Sei sulla pagina 1di 3

Ondulatria a parte da Fsica que estuda as ondas.

. Qualquer onda pode ser estudada aqui, seja a onda do mar, ou ondas eletromagnticas, como a luz. Conceito de Onda A definio de onda qualquer perturbao (pulso) que se propaga em um meio. Ex: uma pedra jogada em uma piscina (a fonte), provocar ondas na gua, pois houve uma perturbao. Essa onda se propagar para todos os lados, quando vemos as perturbaes partindo do local da queda da pedra, at ir na borda. Uma sequncia de pulsos formam as ondas.

Chamamos de Fonte qualquer objeto que possa criar ondas. A onda somente energia, pois ela s faz a transferncia de energia cintica da fonte, para o meio. Portanto, qualquer tipo de onda, no transporta matria!.

As ondas podem ser classificadas seguindo trs critrios: Classificao das ondas segundo a sua Natureza Quanto a natureza, as ondas podem ser dividas em dois tipos: - Ondas mecnicas: so todas as ondas que precisam de um meio material para se propagar. Por exemplo: ondas no mar, ondas sonoras, ondas em uma corda, etc. - Ondas eletromagnticas: so ondas que no precisam de um meio material para se propagar. Elas tambm podem se propagar em meios materiais. Exemplos: luz, raio-x , sinais de rdio, etc.

Classificao em relao direo de propagao As ondas podem ser dividas em trs tipos, segundo as direes em que se propaga: - Ondas unidimensionais: s se propagam em uma direo (uma dimenso), como uma onda em uma corda. - Ondas bidimensionais: se propagam em duas direes (x e y do plano cartesiano), como a onda provocada pela queda de um objeto na superfcie da gua. - Ondas tridimensionais: se propagam em todas as direes possveis, como ondas sonoras, a luz, etc. Classificao quanto a direo de propagao - Ondas longitudinais: so as ondas onde a vibrao da fonte paralela ao deslocamento da onda. Exemplos de ondas longitudinais so as ondas sonoras (o alto falante vibra no eixo x, e as ondas seguem essa mesma direo), etc. - Ondas transversais: a vibrao perpendicular propagao da onda. Ex.: ondas eletromagnticas, ondas em uma corda (voc balana a mo para cima e para baixo para gerar as ondas na corda). Caractersticas das ondas Todas as ondas possuem algumas grandezas fsicas, que so: - Frequncia: o nmero de oscilaes da onda, por um certo perodo de tempo. A unidade de frequncia do Sistema Internacional (SI), o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e representada pela letra f. Ento, quando dizemos que uma onda vibra a 60Hz, significa que ela oscila 60 vezes por segundo. A frequncia de uma onda s muda quando houver alteraes na fonte. -Perodo: o tempo necessrio para a fonte produzir uma onda completa. No SI, representado pela letra T, e medido em segundos. possvel criar uma equao relacionando a frequncia e o perodo de uma onda: f = 1/T ou T = 1/f - Comprimento de onda: o tamanho de uma onda, que pode ser medida em trs pontos diferentes: de crista a crista, do incio ao final de um perodo ou de vale a vale. Crista a parte alta da onda, vale, a parte baixa. representada no SI pela letra grega lambda () - Velocidade: todas as ondas possuem uma velocidade, que sempre determinada pela distncia percorrida, sobre o tempo gasto. Nas ondas, essa equao fica: v = / T ou v = . 1/T ou ainda v = . f

- Amplitude: a "altura" da onda, a distncia entre o eixo da onda at a crista. Quanto maior for a amplitude, maior ser a quantidade de energia transportada.

Potrebbero piacerti anche