Sei sulla pagina 1di 11

1

Atividades Ldicas no Ensino de Geografia: Experincias no Estgio Supervisionado

Luana Maria de Aguiar Gilmara Rodrigues Alice Konstand (Geografia/UERJ) Eixo Temtico: Fazendo Escola com Mltiplas Linguagens

Resumo
Como alunos da Graduao em Geografia e futuros professores da Escola Bsica, torna-se mais que necessrio vivenciar o cotidiano de professor na prpria sala de aula e na escola como um todo. As disciplinas de Estgio Supervisionado da Faculdade de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foram criadas com o objetivo de desenvolver nos discentes um novo olhar e vivncia na Escola, pois ao professor no cabe apenas repassar contedos, mas tambm para contribuir para a construo da Cidadania. Um professor ciente do funcionamento da sua escola e da realidade que o cerca ter melhor condies para nela poder agir e contribuir para uma sociedade melhor. Este texto visa relatar a experincia de trs estudantes de Geografia no Estgio em uma Escola. Experincia que se iniciou na prpria universidade, quando a proposta repassada pela professora Glucia Guimares no se restringia apenas observao da sala de aula e sim a uma contribuio ao colgio e/ou s turmas1 envolvidas. O grupo teve como principal meta desenvolver atividades e material didtico, para atrair a ateno do aluno para a sala-de-aula e contedo, com intuito de deixar as aulas mais dinmicas e participativas, sem esquecer tambm de manter dilogo com os alunos e a professora regente.

Contextualizando a Escola e a Proposta Desenvolvida Diante desta proposta inicial, as presentes autoras, organizadas em grupo, optaram por trabalhar no Colgio Estadual Fernando Magalhes, localizado no bairro de Jurujuba, Niteri, RJ, onde, inclusive, uma das alunas envolvidas, Luana, estudou no perodo do Ensino Fundamental e Mdio. No primeiro momento, foi pensado visitar a escola e conversar com a professora com algum projeto j idealizado e planejado. Todavia a professora nos orientou para uma conversa com a direo da Escola e com a professora, pois algum projeto dentro da escola poderia estar j estar sendo desenvolvido e precisando de auxlio ou o professor

importante ressaltar que quando nos referimos turma/sala de aula no nos restringimos apenas aos alunos, mas tambm aos professores. Desde o incio, como nos orientou a professora Glucia, a presena de estagirios numa sala de aula pode permitir aos professores um suporte para realizao de algumas aulas mais prticas.

poderia ele prprio ter algum projeto ou atividades em mente, que de acordo com a turma, poderiam ser desenvolvidas. Bem recebidas pela direo, funcionrios e a professora da 6 srie (antiga 5 srie) da referida escola, passamos a observar o Colgio e uma das turmas do j mencionado ano. O Desenvolvimento de Atividades Aps conversas com a professora Jerusa e observao dos alunos que eram muito agitados, consideravam a escola chata e sem nenhuma relao com a realidade vivenciada por eles, optamos como j exposto no objetivo, trabalhar com atividades ldicas. Ou seja, desenvolver atividades que contemplassem diferentes habilidades e inteligncias dos alunos como visuais, motoras e estimular a criatividade e permitir conexes, por parte dos alunos, da matria com a sua realidade, a fim de permitir abstraes maiores com o passar do tempo. As aes dos professores de Geografia devem e podem estimular o aluno como atuante no processo de formao do espao. O aluno, sujeito do Espao, deve ser estimulado a conhecer o mundo nas suas diferentes dimenses. Como afirma Lana de Souza Cavalcanti (2002):

Tais aes (prticas scio-construtivistas na escola) devem pr o aluno, sujeito do processo, em atividade diante do meio externo, o qual deve ser inserido no processo como objeto de conhecimento, ou seja, o aluno deve ter com esse meio (que so os contedos escolares) uma relao ativa, uma espcie de desafio que o leve a um desejo de conhec-lo (CAVALCANTI, 2002, p. 32). Atividades ldicas quando bem planejadas e adaptadas realidade podem estimular nos alunos esse desejo de conhecer o mundo a sua volta. Estimulados, a prtica de ensino e aprendizagem da Geografia se torna prazerosa tanto para o prprio professor como para o aluno. Trabalhar com atividades prticas pode estimular o aluno ao interesse de conhecer o mundo que os cerca como tambm necessrio para o prprio desenvolvimento cognitivo dos indivduos-alunos. Cunha (2003) ao trabalhar sobre o

construtivismo afirma sobre as crianas de 7 a 12 anos (idade onde est inserido o aluno da 6 srie): Nessa etapa da escolaridade, o que se requer que o indivduo progrida nas habilidades operatrio-concretas de pensamento. Um ensino que valorize excessivamente a transmisso de contedos formalizados pode incorrer no equvoco de faz-lo por meio de formulaes puramente verbais, algo a criana, em geral, ainda no domina (CUNHA, 2003, p. 88). Cientes de que o cognitivismo tem particularidades de acordo com o contexto social e histrico, sabemos que o modo da criana e do adulto de pensar diferente e que isto deve ser levado em conta na hora de elaborao de uma atividade, para que o aluno possa criar interaes, ao estudar o contedo. Com apoio da professora Jerusa e da Escola, pudemos elaborar e aplicar algumas atividades que poderiam colaborar com os contedos que estavam sendo ministrados (Cartografia Orientao e Coordenadas Geogrficas): 1) Encontrando pontos no mapa (atividade em grupo) 2) Bingo de Coordenadas (atividade Individual) 3) Apresentao Interativa sobre Cartografia e Localizao, com Imagens de Satlites e atlas Digital.

Atividade 1: Encontrando pontos no Mapa A atividade consistiu em dividir os alunos em 6 grupos. Todos os componentes dos grupos possuam um mesmo mapa, cedido por ns e 4 letras grandes em EVA (emborrachado) que indicavam os pontos cardeais. O mapa representava a regio metropolitana do Rio de Janeiro. Nossa inteno era trazer um mapa mais formal, como aquele que eles vem nos jornais, na televiso ou nos encartes tursticos, ao mesmo ponto que tambm gostaramos de estimular neles um contato maior com o seu municpio e o entorno ao qual est muito interligado: So Gonalo, Rio de Janeiro, Itabora, Duque de Caxias... que so inclusive lugares onde os alunos mantm vnculos como familiares, trabalho dos pais ou vizinhos, lugares que sempre aparecem na televiso e nos jornais. A partir de sentenas, fazamos perguntas de acordo com o mapa. Cada grupo discutia a resposta, e levantava uma letra. Ns os orientvamos, conforme podamos.

Ressaltamos que o objetivo da atividade no era que um ou outro grupo ganhasse, mas que a matria de orientao geogrfica fosse melhor assimilada pelos alunos.

(nome de um dos alunos) mora em Itabora, mas nas frias visita sua tia em Tangu? Onde fica Tangu em relao a Itabora? (nome de um dos alunos) est passando as frias em Niteri e vai passear em So Gonalo na Nova Show. Onde fica So Gonalo em relao a Niteri?

Resultados: Os alunos demoraram um pouco para entender a proposta e ficaram muito agitados. Como a atividade foi em grupo, houve muitas conversas paralelas e falta de controle da turma. Notamos que isso se deu por alguns motivos: no conhecamos o ritmo da turma o suficiente, a atividade era em grupo, o que facilitava a desconcentrao, oferecemos prmios (pequenos bombons) aos alunos que

participassem da brincadeira, o que acirrou uma certa concorrncia dos alunos.

Atividade 2: Bingo de Coordenadas (atividade Individual) Esta segunda atividade consistiu numa atividade simples, elaborada a pedido da professora, que pediu para ns trabalharmos com os alunos a questo da coordenao e da orientao cartesiana antes de adentrar no assunto de Coordenadas Geogrficas. Cada aluno recebia uma tabela com coordenadas verticais em forma de nmeros e horizontais representadas por letras. Ao todo seriam 36 quadradinhos na tabela, apenas 6 pintados. Como mostra o exemplo a seguir:

1 A B C D E F

Foi feito um sorteio com os prprios alunos das letras e dos nmeros. Com o resultado o aluno circulava o quadradinho colorido se este correspondesse com o sorteio. Quem tivesse todos os quadradinhos coloridos sorteados ganhava o bingo. Durante a atividade, havia uma cartolina com a tabela reproduzida no quadro, com que pintvamos os quadradinhos coloridos, atentando sempre para a questo da orientao. Uma das alunas ganhou o jogo. Diferente da 1 atividade no houve premiao. Explicamos coordenadas com os alunos, a pedido da professora, e demos assistncia nas atividades de coordenao e orientao cartogrfica passada pela professora e contida no livro.

Resultados: A aula foi muito produtiva. Fizemos a atividade, expusemos contedo, ligando-o com o jogo e pudemos dar ateno individual a cada aluno. Eles reconheceram que ficou mais fcil entender o mapa depois da atividade. Atividade 3: Apresentao Interativa sobre Cartografia e Localizao, com Imagens de Satlites e Atlas Digital. Com colaborao da professora, da direo e de outros docentes, nos foi disponibilizado o data-show e do auditrio da escola, para uma apresentao multimdia. A apresentao contou com imagens de situaes nas quais

precisamos usar instrumentos geogrficos e cartogrficos para nos localizar; Imagens e animaes referentes aos meridianos e paralelos; Vdeos do Atlas Geogrfico Digital do IBGE; Imagens de satlites e mapas de Niteri e do Rio de Janeiro.

Resultados: Os alunos mostraram interesse, fazendo perguntas e pedindo mais fotos e mapas. Alguns contaram que j usaram Google Earth. Pediram para ver a Linha do Equador nos mapas, a Ilha de Paquet, aeroportos e outros... A professora nos pediu para repetir a apresentao com as outras turmas da 6 srie.

Os Alunos e sua Relao com a Escola Desde o incio, houve preocupao em manter um dilogo com a professora da Disciplina, com a professora da turma e tambm com os alunos. Alm das conversas realizadas com as crianas, tambm preparamos um questionrio a fim de sistematizar os dados obtidos. As perguntas eram simples e abertas. Tambm no pedimos que assinassem e incentivamos para que respondessem da forma mais a vontade possvel. Todos os alunos 29 no total responderam o questionrio, como os deixamos a vontade, para que fossem espontneos, muitas vezes eles apresentaram mais de uma resposta para cada questo.

O que os alunos mais gostam na Escola?


14 13 12 10 8 6 4 2
Educao Fsica Hora da Sada Jogar Futebol Garotos(as) Namoro Auditrio (Palestras) Recreio Amigos

2 2 2 2

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
Cozinha Estudo Exerccios Fazer Baguna Algumas Aulas Professores Conversar Brincar Artes Nada

Total de Alunos: 29 Total de Respostas: 36

O primeiro grfico mostra que os alunos preferem atividades que so externas sala de aula, como o recreio e as aulas prticas de Educao Fsica, isto comprova que os alunos no se sentem interessados pelo estudo ou pela aula, pelo menos de forma efetiva, como mostraram os questionrios. Tambm tivemos interesse de saber o que os alunos acreditavam haver faltar na escola para ela ser melhor:

O que falta nas aulas e na escola?


11 9

2 1 1 1 1 1 1 1

C om po B rin rt a ca de me nt ira o Tr s /J ab o al ho gos s G ru po M ai s pr of Pr es of so es so re s re s B on s Sa ir Pr m of es ais ce so do re s Le ga is

Total: 29

Ficamos surpresos ao perceber que eles prprios reclamaram da falta de comportamento / baguna gerados por eles mesmos, boa parte dos alunos relatou no questionrio que ter um melhor comportamento o que mais falta na Escola para ela ser melhor. Outros alunos apontaram atividades mais prticas como tarefas ldicas (brincadeiras / jogos), trabalhos em grupo e aulas prticas. As outras opes foram pontuais. Como professores mais legais e sair mais cedo. Quanto s disciplinas que os alunos mais gostam, pudemos perceber que eles preferem:
As matrias que os alunos mais gostam
16 14 12 10 8 6 4 2 0 3 3 2 2 1 1 1 1 8

14

e Pr ogr a oj . I fia nt e N rdis en hu m a

Matemtica foi apontada por 14 entrevistados, praticamente metade dos alunos que responderam o questionrio (29), portugus vem em segundo lugar com 8 votos e posteriormente Educao Fsica e Cincias (3 cada um), notamos que h uma boa diferena entre o primeiro, o segundo e o terceiro. As outras matrias se mostram muito pontuais. Para verificar o que fazia os alunos gostarem da matria, fizemos outra pergunta, que teve os seguintes resultados:
O que fazem os alunos gostarem da matria
12

7 4 1 Matria legal/divert. Profes. divert/ensina bem Atividade Fsica mais fcil 1 Gosta de Estudar 1 Quer ser biloga 1 Muito a aprender 1 Matria chama ateno 1 Pai professor 2

Com uma grande diferena, os alunos mostraram determinado interesse nas matrias que se apresentavam uma professora ou a matria divertida (as matrias de matemtica e portugus estavam assim caracterizadas). Outro interesse nosso foi a questo do dever de casa. Estvamos interessados em saber se os alunos tinham apoio da famlia na resoluo das tarefas passadas para casa:
Algum lhe ajuda a fazer os exerccios de casa?

s vezes 14%

Sim 24%

No 62%

No respondeu

Dezoito alunos, nmero que corresponde a 62% do total, afirmaram no receber ajuda da famlia na resoluo dos exerccios. Apenas 7 alunos afirmaram ter ajuda simples, os outros 4 alunos contaram ter ajuda de vez em quando ou s quando sentia necessidade. Tambm ficamos muito interessadas em saber do que os alunos acharam das atividades e se elas os ajudaram a compreender de melhor forma a matria que estava sendo ministrada.
O que os alunos acharam das atividades?
Destacou apenas uma atividade 3% Legais/ Bom 38% No gostou 3%

timas/Muito Bom/ Muito Legais 56%

Total: 29 alunos

As atividades Ministradas ajudaram nos Exerccios?

Mais ou Menos No 3% 3%

Sim 94%

10

Com estes dois ltimos grficos pudemos perceber que os alunos gostaram muito das atividades e que consideram que elas tenham ajudado na melhor compreenso do contedo para cerca de 94% dos alunos, 27 do total de 29 alunos entrevistados. Por fim, tambm elaboramos uma pergunta referente biblioteca da escola: se os alunos a freqentavam ou a freqentariam e por que.

Voc Frequentaria a Biblioteca da Escola?

13 10

1
Sim (para fazer trabalho)

1
No (No tem tempo)

Sim (Gosto de Ler, aprender)

No (No gosto de Ler)

Sim (Biblioteca divertida)

No (no gosto da Biblioteca)

Total: 29 alunos Segundo este ltimo grfico, percebemos que 55% dos alunos apresentam um aspecto positivo da biblioteca. Apresentaram muitas vezes respostas muito espontneas e interessantes como eu gosto da biblioteca porque a gente viaja lendo. No entanto o percentual de alunos que no mostraram intimidade ou interesse pela biblioteca muito grande: 45%. Quadro preocupante e que indica um fator que deve ser levado em considerao.

Consideraes Finais A experincia do estgio nos abriu muitos horizontes sobre a Escola. Suas dificuldades, mas tambm como certas possibilidades podem ser trabalhadas e at se tornarem de certa forma bem-sucedidas.

11

Nossa experincia foi muito gratificante, pois pegamos uma turma bem agitada e com dificuldades de compreenso da matria, o que nos exigiu um esforo para propor atividades, sendo enriquecedora para a nossa formao. Tambm percebemos que o estgio pode ser enriquecedor no apenas para ns estagirios, mas tambm para o professor regente, que pode ver o estagirio como um auxiliador em atividades ldicas e prticas, que pode agir tambm como um estimulador ao professor, que encontra muitas vezes dificuldades que o fazem desanimar. Nosso relacionamento com os alunos foi muito positivo, especialmente com o passar do tempo e do maior contato com os alunos. Sabemos que apesar da empolgao dos alunos com as atividades, sabemos que elas no a soluo para todos os problemas da escola e da sala-de-aula, embora elas sejam importantes para o melhor relacionamento professor-aluno e para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, que muitas vezes precisa partir do concreto para abstrao.

Referncias CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Prticas de Ensino. Goinia: Editora Alternativa, 2002. CUNHA, Marcus Vinicius. Psicologia da Educao Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Potrebbero piacerti anche