Sei sulla pagina 1di 25

Sistema Ativo de Segurana Automotiva

Manual de Utilizao

Pgina 2

Contedo
HOME Pgina inicial ltima posio Rastrear Relatrios Histrico de Posies Localizao Faturamento Monitoramento Alerta de Velocidade Ocorrncia de Velocidade Cerca de posio Ocorrncias de Cerca de Posio Cerca Eletrnica por Rota Ocorrncias de Cerca de Rota Gerenciador Cadastro Operadores Usurios Autorizados ltimo Acesso Lista de Acesso Veculos Grupos Autoriza veculos a Gerenciadoras Configurao do sistema 3 3 5 6 6 7 7 9 9 11 11 15 15 18 18 20 20 21 22 22 22 23 24 25

Pgina 3

HOME Pgina inicial


Na tela principal so visualizadas as informaes do sistema, os alertas e ocorrncias. (imagem 01) 1 Informaes Nesta opo esto disponveis alguns servios sobre o Sistema e links para download, tais como: Guia para o usurio - Uma descrio sobre a tecnologia Sascar GSM; Questionrio Ps Venda - Permite ao usurio avaliar o produto e a empresa; Segunda via do Boleto - Permite ao usurio imprimir a segunda via do seu boleto; Download do manual em PDF (Adobe Reader) - O manual completo do sistema de mapas; Download do Google Earth - Link para a pgina de download do Google Earth; 2 Alertas pendentes So visualizados os alertas pendentes e o seu prazo de expirao. Ao clicar no alerta, sero exibidos em relatrio o nome do alerta, o seu limite, incio e fim do monitoramento; 3 Ocorrncias pendentes So visualizadas as ocorrncias pendentes. Ao clicar na ocorrncia, sero baixados as que forem visualizadas na tela.
Para visualizao dos mapas nos relatrios atravs do Google Earth necessrio que se faa o download do programa.

Imagem 01 - Home

LTIMA POSIO
Na tela principal visualizada a ltima posio de todos os veculos do cliente. (imagem 02) 1 Grupos Nesta opo esto os grupos e seus respectivos veculos cadastrados pelo cliente. Para visualizar os veculos, clique no sinal de + (mais) de cada grupo. Para visualizar um determinado grupo no mapa, clique sobre o grupo desejado, o mesmo processo pode ser feito por veculo; 2 Mapa Nesta opo est o mapa com as ltimas posies dos veculos. Ao posicionar o cursor sobre um veculo e clicar, abrir um tooltip com a posio e as informaes gerais deste equipamento.

Pgina 4

H tambm a opo Relatrios. Em relatrios esto os campos: Quantidade de posies, Perodo e o intervalo (intervalo de posies). Ao digitar os dados e pressionar o boto pesquisar, um relatrio individual ser gerado; 3 Legenda So os diversos smbolos e seus significados, representados nos relatrios; 4 Pesquisa Esta opo permite ao usurio fazer 3(trs) tipos de pesquisa para visualizao dos veculos no mapa, podendo filtrar por: Placa, digitando a placa desejada; Estado, selecionando o Estado desejado; Cidade, digitando a cidade desejada. Ao clicar em pesquisar, a ltima posio dos veculos sero visualizados no mapa e no relatrio;
Na opo placa pode digitar parte da placa. Ex: Placa ABC0000, ao digitar apenas AB, o sistema busca todas as placas com essas iniciais.

5 Resumo So somados os veculos em trs estgios: Movimentao, Parado e Parado com ignio ligada. Ao clicar em um dos trs estgios visualiza-se no mapa a ltima posio do(s) veculo(s) no respectivo estgio; 6 Relatrio Relatrio completo com a ltima posio de cada veculo com suas informaes. Ao clicar no cone mapa( ), a ltima posio ser visualizada no mapa (fig. 2) ou ainda visualizar atravs do Google Earth clicando no seu cone ( ). possvel tambm gerar um arquivo para impresso, exportar para PDF (Adobe Reader) e ou exportar para XLS (Arquivo Excel).
Imagem 2 Ultima posio

5 6

Pgina 5

RASTREAR
Na tela principal, visualizam-se as ltimas posies de todos os veculos do cliente. (imagem 03) 1 Rastrear So visualizadas as ltimas posies de cada veculo, selecionando a placa e digitando a quantidade de posies que se deseja visualizar. obrigatrio o preenchimento dos campos mencionados. Aps inserir os dados, clicar em Rastrear para que seja gerado o relatrio;
Cada usurio tem um limite de posies pr-definido a serem visualizadas.

2 Informaes Aps a insero dos dados e clicar em rastrear, aparecero informaes relacionadas Placa, Cor, Marca/Modelo e Descrio; 3 Legenda So os diversos smbolos e seus significados, representados nos relatrios; 4 Relatrio - Carrega at 999 posies de atualizao, sendo as informaes relacionadas , Data e Hora da atualizao, Km, Status do Bloqueio, Status de Ignio, Proximidade, Cidade e Estado e a opo de carregar a tela de Mapas ( ) ou ainda visualizar atravs do Google Earth clicando no seu cone ( ). No link mapa do rastrear, a atualizao de posio no mapa automtica. A cada 60 (sessenta) segundos o sistema verifica se existem novas posies do veculo e a inclui no mapa. (somente para opo mapa do rastrear). possvel tambm gerar um arquivo para impresso, exportar para PDF (Adobe Reader) e ou exportar para XLS (Arquivo Excel).
Imagem 03 - Rastrear

2 4 3

Pgina 6

RELATRIOS
Permite ao usurio visualizar os relatrios de:
Imagem 04 - Relatrios

Histrico de Posies Na tela principal so visualizadas as localizaes de datas anteriores, no perodo solicitado pelo cliente. obrigatrio selecionar a data e hora de incio e fim do perodo e a quantidade de localizaes que deseja visualizar. (imagem 05) 1 Histrico de posies Inserir as informaes nos campos Placa, Intervalo, Quantidade de posies e Perodo. obrigatrio o preenchimento dos campos mencionados com exceo do Intervalo. Aps inserir os dados, clicar em Pesquisar para que seja gerado o relatrio;
Intervalo o intervalo de tempo entre o perodo solicitado.

2 Informaes Aps a insero dos dados e clicar em pesquisar, aparecero informaes relacionadas Placa, Cor, Marca/Modelo e Descrio; 3 Legenda So os diversos smbolos e seus significados, representados nos relatrios; 4 Relatrio - Carrega at 999 posies de atualizao, sendo as informaes relacionadas Data e Hora da Atualizao, Km, Status do Bloqueio, Status de Ignio, Proximidade, Cidade e Estado, a opo de carregar a tela de Mapas ( ) ou ainda visualizar atravs do Google Earth clicando no seu cone ( ). Nesse caso, se as posies do perodo exceder a quantidade solicitada, o sistema carrega as ltimas posies dentro do perodo solicitado. possvel tambm gerar um arquivo para impresso, exportar para PDF (Adobe Reader) e ou exportar para XLS (Arquivo Excel).

Pgina 7

Imagem 05 Relatrios (Histrico de posies)

Localizao Permite ao usurio visualizar a ltima localizao dos veculos em uma determinada data e hora. Pode-se filtrar por grupo quando existir. (imagem 06) 1 Localizao Inserir as informaes nos campos Data, Perodo e Grupo. obrigatrio o preenchimento dos campos mencionados com exceo do Grupo que opcional. Aps inserir os dados, clicar em Pesquisar para que seja gerado o relatrio; 2 Legenda So as diversas representaes, em smbolos, referentes ao mapa e relatrios; 3 Relatrio - Carrega at 999 posies de atualizao, sendo as informaes relacionadas Placa, Data e Hora da Atualizao, Km, Status do Bloqueio, Status de Ignio, Proximidade, Cidade e Estado e a opo de carregar a tela de Mapas ( ).ou ainda visualizar atravs do Google Earth clicando no seu cone ( ). possvel tambm gerar um arquivo para impresso, exportar para PDF (Adobe Reader) e ou exportar para XLS (Arquivo Excel).

2 3

Imagem 06 Relatrios (Localizao)

Pgina 8

Faturamento Permite ao usurio visualizar notas fiscais faturadas para a Sascar. (imagens 07 e 08) 1 Notas fiscais Inserir as informaes nos campos Nmero e Perodo. Caso os campos no sejam preenchidos, todas as notas fiscais so listadas; 2 Relatrio No relatrio so visualizados o Nmero, Srie, Data de emisso, Valor e a opo de visualizao de cada nota fiscal (). possvel tambm gerar um arquivo para impresso, exportar para PDF (Adobe Reader) e ou exportar para XLS (Arquivo Excel).
Imagem 06 Relatrios (Localizao)

Imagem 07 Relatrios (Faturamento)

Imagem 08 Relatrios (Faturamento Notas faturadas)

Pgina 9

MONITORAMENTO
Permite ao usurio o gerenciamento do veculo, atravs de:
Imagem 09 Monitoramento (Tela Inicial)

Alerta de Velocidade Permite ao usurio criar alertas de velocidade, identificando uma velocidade limite para o veculo e data de monitoramento do alerta, o qual, ultrapassando essa velocidade, o sistema gera um alerta, registrando no sistema a velocidade e posio do veculo. Os alertas so visualizados no sistema pelo link 'Ocorrncias de Velocidade'. (imagem 10)

O perodo de monitoramento permite criar alertas para uma data final de no mximo 30 dias contando a partir da data inicial do monitoramento, o mesmo vale para a criao de cerca de posio.

Imagem 10 Monitoramento (Alerta de Velocidade Relatrio de alertas cadastrados)

3 1 Lista de Alertas de Velocidade Inserir a informao no campo Descrio. Caso o campo no seja preenchido, todos Alertas so listados; 2 Lista No relatrio so visualizados a Descrio, Limite de velocidade, Incio de Monitoramento, Fim de Monitoramento e a opo de edio para cada Alerta ( ).

Pgina 10

3 Novo Para criar um novo Alerta de Velocidade. clicar na opo Novo. Digite as informaes necessrias para se criar um Alerta de Velocidade, Descrio, velocidade Limite e Perodo; selecionar no quadro VECULOS DISPONVEIS' os veculos que tero o alerta, clicar no boto ( ), passar para o quadro 'VECULOS AUTORIZADOS' e 'Cadastrar'; (imagem 11)
Imagem 11 Monitoramento (Alerta de Velocidade Cadastro e edio de Alertas)

Veculos selecionados

Todos os veculos

Imagem 12 Monitoramento (Alerta de Velocidade Edio/Excluso de Alertas)

4 Editar Para alterar as informaes do alerta (Descrio Alerta, Velocidade Limite ou Perodo de Monitoramento), clicar no cone de edio ( ) do alerta, faa as alteraes desejadas e clique em 'Atualizar'; (imagem 12) 4 Excluir Para excluir alertas, clicar no cone de edio do alerta a ser alterado ( ), clicar em 'Excluir', exibida uma mensagem com o pedido de confirmao, em seguida o alerta excludo. (imagem 12)

Pgina 11 Ocorrncia de Velocidade Permite ao usurio visualizar as ocorrncias de velocidade gerada(s) pelo(s) veculo(s).
Imagem 13 Monitoramento (Ocorrncias de velocidade)

1 v

2 v

1 Lista de Ocorrncias de Velocidade Inserir a informao no campo Veculos, selecionar o de Alerta e o perodo que se deseja visualizar. Caso os campos no sejam preenchidos Veculo e Alerta, so listadas todas as ocorrncias do perodo que se deseja visualizar. 2 Relatrio No relatrio so visualizados a Placa, Descrio do Alerta, Velocidade Atingida, Velocidade Limite, Data da Ocorrncia e a opo de edio para cada Alerta ( ). possvel tambm gerar um arquivo para impresso, exportar para PDF (Adobe Reader) e ou exportar para XLS (Arquivo Excel).

Cerca de posio Permite ao usurio criar cerca de posio, identificando o raio abrangente, o comportamento (entrar - gera a violao de cerca, a partir de um ponto central determinado pelo usurio, quando o veculo entrar na cerca criada, ou sair gera a violao de cerca, a partir de um ponto central determinado pelo usurio, quando veculo sair da cerca criada), perodo de monitoramento e tipo. (imagem 21)
Para a cerca de comportamento ao entrar o perodo vlido de 30 dias.

Imagem 21 Monitoramento (Cercas de Posio)

Pgina 12 1 Lista de Cercas de Posio Inserir a informao no campo Descrio. Se o campo no for preenchido, todas as cercas sero listadas; 2 Lista No relatrio so visualizados a Descrio, Comportamento, Incio de Monitoramento, Fim de Monitoramento e a opo de edio para cada Cerca ( ); 3 Novo Para criar a cerca eletrnica por posio, deve-se definir a posio, se por Cidade, Endereo, Cruzamento ou Coordenada e alimentar as informaes; (imagem 22)
Imagem 22 Monitoramento (Cercas de Posio)

Veculos selecionados

Todos os veculos 4 Cadastro de Cerca de posio Inserir a informao Descrio, Comportamento (ao entrar ou ao sair), Raio (metros) e o perodo do monitoramento; 5 Posio Inserir a informao Origem de posio(mapa, endereo ou coordenada); 6 Capturar Latitude e Longitude Ao selecionar a opo mapa, clicar no boto Capturar Latitude e Longitude e posicionar no mapa onde ficar o raio em metros pr-configurado; (imagem 23) 6 Endereo ao selecionar a opo endereo, digitar as informaes cidade (cidade, uf) e endereo (rua, nmero). Aps digitadas as informaes uma lista com endereos visualizada e ao clicar no endereo a localizao estar no mapa j com o raio em metros pr-configurado; (imagem 24) 6 Coordenada ao selecionar a opo coordenada, digitar as informaes latitude (grau, minuto e segundo) e longitude (grau, minuto e segundo). Aps clicar em exibir visualizado no mapa a cerca com o raio em metros pr-configurado; 7 Seleo de Veculos Aps criar a cerca, selecionar o(s) veculo(s) que faro parte desta cerca e clicar em cadastrar;

Pgina 13
Imagem 23 Monitoramento (cadastro de Cercas de Posio - Opo Mapa)

Cerca criada com o raio selecionado

Veculos selecionados 7

Todos os veculos

Imagem 25 Monitoramento (cadastro de Cercas de Posio - Opo Coordenada)

Cerca criada com o raio selecionado

Veculos selecionados 7

Todos os veculos

Pgina 14 8 Edio para editar uma cerca, clicar no cone de edio ( ) da cerca desejada e alterar os dados de Descrio, perodo de monitoramento e os veculos que fazem parte desta cerca, em seguida clicar em Atualizar;
Imagem 26 Monitoramento (Edio de Cercas de Posio)

Veculos selecionados

Todos os veculos

Imagem 27 Monitoramento (Excluso de Cercas de Posio)

9 Excluir Para excluir cercas, clicar no cone de edio da cerca a ser alterado ( ), clicar em 'Excluir', uma mensagem com o pedido de confirmao aparecer, em seguida o alerta ser excludo. (imagem 27)

Pgina 15 Ocorrncias de Cerca de Posio Permite ao usurio visualizar as ocorrncias de Cerca geradas pelo(s) veculo(s). (imagem 28)
Imagem 28 Monitoramento (Ocorrncias de Cercas de Posio)

1 Lista de Ocorrncias de Cerca de Posio Inserir a informao no campo Veculos, selecionar a cerca e o perodo que se deseja visualizar. Caso os campos no sejam preenchidos Veculo e Cerca, so listadas todas as ocorrncias do perodo que se deseja visualizar. 2 Relatrio No relatrio so visualizados a Placa, Descrio da Cerca, Comportamento, Velocidade, Data da Ocorrncia e a opo de visualizao no mapa para cada veculo ( ). possvel tambm gerar um arquivo para impresso, exportar para PDF (Adobe Reader) e ou exportar para XLS (Arquivo Excel). Cerca Eletrnica por Rota Permite ao usurio criar uma cerca eletrnica a partir de uma rota feita por um dos veculos disponveis ou ainda desenhar uma rota no mapa.
Imagem 29 Monitoramento (Cerca Eletrnica por rota)

1 Lista de Cerca de Rota Inserir a informao no campo Descrio. Se o campo no for preenchido, todas as cercas sero listadas; (imagem 29)

Pgina 16

2 Lista No relatrio so visualizados a Descrio, Comportamento, Incio de Monitoramento, Fim de Monitoramento e a opo de edio para cada Cerca ( ). Para criar uma nova cerca, clicar em novo; 3 Cadastro de Cerca de Rota Inserir as informaes Descrio, Comportamento (entrar ou sair), Raio (em metros) e perodo do monitoramento; (imagem 30) 4 Rota Inserir a origem da rota que pode ser feita por Veculo ou Desenho;
Imagem 30 Monitoramento (Cadastro - Cerca Eletrnica por rota)

5 Origem de Rota (veculo) Inserir a informao Placa, Veculo e perodo que se deseja visualizar, em seguida clicar em buscar; 6 Mapa No mapa visualizada a rota do veculo selecionado;
Imagem 31 Monitoramento (Cadastro - Cerca Eletrnica por rota Opo Veculo)

Pgina 17
Imagem 32 Monitoramento (Cadastro - Cerca Eletrnica por rota Seleo de veculos)

Veculos selecionados

Todos os veculos

7 Seleo de Veculos Aps criada a cerca eletrnica por rota, necessrio autorizar os veculos. Para isso, selecionar no quadro 'VECULOS AUTORIZADOS' os veculos que estaro na cerca, clicar na flecha >> e 'Cadastrar';
Imagem 33 Monitoramento (Cadastro - Cerca Eletrnica por rota Opo desenho)

Imagem 33 Monitoramento (Cadastro - Cerca Eletrnica por rota Opo desenho)

8 Origem de rota (desenho) Selecionar a opo desenho e clicar em iniciar; 9 Mapa Clicar na opo iniciar e posicionar o cursor sobre a posio desejada e arrastar at o final da posio, gerando a rota.

Pgina 18 Ocorrncias de Cerca de Rota o link do sistema, que permite ao usurio visualizar as violaes de cerca gerada pelos veculos. Para visualizar as violaes, clique em 'Ocorrncias de Cerca', selecione a cerca, digite o perodo (data/hora incio e fim) e clique em 'Pesquisar'.
Imagem 34 Monitoramento (Ocorrncias de Cerca Eletrnica por rota)

Gerenciador Permite o usurio localizar permite o usurio fazer trs tipos de localizao: Localizao - inserindo a cidade e Estado (UF), rua e nmero; Rota - inserindo aos campos a origem e destino; Coordenada - inserindo a latitude e longitude que se deseja visualizar no mapa.
Imagem 35 Monitoramento (Gerenciador - Localizao)

Pgina 19 1 Localizao Inserir no campo a Cidade e Estado (UF), a baixo inserir o endereo e nmero, em seguida clicar em buscar; 2 Endereos Localizados Aps fazer a busca do endereo desejado, aparecer uma lista com todos os endereos parecidos; 3 Mapa No mapa estar localizado o endereo solicitado atravs do cone pin ( ). Ao clicar sobre o pin, abrir um tooltip com o endereo.
Imagem 36 Monitoramento (Gerenciador - Rota)

1 Origem Inserir no campo a Cidade e Estado (UF), a baixo inserir o endereo e nmero; 2 Destino Inserir no campo a Cidade e Estado (UF), a baixo inserir o endereo e nmero, em seguida clicar em buscar. Aps fazer a busca, clicar na opo traar rota; 3 Mapa No mapa estar desenhada a rota solicitada.
Imagem 37 Monitoramento (Gerenciador - Coordenada)

Pgina 20 1 Latitude/Longitude Inserir nos campos solicitados, a latitude e longitude, em seguida clicar em buscar; 2 Mapa No mapa estar localizado o endereo solicitado atravs do cone pin ( ). Ao clicar sobre o pin, abrir um tooltip com o endereo.

CADASTRO
Operadores Permite ao usurio criar novos operadores para o sistema e selecionar suas permisses.
Imagem 40 Cadastro (Operadores)

1 Lista de operadores Para localizar um operador, digite o nome do operador e clique em Listar; 2 Relatrio O relatrio so visualizados os dados do operador, Login, Nome, email e ainda a opo de edio dos dados ( );
Imagem 41 Cadastro (Cadastro de Operadores)

Pgina 21 1 Cadastro de operadores Para cadastrar um operador, clicar em novo, digite o nome, email, login e senha; 2 Permisses do Login Aps cadastrar o operador selecionar as permisses de acesso conforme mostra a imagem 41 e clicar em Cadastrar.

Usurios Autorizados Permite que sejam vinculados veculos a um usurio especfico.


Imagem 42 Cadastro (Veculos Autorizados)

1 Usurios Autorizados Para listar um operador, digite o nome e clique em listar. Caso nenhum nome seja digitado, todos os logins sero listados; 2 Lista - Esto listados os logins, ainda a opo de editar o login clicando no cone de edio ( ).
Imagem 43 Cadastro (Usurios Autorizados)

3 Cadastro/Edio Esto listados os veculos disponveis e os veculos autorizados. Para autorizar um ou mais veculos selecione a placa e clique na seta para que a placa v para a lista de autorizados. Feito isso clique em Cadastrar ou Alterar.

Pgina 22

ltimo Acesso Permite ao usurio visualizar os ltimos acessos dos logins. Para visualizar, selecione o login desejado e clique em listar. Abaixo esto visualizados o Login, Nome, ltimo acesso e ltimo 7 (sete) dias.
Imagem 44 Cadastro (ltimo acesso)

Lista de Acesso Permite ao usurio visualizar os acessos dos logins por perodo. Para visualizar Selecione o login desejado, insira o perodo e clique em Pesquisar. Abaixo esto visualizados o Login, Nome e Quantidade de Acessos que existiram durante o perodo selecionado.
Imagem 45 Cadastro (Lista de acesso)

Veculos Permite ao usurio localizar os veculos cadastrados.


Imagem 46 Cadastro (Veculos)

Pgina 23 1 Lista de veculos Para listar um veculo, digite a placa e clique em listar. Caso nenhum nome seja digitado, todos os veculos sero listados; 2 Lista So listados os veculos, ainda a opo de editar o veculo clicando no cone de edio ( );
Imagem 47 Cadastro (Veculos - Edio)

3 Edio de Veculos Aps selecionado o veculo para edio pode-se alterar suas caractersticas como Descrio e Dados Adicionais. 4 Imagem do veculo Pode-se alterar o cone de identificao do veculo no mapa, e escolher a imagem que melhor descreve o veculo. Depois clicar em Alterar. Grupos Permite ao usurio criar grupos de veculos.
Imagem 48 Cadastro (Grupos)

Pgina 24 1 Listagem de Grupos Para listar um grupo, digite o nome e clique em listar. Caso nenhum nome seja digitado, todos os grupos sero listados; 2 Lista So listados os grupos, ainda a opo de editar o grupo clicando no cone de edio ( ) Para cadastrar um novo grupo, clicar em novo;
Imagem 49 Cadastro (Grupos Seleo de veculos)

3 Cadastro de Grupos Digitar um nome para o novo grupo; 4 Seleo de veculos para o grupo Esto listados os veculos disponveis e os veculos autorizados. Para autorizar um ou mais veculos selecione a placa e clique na seta para que a placa v para a lista de Veculos autorizados. Feito isso clique em atualizar.

Autoriza veculos a Gerenciadoras Esto listadas as gerenciadoras cadastradas no sistema. Ainda h a opo de editar uma gerenciadora, clicando no cone de edio no final de cada linha.
Imagem 50 Cadastro (Lista de Gerenciadoras)

Pgina 25
Imagem 51 Cadastro (Lista de Gerenciadoras Seleo de veculos)

Nesta opo selecione os veculos que sero autorizados para a gerenciadora. Pode-se selecionar um veculo ou com a tecla 'SHIFT' ou 'CTRL' pressionada clique nos veculos desejados e passe-os para o quadro 'veculos autorizados'. Ainda h a opo de passar todos os veculos, clicando no boto todos (>>).

Configurao do sistema Nesta opo permite ao usurio selecionar o tipo de mapa que deseja visualizar no sistema, tambm tem a opo de ocultar ou mostrar o mapa que est na aba veculos e o fuso horrio da sua regio.

Potrebbero piacerti anche