Sei sulla pagina 1di 4

www.euvoupassar.com.

br

Cludio Jos

LICITAES - EXERCCIOS
03/02/2010

Ol amigos do euvoupassar, Em ateno as sugestes enviadas segue abaixo uma pequena bateria de exerccio de licitaes, com o respectivo gabarito. Encontra-se ainda disponibilizado em meu site especfico em direito administrativo ( www.estudodeadministrativo.com.br), as orientaes normativas expedidas pela AGU pertinentes ao tema de licitaes e contratos. Eis a bateria de questes: LICITAES (EXERCCIOS) 1. (ESAF/Fiscal RN/2005) A licitao, conforme previso expressa na Lei n 8.666/93, destina-se observncia do princpio constitucional da isonomia e, em relao Administrao Pblica, a selecionar a proposta que lhe a) oferea melhores condies. b) seja mais conveniente. c) seja mais vantajosa. d) proporcione melhor preo. e) atenda nas suas necessidades.

2. (CESPE/Min. Pblico do TCU/2004) A venda de bens produzidos por entidades da administrao pblica, em virtude de suas finalidades, no est sujeita a licitao.

3. (CESPE/Auditor INSS/1998) Em face de situao de emergncia ou de calamidade pblica, a licitao dispensvel.

4. (CESPE/Min. Pblico do TCU/2004) Segundo a lei, a licitao necessria para a celebrao de contratos de prestao de servios com as organizaes sociais, qualificadas no mbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gesto.

5. (ESAF/Analista MPU/2004/Adaptada) Quando no acudirem interessados licitao anterior e essa, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, nesse caso, todas as condies preestabelecidas configura hiptese de dispensa de licitao.

6. (ESAF/PFN/2004/Adaptada) Configura inexigibilidade de licitao casos de aquisio de bens junto a representante comercial exclusivo, caracterizando inviabilidade de competio.

7. (ESAF/Procurador DF/2004) A Lei n 8.666, de 1993, veda a criao de outras modalidades de licitao ou a combinao das modalidades nela referidas.

08. (CESPE/Min. Pblico do TCU/2004) Em um mesmo processo licitatrio, a administrao pblica pode combinar as vrias modalidades de licitao para o fim de atender melhor ao interesse pblico. 09. (CESPE/Procurador INSS/1998) As modalidades de licitao so previstas em lei de forma taxativa, de forma que o administrador no pode, em hiptese alguma, criar uma nova forma de licitao pblica. (Correto) 10. (ESAF/Procurador DF/2004) So modalidades de licitao: a) concorrncia, tomada de preos, convite, concurso e leilo. b) apenas a concorrncia e a tomada de preos. Os demais mtodos no se inserem no conceito de licitao. c) concorrncia, nos limites em que obrigatria. d) concorrncia, tomada de preos, convite, concurso, leilo e outros mtodos criados em decreto regulamentar. e) concorrncia, tomada de preos, convite, concurso, leilo e outras modalidades resultantes da combinao destes mtodos.

11. (ESAF/Procurador DF/2004) O Prego, por ser modalidade que no est inserida entre as previstas na Lei n 8.666, de 1993 (que estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos no mbito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e Municpios), somente pode ser utilizado, na sistemtica atual, pela Unio. 12. (ESAF/AFC/STN/2005) A modalidade de licitao prego, instituda pela Lei Federal n 10.520/02, destina-se a: a) contratao de obras, servios e compras de pequeno valor. b) aquisio de bens de uso permanente. c) contratao de servios continuados. d) aquisio de bens e servios e contratao de obras de reforma. e) aquisio de bens e servios comuns.

13. (ESAF/Procurador DF/2004/Adaptada) Aplicam-se apenas subsidiariamente, para a modalidade Prego, as normas da Lei n 8.666, de 1993. 14. (ESAF/Procurador DF/2004) Nos casos em que couber a Concorrncia, a Administrao sempre poder utilizar a Tomada de Preos; a recproca, contudo, no verdadeira. 15. (CESPE/Procurador INSS/1998) Obras, compras e servios podem ser contratados pela administrao pblica sob diferentes modalidades de licitao: concorrncia, tomada de preos ou convite. Quando, porm, em face do valor estimado da contratao, o objeto licitado for enquadrvel em uma dessas modalidades, a administrao no poder realizar a licitao por meio de qualquer uma das outras. 16. (ESAF/Analista MPU/2004) A legislao das agncias reguladoras estabeleceu a possibilidade de se utilizar, para a aquisio de bens e contratao de servios por essas entidades, uma modalidade especial de licitao, prevista to-somente para essa categoria organizacional. Tal modalidade denomina-se: a) prego b) consulta c) convite d) credenciamento e) registro de preos

17. (ESAF/ACE/TCU/2005) No mbito do processo de licitao, o licitante somente pode desistir da proposta, sem necessidade de justificativas, at a concluso da seguinte fase: a) julgamento. b) habilitao. c) classificao.

d) homologao. e) adjudicao.

18. (FCC/ISS-SP/2006) Em uma licitao, regida pela L. 8666/93, da qual participavam as empresas A, B e C, as empresas A e B foram inabilitadas e a C foi desclassificada por vcio em sua proposta comercial. Nessa situao a Administrao: a) poder conceder prazo para que a empresa C sane os vcios de sua proposta e para que as empresas A e B sanem os vcios de seus documentos de habilitao. b) dever considerar a licitao fracassada, revogando-a. c) poder conceder prazo para que a empresa C sane os vcios de sua proposta, benefcio este no extensvel s empresas A e B. d) dever considerar a licitao fracassada, no sendo o caso de revogao ou de anulao. e) dever considerar a licitao fracassada, anulando-a.

19)A modalidade de licitao cabvel, em face da legislao vigente, para a compra ou alienao de bens imveis, bem como para as concesses de direito real de uso, o : a) convite b) tomada de preos c) concorrncia d) concurso e) leilo

20)Para a aquisio de equipamentos que s possam ser fornecidas por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, em razo da preferncia de marca, inexigvel a licitao: a) correta a assertiva b) incorreta a assertiva, porque esta seria a hiptese de dispensa c) incorreta, porque mesmo nesses casos foroso licitar d) incorreta, porque vedada a preferncia de marca e) incorreta, porque s no caso de aquisio direta no produtor, que se torna dispensvel a licitao 21)Nas concorrncias, ultrapassadas a fase de habilitao e abertas as propostas, no mais cabe desclassific-las por motivo relacionado com capacidade jurdica, capacidade tcnica, idoneidade financeira e regularidade fiscal, salvo em razo de fatos supervenientes ou s conhecidos aps o julgamento: a) correta essa assertiva b) incorreta essa assertiva, porque no mais cabe desclassific-las, em caso nenhum ( precluso ) c) incorreta, porque s cabe desclassificar, por motivo de falncia d) incorreta, porque s cabe desclassificar, por motivo de irregularidade fiscal e) incorreta, porque s cabe desclassificar, por motivo de sonegao fiscal ou idoneidade superveniente

22) No sistema jurdico brasileiro: a) obrigatria a licitao em todos os casos de compras, alienaes e servios b) obrigatria a licitao apenas nos casos expressos em lei c) a lei pode criar excees regra da obrigatoriedade da licitao d) a lei no pode criar excees regra da obrigatoriedade da licitao e) as empresas pblicas e as sociedades de economia mista so obrigadas a licitar, se assim estiver previsto sem seus estatutos 23) Havendo inviabilidade de competio, o caso de : a) dispensa de licitao

b) c) d) e)

inexigibilidade de licitao licitao deserta licitao vedada execuo direta

24) a modalidade de licitao apropriada para contratar servios profissionais, cujo critrio de julgamento consiste na avaliao do trabalho tcnico ou artstico, de criao ou desenvolvimento intelectual, pago mediante prmio, e o (a) : a) convite b) tomada de preo c) concorrncia d) concurso e) leilo 25) Nas licitaes, d-se a desclassificao do licitante quando: a) houver inviabilidade de competio b) no so apresentados todos os documentos exigidos para a sua habilitao c) as suas propostas desatendem s exigncias do ato convocatrio d) mediante provocao de terceiros prejudicados, a autoridade resolve anular o procedimento licitatrio Gabarito 1C 2- Correto 3- Correto 4- Falso 5 Correto 6- Correto 7 Correto 8 Falso 9 Correto 10 A 11 Falso 12 E 13 Correto 14 Falso 15 Falso 16 B 17 B 18 C 19 C 20 D 21 A 22 C 23 B 24 D 25 - C

URL: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=PqVLD91k4cQcXWAFbQSR8ya3wX5W0OetkdTHSxza8zk~ Eu Vou Passar. Todos os direitos reservados.

Potrebbero piacerti anche