Sei sulla pagina 1di 60

MEDICINA LEGAL

Prof. Hlio Siqueira Campos

MEDICINA LEGAL
Corpo de delito e Documentos mdicolegais :

MEDICINA LEGAL
CORPO DE DELITO: Conceitos : Conjunto de vestgios materiais que a infrao penal (delito ou contraveno) deixa no mundo; o conjunto de vestgios materiais deixado pelo fato criminoso (Delton Crose).

MEDICINA LEGAL

EXAME DE CORPO DE DELITO: o resultado redigido e autuado da percia, tendo como objeto evidenciar a realidade da infrao penal e demonstrar a culpabilidade ou no do agente.

MEDICINA LEGAL
DIFERENAS Exame de corpo de delito x corpo de delito; O exame registra no laudo a existncia e a realidade do delito; todo exame realizado no local dos fatos, nos instrumentos relacionados e, inclusive, nas pessoas envolvidas (Capez, CPP, 1998, p.254); O corpo de delito o prprio crime na sua tipicidade (Capez).

MEDICINA LEGAL
A expresso Corpo de delito corresponde a somatria de elementos vestigiais encontradios nos locais do fato, no instrumento relacionado com a prtica de uma infrao penal, no exame das peas ou na pessoa fsica, viva ou morta, deixados pelo sujeito ativo da infrao penal, que sero apreciados, interpretados e descritos em laudo pericial (Zarzuela).

MEDICINA LEGAL
Esses vestgios podem ser: De natureza permanente ou quando deixam modificaes no mundo material que podem ser percebidas por nossos sentidos ou por aparelhos especiais (delicta factis permanentis), e transeunte ou que no podem vir a ser examinadas (delicta factis transeuntis).

MEDICINA LEGAL
Classificao: Direto quando feito sobre os prprios vestgios materiais do fato. Ex: Leso corporal; Homicdio. Indireto quando feito atravs de prova testemunhal. Sem vestgio Injria; Desacato.

MEDICINA LEGAL
O perito no se confunde com a testemunha; O perito necessariamente tcnico, alm de imparcial (art. 342 do CP); No fonte de prova, mas instrumento para iluminar e conhecer melhor a prova; A falta do exame de corpo de delito pode gerar a nulidade do processo sendo matria da mais alta relevncia (art. 564, III, b CPP; e art. 77,1 c/c art. 60 e 61 Lei n 9.099/95).

MEDICINA LEGAL
Neste Sentido: O exame do corpo de delito indispensvel para comprovar a materialidade do crime, sendo que sua realizao de forma indireta somente possvel quando os vestgios tiverem desaparecido por completo ou o lugar se tenha tornado imprprio para a constatao dos peritos (STJ, AgRg no Resp n 1113362/RS, Rel.. Min. Laurita Vaz, 5 T, Dje 13/10/2009).

MEDICINA LEGAL
O exame do corpo de delito direto, por expressa determinao legal, indispensvel nas infraes que deixam vestgios, podendo apenas supletivamente ser suprido pela prova testemunhal quando tenham desaparecido, ex vi do art. 167 do Cdigo de Processo Penal (STJ, Resp n 1107089/RS, Rel. Min. Felix Fischer, 5 T, Dje 28/09/2009).

MEDICINA LEGAL
DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS Conceito - toda informao escrita, fornecida por um mdico, em que relata matria mdica de interesse jurdico e mdico-legal;

ele pode ser resultante de pedido da pessoa interessada (atestados / pareceres mdicolegais) ou fruto do cumprimento de encargo deferido pela autoridade competente (relatrios).

MEDICINA LEGAL
Documentos mdico-legais ou atos mdico-legais: - Hlio Gomes nomeia cinco modalidades: Atestado, Relatrio, Consulta, Parecer e Depoimento Oral. - Flamnio Fvero discrimina trs espcies: Atestado, Relatrio e Parecer.

MEDICINA LEGAL
As percias mdicas podem ser necessrias nos processos do tipo penal, civil e administrativo e imprescindveis no trabalhista. No foro penal o perito pode ser chamado a intervir em qualquer fase do processo inqurito, sumrio, julgamento, at mesmo aps sentena.

MEDICINA LEGAL
As percias podem consistir em exames da vtima, do indiciado, de testemunhas ou de jurado. O exame do indiciado pode ter por finalidade determinar sua identidade, leses ou vestgios de luta, a existncia de doenas fsicas e mentais etc.

MEDICINA LEGAL
De um modo geral o perito mdico atua na fase inicial de instruo do processo buscando provas para caracterizar crimes:

1 - contra a pessoa: leso corporal, homicdios;


2 contra os costumes: estupro, atentado violento ao pudor e seduo;

3 caractersticas especiais da vtima: sua sanidade mental.

MEDICINA LEGAL
Os peritos podem ser convocados:

1 na fase do sumrio, para esclarecer dvidas relativas ao laudo ou resultantes da supervenincia de fatos novos no transcorrer do processo. 2 na fase de julgamento por fatos ainda no plenamente caracterizados ou pela possibilidade de novas verses dos fatos a esclarecer.

MEDICINA LEGAL
Para a sustentao ou destruio das teses apresentadas aos jurados. Durante o cumprimento da pena pelo surgimento de sinais e sintomas de doena mental > o Juiz da Vara de Execuo Penal determina o exame pericial do criminoso.

MEDICINA LEGAL
Atestado: uma simples declarao de matria mdica, de conseqncias jurdicas, prestada por pessoa legal e profissionalmente qualificada. a
afirmao simples e por escrito de um fato mdico e suas conseqncias (Souza Lima)

MEDICINA LEGAL
Relatrio (auto e laudo): o documento resultante de atuao mdica em Servios Mdico Legal, Repartio Oficial equivalente ou por determinao judiciria; o auto feito perante a autoridade (ditado ao escrivo) e o laudo redigido pelo perito.

MEDICINA LEGAL
Se o resultado do exame (relatrio) ditado diretamente a um escrivo e diante de testemunhas, chama-se AUTO PERICIAL Se esse relatrio realizado pelos peritos aps as suas investigaes, contando para isso com outros recursos ou consultas a tratados especializados, chama-se LAUDO PERICIAL.

MEDICINA LEGAL Relatrios


Relatrio constitudo das seguintes partes:

Prembulo (data, hora, local, nome, qualificao do examinado, etc.) Quesitos (so as perguntas que os tcnicos iro responder) Histrico (a notcia que levada pelo Ofcio do Delegado ou pela vtima) Descrio Visum ET Repertum (ver e descrever) a parte mais importante do relatrio, pois descreve a leso, o tipo, o que encontrou etc. Discusso (nessa fase se pe em discusso vrias hipteses)

MEDICINA LEGAL
Concluso ( a anlise sumria daquilo que os peritos puderam concluir aps o exame minucioso). Resposta aos quesitos (ao encerrar o relatrio, os peritos devem responder de forma sinttica e convincente SIM ou NO de acordo com o achado constante na descrio. Se por motivo justo no tiver certeza, pode responder SEM ELEMENTOS ou PREJUDICADO. Encerramento: terminado, deve ser datado, assinado pelos peritos e rubricado pelo diretor da Instituio (quando for o caso), assumindo-se a total responsabilidade tcnica e cientfica pelo que foi exposto.

MEDICINA LEGAL Atestados


Atestados Mdicos Judicirios So os atestados requisitados por juiz, ex.: atestados que os jurados justificam suas faltas ao Tribunal do Jri. (requisitados por Juiz) Atestados Mdico-Legais So os que interessam justia. S estes so considerados como documentos mdico-legais.

MEDICINA LEGAL
ATESTADO DE BITO: S pode ser feito por um mdico. Este atestado de natureza personalssima; Juridicamente a morte pode ser natural, violenta ou no natural e suspeita; VIOLENTA: Quando decorrente de ao de energias externas, ainda que tardiamente, assumindo a forma de acidente, suicdio ou cirme (Hrcules apud Hlio Gomes, 2003).

MEDICINA LEGAL
Podem ser clnicos ou oficiais: Clnico: quando a morte for natural e tiver ocorrido com assistncia mdica. dever do mdico art. 115 do CEM; Deve ser fornecido o atestado, de preferncia, pelo mdico que acompanhou o paciente.

MEDICINA LEGAL
Se o bito for natural mas sem assistncia mdica ao falecido, ou sendo a morte violenta ou suspeita (no natural), o mdico no poder fornecer atestado; Nas morte naturais no assistidas o corpo dever ser encaminhado ao SVO; No caso de mortes violentas ou suspeitas, deve o corpo ser remetido ao IML para os exames comprobatrios da causa mortis.

MEDICINA LEGAL
Atestados Mdicos Oficiosos: So os atestados solicitados por quaisquer pessoas, a cujo interesse atendem. (visam
unicamente o interesse privado)

Atestado Mdico ou Certificado Mdico: a afirmao simples e por escrito de um fato mdico e de suas conseqncias.

MEDICINA LEGAL
Atestados Mdicos Administrativos: So os exigidos pelas autoridades administrativas. So dessa categoria os que so obrigados a apresentar os empregados pblicos quando solicitam licena ou requerem aposentadoria, que, por via de regra, so fornecidos por juntas mdicas de inspeo de sade.
(ex. atestados de vacinao, de sanidade fsica ou mental para admisso em escolas e reparties pblicas)

MEDICINA LEGAL
ATESTADOS MDICOS
respeitadas:

CONSIDERAES e REGRAS a serem

1 - no exige compromisso legal, mas mantm compromisso com a verdade. 2 - refere ter estado doente, mas o mdico no constatou o fato.
3 - no refere ter estado doente e requer o benefcio do atestado. 4 - (2 e 3) trata-se do chamado atestado gracioso ou complacente.

MEDICINA LEGAL
5 - pela reiterao do ato, sem sofrer qualquer vexame, acaba atestando, imprudentemente, fatos mais importantes. 6 informaes claras e precisas sobre o profissional, registro, endereo completo e telefone, formao acadmica e titulao, e mesmo CPF. 7 como ttulo e em destaque a palavra ATESTADO, algumas linhas abaixo Atesto, para fins... e o nmero de identidade do paciente.

MEDICINA LEGAL
ATESTADOS MDICOS CONSIDERAES e REGRAS a
serem respeitadas:

8 a declarao do diagnstico no corpo do atestado s permitido: em casos de dever legal, justa causa, ou por autorizao expressa do paciente / a pedido
(Resoluo 1.484/97 do CFM)

9 as conseqncias do fato mdico relatadas de modo adequado. 10 o perodo do impedimento deve ser escrito de modo claro, para que surta seu efeito legal.

MEDICINA LEGAL
ATESTADOS MDICOS
CONSIDERAES e REGRAS a serem respeitadas: 11 ao final, que seja colocado o local em que se redigiu o atestado. 12 - a data da afirmao, que pode ser ulterior do ltimo dia em que o paciente esteve sob cuidados do profissional.

MEDICINA LEGAL
Cdigo de tica Mdica (CEM) vedado ao mdico:
Art. 102. Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exerccio da sua profisso, salvo por justa causa, dever legal ou autorizao expressa do paciente. Resoluo 1.484/97 do CFM 1. permitido ao mdico, quando por justa causa, exerccio de dever legal, solicitao do prprio paciente ou de seu representante legal, fornecer atestado mdico com o diagnstico.

MEDICINA LEGAL
Cdigo de tica Mdica (CEM) vedado ao mdico:

Art.112. Deixar de atestar atos executados no exerccio profissional, quando solicitado pelo paciente ou seu responsvel legal. Pargrafo nico. O atestado mdico parte integrante do ato ou tratamento mdico, sendo o seu fornecimento direito inquestionvel do paciente, no importando em qualquer majorao dos honorrios.

MEDICINA LEGAL
Cdigo Penal Art. 302. Dar o mdico, no exerccio da sua profisso, atestado falso. Pena: deteno de 1 (um) ms a 1 (um) ano. Pargrafo nico. Se o crime cometido com o fim de lucro, aplica-se tambm multa. Cdigo de tica Mdica vedado ao mdico: Art. 110. Fornecer atestado sem ter praticado o ato profissional que o justifique, ou que no corresponda verdade.

MEDICINA LEGAL
Na medida do possvel, deve-se evitar a declarao da doena ou diagnstico, utilizando-se o CID Cdigo Internacional de Doenas. A punio est prevista no art. 302 do CP: Falsidade de Atestado Mdico pena: deteno de 1 ms a 1 ano.

MEDICINA LEGAL
Com a promulgao da Lei dos Juizados Especiais (Lei 9.099 de 26/09/95), o atestado mdico assumiu a posio de substituto eventual da percia mdico-legal nos casos de leso corporal leve pargrafo primeiro do artigo 77

MEDICINA LEGAL
Art. 77. Na ao penal de iniciativa pblica, quando no houve aplicao da pena, pela ausncia do autor do fato, ou pela no-existncia de hiptese prevista no art. 76 desta Lei, o Ministrio Pblico oferecer ao Juiz, de imediato, denncia oral, se no houver necessidade de diligncias imprescindveis. 1 Para o oferecimento da denncia , que ser elaborada com base no termo de ocorrncia referido no art. 69 desta Lei, com dispensa do inqurito policial, prescindirse- do exame de corpo de delito quando a materialidade do crime estiver aferida por boletim mdico ou prova equivalente.

MEDICINA LEGAL Parecer Mdico-legal


a definio do valor cientfico de determinado fato, dentro da mais exigente e criteriosa tcnica mdico-legal, principalmente quando este parecer est alicerado na autoridade e na competncia de quem o subscreve, como capaz de esclarecer a dvida constitutiva da consulta.

MEDICINA LEGAL
O Parecer Mdico-legal composto de:

1- Prembulo onde ficam a qualificao da autoridade que faz a consulta e do parecerista, o nmero do processo e da Vara Criminal ou Civil correspondente. 2 Exposio compreende o motivo da consulta, os quesitos formulados e o histrico do caso a ser analisado. O parecerista deve fazer um resumo cronolgico dos fatos e dos demais elementos dos autos.

MEDICINA LEGAL
Discusso a parte mais importante e mais rica de um parecer onde se evidencia a capacidade de anlise e o poder de argumentao. So apontados os pontos julgados falhos da percia, com tica de modo sereno e sem excessos de linguagem.

4 Concluso deve sintetizar os pontos relevantes da discusso de modo claro e sucinto. H quem prefira colocar a concluso ou concluses medida que vo sendo respondidos os quesitos formulados na consulta.

MEDICINA LEGAL
Acontece quando na marcha de um processo um estudioso da Medicina Legal nomeado para intervir na qualidade de perito, e quando a questo , de fato, pacfica, mas apenas o mrito legal discutido, cabendo-lhe apenas emitir suas impresses sob a forma de parecer e responder aos quesitos formulados pelas partes. Este documento constitudo de todas as partes do Relatrio, exceto a descrio.

MEDICINA LEGAL Notificao


So comunicaes compulsrias feitas pelos mdicos s autoridades competentes de um fato profissional, por necessidade social ou sanitria, como acidentes de trabalho, doenas infectocontagiosas, uso habitual de substncias entorpecentes ou crime de ao pblica que tiveram conhecimento e no exponham o cliente a procedimento criminal. Sua falta enseja o CRIME DE OMISSO MDICA (art.269, CP: omisso de notificao de doena).

MEDICINA LEGAL
Auto de Exumao Documento Mdico-Legal, solicitado por autoridade policial ou judiciria, pelo qual se autoriza ao desenterramento de cadveres. Art. 163 do CPP.
Art. Art. 163. Em caso de exumao para exame cadavrico, a autoridade providenciar para que, em dia e hora previamente marcados, se realize a diligncia, da qual se lavrar auto circunstanciado.
Pargrafo nico. O administrador de cemitrio pblico ou particular indicar o lugar da sepultura, sob pena de desobedincia. No caso de recusa ou de falta de quem indique a sepultura, ou de encontrar-se o cadver em lugar no destinado a inumaes, a autoridade proceder s pesquisas necessrias, o que tudo constar do auto. Art. 164. Os cadveres sero sempre fotografados na posio em que forem encontrados, bem como, na medida do possvel, todas as leses externas e vestgios deixados no local do crime. (Redao dada pela Lei n 8.862, de 28.3.1994)

MEDICINA LEGAL
Quando no determinado por autoridade competente, ou se no visar a um fim especificamente legal, o desenterramento do cadver por assumir as caractersticas delituosas da violao de sepultura, no poder ser considerado como exumao (Cd. Penal, art. 210)

MEDICINA LEGAL
Efetua-se a exumao {de exumar (do latim ex,
para fora + humus, i, solo, terra) + suf. o, ao ou resultado da ao. Ato de desenterrar um cadver, de tir-lo da sepultura, com a finalidade que se enquadra na Lei} quando:

1 - se pretende trasladar os despojos de um morto para outro cemitrio ou jazigo, ou quando; 2 - a exigem razes de ordem mdico-legal

MEDICINA LEGAL
No primeiro caso se adulto, s poder ser realizada decorridos 5 anos do sepultamento; tratando-se de crianas, reduz-se esse prazo para 3 anos.

Cdigo Sanitrio, em vigor pelo Decreto Federal n 2.918, de abril de 1918:


Artigo 542 podero ser exumados no fim de 5 anos os despojos de adultos falecidos de doena no infecciosa; no fim de 3 anos, os de menores. Esses prazos podem variar conforme as condies qumicas e geolgicas do terreno. Artigo 543 a trasladao total dos despojos de um cemitrio s poder ser feita depois de 5 anos da ltima inumao e com as precaues que a cincia aconselhar.

MEDICINA LEGAL
Art. 165. Para representar as leses encontradas no cadver, os peritos, quando possvel, juntaro ao laudo do exame provas fotogrficas, esquemas ou desenhos, devidamente rubricados. Art. 166. Havendo dvida sobre a identidade do cadver exumado, proceder-se- ao reconhecimento pelo Instituto de Identificao e Estatstica ou repartio congnere ou pela inquirio de testemunhas, lavrando-se auto de reconhecimento e de identidade, no qual se descrever o cadver, com todos os sinais e indicaes.

Pargrafo nico. Em qualquer caso, sero arrecadados e autenticados todos os objetos encontrados, que possam ser teis para a identificao do cadver.

MEDICINA LEGAL
Realizada a exumao sem a rigorosa observncia dessas prescries legais, constituir o ato transgresso prevista na Lei das Contravenes Penais: Artigo 67 inumar ou exumar cadver, com infrao das disposies legais:

Pena priso simples, de um ms a um ano, ou multa de duzentos cruzeiros a dois mil cruzeiros.

MEDICINA LEGAL
Requisito indispensvel feitura da percia de exumao e necropsia, por se tratar de ato mdico-legal de alta relevncia a solicitao policial ou judiciria para tanto.

Realiza-se o trabalho independentemente da poca de inumao. Quanto menor o tempo de inumao, mais numerosos e exatos sero os subsdios que se colhero, para melhores esclarecimentos autoridade solicitante.

MEDICINA LEGAL
Para orientar o procedimento, recomenda-se a observncia das seguintes normas administrativas:
1 interao entre Delegado de Polcia e Perito Mdico-legal para evitar a diligncia intil ou no esclarecedora; 2 dia e hora predeterminados, bem como informar o responsvel pelo cemitrio, o pessoal auxiliar na localizao do tmulo e designado para a abertura do tmulo; 3 o mdico-legista e o auxiliar de necropsia, levar instrumental cirrgico adequado, luvas, frascos, esparadrapo, blocos de papel e canetas, etc;

MEDICINA LEGAL
4 a abertura do tmulo far-se- aps a chegada do Perito mdico-legal e seus auxiliares;

5 a autoridade solicitante acompanhar a realizao da percia, ou mandar um representante para assistir ao ato; 6 exumao segue-se, de imediato, o estudo necroscpico, isto , a abertura das trs cavidades (crnio, trax e abdome), e se necessrio o exame da coluna vertebral e dos membros superiores e inferiores;

MEDICINA LEGAL
Para orientar o procedimento, recomenda-se a observncia das seguintes normas tcnicas, com vistas elaborao do auto:
1 anotao dos dados fornecidos pelo administrador do cemitrio, como sejam nmero do livro, do registro, e tambm a rua, quadra e nmero do tmulo, descrio do tipo e outras caractersticas do atade; 2 registro da posio em que o cadver foi encontrado, vestes, estado de transformao ou conservao do cadver, consignao da estatura, raa e sexo do cadver; 3 colheita de impresses digitais, se possvel, estudo dos arcos dentrios, quando necessrio, exame macroscpico externo e interno do cadver, coleta de fotografias, elaborao de diagramas e desenhos, sempre que praticveis, retirada de corpos estranhos (ex. projtil de arma de fogo), assim como fragmentos de vsceras, lquidos, etc., para exames complementares;

MEDICINA LEGAL
DEPOIMENTO ORAL DOS PERITOS : Consiste na declarao tomada ou no a termo da audincia de instruo e julgamento sobre fatos obscuros ou incongruentes, solicitado pelo juiz.

MEDICINA LEGAL Atestado Mdico

MEDICINA LEGAL Atestado de bito

MEDICINA LEGAL Atestado de bito

MEDICINA LEGAL
Declarao de bito, chamada por alguns de Atestado de bito, conforme Lei Federal 6.015 - Dos Registros Pblicos - de 31 de dezembro de 1973, corrigida pela Lei 6.216/75, ir ao artigo 77 e seguintes.

MEDICINA LEGAL
Tambm frequente que se chame, erroneamente, atestado de bito certido de bito. Contudo, declarao de bito e certido de bito so coisas diferentes. A certido de bito um documento emitido por um cartrio de Registro Civil a partir de um assento lavrado em um livro de registro sem o qual no ocorre o sepultamento. Uma certido de bito pode ser emitida a qualquer tempo e indefinidas vezes, enquanto um atestado de bito um documento nico, no sujeito lavratura de registro e, portanto, no reproduzvel.

Potrebbero piacerti anche