Sei sulla pagina 1di 6

Escola Secundria Jos Saramago Geografia C 12Ano 2011/2012

Esquemas Resumo - Japo

A AFIRMAO DO JAPO
1 - CARACTERIZAO DO JAPO
Capital Lngua Oficial Moeda Governo Imperador 1 Ministro Tquio Japons Iene Monarquia Constitucional Akihito Yoshihiko Noda

Fsica
Arquiplago constitudo por 4 mil ilhas (sentido norte /sul); - Localiza-se no Oceano Pacifico; - Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku so as mais importantes. - Territrio geograficamente fragmentado; Origem vulcnica : - intensa actividade ssmica (+ de 1000/ano) - risco de tsunamis; Localiza-se no trajecto de tufes. Relevo montanhoso: - 85% da superfcie apresenta fortes declives; - apenas 15% do solo arvel. Pas pobre em recursos naturais e energticos; Diversidade climtica (disposio em latitude): norte mais frio e sul mais hmido; Grande biodiversidade

Humana
Populao aproximada de 128 milhes; Tquio - maior rea metropolitana do mundo. Elevada densidade demogrfica Cerca de 78% da populao concentra-se nas plancies do litoral; Nas maiores trs aglomeraes encontra-se 50% da populao (Tquio; Nagia e OsakaKobe) IDH elevado; Elevada Esperana Mdia de Vida; Religio Xintosmo (ancestral) Budismo (sculo VI) Japo plo mundial terceira maior economia do mundo. Produo agrcola insuficiente; Grande desenvolvimento industrial, cientfico e tecnolgico; Viveu fechado ao exterior at ao sculo XIX (era Meiji), a partir do qual lanou uma forte poltica expansionista para superar a falta de recursos ; Identidade japonesa com forte sentimento nacionalista grande coeso social e cultural; Os japoneses so organizados, muito disciplinados e eficientes; Equilbrio entre tradio e a modernidade.

2 A CRISE DO PS - GUERRA
O Japo encontrava-se destrudo (consequncias da guerra) Um quarto das cidades estava destrudo, devido aos bombardeamentos; A frota mercantil, terceira maior do mundo, foi afundada; Produo agrcola diminuiu 60% Consumo diminuiu 55% A produo industrial diminuiu 65% (vai fazer com que:) A inflao se torne incontrolvel; O mercado negro se expanda.

I. II.

Presso demogrfica: Acolhimento de 6,2 milhoes de japoneses repatriados de Manchria da Coreia e da Formosa (Taiwan); Baby boom- Regresso dos soldados a casa. Penria, misria e desemprego aumentaram; Iene deixou de ser cotado no mercado mundial; Japo tem de pagar indemnizaes de guerra; Ocupado pelos EUA, que lhes impem uma constituio e reformas. Como se poder explicar a rpida expanso econmica do Japo, pas desprovido de matrias-primas e densamente povoado?

3 A RECUPERAO ECONMICA
A AJUDA AMERICANA Os EUA vo proteger militarmente o Japo e prestar-lhe auxlio econmico; Plano Dogde - objectivos: - promover a recuperao econmica nipnica; - garantir um aliado, evitando a expanso da influncia sovitica. Os EUA impuseram um conjunto de reformas: - o desarmamento; - a democratizao da sociedade japonesa; - a reforma agrria (entregando as terras a quem as produzia com cultivo intensivo de cereais, o uso de adubos e crescente mecanizao); - a eliminao de alguns ZAIBATSU (grupos econmico financeiros pertencentes a famlias tradicionais), em nome da livre concorrncia. A POLTICA ANTINATALISTA A escassez de recursos e o forte crescimento demogrfico levaram o Japo a desenvolver uma poltica antinatalista que assentou essencialmente: - na legalizao do aborto; - na distribuio de contraceptivos; - na intensa propaganda a favor do planeamento familiar.

Em quatro dcadas (1950-1990), o Japo transformou-se na segunda maior potencia econmica do mundo. Forte crescimento econmico, sem inflao, devido: o Alteraes estruturais na economia, passou a ser dominada por empresas inovadoras e competitivas, que se impuseram no mercado interno e mundial; o Ajuda dos EUA, atravs do Plano Dogde; o Capacidade demonstrada pelo povo japons para suportar os problemas provocados pela guerra.

4 O MILAGRE ECONMICO JAPONS


Este desenvolvimento econmico, comercial e financeiro s foi possvel devido conjugao de factores externos e internos.

FACTORES EXTERNOS
A Ajuda americana; Participao do Japo na guerra da Coreia, como fornecedor de bens essenciais guerra estimulando a actividade industrial Limitaes oramentais; O ciclo duradouro de expanso da economia mundial. FACTORES INTERNOS O papel do estado; Base Industrial slida e variada, orientada para os sectores de base; As caractersticas dos recursos humanos.

O PAPEL DO ESTADO
Papel fortemente intervencionista (relao Estado/ empresas muito prxima). Canalizao de recursos financeiros para as empresas; Elevados investimentos nas telecomunicaes, caminhos-de-ferro e engenharia rural Fomentou uma poltica de obras pblicas (chegou a representar 20% do PNB): - Criou emprego - Estimulou a procura interna Desenvolveu uma Planificao Indicativa: Incentivo inovao; Limitou os factores de risco de certas actividades consideradas importantes: - Apoiou a reestruturao industrial; - Controlou o volume das importaes; - Protegeu as empresas nipnicas da concorrncia (poltica proteccionista); - Manteve artificialmente o iene desvalorizado para facilitar as exportaes.

METI (Ministrio da Economia, Comrcio e Indstria):


- elabora e controla a planificao indicativa; - actividade de informao e aconselhamento junto dos parceiros econmicos

UMA BASE INDUSTRIAL SLIDA


A indstria japonesa atravessou vrias fases, caracterizadas por um forte e contnuo crescimento industrial. 1 Fase 2 fase 3 Fase
- diversificao; - indstria mecnica e electrnica (automveis; motociclos; computadores; televisores; - polticas orientadas para a exportao.

4 Fase
- indstrias de alta tecnologia (biotecnologia, semicondutores, informtica, telecomunicaes, robtica, ); - deslocalizao industrial para os pases vizinhos, dos sectores mais antigos.

- Indstria txtil; - indstrias pesadas (siderurgia; ); - poltica orientada - indstrias de bens de consumo para as duradouros; importaes. indstrias de bens de equipamento; importaes de recursos energticos e minerais (hidrocarbonetos, carvo e ferro); - medidas proteccionistas produo e ao mercado interno; - exportao de ao, navios e mquinas.

Assim, assistiu-se a um elevado desenvolvimento industrial, baseado em:


- reestruturao e modernizao constante das unidades industriais; - a deslocalizao do processo produtivo ( elevada mo-de-obra); - diversificao da produo industrial.

Desenvolvimento de um modelo de produo adaptado s caractersticas e necessidades do Japo: TOYOTISMO modelo de organizao do trabalho e da produo baseada na flexibilidade do processo produtivo; atravs da multifuncionalidade da mo-de-obra; da implementao de sistemas de controlo de qualidade e da promoo do sistema just in time (ausncia de stocks). Este modelo permitiu aumentar a produtividade no fabrico de pequenas quantidades de numerosos modelos de produtos.

CARACTERSTICAS DOS RECURSOS HUMANOS


(128 milhes de pessoas) Mo - de - obra abundante e diversificada Vasto mercado interno de consumidores

Populao Japonesa: Esprito de sacrifcio (devoo ao trabalho, frias limitadas, competio escolar severa); Esprito empregador; Concilia a tradio com a modernidade; Forte coeso social o que leva ausncia de tenses ou conflitos sociais. Devido a : Herana cultural japonesa que tem como base valores como lealdade, honra, respeito pela hierarquia, deferncia, disciplina e capacidade de organizao. Capacidade para suportar a austeridade; Capacidade para valorizar questes colectivas (interesses comuns da famlia, das empresas e do estado esto acima das necessidades individuais).

A qualidade dos recursos humanos japoneses baseia-se: Num sistema escolar muito competitivo (elevado grau de qualificao, permite o acesso a empregos garantidos); Num nvel de formao elevado Permite: - Implementar nas empresas processos de produo flexveis com nveis de exigncia muito elevados - produo sem defeitos; - Capacidade de inveno e inovao.

5 UM MODELO ECONMICO DUALISTA


MODELO ECONMICO JAPONS Dualista Grandes Empresas Era Moderna Zaibatsu Pertenciam a famlias com elevado poder financeiro, que detinham o controlo das empresas e das suas filiais Estrutura vertical Perda de importncia (2 Guerra Mundial) Pequenas e Mdias Empresas

Dependncia face s grandes empresas

Regime de subcontratao

Ps 2 Guerra Mundial reorganizao do sistema econmico Keiretsu


Empresas industriais e comerciais independentes, reagrupadas em torno de uma sociedade bancria, que estabelecem uma densa rede de relaes entre si; Famlias poderosas mantm influncia como accionistas (em grupos como a Mitsubishi, Mitsui) Representao no poder poltico; Mobilizao de capital permite: investimento em I&D; internacionalizao e domnio de novos mercados. No realizam todas as etapas do processo produtivo (subcontratam PME fornecimento de matriasprimas, produtos intermdios, )

Grande vulnerabilidade
Responsveis pelo emprego de 3/4 da mo-de-obra (salrios mais baixos).

Escoamento da Produo Mercado Interno Prticas proteccionistas Preferncia dos produtos nacionais japoneses por Mercado Externo Sogo Sosha Sociedades comerciais; Fazem parte dos Keiretsu Responsveis pelo comrcio, transporte, distribuio, exportaes e importaes.

6 A INTERNACIONALIZAO DA PRODUO E
A

Importaes

Exportaes

PRESENA DO JAPO NO MUNDO

Uma balana comercial excedentria permitiu a exportao de capitais e consolidou o Japo numa potncia industrial dominante escala regional, como centro das trocas intra-regionais e como promotor do investimento.

Pases da sia e Pacfico

Deslocalizao da Indstria Ajuda Pblica ao Desenvolvimento

Primeira rea da internacionalizao japonesa papel de plataforma intermdia da produo japonesa; Mo de obra mais barata; Maior proximidade dos mercados; Maior proximidade das fontes de energia; Deslocao da poluio; Controlo das matrias-primas;

Pases Ocidentais

Investimento directo ou em empresas (ex: alianas); Emprstimos obrigacionistas a curto prazo (como concedido aos EUA); Construo de grandes infraestruturas (ex: parceria no tnel Canal de Mancha); outros investimentos sob a forma de ttulos.

Japo passa a ser concorrentes destes pases; Aquisio de empresas norte americanas Proximidade dos mercados externos.

Potrebbero piacerti anche