Sei sulla pagina 1di 3

MUNDO DA NATUREZA E MUNDO DA CULTURA

A nossa realidade que nos cerca pode ser considerada de trs modos diferentes: o mundo da natureza, o mundo dos valores e o mundo da cultura. Esses trs aspectos do ordem ao caos que nos rodeia. O mundo da natureza compreende tudo quanto existe independentemente da atividade humana. Vigora a o princpio da causalidade, das leis naturais que no comportam exceo, nem podem ser violadas. As leis naturais so as leis do ser. Uma vez ocorridas determinadas circunstncias, ocorrero inexoravelmente determinados efeitos. No mundo dos valores, atribumos certos significados, qualidades aos fatos e coisas que pertencem a nosso meio, a nossa vida. A tudo que nos afeta, direta ou indiretamente, atribui-se um valor. A atribuio de valor s coisas da realidade constitui uma necessidade vital. O homem em sociedade sente necessidade de segurana, trabalho, cooperao, atividade de recreio, poltica, esttica, moral, religiosidade. Todas essas necessidades so valoradas pela conduta humana. Trata-se, portanto, do aspecto axiolgico. Quando dizemos que determinada pessoa boa ou m, simptica ou antiptica, nada mais fazemos do que lhe atribuir um valor; esse valor pessoal, podendo no ser o mesmo atribudo por outrem ou por uma coletividade. A conduta humana no pode prescindir de uma escala de valores a reger os atos, as aes socialmente aceitveis ou inaceitveis, de acordo com a opinio dessa mesma sociedade. O fato de o homem atribuir valor a sua realidade vital para satisfazer a suas prprias necessidades. Se no tivssemos continuamente carncias, no haveria necessidade de uma escala de valores. J o mundo da cultura o mundo das realizaes humanas. medida que a natureza se mostra insuficiente para satisfazer s necessidades do homem, quando sente a falta de abrigo, de instrumentos, de viver com outros seres semelhantes, passa o homem a agir sobre os dados da natureza, por meio dos valores, isto , necessidades para sua existncia, criando uma realidade que produto seu, resultado de sua criatividade. Esta breve introduo serve para posicionar o Direito como pertencente ao mundo da cultura. Nesse mundo cultural, o homem criou vrios processos de adaptao, esforando-se para a realizao dos seus valores. No pretendemos aqui explicar a cincia do Direito ou o Direito em si, nem objeto dessa disciplina. necessrio, no entanto, fixar os primeiros passos, para posicionar esse estudo. A cultura referida abrange tanto a cultura material como a cultura espiritual. Uma pintura, uma obra literria ou arquitetnica, uma poesia so bens culturais. A inteno com que foram criadas que as fazem produtos da cultura humana.

A atividade valorativa ou axiolgica orientada para realizar a ordem, a segurana e a paz social faz surgir o Direito, posicionado no mundo da cultura. O Direito uma realidade histrica, um dado contnuo, provm da experincia. S h uma histria e s pode haver uma acumulao de experincia valorativa na sociedade. No existe Direito fora da sociedade (ubi societas, ibi ius, onde existe a sociedade, existe o direito). Da dizer-se que no Direito existe o fenmeno da alteridade, isto , da relao jurdica. S pode haver direito onde o homem, alm de viver, convive. Um homem que vive s, em uma ilha deserta, no alcanado, em princpio, pelo Direito, embora esse aspecto modernamente tambm possa ser colocado em dvida. H, portanto, particularidades que distinguem a cincia do Direito das demais. O Direito disciplina condutas, impondo-se como princpio da vida social. Leva as pessoas a relacionarem-se por meio de liames de vrias naturezas, comprometendose entre si. J acenamos a, portanto, com a existncia da obrigao jurdica. AS REGRAS FSICO-MATEMTICAS E AS NORMAS DE CONDUTA Se observarmos bem qual o trabalho de um fsico ou de um qumico perceberemos que o que ele pretende explicar a realidade da maneira mais exata e rigorosa. inegvel que toda investigao cientfica est condicionada por certos pressupostos tericos e, por conseguinte, por determinadas opes valorativas, mas isto no impede que, de maneira geral, os fatos possam ser captados em suas relaes objetivas. H entre os fatos ou fenmenos da natureza relaes de funcionalidade e sucesso, importando fixar quantitativamente tais relaes: o fsico tem por mister e objetivo examinar os fenmenos que se passam e, atravs de observaes, experimentaes e generalizaes, alcanar os princpios e as leis que os governam. A lei fsica , de certa maneira, como que o retrato do fato. Sendo a lei fsica uma expresso neutra do fato, qualquer lei, por mais que parea, cede diante de qualquer aspecto factual que venha contraria o seu enunciado. Entre a lei e o fato, ainda que seja um s fato observado; modifica-se a teoria, altera-se a lei. Vejam se isso possvel em todos os campos do mundo da cultura, a que pertence o Direito. Imagina-se um fato alterado a lei jurdica: um indivduo matando algum, modificaria, mediante seu ato, o Cdigo Penal. Esto a vendo, por um exemplo rude, a diferena fundamental entre as leis fsico-matemticas e as leis do tipo das leis jurdicas, diferena essa que resulta da natureza das coisas peculiar a cada esfera de realidade. Uma lei subordinada ao fato; a outra lei que se impe ao fato isolado que conflitar com ela. Recapitulando, podemos dizer que, ao contrrio das leis fsico-matemticas, as leis culturais caracterizam por sua referibilidade a valores, ou, mais especificamente, por adequarem meios afins.

NORMAS DE CONDUTA: Diz Bobbio que a experincia jurdica uma experincia normativa. Vivemos durante toda a nossa vida imersos num mundo de normas. Toda a nossa vida repleta de placas indicativas, umas proibindo e outras autorizando certos tipos de comportamentos. Ao longo da histria as normas foram responsveis para refrear os instintos, as paixes e estabelecer limites de condutas que permitiram a formao de sociedades estveis com suas instituies de ordenamento chamado civilizao. Cada indivduo pertence a vrios grupos sociais: ao Estado, famlia, igreja, a instituies culturais, econmicas, etc. Todas as normas tm como finalidade dirigir o comportamento dos indivduos a determinados fins e objetivos ao invs de rumo a outros. A cada ao e a cada atividade que realizamos pressupe normas, e a cada dia surgem novas normas de regulao de condutas e aes. Segundo Bobbio, para existir direito e sociedade, deve-se sair da esfera puramente individual. O conceito de direito deve conter a idia de ordem social. Bobbio lembra que as normas jurdicas no excluem as normas consuetudinrias, antes, serve-se delas. Para Bobbio, os elementos constitutivos do conceito de direito so trs: a sociedade, a ordem e a organizao. A ordem, como fim a que tende o direito; e a organizao, como meio para realizar a ordem. O direito nasce no momento em que um grupo social passa de uma fase inorgnica para uma fase orgnica, da fase de grupo inorgnico para uma fase de grupo organizado. O elemento primrio constitutivo da sociedade jurdica a organizao social. Bobbio conclui que: o direito pressupe a sociedade, mas no se pode admitir que toda sociedade seja jurdica.

OS SISTEMAS NORMATIVOS DEONTOLGICOS. Deontologia um termo introduzido em 1834 pelo filsofo ingls Jeremy Bentham para referir-se ao ramo da tica cujo objeto de estudo so os fundamentos do dever e as normas morais. conhecida tambm sob o nome de "Teoria do Dever". um dos dois ramos principais da tica Normativa, juntamente com a axiologia. A deontologia prpria do Cdigo Deontolgico a qual procura desvendar os pressupostos inseridos nas normas de conduta social dos indivduos. Entende-se por deontologia o ramo da filosofia que se ocupa dos fundamento das coisas. Para ns, urge discorrer sobre a deontologia do direito. Ao homem possvel contemplar duas realidades em torno de si: o mundo do ser e o mundo do dever-ser. A primeira se enquadra na realidade natural, enquanto a segunda no plano cultural.

Potrebbero piacerti anche