Sei sulla pagina 1di 15

DIDAQU

Escrito por

DIDAQU - A Instruo dos Doze Apstolos

O CAMINHO DA VIDA E O CAMINHO DA MORTE

CAPTULO I

1-Existem dois caminhos: o caminho da vida e o caminho da morte. H uma grande diferena entre os dois.

2-Este o caminho da vida: primeiro, ame a Deus que o criou; segundo, ame a seu prximo como a si mesmo. No faa ao outro aquilo que voc no quer que faam a voc.

3-Este o ensinamento derivado dessas palavras: bendiga aqueles que o amaldioam, reze por seus inimigos e jejue por aqueles que o perseguem. Ora, se voc ama aqueles que o amam, que graa voc merece? Os pagos tambm no fazem o mesmo? Quanto a voc, ame aqueles que o odeiam e assim voc no ter nenhum inimigo.

4-No se deixe levar pelo instinto. Se algum lhe bofeteia na face direita, oferea-lhe tambm a outra face e assim voc ser perfeito. Se algum o obriga a acompanh-lo por um quilometro, acompanhe-o por dois. Se algum lhe tira o manto, oferea-lhe tambm a tnica. Se algum

1 / 15

DIDAQU
Escrito por

toma alguma coisa que lhe pertence, no a pea de volta porque no direito.

5-D a quem lhe pede e no peas de volta pois o Pai quer que os seus bens sejam dados a todos. Bem-aventurado aquele que d conforme o mandamento pois ser considerado inocente. Ai daquele que recebe: se pede por estar necessitado, ser considerado inocente; mas se recebeu sem necessidade, prestar contas do motivo e da finalidade. Ser posto na priso e ser intgerrogado sobre o que fez... e da no sair at que devolva o ltimo centavo. 6Sobre isso tambm foi dito: que a sua esmola fique suando nas suas mos at que voc saiba para quem a est dando.

CAPTULO II

1-O segundo mandamento da instruo :

2-No mate, no cometa adultrio, no corrompa os jovens, no fornique, no roube, no pratique a magia nem a feitiaria. No mate a criana no seio de sua me e nem depois que ela tenha nascido.

3-No cobice os bens alheios, no cometa falso juramento, nem preste falso testemunho, no seja maldoso, nem vingativo.

4-No tenha duplo pensamento ou linguajar pois o duplo sentido armadilha fatal.

2 / 15

DIDAQU
Escrito por

5-A sua palavra no deve ser em vo, mas comprovada na prtica.

6-No seja avarento, nem ladro, nem fingido, nem malicioso, nem soberbo. No planeje o mal contra o seu prximo.

7-No odeie a ningum, mas corrija alguns, reze por outros e ame ainda aos outros, mais at do que a si mesmo.

CAPTULO III

1-Filho, procure evitar tudo aquilo que mau e tudo que se parece com o mal.

2-No seja colrico porque a ira conduz morte. No seja ciumento tambm, nem briguento ou violento, pois o homicdio nasce de todas essas coisas.

3-Filho, no cobice as mulheres pois a cobia leva fornicao. Evite falar palavras obscenas e olhar maliciosamente j que os adultrios surgem dessas coisas.

4-Filho, no se aproxime da adivinhao porque ela leva idolatria. No pratique encantamentos, astrologia ou purificaes, nem queira ver ou ouvir sobre isso, pois disso tudo nasce a idolatria.

5-Filho, no seja mentiroso pois a mentira leva ao roubo. No persiga o dinheiro nem cobice a fama porque os roubos nascem dessas coisas.

3 / 15

DIDAQU
Escrito por

6-Filho, no fale demais pois falar muito leva blasfmia. No seja insolente, nem tenha mente perversa porque as blasfmias nascem dessas coisas.

7-Seja manso pois os mansos herdaro a terra.

8-Seja paciente, misericordioso, sem maldade, tranquilo e bondoso. Respeite sempre as palavras que voc escutou.

9-No louve a si mesmo, nem se entrege insolncia. No se junte com os poderosos, mas aproxima dos justos e pobres.

10-Aceite tudo o que acontece contigo como coisa boa e saiba que nada acontece sem a permisso de Deus.

CAPTULO IV

1-Filho, lembre-se dia e noite daquele que prega a Palavra de Deus para voc. Honre-o como se fosse o prprio Senhor, pois Ele est presente onde a soberania do Senhor anunciada.

2-Procure estar todos os dias na companhia dos fiis para encontrar foras em suas palavras.

4 / 15

DIDAQU
Escrito por

3-No provoque diviso. Ao contrrio, reconcilia aqueles que brigam entre si. Julgue de forma justa e corrija as culpas sem distinguir as pessoas.

4-No hesite sobre o que vai acontecer.

5-No te pareas com aqueles que do a mo quando precisam e a retiram quando devem dar.

6-Se o trabalho de suas mos te rendem algo, as oferea como reparao pelos seus pecados.

7-No hesite em dar, nem d reclamando porque, na verdade, voc sabe quem realmente pagou sua recompensa. reverncia, como prpria imagem de Deus.

12-Deteste toda a hipocrisia e tudo aquilo que no agrada o Senhor.

13-No viole os mandamentos dos Senhor. Guarde tudo aquilo que voc recebeu: no acrescente ou retire nada.

14-Confesse seus pecados na reunio dos fiis e no comece a orar estando com m conscincia. Este o caminho da vida.

5 / 15

DIDAQU
Escrito por

CAPTULO V

1-Este o caminho da morte: primeiro, mau e cheio de maldies - homicdios, adultrios, paixes, fornicaes, roubos, idolatria, magias, feitiarias, rapinas, falsos testemunhos, hipocrisias, corao com duplo sentido, fraudes, orgulho, maldades, arrogncia, avareza, palavras obscenas, cimes, insolncia, altivez, ostentao e falta de temor de Deus.

2-Nesse caminho trilham os perseguidores dos justos, os inimigos da verdade, os amantes da mentira, os ignorantes da justia, os que no desejam o bem nem o justo julgamento, os que no praticam o bem mas o mal. A calma e a pacincia esto longe deles. Estes amam as coisas vs, so vidos por recompensas, no se compadecem com os pobres, no se importam com os perseguidos, no reconhecem o Criador. So tambm assassinos de crianas, corruptores da imagem de Deus, desprezam os necessitados, oprimem os aflitos, defendem os ricos, julgam injustamente os pobres e, finalmente, so pecadores consumados. Filho, afaste-se disso tudo.

CAPTULO VI

1-Fique atento para que ningum o afaste do caminho da instruo, pois quem faz isso ensina coisas que no pertencem a Deus.

2-Voc ser perfeito se conseguir carregar todo o jugo do Senhor. Se isso no for possvel, faa o que puder.

6 / 15

DIDAQU
Escrito por

3-A respeito da comida, observe o que puder. No coma nada do que sacrificado aos dolos pois esse culto destinado a deuses mortos.

A CELEBRAO LITRGICA

CAPTULO VII

1-Quanto ao batismo, faa assim: depois de ditas todas essas coisas, batize em gua corrente, em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo.

2-Se voc no tiver gua corrente, batize em outra gua. Se no puder batizar com gua fria, faa com gua quente.

3-Na falta de uma ou outra, derrame gua trs vezes sobre a cabea, em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo.

4-Antes de batizar, tanto aquele que batiza como o batizando, bem como aqueles que puderem, devem observar o jejum. Voc deve ordenar ao batizando um jejum de um ou dois dias.

CAPTULO VIII

7 / 15

DIDAQU
Escrito por

1-Os seus jejuns no devem coincidir com os dos hipcritas. Eles jejuam no segundo e no quinto dia da semana. Porm, voc deve jejuar no quarto dia e no dia da preparao.

2-No reze como os hipcritas, mas como o Senhor ordenou em seu Evangelho. Reze assim: Pai nosso que ests no cu, santificado seja o teu nome, venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no cu; o o-nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai nossa dvida, assim como tambm erdoamos os nossos devedores e no nos deixes cair em tentao, mas livrai-nos do mal porque teu o poder e a glria para sempre.

3-Rezem assim trs vezes ao dia.

CAPTULO IX

1-Celebre a Eucaristia assim:

2-Diga primeiro sobre o clice: Ns te agradecemos, Pai nosso, por causa da santa vinha do teu servo Davi, que nos revelaste atravs do teu servo Jesus. A ti, glria para sempre.

3-Depois diga sobre o po partido: Ns te agradecemos, Pai nosso, por causa da vida e do conhecimento que nos revelaste atravs do teu servo Jesus. A ti, glria para sempre.

8 / 15

DIDAQU
Escrito por

4-Da mesma forma como este po partido havia sido semeado sobre as colinas e depois foi recolhido para se tornar um, assim tambm seja reunida a tua Igreja desde os confins da terra no teu Reino, porque teu o poder e a glria, por Jesus Cristo, para sempre.

5-Que ningum coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor pois sobre isso o Senhor disse: No dem as coisas santas aos ces.

CAPTULO X

1-Aps ser saciado, agradea assim:

2-Ns te agradecemos, Pai santo, por teu santo nome que fizeste habitar em nossos coraes e pelo conhecimento, pela f e imortalidade que nos revelaste atravs do teu servo Jesus. A ti, glria para sempre.

3-Tu, Senhor onipotente, criaste todas as coisas por causa do teu nome e deste aos homens o prazer do alimento e da bebida, para que te agradeam. A ns, orm, deste uma comida e uma bebida espirituais e uma vida eterna atravs do teu servo.

4-Antes de tudo, te agradecemos porque s poderoso. A ti, glria para sempre.

5-Lembra-te, Senhor, da tua Igrreja, livrando-a de todo o mal e aperfeioando-a no teu amor. Rene dos quatro ventos esta Igreja santificada para o teu Reino que lhe preparaste, porque

9 / 15

DIDAQU
Escrito por

teu o poder e a glria para sempre.

6-Que a tua graa venha e este mundo passe. Hosana ao Deus de Davi. Venha quem fiel, converta-se quem infiel. Maranatha. Amm.

7-Deixe os profetas agradecerem vontade.

A VIDA EM COMUNIDADE

CAPTULO XI

1-Se vier algum at voc e ensinar tudo o que foi dito anteriormente, deve ser acolhido.

2-Mas se aquele que ensina perverso e ensinar outra doutrina para te destruir, no lhe d ateno. No entanto, se ele ensina para estabelecer a justia e conhecimento do Senhor, voc deve acolh-lo como se fosse o Senhor.

3-J quanto aos apstolos e profetas, faa conforme o princpio do Evangelho.

4-Todo apstolo que vem at voc deve ser recebido como o prprio Senhor.

10 / 15

DIDAQU
Escrito por

5-Ele no deve ficar mais que um dia ou, se necessrio, mais outro. Se ficar trs dias um falso profeta.

6-Ao partir, o apstolo no deve levar nada a no ser o po necessrio para chegar ao lugar onde deve parar. Se pedir dinheiro um falso profeta.

7-No ponha prova nem julgue um profeta que fala tudo sob inspirao, pois todo pecado ser perdoado, mas esse no ser perdoado.

8-Nem todo aquele que fala inspirado profeta, a no ser que viva como o Senhor. desse modo que voc reconhece o falso e o verdadeiro profeta.

9-Todo profeta que, sob inspirao, manda preparar a mesa no deve comer dela. Caso contrrio, um falso profeta.

10-Todo profeta que ensina a verdade mas no pratica o que ensina um falso profeta.

11-Todo profeta comprovado e verdadeiro, que age pelo mistrio terreno da Igreja, mas que no ensina a fazer como ele faz no dever ser julgado por voc; ele ser julgado por Deus. Assim fizeram tambm os antigos profetas.

12-Se algum disser sob inspirao: D-me dinheiro ou qualquer outra coisa, no o escutem. Porm, se ele pedir para dar a outros necessitados, ento ningum o julgue.

CAPTULO XII

11 / 15

DIDAQU
Escrito por

1-Acolha toda aquele que vier em nome do Senhor. Depois, examine para conhec-lo, pois voc tem discernimento para distinguir a esquerda da direita.

2-Se o hspede estiver de passagem, d-lhe ajuda no que puder. Entretanto, ele no deve permanecer com voc mais que dois ou trs dias, se necessrio.

3-Se quiser se estabelecer e tiver uma profisso, ento que trabalhe para se sustentar.

4-Porm, se ele no tiver profisso, proceda de acordo com a prudncia, para que um cristo no viva ociosamente em seu meio.

5-Se ele no aceitar isso, trata-se de um comerciante de Cristo. Tenha cuidado com essa gente!

CAPTULO XIII

1-Todo verdadeiro profeta que queira estabelecer-se em seu meio digno do alimento.

12 / 15

DIDAQU
Escrito por

2-Assim tambm o verdadeiro mestre digno do seu alimento, como qualquer operrio.

3-Assim, tome os primeiros frutos de todos os produtos da vinha e da eira, dos bois e das ovelhas, e os d aos profetas, pois so eles os seus sumos-sacerdotes.

4-Porm, se voc no tiver profetas, d aos pobres.

5-Se voc fizer po, tome os primeiros e os d conforme o preceito.

6-Da mesma maneira, ao abrir um recipiente de vinho ou leo, tome a primeira parte e a d aos profetas.

7-Tome uma parte de seu dinheiro, da sua roupa e de todas as suas posses, conforme lhe parecer oportuno, e os d de acordo com o preceito.

CAPTULO XIV

1-Rena-se no dia do Senhor para partir o po e agradecer aps ter confessado seus pecados, para que o sacrifcio seja puro.

2-Aquele que est brigado com seu companheiro no pode juntar-se antes de se reconciliar, para que o sacrifcio oferecido no seja profanado.

13 / 15

DIDAQU
Escrito por

3Esse o sacrifcio do qual o Senhor disse: Em todo lugar e em todo tempo, seja oferecido um sacrifcio puro porque sou um grande rei - diz o Senhor - e o meu nome admirvel entre as naes.

CAPTULO XV

1-Escolha bispos e diconos dignos do Senhor. Eles devem ser homens mansos, desprendidos do dinheiro, verazes e provados pois tambm exercem para vocs o ministrio dos profetas e dos mestres.

2-No os despreze porque eles tm a mesma dignidade que os profetas e os mestres.

3-Corrija uns aos outros, no com dio, mas com paz, como voc tem no Evangelho. E ningum fale com uma pessoa que tenha ofendido o prximo; que essa pessoa no escute uma s palavra sua at que tenha se arrependido.

4-Faa suas oraes, esmolas e aes da forma que voc tem no Evangelho de nosso Senhor.

O FIM DOS TEMPOS

CAPTULO XVI

14 / 15

DIDAQU
Escrito por

1-Vigie sobre a vida uns dos outros. No deixe que sua lmpada se apague, nem afrouxe o cinto dos rins. Fique preparado porque voc no sabe a que horas nosso Senhor chegar.

2-Rena-se com freqncia para que, juntos, procurem o que convm a vocs; porque de nada lhe servir todo o tempo que viveu a f se no ltimo instante no estiver perfeito.

3-De fato, nos ltimos dias se multiplicaro os falsos profetas e os corruptores, as ovelhas se transformaro em lobos e o amor se converter em dio.

4-Aumentando a injustia, os homens se odiaro, se perseguiro e se trairo mutuamente. Ento o sedutor do mundo aparecer, como se fosse o Filho de Deus, e far sinais e prodgios. A terra ser entregue em suas mos e cometer crimes como jamais foram cometidos desde o comeo do mundo.

5-Ento toda criatura humana passar pela prova de fogo e muitos, escandalizados, perecero. No entanto, aqueles que permanecerem firmes na f sero salvos por aquele que os outros amaldioam.

6-Ento aparecero os sinais da verdade: primeiro, o sinal da abertura no cu; depois, o sinal do toque da trombeta; e, em terceiro, a ressurreio dos mortos. 7Sim, a ressurreio, mas no de todos, conforme foi dito: O Senhor vir e todos os santos estaro com ele. 8Ento o mundo assistir o Senhor chegando sobre as nuvens do cu.

15 / 15

Potrebbero piacerti anche