Sei sulla pagina 1di 4

Plano de Aula O que o aluno poder aprender com esta aula

Identificar as diferenas entre luta e briga; Construir coletivamente um conceito para lutas; Compreender os elementos que caracterizam as luta: as regras, as tcnicas, o uso de equipamentos e espaos especficos para sua prtica.

Durao das atividades


2 aulas de 50 min

Atividade 1: Refletindo sobre diferentes situaes


Iniciar a aula apresentando para a turma as seguintes imagens contidas nos sites abaixo relacionados, e pedir que descrevam o que esto observando.

http://blog.etiqueta-corporativa.com.br/2007/11/23/chefes-que-gritamcomprometem-a-motivacao-dos-funcionarios/

http://www.lazeresportes.com/tag/sub-20

http://www.jornalpelicano.com.br/2009/05/colegio-naval-e-campeao-da%E2%80%9Cmerc-x-nav%E2%80%9D-2009/

http://www.paranaesporte.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=209 0 Acesso em 18 outubro de 2010 As seguintes perguntas podero ser feitas durante a exibio das imagens com intuito de orientar a observao das crianas: a) O que vocs esto observando nas fotos? b) Onde as pessoas esto? c) Como esto vestidas? d) O que est acontecendo? e) Por que vocs acham isso?

Atividade 2: Organizando as idias


Nesta atividade, sero distribudas no cho palavras como: socos, golpes, desrespeito, chute, queda, disputa, intolerncia, confuso, contato corporal, desorganizao, agressividade, desequilbrio, tcnica, defesa, ataque, regra, equipamentos, juiz. Uma cartolina colada na parede ter de um lado a palavra lutas e de outro, a palavra brigas. A proposta aqui que as crianas escolham palavras e colem na cartolina de acordo com a forma como as classificam (caracterstica das lutas ou das brigas).

Imagens do arquivo do Colgio de Aplicao Joo XXIII/UFJF. OBS: Nessa atividade algumas palavras como contato corporal e quedas, podero estar relacionadas tanto com lutas como com brigas. Neste caso o professor dever destacar que, apesar de estarem presentes nas duas situaes, os motivos e razes que geram estas aes corporais so totalmente diferentes nas lutas e nas brigas. importante destacar, ainda, o respeito s regras como elemento fundamental das lutas.

Avaliao
Avaliao: Complete o texto abaixo com as palavras contidas no quadro.

Lutas so________________ nos quais os lutadores conhecem e respeitam as___________. Os praticantes de uma luta usam__________________ e aprendem tcnicas de ________________, de excluso de espao e golpes de____________________. Nas competies de lutas, h sempre um ______________responsvel garantir que as regras sejam cumpridas.

regras - desequilbrio - roupas especiais- r

Texto na ntegra: Lutas so embates corporais nos quais os lutadores conhecem e respeitam as regras. Os praticantes de uma luta usam roupas especiais, aprendem tcnicas de desequilbrio, de excluso de espao e golpes de ataque e de defesa. Nas competies de lutas, h sempre um juiz responsvel garantir que as regras sejam cumpridas.

Potrebbero piacerti anche