Sei sulla pagina 1di 2

Sons do Brasil

Durante muito tempo, a msica brasileira passava longe dos plpitos. Parece que ritmos como samba, forr, sertanejo e outros bem brasileiros eram considerados ritmos para diverso nos retiros e "sociais", e em alguns casos, era considerada coisa do "diabo". Ainda hoje, vemos uma certa resistncia dos ministrios de louvor quanto as msicas que tem uma cara mais brasileira e menos americanizada. Nada contra o que vem de fora, mas se voc parar pra pensar, essa supervalorizao do que estrangeiro, parece remanescente da mentalidade do sculo XVI, quando os primeiros europeus invadiram a Amrica. "O que vem de fora divino e o que da sua terra, pago". Assim, os ndios e os negros que aqui viviam, foram ensinados a pensar, a ferro e fogo. Nossa cultura tem vrios pontos obscuros, mas a nossa identidade, essa miscigenao de cores e jeitos, isso vem do nosso Deus e precisamos resgatar essa cultura. Isso no quer dizer que vamos colocar o nome de Jesus em qualquer ritmo, como se isso fosse suficiente para acabar com o preconceito contra nossa prpria cultura e mudar nossa mentalidade do dia para a noite. Mas podemos estudar, compreender, romper os paradigmas e redimir tudo o que por muito tempo foi desconsiderado pela igreja, no que diz respeito msica brasileira. Nos ltimos anos, vrios grupos e compositores buscaram sempre dar a suas msicas a identidade do pas onde nasceram, como o VPC, NelsomBomilcar, Carlinhos Veiga, Carol Gualberto e tantos outros. Tambm as novas bandas e cantores que tem despontado hoje numa cena mais alternativa crist, tem buscado colocar em suas canes a beleza do que o Brasil . Historicamente, mudanas na liturgia e na msica trouxeram transformaes significativas ao que se entendia por cristianismo. Assim que iniciou a reforma protestante, uma das mudanas que Lutero fez na parte musical da igreja foi colocar novos hinos escritos em alemo. Antes, tudo na igreja era cantado em latim e as pessoas no entendiam nada. Ele se apoderou das melodias das tabernas e escreveu novas letras, o que escandalizou a j indignada igreja catlica. Aos poucos, a igreja foi recebendo mais compositores e contou com J. S. Bach como um grande colaborador no que diz respeito musicalidade da poca. sempre importante aprender com o passado e perder o preconceito. Se Lutero decidiu que no iria desprezar o que era do povo numa poca em que era to mais complicado discutir esses assuntos, porque ns, em pleno sculo XXI, abrimos mo da nossa cultura s porque algum em algum lugar disse que o jeito estrangeiro" de cantar e fazer msica melhor e mais divino que o nosso? Hoje, no Brasil, o dilogo entre os cristos sobre esse assunto est bem mais aberto. Eventos como o Som do Cu em BH ou Arte em Foco em Curitiba tem discutido e encontrado caminhos para romper com o preconceito contra a

nossa brasilidade. O nosso Brasil brasileiro lindo, principalmente por toda a sua diversidade e receptividade de todos, indgenas, africanos, europeus, americanos. Isso vem de Deus. Nele somos um s.

Banda Crombie - Eternidade http://www.youtube.com/results?search_query=crombie

OBSERVAES: 01 o seu primeiro pargrafo est muito extenso. Sugiro a voc dividi-lo em dois ou trs para deixar a leitura menos cansativa. Isso pode ser feito checando que partes dele representa uma ideia e quais representam outra ideia. Esta ultima deve vir em um pargrafo separado. Sugiro uma diviso que fiz com cores diferentes. 02 no comeo do seu texto, grifei de vermelho dois marcadores de tempo (DURANTE MUITO TEMPO e AINDA HOJE). Como eles vieram no comeo da frase, eles precisam ter uma vrgula aps, pois so adjunto adverbiais deslocados. No mais, parabns pelo artigo e, devo confessar, gosto muito do Crombie. Alis, MPB crist uma das minhas grandes preferncias. Deus a abenoe!

Potrebbero piacerti anche