Sei sulla pagina 1di 6

O ESTILO AFORSTICO DE NIETZSCHE. Alexander Almeida Morais.

O estilo literrio do aforismo antigo. J se encontra no antigo Hipcrates que, por volta de 400 a.C, escreveu um pequeno opsculo, formado por sentenas curtas e pragmticas de cunho medicinal. Mas com a utilizao moral que Sneca fez do aforismo, passou-se quase sempre identificar o aforismo como uma certa admoestao moral ou de carter pedaggico1. Encontramos este modo de conceber tradicionalmente o aforismo nos Pensamentos de Pascal, nos Parerga e Paralipomena e nos Aforismo para sabedoria de vida de Schopenhauer e nos moralistas franceses como La Rochefoucault. Estes dois ltimos pensadores, por sinal, influenciaram Nietzsche muito, apesar das crticas de Nietzsche feita a eles. Encontramos ainda o estilo do aforismo tambm em um filosofo da linguagem como Wittgenstein. Entretanto, como perceberemos mais adiante, a forma como Nietzsche utiliza o aforismo em sua obra toto genere diferente da maneira como foi usada por todos os pensadores antes dele. Isso porqueh o aforismo em Nietzsche surge com um objetivo muito especfico que se confunde com o prprio desenvolvimento da filosofia de Nietzsche. O pensamento de Nietzsche geralmente dividido pelos comentadores de sua filosofia como tendo trs fases. A primeira comea com o jovem Nietzsche que escreve O nascimento da tragdia (1872) e que escreve as quatro Consideraes extemporneas (1873-1876). A segunda fase inicia-se com o Humano, demasiado Humano Um livro para espritos livres e o Peregrino e sua sombra, segunda parte de Humano, demasiado humano (1876-1880). So dessa segunda fase tambm livros como Aurora (1880-1881) e A gaia cincia (1882). A terceira e ltima fase comea com o Assim falou Zaratustra (1883-1884). Depois dela Nietzsche escreve Alm do bem e do mal (1886), Genealogia da moral (1887) e em 1888 escreve O caso Wagner, Crepsculo dos dolos, O Anticristo e Ecce homo2.
1

Segundo o Dicionrio de Filosofia de Jos Ferrater Mora: Os aforismos filosficos abordam quase sempre temas de carter moral - como os aforismos dos moralistas franceses e espanhis dos sculos XVI e XVII (...) Sua caracterstica comum a de apresentar pensamentos filosficos numa forma breve, concentrada e fechada, de modo que cada pensamento possua relativa autonomia e, para usar uma terminologia de cunho leibniziano, possa ser considerado uma expresso monadolgica. In. MORA, Jos Ferrater. Dicionrio de Filosofia: tomo I So Paulo: Edies Loyola, 2004, p. 57.
2

Sobre as fases do pensamento de Nietzsche conferir: MARTON, Scarlett. Nietzsche. Das foras csmicas aos valores humanos. So Paulo: Brasiliense, 1990.

Contra a opinio comum de que as obras de Nietzsche so essencialmente aforsticas e de que este estilo literrio por excelncia o de Nietzsche, observamos que o aforismo no aparece nas obras da primeira fase deste filsofo, mas somente no perodo intermedirio. E que nas obras da maturidade (caracterizada por comentadores como sua terceira fase) o aforismo surge de forma mais secundria e quase desaparece. O que queremos mostrar com este texto que a utilizao do aforismo em Nietzsche fruto de uma mudana provocada pela prpria mudana da filosofia de Nietzsche entre a primeira, segunda e terceira fases; e que portanto, o aforismo tem um carter peculiar na linguagem nietzscheana. Neste sentido analisaremos mais detalhadamente fragmentos de Humano, demasiado humano para percebemos a mudana de tom e de perspectiva que marcam a virada (ou as viradas) do pensamento de Nietzsche. Nietzsche desde seus escritos de juventude j nutre uma certa desconfiana com relao linguagem desvendar a verdadeira realidade das coisas. As palavras so introduzidas de forma arbitrrias e pelo uso costumeiro acabam por serem designativas da essncia daquilo ao qual se referem. Em seu livro Sobre verdade e mentira no sentido extramoral Nietzsche diz:
Ponderemos ainda, em especial, sobre a formao dos conceitos: toda palavra torna-se de imediato um conceito medida que no deve servir, a ttulo de recordao, para a vivncia primordial completamente singular e individualizada qual deve seu surgimento, seno que, ao mesmo tempo, deve coadunar-se a inumerveis casos, mais ou menos semelhantes, isto , nunca iguais quando tomados risca, casos nitidamente desiguais, portanto. Todo conceito surge pela igualao do no-igual. (...) O que , pois, a verdade? Um exrcito mvel de metforas, metonmias, antropomorfismos, numa palavra, uma soma de relaes humanas que foram realadas potica e retoricamente, transpostas e adornadas, e que, aps uma longa utilizao, parecem a um povo consolidadas, cannicas e obrigatrias: as verdades so iluses das quais se esqueceu que elas assim o so, metforas que se tornaram desgastadas e sem fora sensvel, moedas que perderam seu troquel e agora so levadas em conta apenas como metal, e no mais como moedas3.

Esta crtica de Nietzsche linguagem se tornar mais acentuada na fase intermediria de seu pensamento, quando ele criticar as concepes metafsicas e a moral dela proveniente, que herdamos da tradio socrtico-platnica e judaico-crist. Nietzsche procura superar as deficincias dessa linguagem tradicional dos metafsicos e moralistas

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral . Trad. Fernando de Moraes Barros. So Paulo: Hedra, 2007, pp. 35-37.

utilizando uma nova forma de apresentar seus pensamentos. Este nova forma estilstica ser o aforismo. De acordo com Andr Luis M. Itaparica:
(...) Nietzsche sempre estabeleceu uma ligao estreita entre linguagem e moral, j que esta, concebida como artifcio de mascaramento, tem um papel fundamental na postulao de valores que, longe de expressarem uma norma universal e eterna, oculta as motivaes particulares de um determinado grupo no decorrer da histria4.

Em Humano, demasiado humano, Nietzsche critica a linguagem obscura e apoiada em preconceitos dos metafsicos de sua poca. O diagnstico este: a discusses em torno da moral se apia em valores tidos como absolutos (e, portanto, metafsicos), recebidos atravs da tradio e causados pela falta de sentido histrico dos filsofos:
Defeito hereditrio dos filsofos. Todos os filsofos tm em si o defeito comum de partirem do homem do presente e acreditarem chegar ao alvo por uma anlise dele. Sem querer, paira diante deles o homem, como uma aeterna veritas, como algo que permanece igual em todo o torvelinho, como medida segura das coisas. Tudo o que o filsofo enuncia sobre o homem, entretanto, nada mais , no fundo, do que um testemunho sobre o homem de um espao de tempo muito limitado. Falta de sentido histrico o defeito hereditrio de todos os filsofos5.

Um desses preconceitos dos filsofos metafsicos e moralistas , segundo Nietzsche, a tendncia a pensarem as coisas de forma dicotmicas. Ou seja, em termos de bem/mal, bom/ruim, justo/injusto e lgico/ilgico. Estes filsofos no desconfiam da possibilidade de que coisas consideradas boas, justas e lgicas de hoje tenham se originado justamente de seus opostos no passado:
Hbito das oposies. A observao inexata comum v na natureza, por toda a parte, oposies (como por exemplo quente e frio) onde no h oposies, mas apenas diferenas de grau. Esse mau hbito nos induz tambm a querer entender e decompor a natureza interior, o mundo tico-espiritual, segundo tais oposies. indizvel o quanto de dor, pretenso, dureza, estranhamento, frieza, penetrou assim no sentimento humano, por se pensar ver oposies em lugar das transies6.

Este gosto por oposies no permite uma crtica dos pressupostos morais vigentes. Mas so justamente estes pressupostos que Nietzsche no aceitar e, portanto, ele estabelecer
4

ITAPARICA, Andr L. Mota. Nietzsche: Estilo e Moral. So Paulo: editora UNIJU e Discurso Editorial, 2002, p. 18.
5

NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. Traduo: Rubens Rodrigues Torres Filho. So Paulo: Nova Cultural, 1999, p 71. (Col. Os Pensadores).
6

Ibidem, p. 128.

uma investigao que d conta das origens de nossos conceitos morais, sem recorrer linguagem dos moralistas contemporneos, j comprometidos com oposies como certo e errado ou egosmo e altrusmo. Este novo tipo de moralista, ou melhor, de crtico da moral aquilo que Nietzsche chama de esprito livre. E sua linguagem ser a do aforismo. Com este estilo de expor seu pensamento, o esprito livre, tentar causar uma ruptura no pensamento linear de seus contemporneos, to afeitos a pensar de forma dedutiva a partir de princpios racionais (portanto, universais e necessrios) aceitos como inquestionveis. aqui onde Nietzsche argumenta que no existem tais princpios, mostrando o aspecto histrico, condicionado, destes princpios que so tambm consideradas de forma metafsica. Podemos entender o livro Humano, demasiado humano como um projeto de leitura crtica que procura descrever o desenvolvimento histrico da civilizao ocidental, na qual foram forjadas concepes morais, religiosas e metafsicas que graas s foras instintivas dos homens ou por razes polticas se estabeleceram como as vigentes. E tambm uma descrio de como estas mesmas concepes morais, religiosas e metafsicas acabaram entrando em crise e no mais sendo suficientes para responder aos novos questionamentos e necessidades do homem moderno. No vamos analisar os vrios contedos desta obra, mas observar o papel que desempenha o estilo aforstico dentro deste livro. Para Nietzsche, desconstruir a linguagem tradicional da filosofia moral s seria possvel se fosse utilizado outra linguagem. Isto evidente se observamos que para Nietzsche contedo e forma de uma obra filosfica no se separam. Dessa forma, o aforismo com seu modo breve de exposio, utilizado por Nietzsche como a expresso de nova postura do pensamento e de uma nova concepo sobre o que a prpria vida e de tudo o que a implica. No devemos cometer o erro de ver o aforismo em Nietzsche de forma fragmentria. Ele um processo de pensamento, que o leitor convidado a refazer ou incentivado a produzir por si mesmo, que est associado dentro das obras de Nietzsche que so consideradas aforsticas, com um objetivo especfico de crtica nietzschiana a linguagem moral e metafsica tradicional que culminar com o projeto genealgico de Nietzsche que marca o seu pensamento maduro. Uma dos alvos das crticas de Nietzsche, como j foi dito, a tradio moral socrticoplatnica. Imaginemos um encontro hipottico entre Nietzsche e Scrates 7, para
7

Lembremos a forma de argumentao socrtica nos dilogos de Plato. Neles, Scrates ao discutir sobre o que a justia (como na Repblica) ou sobre o que o amor (como no Banquete), recorria quase sempre a levar seus interlocutores a noes que eram aceitas por quase todos. De modo que, era este ncleo comum de reconhecimento que era a ponte de sua dialtica para produzir em seus interlocutores a idia a qual lhes queria que dessem a luz. Os interlocutores de Scrates poderiam no concordar sobre o que era a justia, mas todos pareciam concordar que este termo era algo positivo ou contrrio a algo como a injustia. Ou mesmo, que

exemplificarmos o que separa a linguagem do aforismo de Nietzsche da tradio de sua poca:

Nietzsche: Scrates, voc quer me convencer utilizando pressupostos herdados de sua tradio moral, que foram forjados historicamente e possuem uma genealogia especfica. Mas voc quer que eu os aceite como algo universal, atemporais e necessrios. Scrates: Ento Nietzsche, dizei-me vossa opinio sobre que valores morais voc considera superiores se no aceitas os meus? Nietzsche: Bem, para isso minha linguagem no poder se basear em seus pressupostos. J que minha munio diferente da sua, terei que usar uma arma diferente. Esta arma diferente de Nietzsche ser justamente o aforismo. com ela que Nietzsche procura reverter a perspectiva da moral de sua poca, apontado para outros ngulos a partir dos quais se pode olhar e avaliar a situao do homem moderno. Dessa forma, entendemos o motivo (ou um dos motivos) da introduo do estilo aforstico de Nietzsche na segunda fase de seu pensamento, levando em conta que em suas obras de juventude o aforismo no aparece. Este uso do aforismo coincide com esta crtica de Nietzsche moral e metafsica tradicional. Compreendemos o desaparecimento gradativo do estilo aforstico na ltima fase de seu pensamento se entendermos tambm o aforismo como apenas uma preparao para a filosofia do futuro, onde haver no s a crtica aos valores morais vigentes, mas uma transvalorao de todos os valores; e onde, o esprito livre dar lugar ao alm-do-homem (bermensch).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

realmente existisse algo que poderia se chamar de justo e injusto em si mesmo.

ITAPARICA, Andr L. Mota. Nietzsche: Estilo e Moral. So Paulo: editora UNIJU e Discurso Editorial, 2002. MARTON, Scarlett. Brasiliense, 1990. MORA, Jos Ferrater. Dicionrio de Filosofia (tomo I) . So Paulo: Edies Loyola, 2004. NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. Traduo: Rubens Rodrigues Torres Filho. So Paulo: Nova Cultural, 1999. ___________________. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. Trad. Fernando de Moraes Barros. So Paulo: Hedra, 2007. Nietzsche. Das foras csmicas aos valores humanos. So Paulo:

Potrebbero piacerti anche