo, outros

elementos igualmente so solicitados, em especial P, S, e microelementos. Todavia esses outros elementos no tm constitudo obstculo para a decomposio, considerando que os prprios resduos orgnicos j apresentam nvel favorvel para

5.9.

Sntese e Degradao de Substncias Hmicas


As substncias hmicas se apresentam, no solo, como a frao orgnica mais

estabilizada e, como conseqncia desta estabilidade, vm constituir a reserva orgnica do solo. Sua composio extremamente variada. Todavia, em todas elas, a caracterstica principal que o componente estrutural bsico o ncleo dado pelo anel benzeno.
9

A grande variao no grau de polimerizao e no nmero de cadeias laterais e radicais que podem ser encontrados nas substncias hmicas faz com que no existam duas molculas hmicas idnticas (Dommergues & Mongenot, 1970). Sua origem est ligada atividade de enzimas e microrganismos do solo sobre o material orgnico incorporado, cuja principal fonte constituda pelos resduos vegetais. Essas substncias, no solo, podem ser adsorvidas pelos colides argilosos, formando complexos argilo/hmicos, ou reagir com o on Ca2+ e, nestas condies, ficam mais resistentes a biodegradao. Por outro lado, h casos em que a durao da frao hmica do solo muito curta, como o que se observa em solos tropicais, quando os mesmos apresentam baixo teor de argila. Os teores da frao hmica tambm podem ser reduzidos no solo devido s prticas agrcolas que comumente favorecem no s a cultura, mas, tambm, estimula maior atividade microbiana e enzimtica no solo.

5.10.

Caractersticas e Propriedades das Fraes Hmicas e No Hmicas do Solo


A frao orgnica do solo representa um sistema complexo, composto de diversas

substncias, sendo sua dinmica determinada pela incorporao de material vegetal e animal ao solo e pela transformao destes, via ao de distintos grupos de microrganismos, de enzimas e da fauna do solo. As substncias hmicas constituem, nos solos minerais, de 85 a 90% da matria orgnica. Os outros 10 a 15% so constitudos por compostos orgnicos de natureza individual (protenas, carboidratos, gorduras, ceras) (Kononova, 1982) De acordo com a literatura (Schnitzes & Khan, 1972, 1978), as fraes hmicas so quimicamente muito parecidas, diferindo em peso molecular, teores de C, O, N e S, e contedo de grupamentos funcionais. Os cidos flvicos tm menor peso molecular, maior teor de O nos grupamentos funcionais (COOH, OH e C = O) por unidade de peso que as outras fraes hmicas (Quadro 5.2).

10

Quadro 5.2 - Composio qumica mdia das substncias hmicas. Substncia C H N S O 1 ------------------ g kg -----------------457 558 560 54 47 53 21 31 58 19 8 8 448 355 328 COOH Fenlico-OH ------- mol kg-1 ------8,2 3,6 3,2 3,0 3,1 2,3

cidos Flvicos cidos Hmicos Humina

FONTE: Schnitzer & khan (1972).

As cargas negativas superficiais das substncias hmicas so dependentes de pH. Sendo assim, com a elevao do pH ocorre dissociao dos grupamentos orgnicos, de acordo com o esquema:

Com a elevao do pH de 3 a 10 ocorre incremento significativo das cargas superficiais das substncias hmicas (Figura 5.15). Os cidos flvicos possuem maior nmero de prtons dissociveis por unidade de massa do que os cidos hmicos. Contudo, ambos possuem mais cargas do que a capacidade de troca tpica de uma argila 2:1 (< 2 molc kg-1). Sendo assim, a matria orgnica tem grande influncia no poder tampo do solo. Visto que grande parte dos grupamentos acdicos das substncias hmicas se dissociam entre pH 5 e 7, espera-se que elas tenham carga lquida negativa nos solos.

11

Figura 5.15 - Desenvolvimento de carga superficial dos cidos hmicos e flvicos em diferentes valores de pH (Sibanda, 1984).

A grande capacidade de reteno de ctions das substncias hmicas est relacionada, tambm, com sua alta superfcie especfica, decorrente de sua grande subdiviso. Devido a essas duas propriedades, a matria orgnica pode absorver grandes quantidades de gua por meio de pontes de H+ dos grupamentos reativos, podendo reter at 4 a 6 vezes o seu peso em gua. medida que se aumenta a polimerizao das substncias hmicas ocorre diminuio da capacidade de hidratao das substncias hmicas. Embora no seja ainda conhecida a configurao molecular das substncias hmicas, os grupamentos reativos tm sido bem caracterizados. Os principais grupamentos que participam na formao dos complexos com metais so:

12

Esses grupamentos funcionam como doadores de tomos na formao de complexos, conferindo a abilidade da matria orgnica de formar complexos, solveis ou insolveis em gua, com ons metlicos, e oxihidrxidos e interagir com minerais de argila. A propriedade de formar complexos e a presena de anis aromticos em sua estrutura faz com que as substncias hmicas sejam resistentes a degradao microbiana. Os principais fatores que interferem na formao de complexos organo-metlicos so o pH, a fora inica da soluo e o tipo de metal e composto orgnico presente (Stevenson & Fitch, 1986). Os mecanismos que possibilitam a formao de complexos podem ser divididos em catinicos, aninicos, de coordenao, pontes de hidrognio, ligaes covalentes e foras de Van der Walls. Dessa forma, a formao de complexos vai ter influncia direta na disponibilidade ou no de elementos s plantas, dependendo do material orgnico e da concentrao e carga do metal envolvido. Com a elevao do pH, a formao de complexo AlMO e/ou Fe-MO pode retardar o processo de hidrlise do ction, mantendo-o em soluo e em condies de ser absorvido pelas plantas.

5.11.

Influncia da Matria Orgnica nas Propriedades do Solo e da Planta


A atuao da matria orgnica nas propriedades do solo de muita importncia como

fonte de energia e de nutrientes para os organismos e para as plantas, na capacidade de troca de ctions e no tamponamento do pH. Ela participa, tambm, como agente cimentante na agregao do solo, influenciando, diretamente, a reteno de gua e o arejamento. Dada sua baixa pegajosidade e plasticidade, ela pode elevar o limite de umidade no qual o solo se torna plstico e pegajoso, diminuindo, tambm, o valor de umidade onde o mesmo se torna muito duro. Dessa forma, ela pode aumentar a faixa tima de manejo que o solo pode ser trabalhado, sem problemas com os implementos agrcolas. Ela pode, tambm, aumentar a capacidade de absoro de calor na superfcie do solo, dado seu escurecimento. Uma das mais importantes e estudadas contribuies da matria orgnica nas propriedades do solo sua capacidade de suprir nutrientes para o crescimento e desenvolvimento das plantas, principalmente nitrognio. Os nutrientes podem ser retidos ou liberados pela matria orgnica por meio de dois processos: processos biolgicos, que controlam a reteno ou liberao de N, P e S, visto que estes elementos fazem parte de unidades estruturais da matria orgnica; processos qumicos, que controlam as interaes com ctions. Visto que a matria orgnica freqentemente a maior fonte de cargas negativas nos solos tropicais, sua manuteno muito importante para a reteno de ctions disponveis no solo. Sendo assim, deve-se tentar atingir um equilbrio se desejar explorar as reservas orgnicas de N, P e S do solo.

13

Geralmente, 95% ou mais do N e S e entre 20 e 70% do P da camada superficial dos solos so encontrados na matria orgnica. Cerca de 40 a 50% do N orgnico do solo esto na forma de aminocidos. Com exceo das leguminosas e de outras espcies vegetais que fixam o nitrognio molecular em simbiose com os microrganismos, as plantas absorvem o nitrognio principalmente sob a forma mineral, ntrica ou amoniacal e, excepcionalmente, sob outras formas orgnicas como cidos aminados e vitaminas. Essas formas minerais provm, em grande parte, da ao dos microrganismos e dos complexos enzimticos do solo, sobre a matria orgnica. Por meio dos seus grupamentos reativos, a matria orgnica tem grande influncia na capacidade de reteno de ctions e capacidade tampo dos solos tropicais. Estes solos que apresentam baixa capacidade de troca decorrente do avanado estgio de intemperizao em que se apresentam. Dessa forma, a matria orgnica tem grande influncia sobre a concentrao de prtons (pH) e de ctions metlicos na soluo do solo. Como j visto, a CTC da matria orgnica tem sua origem, principalmente, nas cargas negativas oriundas dos grupamentos carboxlicos e fenlicos. A participao da matria orgnica na CTC dos solos tropicais em comparao com a contribuio dos colides minerais pode variar de 20 80% do valor total (Verdade, 1956). Portanto, h alta correlao entre a CTC dos solos e sua percentagem de carbono orgnico (Figura 5.18). A interao da matria orgnica com a frao argila tem influncia marcante no desenvolvimento da estrutura do solo. A formao e estabilizao de agregados no solo melhorando as condies de aerao e infiltrao uma das funes mais importantes da matria orgnica.

Figura 5.18 Correlao entre a capacidade de troca catinica e o teor de carbono orgnico de horizontes B textural e B latosslico do solos do Estado de So Paulo (Kiehl, 1979).

14

A matria orgnica pode tambm reagir com outros compostos orgnicos como pesticidas, principalmente herbicidas, tornando-os menos ativos no solo e influindo nas suas propriedades. A matria orgnica pode ter, tambm, efeito direto sobre o crescimento e desenvolvimento das plantas. Dessa forma, tem sido observado estmulo no crescimento radicular e foliar com a aplicao de substncias hmicas na forma de adubo orgnico. Esse efeito tem sido correlacionado com o aumento na absoro de macro e micronutrientes, decorrente do aumento de sua solubilizao. Contudo, pode ocorrer, tambm, absoro pelas plantas de fraes orgnicas de baixo peso molecular, podendo acarretar aumento na permeabilidade da membrana celular e agindo, tambm, como hormnio (Chen & Avrad, 1990). Sendo assim, a absoro de compostos orgnicos pode ocasionar aumento da respirao e dos nveis de clorofila das plantas (Quadro 5.3).

Quadro 5.3 - Efeito dos cidos hmicos e flvicos na respirao e teores de clorofila em plantas de tomate (Sladky, 1959)

Tratamento

Absoro de O2 Folhas Razes

Clorofila

------------------------ % do controle ------------------------Controle cidos Hmicos cidos Flvicos 100 124 130 100 123 138 100 163 169

5.12.

Conservao da Matria Orgnica do Solo


A explorao de terras virgens tm sido sempre uma opo vantajosa para os

agricultores brasileiros que aproveitando-se da fertilidade natural do solo tem alcanado boa produtividade a um custo mnimo. O desgaste que o solo sofre nesses processos exploratrios pode ser verificado ao longo da nossa histria por meio de migraes internas dos produtos e mobilidade das regies produtoras. O rompimento do equilbrio de sistemas naturais promove mudanas rpidas cuja velocidade depende do grau de interveno. Em solos submetidos a um sistema de cultivo por vrios anos, os teores de matria orgnica atingem um equilbrio, onde a taxa de adio igual a taxa de decomposio. Quando o equilbrio alcanado num agroecossistema, o nvel de matria orgnica determinado pelo tipo de preparo do solo, sistema de cultico, rotaes de
15

culturas, aplicao de fertilizantes, textura do solo e condies ambientais. Nas condies tropicais, as perdas de matria orgnica aps o desmatamento so rpidas, principalmente na fase inicial, e muitos dos nutrientes mineralizados, em especial o N, perdem-se rapidamente, sem condies de aproveitamento pelas plantas. O manejo, nessa circunstncia, exige que se adotem prticas que protejam o solo, diminuindo as perdas. A recuperao das terras desgastadas de reas agrcolas mais antigas ou naturalmente pobres necessita de mtodos apropriados que a faam de maneira mais rpida e econmica. A recuperao da matria orgnica para ativar a vida biolgica de fundamental importncia. Muitos autores (Smith et al., 1951; Greenland & Nye, 1959 e Greenland, 1971) tm procurado determinar as constantes de decomposio e de acmulo (K) da matria orgnica ou do carbono e do nitrognio orgnicos do solo, sob diferente condies de clima e sistema de uso. A Figura 5.20 mostra a curva de decomposio da matria orgnica, sob um sistema tradicional de cultivo intensivo, e a sua recuperao sob adubao ou manuteno do equilbrio sob sistemas planejados de pasto-cultivo.

K = constante de composio

A = adio total de matria orgnica

Figura 5.20 - Decomposio e recuperao da matria orgnica do solo em funo do uso e da adubao orgnica (c = cultivo e p = pastagem).

A constante (K) mede a perda de matria orgnica do solo, que aumenta com a intensidade de cultivo, menor em condies de pastagens do que em solos cultivados. A incorporao da matria orgnica no solo altera o equilbrio; sendo maior que a constante (K) a tendncia enriquecer o solo. As prticas a serem adotadas so, portanto, aquelas que
16

permitam maior adio possvel de matria orgnica ao solo, sejam via rotao de culturas, coberturas verdes, incorporao de restos culturais ou adio de adubos orgnicos de diferentes origens. No manejo de solos tropicais sob diferentes sistemas agrcolas, a decomposio e recuperao da matria orgnica devem ser analisadas criteriosamente, tentando aplicar tcnicas que proporcionem maior enriquecimento do solo e aumento de sua produtividade final. Deve-se observar que conservao do solo num sentido amplo constitui um conjunto de prticas necessrias para manuteno de um solo biologicamente ativo e, para atender tal objetivo, a preveno da matria orgnica constitui requisito indispensvel.

5.13.

Bibliografia

ALEXANDER, M. Introduction to soil microbiology. New York, John Wiley, 1977. 467 p. ANDERSON, G. Assessing organic phosphorus in soil. In: The role of phosphorus in agriculture.(F.E. Khosawneh; E.C. Sample & E.J. Kamphath, eds.) Amer. Soc. Agron., Madison, Wis. p.411,431. 1980. ANDERSON, G. & ARLIDGE, E.Z. The adsorption of inositol phosphates and glycerophosphate by soil clays, minerals, and hydrated sesquioxides in acid media. J. Soil Sci. 13:216-224. 1962. ATLAS, R.M. Microbiology. New York, MacMillan, 1984. 879 p. BROADBENT, J.F. Modification in chemical propeties of strand during decomposition. Soil Sci. Soc. Amer. Proc. 18:165-169. 1954. BURNS, R.C. Soil enzymes. New York, Academic Press, 1978. 380 p. CHEN, Y. & AVIAD, T. Effects of humic substance on plant growth. In:Humic substances in soil and crop sciences: selected readings (MacCarthy, P. ed.). Amer. Soc. Agron. Madison, Wis. p. 161-186. 1990. DOMMERGUES, Y.R. & MANGENOT, F. cologie microbienne du sol. Paris, Masson, 1970. 796 p. EMERSON, W.W. The structure of soil crumbs. J. Soil. Sci. 10:235-244. 1959. FRENEY, J.R. Forms and reactions of organic sulfur compounds in soils. In:Sulfur in agriculture (Tabatabai, M.A. ed.) Amer. Soc. Agron. Madison, Wis. p. 207-232. 1986. GREENLAND, D.J. Changes in the N status and physical conditions of soil under pasture with special reference to the maintenance of the fertility of australian soils used for wheat. Soil and Fertilizer., 34:237-251. 1971. GREENLAND, D.J. & NYE, P.H. Increases in the carbon and nitrogen contents of tropical soil under nature fallows. J. Soil Sci., 10:284-288. 1959. IGUE, K. Dinmica da matria orgnica e seus efeitos nas propriedades do solo. In: Adubao Verde no Brasil. Fundao CARGILL. p. 232-267. 1983 KIEHL, E.J. Manual de edafologia. Relaes solo-planta. Ed. Agron. Ceres. So Paulo. 1979. KONONOVA, M.M. Soil organic matter. 2nd ed. New York, Pergamon Press, 1966. 544 p. KONONOVA, M.M. Matria orgnica del Suelo: su naturaleza, propriedades y mtodos de investigacin. Barcelona, Oikos-Tou. 1982. 365 p. LADD, J.N. & BUTLER, J.H.A. Humus enzyme system and synthetic organic polymes-enzymeanalogs. Soil Bioch. 4: 143-186. 1975. LOPES, D.N. Influncia do calcrio, fsforo e micronutrientes na mineralizao da matria orgnica e caractersticas fsico-qumicas de material de trs solos de Altamira (Par). Viosa, Imprensa Universitria (Tese M.S.), 1977. 104 p. LYNCH, J.M. Biotecnologia do solo. So Paulo, Ed. Manole, 1986. 209 p. 17

MARTIN, J.P.; ERVIN, J.O. & SHEPHERD, R.A. Decomposition and binding action of polysaccharides from Azotobacter Indicus (Beijerinckia) and other bacteria in soil. Soil Sci. Soc. Amer. Proc. 29:397-400. 1965. PARSON, J.W. Isolation of humic substances from soils and sediments. In: Humic substances and their role in the environment (Frimmel, F.L. & Christman, R.F. ed.). Wiley, New Yoek. p. 2-14. 1988. SANCHEZ, P.A. Suelos del trpico. San Jos, IICA, 1981. 634 p. SCHEFFER, F. & ULRICH, B. Humus and Humusdiingung. Ferdinand Enke, Stuttgard. 1960. SCHNITZER, M. & KHAN, S.U. Humic substances in the environment. Marcel Dekker. 1972. 327 p. SCHNITZER, M. & KHAN, S.U. Soil organic matter Elsevier. 1978. SIBANDA, H.M. The effects of soluble humus acids and soil pre-heating on the adsorption and the availability of phosphate on tropical soils. University of Reading (tese PhD), 1984. 278 p. SLADKY, Z. The effect of extracted humus substances on growth of tomato plants. Biol. Plant, 1:142-150. 1959. SMITH, R.M.; SAMVEL, S.G.; CERNUDA, C.F. Organic matter and nitrogen build-ups in some Puerto Rican soil profiles. Soil Sci., 72:409-427. 1951. STEVENSON, F.J. Humus chemistry. New York, John Wiley, 1982. 443 p. STEVENSON, F.J. & ELLIOTT, E.T. Methodologies for assessing the quantity and quality of soil organic matter. In: Dynamics of soil organic matter in tropical ecosystems (Coleman, D.C., Oades, J.M. and Uehara, G. eds.). Niftal Project, University of Hawaii, Honolulu. p. 173-199. 1989. STEVENSON, F.J. & FITCH, A. Chemistry of complexation of metal ions with soil solution organics. In: Interactions of soil minerals with natural organics and microbes (Hung, P.M. & Schnitzer, M. eds.) Soil. Sci. Soc. Amer. Special Publ. 17. Madison, Wis. p. 29-58. 1986. VERDADE, F.C. Influncia da matria orgnica na capacidade de troca de ctions do solo. Bragantia, 15:35-42. 1956. WAKSMAN, S. Principles of soil microbiology. 2 ed. Baltimore, Williams & Wilkings Company, 1952. 894 p.

18

Potrebbero piacerti anche