Sei sulla pagina 1di 4

Questo 1 No Brasil, o estudo das funes e tarefas de funcionrios para desenho e descrio de cargos vem passando por modificaes

importantes desde a dcada de 90. Entre estas, destacam-se a ampliao do espao ocupacional e a nfase na entrega esperada (expectativa de resultados) . A explicao para essas mudanas considera que: Escolher uma resposta. a. O processo de horizontalizao tem mudado no apenas os processos de trabalho, mas os requisitos exigidos do profissional e sua relao com a empresa. b. Os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funes de acordo com os resultados esperados. c. Os cargos devem incluir conhecimentos, habilidades e atitudes que conduzam ao aprendizado contnuo. d. O desenvolvimento horizontal se torna mais importante do que o crescimento vertical por cargos. e. A flexibilidade e o foco em desenvolvimento contnuo so de responsabilidade das pessoas.

Resposta Correta: os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funes de acordo com os resultados esperados. Comentrio Resposta Correta: ok, voc acertou a resposta! verdadeiro afirmar que as mudanas no mundo do trabalho aparecem como consequncia da concorrncia acirrada entre empresas, tanto em nvel local quanto global a partir da globalizao e da evoluo da tecnologia. Esse contexto influenciou as organizaes na reviso de seu modo de produzir: com mais qualidade e menor custo, atravs da aplicao de tecnologia. Da mesma forma, levou a definio de estruturas mais enxutas, com poucos nveis hierrquicos, visando aumentar sua agilidade nos processos produtivos, tomadas de deciso e reduo de custos. Essa horizontalizao significa, tambm, que o desenvolvimento profissional atualmente se d mais atravs do enriquecimento das funes e mobilidade dentro de um mesmo nvel hierrquico do que em termos de ascenso vertical. Toda essa transformao leva as empresas a exigir competncias (conhecimentos, habilidades e atitudes) diferenciadas por parte dos profissionais e uma postura mais flexvel, de maneira que assumam a responsabilidade por suas prprias carreiras e desenvolvimento contnuo. Concluindo, embora todas as afirmaes sejam verdadeiras, apenas uma delas explica diretamente o texto. Essa uma questo de interpretao de texto. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 2 Notas: 1 Leia as charges abaixo:

Disponvel em: www.mcartuns.clic3.net, acesso, 12/03/11

Disponvel em: http://blogdastirinhas.blogspot.com/2010/03/tirinhas-sobre-globalizacao.html, acesso em 12/03/11 Qual dos argumentos, se verdadeiro, reflete claramente a mensagem das charges: Escolher uma resposta. a. A globalizao um fenmeno mundial que promoveu a integrao dos povos em termos econmicos e culturais. b. Os benefcios gerados pela globalizao so acessveis apenas para uma parcela da populao mundial. c. A globalizao tem aumentado as possibilidades de competitividade, permitindo que os pases menos desenvolvidos se aproximem dos mais avanados, mesmo que de forma desigual. d. O fenmeno da globalizao trouxe vantagens para a humanidade no que se refere melhoria da qualidade de vida. e. A globalizao gerou consequncias positivas e negativas para os povos ao redor do mundo.

Resposta Correta: Os benefcios gerados pela globalizao so acessveis apenas para uma parcela da populao mundial. Comentrio Resposta Correta: Muito bem! Sua resposta est correta, pois embora as outras alternativas estejam corretas, tambm mostram informaes incompletas e no reforam a idia transmitida pelas charges. As charges mostram claramente uma crtica ao processo de globalizao, mostrando que as naes mais desenvolvidas tm obtido melhores resultados nesse processo. Isso se deve ao fato de estarem mais preparados do que os pases em desenvolvimento ou subdesenvolvidos para a competitividade estabelecida pela abertura dos mercados. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 3 Notas: 1 Leia atentamente o texto: Uma pesquisa realizada pela Revista Voc S/A e apresentada em sua edio de Maro/2011, teve como objetivo definir o Mapa do Emprego no Brasil em funo da previso de contrataes para o ano de 2011. Participaram 217 empresas, de pequeno, mdio e grande portes, pertencentes a 17 setores diferentes. Uma das questes levantadas pela pesquisa buscou identificar quais so as caractersticas (entre habilidades tcnicas e comportamentais) que as empresas procuram na hora de contratar. O resultado foi apresentado como um ranking, onde as 10 caractersticas mais citadas foram: 1 boa comunicao; 2 flexibilidade; 3 liderana; 4 alta energia; 5 pensamento estratgico; 6 ingls; 7 - poder de conectar-se com pessoas; 8 otimismo; 9 poder de anlise; 10 raciocnio lgico. A partir da anlise destes dados possvel concluir que: Escolher uma resposta. a. Habilidades tcnicas e comportamentais tm o mesmo peso na hora da contratao, segundo as empresas pesquisadas. b. O perfil profissional desejado apia-se em slida formao tcnica, pois as habilidades comportamentais variam entre as pessoas e a cultura organizazicional. c. Os requisitos mais valorizados pelas empresas mostram uma preocupao com o grau de instruo e a qualidade do ensino no pas. d. As habilidades mais procuradas na opinio das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais. e. As empresas participantes da pesquisa so extremamente exigentes e procuram profissionais raros.

Resposta Correta: As habilidades mais procuradas na opinio das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais.

Comentrio Resposta Correta: Ok, voc escolheu bem! A resposta est correta, porque as habilidades citadas com mais frequncia na pesquisa so de ordem comportamental. Essa constatao reflete a necessidade que as empresas tm de contratar profissionais que lhes permitam garantir um diferencial competitivo. A formao acadmica continua sendo importante e a qualidade do ensino ainda uma preocupao, mas ter esses fatores satisfeitos j no suficiente. certo que as empresas esto sendo mais exigentes ao contratar profissionais, mas possvel compreender que as organizaes tambm esto sendo muito exigidas em suas competncias para manter-se no mercado. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 4 Notas: 1 Campos (2011), ao tentar conhecer os fatores relevantes para a empregabilidade no Brasil, definiu alguns comportamentos necessrios para manuteno do emprego, so eles: Escolher uma resposta. a. Condies de trabalhar cooperativamente com pessoas de diversos nveis de conhecimento e habilidades, alm de contribuir com idias e sugestes. b. Capacidade para identificar, organizar, planejar e alocar recursos de forma eficiente e eficaz, o que se traduz em habilidades organizacionais relevantes. c. Compreenso de sistemas complexos, incluindo sistema tcnico e social, bem como o trabalho com vrias tecnologias. d. Habilidades para lidar com novas tecnologias e sistemas gerenciais, gerenciamento de crises e tomada de deciso em sistemas complexos. e. Atuao visando soluo de problemas, gerenciamento de pessoal, habilidades organizacionais, para desenvolver trabalhos em equipe, negociao e compreenso sistmica.

Resposta Correta: Atuao visando soluo de problemas, gerenciamento de pessoal, habilidades organizacionais, para desenvolver trabalhos em equipe, negociao e compreenso sistmica. Comentrio Resposta Correta: Parabns! A sua resposta est correta, pois inclui todos os comportamentos citados pela autora. As outras alternativas esto corretas, mas se referem apenas aos subitens: Habilidades Gerenciais, Trabalho em Equipe e Compreenso Sistmica, portanto so respostas parciais. Correto Notas relativas a este envio: 1/1.
Terminar reviso

Potrebbero piacerti anche