Sei sulla pagina 1di 4

Tutora: Rute Bessa Pinto Aluno: Whisllay Maciel Bastos

Temtica: Indicadores Ambientais e de Sade Questo


Nos estudos de sade pblica a maneira como o indicador apresentado pode interferir nos resultados das anlises da situao de sade de uma populao. A partir do contedo estudado aponte a diferenciao de taxa, proporo e razo e d exemplos de sua utilizao. Quando classificamos estes indicadores em quantil e passos iguais, quais as caractersticas principais de ambas as estratificaes?

Resposta
Indicadores so variveis passveis de mensurao direta, produzidos com periodicidade definida e critrios constantes. Os indicadores de sade refletem o estado de sade da populao de determinada comunidade.1 A construo de um indicador um processo cuja complexidade pode variar desde a simples contagem direta de casos de determinada doena, at o clculo de propores, razes, taxas ou ndices mais sofisticados, como a esperana de vida ao nascer.2 I. Conceitos e diferenas entre Razo, Proporo e Taxa.

Razo, proporo e taxa so termos distintos e no podem ser usados como sinnimos. As razes so usadas como ndices, as propores so freqncias relativas ou fraes e freqentemente estimam (ou so) probabilidades de certos eventos, e as taxas descrevem a velocidade e a direo (padres) de mudana em processos dinmicos. Enquanto que as taxas nos dizem quo rapidamente a doena ocorre na populao, a proporo diz-nos qual a frao da populao afetada3. Mais detalhes acerca destes indicadores: 1. Razo o quociente entre duas medidas relacionadas entre si. Importante destacar que o denominador no inclui o numerador, pois so duas entidades separadas e distintas. Mtodo de clculo: a . b Exemplos: o Razo de sexos - Nmero de homens para cada grupo de 100 mulheres, na populao residente em determinado espao geogrfico, no ano considerado. Interpretao: Expressa a relao quantitativa entre os sexos. Se igual a 100, o nmero de homens e de mulheres se equivalem; acima de 100, h predominncia de homens e, abaixo, predominncia de mulheres.
1 2
3

Guia de vigilncia epidemiolgica / Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade. 6. ed. Braslia :Ministrio da Sade, 2005. Indicadores Bsicos para a Sade no Brasil: Conceitos e Aplicaes, 2008. Fonte: http://cc04-10.med.up.pt/Epidemiologiapraticas/Aula1_Nova.pdf

Pgina 1 de 4

Razo de dependncia Razo entre o segmento etrio da populao definido como economicamente dependente (os menores de 15 anos de idade e os de 65 anos e mais de idade) e o segmento etrio potencialmente produtivo (15 a 64 anos de idade), na populao residente em determinado espao geogrfico, no ano considerado. A razo de dependncia pode ser calculada, separadamente, para as duas faixas etrias identificadas como populao dependente. Interpretao: Mede a participao relativa do contingente populacional potencialmente inativo, que deveria ser sustentado pela parcela da populao potencialmente produtiva. Valores elevados indicam que a populao em idade produtiva deve sustentar uma grande proporo de dependentes, o que significa considerveis encargos assistenciais para a sociedade. Outros indicadores que expressam razo: Razo de renda, Razo entre nascidos vivos informados e estimados, Razo entre bitos informados e estimados.

2. Proporo quociente entre duas medidas, estando o numerador includo no denominador. Pode ser usada para estimar a probabilidade de um evento. Mtodo de clculo: a . a+b Exemplos: o Proporo de nascidos vivos de baixo peso ao nascer - Percentual de nascidos vivos com peso ao nascer inferior a 2.500 gramas, na populao residente em determinado espao geogrfico, no ano considerado. Interpretao: Mede, percentualmente, a freqncia de nascidos vivos de baixo peso, em relao ao total de nascidos vivos. O indicador serve como preditor da sobrevivncia infantil: quanto menor o peso ao nascer, maior a probabilidade de morte precoce. Valores de baixo peso ao nascer em torno de 5-6% so encontrados em pases desenvolvidos. Convenes internacionais estabelecem que essa proporo no deve ultrapassar 10%. o Outros indicadores que expressam propores: Proporo de menores de cinco anos de idade na populao, Proporo de idosos na populao, Proporo de pobres, Proporo de internaes hospitalares (SUS) por grupos de causas, Proporo de nascidos vivos por idade materna, Proporo de gestantes com acompanhamento pr-natal, Proporo de Partos Cesreos. 3. Taxa variao de uma medida y em funo da variao de uma medida x, referida a um determinado tempo. Exemplos: Taxa de Analfabetismo: Percentual de pessoas de 15 anos e mais de idade que no sabem ler e escrever pelo menos um bilhete simples, no idioma que conhecem, na populao total residente da mesma faixa etria, em determinado espao geogrfico, no ano considerado. Taxa de Fecundidade Total: Nmero mdio de filhos nascidos vivos, tidos por uma mulher ao final do seu perodo reprodutivo, na populao residente em determinado espao geogrfico. Outros exemplos: Taxa Bruta de Natalidade, Taxa Bruta de Mortalidade, Taxa de Desemprego, Taxa de Trabalho Infantil, Taxa de Mortalidade: Infantil, Perinatal, Neonatal Precoce, Neonatal Tardia, Taxa de Incidncia de: Aids, Tuberculose, Dengue, Hansenase... entre outras.
Pgina 2 de 4

II.

Caractersticas da Estratificao em Quantis A estratificao em Quantis (TerraView) so pontos estabelecidos em intervalos regulares a partir da funo distribuio acumulada de uma varivel aleatria. No Tabwin, essa estratificao recebe o nome de igual freqncia. Neste tipo de classe, o programa divide o nmero de linhas da tabela que originou o mapa pelo nmero de classes selecionadas. Os valores das classes so ento atribudos a partir do valor resultante da operao anterior. Por exemplo, utilizando a tabela com os casos de dengue dos 139 municpios do Tocantins, as 139 linhas (ou categorias), constru um mapa com 5 classes de valor. Para montar o mapa, o programa dividiu o nmero de linhas (139) pelo nmero de classes (5) e obteve como resultante o valor "27". Neste caso, a primeira classe recebeu o valor atribudo vigsima stima linha ou categoria da tabela. Neste exemplo, as classes so organizadas em ordem crescente e o municpio constante na vigsima stima linha apresentava 2 casos suspeitos de dengue. A segunda classe recebeu o valor atribudo qinquagsima quarta categoria, e assim por diante, de 27 em 27, at a ltima classe, da o rtulo "classes de igual freqncia". As figuras 1 e 2 apresentam os resultados, utilizando a estratificao por Quantis ou Igual Freqncia. Figura 1 Figura 2

Pgina 3 de 4

III.

Caractersticas da Estratificao em Passos Iguais Outra opo de estratificao aquela por Passos Iguais no TerraView ou Igual Valor no Tabwin. Nesta opo, o programa divide o maior valor da tabela que deu origem ao mapa pelo nmero de classes selecionadas. Utilizando os mesmos dados do exemplo anterior, o programa dividiu o maior valor encontrado (2.184) pelo nmero de classes selecionadas, propositadamente mantida em 5 classes, resultado no valor 437. Neste caso, a cada 437 casos novo estrato formado. De modo geral, "classes de igual freqncia" proporcionam melhores distribuies que as "classes de igual valor". Observe que apenas h apenas 3 municpios se destacam nesta ltima estratificao. As figuras 3 e 4 apresentam os resultados, utilizando a estratificao por Passos Iguais ou Igual Valor. Figura 3 Figura 4

Palmas, 16 de Abril de 2009

Whisllay Maciel Bastos

Pgina 4 de 4

Potrebbero piacerti anche