Sei sulla pagina 1di 4

PORTUGUS, 12 A NO Prof.

Antnio A lves

Avaliao Formativa Fernando Pessoa ortnimo

VERSO 1

GRUPO I A
Leia atentamente o poema seguinte.

MAR, MANH

Suavemente grande avana Cheia de sol a onda do mar; Pausadamente se balana, E desce como a descansar.
15

Unido e vasto e interminvel No so sossego azul do sol, Arfa com um mover -se estvel O oceano brio de arrebol2 .

To lenta e longa que parece De uma criana de Tit O glauco1 seio que adormece, Arfando brisa da manh.
20

E a minha sensao nula, Quer de prazer, quer de pesar... bria3 de alheia a mim ondula Na onda lcida do mar.
Fernando Pessoa, Cancioneiro _
1 2 3

Parece ser um ente apenas


10

Este correr da onda do mar, Como uma cobra que em serenas Dobras se alongue a colear.

Glauco verde-mar arrebol luz do amanhecer bria embriagada

Responda, de forma completa e contextualizada, s questes abaixo apresentadas. 1. Descreva as impresses causadas pelo movimento do mar. 2. Justifique a constituio do ttulo, servindo-se de elementos textuais. 3. Caracterize o estado de esprito do sujeito potico. 4. Faa o levantamento de trs recursos estilsticos e comente a sua expressividade.

Publicado em http://port.12ano.blogspot.com por Antnio Alves

B
A propsito da metamorfose da dor (dor real / dor imaginria), presente em Autopsicografia, Jos Gil afirma:

S a arte permite aprender a sentir, sentir melhor, sabendo o que se sente e sentindo mais intensamente. Neste sentido, a arte prolonga a vida. Mas, se considerarmos a maneira como a arte transforma as sensaes, como as torna abstratas, como a conscincia abstrata da sensao se torna por sua vez sensvel, graas linguagem potica,
5

suscitando o mesmo tipo de emoes que a vida, mas mais requintadas, mais intensas poderemos ento dizer que a arte entra em rutura com a vida; poderemos dizer que o poeta um simulador.
Fernando Pessoa ou a Metafsica das Sensaes, Relgio dgua, Lisboa, s.d.

Comente o juzo crtico apresentado, num texto de 80 a 130 palavras, convocando os conhecimentos adquiridos sobre o assunto em questo. No se esquea que um texto: deve ter introduo, desenvolvimento e concluso; deve ser claro e articulado nas suas diferentes partes; deve evitar repeties desnecessrias.

GRUPO II

() A criao literria , para Fernando Pessoa, uma das faces do mistrio inicitico. Mistrio que se encontra subjacente na Mensagem, bem como todo o jogo da heteronmia, no dilogo profundo entre os vrios poetas: Caeiro que responde a Search e a Pessoa ele mesmo, recusando o mistrio que a eles permanentemente intriga (); e Campos respondendo a Caeiro que um
5

oramento to natural como uma rvore () ou a Pessoa que este o momento da Nova Revelao metlica e dinmica de Deus!. Trata-se para ele de dar corpo a vrios corpos, a partir de um corpo s, de dar voz a vrias vozes, a partir de uma s voz. A iniciao, nica e sempre a mesma, que encontramos tanto no pensamento filosfico como na atividade literria, a do desdobramento que na criao se verifica

10

desde o primeiro ser, o Ado primordial de gnsticos, Kabalistas, alquimistas todos os que se dizem herdeiros de uma tradio hermtica. Desdobramento, multiplicao, que s depois de assumidos e esgotados permitem a unidade.

Publicado em http://port.12ano.blogspot.com por Antnio Alves

O poeta, adepto por excelncia, tem o desejo (ora mais ora menos reprimido) desse primeiro
15

tempo de androginia perfeita. Mas s quando esgotar o mundo do possvel pode sonhar recuper -lo. ()
Ivette K. Centeno, Fernando Pessoa: magia e fantasia , Edies ASA, p. 63, Porto, 2004

1. Selecione, em cada um dos itens de 1.1. a 1.7., a nica opo que permite obter uma afirmao adequada ao sentido do texto. 1.1. Na criao literria de Fernando Pessoa A) no existe qualquer mistrio inicitico. B) encerra-se uma das faces do mistrio inicitico. C) encontra-se a oposio entre o sonho e a infncia. D) os heternimos no mantm qualquer tipo de dilogo.

1.2. O fenmeno heteronmico consiste em A) recusar o mistrio que intriga os outros poetas. B) dar asas a personalidades latentes em Caeiro. C) atribuir corpo e voz a vrias personalidades. D) utilizar vrios nomes para designar a mesma pessoa.

1.3. A iniciao uma prtica associada A) ao pecado atribudo a Ado e Eva. B) criao heteronmica. C) ao pensamento filosfico. D) ao desdobramento do ser.

1.4. Em pode sonhar recuper-lo. (linha 14), lo remete para A) o desejo (linha 13). B) primeiro tempo (linhas 13-14). C) o mundo (linha 14) D) o mundo do possvel (linha 14).

1.5. Entre gnsticos, Kabalistas, alquimistas

(linha 10)

e todos os que se dizem herdeiros de uma tradio

hermtica. (linhas 10-11) estabelece -se uma relao semntica de A) holonmia-meronmia. B) meronmia-holonmia. C) hiponmia-hiperonmia. D) hiperonmia-hiponmia.

Publicado em http://port.12ano.blogspot.com por Antnio Alves

1.6. A forma verbal esgotar (linha 14) encontra -se no A) futuro do conjuntivo. B) infinitivo pessoal. C) infinitivo impessoal. D) presente do indicativo.

1.7. Na frase Mas s quando esgotar o mundo d o possvel pode sonhar recuper-lo. pode sonhar expressa a modalidade A) apreciativa. B) dentica com valor de permisso. C) epistmica com valor de certeza.

(linha 14),

o grupo verbal

D) epistmica com valor de probabilidade.

2. Responda de forma correta aos itens apresentados. 2.1. Indica a funo sinttica do segmento uma das faces do mistrio inicitico
(linha 1).

2.2. Classifique a orao que encontramos tanto no pensamento filosfico como na atividade literria (linhas 8-9). 2.3. Identifique a classe de palavras a que pertence os, presente em todos os que se dizem herdeiros de uma tradio hermtica. (linhas 10-11).

GRUPO III

As sensaes, de natureza fsica ou emotiva, do ao ser humano a possibilidade de apreender a realidade e de viver de acordo com as suas opes/escolhas. Apresente uma reflexo acerca da importncia das sensaes para o Homem, num texto de 200 a 300 palavras, servindo-se de dois argumentos e de, pelo menos, um exemplo significativo para cada desses argumentos.

Retirado de manual Com Textos 12, ASA

Publicado em http://port.12ano.blogspot.com por Antnio Alves

Potrebbero piacerti anche