Sei sulla pagina 1di 42

AO INOX

Programa de Mdulo Capacitativo Capacitao da Cadeia Produtiva

Conformao

Conformao dos aos inoxidveis


Eduardo Luiz Alvares Mesquita
Eng Mecnico - ACESITA

Lo Lucas Rugani
Eng de Minas e Metalurgista - ACESITA Consultoria: Engenheiro Ademar Kag - Dir. da GRAPAIX Ind. e Com. Ltda Engenheiro Roberto Mendes Borges - Diretor da KPB Ind. e Com. Ltda Engenheiro Lo Loureiro Parolo - Diretor da KPB Ind. e Com. Ltda

DEZEMBRO - 1997

NDICE
1. INTRODUO .........................................................................................................5 2. O AO INOX E SUA CONFORMAO ......................................................................5 3. TRAAGEM.............................................................................................................8 4. PROCESSOS DE CONFORMAO...........................................................................10 4.1 - CONCEITOS BSICOS .................................................................................................10 4.2 - PROCESSOS DE CORTE ................................................................................................13 4.3 - PROCESSOS DE FURAO ...........................................................................................22 4.4 - PROCESSOS DE DOBRAMENTO ...................................................................................28 4.5 - PROCESSO DE CURVAMENTO......................................................................................32 5. CONSIDERAES FINAIS .......................................................................................39 6. BIBLIOGRAFIA ......................................................................................................41

1. INTRODUO
Esta apostila compe com outras (Manuseio, Transportes, Estocagem, Soldagem, Estampagem e Acabamentos), o Curso bsico e modulado Noes Bsicas de Caldeiraria e Serralheria em Ao Inox. Este curso foi estruturado para levar fundamentao terico-operacional ao parque reprocessador do ao inox no Brasil, com o objetivo de promover a qualidade dos produtos confeccionados em inox. Neste mdulo, Conformao dos Aos Inoxidveis, pretende-se fazer uma abordagem aos processos de corte, furao, dobramento, calandragem e curvamento de tubos sem a pretenso de esgotar o assunto. O objetivo principal o de auxiliar as empresas j estabelecidas na busca do seu aperfeioamento e de introduzir outras neste promissor segmento: o mercado dos produtos de ao inox.

2. O AO INOX E SUA CONFORMAO


Ao inox o termo empregado para identificar famlias de aos contendo, no mnimo, 11% de cromo, que lhes garantem elevada resistncia oxidao - conhecida popularmente como ferrugem. O cromo, disperso no ao de forma homognea, em contato com o oxignio do ar forma uma fina camada, contnua e resistente (50 angstrons; 1 angstron = 10-8 cm) em toda a sua superfcie, que o protege contra ataques corrosivos do meio ambiente. De uma maneira geral, esta resistncia aumenta medida que mais cromo adicionado ao ao. Apesar de invisvel, estvel e finssima, esta pelcula (chamada de camada passiva) altamente aderente ao ao inox, defendendo-o contra a ao de meios agressivos. Alm do cromo, outros elementos podem ser adicionados ao ao inox (nquel, molibdnio, titnio, nibio, etc.) com o objetivo de elevar sua resistncia corroso e melhorar suas propriedades fsicas e mecnicas. De acordo com os elementos de liga contidos, os aos inoxidveis so agrupados em famlias de aos com caractersticas semelhantes e destinados a aplicaes especficas. Basicamente, distinguem-se 3 famlias de aos inoxidveis:
Aos martensticos; Aos ferrticos; Aos austenticos.

Os aos inoxidveis martensticos so aos magnticos que podem atingir altas durezas por tratamento trmico, alm de excelente resistncia mecnica. So utilizados em cutelaria, instrumentos de medida, lminas de corte, correntes para mquinas, discos de freio, etc. Esses aos no sero abordados nesta apostila. Conformao dos aos inoxidveis 5

Os aos inoxidveis ferrticos tambm so aos magnticos. Normalmente so endurecveis por conformao a frio e utilizados basicamente no estado recozido. So utilizados em baixelas, foges, geladeiras, pias, sistemas de exausto de gases em motores de exploso, recheio de colunas de destilao, moedas, etc. Aos tpicos: AISI 430 e AISI 409. Os aos austenticos so aos no-magnticos que podem ser endurecidos por trabalho mecnico. Apresentam resistncia corroso melhorada pela adio do nquel e so facilmente conformados a frio, devido uma combinao favorvel de propriedades mecnicas. So utilizados para fins estruturais, equipamentos para indstria alimentcia, aeronutica, ferroviria, petrolfera, qumica e petroqumica, papel e celulose, construo civil, etc. O ao tpico desta famlia o AISI 304. A caracterstica bsica dos aos inoxidveis a sua elevada resistncia corroso. So aos fceis de serem trabalhados, aceitam deformaes permanentes sem comprometimento de suas caractersticas, so versteis e de fcil limpeza e manuteno por apresentarem superfcie lisa e, em aplicaes arquitetnicas e de decorao, apresentam aspecto esttico atraente valorizando ambientes. A grande maioria dos atributos dos aos inoxidveis conferida pela camada passiva anteriormente descrita. Ela apresenta um papel fundamental eliminando-se a necessidade de revestimentos protetivos externos como fosfatizao e pintura, galvanizao, bicromatizao, etc., procedimentos largamente utilizados para melhorar resistncia a corroso aos aos carbono. A camada passiva se auto-regenera em presena de oxignio quando, por exemplo, danificada por um risco ou arranho. Nesses casos, esta regenerao no garante a homogeneidade da camada passiva e, em situaes crticas e muito agressivas, pode se desenvolver o fenmeno de corroso no ponto arranhado. Portanto recomenda-se cuidado extremo para a manuteno desta pelcula. A ACESITA garante a integridade da camada passiva em todos os aos inoxidveis que saem da Usina. Recomenda-se aos reprocessadores e ao parque manufatureiro dos aos inoxidveis adotar medidas adicionais, tabela a seguir, para evitar danos camada passiva durante o manuseio, processamento e estocagem de bobinas, chapas e produtos intermedirios.

Conformao dos aos inoxidveis

Etapas

Cuidados Evitar amassados e arranhes oriundos de grampos, correntes e dispositivos de fixao para manuseio. recomendado revestir estes elementos com feltro ou plsticos. Estocar sempre em lugar limpo, seco e longe de aos carbono. O ideal que o inox seja estocado em galpes sem goteiras e com piso de borracha. Usar equipamentos de estocagem e movimentao protegidos por plstico, madeira ou feltro, evitando marcar a superfcie do ao. Evitar danos superfcie do material. Usar luvas limpas durante o manuseio. Evitar contato com substncias externas, graxas, leos e gorduras. Evitar o contato com ao carbono ou outros aos para evitar contaminao do ao inox. Sempre que possvel, utilizar ferramentas e equipamentos exclusivos para trabalhar o ao inox. No sendo possvel, todos os equipamentos e ferramentas devero ser limpos antes de sua utilizao para trabalhos com o ao inox.

1. Recebimento, manuseio

2. Estocagem de bobinas e chapas

3 . Manuseio

4. Fabricao

Estocagem de chapas Fig (1)

Estocagem de bobinas

Conformao dos aos inoxidveis

Todos os aos inoxidveis podem ser conformados. Define-se a conformao como um conjunto de tcnicas/procedimentos necessrios para transformar uma superfcie plana - chapa, por exemplo - em produtos de formas e utilizao definidas, como: cantoneiras, perfis, tubos, pias, cubas, mesas de fogo, etc. De uma maneira geral, os aos inoxidveis podem ser conformados pelos mesmos processos utilizados para se trabalhar o ao carbono. Pequenas adaptaes no processo so necessrias em funo de peculiaridades nas propriedades mecnicas dos aos inoxidveis, conforme ser detalhado no item 4.1. Neste manual, sero abordados as operaes de traagem e os processos de corte, furao, dobramento, calandragem de chapas e dobramento de tubos.

3. TRAAGEM
So operaes que normalmente precedem as operaes de conformao. Trata-se de marcao de curvas, retas ou pontos sobre a chapa para visualizao dos locais a serem cortados, furados, dobrados, etc. Os equipamentos e instrumentos de traagem mais utilizados so: bancada de trabalho, riscador, compasso, puno, rgua, esquadro, graminho, transferidor e suta. Os instrumentos de traagem devem ser guardados em local adequado, sempre limpos e nunca em contato com ao carbono. Quando em uso, nunca devem estar espalhados sobre a chapa a ser traada, para evitar acidentes e riscos desnecessrios chapa.
Bancada de trabalho

a mesa de trabalho onde sero executadas as operaes de traagem. Ela deve estar sempre limpa, ser plana e estar forrada com feltro ou borracha. Suas dimenses devem ser adequadas ao operrio e superiores s dimenses das chapas que sero traadas. Aps o uso, a bancada sempre deve ser limpa e coberta para evitar qualquer tipo de contaminao. Desta forma, estar sempre pronta para o uso futuro.
Riscador e compasso

Devem ser de ao inox temperado ou no mnimo ter a ponta em ao inox. Em traagens que no necessitem de preciso, podem ser substitudos por lpis.

Conformao dos aos inoxidveis

Compasso Fig. (2)


Puno

O puno poder ser de ao liga tempervel, facilmente encontrado no mercado, pois o local onde feita a marcao ser eliminado pelo furo. Deve-se evitar o encruamento da zona a ser perfurada, quando do puncionamento do furo, que no deve ser muito profundo. prefervel utilizar puno com ponta em pirmide triangular em vez do puno cnico.

Puno de ponta piramidal Fig. (3)

Conformao dos aos inoxidveis

Rguas, esquadros, graminhos, transferidores e sutas

Esses instrumentos devem ser de ao inox temperado da srie martenstica. Esto disponveis no mercado numa ampla gama de bitolas

Fig (4)

4. PROCESSOS DE CONFORMAO
4.1 - CONCEITOS BSICOS
Os processos de conformao dos diversos metais so realizados a partir de suas respectivas caractersticas mecnicas. Particularidades relativas ao comportamento estrutural de cada liga metlica definem os esforos mnimos necessrios para o dimensionamento dos equipamentos e ferramentas a serem utilizados. 10 Conformao dos aos inoxidveis

Com o ao inox no diferente: os processos de sua conformao mecnica so semelhantes aos dos aos carbono, cuja tecnologia de domnio geral. As diferenas de comportamento mecnico existentes entre as duas ligas, ao carbono e ao inox, definem diferentes parmetros de utilizao de equipamentos em cada caso. O comportamento estrutural dos aos inoxidveis, a exemplo dos aos carbono, definido pela curva tenso-deformao. Um corpo de prova do material com dimenses padronizadas submetido a um esforo de trao crescente at a sua ruptura.

Inox 304 Ao Carbono C A B Inox 430

TENSO 0

DEFORMAO

Fig (5)

O ensaio revela dois domnios bem definidos:


o domnio elstico (0-A) onde as deformaes no so permanentes. Cada tenso

corresponde a uma deformao prpria de cada ao. Cessado o esforo, o corpo de prova retorna s dimenses iniciais;
o domnio plstico (B-C) onde para cada tenso corresponde uma deformao

permanente. Uma vez cessado o esforo, em qualquer momento deste domnio, o corpo de prova no retorna s dimenses iniciais;
na transio entre os dois domnios (A-B), existe um ponto para o qual o corpo de

prova sofre deformao sem nenhum acrscimo de tenso. Diz-se que o material escoa neste ponto. Nos aos inoxidveis, esta transio no to visvel e define-se o limite de escoamento (LE) como o ponto na curva determinado pela interceco de uma paralela reta que define o domnio elstico (0-A) a 0,2% de deformao permanente.

Conformao dos aos inoxidveis

11

O ponto C determina o fim do ramo plstico e definido como limite de resistncia (LR). A curva tenso-deformao tpica para cada ao. O LE dos aos carbono (1008) so ligeiramente mais elevados do que os aos inox (tipos 430 e 304) para a condio de aos recozidos. Porm, o LR dos aos inoxidveis so superiores aos dos aos carbono. A reside uma diferena bsica que vai influir em todos os processos de conformao onde ocorrem deformaes permanentes: o ramo plstico B-C para os aos inoxidveis muito maior do que para os aos carbono. Isto significa que eles suportam deformaes maiores sem ocorrer falha do componente. Dentre os aos inoxidveis, os aos austenticos (por exemplo o 304) apresentam este ramo plstico maior do que os aos ferrticos (por exemplo o 430) sendo especificados para conformaes profundas. Nas operaes de conformao onde ocorrem corte e, no caso de dimensionamento de parafusos, rebites e pinos de fixao, que so submetidos a esforos cortantes, a tenso para a qual ocorre a ruptura chamada de tenso de cisalhamento. Esta tenso cerca de 65 a 70% do LR para os aos inox e de 55 a 60% para os aos carbono. Uma das diferenas marcantes de comportamento s solicitaes entre os vrios tipos de ao o encruamento - aumento das caractersticas (dureza, limites de escoamento, de resistncia e de cisalhamento) pelo efeito de trabalho mecnico. Veja abaixo comparao dos encruamentos de aos austentico (301), ferrticos (430 e 409) e baixo carbono (1008)

Fig (6)

12

Conformao dos aos inoxidveis

Essas diferenas de comportamento ao trabalho mecnico a frio, fig (6), demonstram que os esforos necessrios para a conformao dos aos inoxidveis so consideravelmente maiores que os exigidos para os aos carbono. Alm dos aos inox apresentarem o LR superior aos dos aos carbono em condies equivalentes, tanto o LE quanto seu LR crescem a uma taxa maior que o crescimento dos aos baixo carbono.

4.2 - PROCESSOS DE CORTE


Basicamente, os processos de corte so operaes que envolvem:
Cisalhamento - guilhotinas, tesouras e discos rotativos de vrios tipos; Abraso - discos de corte, serras de vrios tipos e corte por jato dgua; Fuso - plasma e corte a laser. Corte por cisalhamento

O corte por cisalhamento executado colocando-se a chapa e/ou o material a ser cortado entre duas facas de corte de ao especial. A faca inferior fixa e a superior dotada de movimento ascendente/descendente. O esforo cortante produzido pelo movimento descendente da faca superior que, ao penetrar no material a ser cortado, cria:

uma zona de deformao; o corte por cisalhamento; uma regio fraturada com ruptura por trao; uma rebarba.

Fig ( 7 )

Conformao dos aos inoxidveis

13

A profundidade de penetrao depende da ductilidade e espessura do material a ser cortado. Quanto mais dctil o metal a ser cortado, maior a penetrao da faca. Contudo, metais dcteis e muito macios (especialmente chapas finas) tendem a curvar-se na operao de corte por cisalhamento resultando em grande volume de rebarba. A qualidade do corte por cisalhamento depende fundamentalmente da qualidade das facas de corte e da regulagem das folgas entre as facas. importante observar:
Qualidade das facas

Tipo de Servio Corte em material fino (at 4,8 mm) Corte em material mdio (entre 4,8 e 6,4 mm) Servios pesados
Folgas (funo da espessura a ser cortada)

Faca Ao AISI D-2 Ao AISI A-2 Ao AISI S-5

Dureza (Rockwell C) 60 60 57

Espessura da chapa a ser cortada (mm) e > 1,57 e 1,57

Folga (% da espessura a ser cortada) 5% 3%

Para cortes por cisalhamento com facas circulares (slitting) devem ser ajustadas folgas horizontais e verticais. As folgas horizontais variam de uma montagem para outra. Uma boa prtica adotar-se, inicialmente, uma folga igual a 8% da espessura da chapa a ser cortada. As folgas verticais dependem da dureza do material. Materiais duros exigem folgas menores que os materiais mais macios. A folga vertical positiva para cortes em materiais de at 1,15 mm de espessura, devendo ser mnima para manter as bordas livres de rebarbas. Para espessuras maiores, as facas so separadas por folga vertical negativas.

Fig. (8)

14

Conformao dos aos inoxidveis

Outra possibilidade de corte com facas circulares o corte por disco rotativo onde o ponto de corte tambm um ponto piv para a chapa. O formato circular das facas no oferece obstruo ao movimento da chapa para a esquerda ou para a direita, o que permite cortes tanto em linha reta como circulares ou irregulares. Dependendo da sobreposio das facas, pode ser feito um corte inclinado na chapa resultando numa aresta afiada ou num canto chanfrado. O corte da chapa em blanks circulares requer o uso de suporte de fixao que permita a rotao da chapa. Para um corte em linha reta em tesoura rotativa utiliza-se um dispositivo de encosto reto montado na parte de trs das facas de corte.

Tipos de cortes com facas circulares Fig (9)

Recomenda-se os seguintes materiais para facas circulares rotativas:


Dureza (Rockwell C) 58 a 60 58 a 60 50 a 58

Tipo de Servio Corte em material fino (at 4,8 mm) Corte em material mdio (entre 4,8 e 6,4 mm) Servios pesados

Faca Ao AISI D-2 Ao AISI A-2 Ao AISI S4, S-5

Velocidades de corte:
Espessura da chapa (e) e 6,4 mm 6,4 < e 25 mm Velocidade de corte (m/min) 2,4 a 6,7 1,5 a 3,0

Para aumento da vida til das facas recomenda-se usar como lubrificante, leo para servio pesado solvel em gua ou um leo a base de petrleo com 15 a 20% de querosene.

Conformao dos aos inoxidveis

15

Equipamentos que cortam por cisalhamento


Guilhotinas

Capacidades de corte: Relaes entre aos carbono e aos inoxidveis austenticos


Material Ao Carbono Ao inox austentico Espessuras (mm) 1,60 1,98 2,78 3,57 4,76 6,35 7,94 9,53 12,7 15,9 19,0 25,4 1,11 1,27 1,98 2,78 3,57 4,76 6,35 7,14 9,53 12,7 15,9 19,0

Tipos de guilhotinas
Tipo Descrio Capacidades

Mecnica

Executa corte em chapas de ao sobre um traado ou com uso de limitador mecnico (stop) chamado de para chapas com encosto, incorporado mquina. O conjunto de potncia espessuras de uma guilhotina mecnica constitudo por motor, inferiores a 13 mm volante, coroa sem fim acionada pelo volante e uma e comprimentos at 3000 mm embreagem que liga a coroa sem fim ao eixo e alm de um mecanismo acionado pelo pedal. Apresentam cursos mais longos que as guilhotinas mecnicas. So acionadas por um conjunto moto-bomba que fora o leo para dentro do cilindro empurrando o pisto. O movimento do pisto aciona o mecanismo que sustenta a faca superior. As guilhotinas hidrulicas so projetadas com capacidade de carga fixa. No devem ser cortados materiais que superem a capacidade de corte do equipamento. Usadas exclusivamente para chapas finas 1,2mm de espessura x 1500 mm de comprimento

Hidrulica

Para chapas com espessuras at 25 mm e comprimentos at 4000 mm

Pneumtica

16

Conformao dos aos inoxidveis

Tesouras

Tipo

Descrio Ferramenta manual que executa os mesmos movimentos de uma tesoura de costura. Largamente empregada em caldeirarias e serralherias, na execuo de corte em chapas finas (e 1,2 mm) e de pequenas dimenses (at 300 mm). Para se evitar a formao excessiva de rebarbas deve-se sempre manter ajustada a folga entre as facas de corte (3% da espessura da chapa). Executa corte retilneo com acabamento uniforme , com tempo e custo de operao reduzidos. No deve ser utilizada em corte de barras e tubos.

Capacidades

Manual

Espessuras inferiores a 1,20 mm

Ferramenta eltrica ou pneumtica manual que executa os mesmos movimentos de uma tesoura de costura. adequada a cortes de chapas finas (e 1,2 mm) de pequenas dimenses (at 300 mm). uma mquina Vibratria manual verstil, podendo cortar peas planas em vrios formatos, permitindo a execuo de peas especiais. Ela no exige esforo fsico do operador, sendo necessrios cuidado e habilidade para no sair fora do traado. Mquina tipo pescoo de cisne para cortes em chapas finas (e 3,0 mm). Corta de maneira semelhante tesoura de uso domstico, com movimentos alternativos automticos de vai e vem da faca superior. Executa cortes pequenos ou grandes, circulares ou retilneos em qualquer ponto da chapa.

Espessuras inferiores a 1,20 mm

Vibratria universal

Espessuras inferiores ou iguais a 3,0 mm

Corte por abraso

O corte por abraso executado pela frico de uma ferramenta de corte no material a ser cortado. Neste tipo de corte, so arrancadas partculas do material a ser cortado (cavacos) com conseqente aumento de temperatura da zona cortada. Quando a espessura da pea a ser cortada muito grande, existe a necessidade de serem utilizados fluidos de refrigerao. Este tipo de corte pode ser executado por dois tipos de equipamentos: Serras e discos abrasivos.
Corte por serras

Os aos inoxidveis podem ser cortados por todos os tipos de serras, manuais e mecanizadas. Recomenda-se o uso de lminas de corte de ao - rpido para qualquer tipo de equipamento. O corte efetuado em movimentos de vai e vem com amplitude e velocidade adequadas, com o retorno em vazio para evitar um rpido endurecimento da superfcie a ser cortada. Recomenda-se o uso de lubrificante (leo para servios pesados solvel em gua, dentre outros) para qualquer tipo de serra utilizada, exceto para o caso de serra de fita de frico de alta velocidade.

Conformao dos aos inoxidveis

17

So os seguintes os tipos de serra disponveis no mercado:


Serras

Tipo

Descrio Utilizada para corte de peas finas e servios no repetitivos. Recomenda-se lminas de 32 dentes por polegada para peas com at 1,60 mm de espessura e de 24 dentes por polegada para material com espessura compreendida ente 1,60 e 6,35 mm de espessura. Para espessuras maiores, recomenda-se utilizar lminas de dentes grossos para facilitar a remoo dos cavacos e prevenir entupimento. Para um corte suave necessrio manter pelo menos dois dentes em contato constante com a pea a ser cortada. Utilizada para cortes de sees relativamente grossas em trabalhos repetitivos ou no. O emprego de equipamento motorizado permite cortes mais profundos por amplitude de curso e requer o emprego de lminas com dentes mais largos, usualmente de 8 a 12 dentes por polegada. A velocidade de corte varia de 15 a 30 m/min, dependendo da potncia disponvel e do tipo de lmina. A lmina deve ser resfriada por mistura de leos para servios pesados solveis em gua. Largamente utilizada para corte de aos inoxidveis austenticos. Executa cortes retos ou com contorno irregular tanto em chapas quanto em barras e tubos. O emprego de lminas de aos rpidos possibilita maior durabilidade e a utilizao de velocidades de corte maiores.Nos modelos mais recentes, operam-se velocidades de corte de 18 a 30 m/min para materiais acima de 1,60 mm de espessura e de 30 a 58 m/min para materiais mais finos. O corte em materiais trabalhados a frio, dever ser executado em velocidades menores.

Serra manual

Serra mecnica

Serra de fita

18

Conformao dos aos inoxidveis

Conformao dos aos inoxidveis

19

Corte por discos abrasivos

Para a seleo do disco de corte mais adequado, deve-se considerar o tipo de material a ser cortado, a seo do corte, o acabamento desejado e os equipamentos de corte disponveis (corte refrigerado ou a seco). De uma maneira geral, os parmetros que devem ser analisados so:
Como regra geral, especifica-se para o corte de materiais macios, discos duros ou de gros grossos e, para materiais duros, discos moles ou de gros mais finos. Discos fabricados com carbeto de silcio (Sic) apresentam maior rendimento em materiais de baixa resistncia trao (ferro fundido cinzento, materiais no ferrosos ou no metlicos). Para os aos, especificam-se discos fabricados em xido de alumnio (Al2O3) reforados por duas telas laterais. O arco de contato entre pea e disco de corte determina o comprimento do cavaco produzido. Cavacos grandes obstruem o caminho dos gros abrasivos na periferia do disco e reduzem a ao de corte. Em peas de paredes finas a presso unitria de corte aumenta, acarretando o desprendimento prematuro dos gros abrasivos e acelerando o desgaste das faces do disco. Por este motivo, recomendase usar discos de durezas elevadas. Inversamente, em peas de paredes mais grossas, onde o arco de contato aumenta, a presso unitria resultante ser mais baixa, recomendando-se discos de durezas mais baixas. As caractersticas de corte livre dependem do tamanho do gro abrasivo e do grau de dureza do disco, determinando a gerao de calor e a rebarba produzida. Quanto mais elevado o calor gerado, mais rebarba produzida pelo corte. Quanto mais fino o disco, menor ndice de rebarba ele produz, pela menor quantidade de material removido pelo corte e, conseqentemente, menor gerao de calor. Quanto maior a potncia disponvel, maior poder ser a presso exercida, podendo-se empregar com xito, discos de dureza mais altas com maior economia.

Material do disco vs Material a ser cortado Arco de contato disco/pea

Presso de corte

Acabamento

Potncia da mquina de corte

20

Conformao dos aos inoxidveis

So os seguintes, os tipos de mquinas de corte por discos abrasivos no mercado


Mquinas de corte por abraso

Tipo Cut-off

Descrio So mquinas eltricas ou manuais, portteis ou no. Este tipo de mquina equipada com mecanismo complementar. Alm de apresentar movimento de penetrao no corte, apresenta tambm um movimento oscilante em outro sentido dentro de um plano horizontal. Admitem uso de discos entre 350 e 850 mm de dimetros. Estas mquinas, alm do movimento de penetrao do disco sobre a pea, apresentam um movimento para frente e para trs ao longo do corte no plano horizontal. Admitem discos com dimetros entre 300 e 350 mm e servem para cortar vidro e materiais no-metlicos. Nestas mquinas, alm de girar o disco de corte, a pea tambm girada. Utiliza discos de dimenses pequenas entre 300 e 350 mm de dimetro.

Capacidades Discos com dimetros entre 250 e 400 mm. Barras at 300 mm de espessura

Oscilante

Horizontal

Peas de pequenas sees menores ou iguais a 10 mm Peas slidas ou tubos de at 550 mm de dimetro

Rotativas

Corte por fuso

Corte plasma - este tipo de corte foi desenvolvido para substituir o corte oxiacetileno (3000 C) que inadequado aos aos inoxidveis, alm de apresentar velocidade de corte muito superior. O processo consiste em se estabelecer um arco eltrico entre um eletrodo (catodo) e o material base a ser cortado (anodo). A ponta do eletrodo fica embutida no bocal de gs que refrigerado por gua ou ar. O gs de plasma ionizado e direcionado atravs do metal. Tanto o arco eltrico quanto o gs so forados a passar por uma rea estreita da ponta do bocal. O jato concentrado de plasma atinge grande velocidade e alta temperatura ( 30.000 0 C). Ao atingir o material base, este fundido e removido pelo jato de gs.

Velocidade de corte (m/min) Fig (10)

Conformao dos aos inoxidveis

21

A Fig (10) apresenta as velocidades de corte tpicas para corte por arco de plasma em ao 3 carbono e inox, utilizando 6,8 m /h de ar a 345 kPa, em um equipamento simples. Estas informaes representam o comportamento esperado em equipamentos em bom estado de manuteno e utilizando-se prticas recomendadas. Outros fatores como desgaste de peas, qualidade do ar, flutuao da tenso da linha e a experincia do operador, devero afetar a performance do sistema. O gs de plasma uma mistura de gases argnio-hidrognio; argnio -hidrognio-nitrognio ou nitrognio-hidrognio. Existem quatro sistemas de corte por plasma: plasma de gs; plasma com fluxo de gs secundrio (dixido de carbono); plasma com injeo de gua e plasma sobre ou sob gua. Para maiores detalhes, consultar a apostila Curso de Aos Inoxidveis editada para o projeto: REDE - Redirecionamento Educacional parceria Sistema FIEMG - ACESITA

4.3 - PROCESSOS DE FURAO


Os processos de furao consistem em operaes que envolvem os mesmos conceitos bsicos dos processos de corte:
Cisalhamento - puncionadeiras Usinagem - furadeiras de brocas Fuso - plasma

A escolha de um determinado processo est diretamente relacionada a


volume de produo (seriada ou artesanal); repetitividade desejada; forma e dimenso da pea; disponibilidade de recursos.

22

Conformao dos aos inoxidveis

Furao por cisalhamento

O mecanismo de furao por cisalhamento idntico ao do corte por cisalhamento, substituindo-se a faca superior por um puno com o formato do furo que se quer produzir e a faca inferior por uma matriz fixa. As folgas entre puno e matriz no devem superar 10% da espessura (5% por face) para impedir um escoamento excessivo do material para dentro da matriz. Para espessuras abaixo de 1,00 mm a folga deve estar situada ente 0,03 e 0,04 mm por face. Com o objetivo de se reduzir a fora de cisalhamento necessria ao corte usa-se o artifcio de usinar, no puno, uma inclinao em um ngulo tal que a distncia entre a ponta do puno e a sua parte reta seja prxima da espessura da chapa. Esta inclinao no puno tem tambm a finalidade de concentrar a regio de deformao na parte que vai ser descartada (parte central), mantendo a parte externa sem deformao. Fig.(11)

Puno

Espessura da chapa

Puno afiado para perfurao

Fig.(11)

A geometria da superfcie furada varia de acordo com as folgas entre a matriz e o puno. Com o aumento das folgas, aumenta-se o ngulo de fratura e a rebarba formada pelo corte, e diminui a parte polida (cisalhada). De acordo com as folgas adotadas, definem-se 5 tipos de furos mostrados na fig.(12).

Conformao dos aos inoxidveis

23

Tipo 1 Folga 23%

Tipo 2 Folga 12,5 a 13,5%

Tipo 3 Folga 9-11%

Tipo 4 Folga 3-5%

Tipo 5 Folga 1 a 2%

Caractersticas do Permetro de Corte ngulo de Fratura ........................ Deformao ................................ Corte.......................................... Fratura........................................ Rebarba .....................................

Tipo 1 14-16 10-20% t 10-20% t(b) 70-80% t Grande, Tenso + Distoro

Tipo 2 8-11 8-10% 15-25% 60-75% Normal, Somente Tenso

Tipo 3 7-11 6-8% 25-40% 50-60% Normal, Somente Tenso

Tipo 4 6-11% 4-7% 35-55% 35-50% Mdia, Tenso + Compresso

Tipo 5 ... 2-5% 50-70% t(d) 25-45% t(f) Grande, Tenso + Compresso

Efeito das folgas na geometria da superfcie furada Fig. (12)

Para o ao inox, a folga especificada produz uma superfcie furada do tipo 4. Na operao de uma seqncia de furos adjacentes, deve-se levar em conta a distncia mnima entre furos, que no deve ser inferior metade do dimetro do furo. Caso a chapa se deforme aps o processo de furao, deve-se adotar algumas destas providncias:

substituir ao inox recozido por ao inox duro; utilizar puno plano ou; reduzir a folga matriz - puno.

importante salientar que este tipo de furao recomendado para furos de boa qualidade em peas seriadas onde o custo do equipamento pode ser uma limitante.

24

Conformao dos aos inoxidveis

Equipamentos que furam por cisalhamento


Puncionadeiras

Conformao dos aos inoxidveis

25

Furao por usinagem

Furao por broca - o processo apresenta vantagem de baixo investimento e custo operacional compatvel em servios limitados e de pequena repetitividade onde no se justifica o desenvolvimento de ferramental. Ideal para pequenas empresas e artesos. Para a execuo de um furo perfeito, deve-se observar os seguinte itens:

o puncionamento do furo dever ser feito com puno de ponta piramidal e no muito profundo para evitar endurecimento desnecessrio da parte a ser furada; prefervel usar guias de furao dotadas de folga suficiente entre o embuchamento (da guia) e a pea a ser furada (mnimo uma vez o dimetro do furo) de modo a no impedir o fluxo de cavacos; a furadeira dever trabalhar a baixas rotaes e deve-se utilizar brocas de ao ferramenta (HSS) com ponta de carboneto; o avano deve ser suficiente para penetrar embaixo da superfcie endurecida a frio. Se for necessrio, reduza a velocidade e aumente o avano; a furao deve ser iniciada e realizada sem nenhuma pausa. Entrada e reentrada aps sada, devem ser feitas em velocidade e avano plenos; brocas com ngulo de hlice maior, melhoram o fluxo de cavacos; a lubrificao da ferramenta deve ser feita com leos minerais sulfurizados ou leos emulsificados.

Como orientao geral, sugerem-se as afiaes de broca, a seguir:


Dimetro do furo 7 < mm 7 25 mm > 25 mm Afiao da broca convencional (ngulo de aresta de corte de 135) especial (broca de 3 pontas) serra tipo copo

Para maiores detalhes, consultar a apostila Curso de Aos Inoxidveis editada para o projeto: REDE - Redirecionamento Educacional parceria Sistema FIEMG - ACESITA

26

Conformao dos aos inoxidveis

Equipamentos e ferramentas que furam por abraso


Furadeiras

Tipo

Descrio Apresenta alta velocidade de corte. No indicada para furos acima de 7 mm de dimetro em aos inoxidveis. Mquina utilizada para furao de peas pequenas com furos de at 16 mm de dimetro e com curso de at 75 mm, dependendo do fabricante. Empregada para execuo de furos de tamanho mdio com at 25 mm de dimetro, com curso de at 250 mm, dependendo do fabricante, com at 9 velocidades diferentes. Para peas de grande porte com furos de at 100 mm de dimetro, com curso de at 500 mm, com mais de 9 velocidades diferentes e com avano automtico da broca.

Capacidades Motor 1400W

Furadeira porttil

Furadeira de bancada

Motor 2100W

Furadeira de coluna

Motor 3500W

Furadeira radial

Motor 15000 W

Conformao dos aos inoxidveis

27

Brocas

Broca afiao convencional

Serra tipo copo

28

Conformao dos aos inoxidveis

Furao por fuso

A furao por plasma tem todos os seus parmetros idnticos ao corte por plasma j discutido. Esse processo utilizado para fazer furos com formatos e tamanhos diversos em locais de difcil acesso. particularmente recomendado para chapas espessas. O custo do equipamento e a gerao de rebarbas ao longo do permetro de corte tornam-se limitantes do processo.

4.4 - PROCESSOS DE DOBRAMENTO


O dobramento uma operao onde ocorre uma deformao por flexo. Quando um metal dobrado, a sua superfcie externa fica tracionada e a interna comprimida. Essas tenses aumentam a partir de uma linha interna neutra, chegando a valores mximos nas camadas externa e interna. Em outras palavras, em um dobramento a tenso varia de um mximo negativo na camada interna para zero na linha neutra e da sobe a um mximo positivo na camada externa (fig. (13). Desta forma, uma parte da tenses atuantes na seo dobrada estar abaixo do limite de escoamento (LE) e a outra parte supera este limite, conferindo pea uma deformao plstica permanente. Uma vez cessado o esforo de dobramento, a parte da seo que ficou submetida a tenses inferiores ao LE por ter permanecido no domnio elstico, tende a retornar posio anterior ao dobramento. Como resultado, o corpo dobrado apresenta um pequeno retorno elstico (springback) que deve ser compensado durante a operao de dobramento.

R = Raio do Puno r = Raio da Matriz S = Abertura da Matriz e = Espessura da Chapa

Fig (13)

O retorno elstico (efeito mola) uma funo da resistncia do material, do raio e ngulo de dobra e da espessura do material a ser dobrado. A tabela da figura 14 ilustra a relao entre o raio de dobra e o retorno elstico para diferentes tipos de aos inoxidveis austenticos. Os aos ferrticos normalmente apresentam menor retorno elstico que os aos austenticos

Conformao dos aos inoxidveis

29

porque apresentam menor encruamento. Como um guia prtico, o valor do retorno elstico normalmente proporcional a

(0,2 LE + LR)

onde LE o limite de escoamento e LR o limite de resistncia do ao inox. Retorno elstico em dobramento de 90


Aos Inoxidveis ABNT 304 recozido ABNT 301 meio recozido
e = espessura do blank

Raio de Dobramento 1e 2 4
Fig (14)

6e 4 13

20 e 15 43

A espessura do material (e) a ser dobrado determina a abertura da matriz (s). Admite-se como razovel trabalhar com aberturas mnimas correspondentes a 8 vezes a espessura do material a ser dobrado. Por outro lado a abertura da matriz, normalmente em V, vai definir o raio da dobra (r). Para aos carbono, o valor de r corresponde a cerca de 15% da abertura(s) da matriz. Para os aos inoxidveis, devido ao seu maior encruamento, o valor de r dever ser ligeiramente superior a este valor. O ngulo de dobra determinado pelo curso do puno regulado diretamente na prensa viradeira. A fora necessria para se proceder o dobramento funo da largura do material a ser dobrado (comprimento de dobra) e da abertura da matriz. Quanto maior o comprimento de dobra e menor abertura de matriz, maior a fora necessria para executar o dobramento.

30

Conformao dos aos inoxidveis

A figura 15 mostra a fora necessria para executar o dobramento do ao Inx ABNT 304.

TONELADA DE CARGA POR P LINEAR PARA DOBRAR INOX 304 RECOZIDO Espessura da Chapa Bitola 20 18 16 14 12 11 10
3 16 1 4

Largura do V da Matriz em polegadas 1 4 4.8 8.2 14.9 3 16 3.6 6.2 11.0 18.4 3 7 1 2 1.7 3.4 5.9 9.8 20.3 29.8 5 3 7 1 1 1 8

Pol 0,036 0,048 0,060 0,075 0,105 0,120 0,135 0,188 0,250

16

2.6 4.7 8.7 14.3

2.2 3.9 7.0 11.8 26.0

2.6 4.3 7.3 15.0 22.0

2.0 3.4 5.4 12.4 17.2 22.5 42.5

2.8 4.7 10.0 14.0 10.4 35.8

2.3 3.9 8.7 11.6 15.4 29.9 61.1 3.3 7.1 9.7 13.2 25.4 51.6

Presso por comprimento (p) linear para dobrar inox tipo 304 recozido Fig (15)

Tipos de dobramento
De fundo Em vazio Dobramento de fundo

O puno penetra na abertura em V da matriz at o ponto em que o material atinge seu fundo. O ngulo obtido no dobramento igual ao ngulo da matriz descontado o retorno elstico do material. O ngulo do puno no dita o ngulo de dobra acabada e nem o raio da ponta do puno produz o raio interno da dobra. O raio da dobra est diretamente relacionado ao tamanho da abertura em V da matriz. Quanto maior a abertura, maior ser o raio interno produzido. Em casos especiais, pode-se usar elevado nvel de presso na prensa viradeira, o que leva o material a tomar a forma do ngulo e do raio do ferramental que est sendo empregado. Neste tipo de dobramento, o ngulo de dobramento igual ao ngulo do puno. O raio interno da dobra produzido pelo raio da ponta do puno que penetra no material.

Conformao dos aos inoxidveis

31

Dobramento em vazio

O material dobrado em trs pontos: o raio do puno e os dois cantos da abertura da matriz. O material nunca entra em contato com o fundo da abertura em V da matriz. O raio interno de uma dobra em vazio funo da abertura da matriz: quanto maior for a abertura, maior ser o raio interno resultante. O curso do puno determina o ngulo da dobra final. Neste tipo de dobramento, possvel produzir, com um nico conjunto de ferramentas, virtualmente qualquer ngulo de dobra, de 180 at o ngulo da matriz.

Detalhes da fixao do puno e da matriz em prensa viradeira Fig (16)

Para fazer o set-up da prensa viradeira, parte-se da espessura do material a ser dobrado. Ela vai definir a abertura apropriada da matriz (8 vezes a espessura). Fixa-se a matriz na prensa, nivelando-se o centro do puno com o fundo da abertura da matriz. Calibra-se o curso do puno que vai definir o ngulo da dobra a ser obtida a partir de testes preliminares, levando-se em conta o retorno elstico do material. A dobra muito sensvel abertura em V da matriz e ao curso do puno no dobramento em vazio. A figura 17 mostra, como exemplo, as variaes de ngulo resultantes de pequenas variaes no curso do puno para matrizes com aberturas em V de 4 mm e de 32 mm. Para um dobramento de 90 em uma chapa # 20, uma variao de curso do puno de 0,05 mm, acarreta uma variao de 4,67 no ngulo de dobra na matriz com abertura de 4 mm e

32

Conformao dos aos inoxidveis

uma variao de apenas 0,28 no ngulo de dobra obtido com uma matriz com abertura de 32 mm.

Variao do ngulo de dobra com o curso do puno Fig (17)

Como sugesto para uma boa prtica, as chapas de inox a serem dobradas devem estar revestidas com a pelcula de polietileno ou PVC como preveno de possvel contaminao e as ferramentas, se possvel, devem ser revestidas de cromo duro.

4.5 - PROCESSO DE CURVAMENTO


O processo de curvamento consiste em operaes que conferem pea uma deformao permanente em raios previamente especificados. Por ser levado a efeito no regime plstico, a exemplo do dobramento, tambm neste processo observa-se o fenmeno de retorno elstico. Basicamente, este processo adequado para o curvamento de chapas, placas, barras, perfis e tubos, com o emprego de equipamentos especficos. Neste manual, trataremos de:
Curvamento de chapas Curvamento de tubos Curvamento de chapas

As operaes de curvamento de chapas e placas so levadas a efeito em calandras. Pela calandragem, podem ser obtidas chapas curvas com raios de curvamento prdeterminados como cilindros, cones, tronco de cones, bem como qualquer outra superfcie de revoluo. Dois tipos de calandras esto disponveis no mercado: a calandra de passo e a calandra piramidal.

Conformao dos aos inoxidveis

33

Tipos de Calandra Fig (18)

Na calandra de passo (fig 18-a), a folga entre os rolos alinhados ajustvel para vrias espessuras e o rolo de trabalho pode se deslocar para a obteno de diferentes dimetros. O dimetro mnimo que pode ser obtido o do rolo superior acrescido de 50 mm. Este tipo de calandra adequado para grandes volumes de produo de peas de dimetros (raios) menores. So mais precisas que as calandras piramidais. Na calandra piramidal, o rolo superior pode ser ajustado para exercer maior ou menor presso, obtendo-se peas de dimetros e/ou raios menores ou maiores. O dimetro/raio mnimo obtido de cerca de duas vezes o dimetro do rolo superior para os aos inoxidveis e de uma vez e meia para os aos carbono. O dimetro mximo da pea limitado pela estabilidade da pea dobrada. Para evitar contaminao, prudente a limpeza dos rolos da calandra antes de curvar aos inoxidveis que devem estar protegidos pela pelcula de polietileno ou PVC.

34

Conformao dos aos inoxidveis

Equipamentos para curvamento de chapas


Calandras

Tipo Piramidal

Descrio Composta de trs rolos em forma de pirmide. Composta de trs rolos, sendo dois sobrepostos no mesmo alinhamento vertical e o de trabalho.

Capacidades Conforma chapas de at 50 mm de espessura por at 3000 mm de comprimento. Conforma chapa de at 50 mm de espessura por at 3000 mm de comprimento.

Passo/Inicial

Curvamento de tubos

O curvamento de tubos est relacionado deformao por flexo que induz tenses de compresso na camada interna e de trao na camada externa ao curvamento. O diferencial de tenses entre a parte distendida e a parte comprimida responsvel por uma reduo na seo do tubo conformado. Esta deformao depende do dimetro do tubo, da espessura da parede e do raio de curvatura. A relao dimetro do tubo e a espessura de parede D/t conhecida como estabilidade estrutural do tubo. medida que D/t cresce, menor a estabilidade do tubo e maior a tendncia de achatamento na regio da dobra e de enrugamento na regio cncava. Por exemplo, para tubos de dimetros compreendidos entre 1e 2 (25,4 50,8 mm) e raios de curvatura de duas vezes e meia o dimetro, a reduo de seo pela operao de curvamento da ordem de 2,5 a 3,0%. As formas de minimizar este efeito sero detalhadas a partir do equipamento utilizado no curvamento dos tubos que podem ser de trs tipos: por compresso, por rolos e por matriz rotativa.

Conformao dos aos inoxidveis

35

Curvamento por compresso

O dobramento por compresso obtido atravs de uma prensa cujo puno exerce uma fora que flete o tubo contra dois cossinetes mveis e ajustveis (Fig.19)

Prensa tpica de dobramento de tubos Fig. (19)


Curvamento por rolos

Neste tipo de equipamento, a flexo do tubo obtida pela ao de trs rolos, dois fixos e um mvel regulvel destinado ajustagem do raio de curvatura. A direo de rotao reversvel. (Fig.20)

Fig (20)

36

Conformao dos aos inoxidveis

Tanto neste equipamento quanto no anterior, a relao D/t vai determinar a estabilidade e a conseqente tendncia ao achatamento. Para minimizar este fenmeno, utiliza-se o artifcio de encher os tubos com material suporte. Os materiais suporte mais utilizados so:

areia; madeira; resinas.

Recomenda-se compactar convenientemente o material suporte dentro do tubo e tampar suas extremidades para evitar fuga durante a operao de curvamento. Tanto no curvamento por compresso quanto no curvamento por rolos, recomenda-se um raio mnimo de cerca de seis vezes o dimetro para curvamentos sem materiais de enchimento e de quatro vezes com enchimento de material suporte. O ngulo mnimo de dobra de 120.

Curvamento por matriz rotativa

O dobramento por matriz rotativa obtido fazendo com que o tubo seja dobrado em torno de uma matriz que pode assumir duas configuraes:

o mordente solidrio matriz fixa o tubo. O conjunto mordente-matriz gira em torno do seu eixo, conformando o tubo (Fig 21). mordente e matriz ficam estticos e a guia conforma o tubo em volta da matriz.

Neste processo, se necessrio, utiliza-se um mandril interno ao tubo para evitar sua deformao durante a operao de curvamento (Fig.21).

Fig.(21)

Nos dois casos, uma anlise prvia no baco da figura 22 define a necessidade da utilizao ou no do mandril interno.

Conformao dos aos inoxidveis

37

Normgrafos para determinar onde um mandril necessrio e o tipo correto a usar Fig. (22)

A parte (A) do baco correlaciona a relao D/t com o raio de dobramento com a finalidade de se definir o tipo de mandril a ser utilizado. A parte (B) do baco correlaciona a relao D/t com o raio de curvatura para se definir a quantidade de esferas ou segmentos do mandril articulado.

Tipos de mandril Fig (23)

38

Conformao dos aos inoxidveis

Equipamentos para curvamento de tubos

Conformao dos aos inoxidveis

39

5. CONSIDERAES FINAIS
O ao inox pode ser cortado, furado, dobrado e calandrado da mesma forma e com os mesmos equipamentos que conformam os aos carbono. Contudo, algumas modificaes no processo so necessrias pela diferena de comportamento mecnico entre os aos inoxidveis e aos carbono. Uma das diferenas mais marcantes o fato do ao inox apresentar endurecimento sensivelmente maior que os aos carbono e exigir, para a sua conformao, equipamentos mais robustos para conformar as mesmas espessuras. Porm, em grande parte dos casos, o maior grau de encruamento dos aos inoxidveis pode ser compensado pela sua excelente resistncia corroso atmosfrica, viabilizando o emprego de espessuras menores do que aquelas especificadas para os aos carbono. E, com espessuras reduzidas, os componentes e peas de aos inox ficam mais leves e os esforos de conformao podem se aproximar daqueles exigidos para a conformao dos aos carbono. Vale a pena enfatizar a absoluta necessidade de se proceder a limpeza criteriosa dos equipamentos e ferramentas que processam simultaneamente aos inoxidveis e aos carbono. Neste caso, recomenda-se o uso de ferramentas exclusivas para a conformao dos aos inoxidveis. Caso isto no seja economicamente vivel, imprescindvel adotar a prtica de limpar as ferramentas antes de iniciar o servio. Em qualquer situao, uma boa prtica conformar o ao inox com a pelcula protetora de PVC ou polietileno. Em suspeita de contaminao por resduos de ao carbono, existe a necessidade de se proceder a sua remoo e restabelecer a camada passiva. O processo consiste em tratar as partes atingidas por soluo levemente aquecida (50 a 60 C) de cido ntrico em concentrao de 20%. Na seqncia, a pea deve ser lavada e enxugada. Uma soluo alternativa submeter a pea ao jateamento ou lixamento das partes afetadas para remoo da contaminao. O oxignio do ar dever ser suficiente para recompor a camada passiva. A tabela a seguir mostra o desempenho comparativo dos aos inoxidveis produzidos pela ACESITA, disponveis no mercado brasileiro:
Limite de Escoamento (MPa) 301 304 304L 316 316L 409 430 420 250 a 370 240 A 350 240 A 350 250 A 370 240 A 350 180 A 320 250 A 430 250 A 450 Desempenho Perfurao C B B B B A A/B B/C Dobramento B A A A A A A C Calandragem B A A A A A A C/D

Aos

Austenticos

Ferrticos Martenstico
A= excelente

B = bom C = razovel

D = no recomendado.

40

Conformao dos aos inoxidveis

6. BIBLIOGRAFIA
Forming of Stainless Steel and Heat Resisting Alloys - Metal Handbook vol 14 Especificao de processos de dobramento - Bill Klein - Trabalho apresentado na

Fabtech East'96 - Filadelfia - USA e publicado na revista Mquinas e Metais - Dez/96


Fabrication of Chromium - Nickel Stainless Steel - 300 series - International Nickel

Publication
Catlogos de fabricantes

As informaes contidas nesta publicao, resultam de testes de laboratrio e de consultas s referncias bibliogrficas tradicionais e respeitveis. O desempenho dos aos inoxidveis em servio ou durante a fabricao de produtos, pode sofrer alteraes com mudanas de temperatura, PH, traos de elementos contaminantes, bem como em funo do estado de conservao e correta ajustagem dos equipamentos de soldagem ou conformao, sendo ainda a adequada qualificao de mo-de-obra operacional de grande importncia no processo. Por estas razes, as informaes contidas nesta publicao, devem ser consideradas apenas como referncia inicial para testes ou para uma especificao mais precisa por parte do comprador. A Acesita no se responsabiliza por perdas e/ou prejuzos decorrentes da utilizao inadequada das informaes aqui contidas.

Conformao dos aos inoxidveis

41

Potrebbero piacerti anche