Sei sulla pagina 1di 4

A VONTADE DE DEUS PARA O CASAMENTO Assim como em muitas outras prticas, no encontramos na vida da sociedade ps-moderna um padro cultural

universal para o namoro, noivado e casamento. O prprio modelo dos tempos bblicos tornou-se impraticvel em algumas culturas, visto que envolvia entre outras coisas a idade mnima de 12 anos para as moas e 13 anos para os rapazes (tradio rabnica). Os pais escolhiam na maioria das vezes com quem seus filhos casariam (Gn 24.33-53; Gn 21.21; Gn 28.1-2; Gn 28.8-9; Gn 34.4-6; Gn 38.6; Jz 14.2-3; Js 15.16; I Sm 8.17, etc.). Havia o pagamento do dote " mohar" (valor simblico) feito pelo pretendente aos pais da moa (Gn 29.15; 34.12). Era costume casar-se com um parente (Gn 24.4; 28.2; 29.19; Jz 14.3, etc.), isso evitava transferncia dos bens das tribos, como tambm influncias negativas de prticas idlatras e imorais. Deve-se salientar que no interior da famlia eram proibidos os casamentos com parentes imediatos (Lv 18 e 20). Os "esponsais" ou "promessa de casamento", uma vez quebrados, eram passveis de penalidades a(s) partes responsveis (I Sm 18.17-19; 18.26-27), visto que o "noivado" trazia consigo direitos e obrigaes quase idnticos ao casamento. Apesar de mudar quanto a forma, o namoro e noivado em todas as culturas, devem moldar-se aos princpios bblicos da castidade, fidelidade, compromisso, respeito, verdade e amor. O namoro, juntamente com o noivado, pode ser definido como um relacionamento entre duas pessoas de sexo opostos, baseado no amor, tendo por finalidade maior, a preparao para um casamento dentro da vontade de Deus. QUESTES PRTICAS SOBRE O NAMORO CRISTO 1. Quando comear a namorar? Quando se estiver pronto para enfrentar os desafios que o casamento impe. Isso implica em preferencialmente terminar os estudos, ter um emprego, maturidade, etc. preciso ter cuidado com os chamados casamento pela f, onde a falta de recursos, moradia, planejamento e organizao pode acabar comprometendo a vida do jovem casal. 2. Com quem namorar? Filhos de Deus devem se unir em namoro e casamento com outros filhos de Deus (2 Co 6.14-16). A realidade das divises denominacionais em nosso tempo implica na necessidade de se buscar um

namorado(a) da mesma linha de credo e costumes (Nm 36.5-9). Quando crentes de denominaes e posies teolgicas diferentes pensam e se casar, precisam lidar com as seguintes questes:

3. Quais motivaes devem ser evitadas para se comear um namoro? Dentre muitas citamos: -Aparncia fsica (fator esttico) -Interesses econmicos, polticos e financeiros -Imposio dos pais -Influncia dos amigos -Desespero (impulsos sexuais, insegurana advinda do avanar da idade, etc.) 4. Como fazer a escolha certa? Algumas questes precisam ser consideradas no momento de escolher com quem se casar: a) Senso da vontade de Deus -Orar em toda e qualquer situao (1 Ts 5.17) -Ter a palavra de Deus como instrumento de anlise das motivaes para o casamento, como tambm do perfil de conduta do futuro cnjuge (Sl 119.105) -Analisar as orientaes divinas em condies especiais, tendo cuidado de no usar a exceo com regra (Gn 24.10-14). Isso implica em ter cuidado com os "profetas casamenteiros e descasamenteiros", mestres em profetadas. -Usar o bom senso, e observar a conduta do pretendente na condio de filho (disposio para trabalhar, respeito aos pais, obedincia, etc.). Geralmente bons filhos tornam-se bons cnjuges. b) Senso de afinidade mtua preciso dialogar sobre: -Os valores e afinidades espirituais (dedicao e vocao) -Os valores e afinidades pessoais (preferncias gerais, filhos, trabalho, estudos, etc.) -Os valores e afinidades fsicas (aparncia, higiene, sade, etc.) A ideia de casar com algum, ou fazer com que este se torne minha imagem e semelhana equivocada, e no valoriza as diferenas entre as pessoas. Afinidade no significa igualdade plena, mas a possibilidade de convivncia e tolerncia entre os diferentes, num compromisso firmado para toda a vida, como o casamento, fundamentado no amor bblico e cristo.

Como j sugerido por algum: Se voc deseja casar com uma pessoa igual a voc, que tal casar com voc mesmo? 5. Alguns problemas no namoro cristo. O cristo que inicia um namoro deve ter como motivao e objetivo um casamento dentro da vontade de Deus. Isso no significa que todo namoro deve culminar obrigatoriamente num casamento, visto que o namoro uma situao onde os jovens devem se conhecer, e buscar a vontade de Deus para eles. melhor, caso seja necessrio, terminar um namoro do que um casamento. Alguns cuidados no namoro cristo devem ser tomados, dentre os quais: - Rejeitar o descompromisso ou "ficar" (Pv 5.18; Ml 2.1-14) - Evitar intimidades fsicas resultantes de tentaes, supostas provas de amor ou prova de virilidade, imprudncia, carnalidade, etc. (I Ts 4.3-7) - Fugir do sexo pr-conjugal (Gn 2.24; I Co 7.9; 2 Co 11.2) Voc que um cristo solteiro precisa entender que um namoro, e consequentemente um casamento fora da vontade de Deus, s lhe trar desgastes, sofrimentos, frustraes e feridas difceis de serem cicatrizadas. A vontade de Deus boa, agradvel e perfeita (Rm 12.2). O AMOR VERDADEIRO NO CASAMENTO No apenas na vida conjugal, mas em todas os relacionamentos humanos, o amor verdadeiro precisa estar fundamentado nos princpios de 1 Corntios 13.4-7 (ARA): Tudo que se declare sendo amor, mas que no considera as caractersticas acima, no passa de afirmaes vazias, mero sentimentalismo destitudo de ao concreta. H muito amor de palco, encenao pblica destituda de essncia, de verdade. O amor verdadeiro vivido nos bastidores da vida conjugal. Sim, ele tambm acaba sendo percebido publicamente, mas genuno e a sua fora est no fundamento da Palavra. As estruturas do matrimnio no foram preparadas para suportar o peso da infidelidade, cujos efeitos sobre toda a famlia so devastadores. O adultrio tremendamente destrutivo tanto para o homem como para a mulher (1 Co 6.1520). Todavia, em Jesus o crente tem foras para perdoar e fazer o possvel para restaurar o casamento.

..

Potrebbero piacerti anche