Sei sulla pagina 1di 3

Abertura da Jornada de Reflexo sobre Ecocrtica: 25 de Novembro 2008

Maria Joo Reynaud Universidade do Porto reynaud@letras.up.pt

Na abertura desta Jornada de Reflexo sobre Ecocrtica, que o Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Romnicos da Faculdade de Letras do Porto organiza, com o apoio da Reitoria da Universidade do Porto e a colaborao da APEF, queria saudar todos os presentes e congratular-me por terem correspondido de modo to surpreendentemente positivo ao convite para participarem na nossa iniciativa.

Comeo por dar as boas-vindas aos participantes estrangeiros, cuja presena muito nos honra, e desejar-lhes uma ptima estadia no Porto. Agradeo aos colegas de outras universidades o contributo que quiseram trazer a esta reflexo colectiva, enriquecendo-a; e, tambm, aos colegas que so professores do Ensino Bsico e Secundrio e tm a seu cargo a difcil tarefa de preparar nas reas da lngua e da literatura todos aqueles alunos (afinal a maior parte) que iro fazer a sua formao universitria noutros campos do saber que no o das humanidades.

Sado, igualmente, os alunos que trazem o seu contributo para um debate que lhes diz sobretudo respeito, porque tem fundamentalmente a ver com a qualidade do seu futuro, que a todo o custo tem de ser salva. Por ltimo, agradeo a presena de todos os que se dispuseram a seguir estes trabalhos, centrados na relao entre literatura e ecologia.

O aparecimento do pensamento ecolgico ps-moderno data do incio da dcada de 70, quando se comea a pr em causa a tese da infinidade de recursos e proclamado, na conferncia de Estocolmo de 1972, o direito qualidade de vida e conservao dos recursos da terra para as futuras geraes.

A conscincia da necessidade de criar um novo paradigma no campo da economia no conseguiu evitar, at ao momento presente, que esta deixasse de se basear no individualismo 3

feroz e na nsia de um lucro desmesurado e abusivo. A preocupao ecolgica actual nasce da necessidade de mitigar o esgotamento dos recursos naturais, como condio de sobrevivncia a mdio prazo, o que exige no apenas um esforo de solidariedade, traduzido em aces concretas, mas um novo modo de relao do ser humano com a natureza que poder significar o regresso do filho prdigo tellus mater.

No conheo escritor que tenha amado mais a natureza do que Raul Brando, nascido na Foz do Douro, em 1867. Nenhuma outra obra me parece to convidativa para uma abordagem ecocrtica quanto a dele, se pensarmos em livros como Os Pescadores (1923), As Ilhas Desconhecidas (1926) e Portugal Pequenino (1930).

Neste luminoso trptico, em que o Autor traa o percurso das suas viagens, ficam patentes a sua capacidade de observao e a sua vocao de etnlogo, numa escrita onde o detalhe descritivo alterna com o mais sbio e puro Impressionismo como escreve Manuel Mendes , revelando-se, simultaneamente, um verdadeiro precursor do pensamento ecolgico actual.

Deixo aqui um breve apontamento sobre Portugal Pequenino, livro destinado a crianas em idade escolar, onde a par do rigor descritivo e etnogrfico, ganha vulto a crena na existncia de uma alma csmica, de que minerais, plantas, animais e homens, na sua relativa individualidade, no so mais do que puras emanaes. A diversidade do que existe , em ltima instncia, redutvel a um princpio espiritual nico, que preside a toda a criao.

Postular a existncia dessa Alma Universal, to exaltada pela filosofia romntica da Natureza (mormente por Novalis), significa aceitar que a morte no mais do que uma transformao no interior de uma cadeia ininterrupta de seres. Neste livro, de que co-autora Maria Angelina Brando, a descrio poderosa das paisagens raramente aparece dissociada da humanidade que as habita. A realidade surpreendida na riqussima variedade dos contrastes e registada atravs de abundantes detalhes geogrficos e pormenores relativos vida comunitria regional.

O pantesmo mstico de Raul Brando e o seu franciscanismo convicto lanam os pequenos heris de Portugal Pequenino no teatro deslumbrante de um cosmos onde a convivncia com os bichos, cuja linguagem passam a entender, lhes impe novas regras de cooperao, indispensveis sua sobrevivncia. Mas, surpreendentemente, estas baseiam-se no respeito pelo 4

bem comum, ao contrrio do que acontece no mundo dos homens, cujos comportamentos incompreensveis so comentados pelos bichos com jocosa condescendncia.

Mais perto da morte, o Autor de Portugal Pequenino est tambm mais perto da infncia, isto , da Paisagem em que fomos criados e que faz parte da nossa substncia. Nela se destaca a imagem da me: foi dela que herdei a sensibilidade e o amor pelas rvores, pela gua e dela herdei tambm o sonho [...]; o meu sonho est preso por um fio tnue e indestrutvel ao fundo do seu sepulcro1.

com este eterno fio de infncia que Raul Brando constri a teia luminosa de uma fico que tambm nossa.

BRANDO, Raul - Vale de Josafat, Vol. III de Memrias, Lisboa, Seara Nova, 1933, p. 147.

Potrebbero piacerti anche