Sei sulla pagina 1di 21

MANUAL DO ARTIGO CIENTFICO

Sobre os Autores

Camila Moda de Almeida e Igor David S so estudantes do curso de Comunicao Social - Hab. em Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe.

Apresentao

Este e-book foi construdo a partir da disciplina Tcnicas de Editorao. O objetivo deste manual trazer orientao aos que tm interesse na elaborao de artigo cientfico, porm apresentam dvidas em relao a normas tcnicas. As bases para elaborao deste e-book foram da Associao Brasileira de Normas e Tcnicas (ABNT) e as Normas para Elaborao de Artigos da Fundao Educacional de Fernandpolis.

1. ARTIGOS CIENTFICOS Os artigos cientficos so muito utilizados para pesquisas e estudos de casos principalmente no meio universitrio, pois so menos complexos no em termos de elaborao se comparado a outros tipos de produes acadmicas, como Monografias e Teses de Concluso de Curso (TCC). Os artigos de cientficos devem conter os seguintes elementos constituintes:

1.1 Ttulo O ttulo deve ser centralizado, utilizando-se capitulao maiscula. A fonte deve ser Arial ou Times New Roman, em negrito, tamanho 16.

1.2. Nome do(s) autor (es) O nome(s) do(s) autor (es) deve ser digitado por completo na ordem direta, na segunda linha abaixo do ttulo, alinhado direita. Letras maisculas para as iniciais e o sobrenome (paterno), em negrito. Deve seguir a fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

1.3 Titulao e Filiao Cientfica do(s) autor (es)


Deve ser indicados em nota de rodap: titulao, local de trabalho, universidade, instituto ou faculdade, departamento, cidade, estado, pas, orientao, agncia financiadora (bolsa e/ou auxlio pesquisa). Deve seguir a

fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 11.

1.4 Resumo Elemento obrigatrio que consiste na apresentao concisa dos pontos relevantes do trabalho. Deve ser um texto redigido pelo prprio autor e precisa apresentar uma viso clara do contedo, ou seja, as idias principais do texto, os objetivos, a metodologia resumida e a concluso do trabalho. A palavra RESUMO deve ser digitada em maisculas com fonte tamanho 11, seguida de dois pontos, na terceira linha abaixo do nome do autor, sem adentramento (tabulao). Na linha seguinte, deve-se iniciar o texto do resumo, no ultrapassando 500 palavras em um mximo de sete linhas.

1.5 Palavras-chave Aps o resumo, apresentam-se as palavras mais representativas do contedo do trabalho, isto , devem-se indicar no mnimo trs palavras-chave e, no mximo, seis, conforme a NBR 6028. A expresso Palavras-chave (com inicial em maiscula), com fonte tamanho 11, em negrito, seguida de dois pontos, na segunda linha abaixo do resumo e trs linhas acima do incio do texto, sem adentramento. Separar as palavraschave por ponto (conforme ABNT NBR 14724, 2005).

1.6 Introduo A introduo precisa ser bem elaborada para prender o leitor. Ela determina o alcance, implicaes e os limites da pesquisa. Define o tema, explicando o problema e os objetivos. Devem ser apresentadas na introduo a justificativa do trabalho e a metodologia que ser utilizada. Na justificativa deve ser explicada a escolha do objeto de estudo e a contribuio para a comunidade tanto acadmica quanto comercial. O processo de escrita deve ser feito utilizando fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaamento entre linhas de 1,5 (as excees sero apresentadas nos tpicos especficos, como, por exemplo, dentro de citaes longas). A numerao das pginas deve ser contada a partir da folha de rosto, no entanto, a numerao deve ser exibida somente a partir da introduo, no canto superior direito. O ttulo da seo (INTRODUO) em maisculo (caixa alta), em negrito, centralizado, letra 12, deixar dois espaos de 1,5cm entre linhas para iniciar a digitao. A introduo no traz numerao e, portanto, deve ser centralizada (como toda seo no numerada). O texto justificado.

1.7 Desenvolvimento O desenvolvimento a parte principal de um trabalho cientfico; o corpo do texto, caracterizado pelo aprofundamento e detalhamento do tema. No desenvolvimento, utiliza-se a idia de outros autores consultados, assim, faz-se necessrio o uso de citaes, onde se debate a fundamentao terica do

assunto. Na introduo se faz uma breve descrio da metodologia utilizada; j no desenvolvimento sero apresentados, minuciosamente, os procedimentos metodolgicos, anlise dos resultados, relato de casos, dados estatsticos, amostragem etc. O ttulo da seo em maisculo, em negrito, numerado (no use qualquer sinal grfico que os separe: ponto, travesso, apenas um espao de barra), alinhado esquerda, letra 12, deixar dois espaos de 1,5 entre linhas para iniciar a digitao. No utilize como ttulo dessa seo a palavra desenvolvimento nem corpo do trabalho; escolha um ttulo geral que englobe todo o tema abordado na seo, que ser subdividida conforme a necessidade.

1.8 Concluses A concluso (ou, em alguns casos, consideraes finais) o fechamento do trabalho cientfico, apresentando uma viso clara do atendimento ou no dos objetivos desejados. Nessa parte, afirma-se ou nega-se a hiptese. As concluses devem ser breves, claras e conter resposta a todas as indagaes do acadmico sobre o tema referente rea escolhida. A formatao da seo se d com o ttulo da seo em maisculo (CONCLUSO), em negrito, centralizado, letra 12, deixar dois espaos de 1,5 entrelinhas para iniciar a digitao.

1.9 Abstracts a verso para o ingls do resumo. A palavra ABSTRACT, em maisculas e negrito, seguida de dois pontos, na terceira linha abaixo da referncia bibliogrfica do prprio artigo, sem adentramento. Na mesma linha, iniciar o texto do abstract. Empregar fonte Arial ou Times New Roman 11.

1.10 Keywords As Keywords so a verso para o ingls das palavras-chave. A palavra Keywords, em maisculas e negrito, seguida de dois pontos, na segunda linha abaixo do abstract, sem adentramento. Utilizar no mximo cinco keywords separadas por ponto. Utilizar fonte Arial ou Times New Roman 11.

1.11 Referncias Bibliogrficas A expresso REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS deve ser digitada sem adentramento, Arial ou Times New Roman tamanho 12, em negrito. As referncias devem ser dispostas em ordem alfabtica, alinhadas esquerda, de acordo com a NBR 6023 da ABNT. Optar pelo negrito para destaques de ttulo de livros e peridicos (maiores informaes na seo 4. Referncias).

1.12 Anexos A palavra ANEXO deve ser digitada na terceira linha abaixo das referncias bibliogrficas, em maiscula, negrito e tamanho 12, sem adentramento. Continuar na segunda linha. Devem ser includos somente quando imprescindveis compreenso do texto, ou quando se tratar de termo de consentimento livre e esclarecido, autorizao institucional e instrumentos de coleta de dados.

2. NORMAS GERAIS DE CONTEDO 2.1 Formato O documento deve ser exibido em folha formato personalizado (21,0 x 26,0 cm) e na cor branca. A digitao deve ser feita no editor de texto Word utilizando fonte Arial Narrow no tamanho 12 e na cor preta. Observao: Outras cores podero ser utilizadas somente nas ilustraes.

2.2 Margem Na configurao da pgina, apresentar as margens superior e esquerda com 3,0 cm, inferior e direita com 2,0 cm.

2.3 Espaamento O texto deve ser digitado utilizando espao 1,5 entre linhas, seguidos de 6 pt depois. Os ttulos das sees e subsees e entre texto e tabelas, ilustraes etc. devem ser separados do texto que os sucede com espao de 1,5 cm.

2.4 Pargrafo O texto deve ser digitado utilizando pargrafo com tabulao de 1,5 cm.

2.5 Notas de Rodap As notas de rodap devem ser reduzidas ao mnimo e colocadas no p da pgina. As remisses para o rodap devem ser feitas por nmeros, na entrelinha superior. Emprega-se fonte menor que no texto; opta-se pela fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 11.

2.6 Paginao Usam-se algarismos arbicos, no canto superior direito. O nmero exibido a 2 cm da borda superior e ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita.

2.7 Numerao Progressiva Para seguimento ao contedo do texto, adota-se a numerao progressiva para as sees do texto em algarismos arbicos. Nos ttulos e subttulos das sees, utiliza-se o recurso do negrito, caixa alta (letras maisculas) e fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Ex.: Seo primria 1 EPIDEMIOLOGIA Seo secundria 1.1 Seo terciria 1.1.1 Seo primria 2 SADE COLETIVA Seo secundria 2.1 Seo terciria 2.1.1

No exemplo observe: No usar ponto, hfen ou travesso aps o indicativo da seo.

2.8 Siglas Na escrita, quando for necessrio o uso de siglas, na primeira vez em que aparecerem no texto, elas devem ser vir escritas por extenso e, aps, a sigla entre parntese.

Ex.: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

2.9 Ilustraes No texto, quando forem utilizados desenhos, esquemas, fluxogramas, quadros, grficos, mapas, organogramas etc., deve aparecer na parte inferior a sua identificao (o mais prximo possvel). Essa identificao deve ser seguida de um nmero que representa a ordem de ocorrncia no texto e em algarismos arbicos. Para destaque, colocar em negrito o tipo de ilustrao e o

nmero de ocorrncia no texto (sem ponto, dois pontos, travesso, apenas 1 espao de barra); usar fonte Arial Narrow 11. Finalizar com um ponto final (.).

2.10 Tabelas As tabelas devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arbicos e encabeadas pelo ttulo, sem adentramento, com letra minscula, em negrito, e iniciadas pelo termo Tabela. As tabelas no devem ser fechadas. Emprega-se fonte Arial ou Times New Roman 11.

2.11 Abreviaturas As abreviaturas dos ttulos de peridicos devem ser escritas conforme o Current Contents (abreviaturas oficialmente correntes).

3. CITAES De acordo com a ABNT, as formas de citaes mais conhecidas so: direta, indireta e citao de citao.

3.1 Citao Direta Citaes diretas, literais ou textuais: transcrio de trecho do texto ou parte da obra do autor consultado. 3.1.1 Citao Direta Curta A citao no texto transcrita com aspas duplas, mas, no caso de citao textual curta, de at de trs linhas, ela vem incorporada ao pargrafo. Ex1.: Souza (2010, p. 112) afirma que, esses indivduos so denominados ouvintes de rdio Ex2.: Esses indivduos so denominados ouvintes de rdio (SOUZA, 2010, p. 112). No se pode esquecer de mencionar a pgina de onde foi extrada a citao. 3.1.2 Citao Direta Longa chamada de citao direta longa quando forem extradas mais de trs linhas do texto consultado. As margens devem ser recuadas esquerda em 4 cm, o espao entre as linhas deve ser 1 cm (ou simples) e com a letra menor (11) que a utilizada no texto e sem aspas (NBR 10520, item 4.4). Ex.: Ao se falar sobre tecnologias, pode-se afirmar que:
Vou falar deste ato profissional de ensinar, realizado por professores, em espaos fsicos concretos (como as salas de aulas) de instituies de ensino de todos os nveis ou em ambientes virtuais. O desafio o de que essas novas possibilidades docentes sejam alcanadas e compreendidas

por todos os que atuam nesta esfera profissional. (KENSKI, 2003, p.13).

3.2 CITAO INDIRETA

A citao indireta ocorre quando se utiliza o pensamento lgico do autor, porm com outras palavras.

Ex.: Somente em 15 de outubro de 1827, depois de longa luta, foi concedido s mulheres o direito educao primria, mas, mesmo assim, o ensino da aritmtica nas escolas de meninas ficou restrito s quatro operaes. Note-se que o ensino da geometria era limitado s escolas de meninos, caracterizando uma diferenciao curricular (COSENZA, 1993).

Nesse caso, empregar o nome do autor (em caixa alta quando vier entre parnteses) e o ano.

3.3 CITAO DE CITAO meno de um trecho de um documento quando no foi possvel ter acesso ao documento original, apenas atravs de outro trabalho. A palavra apud deve vir em itlico. Ex1.: Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3), ........................... 20 Ex2.: O vis organicista da burocracia estatal e o antiliberalismo da cultura poltica ... (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).

3.4 NOTAS DE RODAP As notas de rodap podem ser referenciais ou explicativas. A nota de rodap escrita em espaamento simples, Arial 11; devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arbicos.

Para as notas de rodap, inserir o padro Word (numerao automtica, fonte arial 11 e espao simples). O prprio sistema numera as notas de rodap:
1

Ex.: O tempo reflexo ...


____________________ 1

O tempo reflexo de...

3.5 NOTAS DE REFERNCIA A numerao das notas de referncia (opcional) feita por algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para cada captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina. A primeira citao de uma obra, em nota de rodap, deve ter sua referncia completa.

Ex.: ______________________ FARIA, Jos Eduardo (org.). Direitos humanos, direitos sociais e justias. So Paulo : Malheiros, 1994, p.140.

4. REFERNCIAS Segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT, NBR 6023), referncia um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual (ABNT, 2002, p. 2). Apresentamos, nesse manual, as principais normas para se montar uma referncia; caso no encontre a norma que est procurando, consulte a ABTN, NBR 6023.

4.1 Normas Gerais de Apresentao H trs normas gerais de apresentao e formatao: Espaamento, Alinhamento e Ordenao das referncias.

4.1.1 Espaamento As referncias devem ser digitadas, usando espao simples entre as linhas, espao 1,5 ou duplo para separar as referncias entre si e fonte 12- Arial ou Times New Roman. Ex1.: CRUZ, Carla; RIBEIRO, Uir. Metodologia cientfica: teoria e prtica. 2. ed. Rio de Janeiro : Axcel Books, 2004. Ex2.: CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo : Pearson Prentice Hall, 2007.

4.1.2 Alinhamento As referncias so alinhadas somente margem esquerda.

4.1.3 Ordenao das referncias As referncias podem ter uma ordenao alfabtica, cronolgica e sistemtica (por assunto), entretanto, sugerimos a adoo da ordenao alfabtica ascendente.

4.2 Referncia de Acordo com o Tipo de Documento Consultado 4.2.1 Referncias de Livros AUTOR. Ttulo da obra: subttulo. Edio. Local (cidade) (espao): editora, data. Nmero de pginas ou volumes. (Srie). Notas especiais. Outras notas.

Ex.: Um autor SOARES, E. Sade: epidemiologia. 3. ed. So Paulo : Atlas, 2003.187p.

No exemplo se observa: O sobrenome paterno do autor em maisculo seguido de vrgula (,) e as iniciais do nome (caso seja um nico autor, recomenda-se escrever o nome completo por extenso; para dois ou trs autores, podem-se usar apenas as iniciais do nome). O ttulo do livro deve ser destacado em negrito ou itlico; 23. Nos exemplos, faremos o destaque em negrito para melhor visualizao. Deve-se optar por um tipo de destaque, recomenda-se o negrito; no se deve usar a palavra editora; aps o nome da cidade, o uso dos dois pontos (:).

Ex.: Dois autores ou trs autores CRUZ, Carla; RIBEIRO, Uir. Metodologia cientfica: teoria e prtica. 2. ed. Rio de Janeiro : Axcel Books, 2004. CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo : Pearson Prentice Hall, 2007.

No exemplo observe: No se escrevem letras maisculas nos ttulos do livro; apenas a palavra de entrada (a primeira palavra do ttulo) deve ter inicial maiscula. Dois ou trs autores, os nomes so separados por ponto-e-vrgula (;).

Ex. Mais de trs autores SLACK, N. et al. Administrao da produo. So Paulo : Atlas, 1997.

No exemplo observe: O uso do et al., significando e outros (usar um ponto depois da palavra al.).

Ex.: Algumas particularidades: Nome do autor: Fernando Rocha dos Santos Como fazer a referncia: SANTOS, F. R. dos. Nome do autor: Francisco Carlos Tourinho Neto Como fazer a referncia: TOURINHO NETO, F. C.

No exemplo observe: As palavras Filho, Neto, Sobrinho e Primo ao final do nome no caracterizam nome propriamente dito; so apenas termos para se fazer diferenciao entre nomes homlogos na mesma famlia.

4.2.2 Referncia de Um Captulo de Livro AUTOR DO CAPTULO. Ttulo do captulo. In: AUTOR DO LIVRO. Ttulo do livro. Edio. Local de publicao (cidade) : editora, data. Captulo, pgina inicial-final da parte do captulo.

Ex.: MARTONE, Celso Luiz. Modelo bsico para economia fechada e aberta. In: LOPES, Luiz Martins. Manual de economia: nvel bsico e nvel intermedirio. 2. ed. So Paulo : Atlas, 2000. cap.13, p. 299-311.

No exemplo observe: Martone o autor do captulo Modelo bsico para economia fechada e aberta; IN: significa que o captulo faz parte (est dentro) do livro Manual de economia.

4.2.3 Referncia de Monografia ou Dissertaes ou Teses AUTOR. Ttulo. Ano. Nmero de folhas. Categoria (Grau e rea) - Unidade da Instituio, Instituio, Cidade, Ano.

Ex,:

SIQUEIRA, N. A. S. Substituio da fora de venda prpria por distribuidores: um estudo de caso. 2002. 125p. Dissertao (Mestrado em Administrao de Empresas) Fundao Escola de Comrcio lvares Penteado - FECAP, So Paulo, 2002.25

LIMA, R. S. Expanso urbana e acessibilidade: o caso das cidades mdias brasileiras. 1998. 81p. Dissertao (Mestrado em Transporte) Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, So Carlos, 1998.

No exemplo observe: Destaque para o ttulo da dissertao.

4.2.4 Referncia de Peridicos TTULO. Local de publicao: editora. Datas de incio e de encerramento da publicao (se houver).

Ex.: REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939CIENTFICA: Revista de agronomia. So Paulo : Fundao para o Desenvolvimento da UNESP, 1974. Semestral.

4.3.5 Referncia de Artigos de Peridico Impresso SOBRENOME, Prenome. Ttulo: subttulo do artigo. Ttulo do peridico, local, volume, fascculo, pgina inicial e final, ms e ano.

Ex.: SAVIANI, Demerval. A universidade e a problemtica da educao e cultura. Educao Brasileira, Braslia, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago. 1979. GURGEL, C. Reforma do Estado e segurana pblica. Poltica e Administrao, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

No exemplo observe:

O destaque em negrito, sublinhado ou itlico feito no ttulo do peridico.Os meses do ano devem seguir as seguintes abreviaes: - Na abreviao do ms, usam-se apenas trs dgitos e ponto final (.), completando, assim, quatro dgitos. Apenas o ms de maio se escreve por inteiro, j que a palavra maio tem quatro dgitos. Ex.: 13 fev. 2011. 18 maio 2010. GURGEL, C. Reforma do Estado e segurana pblica. Poltica e Administrao, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, maio 1997.

4.2.6 Referncia de Artigos de Peridico Eletrnico SOBRENOME, Prenome. Ttulo: subttulo do artigo. Ttulo do peridico, local, volume, fascculo, pgina inicial e final, ms e ano. Endereo eletrnico e data de acesso.

Ex.: RIBEIRO, P. S. G. Adoo brasileira: uma anlise sociojurdica. Datavenia, So Paulo, v. 3, n. 18, ago. 1998. Disponvel em:

<http://w w w .datavenia.inf.br/frame.artig.html>. Acesso em: 10 set. 1998.

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Disponvel em: <http://w w w .brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm>.

Acesso em: 28 nov. 1998

No exemplo observe: O destaque continua no ttulo do peridico (nome da revista). O endereo eletrnico deve ser completo e deve vir entre < >; observa-se que, antes do site, escreve-se Disponvel em: e, aps o stie, a expresso Acesso em:.

4.2.7 Referncia de Artigos Eletrnicos Ex.: VICENTE, G. Auto da barca do inferno. Disponvel em:

<http://w w w .bibvirt.futuro.usp.br/index.html>. Acesso em: 06 nov. 2000.

No caso de site: MICROSOFT Project for Window s 95. Version 4.1. (S.l.). Microsoft Corporation, 1995. 1 CD-ROM.

4.2.8 Referncia de Revistas Eletrnicas Ex.: CIENTFICA: Revista de agronomia. So Paulo: Fundao para o Desenvolvimento da UNESP, 1974. Disponvel em:

<http://w w w .agronomia.com.br>. Acesso em: 13 maio 2006.

4.2.9 Referncia de Artigos de Jornais Ex.: SILVA, I. G. Pena de morte. O Estado de So Paulo, So Paulo, 19 set. 1997. Caderno 1, p. 3.

No exemplo observe: Destaque no Ttulo do Jornal ou revista. importante inserir, se houver, o caderno ou a parte do jornal que se consultou e de onde foi extrado o texto ou idia.

4.2.10 Referncia de Artigos Apresentados em Congresso Autores. Ttulo do trabalho apresentado, seguido da expresso In:, nome do evento, numerao do evento (se houver), ano e local (cidade) de realizao, ttulo do documento (anais, atas, tpico temtico etc.), local, editora, data de publicao e pgina inicial e final da parte referenciada.

Ex.: BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporao do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, So Paulo. Anais... So Paulo : USP, 1994. p. 16-29.

4.2.11 Referncia de Artigo Apresentado em Evento em Meio Eletrnico

Ex.: SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedaggicos do paradigma da qualidade total na educao. In: CONGRESSO DE INICIAO CIENTFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrnicos... Recife : UFPe, 1996. Disponvel em: <http://w w w . propesq. ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

4.2.12 Referncias de Evento como um Todo Evento, nmero do evento, ano. Cidade: tipo de registro, reticncias. Cidade: editora (responsvel pela publicao), ano, volume.

Ex.: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA MECNICA, 12., 1993, Braslia. Anais... Braslia : ABCM, 1993. v. 3.29

4.2.13 Referncias de Leis ou Decretos Ex.: BRASIL. Ministrio de Educao e Cultura. LDB - Lei n 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educao Nacional. Braslia : MEC, 1996.

SO PAULO (estado). Decreto n. 8468/76, de 8 de setembro de 1976. Aprova o regulamento da Lei n. 997, de 31 de maio de 1976, que dispe sobre a preveno e o controle da poluio do meio ambiente. So Paulo : 1976.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. 24p.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6027: informao e documentao: sumrio: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. 7p.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2005.

FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDPOLIS. Normas para Elaborao de Artigos. Fernandpolis, 2011.

Potrebbero piacerti anche