Sei sulla pagina 1di 2

PLO DE LIMOEIRO DO NORTE CURSO: ESPECIALIZAO EM GESTO PBLICA DISCIPINA: ESTADO, GOVERNO E MERCADO.

PROFESSORA: MARIA DO CARMO TEDESCO ALUNAS: MARIA IVONEIDE DO NASCIMENTO Em diversas partes do mundo, particularmente entre os pases da Comunidade Econmica Europeia e nos EUA, crises econmicas sucessivas tm se verificado. O Brasil, entretanto, parece que tem conseguido manter-se margem dessas crises. Elabore um texto sobre a forma como os Estados se comportam num contexto neoliberal. Conceitue de forma introdutria Neoliberalismo e apresente pelo menos um argumento que relacione esta forma de poltica econmica ocorrncia de crises.

Aurlio Buarque de Holanda define neoliberalismo como sendo uma doutrina, em voga nas ultimas dcadas XX que favorece uma reduo do papel do Estado na esfera econmica e social. A doutrina neoliberalista preconiza a auto-regulao do mercado sob a ideologia de que essa a melhor forma de funcionamento da economia, caracteriza-se pela liberalizao financeira internacional sobre o crescimento econmico e o bem estar social. A acelerada movimentao financeira internacional desequilibra as economias nacionais tornando suscetveis a oscilaes e impactos externos. Estes podem desencadear circuitos de crises como as j vividas pela sia (1997), Rssia (1998), Argentina (2001-2002) e a crise mundial (2008-2009) criando um efeito domin, motivando uma acelerada e intensa migrao de capitais favorecendo o capital especulativo em detrimento do capital produtivo, desestabilizando as economias locais, obrigando os chefes de Estados a fazer ajustes perversos em sua economia trazendo serias consequncias a populao tais como: baixos salrios, desempregos, ndices de inflao elevados, aumento da violncia entre outros.

Para combater a crise, os neoliberais pregam um estado mnimo e um governo forte. Mas o que se observa que h um sequestro da economia local em favor da agiotagem internacional o que impe ao governo a diminuir os gastos sociais, o que muitas vezes leva os pases vtimas das crises ao endividamento, tornando o Estado inoperante e ineficaz tudo isso gera um grande aumento das desigualdades sociais. Poucos acumulam riquezas enquanto a maioria se descapitaliza. As riquezas nas mos de poucos, gera uma espcie de poder paralelo aos governos institudos, e o sistema econmico e financeiro das naes ficam em poder da iniciativa privada, que por sua vez influi nas eleies, na conduo dos cargos polticos, resultando ento o domnio do poder poltico. Estas medidas desagradam maioria da populao, mas so implantadas a qualquer custo pelos governos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

CARVALHO, Fernando J. Cardim & KREGEL, Jan Allen. Quem controla o sistema financeiro. Rio de Janeiro: IBASE, 2007. [Introduo: Neoliberalismo e liberalizao financeira, pp. 9, 10 e 11] Disponvel em >> http://www.ibase.br/pt/wp-content/uploads/2011/06/govg-quem-controlao-sistema-financeiro.pdf Acesso: 25.03.13 FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Aurlio Bsico da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

Potrebbero piacerti anche