Sei sulla pagina 1di 5

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Direito Departamento de Direito Privado

DIREITO IMOBILIRIO E REGISTROS PBLICOS (2002.1) Prof.: Rafael Souza APOSTILA 05 REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS Disposies gerais. Escriturao e ordem do servio. Penalidades.
(Arts. 29 a 49 da LRP Resumo dos Comentrios de Walter Ceneviva, com adaptaes e enxertos)

DISPOSIES GERAIS Art. 29. O sistema adotado por este artigo no foi feliz. Criou 4 tipos de inseres no registro civil de pessoas naturais, em vez de uniformiz-los. So eles: a) registro; b) averbao; c) anotao; d) inscrio. A palavra inscrio usada com sentido de registro em diversos passos, como, por exemplo, no art. 50, 3. O defeito tambm ocorre no registro imobilirio: o art. 168 uniformizou o uso de registro, mas logo a seguir a lei usa, indiscriminadamente, o vocbulo inscrio. As anotaes esto omitidas no art. 29, embora sejam objeto dos arts. 106 a 108. O legislador tambm foi descuidado ao enquadrar heterogeneamente sentenas judiciais, que so submetidas a registro, em caso de declarao de ausncia ou deferimento da antiga legitimao adotiva (adoo no ECA), mas destinadas apenas a averbao se decidirem sobre nulidade ou anulao de casamento, separao judicial e restabelecimento da sociedade conjugal, filhos concebidos na constncia do casamento. A declarao da filiao legtima ou ilegtima vedada pela Constituio. A enumerao prevista no caput taxativa (numerus clausus) 1o A enumerao exemplificativa (numerus apertus), uma vez que h outros atos da vida civil que podem ser objeto de averbao, conforme os arts. 97 e seguintes da LRP. 2o Sua melhor colocao seria posteriormente ao art. 32, cujo 4o cuidou da matria. Art. 30. At mesmo para aqueles que no sejam reconhecidamente pobres no sero cobrados emolumentos pelo registro civil de nascimento e pelo assento de bito, bem como pela primeira certido respectiva. Esse dispositivo teve sua redao determinada pela Lei 9.534/97, que acrescentou o inciso VI ao art. 1o da Lei 9.265/96, que dispe sobre a gratuidade dos atos necessrios ao exerccio da cidadania. Portanto, essa gratuidade no possui relao com a Lei 1.060/50 (Lei de Assistncia Judiciria)

1o Os reconhecidamente pobres esto isentos tambm de multas pelo registro tardio de nascimento. Os no-pobres estaro isentos dessas multas quando o registro for necessrio para obter a Carteira de Trabalho e Previdncia Social - CTPS. 3o-A Os arts. 32 e 33 da Lei 8.935/94 tratam das infraes disciplinares. 3o-B O art. 39 da Lei 8.935/94 dispe sobre a extino da delegao. Art. 31. O dispositivo, adotando frmulas histricas e ultrapassadas, no mencionou as aeronaves, nem mesmo fez meno expressa s outras armas nacionais: Marinha e Aeronutica. O Cdigo Brasileiro de Aeronutica, por exemplo, dispe em seu art. 173 que o nascimento e o bito ocorridos durante a viagem sero lanados, pelo comandante do avio, no dirio de bordo, do qual far extrair cpia, ao chegar ao destino, para o encaminhamento de que cuida o art. 64 combinado com o dispositivo sob comento. Semelhante disposio existe para a Marinha. No exrcito h um livro prprio para registro de todos os fatos ocorridos em campanha. Art. 32. O assentamento tomado pelo prprio cnsul subordina-se legislao brasileira. O cnsul brasileiro tem funes de notrio e de oficial do registro civil com a mesma f pblica que a estes se atribui, quando no exerccio da funo (Conveno de Viena, em vigor no Brasil desde o Decreto 61.068/67). 2o A Constituio de 1988 derrogou o dispositivo. O registro em consulado brasileiro no mais confere a nacionalidade quando o pai e/ou a me no estejam a servio da Repblica Federativa do Brasil. Vindo a residir no Brasil, a qualquer tempo, o filho de brasileiro ou brasileira nascido no estrangeiro e que no estejam a servio da Repblica, poder requerer, no juzo de seu domiclio, se registre, no livro E do 1 o Ofcio do Registro Civil, o termo de nascimento. 3o Conforme a CF/88 e o comentrio anterior, o dispositivo foi derrogado no tocante ao prazo de 4 anos, depois de atingida a maioridade. ESCRITURAO E ORDEM DO SERVIO Pargrafo nico do Art. 33. A expresso comarcas de grande movimento no tem definio legal. Penso que podem haver dois referenciais, quais sejam: a) o referencial eleitoral comarca de grande movimento seria aquela onde as eleies podem ser realizadas em 2 turnos (com populao superior a 200.000 habitantes); b) o referencial de poltica urbana comarca de grande movimento seria aquela onde imposto a elaborao de um plano diretor (com populao acima de 20.000 habitantes). A regulamentao do desdobramento do livro E depende da cuidadosa avaliao do delegado. Quando o serventurio entenda que o desdobramento facilitar a execuo dos servios, pelo grande volume deles, deve adot-lo, independentemente de autorizao judicial. Pode, entretanto, a Corregedoria-Geral de Justia, em cada Estado, elaborar parmetros para essa definio.

Art. 35. A ordem cronolgica das declaraes corresponde, rigorosamente, dos assentos. O dispositivo tambm indica como sero feitas as ressalvas, emendas e entrelinhas descobertas ainda durante a escriturao. Estas devero ser feitas antes da subscrio e das assinaturas. Em qualquer hiptese no haver rasuras ou eliminao, por processo qumico (liquid paper), de textos j lanados. A finalidade da disposio a de garantir o assento contra qualquer espcie de alterao irregular. Art. 36. Notas so lanamentos de responsabilidade do Oficial, alheias interveno dos interessados. O artigo deveria referir anotaes, pois nesse sentido a sistemtica da lei (arts. 106 a 108 da LRP) Averbaes so lanamentos margem de registros existentes, destinadas a os modificar ou esclarecer, feitas a pedido da parte, por determinao judicial ou, excepcionalmente, de ofcio. Retificaes so alteraes destinadas a corrigir assentamentos. A emenda praticada pelo Oficial, durante o assentamento. A retificao depende de ordem do juiz e posterior ao assentamento. Art. 37. A palavra partes no deve ser entendida no sentido processual, mas sim como interessados. A parte final do dispositivo permite interpretao contrario sensu. Logo, os interessados, em alguns casos, podero utilizar-se da procurao por instrumento particular. (ex.: o registro de nascimento poder ser feito por instrumento particular com poderes especficos). Obs.: Para casar a procurao dever ser por instrumento pblico, face a natureza solenssima do ato. 2o O dispositivo revela exceo ao princpio da gratuidade genrica prevista no art. 30 da LRP. Considerando que o 1o do art. 30 mencionou apenas certides, a lei no deixou clara a questo do pagamento das custas pelo arquivamento da procurao pelos declaradamente pobres. Alguns juzes tm garantido a iseno. Art. 38. Com relao a palavra partes, vale o comentrio anterior. Omitida a meno de leitura, no ocorre nulidade. O ato poder ser ratificado. Haver nulidade se, alm da no referncia a leitura, surgirem outros defeitos que invalidem o assento. prudente que o Oficial solicite aos comparecentes ao ato, quando for o caso, o lanamento do nome por extenso junto a respectiva assinatura. A leitura em voz alta precede a assinatura para proporcionar retificao eventualmente necessria, a ser feita na forma do artigo seguinte. Art. 39. A primeira parte do dispositivo repete a disposio do art. 35. J a parte final indica como sero feitas as ressalvas e emendas descobertas aps a escriturao: antes de outro assento, devendo ser por todos assinada. O advrbio novamente est mal empregado. A ressalva ato posterior ao assentamento ou mesmo assinatura; no firmada de novo, mas pela primeira vez. Deve-se entender do texto que nenhuma ressalva ser vlida sem lhe seguir assinatura do Oficial, partes e mesmas testemunhas que firmaram ou acompanharam a declarao constante do termo.

Art. 40. O dispositivo indica os momentos em que o registro pode ser retificado: durante o ato - durante ou depois da escriturao -, pelo prprio oficial e aps o ato, por determinao judicial. Art. 41. H uma crtica ao termo inexistentes. O Cdigo Civil configura apenas ato jurdico nulo e anulvel. A teoria do ato jurdico inexistente s foi adotada pelo nosso Direito Civil no tocante ao casamento. A sano atribuda s ressalvas e emendas posteriores feitas em desacordo com os arts. 39 e 40 no alcana todo o registro. Somente as ressalvas e emendas so atingidas pela mcula. Art. 42. Aqui cabe diferenciar testemunha do ato de testemunha do assento. H testemunho de lanamento do assento e testemunho destinado a comprovar correspondncia entre este e o evento que assistiu ou de que participou. No nascimento, por exemplo, a prova testemunhal no do fato biolgico do parto, mas de que algum compareceu perante o registrador e o afirmou. No casamento, porm , a testemunha de todo o ato solene, das presenas, das declaraes. A interpretao compatvel com o texto a de que, feito um assento, as pessoas que o podem assinar, na qualidade de testemunhas, dele ou do ato ao qual se refira, so as admitidas pela lei civil. No podem, portanto, testemunhar por vedao expressa os loucos de todo o gnero, cegos e surdos, quando a cincia do fato que se quer provar dependa dos sentidos que lhes faltam, os menores de 16 anos e o cnjuge. A palavra registrando deve ser entendida de forma ampla, no se referindo apenas pessoa cujo nascimento ou bito assentado, mas tambm ao casamento. Art. 43. Dispe o art. 226, 1o, da Constituio Federal, que o casamento ser civil e gratuita a sua celebrao. A gratuidade geral restringe-se celebrao; no se estende publicao dos atos necessrios com ele relacionados, quando cobrada pelo rgo que a realize. A gratuidade compatvel com o imperativo constitucional de que a lei facilite a converso, em casamento, da unio estvel, mesmo lhe dando reconhecimento e garantindo a proteo do Estado. Todavia, a lei distingue a habilitao da celebrao, que no se confundem quanto sua natureza e finalidade. Tambm uma exceo a regra geral de gratuidade s pessoas comprovadamente pobres. Contudo, alguns juzes tm concedido tambm essa iseno. Art. 44. Residindo os nubentes em circunscries diversas, em ambas haver publicao do edital de proclamas. Compete ao Oficial em cuja serventia for celebrado o casamento enviar o edital ao Oficial do cartrio da residncia do outro nubente, para que sejam adotadas as providncias cabveis. Nesse sentido entende-se a expresso oficial processante. Art. 45. disposio mal colocada, pois no referente a escriturao e ordem do servio. Melhor estaria no Captulo IV do Ttulo II, pertinente aos nascimentos ou junto ao art. 19. A primeira parte do dispositivo encontra-se derrogado face ao comando inserto no art. 226, 7o e art. 6o, 1o, da Lei 8.560/92.

Art. 46. O artigo est topograficamente mal situado. A patologia precede a normalidade do registro. Regula-se ofensa aos prazos antes de os enunciar (art. 50 da LRP). Onde se l residncia do interessado deveria estar escrito domiclio do interessado. 1o Ser dispensado do despacho judicial, mas no da multa. 3o Na justificao dever o juiz apreciar com cuidado as circunstncias e peculiaridades do registro, de modo a no inviabilizar, mas sem lhe prejudicar os caractersticos de segurana e certeza. Esse deve ser o entendimento a ser empregado na exegese do vocbulo somente. 4o Excepciona-se a regra geral que o registro no lugar em que tiver ocorrido o parto. Justifica-se a exceo, para registro retardado, de modo a possibilitar sua realizao, que seria mais difcil se o interessado tivesse de o promover no lugar do nascimento. O comentrio feito no caput deste artigo com relao a palavra residncia tambm vlido para essa passagem. 5o O pagamento da multa no o isenta de penas disciplinares. 1o do Art. 47. A priso correicional prevista neste dispositivo, embora tivesse rara aplicao prtica, no foi recepcionada pela Constituio Federal. 2o No h regulamentao especfica para os bancos, que devem funcionar como encarregados da transferncia dos correspondentes emolumentos, mencionados no fim do pargrafo. A gratuidade, garantida para o registro de nascimento, o assento de bito e a primeira certido respectiva, no se estende ao prvio pagamento de despesas de porte de correio ou banco. Art. 48. O dispositivo transcende o captulo no qual est inserido. Trata-se de norma vlida para todos os servios notariais e de registro, submetidos a fiscalizao pelo Poder Judicirio, sendo essa a tica sob a qual apreciado neste comentrio. Os juzes so os de direito, exercentes da funo de corregedor, o que no exclui a atuao do desembargador Corregedor-Geral da Justia. Art. 49. A Fundao IBGE encarregada, entre outras funes, de sumular, compor e analisar todas as estatsticas referentes morfologia e fisiologia nacional. O conhecimento estatstico das variaes populacionais com a tabulao permanente de nascimentos e mortes importante, na medida em que informa, entre outras, a orientao da poltica administrativa da nao. O mesmo se pode afirmar quanto ao casamento. O dever de comunicar bitos ao INSS est includo no rol das obrigaes do delegado do registro civil das pessoas naturais. At o dia 10 de cada ms, deve informar autoridade previdenciria competente todo bito registrado no ms imediatamente anterior ou que no houve registro, no mesmo perodo. A multa pelo descumprimentro do preceito de 10.000 UFIRs. (Lei 9.476/97), o que equivale a aproximadamente R$ 10.000,00.

Potrebbero piacerti anche