Sei sulla pagina 1di 16

O espetculo Liberdade Liberdade (1965) e a resistncia cultural ao regime militar Mariana Rodrigues Rosell 1 RESUMO: O presente artigo se baseia

na hiptese de que h elementos na pea Liberdade Liberdade que permitem pens-la na chave do frentismo cultural, forma pelo qual o Partido Comunista optou na resistncia ao regime militar. Dessa forma, trabalhamos a partir da tese de que a resistncia civil ao regime militar brasileiro se deu em vrias frentes e de diversas formas. Identificamos alguns pontos na construo do texto e no conjunto da encenao que colaboram para pensar Liberdade Liberdade como uma precursora da resistncia cultural aliancista empreendida pelo PCB e por parte da ala liberal.
Palavras-chave: Teatro Brasileiro; Regime Militar; Resistncia Cultural; Grupo Opinio, Liberdade Liberdade;

Em 1965 foi encenada a primeira montagem de Liberdade Liberdade, produzida pelos dois grupos teatrais brasileiros mais representativos poca, Opinio e Teatro de Arena de So Paulo. Nesse momento, o Brasil, j sob o regime militar, assistia a um paulatino cerceamento da liberdade. Ainda que somente em 1968 as artes fossem fortemente atingidas pela Censura e o AI-5 trouxesse o fim das liberdades individuais, a discusso cujo tema principal era a liberdade j estava dada. Como se ver no decorrer deste texto, a pea em questo desempenhou papel fundamental no primeiro movimento de resistncia cultural ao regime. A pesquisa consistiu em analisar o conjunto da pea na inteno de observar elementos que pudessem mostrar sua insero num contexto aliancista de resistncia cultural ao regime militar, posto em prtica pelo Partido Comunista Brasileiro e por uma parte da ala liberal. Assim, o estudo sobre Liberdade Liberdade baseou-se na abordagem historiogrfica revisionista da resistncia aos governos militares para pensar essa pea como importante manifestao cultural do aliancismo que se estabeleceria algum tempo depois de sua estreia, ainda nos primeiros anos aps o golpe. Resistncia civil ao regime militar e o papel do Grupo Opinio Ao tratarmos da resistncia civil ao regime militar preciso que tenhamos em mente
Estudante do 9 semestre de graduao em Histria na Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo (Currculo Lattes disponvel em http://lattes.cnpq.br/8056929819718959). Desenvolveu a pesquisa de Iniciao Cientfica na rea de Histria Social (Histria Cultural/Histria Poltica), com nfase em Histria do Regime Militar Brasileiro, entre agosto de 2011 e agosto de 2012, sob a orientao do Professor Livre-Docente Marcos Napolitano (Currculo Lattes disponvel em http://lattes.cnpq.br/1250692781738939). A pesquisa foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq).
1

a necessidade de matizar a construo da memria hegemnica acerca dela. Construiu-se, ao longo dos anos, a ideia de que os opositores civis aos militares resistiram como um bloco uno e com os mesmos meios e fins. No entanto, isso precisa ser relativizado, visto que a resistncia foi, na verdade, bastante heterognea. Assim, possvel e necessrio que se pense a atuao da resistncia ao regime em chaves diversas. Trabalhando na chave da resistncia democrtica cultural, podemos identificar quatro grupos distintos: 1) comunistas, 2) liberais, 3) contracultura e 4) nova esquerda (NAPOLITANO, 2011). Cabe, para este trabalho, nos atermos aos dois primeiros segmentos, localizando Liberdade Liberdade na interseco de sua resistncia. O golpe de 1964 no se deu somente pela atuao das foras militares. Sabe-se que grande parte da sociedade civil no s o apoiou como tambm ajudou, das mais diversas formas, a sustentar o regime por ele implantado. Da grande parte da historiografia sobre o perodo ter passado a discutir recentemente o carter do golpe alguns tambm do prprio regime , considerando-o civil-militar. Um episdio bastante significativo nesse sentido a Marcha da famlia com Deus pela liberdade2, que no foi o nico, mas acabou por se tornar o mais conhecido evento organizado por civis em defesa de propsitos que os militares tambm defenderiam ao chegarem ao poder. Alm disso, parte da ala liberal, entenda-se aqui, os polticos, apoiara o golpe intencionando, na verdade, aproximar-se do governo quando os militares devolvessem o poder s mos dos civis, como foi o caso de Carlos Lacerda. A no concretizao desse projeto foi um dos elementos que levaram ao rompimento do pacto de apoio entre parte da ala liberal e os governantes militares. A imprensa, principal voz dessa ala, desempenhou papel crucial nos primeiros dias aps o golpe e nos primeiros anos do regime, apoiando os militares atravs da publicao de editoriais e notcias em favor deles. O processo que levou ao esquecimento desse apoio e construiu uma imagem da imprensa como grande vtima da censura e paladina da resistncia se deu por inmeros fatores relacionados constituio da memria hegemnica brasileira, que pauta os discursos no acadmicos e, algumas vezes, respaldada pela prpria historiografia. O que se intenta apontar aqui que muito do que se fala, sobretudo fora do ambiente acadmico, sobre o regime militar brasileiro baseia-se, principalmente, nas memrias dos coetneos do perodo e isso ocorre por inmeros motivos, entre eles, a
2

Apesar de o nome sugerir, no se trata de uma marcha especificamente, mas sim de um conjunto de manifestaes organizadas pelos setores civis (polticos, damas da alta sociedade, representantes da Igreja) na quinzena que antecedeu o golpe de 31 de maro de 1964.

dificuldade de acesso a documentos. No cabe, no entanto, tratar disso mais detidamente agora. O importante ressaltar que, diferentemente do que se costumou pensar, os liberais, principalmente na figura da imprensa e de polticos, foram apoiadores do golpe em nome do restabelecimento de uma ordem (dita) ameaada, e, em princpio, viam no regime militar institudo a melhor via para atingir seu fim, qual seja, a manuteno de uma ordem democrtica. Quanto esquerda, fundamental ter em mente que o desencadeamento do autoritarismo impulsionaria a fragmentao do Partido Comunista, gerando vrias dissidncias que passariam a propor (e a efetuar) a resistncia armada. Assim, paulatinamente, as divergncias na forma de enxergar a situao poltica e a discusso acerca de qual o melhor meio para se enfrentar o regime militar, bem como as diferentes propostas para o momento em que o governo ditatorial fosse deposto, fizeram com que a resistncia de esquerda se desse de forma heterognea, manifestando a heterogeneidade intrnseca mesmo ao prprio partido. Da surgirem tantas organizaes armadas, de certa forma, em oposio esquerda que permaneceu fiel ao PC, chamada tradicional, e defendeu as determinaes da Resoluo de Maio de 19653, que definiu a resistncia democrtica atravs do frentismo cultural como principal linha de atuao do partido. Em relao classe artstica, necessrio apontar que, em sua grande maioria, ela custou a crer que o regime imposto pelo golpe seria duradouro. Em virtude, sobretudo, da certa liberdade no exerccio das artes (at o AI-5), tal grupo que nunca foi homogneo demorou mais de um ano para perceber que os militares se pretendiam perpetuar no governo. Denis de Moraes, na biografia que escreveu sobre Vianinha, diz que:
A crena de que o autoritarismo teria limitado poder de vo era animada, em crculos da intelectualidade, pela constatao de que o setor menos golpeado pelo regime militar, at ali [incios de 1965], fora a cultura. (MORAES, 2000: 190)

A resoluo do Comit Central do PCB reiterava a definio do partido pela nova poltica (determinada em

1958), optando, portanto, pela prudncia, [...] reorganizao dos quadros, [...] acmulo de foras, [...] unidade das oposies, [...] luta poltica (ou seja, no armada) contra o regime. (NAPOLITANO, op. cit.: 30. Grifo nosso.). Ou seja, a partir dela, a fragmentao do PCB intensificou-se, determinando a implementao da luta armada pelos dissidentes, que discordavam dessas determinaes. Entre eles, lideranas histricas do partido, como Carlos Marighela e Joaquim Cmara Ferreira.

O Grupo Opinio fora formado por artistas de diversos segmentos advindos dos comits culturais do CPC Centro Popular de Cultura , que havia sido posto na ilegalidade pelos militares aps o golpe. Uma de suas figuras centrais foi o prprio Vianinha, que havia integrado tambm o Teatro de Arena de So Paulo e o Teatro Paulista do Estudante (TPE). A inteno do grupo era a de constituir um foco de resistncia pelo vis teatral. Nesse sentido, desempenhou papel crucial: Grupo carioca que centraliza, nos anos 1960, o teatro de protesto e de resistncia... (ENCICLOPDIA ITA CULTURAL DE TEATRO, 2010). J em 1964 estrearia seu primeiro espetculo, o famoso show Opinio, que, utilizando uma frmula parecida com a que seria empregada no ano seguinte em Liberdade Liberdade (simplificando, texto mesclado a canes), ficaria conhecido como a primeira manifestao de resistncia cultural ao regime militar. O ano de 1965 um marco na aliana que se deu entre liberais e membros da esquerda tradicional na luta contra o regime militar. Em 27 de outubro desse ano foi editado o Ato Institucional N2 (AI-2) que, entre outras mudanas, extinguia o pluripartidarismo vigente, instituindo o bipartidarismo autoritrio entre situao e oposio que permaneceria at 1979. Este ato foi a gota dgua para que os liberais percebessem que o golpe e, posteriormente, o regime que apoiaram no eram de carter temporrio e muito menos democrtico. Em sua tese de livre-docncia, Marcos Napolitano aponta que
as iluses oportunistas [dos liberais] logo se perderiam com o Ato Institucional n.2 [...] os militares avisavam [com ele] as lideranas civis sequiosas para chegar ao Palcio do Planalto que eles tinham vindo para ficar. A interveno moderadora e a ditadura saneadora, solicitada e autorizada pela direita civil de um sistema poltico em frangalhos, se afirmava com um projeto estratgico e de longo prazo, buscando meios para institucionalizar-se e permanecer no poder. (NAPOLITANO, op.cit.: 28)

Se o AI-2 ajudaria a intensificar as divergncias internas acerca de qual a melhor forma de agir na luta contra a ditadura, em maio de 1965, a resoluo da primeira reunio do Comit Central do Partido Comunista aps o golpe de 1964, j daria a orientao aliancista que o partido seguiria dali para frente. Assim, a despeito de todas as divergncias existentes entre eles, a conjuntura poltica a partir de 1965 permitiu (e favoreceu) a aliana entre os comunistas que se mantiveram fieis orientao do partido e parte dos liberais. Nesse contexto, o Grupo Opinio se uniria ao Teatro de Arena de So Paulo para produzir Liberdade

Liberdade, que se tornaria, nesses primeiros anos, a grande manifestao da resistncia aliancista. Uma figura muito importante para essa aliana e para a resistncia cultural democrtica o intelectual. Ainda em sua tese, Napolitano desenvolve esse apontamento:
Procuramos articular duas definies acerca do intelectual: uma ampla e sociocultural (criadores e mediadores culturais) e outra mais estrita, fundada na noo de engajamento. As duas noes se articulam, pois o reconhecimento pblico ou institucional das capacidades e expertises intelectuais (e artsticas) autoriza uma interveno pblica nas questes polticas, sobretudo em pocas marcadas pelo autoritarismo e pela violncia poltica. Neste sentido, a tradio liberal (o intelectual como inteligncia reflexiva e arauto da liberdade individual) e a tradio socialista (o intelectual como arauto da liberdade pblica e crtico do sistema) podem se entrecruzar em determinadas circunstncias histricas. (Idem, ibidem: 9 e 10)

Ou seja, o intelectual foi a figura chave dessa aliana, na medida em que, atravs dele, duas tradies polticas conseguiram articular-se e dialogar em nome da resistncia a um inimigo comum: o regime militar brasileiro. Em Liberdade Liberdade, Paulo Autran quem exerce esse papel central e ele estava ciente de seu papel, como nos mostra sua seguinte afirmao:
Se o pblico compreend-las [as palavras do texto], assimil-las, am-las, teremos lucrado ns, eles, e o Pas tambm. Se isso no acontecer a culpa ser principalmente minha, mas pelo menos guardarei dentro de mim a consoladora ideia de que tentei. (AUTRAN apud FERNANDES; RANGEL, 1997: 15. Grifo nosso.)

Nota-se que Paulo Autran compreende que grande parte da responsabilidade de comunicar ao pblico o alerta da pea cabia a ele. Como se ver mais adiante, a escolha de Autran se deu j pensando no potencial do ator nesse sentido. O espetculo Liberdade Liberdade: impacto na estreia e longevidade da discusso Liberdade Liberdade estreou, no por acaso, em 21 de abril de 1965, no Teatro do

Shopping Center de Copacabana, Rio de Janeiro, com texto de Millor Fernandes e Flvio Rangel (este tambm na direo). Com Paulo Autran, Oduvaldo Vianna Filho, Tereza Rachel e Nara Leo no elenco, a pea permaneceu em cartaz por cerca de dois meses e meio. Ao estrear no feriado de Tiradentes, evocava essa figura marginalizada pelo Imprio e exaltada pela Repblica como mrtir da luta pela liberdade. Desta forma, a discusso acerca do tema central do espetculo, se iniciava j na data escolhida para a estreia. Esta temtica seria retomada durante a pea, com a execuo de um sambaenredo que trata de Tiradentes e trecho do Romanceiro da Inconfidncia, de Ceclia Meirelles, narrando sua sentena. A importncia de Liberdade Liberdade na trajetria da resistncia cultural ao regime militar instalado com o golpe em 1964 destacada tanto no contato com as fontes primrias quanto na bibliografia especializada. As fontes do conta de que Liberdade Liberdade foi marco importante para o teatro brasileiro, sendo considerada a primeira pea do teatro de protesto. Yan Michalski, importante crtico de teatro e, poca, responsvel pela coluna de Teatro do Jornal do Brasil, publicou texto em 27 de abril de 1965, cuja nfase inicial se dava na crtica aos responsveis pelo Grupo Opinio por no terem se preocupado em limitar a entrada do pblico lotao mxima da arena, que acabou, no dia da estreia, com uma superlotao prejudicial ao pleno desenvolvimento da apresentao. O texto publicado no peridico The New York Times, em 25 de abril de 1965, caminha no mesmo sentido, dizendo que o mais ambicioso dos espetculos de protesto, transformou-se imediatamente num sucesso de pblico. (ONIS, 1965. Traduo nossa.) Nele tambm se corrobora a informao de superlotao dada por Michalski; A audincia de trezentas pessoas, que tinha pago o equivalente a um dlar e vinte e cinco centavos por pessoa para se sentar amontoada [...] (Idem.) Pelo processo de censura do texto, possvel notar, pelo menos, de 15 a 18 solicitaes de liberao de montagem entre 1967-1969 e 1979-19854. Ou seja, alm da montagem do Grupo Opinio que passou por diversas cidades do pas, ultrapassando os limites do eixo cultural Rio-So Paulo5, o texto de Rangel e Fernandes despertou interesse em grupos das mais diferentes cidades, amadores ou profissionais. Sendo quase todas as solicitaes atendidas pelo Servio de Censura de Diverses Pblicas (SCDP), ainda que possa ter sido limitada por cortes e restries etrias, entende-se que, de uma forma ou de outra, a discusso proposta por Liberdade Liberdade difundiu-se Brasil afora.
4 5

O nmero aproximado em virtude da incompletude na documentao. A montagem do Grupo Opinio que excursionou pelo pas no contou com todo o elenco original. Ao que se pode observar, apenas Paulo Autran participou de encenaes fora do Rio de Janeiro.

Sem dvida que o fato de ter sido produzida por dois dos grupos teatrais mais importantes do Brasil naquele momento colaborou para o sucesso que a pea obteve. Esse momento nico do qual Liberdade Liberdade faz parte d sentido discusso proposta pelos autores e introduzida pelos atores que, do palco, pretendiam difundir o debate acerca desse tema. O texto era composto por uma seleo de excertos que abrangia um longo perodo, entre os sculos VI a.C. e XX d.C, mostrando como a questo da liberdade est posta nos mais diferentes contextos histricos, independente do regime poltico ou tipo de governo que se viva, do espao onde esteja ou o grupo social do qual faa parte. Isso colabora para a compreenso de Liberdade Liberdade para alm do momento de sua elaborao, reforando uma ideia que contraria as proposies dos autores como se ver um pouco adiante no texto. Essa colagem foi constituda por excertos retirados de poemas, livros, discursos, peas de teatro, etc. abrangendo espaos tambm diversos e esparsos: Grcia, Alemanha, Frana, Inglaterra, Espanha, EUA, alm do Brasil, claro, e at da Unio Sovitica, os quais foram acrescentados de trechos escritos por Millr Fernandes especialmente para a pea. Outro importante elemento no conjunto do espetculo era a cano popular. A relao do texto com o repertrio da pea mostrou-se bastante intrnseca. Luiz Giani, em sua dissertao de mestrado, diz que todas as canes do repertrio compem, de forma sincrnica e entrelaada com a narrao, a ideia principal do espetculo. As canes escolhidas funcionaram como uma espcie de linha, costurando os assuntos a serem discutidos pela pea. A relao to fundamental que se chegou a discutir na crtica da poca acerca da natureza de Liberdade Liberdade; se esta se tratava de fato de uma pea teatral, de um show ou de um musical. Fausto Wolff, cido crtico do peridico Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro, chega a escrever em sua coluna dos dias 24 e 25 de abril de 1965: Difcil fazer uma crtica de teatro quando o que se assiste no teatro. Esta a minha situao diante de Liberdade Liberdade... fato que as canes desempenharam papel fundamental na produo do significado de Liberdade Liberdade, mas sua estrutura dramatrgica a coloca para alm de um simples show. Depoimentos dos envolvidos na pea poca sustentam que ela era produto desse contexto, tendo como principal objetivo alertar o pblico da situao que se vivia no pas. Na edio do texto em livro, lanada j em 1965 pela Editora Civilizao Brasileira, foram publicados pequenos comentrios dos dois autores, nos quais se pode ler:
Tentamos fazer um espetculo que servisse hora presente, dominada, no

Brasil, por uma mentalidade que, sejam quais sejam as suas qualidades ou boas intenes, nitidamente borococh. (FERNANDES apud FERNANDES;RANGEL, op.cit.: 11. Grifo nosso.) evidente que existe um motivo principal para este espetculo no momento em que vive o nosso Pas. Liberdade Liberdade pretende reclamar, denunciar, protestar mas sobretudo alertar. (RANGEL apud idem: 13. Grifo nosso.)

A insistncia por parte dos autores na ideia de que Liberdade Liberdade seria uma pea datada foi grande, como se pode observar acima. No entanto, sua encenao se prolongou no s durante o regime militar, mas tambm ao longo das dcadas seguintes, como se nota pela observao do processo de censura e pelas remontagens recentes 6 e, alm disso, a forma como foi elaborada acabou por torn-la atemporal, adequada aos mais diversos contextos. Liberdade Liberdade e seu papel na resistncia cultural democrtica Sobre Liberdade Liberdade, ao fazer um balano de seu conjunto, nota-se que seu discurso aliancista. Quando pensamos que as primeiras vozes da resistncia, sobretudo cultural, provm da ala liberal, no de se estranhar que assim o seja. Se observarmos bem, os artistas e intelectuais envolvidos com a primeira montagem so, em maioria, liberais. Afora Oduvaldo Vianna Filho, que era ligado ao Partido Comunista, os demais envolvidos no tinham uma orientao poltica de esquerda. Millr Fernandes, Tereza Rachel e Paulo Autran vinham de uma trajetria intelectual moderada, ainda que a posio do primeiro quase sempre tenha sido crtica. No mesmo sentido, Flvio Rangel vinha de uma trajetria artstica ligada ao Teatro Brasileiro de Comdia (TBC) e se engajaria na esquerda chegando a ser preso no episdio conhecido como Os oito do Glria7 somente aps trabalhar com Liberdade
Em 2005, aps quarenta anos de sua primeira encenao, Liberdade Liberdade foi o texto escolhido para estrear o projeto Teatro nas Universidades, relembrando, coincidentemente ou no, um dos espaos em que mais teve sucesso durante o regime militar. 7 Esse episdio consiste na priso de oito intelectuais e artistas por realizarem um protesto no Rio de Janeiro em 18 de novembro de 1965, durante a abertura da II Conferncia Extraordinria Interamericana da OEA (Organizao dos Estados Americanos). A motivao do protesto foi o fato de o regulamento da OEA no permitir a realizao dessas atividades em pases no democrticos. Como a conferncia j estava marcada quando do golpe de 1964, o esforo de Castello Branco se deu no sentido de tentar legitimar o regime em carter democrtico. Oito intelectuais e artistas foram presos por aproveitarem esse espao para denunciar que se vivia no Brasil um regime ditatorial: Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Mrio Carneiro (cineastas); Antnio Callado, Carlos Heitor Cony e Mrcio Moreira Alves (jornalistas e escritores); Thiago Mello (poeta) e Flvio Rangel.
6

Liberdade. Paulo Autran era um artista que, no estando formalmente ligado ao partido, podia transmitir a mensagem deste no espao pblico sem o grande risco de perseguio que recaa sobre cartas marcadas para o governo, como Vianinha e, um pouco depois, Nara Leo e Flvio Rangel. Alm do mais, assim como Tereza Rachel (ainda que no caso dela essa questo tenha menor relevncia), Autran era um ator conhecido e j consagrado, bem visto pela sociedade, sendo tambm esse fato um elemento positivo e agregador ao bom desempenho de pblico do espetculo. Vianinha diria:
Flvio sugeriu que se convidasse Paulo Autran para o elenco, o que vinha ao encontro de um dos objetivos centrais do grupo atrair outros segmentos teatrais para engrossarem a luta antiditatorial. Por seu talento e respeitabilidade artstica, Autran reforaria a unidade geral do pensamento democrtico, o mesmo se verificando com as presenas de Tereza Rachel e Nara Leo. (SIQUEIRA, 1995: 192)

Tempos depois, em 2002, o prprio Paulo Autran reafirmaria, enfaticamente, sua posio moderada. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ele afirma:
Quando eu fazia Liberdade Liberdade, houve um momento em que eu pensei: se eu quero agir lgica e racionalmente, o que eu devo fazer agora entrar para o Partido Comunista. Graas a Deus no entrei! Porque eu sou uma pessoa to pouco disciplinada que eu teria ficado muito infeliz, teria brigado muito e teria sado imediatamente do Partido Comunista. Nunca fui comunista! (AUTRAN, 2002)

Ele tambm afirmaria sobre Liberdade Liberdade, na mesma entrevista: Embora o espetculo no fosse comunista, absolutamente. Ou seja, alm de se mostrar categoricamente como no comunista, Autran reconhece que o espetculo em si tambm no o era, ainda que alguns participantes sobretudo Vianinha estivessem prximos de uma orientao esquerda. Ainda nessa entrevista, ele reforaria o que j havia dito em entrevistas anteriores acerca de sua posio poltica e da importncia que Liberdade Liberdade teve para despertarlhe a conscincia poltica:
At ento [encenar Liberdade Liberdade], eu acreditava que eu era apoltico,

ignorando que uma pessoa que diz: eu sou apoltica est tomando uma atitude poltica, no ? a atitude mais burra, a atitude da negao, a atitude do status quo. Ento, ser apoltico ter uma atitude muito poltica tambm e negativa.

Nara Leo, desde o show Opinio, paulatinamente deixava de ser tida como a musa da Bossa Nova para ser identificada como a cantora de protesto por excelncia. Tal tomada de postura poltica faria dela uma das cartas marcadas do regime e lhe renderia at uma ofensiva do governo, que ameaou prend-la e process-la. Ameaa que no se concretizou, em grande parte, em virtude do forte apelo de parte da classe artstica. Tudo isso, no entanto, no a associa necessariamente ao Partido Comunista. Da mesma forma, Oscar Castro Neves (diretor musical do espetculo), que ainda era um nome da Bossa Nova, participou de Liberdade Liberdade justamente numa viagem feita ao Brasil num intervalo de sua temporada nos Estados Unidos, que havia comeado em 1962, aps a apresentao no famoso concerto no Carnegie Hall 8. Pensando o texto da pea, o que vemos que seu discurso, de to aliancista, recebeu crticas de ambos os extremos, esquerda e direita, provocadas pela crtica Unio Sovitica e a ausncia de crtica a Cuba e China, respectivamente. Embora exprima crticas majoritariamente a regimes autoritrios de direita (nazismo, franquismo, fascismo italiano e regime militar brasileiro), recaem crticas ao comunismo sovitico e quele visto, falsamente, como o mais liberal de todos os regimes, os Estados Unidos. Esta crtica se materializa atravs de ironias acerca da Esttua da Liberdade, narrao do fuzilamento de um desertor do exrcito estadunidense da Segunda Guerra, lembrana da luta pelos direitos civis. Da mesma forma, o Terror da Revoluo Francesa faz-se presente atravs do episdio de julgamento de Danton e da apresentao da guilhotina aos franceses. Logo em seguida, no entanto, faz-se um contraponto crtica, por meio da exaltao da Declarao dos Direitos do Homem. Trata-se de um trecho de importncia crucial para a hiptese que aqui se tenta provar, j que essa declarao tem base liberal. O texto tambm menciona a Declarao de Independncia dos Estados Unidos e o famoso discurso de Abraham Lincoln durante a Guerra Civil Americana, ambos tambm de tom marcadamente liberal. J quase ao final da pea, Paulo Autran l a Declarao Universal dos Direitos do Homem, reforando ainda mais
Em 1962, a famosa sala de concertos Carnegie Hall, localizada em Nova Iorque, reuniu em um concerto os grandes nomes da Bossa Nova, que se tornava ento, muito conhecida nos Estados Unidos. Ainda que o concerto tenha ficado marcado por problemas tcnicos, como falhas no som, ele serviu como ponto de partida na carreira internacional que muitos dos msicos que nele se apresentaram desenvolveriam a partir de ento, como Tom Jobim e Joo Gilberto. Oscar Castro Neves participou do concerto e permanecera no exterior desde ento.
8

essa temtica de defesa dos direitos e das liberdades individuais. possvel notarmos, ento, que a pea, apesar de ser vista como representante autntica da resistncia cultural da esquerda (e, provavelmente, o seja em alguma medida) traz, intrinsecamente, forte marca liberal, ao passo que constroi um ambiente crtico no s aos autoritarismos como tambm ao liberalismo carente de liberdade dos Estados Unidos. O pice dessa crtica se d num trecho que rene crtica e ironia, as duas principais marcas da pea. Apesar de longa, a citao desse trecho exemplar:
Mas afinal, o que liberdade? Apesar de tudo o que j se disse e de tudo o que dissemos sobre a liberdade, muitos dos senhores ainda esto naturalmente convencidos que a liberdade no existe, que uma figura mitolgica criada pela pura imaginao do homem. Mas eu lhes garanto que a liberdade existe. No s existe, como feita de concreto e cobre e tem cem metros de altura. A liberdade foi doada aos americanos pelos franceses em 1866 porque naquela poca os franceses estavam cheios de liberdade e os americanos no tinham nenhuma. Recebendo a liberdade dos franceses, os americanos a colocaram na ilha de Bedloe, na entrada do porto de Nova York (sic). Esta a verdade indiscutvel. At agora a liberdade no penetrou no territrio americano. (FERNANDES; RANGEL, op. cit.: 51)

Um pouco antes no texto, os autores se aproveitaram de um problema tcnico do teatro para reforar o que suas declaraes acerca da pea diziam, incentivando o pblico a tomar uma posio, sem, no entanto, perder de vista a ironia. Em virtude do ranger das cadeiras, Millr Fernandes acrescentou de ltima hora uma observao ao texto da pea, a ser lida por Vianinha. Ela dizia:
E aqui, antes de continuar este espetculo, necessrio que faamos uma advertncia a todos e a cada um. Neste momento, achamos fundamental que cada um tome uma posio definida. Sem que cada um tome uma posio definida no possvel continuarmos. fundamental que cada um tome uma posio, seja para a esquerda, seja para a direita. Admitimos mesmo que alguns tomem uma posio neutra, fiquem de braos cruzados. Mas preciso que cada um, uma vez tomada sua posio, fique nela! Porque seno, companheiros, as cadeiras do teatro rangem muito e ningum ouve nada. (Idem, ibidem: 29. Grifo no original.)

Em um nico episdio, o texto narra o julgamento do poeta Joseph Bordsky que, sendo poeta, trabalhava como tal nas horas vagas do emprego numa fbrica e em 1964 foi condenado a 5 anos num campo de trabalhos forados por parasitismo social. O fato de a pea remeter a esse acontecimento gerou protestos e reclamaes por parte da alguns membros da esquerda. A gravao do udio da pea foi lanada em LP em 1966 e relanada em CD em 2002. A gravao, por limitao do prprio suporte, foi editada e uma boa parte do udio da encenao no consta; entre eles, o nico trecho de crtica esquerda. Os mais extremados, direita e esquerda, sentiam-se ambos incomodados com o discurso da pea, que trazia em si as marcas que balizariam a resistncia democrtica aliancista, cujo setor e agentes principais seriam a cultura e os intelectuais, respectivamente. Alguns relatos garimpados da bibliografia so exemplares dessas insatisfaes. interessante apresent-los a seguir. Na biografia de Vianinha narra-se um episdio ocorrido na crtica de O Globo:
Geraldo Queirz, de O Globo, acusou o roteiro de Flvio Rangel e Millor Fernandes de deixar entrever um aspecto propositalmente sectrio, que mostrar a liberdade de um lado, ignorando-se tudo aquilo que ela representa do outro. Segundo Queiroz, fala-se muito no perodo nazista ou na guerra civil espanhola, mas nada se diz da revoluo comunista de Cuba, do Muro de Berlim e de outras vezes em que a liberdade foi torpemente violada, retirando aquilo que o espetculo defende adiante, que so os direitos civis do homem. (MORAES, op.cit.: 196)

Aqui, o jornalista captou bem a contradio intrnseca a um projeto de base aliancista. Ao mesmo tempo em que defende os direitos civis e as liberdades individuais (reivindicaes liberais), e criticam-se regimes autoritrios de direita, os autores se abstm de criticar Cuba e China e de enfatizar a crtica s supresses liberdade na Unio Sovitica (prtica afeita de parte da esquerda). Uma considerao, porm, importante. No caso da referncia Guerra Civil Espanhola, coube crticas a ambos os lados como mostra o trecho a seguir:
Os fascistas exerceram o terror. [...] As greves eram punidas com sentena de morte. Mulheres de milicianos tinham os seios arrancados a faca. Prisioneiros eram banhados em petrleo e depois queimados. Mas tambm havia atrocidades do lado republicano. Freiras foram assassinadas por recusar propostas de casamento. [...] Vrios padres foram queimados. As

torturas no tinham fim. (FERNANDES; RANGEL, op. cit.: 74.)

Na biografia de Flvio Rangel, h exemplos tanto esquerda como direita:


a pea provocaria a ira dos reacionrios. Numa prvia da onda de violncia contra o teatro que se tornaria moda pouco depois, Liberdade Liberdade recebeu vrias ameaas. Uma delas quase se concretizou, sendo frustrada apenas pelo alerta em que j estava o grupo Opinio, que havia pedido a proteo policial. (SIQUEIRA, op.cit.: 160)

Nesse trecho, Jos Rubens Siqueira se refere ao extremo ataque que seria sofrido pela pea por parte dos insatisfeitos direita. Notcias da poca do conta de que o tumulto teria se iniciado aps a manifestao de um senhor chamado Giani Pareto, industrial e comerciante, que se manifestara contra a ausncia de crticas ao mundo comunista, referindo-se pea como uma farsa montada pelos comunistas para enganar a juventude.9 esquerda encontramos o seguinte exemplo:
A reao, no entanto, no veio apenas da direita. Um membro notrio do Partido Comunista protestou, na plateia, contra a incluso no espetculo do atentado liberdade sofrido pelo poeta Joseph Brodsky na Unio Sovitica, provocando at uma reunio do comit cultural do partido para resolver a questo. Flvio e todos os envolvidos recusaram terminantemente essa censura da esquerda... (Idem, ibidem: 161)

O que se nota aqui que mesmo por parte de uma ala da esquerda houve certo descontentamento com o resultado apresentado pelo Opinio, na medida em que a discusso da pea estava baseada j nos elementos constituintes do frentismo cultural determinado pelo PCB em 1958, e que seria reiterado em maio de 1965. Isso porque a opo pela aliana ampla, de classe e de orientao polticas, abrangendo tambm os liberais, acarretava na crtica a regimes de esquerda ao mesmo tempo em que acolhia para si a defesa de pautas historicamente embandeiradas pela ala liberal. As questes acima apresentadas dialogam com a corrente historiogrfica revisionista
A acusao de Giani Pareto aparece em reportagem intitulada Protesto contra a pea Liberdade Liberdade gerou tumulto no teatro. O recorte de jornal com a referida reportagem consta do Acervo Nara Leo sob cuidados da Fundao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. No me foi possvel encontrar as referncias precisas de data e veculo da reportagem.
9

do regime militar que, entre outras proposies, aponta as diversas frentes da resistncia civil. Apoiamo-nos na tese de resistncia aliancista empreendida por comunistas e liberais e conjugamo-la com a anlise de Liberdade Liberdade e a partir da pudemos perceber que, mesmo antes do AI-2 e da resoluo do Comit Central do Partido Comunista, as bases da aliana futura j estavam lanadas. Marcos Napolitano diz que
a viso ampla e ecumnica do intelectual anti-autoritrio como ator privilegiado da resistncia ao regime militar recm implantado, permitiu que comunistas e liberais se unissem na defesa das liberdades democrticas, antes mesmo do Partido oficializar sua linha frentista e civilista de resistncia, em maio de 1965. (NAPOLITANO, op. cit.: 49.)

Ou seja, tal aliana j estava, se no consolidada, pelos menos, claramente encaminhada. O destaque e a importncia de Liberdade Liberdade se do na medida em que o teatro foi o primeiro a se levantar contra os militares. Edlcio Mostao afirma que Dentre todos, o teatro foi o primeiro setor a se reorganizar e propiciar uma espcie de modelo para a arte de resistncia. (MOSTAO, 1982: 76). Os espetculos encenados nos primeiros anos do regime, como Opinio (1964), Liberdade Liberdade (1965), Arena conta Zumbi (1965) e Arena conta Tiradentes (1967)10, beneficiaram-se da relativa11 liberdade conferida s artes antes do Ato Institucional N5 e iniciaram a voz cultural resistente que se estenderia de ento at o final do regime militar. Napolitano diz ainda:
A rea teatral foi uma das mais aguerridas na fase da primeira resistncia cultural contra o regime, mobilizando atores, diretores e dramaturgos na luta contra a censura e pela liberdade de expresso. (Idem, ibidem: 62.)

Portanto, observamos que o importante papel de Liberdade Liberdade na resistncia ao regime se d no s por ser considerada a primeira pea do teatro de protesto e por ter se tornado o carro-chefe do protesto pelo pas afora (MOSTAO, op. cit.: 80), mas tambm pelo papel central que o teatro como um todo desempenhou na resistncia do frentismo
Os dois primeiros foram produzidos pelo Grupo Opinio e pelo Teatro de Arena. Os dois ltimos foram produzidos e encenados pelo Teatro de Arena de So Paulo. 11 A liberdade para as artes relativa, pois, ainda que somente aps o AI-5 a censura e a represso recrudescessem sua atuao sobre esta rea, durante os quase quatro anos que separam o golpe deste ato, em nenhum momento artistas atuaram livremente. O veto Liberdade Liberdade em todo o territrio nacional j em 1966 e a ameaa de agresses a atores que encenavam a pea em cidades do interior do pas, entre outros acontecimentos, so exemplos disso.
10

cultural contra o regime militar, a Censura e o cerceamento das liberdades. Napolitano ainda acrescenta que
Em certo sentido, os artistas comunistas e seus compagnons de route foram bem sucedidos na defesa dos valores do nacional-popular, da aliana de classes pela democracia, na denncia do autoritarismo e das mazelas do regime, sem falar na poltica de ocupao de espaos, mesmo enfrentando um duro debate na rea cultural. (NAPOLITANO, op. cit.: 30. Grifo nosso.)

A resistncia aliancista esteve expressa, ento, nas muitas das principais vozes da resistncia ao regime militar, sobretudo pelo vis da cultura, e obteve sucesso em sua atuao. Essa pesquisa tentou mostrar que Liberdade Liberdade paradigmtica nesse sentido e que seu papel central para a resistncia do frentismo cultural. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AUTRAN, Paulo. Roda Viva. So Paulo: TV Cultura, 2002. Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=2Ype44mJo3U [Acesso em 30/07/2012] ENCICLOPDIA ITA CULTURAL DE TEATRO. Disponvel em www.itaucultural.org.br/teatro/ [Acesso em 23/12/2011] GARCIA, Miliandre. Do teatro militante msica engajada: a experincia do CPC da UNE (1958-1964). So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2007. GIANI, Luiz A. A msica de protesto: dO subdesenvolvido cano do bicho e proezas de satans (1962-1966). Dissertao de Mestrado, IFCH/Unicamp, Campinas: 1985. MICHALSKI, Yan. O palco amordaado. Rio de Janeiro: Avenir Editora, 1979. ________________. O teatro sob presso: uma frente de resistncia. 2 edio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989. MORAES, Denis de. Vianinha, cmplice da paixo. Rio de Janeiro: Record, 2000. MOSTAO, Edlcio. Teatro e poltica: Arena, Oficina, Opinio. Uma interpretao da cultura de esquerda. So Paulo: Proposta Editorial, 1982. NAPOLITANO, Marcos. Corao civil: arte, resistncia e lutas culturais durante o regime militar. Tese de Livre Docncia em Histria do Brasil Independente, Universidade de So Paulo, 2011. PEIXOTO, Fernando (org.). Vianinha: teatro, televiso e poltica. 2 edio, 1 reimpresso. So Paulo: Brasiliense, 1999.

SCHWARZ, Roberto. Cultura e poltica: 1964 1969. In: O pai de famlia e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. SIQUEIRA, Jos Rubens. Viver de teatro: uma biografia de Flvio Rangel. So Paulo: Nova Alexandria, 1995. FONTES MICHALSKI, Yan. Liberdade Liberdade (I). Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 abril 1965. ONIS, Juan de. New plays chide brazilian regime; Productions Temper Protest With Humor and Music. The New York Times, Nova Iorque, 25 abril 1965. WOLFF, Fausto. Liberdade Liberdade. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 24 e 25 abril 1965.

Potrebbero piacerti anche