Sei sulla pagina 1di 5

AULA 04 CONCEITUAO DE VARIVEIS QUE INTERFEREM NAS ENVOLTRIAS

O objetivo principal de um arquiteto na especificao de um tipo de fechamento evitar as perdas de calor excessivas no inverno e tambm os ganhos elevados no vero (LAMBERTS, 2004). Cada material usado para compor uma envoltria possui suas especificaes quanto capacidade trmica, resistncia trmica, atraso ou amortecimento do fluxo de calor e outros, e atravs dessas variveis podemos chegar aos ndices de inrcia, transmitncia e absortncia trmica, os quais realmente nos interessam para atender aos pr-requisitos do RTQ-C. Apresentaremos a seguir as principais definies dessas variveis.

ISOLAMENTO TRMICO
As transferncias de calor ocorrem sempre que existe diferena de temperatura em um meio ou entre vrios meios. O objetivo de um isolamento controlar ao mximo as condies trmicas de um meio habitado diante dos agentes trmicos hostis do meio imediato (RIVERO, 1985). A propriedade de isolamento trmico dos materiais est diretamente relacionada com sua capacidade de condutibilidade trmica. Quanto menor a condutibilidade mais isolante o material e vice-versa.

*condutividade trmica

<---- mais isolante

menos isolante---->

*Condutividade Trmica a propriedade fsica de um material homogneo e istropo, no qual se verifica um fluxo de calor constante, com densidade de 1W/m, quando submetido a um gradiente de temperatura uniforme de 1 Kelvin por metro. (NBR, 2009).

RESISTNCIA TRMICA (R) Propriedade do Material de resistir passagem de calor (LAMBERTS, 2004). A resistncia trmica de um material est relacionada com sua densidade e sua espessura. Quanto maior a espessura ou quando mais denso o material for, maior ser a sua resistncia a ser atravessada pelo fluxo de calor. A resistncia de um fechamento e sua capacidade de amortecimento so propriedades que mantm uma estreita relao entre si, mas que, ao mesmo tempo, mantm certa independncia (RIVERO, 1985). Ambos esto diretamente relacionados com a espessura do material, sendo que quanto mais tende zero a espessura menor ser a resistncia e o amortecimento deste. Cada uma das camadas de um fechamento tem uma resistncia trmica distinta. (LAMBERTS, 2004). A resistncia trmica total de um fechamento ser o somatrio do conjunto de resistncias trmicas correspondentes s camadas de um elemento ou componente, incluindo as resistncias superficiais interna e externa (NBR, 2009). CAPACIDADE TRMICA (C, J/K) Quantidade de calor necessria para variar em uma unidade a temperatura de um sistema (NBR, 2009). A capacidade trmica deve-se ao fator determinado pelo calor especfico de cada material medido pela quantidade de calor necessrio para fazer elevar de uma unidade de temperatura, a sua unidade de massa (FROTA, 2006). ATRASO OU RETARDO TRMICO () Tempo transcorrido entre uma variao trmica em um meio e sua manifestao na superfcie oposta de um componente construtivo submetido a um regime peridico de transmisso de calor (NBR, 2009).

Retardo trmico ser o tempo que leva uma diferena trmica ocorrida num dos meios para manifestar-se na superfcie oposta do fechamento. O retardo depende dos parmetros que intervm no processo de transmisso de calor por conduo em regime varivel: a condutividade trmica, o calor especfico, a densidade absoluta e a espessura (RIVERO, 1985). AMORTECIMENTO TRMICO Durante a travessia do fluxo de calor de uma superfcie para outra, uma parte do calor fica retido no fechamento, de acordo com sua massa trmica. Devido s propriedades da massa trmica, ocorre o amortecimento de uma parte desse fluxo calorfero. Portanto, graas ao amortecimento trmico, a radiao atinge os ambientes internos das construes com temperaturas mais baixas do que as iniciais. INRCIA TRMICA Em princpio, os fechamentos absorvem calor tanto do exterior quanto do interior, dependendo de onde o ar tem a maior temperatura. Ao conduzir o calor para o outro extremo, o material retm uma parte no seu interior, conseqncia de sua massa trmica. Quanto maior a massa trmica, maior o calor retido, e este pode ser devolvido ao interior quando a temperatura do ar for menor que da superfcie. Supondo uma localidade onde as temperaturas oscilam entre valores altos durante o dia e baixos noite, pode-se utilizar a massa trmica dos fechamentos para acumular calor durante o dia (do ar e do Sol), ret-lo, e mais tarde ( noite) devolv-lo ao interior (LAMBERTS, 2004). inrcia trmica esto associados dois fenmenos de grande significado para o comportamento do edifcio: o amortecimento e o atraso da onda de calor, devido ao aquecimento ou ao resfriamento dos materiais. O atraso e o amortecimento, juntos, compem a inrcia trmica a qual funo da densidade, da condutibilidade e da capacidade calorfera da parede. Depende tambm das caractersticas trmicas da envolvente e dos componentes construtivos internos.

Uma parede, por exemplo, apresenta maior ou menor inrcia segundo seu peso e sua espessura. Mas os revestimentos desempenham importante papel, pois revestimentos isolantes reduzem as trocas de calor com a parede e reduzem sua inrcia (FROTA, 2006). CONCEITUAO DE PR-REQUISITOS DO RTQ-C ENVOLTRIAS TRANSMITNCIA TRMICA (U, W/mK) Transmisso de calor em unidade de tempo e atravs de uma rea unitria de um elemento ou componente construtivo, incluindo as resistncias superficiais interna e externa, induzida pela diferena de temperatura entre dois ambientes. A transmitncia trmica deve ser calculada utilizando o mtodo de clculo da NBR 15220-2 (ABNT, 2005) ou determinada pelo mtodo da caixa quente protegida da NBR 6488 (ABNT, 1980) (RTQ-C Vol. 04, 2009). Coeficiente Global de Transmisso Trmica (K) quantifica a capacidade do material de ser atravessado por um fluxo de calor induzido por uma diferena de temperatura entre dois ambientes que o elemento constitudo por tal material separa (FROTTA, 2006). Pr-requisitos de Transmitncia Trmica das Coberturas

Pr-requisitos de Transmitncia Trmica das Paredes

*paredes com capacidade trmica 80 KJ/mK

ABSORTNCIA TRMICA () Absortncia radiao solar (); quociente da taxa de radiao solar absorvida por uma superfcie pela taxa de radiao solar incidente sobre essa mesma superfcie (RTQ-C Vol. 04, 2009). Pr-requisitos de Absortncia Trmica das Coberturas

Pr-requisitos de Absortncia Trmica das Paredes

REFERNCIAS FROTA, Ansia Barros Manual de Conforto Trmico 2006 LAMBERTS, Roberto Eficincia Energtica na Arquitetura 2004 NBR 15220-3 Desempenho Trmico das Edificaes Parte 01 2003 RIVERO, Roberto Arquitetura e Clima 1985 RTQ-C - Volumes 02 e 04 2009

Potrebbero piacerti anche