Sei sulla pagina 1di 4

FICHA DE AVALIAO DE LNGUA PORTUGUESA 6 ANO

O CO E O OSSO

Uma vez um co roubou um osso ao carniceiro. Depois fugiu pela rua abaixo a toda a velocidade, atravessou a aldeia e as colinas e foi ter a uma ponte de madeira sobre um regato. Parou em cima dela, ofegante, para olhar a gua limpa e mansa. E deu um pulo de espanto. A olhar para ele, debaixo da gua, estava outro co. O primeiro co ladrou furioso para o outro co, e este ladrou furioso para ele. O primeiro co sentiu crescer-lhe gua na boca. Se eu apanhasse aquele osso pensou ele, cheio de cobia podia com-lo agora e guardar o meu para mais tarde. Conheo um stio bom para o enterrar. Alm disso, aquele osso parece melhor que o meu. Tem mais carne agarrada. O primeiro co rosnou ameaadoramente, e o co que estava na gua mostrou tambm os dentes e parecia querer atac-lo. -Queres guerra, ahn? ladrou o primeiro co, e abriu a boca para tirar o osso ao segundo co. Zs! O osso do primeiro co caiu no regato e foi arrastado pela corrente. Ladrando furiosamente, o co debruou-se para atacar, mas quando o osso caiu na gua, o segundo co desapareceu com ele. E, conforme a gua voltava a alisar-se, o co ficava cheio de espanto e de fome olhando para a sua prpria imagem refletida no regato.

ESOPO Verso de Ricardo Alberto

Depois de leres o texto com ateno, responde usando frases completas: 1. Identifica o autor deste texto. 2. Localiza a ao deste texto no espao Justifica a tua resposta sublinhando no texto as expresses ou frases que considerares necessrias. 3. Completa: O tipo de narrador deste texto _______________________________ porque o texto aparece escrito na __________________________________. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Identifica a personagem principal da histria. Explica o que motivou a fuga do co. Imagina como ter ficado o carniceiro depois do co lhe ter roubado o osso. Qual a reao do co ao ver o outro co? Quem era o outro co? Quantos pargrafos constituem este texto?

E quantos perodos tem o 2 pargrafo? 10. Por que motivo ter crescido gua na boca do co? 11. O que aconteceu quando o primeiro co resolveu roubar o osso do segundo co? 12. Explica, por palavras tuas, o que sucedeu depois. 13. Classifica morfologicamente as palavras da seguinte frase: O meu co teve um osso deliciosssimo. O_____________________________________________________________________ Meu___________________________________________________________________ Co____________________________________________________________________ Teve___________________________________________________________________ Um____________________________________________________________________ Osso___________________________________________________________________ Deliciosssimo___________________________________________________________ O co furioso ladrou ao segundo co. 14. Transforma a expresso sublinhada colocando o adjetivo nos seguintes graus: Comparativo de inferioridade

Superlativo absoluto analtico Superlativo relativo de superioridade 15. Elabora um campo lexical partindo da palavra:

CASA __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ _________________________ 16.


Constri uma famlia da palavra:

GUA_________________________________
__________________________________ __________________________________ __________________________________ 17. Classifica as seguintes frases quanto ao tipo e forma Quem s tu? D-me j esse osso. No posso perder o osso. Que osso delicioso! 18. Sublinha o sujeito da frase e, em seguida, altera a forma verbal fazendo-a corresponder ao tempo e modo indicados frente. O co olhava para a gua. presente do indicativo___________________________________________________ pretrito perfeito________________________________________________________ futuro do indicativo_______________________________________________________ 19. Procura no dicionrio o significado da palavra cobia. 20. Como classificas as seguintes palavras quanto ao nmero de slabas?

Osso; furioso; co; alm; casinha; estava 21. Como classificas as seguintes palavras quanto posio da slaba tnica? Velocidade; gua; co; cobia 22. Completa: O ltimo pargrafo comea com a palavra Zs!. Classifico-a como uma palavra ____________ porque designa ou representa o _________, Indico agora mais trs palavras da mesma subclasse gramatical_____________; ______________ e ____________.

II

1. Reconta a histria usando uma linguagem cuidada, evita as repeties de palavras, pontua o teu texto e, no final, volta a ler o que escreveste antes de passares a limpo.

Graa Vieira

Potrebbero piacerti anche