Sei sulla pagina 1di 33

A fraude Da Vinci

Entrevista com a escritora e colunista Amy Welborn

FORT WAYNE, Indiana, segunda-feira, 3 de maio de 2004 (ZENIT.org).- Primeiro foi O Cdigo Da Vinci. Agora vem Decodificando Da Vinci (De-coding Da Vinci). Este ltimo, da escritora Amy Welborn, vem desmascarar os erros que permeiam a novela best-seller de Dan Brown. Welborn colunista, redatora do semanrio catlico Our Sunday Visitor e autora de vrios livros, incluindo Prove It! (Prova!), uma srie de livros de apologtica para jovens. --O Cdigo Da Vinci no mais que uma novela de fico? Por que pensa que importante escrever um livro assim? --Welborn: O Cdigo Da Vinci certamente uma obra de fico, realmente em muitos sentidos. Mas dentro do marco desta novela, o autor, Dan Brown, apresenta muitas afirmaes sobre a histria, a religio e a arte. Apresenta-as como verdade, no como parte de seu mundo de fico. Por exemplo, um dos pontos centrais de Brown que os primeiros cristos no acreditavam que Jesus fosse divino, e que Jesus e Maria Madalena estavam casados. Estas afirmaes so colocadas na boca dos personagens eruditos e marcadas com frases como dizem os historiadores ou consideram os estudiosos. Dan Brown afirmou repentinamente em entrevistas que parte do que faz em seu livro apresentar uma histria perdida at agora para os leitores, e que est contente de faz-lo. Pelo que, certamente, O Cdigo Da Vinci uma novela, mas o autor faz afirmaes sobre histria dentro da novela, apresenta-as como fatos e amplamente aceitados, e este elemento da novela o que deixou intranqilos alguns leitores e requer uma resposta. --Quais so as afirmaes mais importantes sobre as origens crists que Dan Brown faz nesta novela? Que o que mais tirou a tranqilidade do povo, como a senhora diz? --Welborn: Brown faz vrias afirmaes, nenhuma das quais pode ser assumida seriamente como verdadeira, pela boca de eruditos fictcios. O livro se baseia em um Jesus, professor mortal de sabedoria, que intentava reintroduzir a noo do sagrado feminino na conscincia e experincia humana. Teve seguidores, e se casou com Maria Madalena, que considerada a lder deste movimento. A isto se ops outro partido --o partido de Pedro-- que trabalhou para suprimir a verdade. esta sugesto de que a Igreja Crist se empenhou em uma ocultao destrutiva da verdade que tirou a tranqilidade dos leitores , assim como a idia --proposta por afirmaes de Brown como os historiadores crem-- de que Jesus no foi considerado divino por seus primeiros seguidores. --Como responde a estas afirmaes em seu livro?

--Welborn: A primeira coisa que fao detalhar as contradies inerentes a estas declaraes. Simplesmente no tm nenhum sentido em diferentes nveis. Por exemplo, Brown diz que o partido de Pedro, ou seja, o cristianismo ortodoxo, ops-se a Maria Madalena e a demonizou. Pois bem, nos primeiros sculos em que isto estava supostamente ocorrendo --os primeiros trs sculos do cristianismo-- temos muitos exemplos de Padres da Igreja que sustentavam que Maria Madalena recebera um louvor particular. Maria Madalena honrada como santa no catolicismo e na ortodoxia. Como que a demononizou? Tambm, e algo mais fundamental, Brown afirma que Constantino basicamente inventou a noo da divindade de Cristo para apoiar seu poder e unificar o imprio. Se esta fosse a causa, o que era, na realidade, esse partido de Pedro da ortodoxia que Brown afirma que esteve lutando contra os devotos de Maria Madalena por todo poder durante estes sculos? No se sustenta. Na base de tudo isto est a questo das fontes, que me tomou muito tempo para tratar-lhes em meu livro. Os leitores precisam entender que as fontes das quais depende Brown so, sobretudo, escritos gnsticos que datam de finais do primeiro sculo e com toda probabilidade de serem de muito mais tarde. Ignora completamente os escritos do Novo Testamento, que inclusive os eruditos mais cticos datam do primeiro sculo, ao igual que o testemunho dos Padres Gregos e Latinos, assim como a evidncia litrgica destes trs primeiros sculos. Considerando isto, no h razo para considerar como algo srio nada do que Brown afirma das origens crists. --Qual o papel do Opus Dei no Cdigo Da Vinci? --Welborn: Parece-me que em O Cdigo Da Vinci, o Opus Dei desempenha o papel que normalmente julgavam os jesutas nas antigas novelas e polmicas anticatlicas: uma sociedade mundial secreta com laos nicos com o Papa, constituda para nada bom. Brown usa uma caricatura do Opus Dei nesta novela, ainda que tente desculpar suas bases e converte todos em vtimas mais que em vilos. Mas no resulta necessrio dizer que O Cdigo Da Vinci est cheio de declaraes e caracterizaes errneas do Opus Dei, como o demonstra a figura interessante de um monge do Opus Dei, o que j em si desautoriza tudo o que Brown tenha que acrescentar sobre o grupo porque o Opus Dei no tem monges. --So defensveis as afirmaes que Brown faz sobre a obra artstica de Leonardo Da Vinci? --Welborn: Em absoluto, e resulta mais chocante seus erros, em quase todos os aspectos da vida e obra do artista que procura apresentar. Tenho muitos detalhes em meu livro, mas creio que o ponto de incio o prprio nome do artista. Brown apresenta a si mesmo como uma espcie de devoto e especialista em histria da arte. Mas se refere constantemente ao artista em questo Da Vinci, como se este fosse seu nome. No o . o indicativo de sua cidade natal.

Seu nome era Leonardo, e este o nome pelo qual chamado em qualquer livro de arte que se consulte. Quem se proclama ser especialista em arte e se refere ao artista como Da Vinci to confivel como uma pessoa que proclama ser historiador da Igreja referindo-se a Jesus como de Nazar. --O Cdigo Da Vinci anticatlico? --Welborn: , neste sentido: Dan Brown considera culpado o catolicismo por supostos crimes que, se fosse conseqente, fariam culpado a todo o cristianismo. Depois de tudo no unicamente o catolicismo o que cr que Jesus divino, recita o Credo de Nicia e aceita o cnon do Novo Testamento. No s a Igreja Catlica a que desempenha um papel --e nem muito menos to grande como Brown proclama-- na execuo de bruxas durante o ltimo perodo medieval e os incios da poca moderna. Como americana, posso dizer-lhe com toda confiana que os bispos catlicos no estavam no cargo durante os juzos contra as bruxas do sculo XVII em Salem, Massachussets. De modo que, neste sentido, pode-se dizer que O Cdigo Da Vinci anticatlico. --Por que cr que as afirmaes sobre as origens crists que faz Brown foram recebidas com tanto entusiasmo, inclusive pelos que se professam cristos? --Welborn: Porque, infelizmente, no receberam uma boa educao das origens histricas do cristianismo. Meu livro essencialmente um intento de fazer algumas correes a esta situao. Animo os leitores, enfim, a que no dependam das tolices desta novela para ampliar sua compreenso das origens crists. Se estiverem interessados em quem era Jesus verdadeiramente, no que pregou, h um modo muito acessvel de faz-lo, que no tem nada de segredo nem de oculto. o Novo Testamento. a vida sacramental da Igreja. Se quiserem encontrar Jesus, digo-lhes, comecem a. Ficaro surpresos com o que encontraro.

Pronunciamento da Prelazia nos EUA O Cdigo DaVinci, a Igreja Catlica e o Opus Dei site www.opusdei.org, da pgina inicial em ingls (USA). Traduzido por Henrique Rossi Uma resposta sobre O Cdigo DaVinci da Prelazia do Opus Dei nos Estados Unidos. Muito leitores esto intrigados pela verso sobre a histria do cristianismo e teologia apresentados em O Cdigo DaVinci. Gostaramos de lembr-los que O Cdigo DaVinci um trabalho de fico, e que no uma fonte confivel de informao sobre estas matrias. O livro despertou interesse pblico quanto s origens da Bblia e sobre as principais doutrinas crists como a divindade de Jesus Cristo. Estes tpicos so importantes e valiosos de se estudar, e esperamos que leitores interessados sejam motivados para estudar os abundantes estudos sobre este assunto que esto disponveis na seo de no-fico das livrarias. Leitores que se aprofundem e faam um julgamento crtico descobriro que aos comentrios feitos em O Cdigo DaVinci sobre Jesus Cristo, Maria Madalena, e a histria da Igreja faltam apoio de renomados acadmicos. Por exemplo, o livro populariza a idia de que o imperador romano Constantino, do sculo IV, inventou a doutrina sobre a divindade de Jesus Cristo por razes polticas. A evidncia histrica, todavia, claramente demonstra que o Novo Testamento e mesmo os mais antigos escritos cristos j manifestam a crena crist na divindade de Cristo. Outros exemplos de verses sem comprovao apresentadas em O Cdigo DaVinci podem ser encontrados na revista Crisis: (http://www.crisismagazine.com/september2003/feature1.htm) ou nesta sesso de perguntas freqentes da publicao Catholic Answers: (http://www.catholic.com/library/cracking_da_vinci_code.asp) Para leitores dispostos a dedicar seu tempo para irem a fundo nas questes levantadas em O Cdigo DaVinci, ns recomendamos a leitura do livro de Amy Welborn, De-Coding DaVinci (Decodificando DaVinci), ou The DaVinci Hoax (O embuste DaVinci), de Carl Olson e Sandra Miesel. Tambm desejamos esclarecer que a descrio do Opus Dei feita no romance

imprecisa, tanto na impresso geral quanto em muitos detalhes, e seria irresponsvel formar qualquer opinio sobre o Opus Dei baseando-se numa leitura de O Cdigo DaVinci. Aqueles interessados em aprender mais sobre o verdadeiro Opus Dei talvez gostariam de ler What is Opus Dei? (O que o Opus Dei?), de Dominique Le Tourneau, ou Uncommon Faith (F Incomun), de John Coverdale. Aqueles interessados em maiores informaes sobre as vrias falsas impresses que o livro d do Opus Dei, por favor prossigam lendo. 1. Opus Dei e monges Ao longo de O Cdigo DaVinci, os membros do Opus Dei so apresentados como monges (ou melhor, caricaturas de monges). Como todos os catlicos, os membros do Opus Dei tem grande respeito pelos monges, mas, de fato, no h monges no Opus Dei. O Opus Dei uma instituio catlica para pessoas leigas e padres diocesanos. O Opus Dei no uma ordem monstica. A maneira de viver dos membros do Opus Dei no consiste em afastar-se do mundo como as pessoas que so chamadas vida monstica. Ao contrrio, o Opus Dei ajuda as pessoas se aproximarem de Deus atravs do quotidiano de suas vidas seculares. Os membros do Opus Dei chamados numerrios uma minoria optam pelo celibato de modo a se oferecerem ao trabalho de organizar as atividades do Opus Dei. Todavia, eles no fazem votos religiosos, nem usam hbito, nem dormem no estrado das camas, nem passam a maior parte do tempo em orao, nem praticando mortificaes corporais, nem em nenhuma outra descrio em O Cdigo DaVinci da personagem do monge. Ao contrrio daqueles chamados vida monstica, os numerrios tm compromissos quotidianos de trabalho profissional secular. De fato, em O Cdigo DaVinci encontra-se uma descrio do Opus Dei completamente oposta da realidade. Ordens monsticas so para pessoas que tm a vocao de procurar a santidade atravs do afastamento do mundo secular; j o Opus Dei para pessoas que tm a vocao de viverem sua f crist no meio da sociedade. 2. Opus Dei e crime. Em O Cdigo DaVinci, os membros do Opus Dei so falsamente retratados assassinando, mentido, drogando pessoas, e em outras atividades antiticas pensando que agindo assim esto justificados porque o fazem pela causa de Deus, da Igreja e do prprio Opus Dei. O Opus Dei uma instituio catlica que, como tal, ligada doutrina catlica, que claramente condena procedimentos imorais, tais como assassinatos, mentiras, roubos e, de modo geral, quaisquer ofensas s pessoas. A Igreja Catlica ensina que ningum deve proceder mal, mesmo que tenha um bom propsito. A misso do Opus Dei ajudar as pessoas a integrarem sua f s atividades quotidianas de suas vidas, de modo que a formao espiritual e o aconselhamento ajude os membros a serem sempre mais ticos, jamais sugerindo o oposto. Os membros do Opus Dei, como quaisquer outras pessoas, de vez em quando erram, mas isto uma anomalia contrria ao que o Opus Dei ensina. Alm de atribuir atividades criminais ao Opus Dei, O Cdigo DaVinci tambm descreve o Opus Dei como sendo focado em angariar riquezas e poder. 3. Opus Dei e mortificao corporal

O Cdigo DaVinci faz parecer que os membros do Opus Dei praticam mortificaes sanguinolentas. Na verdade, atravs da histria verifica-se que muitos santos catlicos praticaram tais mortificaes, contudo assim no procedem os membros do Opus Dei. A Igreja Catlica aconselha as pessoas a praticarem mortificaes. O mistrio da Paixo de Jesus Cristo demonstra que o sacrifcio voluntrio tem um valor transcendental e pode trazer benefcios espirituais a muitos. O sacrifcio voluntrio traz benefcios espirituais a quem o pratica, capacitando esta pessoa a resistir s inclinaes ao pecado. Por estas razes, a Igreja prescreve jejum em certos dias do ano e recomenda que os fiis pratiquem tambm outros tipos de mortificao. A mortificao no , de modo algum, o centro da vida crist, porm, ningum se aproxima de Deus sem ela: No h santidade sem renncia e batalha espiritual (Catecismo da Igreja Catlica, n. 2015). Nesta rea da mortificao, o Opus Dei enfatiza pequenos sacrifcios ao invs de outros extraordinrios, de modo a adequar a mortificao espiritualidade de viver a f na vida secular. Por exemplo, os membros do Opus Dei tentam fazer pequenos sacrifcios tais como perseverar no trabalho quando esto cansados, ocasionalmente abdicam de um pequeno prazer, ou ainda dar algo a algum necessitado. Alguns membros do Opus Dei fazem uso limitado do cilcio e da disciplina, tipos de mortificao que sempre tiveram seu lugar na tradio catlica por causa de sua referncia simblica Paixo de Cristo. A Igreja ensina que as pessoas devem tomar o devido cuidado com sua sade fsica, e qualquer um com experincia neste assunto sabe que estas prticas no ferem a sade de modo algum. A descrio do cilcio e da disciplina existentes em O Cdigo DaVinci so fortemente exageradas e distorcidas: no simplesmente possvel que algum se machuque com estes instrumentos do modo que o romance descreve. Alm do que o uso deles motivado pelo amor a Deus e o desejo de se unir a Cristo, no por culpa, dio a si mesmo, nem autopunio. 4. Opus Dei e alegaes de seita. Em vrias ocasies O cdigo DaVinci descreve o Opus Dei como uma seita. O fato que o Opus Dei integralmente inserido na Igreja Catlica e no tem nenhuma doutrina alm das da Igreja. No h argumentos nem teorias sejam elas acadmicas ou popularescas que possibilitem o uso do termo pejorativo de seita ao Opus Dei. O Opus Dei uma instituio catlica que vive para ajudar pessoas a integrarem sua f s atividades de suas vidas quotidianas. Como uma prelazia pessoal (um tipo de estrutura organizacional da Igreja catlica), o Opus Dei complementa o trabalho dos procos locais provendo as pessoas com educao espiritual e guias adicionais. O Opus Dei foi fundado na Espanha por um sacerdote catlico, So Josemara Escriv, e comeou a crescer com o suporte dos bispos de l. Em 1950 o Opus Dei recebeu a aprovao final do Vaticano e comeou a crescer em diversos pases do mundo. Hoje o Opus Dei tem aproximadamente 83.000 membros leigos (3.000 nos Estados Unidos) e 2.000 padres. Milhes de pessoas ao redor do mundo participam de seus programas e atividades, que so conduzidas em mais de 60 pases. O Cdigo DaVinci tambm faz comentrios melodramticos de que o Opus Dei faz lavagem cerebral, coao e recrutamento agressivo, equiparando injustamente o Opus Dei a grupos mais merecedores destes eptetos. O Opus Dei prope as pessoas a entregarem suas vidas a Deus, seguindo um

caminho especial de servio contguo Igreja Catlica. O ato de doao de uma vida s pode ser concretizado de modo livre, a partir de uma deciso do corao, no de uma presso externa: presso que , ao mesmo tempo, errada e sem efeito. O Opus Dei sempre respeita a liberdade de conscincia de seus membros, de seus vocacionandos, e todos os demais que o conhecem. Como confirmao sua crena sobre a importncia da liberdade, o Opus Dei tem salvaguardas especficas para garantir que as decises de admisso sejam tomadas de forma livre e que o vocacionando esteja totalmente informado. Por exemplo, ningum pode fazer admisso completa permanente ao Opus Dei sem antes tem passado mais de 6 anos de instruo sistemtica e esclarecedora sobre o que vem a ser tal admisso e o que ela implica. Ademais, ningum pode fazer compromisso temporrio antes de 18 anos, nem compromisso permanente antes de completar 23 anos. 5. Opus Dei e as mulheres O Cdigo DaVinci diz a respeito do quartel-general do Opus Dei nos Estados Unidos: Homens entram no prdio atravs das portas principais na Avenida Lexington. As mulheres entram por uma rua lateral. Isto impreciso. As pessoas, sejam homens ou mulheres, usam as portas para entrar em quaisquer sees do prdio que estejam visitando. O prdio dividido em sees separadas, pela razo simples de que uma seo residncia para mulheres celibatrias e outra para homens celibatrios. Porm, estas sesses no so restritas a um sexo, e a sesso das mulheres, e no a dos homens, que d para a Avenida Lexington, exatamente o oposto do que dito no livro. (Nota: o livro algumas vezes chama o prdio do Opus Dei de quartel-general mundial). O Cdigo DaVinci tambm sugere que as mulheres do Opus Dei so foradas a limparem as residncias dos homens gratuitamente e que tambm recebem um status inferior ao dos homens. Isto no verdade. O Opus Dei, como a Igreja, ensina que mulheres e homens so iguais em valor e dignidade, e que todas as suas prticas esto de acordo com esta crena. As mulheres membros do Opus Dei podem ser encontradas nas mais diversas profisses, inclusive aquelas que a sociedade prestigia e tambm aquelas que so menos valorizadas, como trabalho domstico. O Opus Dei ensina que qualquer tipo de trabalho honesto feito com amor a Deus tem o mesmo valor. Algumas mulheres numerrias fazem a livre escolha de trabalharem na profisso de cuidar dos centros do Opus Dei, tanto o delas quanto o dos homens. Elas tambm promovem centros de conferncia aonde ocorrem atividades de formao cultural e espiritual. Estas mulheres so profissionais treinadas e recebem por seus servios, que incluem decorao de interiores, demais cuidados e outras atividades que requerem alto treinamento. Os milhes de pessoas que fazem retiros e outras atividades de formao espiritual nos centros do Opus Dei podem atestar sobre o profissionalismo delas. A insinuao do livro de que o trabalho delas tem menos dignidade e valor depreciativo a estas mulheres. 6. Opus Dei e o banco do Vaticano O Cdigo DaVinci diz que o Opus Dei foi elevado categoria de Prelazia Pessoal como recompensa por ter afianado o banco do Vaticano. As autoridades da Igreja erigiram o Opus Dei como uma Prelazia Pessoal em 1982 devido ao reconhecimento de que esta nova categoria cannica adaptava-se misso do Opus Dei e

s suas estruturas. Em qualquer evento, o status de Prelazia Pessoal no tem nada de especial: simplesmente um dos vrios tipos de categorias cannicas que a Igreja designa a alguma instituio que desenvolva uma atividade pastoral. Em contraste s afirmaes do livro, o status de prelazia pessoal de modo algum implica que h favores especiais do Papa ou que os membros do Opus Dei no esto sujeitos autoridade dos Bispos locais. 7. A canonizao do fundador do Opus Dei O Cdigo DaVinci sugere que a Igreja burlou suas regras de canonizao ao colocar o fundador do Opus Dei na fila rpida para ser nomeado santo. A canonizao de So Josemara Escriv em 2002 ocorreu 27 anos depois de sua morte (no 20 anos depois, como o livro afirma). Foi um dos primeiros a ser processado aps o Cdigo de direito cannico de 1983 que designava os procedimentos para a canonizao, e ocorreu mais rapidamente que o modo anterior. Madre Tereza de Calcut est em vias de ser canonizada ainda mais rapidamente, pois foi beatificada apenas 6 anos aps sua morte (Escriv foi beatificado depois de 17 anos). Mesmo nos procedimentos antigos, a canonizao de Santa Teresinha de Lisieux durou 27 anos, aproximadamente o mesmo que o de So Josemara. 2006, Escritrio de Informao do Opus Dei na Internet

O Cdigo da Vinci, o cdigo da mentira Eric Vieira Janurio


"Eu rogarei ao Pai e ele vos dar um outro Consolador, para que fique para sempre convosco; o Esprito da Verdade...naquele dia conhecereis que eu estou em meu Pai e vs em mim e eu em vs...O Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (Jo 14, 16.17.26)

Introduo Se voc teve nimo para ler o livro O Cdigo da Vinci (CDV) inteiro, escrito por Dan Brown, ento no tenha preguia de ler este longo texto, fruto de 4 meses de pesquisa s mais diversas fontes. Se voc ainda no leu o livro, ter a oportunidade de saber que o CDV um besteirol sem tamanho que no vale a pena ser lido. O livro CDV um fenmeno mundial e j est a caminho uma produo hollywoodiana sobre o mesmo que vai tornar acessvel o assunto a um nmero ainda maior de pessoas que podero ser enganadas em massa. Pois o CDV traz, com certeza, a inteno de infundir idias gnsticas e falsas nas nossas mentes. Por isso, algumas pessoas tm feito sua parte para mostrar que o CDV no o que parece ser e coloc-lo no seu devido lugar: o lugar reservado para os grandes besteiris. E este o objetivo deste texto: mostrar que o CDV est repleto de mentiras e erros crassos. Obviamente, o texto aqui apresentado no um trabalho profissional, pois no sou jornalista, crtico, escritor e nem historiador. Sou apenas um catlico que estuda assuntos religiosos e que quer, de uma forma simples, ajudar as pessoas a entenderem o quo falso o CDV. Antes de tudo preciso salientar que somos livres para ler e publicar o que quisermos, desde que assumamos as conseqncias. Da a passar a acreditar no que lemos tambm s depende de ns mesmos. a que entra a pesquisa. Quando li o CDV, eu sabia que tudo aquilo que o seu autor afirmava parecendo ser tudo to verdadeiro, deveria ter uma explicao e j durante a leitura encontrava alguns erros no livro. Foi ento que me interessei mais pelo assunto e resolvi pesquisar mais sobre o mesmo, principalmente quando percebi que haviam pessoas acreditando em suas teorias mirabolantes. Sim, h pessoas acreditando no livro. Mas quando eu apresentava minha indignao contra o CDV, houveram os que me tacharam de fantico religioso, porque o livro no passava de fico e eu cometia a ousadia de querer provar sua farsa. Mas o prprio Dan Brown quem afirma que seu livro contm verdades histricas. Na pgina preliminar do livro ele afirma: "Todas as descries de obras de arte, arquitetura, documentos e rituais secretos neste romance correspondem rigorosamente realidade". Numa entrevista na Rede de Televiso ABC, em 2003, no programa Good Morning Amrica, o reprter Charlie Gibson perguntou a Dan Brown: "Se escrevesse um outro livro s contendo os fatos sobre O Cdigo Da Vinci, ele seria muito diferente?" O autor respondeu: "No iria ser diferente [...] Fiz muitas pesquisas para esse livro. A teoria descrita no meu livro muito antiga e hoje sou um crente dessa teoria [...] Essa teoria faz muito mais sentido para mim do que o que me foi ensinado quando era criana". Dan Brown diz, ento, ter escrito uma fico que traz elementos que so fatos. Depois de pesquisar sobre as afirmaes de Brown no CDV, s se pode chegar a duas concluses sobre isso: Brown afirma que seu livro traz elementos verdicos para criar polmica e vender mais ou ele totalmente desprovido de conhecimento histricoartstico-religioso a ponto de escrever um besteirol to ridculo no que diz respeito a ser fato real. Somente quem no tem conhecimento no assunto ou quem no pesquisa sobre as afirmaes contidas no CDV poder acreditar num livro to cheio de mentiras (so vrios os sites da Internet que trazem informaes a respeito, bem como os livros j publicados sobre as farsas de CDV). Mas, afinal, em que consiste tal livro

que conseguiu gerar tanta polmica? A histria comea no Museu do Louvre, em Paris, onde Silas, um monge albino vestido com um manto, atira no estmago do curador Jacques Saunire. Silas um membro numerrio da prelazia Opus Dei da Igreja Catlica. Ele trabalha para um homem que conhece apenas como o "mestre" (mais tarde ficamos sabendo que se trata de Sir Leigh Teabing, um breto ultra-rico e obcecado em encontrar o Santo Graal). Jacques Saunire um especialista em adorao ao elemento feminino ( deusa) e o gro-mestre do Priorado de Sio, uma organizao secreta que esconde o "Santo Graal", que seria, na verdade, os restos mortais de Maria Madalena e junto a eles se encontrariam documentos que provariam que ela era esposa de Jesus de Nazar e juntos tiveram uma filha chamada Sarah. Madalena e seus seguidores fugiram para a Frana e talvez at para a Inglaterra, fugindo de uma perseguio realizada pelos apstolos de Jesus, que no a queriam como lder do cristianismo. A descendncia de Jesus e Madalena poderia existir at os dias atuais. Jacques Saunire, foi baleado e pensou em passar sob forma de enigmas e anagramas as informaes secretas do Priorado de Sio para a sua neta Sophie Neveu, uma agente do Departamento de Criptologia da Polcia Judiciria francesa e especialista em decodificao. Jacques Saunire consegue ficar despido, faz um crculo no cho e se posiciona dentro do crculo de forma semelhante ao desenho O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. Saunire conseguiu escrever com o seu prprio sangue e com tintas visveis e invisveis ao olho humano alguns smbolos e mensagens para a sua neta. Em uma dessas mensagens, pede a Sophie Neveu que encontre Robert Langdon, um professor de simbologia religiosa da universidade de Harvard. Juntos, Sophie e Robert, conseguem resolver o assassinato e posteriormente o mistrio do Santo Graal. O Santo Graal, segundo o autor, Maria Madalena, mais especificamente o seu tero, e seus restos mortais, no contexto do romance, encontram-se sepultados na pequena pirmide, sob a pirmide invertida, dentro do Museu do Louvre. O que o livro transmite, ento, que os apstolos tentaram minar a idia de que Jesus e Maria Madalena eram "casados", para, assim, possurem toda autoridade sobre o cristianismo no lugar da esposa de Jesus. A Igreja Catlica, ao descobrir isso, manteve a mesma idia fixa em apagar a figura de Maria Madalena, ou denegrir sua imagem, para no perder seu poder. O CDV enumera muitos "fatos" que mostrariam que a Igreja forjou a Bblia que conhecemos hoje de acordo com seus interesses e sempre fez de tudo para destruir a imagem da deusa feminina (Maria Madalena) em detrimento de sua autoridade masculina: os Papas, bispos e padres. E as provas disso tudo seriam o Santo Graal. O Santo Graal teria sido guardado e protegido pelo Priorado de Sio, que o mostraria ao mundo quando chegasse o momento adequado. Seria o fim da Igreja Catlica e de todas as religies crists conhecidas. Pois bem, vamos ento anlise do livro CDV, mostrando suas inverdades e erros crassos. Sim, a descredibilidade do livro se deve a inmeras falhas cometidas pelo autor Dan Brown. O mesmo que afirma que o livro fruto de inmeras pesquisas, comete em seu livro muitas distores da realidade, o que caracteriza o CDV como um conjunto de tentativas sem veracidade histrica, geogrfica, artstica e teolgica para tentar destruir a f no cristianismo. Basta analisar o fato de que, embora seja um dos livros mais vendidos do mundo, nenhum historiador ou nenhum departamento de pesquisa de histria srio do mundo

deram credibilidade ao mesmo. Se Dan Brown tivesse desvendado a maior mentira de todos os tempos (a idia de que Jesus quis fundar uma religio guiada pelos seus apstolos) ser que ningum pesquisaria isso? Ser que nenhum pesquisador honrado seria capaz de afirmar que tudo o que se acredita h 2000 anos sobre Jesus no passou de pura inveno da Igreja Catlica? Porque isto no est acontecendo? Porque basta pesquisar seriamente sobre o livro para descobrir que ele uma grande viagem frtil, que no apresenta fatos confiveis e que seu autor tentou (de forma muito criativa, verdade) colocar no nosso subconsciente dados inconsistentes que provariam que tudo que nos foi ensinado sobre Cristo falso.

Vejamos, finalmente, quais so os inmeros erros de Brown em seu livro, o que o desqualifica como verdade histrica. 1. As obras de Leonardo da Vinci. Porque o livro de Dan Brown chama-se O Cdigo da Vinci? Segundo as teorias deste livro, Leonardo da Vinci pertencia a uma sociedade secreta, o Priorado de Sio, uma organizao que tem como misso guardar e transmitir secretamente as "verdades" sobre o cristianismo: Jesus era casado com Maria Madalena; esta deveria ser cultuada como deusa, para elevar o culto ao feminino; Jesus teve uma descendncia com Madalena; a Igreja fraudou os evangelhos a seu favor para elevar o culto ao masculino (e determinar a autoridade masculina sobre o cristianismo), etc. Esta sociedade secreta ainda teria por misso esconder o Santo Graal (os restos mortais de Maria Madalena). Leonardo da Vinci, como membro do Priorado, teria transmitido todas essas idias atravs de cdigos secretos em suas obras de arte. Mas esses cdigos no passam de especulao! No existe nenhuma afirmao de Leonardo da Vinci que comprove isso! Uma anlise sria de suas obras no mostram nenhum cdigo escondido. Tudo o que Brown faz so suposies, outras milhes delas podem ser feitas sobre qualquer obra artstica. Enfim, no h nenhum documento histrico que comprove que Leonardo da Vinci deixava "recados" escondidos em suas obras. De qualquer forma, analisemos aqui as obras referidas por Brown para vermos at onde o autor do CDV usa sua criatividade mirabolante. Primeiro, vejamos o que Brown afirma sobre a Mona Lisa. No CDV afirma-se que o quadro representa o prprio Leonardo travestido de mulher (uma aluso ao feminismo "defendido" pelo pintor). Num dilogo entre personagens do livro, est escrito: " verdade que a Mona Lisa o retrato do prprio Da Vinci, s que travestido?" ... " bem possvel [...] Mona Lisa no homem, nem mulher. Traz uma mensagem sutil de androginia. uma fuso de ambos" (p.130). Brown afirma tambm que as palavras "Mona Lisa" so uma unio do deus egpcio Amon com a deusa egpcia sis, "cujo pictograma antigo era LISA [...] Amon Lisa" (p.131). E conclui suas afirmaes: "E esse, meus amigos, o segredo de Da Vinci, o motivo do sorriso zombeteiro da Mona Lisa" (p.131). Qual a prova disso? Nenhuma! Todos os estudos srios sobre a Mona Lisa indicam que a mulher retratada Lisa Gherardim. Donald Sasson, estudioso do assunto, afirma: "O registro do Battistero di San Giovanni confirma que ela nasceu em Florena, numa tera-feira, em 15 de junho de 1479. [...] Aos 16 anos, Lisa casou-se com um homem dezenove anos mais velho e duas vezes vivo: Francesco di Bartolomeo di Zanobi Del Giocondo, um dignitrio florentino. [...] Na poca em que Leonardo

comeou a pint-la, ela j tinha tido trs filhos, e um deles, uma menina, havia morrido em 1499. [...] E at onde se pode verificar, Lisa no fez nada de excepcional durante sua vida inteira, exceto sentar-se imvel enquanto Leonardo a desenhava" (Mona Lisa A histria da pintura mais famosa do mundo. Editora Record. Rio de Janeiro, RJ, 2004, pginas 34 e 35). Dizer que o nome Mona Lisa a juno de nomes de deuses tambm uma grande inveno. Mona o diminutivo de Madona (minha senhora, em italiano) (Mona Lisa A histria da pintura mais famosa do mundo. Editora Record. Rio de Janeiro, RJ, 2004, p. 14) e Lisa claramente o nome da mulher retratada. Outro desvio de Brown foi classificar o sorriso de Mona Lisa como "zombeteiro". Este tipo de sorriso discreto foi usado em outros quadros de Leonardo: So Joo Batista (1513-1516); Joo Batista com atributos de Baco (1513-1516); A Virgem com o menino de Santa Ana (1510); Dama com Arminho (1483-1490). Sasson tambm explica esse uso: "Risos em oposio a sorrisos so raros nos quadros do Renascimento, e nunca so usados quando a aristocracia e as classes mais altas so representadas. Mona Lisa no ri; ela mostra comedimento e decoro. Um sorriso pode ser considerado como um riso atenuado, como a palavra francesa, sou-rire "sub-riso" e a raiz etimolgica do latim, subridere, sugerem. No mundo altamente codificado da vida da corte italiana do sculo XV, sorrisos no so deixados por conta da iniciativa pessoal. Havia numerosos livros disposio daqueles que desejassem ser introduzidos no cdigo apropriado de comportamento". (Mona Lisa A histria da pintura mais famosa do mundo. Editora Record. Rio de Janeiro, RJ, 2004, p. 25). Outro motivo que explica o sorriso de Mona Lisa que "msicos, palhaos e outros artistas ficaram entretendo a modelo, enquanto Leonardo a pintava" (citao de Giorgio Vasari, bigrafo de artistas e comentarista sobre a Mona Lisa, em 1550). Portanto, no h nada de secreto em Mona Lisa. Outra obra de Leonardo sobre a qual Brown demonstra total desconhecimento a Madona das Rochas ou A Virgem dos Rochedos. A falta de conhecimento sobre a obra por parte do autor clara. J na descrio do tamanho do quadro ele erra: "Com um metro e cinqenta, a tela quase escondia o corpo da moa" (p.143). Ora, sabe-se o tamanho exato da obra: 199 x 122 cm e no um metro e cinqenta. Outro equvoco de Dan Brown foi afirmar que esta tela foi encomendada pelas freiras da Confraria da Imaculada Conceio (p.148). Acontece que no havia freiras nesta confraria! Apenas padres e foram eles que encomendaram A Madona das Rochas. Se nestes simples detalhes Brown se engana, tudo o mais que ele fala sobre a obra uma confuso total. Vejamos o que ele relata sobre esta obra de arte: "A tela mostrava a Virgem Maria de tnica azul, sentada com o brao em torno de um beb, presumivelmente o Menino Jesus. Diante dela se encontrava sentado Uriel, tambm com um menininho, presumivelmente o pequeno Joo Batista. O estranho, porm, era que, em vez da cena que costumeiramente se v, de Jesus abenoando Joo Batista, era Joo que estava abenoando Jesus... E Jesus mostrava-se submisso sua autoridade!" (p.148). "O mais preocupante, porm, era que Maria estava com uma das mos sobre a cabea do pequeno Joo e em um gesto decididamente ameaador os dedos pareciam garras de guia agarrando uma cabea invisvel. Por fim, a imagem mais amedrontadora e clara:

logo abaixo dos dedos curvos de Maria, Uriel fazia com a mo o gesto de quem corta uma cabea como se cortasse o pescoo da cabea invisvel que a mo de Maria, em forma de garra, segurava" (pp. 148-149). Sobre este quadro, Brown conseguiu superar-se em criatividade e mentiras. Ele simplesmente inverteu a ordem dos meninos retratados na obra. Na verdade, Maria est com o brao em torno de Joo Batista. J Jesus est esquerda de Maria, abenoando Joo Batista. Quanto ao resto, sabe-se que a mo esquerda de Maria sobre a cabea de Jesus (e no de Joo) simboliza proteo. O anjo Uriel seria o anjo da guarda de Joo Batista e aponta em direo a ele. Portanto essas estrias de cabea invisvel, mo de guia, etc no passam de invenes de uma mente frtil, muito frtil. Segundo Brown esta obra foi feita em duas verses porque as freiras da confraria (que no existem!) teriam recusado a primeira verso e exigido uma verso mais branda, menos ameaadora. Outra mentira. Sabe-se muito bem que a existncia de duas verses de A Madona das Rochas se deve ao fato de que Leonardo Da Vinci quis vender a obra a um amante de arte que lhe oferecera muito mais que aquilo que a Irmandade estava preparada para pagar. E assim foi feito, o tal amante de arte, possivelmente Ludovico Sforza, comprou a primeira verso e cerca de 20 anos mais tarde a confraria comprou uma segunda verso. Por fim, a obra mais importante descrita por Brown: A ltima Ceia. S para comear, Dan Brown chama esta obra de "afresco" quatro vezes na pgina 252 do CDV. Mas esta obra no , nem de longe, um afresco! uma "tcnica de leo e tmpera sobre gesso", que se encontra na parede do refeitrio do Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milo. Brown erra logo na definio da obra. Quais so as consideraes mirabolantes que Brown faz sobre A ltima Ceia em CDV? Dan Brown insinua que no quadro da ltima ceia de Jesus com seus apstolos no foi retratado o clice onde Jesus teria servido vinho. Pelas teorias do CDV isso se deve ao fato de que Leonardo Da Vinci quis dizer que o clice sagrado (Santo Graal) , na verdade, uma pessoa! Essa pessoa seria nada mais, nada menos que Maria Madalena! Realmente Brown esconde os fatos. Sabe-se que A ltima Ceia foi feita baseada no Evangelho de Joo, o qual no relata um clice de vinho, mas apenas conta que Jesus disse que havia, entre os apstolos, um traidor (Judas Iscariotes). Quem fala do clice so os outros evangelhos da Bblia (Mateus, Marcos e Lucas). Portanto natural que no houvesse um clice nesta obra. O absurdo maior, no entanto, est na afirmao do CDV de que a pessoa ao lado direito de Jesus, nessa obra de Leonardo, no o apstolo Joo, mas sim Maria Madalena! Brown ainda diz que Pedro, com sua mo esquerda prxima ao pescoo de "Madalena" e um punhal na sua mo direita um sinal de ameaa j que Pedro teria cimes dela por ela ser uma potencial lder dos cristos. Pois bem, s que Brown parece no levar em conta que no Renascimento muitas figuras masculinas foram retratadas com aspectos afeminados para dar mais pureza nestes personagens. Este o caso de Joo em A ltima Ceia. Basta ver que neste mesmo quadro, h um outro personagem retratado desta maneira: Felipe (o terceiro esquerda de Jesus). E agora? Ser que podemos tambm dizer que Felipe , na verdade, uma mulher? Quem seria ela? Uma amante secreta de Jesus? Ele teve um filho com ela tambm? V-se como fcil criar uma teoria polmica a partir de um ponto insignificante? Outra

pergunta a fazer : se a pessoa direita de Jesus Maria Madalena, onde est o apstolo Joo? No h nenhuma prova de que Maria Madalena est nesta obra. Dan Brown se utilizou de uma teoria repetida. Esta idia de Madalena na criao de Leonardo da Vinci velha e desbancada! Caso contrrio os amadores de arte teriam toda uma vida para descobrir quem so todas as mulheres escondidas nas figuras masculinas do Renascimento. Para mostrar a total descredibilidade artstica de Dan Brown, basta ver a afirmao de Erwin Lutzer, que bacharel e mestre em artes, mestre em teologia e doutor em direito, em seu livro "A fraude do Cdigo Da Vinci", na pgina 70: "Quase tudo que Dan Brown afirma sobre Leonardo (da Vinci) est errado." Sendo assim, vemos que as obras artsticas descritas no CDV foram distorcidas e sofreram mera especulao. Para piorar sua moral o autor de CDV ainda ousa afirmar nos agradecimentos do livro: "E minha esposa, Blythe historiadora de arte, pintora, editora de primeira linha e, sem dvida, a mulher mais incrivelmente talentosa que jamais conheci." Ela precisa dar umas aulas de arte para o marido! Ou talvez ela tambm precise de umas aulas dessas. 2. E o Priorado de Sio? O Priorado de Sio realmente existiu? Sim, mas no nada do que Brown diz ser. Segundo ele: "O Priorado de Sio sociedade secreta europia fundada em 1099 existe de fato. Em 1975, a Biblioteca Nacional de Paris descobriu pergaminhos conhecidos como Os Dossis Secretos, que identificavam inmeros membros do Priorado de Sio, inclusive Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Leonardo da Vinci" (pgina preliminar). No CDV lemos que o Priorado de Sio o guardio do segredo do casamento de Jesus com Maria Madalena e, atravs dos tempos, escondeu o Santo Graal (os restos mortais de Madalena) e documentos que comprovariam essa tese. Dados mais incorretos so impossveis. Dan Brown confundiu duas organizaes diferentes. Ele confundiu o Priorado de Sio com a Ordem ou a Abadia de Sio. Esta surgiu na Idade Mdia e foi dissolvida pelo Rei Luiz XIII da Frana no ano de 1619. J o Priorado de Sio foi criado somente em 20 de julho de 1953. O pedido de autorizao de constituio do Priorado foi efetuado a 7 de Maio de 1956, na Sub-Prefeitura de Polcia de Saint-Julien-en-Genevois (Alta Sabia), mediante uma carta assinada pelos quatro fundadores: Pierre Plantard, Andr Bonhomme, Jean Deleaval e Armand Defago. Portanto, conhece-se muito bem a origem do Priorado de Sio e este no tem nada a ver (legalmente) com a Idade Mdia, nem com a Abadia de Sio. Um dos fundadores do Priorado de Sio, Pierre Plantard (1920-2000), queria propagar na Frana os ideais de restaurao de uma monarquia tradicionalista, atravs de propaganda poltica. Plantard inventou que o Priorado existia desde o sculo XI e que guardava a dinastia merovngia, da qual ele fazia parte. E que essa dinastia, agora, teria o direito de restaurar a monarquia na Frana, da qual ele seria representante. Portanto Pierre Plantard possua desejos mais que ambiciosos. Pior: Plantard foi quem criou os falsos "Dossis Secretos" e quem os depositou na Biblioteca. Os ditos "pergaminhos conhecidos como os Dossis Secretos" foram uma inveno de Pierre Plantard, conforme desmascarado no programa The History of a Mystery (A Histria de um Mistrio) levado ao ar pela Time Watch BBC em 1996.

O prprio Pierre Plantard confessou justia francesa em 1992 ter sido o criador de todas as peas do Priorado de Sio com o intuito de p-lo no trono da Frana como um suposto descendente merovngeo e de Jesus Cristo. H na Frana trs locais onde qualquer pessoa pode obter documentao judicial e criminal sobre Pierre Plantard, a saber: a Prefeitura de Polcia de Paris, a Sub-Prefeitura de Saint-Julien-en-Genevois e o Tribunal de Grande Instncia de Thonon les Bains. Portanto, fica claro que o Priorado de Sio, Os Dossis Secretos e a ligao destes com Leonardo Da Vinci, no passam de armao, de uma fraude j desmascarada pela justia francesa. Porque no CDV no se fala nisso? Porque Brown esconde tudo isso? Ser que ele desconhece estes dados que comprovam que o Priorado uma farsa ou ser que ele se faz de desentendido? 3. A divindade de Jesus Segundo o CDV Jesus foi considerado um ser humano comum, e s a partir do Conclio de Nicia, em 325 d.C., passou-se a consider-lo como Filho de Deus: "[No Conclio de Nicia] muitos aspectos do cristianismo foram debatidos e votados a data da pscoa, o papel dos bispos, a administrao dos sacramentos, e claro, a divindade de Jesus [] At aquele momento na histria, Jesus era visto por seus seguidores como um profeta mortal [] um homem grandioso e poderoso, mas mesmo assim um homem. Um mortal" (p.221). Vrios escritos mostram o contrrio. Jesus sempre foi considerado divino pelos cristos. Basta ver que todos os apstolos de Jesus foram martirizados exatamente por afirmarem que ele o filho de Deus e ressuscitou dos mortos: "No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus [...] E o Verbo se fez carne e habitou entre ns, cheio de graa e de verdade, e vimos a sua glria, glria como do unignito do Pai" (Jo 1, 1.14). "...So os patriarcas, e tambm deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amm!" (Rm 9,5). "Mas acerca do Filho: O teu trono, Deus, para todo o sempre; e cetro de eqidade o cetro do seu reino" (Hb 1, 8). "Ele a imagem do Deus invisvel" (Colossenses 1,15). "Vimos a sua majestade com nossos prprios olhos" (2 Pe 1,16) Estes textos foram escritos pelos apstolos, j no sculo I. Como pode ento algum dizer que s no sculo IV Jesus passou a ser divinizado? Biblicamente indiscutvel a idia da divindade de Jesus. Segundo as palavras do prprio Cristo, ele Deus: "Eu e o Pai somos um" (Joo 10.30). O Novo Testamento, escrito nos sculos I e II relatam os feitos extraordinrios de Jesus: andou sobre as guas, transformou gua em vinho, multiplicou pes e peixes, curou leprosos, paralticos, cegos, acalmou tempestades, expulsou demnios, ressuscitou a filha de Jairo, o jovem de Naim e Lzaro, transfigurou-se no Monte Tabor, ressuscitou a si mesmo no 3 dia de sua morte. Todos estes relatos foram escritos por cristos contemporneos a Jesus ou que viveram pouco tempo aps ele. Fontes crists no bblicas tambm provam que Jesus era considerado como Deus antes do Conclio de Nicia. Incio, martirizado por sua f em cerca de 117 d. C. chamou Jesus de Deus: "Pois o nosso Deus, Jesus o Cristo, foi concebido no ventre de Maria, segundo uma dispensao, da semente de Davi, mas tambm do Esprito Santo; e Ele nasceu e foi batizado" . No est se discutindo aqui se Jesus

divino ou no. Isto depende da f de cada um. Mas nota-se claramente de que a idia de que ele no era um homem comum existe desde o sculo I e no a partir do sculo IV. H ainda escritos de autores no cristos que mostram que Jesus j era cultuado como ser divino, bem antes do conclio de Nicia: Plnio, o Jovem, foi governador romano da Bitnia e escreveu no ano 112: "...os cristos estavam habituados a se reunir [...] e cantar um cntico a Cristo, que eles tinham como Deus." (Epstolas, I.X 96). Luciano de Samosata (170 d.C.) escreveu uma carta hostil sobre o cristianismo na qual afirmou: "Os cristos, como todos sabem, adoram um homem at hoje - o distinto personagem que iniciou seus novos rituais e foi crucificado por causa disto." Flvio Josefo (37-100 d.C.), um famoso historiador judeu afirmou em seus escritos sobre a impossibilidade de Jesus ser um homem. Ele o identificou como o Messias: "Cerca desta poca viveu Jesus, um homem, se de fato podemos cham-lo homem. Pois ele foi algum que realizou feitos surpreendentes e ensinou as pessoas que aceitavam alegremente a verdade. Ele atraiu muitos judeus e gregos. Era o Messias." Ento, de onde Dan Brown tirou a informao que a divindade de Jesus foi inventada s no ano 325? Alm disso um equvoco dizer que o Conclio de Nicia debateu se Jesus era divino ou no. Na verdade, o Conclio debateu uma heresia, o Arianismo, que afirmava que Jesus no era divino por natureza, ou seja, negava que ele teria existido desde sempre (sendo Deus desde sempre), mas afirmava que ele teria sido criado posteriormente (mas divino) por Deus. Dan Brown ainda comete a gafe de afirmar que, neste conclio, Jesus foi considerado divino numa eleio que teve um resultado "meio apertado" (p. 250). O autor de CDV deve rever seus conceitos, pois a votao que ele diz ter sido apertada foi assim: 300 bispos a favor da divindade por natureza de Jesus e apenas 5 contra essa idia. Apertada??? 4- Os evangelhos foram fraudados? Dan Brown comete o absurdo de afirmar que os evangelhos da Bblia (Mateus, Marcos, Lucas e Joo) foram fraudados, de modo a divinizar Jesus, apagar a figura de Maria Madalena como lder dos cristos e colocar os apstolos como lderes da Igreja. Este absurdo se esfacela quando estudamos a origem dos evangelhos, o que prova sua autenticidade. Sabemos que os originais dos evangelhos foram perdidos devido a fragilidade do material em que foram escritos, o papiro (pele de ovelha). O que temos hoje dos evangelhos so cpias desses originais chamados papiros (os mais antigos), cdices unciais (escritos em cdigos maisculos), cdices minsculos (escritos em cdigos minsculos) e os lecionrios (textos para a liturgia). So cerca de 5236 manuscritos comprovados como autnticos pelos especialistas. Estes manuscritos esto distribudos pelo mundo em vrios centros de pesquisas ou museus e a maioria deles no est sob poder da Igreja Catlica. Existem escritos na Filadlfia, Florena, Viena, Paris, Londres, Estrasburgo, Berlim, Londres, Cambridge, Moscou, So Galo, Oxford, Gnova, Nova York, Cairo, etc. S h um cdigo, datado do sculo IV no Vaticano. Isso mostra que os evangelhos no esto sob poder da Igreja e que qualquer grupo de pesquisa pode estud-los. A Igreja no tem o poder de decidir quem estuda sobre eles. Portanto, se h alguma fraude, ela pode ser descoberta. Os documentos

esto disposio para os pesquisadores. De todos estes manuscritos o mais antigo o papiro de Rylands, conservado em Manchester (Inglaterra). Ele do ano 120 d.C (aproximadamente) e contm os versculos de Joo 18, 31-33.37.38. O Evangelho de Joo (original) foi escrito por volta do ano 100. Desta forma, muito provavelmente, temos uma cpia do prprio original. Quanto aos outros escritos do novo testamento, eles datam dos sculos III ao VI (estamos falando das cpias, no dos originais, estes foram escritos por volta do sculo I, logo aps a vida de Jesus). Desta forma, temos cpias muito prximas dos originais. Se comparamos com outros clssicos da literatura, vemos que as cpias que temos deles hoje esto muito mais distantes dos originais do que as cpias dos evangelhos. Por exemplo, os escritos de Virglio distanciam-se da 1 cpia em cerca de 350 anos; os de Jlio Csar, em cerca de 900 anos; os de Plato, em cerca de 1300 anos; os de Tucdedes, em cerca de 1300 anos, os de Eurpedes, em cerca de 1600 anos! Ningum questiona se esses escritos foram fraudados, mas quando se trata da Bblia... Mas Dan Brown no foi o nico a levantar a hiptese falsa de que os evangelhos foram fraudados. Os racionalistas dos sculos XVII e XVIII se empenharam em destruir a autenticidade dos evangelhos. Querendo mostrar que os evangelhos eram uma farsa, estudaram-nos durante muito tempo, tendo a certeza de que iriam provar ao mundo que eram as grandes mentiras da Igreja. A que concluses chegaram? Vejamos com suas prprias palavras: Renan, racionalista francs: "Em suma, admito como autnticos os quatro evangelhos cannicos". Harnack, racionalista alemo: "O carter absolutamente nico dos evangelhos , hoje em dia, universalmente reconhecido pela crtica." Streeter, grande crtico ingls: "Os evangelhos so, pela anlise crtica, os que detm a mais privilegiada posio que existe." Hort e Westcott, os mais exigentes crticos do sculo XIX: "As sete oitavas partes do contedo verbal do Novo Testamento no admitem dvida alguma. A ltima parte consiste, preliminarmente, em modificaes na ordem das palavras ou em variantes sem significao. De fato, as variantes que atingem a substncia do texto so to poucas, que podem ser avaliadas em menos da milsima parte do texto." E eles ainda disseram: "Trabalhamos febrilmente durante 50 anos para extrair as pedras da cantaria que serviro de pedestal Igreja Catlica?" Sim, os crticos trabalharam para destruir os evangelhos durante 10, 20, 30, 40, 50 anos para desmentir os evangelhos cannicos, mas s conseguiram construir um pedestal para a Igreja. Como agora, Dan Brown em apenas alguns anos de estudos, conseguiria descredibilizar a Bblia? 5- Os livros apcrifos No CDV h algumas referncias sobre os livros apcrifos. Os livros apcrifos so aqueles que no esto contidos na Bblia, mas contam a histria do povo de Deus (j os livros cannicos so aqueles que foram inseridos na Bblia). Alguns dos apcrifos so fantasiosos, outros at podem ser verdadeiros, mas fogem demais da idia central da Bblia: a mensagem de Jesus Cristo. Por isso a Igreja no os colocou na Bblia. Em CDV, no entanto, Brown afirma que a Igreja ignorou totalmente esses livros porque eles seriam

a prova de que Jesus no era divino, foi casado com Maria Madalena e no quis fundar nenhuma religio. Mais uma vez, o autor do CDV foge realidade. Primeiro porque a Igreja Catlica no ignora totalmente os apcrifos. Alguns deles, embora no considerados como divinamente inspirados, so a fonte de vrias crenas da Igreja, tais como: a descida de Jesus aos infernos ou manso dos mortos (nos Evangelhos sobre a Paixo, Morte e Ressurreio de Cristo), a virgindade perptua de Maria (nos Evangelhos sobre a Natividade e a Infncia de Jesus), a Assuno corporal de Maria (nos Evangelhos sobre a Dormio)... Alm disto, os apcrifos transmitem os nomes dos genitores de Maria - Joaquim e Ana - venerados como Santos aos 26 de julho; a Apresentao de Maria no Templo aos trs anos de idade, celebrada na Liturgia aos 21 de novembro; o nascimento de Jesus numa gruta com a presena do boi e do burro; os nomes dos trs magos, tidos como reis - Gaspar, Belquior e Baltasar; os nomes dos dois ladres crucificados com Jesus, a saber: Dimas e Gesta; o nome do soldado ou centurio que abriu o lado de Jesus: Longino (o que vem do grego logchos, lana); a histria de Vernica, que enxugou o rosto de Jesus... A arte crist valeu-se muito dos apcrifos. Sejam recordados os cones bizantinos, a Divina Comdia de Dante Alighieri, o Paraso Perdido de Miton, a Messade de Klopstock. de lembrar ainda que at o fim do sculo IV houve cristos que atriburam a alguns apcrifos (a Didaqu, as epstolas do pseudo-Barnab, o Pastor de Hermas...) o valor de palavra inspirada. As dvidas cessaram em 393, quando o Conclio regional de Hipona definiu o catlogo (cnon) sagrado como ele hoje na Igreja Catlica, com seus 73 livros; a mesma definio foi repetida pelos Conclios de Cartago III (397), Cartago IV (419), Trulos (692), pelo Conclio geral de Florena (1442), pelo de Trento (1546) e pelo do Vaticano I (1870). Mas h ainda apcrifos que desmerecem qualquer credibilidade. Um exemplo seria o Evangelho de Barnab. Estudos provam sua falta de autenticidade, revelando caractersticas medievais neste livro, com diversos trechos idnticos aos escritos de Dante, mostrando que provavelmente esse apcrifo foi escrito na Idade Mdia e se baseou em Dante (so inmeras as coincidncias entre os 2 autores). Outra prova da no contemporaneidade desse apcrifo e Jesus a afirmao que o autor faz de que o jubileu judaico era comemorado a cada 100 anos. Na verdade sabe-se que tal jubileu era comemorado a cada 50 anos. Ora, Barnab, sendo judeu, deveria saber disso! Logo, no foi Barnab quem escreveu esse livro. H ainda no apcrifo de Barnab inmeros erros geogrficos e histricos em relao a palestina. Tal livro fala de Jesus chegando a Nazar e Jerusalm de barco! No h oceano, nem lagos navegveis nestas cidades! Ser que Barnab, que viveu na palestina, iria se esquecer disso? O autor desse apcrifo tambm fala que de Nazar, Jesus subiu a Cafarnaum, quando na verdade sabemos que o caminho de Nazar a Cafarnaum uma descida! E foi em Cafarnaum que Jesus chegou de barco. Ser que Barnab, sendo palestino, no saberia em quais destes lugares haveria mar? Mesmo que ele no tenha ido com Jesus a estes lugares, todos naquela regio sabiam que no h mar em Jerusalm! O autor do livro de Barnab (que acabamos de ver no pode ter sido Barnab, nem ningum que viveu na palestina) tambm registra erros histricos: erra sobre a histria de Daniel; afirma que houve uma grande revolta em toda a Judia por

causa de Jesus (o que ningum mais registrou. Nenhum outro historiador da poca registraria uma revolta to grande?); afirmou que o chefe dos sacerdotes judeu reverenciou Jesus, quando sabemos que tal chefe era um dos inimigos de Jesus, etc. Este apenas um dos exemplos que mostram como nem todo apcrifo autntico. H ainda apcrifos que falam que Jesus, quando criana, incinerava seus coleguinhas quando estes esbarravam nele. Outros, como o apcrifo de Tom, afirmam que Jesus teria dito que transformaria Maria Madalena em um homem, para que ela pudesse fazer parte da Igreja: "Simo Pedro disse a eles: Que Maria se afaste de ns, pois as mulheres no merecem viver. Jesus disse: conduzi-la-ei, para eu possa torn-la homem, para que ela possa tambm tornar-se esprito vivente, semelhana de vs, homens. Pois toda mulher que se fizer homem entrar no reino do cu". (Apcrifo de Tom) Ser que estes apcrifos merecem estar na Bblia? O autor de CDV menciona em especial, dois apcrifos: O evangelho de Felipe e o evangelho de Maria Madalena. Primeiro erro: Brown afirma que estes escritos foram descobertos em Nag Hammadi, prximo ao Mar Morto na dcada de 50. Esperava-se que pelo menos nas datas Dan Brown fosse capaz de acertar. Mas no. O nosso grande pesquisador errou na data! Esses evangelhos apcrifos foram descobertos na dcada de 40 e no na dcada de 50. Outro fato interessante que prova como Brown manipula os dados: ele cita os 2 j mencionados evangelhos apcrifos, mas no cita que um outro evangelho apcrifo, o de Tom, que tambm foi encontrado em Nag Hammadi na mesma poca. Porqu? Como j vimos neste evangelho que Jesus teria dito que "toda mulher que se fizer homem entrar no reino do cu." Obviamente, se Brown mencionasse este escrito, toda a sua teoria de que Jesus quis elevar Maria Madalena como deusa feminina cairia por terra. A sada de Brown para apagar esta contradio entre os apcrifos foi simplesmente esquecer o apcrifo de Tom. Mas no livro CDV h referncias de que todos os apcrifos podem ser verdadeiros. Mas como, se entre eles h muitas contradies? Dan Brown fala do apcrifo de Felipe como sendo referncia para o "casamento" de Jesus e Maria Madalena. Cita trechos do apcrifo de Maria Madalena que provavelmente tambm falso, mas este no fala que Jesus e Maria Madalena eram "casados", apenas relata que Madalena conhecia segredos de Jesus. Se os apcrifos que Dan Brown cita so verdadeiros, como num deles pode haver referncia sobre o "casamento" de Jesus e em outro (escrito pela suposta "esposa" de Jesus) no haver aluso clara a isso? Ser que Maria Madalena no citaria em seus escritos (se que ela sabia escrever) que ela era casada com Jesus, se assim o fosse? Bom, isso s mostra que esses apcrifos so muito contraditrios, portanto nem todos podem ser verdadeiros. Dan Brown vai ainda mais longe. Ele afirma que no apcrifo de Felipe est escrito que Jesus provocava cimes nos apstolos, pois beijava Maria Madalena constantemente na boca. Pura inveno! O apcrifo de Felipe foi danificado pela ao do tempo, faltando fragmentos neste pergaminho. Desta forma no aparece a palavra boca nesta citao. A nica coisa que podemos ler neste trecho deste apcrifo (as partes entre colchetes so ilegveis no original): "E a companheira de [...] Maria Madalena [amou] a ela mais que a [todos] os discpulos e [costumava] beija-la [sempre] na [...]". A partir

deste texto Dan Brown, e outras pessoas inventam o resto e escrevem: "E a companheira de [Jesus foi] Maria Madalena. [Ele amou] a ela mais que a [todos] os discpulos e [costumava] beija-la [sempre] na [boca]". Onde Brown afirma estar escrito boca, poderia muito bem estar escrito face, testa, mo. Mas claro, se Brown no usasse a palavra boca, ele no criaria polmica. Se no bastasse essa mentira, Dan Brown comete o erro de afirmar no CDV, ainda sobre este trecho do apcrifo de Felipe: "Como qualquer estudioso do aramaico poder lhe explicar, a palavra companheira naquela poca literalmente significava esposa" (p.233) Estudioso em aramaico? Mas o evangelho de Felipe foi escrito em copta (egpcio) e no aramaico. Que tipo de estudioso Dan Brown? Sem contar que a palavra referida Koinonos, que uma palavra grega e no aramaica, significa amizade; comunidade; companheirismo. Se a inteno fosse afirmar um casamento a palavra mais usada seria Gyn, que significa esposa. O apcrifo de Felipe tambm um livro duvidoso. Este escrito afirma que Jesus mudava de aparncia para se apresentar a certas pessoas; diz que no se deve rezar no inverno, porque o inverno o mundo, e o vero o outro mundo e pior; afirma que s as mulheres virgens entraro no paraso (o que impede a reproduo humana!). este livro que Dan Brown queria que a Igreja colocasse na Bblia como palavra inspirada por Deus? Sobre ele, Philip Jenkins, professor de Histria e Estudos Religiosos da Penn State University, afirma em seu livro, Hidden Gospels (Evangelhos Secretos): "O Evangelho de Felipe no data de jeito nenhum do sculo I, os estudiosos o datam do sculo III, cerca de 200 anos aps Jesus ter vivido, e, portanto, no produto do discpulo Felipe do livro de Atos, a menos que ele tenha vivido pelo menos 310 anos! Isto seria to distante do nosso tempo como a Revoluo Americana, e certamente este um Evangelho no preferencial em relao aos cannicos, os quais mesmo designados com datas tardias por alguns estudiosos (80-100 D.C.) so muito mais prximos da sua fonte. O documento de Nag Hammadi, por sua vez, no foi escrito antes de 350 D.C." Outro apcrifo citado no CDV, como j dito, o apcrifo de Maria Madalena. Mas este livro tambm no um dos mais confiveis. Ele um documento gnstico que no reflete a realidade encontrada entre os judeus palestinos do sculo I (o gnosticismo acredita que Jesus no se encarnou, mas que o esprito de Cristo se apossou dele no seu batismo e o abandonou na sua morte). Jenkins nota que os fragmentos mais antigos datam do sculo III, e a maioria dos estudiosos no o datam de antes de 180-200 d.C. Logo, no foi escrito por Madalena. bvio que Dan Brown no se ateve a estes dados que mostram como esses apcrifos no so confiveis. Alis, qual teria sido a intensidade de estudo sobre os apcrifos feitos por Brown? Afinal, at a data de sua descoberta, como j vimos, ele desconhece e mostra claramente isso ao afirmar: "Felizmente para os historiadores [...] alguns dos evangelhos que Constantino tentou erradicar conseguiram sobreviver. Os pergaminhos do mar morto foram encontrados nos anos 1950 escondidos em uma caverna prxima a Qumran, no deserto da Judia." (p.234). Se Brown estudasse 3 anos a mais talvez saberia que estes pergaminhos foram descobertos em 1947 e no na dcada de 50. Todos esses erros cometidos em CDV sobre os apcrifos bastam? No. Brown conseguiu errar ainda mais. No livro h a afirmao de que a Igreja Catlica "tentou bastante suprimir a liberao desses pergaminhos" e impede que estudos sejam realizados sobre eles. , mais uma vez o autor mentiu, ou desconhece os

fatos, pois os textos de Nag Hammadi esto sob custdia do Estado de Israel e pesquisadores de todos os credos trabalham livremente com eles. A Igreja no tem nada a ver com isso. Disto tudo, s podemos concluir que os apcrifos no constituem uma fonte confivel sobre a vida de Jesus, diferentemente dos evangelhos cannicos, que, a crer nos estudiosos, so autnticos. 6. Constantino influenciou diretamente a Igreja? Uma das teorias do CDV diz que o imperador romano Constantino foi quem decidiu que Jesus deveria ser considerado divino e quais seriam os livros inseridos na Bblia de forma a implantar o machismo e a autoridade masculina na Igreja e na sociedade. Este absurdo histrico pode ser visto nos trechos de CDV a seguir: "A Bblia, como a conhecemos hoje, foi compilada pelo imperador romano pago, Constantino o Grande"(p.220). "Felizmente para os historiadores [...] alguns dos evangelhos que Constantino tentou erradicar conseguiram sobreviver." "At aquele momento da histria, Jesus era visto pelos seus discpulos como um mero profeta mortal... um grande e poderoso homem, mas que no passava de um homem. Um mortal... Constantino promoveu Jesus a divindade quase trs sculos depois de sua morte"(p.221). Dizer que Constantino articulou o Novo Testamento um absurdo. Sabe-se que o processo de formao da Bblia no foi fruto de uma nica reunio na poca de Constantino. A Bblia foi formada aos poucos, ao longo dos anos. provvel que o prprio apstolo Paulo j reunia seus escritos, assim como Lucas e Timteo. Esses escritos percorriam as comunidades crists desde os primeiros sculos e eram considerados pela cultura popular como palavra inspirada por Deus. O estudioso da Bblia, Robert M. Grant, escreveu sobre o processo de formao do Novo Testamento: "No o produto de reunies oficiais ou mesmo dos estudos de alguns telogos. Ele reflete e expressa o auto-entendimento ideal de todo um movimento religioso que, apesar de diferenas temporais, geogrficas, e mesmo ideolgicas, pde finalmente ser unificado na aceitao desses 27 documentos diversos que expressam o significado da revelao de Deus em Jesus Cristo e para sua igreja." Os prprios apstolos, no sculo I, j consideravam seus escritos como palavra de Deus: - Joo chamou seus escritos de "Revelao de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos" e afirmou que eles so "a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo" (Ap 1, 1-2). - Paulo citou os escritos de Mateus como sendo Escritura: "Pois a Escritura diz: "No amordace o boi enquanto est debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salrio" (1Tm, 5, 18). - Pedro comparou os escritos de Paulo com os demais escritos do Antigo Testamento: "Tenham em mente que a pacincia de nosso Senhor significa salvao, como tambm o nosso amado irmo Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu. Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contm algumas coisas difceis de entender, as quais os ignorantes e instveis torcem, como tambm o fazem com as demais Escrituras, para a prpria destruio deles". (2Pe 3, 15-16) Outros cristos influentes dos primeiros sculos da Igreja citam os escritos que foram inseridos no Novo Testamento:

- Clemente de Roma (95 d.C.) menciona em seus escritos: Mateus, Lucas, Romanos, Corntios, Hebreus, Primeira Carta a Timteo, Primeira Carta de So Pedro. - Policarpo (110 d.C.), discpulo do apstolo Joo cita Filipenses e menciona frases de outras 9 cartas de So Paulo. - Irineu (130 - 200 d.C.), discpulo de Policarpo, que foi discpulo de Joo, cita a maioria dos livros do Novo Testamento e a eles se refere como "Escrituras". Desta forma, v-se que bem antes de Constantino j se tecia a idia da inspirao divina e da importncia crist dos escritos que mais tarde foram includos na Bblia. Outro equvoco de Brown foi afirmar que Constantino influenciou o Conclio de Nicia a votar a favor da divindade de Jesus. Como j vimos, este Conclio no debateu sobre a divindade de Jesus ou no, mas sim se ele era divino desde sempre ou se foi criado divino por Deus. De qualquer forma, Constantino no influenciou as decises deste conclio. Sabe-se que o imperador reuniu o conclio em Nicia, pagou as despesas das viagens dos que compareceram e disponibilizou um palcio aos participantes, mas ele no teve nenhuma autoridade teolgica, tanto que se recusou a se sentar diante dos bispos porque no era batizado, ainda. As besteiras em torno de Constantino no param por a. No CDV podemos ler: "O Cristianismo guardava o sbado judeu [sabbath], mas Constantino mudou o dia para coincidir com a venerao pag do dia do sol [sunday domingo]" (pp.232-233). Mais uma vez Brown desconhece a histria, pois o domingo era guardado pelos cristos bem antes de Constantino: - Incio, bispo de Antioquia (110 d.C.), escreveu: "Se, ento, aqueles que andam nas prticas antigas alcanam renovao de esperana, no mais guardando o sbado, mas moldando suas vidas aps o dia do Senhor, no qual nossas vidas tambm surgiram atravs dele, que ns podemos nos descobrir discpulos de Jesus Cristo, nosso nico professor". uma aluso clara que o "dia do Senhor, no qual nossas vidas tambm surgiram atravs dele" o dia da ressurreio, ou seja, um domingo. - Justino (150 d.C.) descreve o domingo como o dia em que os cristos se renem para ler as escrituras e guardar sua assemblia, pois este dia o primeiro da criao, e tambm o da ressurreio: "Reunimo-nos todos no dia do sol, porque o primeiro dia aps o Sbado dos judeus, mas tambm o primeiro dia em que Deus, extraindo a matria das trevas, criou o mundo e, neste mesmo dia, Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos." - A Didach [ou ensinamento dos doze apstolos] (70-75 d.C.) instrui os cristos a: "No dia prprio do Senhor, reunam-se, partam o po e agradeam". - Outros testemunhos de Irineu, Cipriano e Plnio o Jovem, anteriores a Constantino, testificam que os cristos adoravam o Senhor no domingo. Logo, Constantino nada teve a ver com a idia de se guardar o domingo. Mais uma vez Brown tentou descredibilizar o cristianismo, mas usou argumentos falsos para isso. 7. Jesus, um celibatrio Alm de usar os apcrifos, que como j vimos, no so fontes seguras, Dan Brown usa um argumento um tanto duvidoso para "provar" que Jesus era casado: "[...] Jesus como um homem casado faz muito mais sentido do que nossa viso bblica comum, de v-lo como solteiro [...] Porque Jesus era judeu [...] o decoro social

durante aquele tempo virtualmente proibia um homem judeu de no ser casado. De acordo com o costume judeu, o celibato era condenado, e a obrigao de um pai judeu era encontrar uma esposa adequada para o seu filho. Se Jesus no era casado, pelo menos um dos evangelhos da Bblia mencionaria isso e ofereceria alguma explicao para o seu estado no-natural de solteiro". (p. 245). certo que alguns rabinos judeus pregavam essa idia. Mas isso no era uma lei, nem era seguido por todos. Muitas pessoas, geralmente os profetas e os sbios judeus viviam o celibato: Jeremias, Banus, Joo Batista, Elias, alguns apstolos de Jesus, Paulo etc. Porque ento o maior profeta de todos os tempos, Jesus de Nazar, seria diferente? At mesmo o judeu rabino Galileu Pinhas ben Yair, religioso devoto do sculo II, ensinou que a abstinncia sexual era essencial para se receber a sabedoria proftica do Esprito Santo. Ainda mais: j que Dan Brown usou os livros encontrados em Nag Hammadi para fortalecer sua tese, porque ele no cita que os moradores desta regio, os essnios, eram quase todos celibatrios? Alm dos essnios, h relatos de um outro grupo de celibatrios judeus contemporneos a Jesus, formados por homens e mulheres, so os therapeutae. Desta forma vemos que nenhum decoro social da poca obrigava os judeus a se casarem. Alguns rabinos o faziam, mas certamente eles no eram seguidos por todos. Um dos maiores exemplos da possibilidade de ser solteiro na comunidade judaica da poca o apstolo Paulo. Ele era celibatrio e afirmou em seus escritos: "Por causa dos problemas atuais, penso que melhor o homem permanecer como est. Voc est casado? No procure separar-se. Est solteiro? No procure esposa. Mas, se vier a casar- se, no comete pecado; e, se uma virgem se casar, tambm no comete pecado. Mas aqueles que se casarem enfrentaro muitas dificuldades na vida, e eu gostaria de poup-los disso." (1Cor 7, 26-28). Paulo ainda diz ter o direito de ser casado, embora ele no o fosse e cita como exemplos alguns apstolos de Jesus que eram casados. Ora, se Jesus fosse casado, Paulo teria o usado tambm como um exemplo, seria o seu maior exemplo, mas se no o citou porque Jesus era celibatrio: "No temos ns o direito de levar conosco uma esposa crente como fazem os outros apstolos, os irmos do Senhor e Pedro?" (1Cor 9,5). Um outro ponto que faz cair por terra a afirmao de Brown, que, segundo ele, Jesus seria casado para seguir o costume da poca. Que absurdo! Jesus foi um revolucionrio. Ele sempre contrariou as expectativas. Sempre quebrou protocolos e nunca se deixou levar por vs tradies. Por isso falava com os pecadores; jantava com prostitutas e cobradores de impostos; seus apstolos eram homens comuns e pobres; atacou os comerciantes do templo, desafiou os doutores da lei judaica, etc. Jesus nunca foi algum que se curvava diante de "decoros sociais da poca". O que preciso entender que Jesus poderia sim ter sido casado. No haveria nada de errado nisso se essa fosse a sua vontade. Mas ele no foi e a verdade deve ser dita. Outro erro que se comete dizer que a Igreja v o sexo com "maus olhos". Para a Igreja o sexo algo querido por Deus, se no o fosse ele no seria parte da natureza humana. O que a Igreja prega a abstinncia sexual antes do casamento. A Igreja entende que o ato sexual reservado aos casados. Mas isso no quer dizer que o ato sexual visto como mal pelos catlicos.

Vejamos o que diz o Catecismo da Igreja Catlica, documento oficial que resume a doutrina catlica: "Os atos com os quais os cnjuges se unem ntima e castamente so honestos e dignos. Quando realizados de forma verdadeiramente humana, significam e favorecem a mtua doao pela qual os esposos se enriquecem com o corao alegre e agradecido. A sexualidade fonte de alegria e de prazer. O prprio Criador estabeleceu que nesta funo (i., de gerao) os esposos sentissem prazer e satisfao do corpo e do esprito. Portanto os esposos no fazem nada de mal em procurar este prazer" (CIC, pargrafo 2362). Fica claro que a Igreja v o sexo como algo belo, desde que realizado corretamente. J o celibato a renncia de uma vida matrimonial para se buscar uma vivncia mais forte do evangelho, dedicando-se exclusivamente causa de Cristo. Isto tambm muito bem visto pela Igreja e foi o caminho escolhido pelos padres, bispos, freiras, etc. exemplo de Jesus. 8. A dignidade de Maria Madalena Segundo o CDV, A Igreja denegriu a imagem de Maria Madalena para que ela ficasse bem longe de ser a deusa feminina. Assim, a Igreja a classificou como prostituta e apagou sua dignidade. Ora, Maria Madalena sempre foi reconhecida como uma mulher exemplar e no uma mera pecadora. Sua histria sempre foi conhecida dos cristos atravs da Igreja. Para a Igreja, Madalena no somente uma prostituta, mas teria sido uma prostituta que se converteu e seguiu Jesus. Tanto que a Igreja fez dela uma santa. Santa Maria Madalena. A idia de que Madalena seria uma prostituta vem de uma interpretao do evangelho de Lucas na qual identifica-se Madalena com a mulher pecadora que lavou os ps de Jesus com suas lgrimas e os enxugou com seus cabelos. Esta mulher referida como um exemplo pelo prprio Jesus, j que havia se convertido: "A tua f te salvou, vai em paz" (cf Lc 7, 37-50). Mas no h de fato, referncias de que esta mulher seja Maria Madalena. Madalena aparece logo no captulo seguinte do evangelho de Lucas: "...e algumas mulheres que haviam sido curadas de espritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saram sete demnios..." (Lc 8,2). Alguns interpretaram que essas 2 mulheres seriam a mesma: Maria Madalena. A interpretao de que Madalena seja prostituta tambm vem de 2 fatos: Primeiro, como vimos, no captulo 8 de Lucas diz-se que Madalena foi possuda por demnios. Algumas pessoas identificam que estar possuda por demnios pode significar, na verdade, estar vivendo com doenas ou pecados graves. Segundo, o prprio nome de Madalena pode indicar que ela era prostituta. Madalena vem da palavra Magdala, que era uma fortificao de soldados romanos. Portanto ela era a Maria de Magdala, a Maria que servia em Magdala. Ora, de se imaginar qual era o servio de uma mulher onde viviam somente os soldados romanos. Portanto, realmente no claro que Maria Madalena era prostituta, mas h indcios disso. Mas tambm falso dizer que por ter sido considerada prostituta, sua imagem foi destruda. Pois no uma prostituta qualquer, a prostituta que abandonou tudo para seguir Jesus. Foi ela a primeira a ver o Cristo ressuscitado e quem foi anunciar a ressurreio de Jesus aos apstolos. Ela foi, sem dvida nenhuma, uma grande discpula, querida por Jesus. Mas da a querer coloc-la como esposa de

Jesus, j um exagero, pois isso no se confirma bblica nem historicamente. Alis todos os discpulos de Jesus so assim, no s Madalena. Pedro era um pescador rabugento, intransigente, que duvidou que Jesus poderia trazer bom resultado em sua pescaria, duvidou que Jesus poderia faz-lo andar sobre as guas, negou Cristo 3 vezes! Mas Jesus o constitui lder da Igreja: "Apascenta minhas ovelhas" (Jo 21, 15-17). Paulo era o grande perseguidor dos cristos, ele os odiava. Todos os cristos o temiam. At que ele se encontrou com Jesus e se tornou um dos seus maiores pregadores. Alguns apstolos disputavam entre si o melhor lugar... Sim, os seguidores de Jesus eram pessoas fracas, pecadoras, ambiciosas. Mas todos mudaram de vida ao entenderem a sua mensagem. Basta ver que todos os apstolos, um a um, foram martirizados por causa de sua f em Jesus. No foi somente Madalena que se converteu. Portanto, dizer que a Igreja marginalizou Madalena no faz sentido. Se assim o fosse, todos os apstolos seriam marginalizados com ela, pois todos tinham seus pecados. Ao ser declarada santa, Maria Madalena foi elevada dignidade de exemplo para os catlicos. A pecadora que soube compreender a mensagem de Cristo. "Santa Maria Madalena, rogai por ns!" 9. O caso Opus Dei Uma tendncia que se confirma dia aps dia: qualquer desejo de atacar a Igreja, deve usar o argumento Opus Dei. Nada mais saboroso para os crticos do que criar histrias obscuras e polmicas que envolvam o Opus Dei. Segundo o CDV o Opus Dei uma "Prelazia pessoal do Papa", uma forte organizao catlica, cheia de corrupo e desejos obscuros. Brown acusa o Opus Dei de influenciar a Igreja em vrios aspectos, de manipular seus integrantes, de obrigar seus membros a se mutilarem, etc. No contexto do romance, um dos altos membros do Opus Dei (um bispo) foi incumbido pela Igreja de descobrir os segredos do Priorado de Sio e apag-los da histria. Para tal, este bispo manda um outro membro, o monge Silas, assassinar integrantes do Priorado, para assim, morrerem com eles os segredos do casamento de Jesus com Maria Madalena. Vrios erros so cometidos no CDV em relao ao Opus Dei. A comear pela prpria definio do Opus Dei (Brown especialista em errar logo na definio das coisas). Dan Brown diz que o Opus uma "Prelazia pessoal do Papa." O que entende-se por isso? Deve ser uma organizao fortemente ligada ao papa, de confiana e relao total do papado, como se o papa fosse seu lder mais prximo ou se o Opus Dei o influenciasse diretamente. Mas no nada disso. O Opus Dei no uma Prelazia pessoal do Papa. uma prelazia pessoal, da Igreja e no do papa. Isso quer dizer que uma prelazia que no est ligada a nenhum territrio, mas qual o indivduo se vincula pessoalmente, independente de onde o membro viva. Seria como uma parquia virtual, sem demarcao territorial. Obviamente, uma prelazia aprovada pelos papas que a conheceram e que se submete ao papado, mas no se pode dizer que o papado est intimamente ligado a ela, como se ele a controlasse diretamente ou vice-versa. O prelado do Opus Dei responde Sagrada Congregao para os Bispos.

Segundo o site oficial do Opus Dei no Brasil, ele " uma Prelazia pessoal da Igreja Catlica. Foi fundado em Madrid a 2 de outubro de 1928 por So Josemara Escriv. Atualmente pertencem Prelazia cerca de 80.000 pessoas dos cinco continentes". O total desconhecimento de Brown acerca desta prelazia tamanho que ele insere no CDV como um dos membros do Opus Dei um monge. Esperava-se que, para criticar o Opus Dei, o autor o conhecesse. Ora, no h, nem nunca houve um monge como membro numerrio do Opus Dei. Se Brown conhecesse bem a prelazia, ele poderia ter colocado um padre ou at mesmo um leigo como membro do Opus Dei no seu romance. Mas no um monge. Quanto s outras crticas em relao ao Opus Dei que se tm feito em vrios livros e na imprensa, que se tornaram ainda maiores aps a publicao de CDV, ao que tudo indica, trata-se mais de incompreenso do modo de ser catlico do que realidade. Sem entender o que o catolicismo prega impossvel viver o Opus Dei. Por isso, algumas pessoas se decepcionam com o Opus Dei. Em geral, essas pessoas "conhecem" a Igreja Catlica atravs do Opus Dei, como membros dele. Sua filosofia de vida no para qualquer um. S uma pessoa de formao catlica consistente pode entender e viver o Opus Dei. A Igreja Catlica vive uma unidade, mas no uma uniformidade. E nem o quer. A Igreja, presente em todo o mundo, entende que no possvel fazer com que todos vivam do mesmo modo. Por isso, desde sempre o catolicismo ofereceu aos seus fiis diversos modos de vida crist. Todos esses modos de vida so centralizados num nico ponto, numa nica f: Jesus Cristo e seus ensinamentos. Assim, qualquer que seja o modo de vida do catlico, ele deve estar enraizado na doutrina e moral oficial da Igreja. Desta forma todos os catlicos tem certas obrigaes comuns: crer na Santssima Trindade, orar, ler a Bblia, receber os sacramentos (batismo, eucaristia, confisso...), participar da missa ao menos aos domingos, preocupar-se com o prximo, seguir os mandamentos, no se utilizar mtodos anticoncepcionais no-naturais, defender a vida contra o aborto, etc. Mas cada um pode faz-lo a seu modo, desde que o faa. a que surgem os vrios segmentos da Igreja, unidos, mas no iguais. H aqueles que vivem em monastrios sem contato com o mundo exterior; h os que seguem com maior devoo um certo santo (beneditinos, franciscanos, clarissas,...); h os que gostam de missas e celebraes mais musicais, que vivem os chamados carismas do Espirito (um exemplo a Renovao Carismtica Catlica); h aqueles que preferem missas mais silenciosas, mais tradicionais; h os que preferem viver mais a espiritualidade; h os que preferem se envolver mais em causas sociais. Todos so unidos pela doutrina catlica, mas a vivem diferentemente. neste contexto que se insere o Opus Dei. Esta prelazia segue a doutrina catlica, mas a seu modo. Modo este que pode sim ser considerado mais ortodoxo, mas no contrrio ao catolicismo. Mais ortodoxo no sentido de que seus membros so fortemente influenciados para viverem de fato o catolicismo, isto , o Opus Dei exige que os catlicos membros no vivam uma religio de aparncias, mas sim uma religio convicta, de verdade. E no h nada de errado nisso. Isso diferencia o Opus Dei de outros segmentos da Igreja. Por exemplo, a Renovao Carismtica Catlica: ela prega os mesmos princpios bsicos do catolicismo, assim como o Opus Dei, mas no vigia para que seus

membros vivam esses princpios, a conscincia de cada um que dita sua vivncia. J o Opus Dei, ao que tudo indica, o faz, de certa forma, mas no de um jeito absurdo, totalitrio. So modos diferentes de viver a f catlica, e ambos esto corretos. Tambm mais ortodoxo no sentido de que a vivncia do Opus Dei mais radical (desde que no se entre no campo do fanatismo, a vida radical do cristianismo bem vista pela Igreja), com obrigaes nem sempre entendidas por todos. a que surgem muitas incompreenses e crticas em relao ao Opus Dei. Mas o que muita gente no entende que o Opus Dei no contradiz em nada a doutrina catlica: orao, evangelizao, doao de bens Igreja, prtica da caridade, renegar o pecado, sacrifcios fsicos pelo perdo dos pecados (desde que no se prejudique a sade, claro)...nada disso contradiz o catolicismo. Para resumir, as prprias palavras do site oficial do Opus Dei deixam bem claro qual a sua misso: "A Prelazia do Opus Dei proporciona meios de formao espiritual e atendimento pastoral aos seus prprios fiis e tambm a muitas outras pessoas. Por meio desse atendimento pastoral, estimula-se a prtica dos ensinamentos do Evangelho pelo exerccio das virtudes crists e pela santificao do trabalho profissional. Santificar o trabalho significa, para os fiis da Prelazia, trabalhar segundo o esprito de Jesus Cristo: realizar as tarefas prprias com perfeio, para dar glria a Deus e para servir os outros, e assim contribuir para santificar o mundo, tornando presente o esprito do Evangelho em todas as atividades e realidades temporais. Os fiis da prelazia realizam pessoalmente a sua tarefa evangelizadora nos variados ambientes da sociedade em que vivem. Por conseguinte, o trabalho que levam a cabo no se limita a um campo especfico, como a educao, o cuidado dos doentes ou a ajuda aos incapacitados. A misso da prelazia lembrar a todos os cristos que, seja qual for a atividade secular a que se dediquem, devem cooperar para uma soluo crist dos problemas da sociedade e dar testemunho constante da sua f". Lgico que tudo isso traz consigo certas exigncias e s um catlico convicto poder suport-las. Afinal, a porta que leva salvao, segundo Jesus Cristo, a porta estreita. Portanto, o que se criou em CDV uma espcie de "saco de pancadas". O Opus Dei virou um alvo. Obviamente, como em toda organizao humana, podem existir erros no Opus Dei, assim como eles ocorrem em toda a Igreja, santa e pecadora. Mas tambm no se pode generalizar e querer acabar com a moral de uma prelazia sria (que nada tem de obscuro) atravs de acusaes infundadas que se originam no desconhecimento. Para ilustrar melhor o que o Opus Dei, segue abaixo o depoimento de Lenise Garcia, uma numerria da prelazia pessoal h mais de 30 anos, que nos conta qual a sua experincia com o Opus Dei: "So Josemaria dizia que o Opus Dei causa estranheza a alguns pelo fato de no ser estranho. Isso uma grande realidade, pois a vida de um fiel de Opus Dei muito normal: trabalho, famlia, hobbies, livre atuao na sociedade. Para alguns essa normalidade no convence, por isso procuram coisas estranhas, que justifiquem o "verdadeiro motivo" que faz algum ser do Opus Dei. Especialmente no caso das pessoas sem f, "amor a Deus" no um motivo razovel, que possa explicar a entrega de uma vida. Portanto, necessrio que haja (no seu entender) outro objetivo, oculto. Outra questo que o Opus Dei normalmente no atua

"em grupo". Eu recebo formao catlica no Opus Dei, depois atuo como a minha conscincia me indica, de acordo com minhas preferncias e opes. O Opus Dei no responde por aquilo que eu fao, tenho minha responsabilidade pessoal. Isso faz com que o Opus Dei no seja "visto" com muita facilidade. Mas, novamente, nada h de segredo. O sal da comida no se v, mas se percebe o seu efeito. Cristo nos disse que temos que ser sal. Viver o esprito do Opus Dei simplesmente isso: dar sentido cristo a todas as nossas aes, grandes ou pequenas. O verdadeiro valor de uma ao est no amor a Deus com que a fazemos. E, ao contrrio do que afirmam alguns, a vida no Opus Dei muito agradvel. A minha casa muito divertida e animada. E isso no algo postio, mas que sai do corao." 10. Mais erros de Brown Depois de analisados os principais equvocos cometidos por Brown o que j desqualifica totalmente seu livro, ainda podemos listar outros isolados (mas vergonhosos) deslizes do autor: * Dan Brown desconhece mesmo a histria. Ele cometeu a gafe de afirmar erroneamente que Godofredo de Buillon, um dos lderes da Primeira Cruzada, era "um rei da Frana." Quanta desinformao para quem diz ser um grande estudioso do assunto. * falso que a vida de Jesus tenha sido "registada por milhares de seguidores em todo o mundo" (p.231), como afirma Brown. Milhares, que exagero! Jesus no tinha sequer milhares de seguidores fixos e muito menos letrados. * Brown afirma que "mais de 80 evangelhos foram estudados para compor o Novo Testamento" (p.231) Mais um exagero! At parece que houve um concurso para a escolha dos Evangelhos cannicos. Para se ter uma idia do nmero de evangelhos que foram escritos, dentre os 52 pergaminhos encontrados em Nag Hammadi, apenas 5 eram evangelhos. * Brown comenta que a unio de Jesus com Maria Madalena um tema "mais que explorado pelos historiadores modernos." Seria interessante ele citar pelo menos um nome de algum historiador famoso que estuda esse assunto. * Maria Madalena estava grvida na crucificao? Essa boa! De onde saiu essa teoria? * No CDV lemos que "Os descendentes de Cristo geraram a dinastia que hoje conhecida como merovngia e fundaram Paris" (p. 274). Mais uma total falta de conhecimento histrico. Paris foi fundada no sculo III antes de Cristo! A Parisii, uma tribo gaulesa, colonizou a ilha Seine le de la Cite e fundou a colnia de Lutuhezi, que depois tambm passou a ser chamada de Lutetia Parisorum. Os merovngeos apenas tornaram Paris a capital da Frana em 508 d.C. * Outra inveno numrica de Dan Brown: "Durante 300 anos de caa s bruxas, a igreja queimou na fogueira a quantidade impressionante de cinco milhes de mulheres" (p.135). Realmente o escritor pssimo em nmeros! Sabe-se que 30 a 50 mil homens e mulheres foram mortos acusados de feitiaria durante quatro sculos (1400 a 1800) e cerca de 75% eram mulheres. Um nmero considervel, mas querer aument-lo para 5 milhes de mulheres uma mentira histrica lastimvel. *A afirmao de Dan Brown que a "Temple Church, em Londres, redonda em honra ao sol" (pp. 359 e 364) um erro arquitetnico grave. Sabe-se que cada igreja redonda construda pelos templrios na Europa , na verdade, uma referncia Igreja do Santo

Sepulcro, em Jerusalm. A Temple Church consagrada em 1185 no foge a essa regra. A redonda Igreja do Santo Sepulcro contm um tmulo que os catlicos acreditam ter sido o local onde Jesus foi sepultado. * Segundo Brown, Leonardo da Vinci era homossexual (pp. 54 e 130). Acusao grave e sem provas! Embora a sexualidade de Leonardo no seja relevante no caso, mostra como Brown lana argumentos sem fundamentos. O pintor foi anonimamente acusado de sodomia no ano de 1476, mas no mesmo ano o caso foi arquivado por falta de provas. * Mais um erro encontrado no CDV o que se refere ao nome de Deus: "O tetragrama judaico YHWH o nome sagrado de Deus na verdade derivava de Jeov, uma unio fsica andrgina entre o masculino, Jah, e o nome feminino pr-hebraico de Eva, Havah" (pp. 328-329). Depois dessa o CDV deveria ser jogado no lixo! Qualquer estudioso do judasmo e do cristianismo sabe que exatamente o contrrio! Jeov que deriva de YHWH. A palavra YHWH significa "Eu sou" e este o nome de Deus revelado a Moiss no Antigo Testamento. uma palavra sem vogais e impronuncivel. Os judeus no falavam o nome de Deus, como sinal de respeito. No lugar de YHWH os judeus diziam Adonai, que significa Senhor. Uma possvel forma de pronunciar essa palavra YAHWEH (Jav, em portugus). No sculo XVI alguns cristos uniram as palavras YAHWEH e Adonai, originado assim a palavra Jeov. Portanto, Brown errou feio nessa. * Ainda podemos encontrar mais equvocos sobre o judasmo no CDV: "O Santo dos Santos do Templo de Salomo abrigava no s Deus como tambm sua poderosa consorte feminina, Shekinah. Homens vinham ao Templo fazer amor com as sacerdotisas e assim experimentavam o divino" (p. 328). Este mais um fruto da imaginao frtil de Brown. O Santo dos Santos do templo de Salomo era um local onde s entrava o Sumo Sacerdote, uma vez ao ano, para derramar sangue de animal no propiciatrio como remisso dos pecados do povo de Israel. Qualquer pessoa que ousasse entrar no Santo dos Santos, alm do Sumo Sacerdote, era prontamente eliminada por Deus, segundo a crena judaica. Segundo o Antigo Testamento, Deus se manifestava como uma nuvem que cobria o tabernculo (Ex 40, 34-38; Num 9, 15-23; 1 Reis 8,10-11). Os israelitas chamam a nuvem sobre o Santo dos Santos de "Shekinah" que significa "a manifestao da presena de Deus". Sendo assim Shekinah no a "consorte feminina" de Deus. E querer afirmar que aconteciam reunies sexuais no Santo dos Santos querer transformar o lugar mais sagrado do judasmo num prostbulo. No h nenhuma referncia histrica sria sobre isso. * No livro, Teabing, uma personagem do romance, diz: "A Bblia no foi enviada via fax do cu... a Bblia o produto do homem minha querida, no de Deus. A Bblia no caiu magicamente das nuvens" (p.231). Srio? Nossa! Que novidade! Brown deveria receber um prmio por essa afirmao! S se for da Associao Nacional de Tradutores Autnomos (A.N.T.A.). Piadas a parte, a Igreja nunca escondeu que a Bblia foi escrita por homens, inspirados por Deus, mas homens, comuns como cada um de ns. * Dan Brown afirma que o cristianismo possui " vestgios de religies pags" (p.232). Esta foi uma forma de desmerecer o cristianismo, como se a f crist nada mais fosse do que uma cpia de outras crenas antigas. Bom, verdade que algumas crenas do cristianismo tm relao com crenas pags. Mas essa relao de vitria ideolgica, no de cpia. Por exemplo, a data do nascimento de Jesus, 25 de dezembro. Jesus no

nasceu nesta data. A Igreja determinou esta data para comemorar o nascimento de Cristo como uma forma de se opor ao festival pago do solstcio de inverno, Saturnalia, comemorado pelos romanos. como se a Igreja afirmasse que Sarturnalia no deveria ser adorado nesta data, mas sim o verdadeiro Deus, que para os catlicos se fez homem na pessoa de Jesus Cristo. Assim sendo, no uma cpia, mas uma substituio ideolgica. * O CDV contm ainda outra comparao errnea sobre a relao do cristianismo com crenas pags: "Nada original no cristianismo. O deus pr-cristo Mitra chamado o Filho de Deus e a luz do mundo nasceu no dia 25 de dezembro, morreu e foi enterrado em um sepulcro de pedra e depois ressuscitou em trs dias" (p.221). A no ser a data de nascimento de Mitra (que como j vimos, no foi a causa da escolha da data do natal), os outros dados que Brown cita a respeito do mitrasmo so falsos. Sim, isso mesmo, falsos. No h registros de que acreditava-se que Mitra era filho de Deus ou que ressuscitou. tudo inveno de Dan Brown! Alis, segundo o estudioso do mitrasmo, Richard Gordon, "no h a morte de Mitra" (Image and Value in the Greco-Roman World, Variorum, 1996), portanto no pode haver uma ressurreio de Mitra! * No Captulo 77 Brown faz aluso sobre um nome prprio, Sesaque, que ele diz ser "mencionado repetitivamente no livro de Jeremias". Este nome uma palavra cdigo para Babilnia. Isso verdade, mas um exagero dizer que algo mencionado duas vezes (Jer 25,26, Jer 51,41) mencionado "repetitivamente". Novamente, Dan Brown mostra que no entende nada sobre o assunto religioso ou que manipula dados em favor de sua teoria. 11- As fontes de Brown No captulo 60 do CDV lemos que "foram feitos relatos aprofundados sobre a linhagem real de Jesus Cristo, por uma grande quantidade de historiadores". Esta grande quantidade de historiadores no passam de dez. E nem so historiadores no sentido acadmico. Uma anlise sobre os escritores que influenciaram Brown, revela que so pessoas to sem crditos acadmicos em histria quanto ele. Vejamos: - Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln: autores de Holy Blood, Holy Grail (O Santo Graal e a Linhagem Sagrada). Baigent, tem como nica credencial, ser graduado em psicologia. Leigh descrito em um website promovendo suas qualidades como conferencista como um "escritor e conferencista com um extenso conhecimento de histria, filosofia, psicologia e esoterismo," o que uma forma elegante de dizer que ele no tem nenhuma credencial relevante no assunto. Henry Lincoln, em uma entrevista num documentrio transmitido pelo National Geographic, ao ser questionado se acreditava nas teorias do casamento de Jesus com Madalena, afirmou: "Eu no acredito, nem desacredito em nada, tudo isso so somente hipteses". Pois , para um dos inspiradores de Dan Brown o assunto no passa de hiptese. Mas Brown quer que acreditemos nele... - Picknett e Prince: autores de The Templar Revelation (A Revelao dos Templrios): em seu livro eles dizem ser "escritores, pesquisadores e conferencistas sobre o paranormal, o oculto, e mistrios histricos e religiosos", nada mais que isso. Suas outras obras incluem assuntos sobre extraterrestres, OVNIs, mistrios do Egito Antigo. totalmente perceptvel que eles gostam mesmo de tratar de assuntos mirabolantes, saltando de Jesus para OVNIs. Que tipo de estudiosos

eles so? - Margareth Starbird: escreveu The Woman with the Alabaster Jar (A Mulher com a Jarra de Alabastro), a autora afirma, no livro, ter mestrado, mas no diz em que rea e diz ter estudado na Vanderbilt Divinity School (Escola de Teologia Vanderbilt), mas no diz se concluiu os estudos. Starbird tambm a autora do terceiro livro que Brown destaca, The Goddess in the Gospels (A Deusa nos Evangelhos), mais um livro da "linha Dan Brown", um monte de teorias fracas e descabidas. Alm disso ela j declarou: "Minha narrativa de Maria Madalena e da pequena Sarah (a suposta filha de Nosso Senhor) [...] fico. [...] claro que eu no posso provar [...] que Jesus se casou ou que Maria Madalena foi a me da sua filha". E Dan Brown se baseou nessa fico para escrever um livro que ele diz ser real! Como perceptvel, os "grandes pesquisadores" de que Brown fala no so pesquisadores de fato. Interessante notar que o autor de CDV no citou nenhum verdadeiro pesquisador famoso do Novo Testamento, porque ser? Porque suas teses no se sustentariam... 12- Dan Brown e a crtica Como j vimos, a crtica racionalista tentou destruir os evangelhos cannicos, mas acabou por elev-los " mais privilegiada posio que existe" (Streeter, crtico ingls). J Dan Brown o e CDV, ao serem analisados pela crtica atual, acabam sendo colocados na posio que merecem: no poo mais fundo do descrdito. Para ilustrar melhor qual a (des)credibilidade de Brown, vale citar aqui o que j foi publicado sobre nosso grande "pesquisador-escritor" na imprensa internacional: - The Times: "De A Herana Scarlatti, atravs de O Crculo Matarese e at O Engano Prometheus, Ludlum teceu uma trama de roteiros extravagantes, protagonizados por personagens estereotipados que tm dilogos ridculos. Temo que Dan Brown seja o seu digno sucessor". "Este livro , sem dvida, o mais imbecil, inexato, mal informado, estereotipado, e enlatado exemplo de pulp fiction que j li". "J seria mau o suficiente, que Brown tivesse entrado num frenesim de New Age, tentando unir o Graal, Maria Madalena, os Templrios, o Priorado de Sion, os Rosa Cruz , os nmeros de Fibonacci e a Era de Aqurio. Mas o pior que ele o faz com muito pouca habilidade". "Os editores de Brown apresentaram um punhado de comentrios elogiosos de escritores norte-americanos de thrillers de segunda linha. S posso deduzir que a razo para o seu louvor excessivo foi porque as suas obras, quando comparadas com este livro, parecem obras de arte..."

- Chicago Sun Times : "Na nossa sociedade "correta", uma declarao considerada racista, anti-semita, contrria s mulheres ou aos homossexuais desqualificar o seu autor por muitos anos mas o mesmo no ocorre em relao a insultos a Jesus Cristo e queles que seguem os seus ensinamentos. Longe disso: aumente as desgastadas histrias de conspirao catlica at chegar extenso de um livro, e isso poder torn-lo rico e famoso, como acabou de acontecer com um tal Dan Brown, autor de O Cdigo da Vinci" "O romance mistura realidade e fico, como um filme baseado em fatos reais, e

lana conjecturas sem fundamento sobre o catolicismo". "A suposta "pesquisa" de Brown deriva de teorias feministas extremistas". - New York Daily News: "[Dan Brown] extrai muitos dados de dois trabalhos anteriores de pesquisa amadora: The Templar Revelation: Secret Guardians of the True Identity of Christ e Holy Blood, Holy Grail, uma especulao sobre a descendncia de Cristo. Ambos foram desqualificados pela maioria dos especialistas no assunto". "Os seus erros crassos s podem deixar de indignar um leitor que conhea pouco o assunto". - The New York Times: "Em vez de um filme, no entanto, parece que h uma pera espreita nessas pginas, e o sr. Brown poderia levar prtica o imortal conselho de Voltaire: "Se alguma coisa muito estpida para ser dita, pelo menos sempre poder ser cantada". - Our Sunday Visitor: "O Cdigo Da Vinci no erudito nem desafiador excetuando o desafio pacincia do leitor. Alm disso, no h verdadeiro suspense, o estilo espantosamente banal, mesmo para o gnero de fico. uma confuso pretensiosa, chauvinista e tendenciosa. "Quase nada desse cenrio original. A maior parte foi extrada do trabalho de "fantasia disfarada de histria" chamado Holy Blood, Holy Grail, e o resto uma mistura de "prolas" desgastadas e ridculas teorias da conspirao esotricas e gnsticas". "O tratamento que Brown d Igreja Catlica no original. Ele repete acriticamente, entre muitas outras mentiras e distores, a calnia de que a Igreja foi responsvel pela morte de 5 milhes de mulheres acusadas de bruxaria durante o perodo medieval". "Nem ao menos um romance de suspense bem feito. H muito pouca ao". "O Cdigo Da Vinci inexato mesmo quanto aos detalhes (...) os fiis do Opus Dei no so monges, nem usam hbito". - Weekly Standard: "Podem chamar-me de ctica, mas no estou disposta a comprar esse livro. Os rituais que relata so fruto de uma mistura de contos fantasiosos". "Algum deveria dar a esse homem e aos seus editores uma histria bsica do Cristianismo e um mapa". " bastante atrevido por parte do autor e de seus editores querer empurrar-nos essa barafunda de estupidezes como se fossem fatos reais simplesmente por terem borrifado nomes e detalhes histricos aqui e ali". 13- O Cdigo da Vinci, um grande besteirol Que concluses podemos, ento, chegar de CDV? Listando os inmeros erros crassos cometidos em CDV, vemos que o livro uma obra muito mal feita, sem nenhuma pesquisa sria e sem nenhum dado consistente. Dan Brown conseguiu escrever um livro que se encaixa na mais baixa

credibilidade que existe. bvio que o estilo usado pelo autor, prende a ateno do leitor e quando ele apresenta seus "fatos", pessoas desinformadas podero crer no que ele diz. Mas o CDV no resiste a uma pesquisa. Qualquer pessoa que busque informaes a respeito daquilo que Brown afirma no livro, encontrar uma vasta coleo de desvios cometidos pelo autor (como j mostrado neste texto) e ver que o CDV um grande besteirol. Dan Brown se uniu aos que tentaram destruir a Igreja. Ele mais um dos que, inutilmente, tentaram acabar com essa instituio que j resistiu 2000 anos de histria, que j teve 266 papas (at Bento XVI) numa sucesso ininterrupta, que suportou 20 invases e 5 destruies de Roma, alm de dezenas de fugitivas de papas que tiveram que se defender de assassinatos. Certamente no ser um livro ou um filme totalmente ilusrio e mentiroso que destruir esta Igreja que resiste milagrosamente todos que a perseguem, se sustentando sempre sobre a verdade. Sim, sobre a verdade e no sobre mentiras, nem sobre cdigos. "Felizes os que sofrem perseguio por causa da justia, porque deles o reino dos cus. Felizes sois vs, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vs por causa de meu nome" (Mt 5, 10-11). Fontes pesquisadas: Livros Catecismo da Igreja Catlica, edio tpica vaticana Cincia e F em Harmonia, Professor Felipe Aquino Escola da F, vol. I (A Sagrada Tradio), Professor Felipe Aquino Escola da F, vol. II (A Sagrada Escritura), Professor Felipe Aquino Escola da F, vol. III (O Sagrado Magistrio), Professor Felipe Aquino Porque sou Catlico, Professor Felipe Aquino Tu s Pedro (Histria da Igreja), George Suffert Sites: www.aleluia.uol.com.br (artigo: Desautorizando O Cdigo da Vinci) www.betesdaaldeota.com.br (artigo: Uma resposta bblica e histrica ao Cdigo da Vinci) www.cleofas.com.br (vrios artigos) www.opusdei.org.br (referncias sobre o Opus Dei) www.tektonics.org (artigo: O Cdigo da Vinci Desbancado) www.veritatis.com.br (vrios artigos) Agradecimetos especiais a Lenise Garcia, que enriqueceu este texto com seu valioso testemunho

Potrebbero piacerti anche