Sei sulla pagina 1di 9

10/04/13

Programa dos Refugiados Blanquistas da Comuna

MIA > Biblioteca > Marx/Engels > Novidades

(Artigo II da srie Literatura de Refugiados)[N279]

Programa dos Refugiados Blanquistas da Comuna


Friedrich Engels
26 de Junho de 1874
Transcrio autorizada

Primeira Edio: Escrito em Junho de 1874. Publicado no jornal Der Volksstaat, n. 73, de 26 de Junho de 1874 e no livro: F. Engels, Internationales aus dem Volksstaat (18711875), Berlim, 1894. Assinado: F. Engels. Publicado segundo o texto do jornal, confrontado com o da edio de 1894. Traduzido do alemo. Fonte: Obras Escolhidas em trs tomos, Editorial"Avante!" Traduo: Jos BARATA-MOURA. Transcrio e HTML: Fernando A. S. Arajo, fevereiro 2009. Direitos de Reproduo: Direitos de traduo em lngua portuguesa reservados por Editorial "Avante!" - Edies Progresso Lisboa - Moscovo, 1982.

Depois de cada revoluo ou contra-revoluo fracassada desenvolvese entre os refugiados vindos para o estrangeiro uma actividade febril. Os diversos matizes partidrios formam-se em grupo, acusam-se reciprocamente de terem metido o carro na valeta, culpam-se uns aos outros de traio e de todos os outros possveis pecados mortais. Mantm-se em intensa ligao com a ptria, organizam, conspiram, imprimem panfletos e jornais, juram que em vinte e quatro horas recomearo, que a vitria certa, e, em vista disto, partilham j os lugares no governo. Segue-se, naturalmente, decepo aps decepo e, como no se atribui estas [decepes] a condies histricas inevitveis, que no se quer entender, mas a erros casuais de indivduos, acumulamse as acusaes recprocas e termina tudo numa zaragata geral. Esta a histria de todas as comunidades de refugiados, dos emigrados realistas [N280] de 1792 at aos dias de hoje; e quem, entre os refugiados, tiver entendimento e viso afasta-se das querelas infrutuosas, assim que isso se puder fazer decentemente, e dedica-se a algo de melhor. A emigrao francesa depois da Comuna tambm no escapou a este destino inevitvel. Em virtude da campanha europeia de calnias, que
www.marxists.org/portugues/marx/1874/06/26.htm 1/9

10/04/13

Programa dos Refugiados Blanquistas da Comuna

todos atacou por igual e, em Londres, especialmente, em virtude do centro comum, que ela encontra no Conselho Geral da Internacional, foi obrigada, por uma temporada, a reprimir as suas discrdias internas, pelo menos, perante o mundo, [mas], nos ltimos dois anos, ela no estava mais em condies de esconder o processo de decomposio que progride cada vez mais rapidamente. O conflito aberto rebentou por toda a parte. Na Sua, uma parte, essencialmente influenciada por Malon, que foi ele prprio um dos fundadores da Aliana secreta, juntou-se aos bakuninistas. Depois, em Londres, os chamados blanquistas afastaram-se da Internacional e formaram um grupo parte com o ttulo: a comuna revolucionria. Alm deste, nasceu mais tarde um conjunto de outros grupos que permanecem, porm, confinados a uma contnua reorganizao e refundio e que tambm em manifestos no realizaram nada de considervel, enquanto os blanquistas, numa proclamao aos Communeux(1*) acabam de dar a conhecer o seu programa a todo o mundo. Estes blanquistas [N132] chamam-se assim no por serem algum grupo fundado por Blanqui s uns dois ou trs dos 33 subscritores deste programa chegaram a falar com Blanqui , mas apenas porque eles querem agir no esprito dele e segundo a sua tradio. Blanqui essencialmente um revolucionrio poltico, socialista apenas por sentimento, que simpatiza com o sofrimento do povo, mas no tem nem uma teoria socialista nem propostas prticas determinadas de remdios sociais. Na sua actividade poltica, foi essencialmente homem de aco, acreditando que uma pequena minoria bem organizada que no momento correcto tente um golpe de mo revolucionrio pode, por um par de primeiros sucessos, arrastar consigo a massa do povo e fazer assim uma revoluo vitoriosa. Naturalmente, sob Louis-Philippe, s pde organizar este ncleo como sociedade secreta e, ento, passou-se aquilo que habitualmente se passa com as conjuras: as pessoas, fartas de serem feitas esperar com promessas vazias de que em breve se comearia, perderam, por fim, totalmente a pacincia, rebelaram-se e, assim, ficou apenas a escolha entre: ou deixar a conjura ruir ou comear o ataque sem nenhum motivo exterior. Iniciou-se o ataque (em 12 de Maio de 1839) e foi reprimido num abrir e fechar de olhos. Alis, esta conjura de Blanqui foi a nica em que a polcia nunca conseguiu meter o p; o ataque caiulhe como [raio] de cu sereno. Do facto de Blanqui apreender toda a revoluo como golpe de mo de uma pequena minoria revolucionria, segue-se evidentemente a necessidade da ditadura depois do xito: a ditadura, bem entendido, no da classe revolucionria toda, do proletariado, mas do pequeno nmero daqueles que fizeram o golpe de mo e que j esto previamente organizados sob a ditadura de um ou de uns poucos.
www.marxists.org/portugues/marx/1874/06/26.htm 2/9

10/04/13

Programa dos Refugiados Blanquistas da Comuna

V-se que Blanqui um revolucionrio da gerao precedente. Estas representaes do curso dos acontecimentos revolucionrios, pelo menos para o partido operrio alemo esto h muito antiquadas e, em Frana, tambm s podem ainda encontrar eco junto dos operrios menos maduros ou junto dos operrios impacientes. Veremos tambm que no presente programa elas foram submetidas a certas limitaes. Mas, entre os nossos blanquistas de Londres, tambm passa por princpio fundamental que as revolues, em geral, no se fazem por si prprias, mas so feitas; que elas so feitas por uma minoria relativamente pequena e segundo um plano previamente estabelecido; e, finalmente, que, a qualquer momento, ela comear em breve. Com tais princpios, naturalmente, fica-se inelutavelmente exposto a todas as autodecepes de refugiado e tem de se cair de disparate era disparate. Antes de tudo, quer-se fazer de Blanqui homem de aco. Mas, [s] com a boa vontade alcana-se aqui pouco; no qualquer um que tem o instinto revolucionrio, a resoluo rpida, de Blanqui e por muito que Hamlet fale de energia continua sempre a ser Hamlet. E, quando agora os nossos trinta e trs homens de aco no encontram absolutamente nada para fazer no domnio daquilo a que chamam aco, os noss os trinta e trs Brutus caem numa contradio mais cmica do que trgica consigo prprios, uma contradio cujo trgico no de modo nenhum carregado pelo ar sombrio de que se rodeiam, como se fossem puros Mros, de punhal no fato, o que, de passagem, de modo nenhum lhes ocorre. Que podem eles fazer? Preparam o prximo comeo estabelecendo listas de proscries para o futuro, para que, assim, a srie de gente que tomou parte na Comuna seja depurada (epur), pelo que eles tambm so chamados pelos outros refugiados: os puros (les purs). Se eles prprios se do esse ttulo, -me desconhecido, [mas.] ele tambm assentaria bastante mal a vrios de entre eles. As suas reunies so fechadas e as suas decises devem ser mantidas secretas, o que, porm, de modo algum impede que na manh seguinte todo o bairro francs se faa eco disso. E, como sempre acontece a semelhantes homens de aco graves que no tm nada que fazer, embarcaram numa polmica, primeiro pessoal e depois literria, com um digno adversrio, uma das pessoas mais mal afamadas da pequena imprensa de Paris, um certo Vermersch que, sob a Comuna, editou o Pre Duchne[N281], miservel caricatura da folha de Hbert de 1793. Este nobre senhor responde indignao moral deles, declarando-os a todos, num panfleto, como patifes ou cmplices de patifes e cumulando-os com uma rara profuso de palavres de urinol: Cada palavra um vaso de noite, e [um vaso de noite que] no [est] vazio(2*)
www.marxists.org/portugues/marx/1874/06/26.htm 3/9

10/04/13

Programa dos Refugiados Blanquistas da Comuna

E os nossos trinta e trs Brutus acham que preciso brigar com semelhante adversrio perante o pblico! Se uma coisa certa, esta: que o proletariado de Paris, depois da guerra esgotante, depois da reduo fome de Paris e, nomeadamente, depois da terrvel sangria das jornadas de Maio de 1871, tem preciso de bastante tempo de descanso para acumular de novo foras, e que toda a tentativa prematura de uma sublevao s pode ter por consequncia uma nova derrota, talvez ainda mais terrvel. Os nossos blanquistas so de outra opinio. A desagregao da maioria monrquica em Versalhes anuncia-lhes a queda de Versalhes, a desforra da Comuna. Pois chegamos a um desses grandes momentos histricos, a uma dessas grandes crises, em que o povo, embora parea afundar-se na sua misria e estar condenado morte, retoma com uma fora nova a sua marcha avante revolucionria. Recomea-se, portanto, e, precisamente, de imediato. Esta esperana de uma pronta desforra da Comuna no mera iluso de refugiado, necessrio artigo de f para gente que fora se meteu na cabea fazer de homens de aco num tempo em que, no sentido deles, no sentido do comear do ataque revolucionrio, no h absolutamente nada a fazer. Tanto faz. Como a coisa comea, parece-lhes chegado o momento de todo aquele que na comunidade de refugiados ainda tiver alguma vitalidade tomar posio. E, por conseguinte, os 33 declaram-nos que so: 1. ateus, 2. comunistas, 3. revolucionrios. Os nossos blanquistas tm de comum com os bakuninistas o quererem representar a orientao de mais longo alcance, a orientao mais extrema. por isso tambm, diga-se de passagem, que, embora opondose-lhes quanto aos objectivos, os acompanham, contudo, frequentemente, nos meios. Trata-se, portanto, em referncia ao atesmo, de se ser mais radical do que todos os outros. Ser ateu hoje em dia, felizmente, j no obra. Assim, o atesmo est mais ou menos subentendido nos partidos operrios europeus, embora em certos pases ele ainda possa, frequentemente, ser como o daquele bakuninista espanhol que acerca disso declarou: que acreditar em deus era contra todo o socialismo, mas na virgem Maria era uma coisa totalmente diferente, na qual, naturalmente, qualquer socialista da ordem tinha de acreditar. Dos operrios sociais-democratas alemes pode mesmo dizer-se que, entre eles, o atesmo j fez a sua poca; esta palavra puramente negativa j no tem para eles qualquer aplicao, uma vez que eles j no esto mais numa oposio terica f em deus, mas numa oposio prtica: eles desembaraaram-se simplesmente de deus, pensam e vivem no
www.marxists.org/portugues/marx/1874/06/26.htm 4/9

10/04/13

Programa dos Refugiados Blanquistas da Comuna

mundo real e so, portanto, materialistas. Isto tambm bem o caso em Frana. Mas, se no for, no haveria nada de mais simples do que velar por que a magnfica literatura materialista francesa do sculo passado seja propagada em massa entre os operrios, essa literatura em que o esprito francs, segundo a forma e o contedo, at hoje realizou o seu mximo e que considerando o estado da cincia de ento , pelo contedo, ainda hoje est infinitamente alto e, pela forma, no voltou a ser alcanada. Mas isto no pode convir aos nossos blanquistas. Para demonstrar que eles so os mais radicais de todos, tal como em 1793, deus abolido por decreto. Que a Comuna liberte para sempre a humanidade desse espectro da misria passada (deus), dessa causa (o deus no existente [seria] uma causa!) da sua misria presente. Na Comuna no h lugar nenhum para os padres; toda a manifestao religiosa, toda a organizao religiosa tem de ser proibida. E esta exigncia de transformar as pessoas em ateus par ordre du mufti (3*) assinada por dois membros da Comuna que, contudo, verdadeiramente tiveram oportunidade suficiente para experimentar que, em primeiro lugar, se pode decretar imensa coisa no papel sem que, por esse facto, isso tenha de ser realizado e, em segundo lugar, que perseguies so o melhor meio para promover convices indesejveis! Isto [porm] certo: o nico servio que, hoje em dia, ainda se pode fazer a deus o de declarar o atesmo um artigo de f compulsrio e ultrapassar as leis sobre a Igreja da Kulturkampf'[N282] de Bismarck por uma proibio da religio em geral. O segundo ponto do programa o comunismo. Encontramo-nos aqui j muito mais em casa, porque o barco em que aqui navegamos chama-se: Manifesto do Partido Comunista, publicado em Fevereiro de 1848. J no Outono de 1872, os cinco blanquistas que saram da Internacional professavam um programa socialista que, em todos os pontos essenciais, era o do actual comunismo alemo e s fundamentaram a sua sada em que a Internacional se recusava a brincar revoluo maneira desses cinco. O conselho dos trinta e trs adopta agora este programa com toda a sua viso materialista da histria, ainda que a sua transposio para o francs blanquista deixe muito a desejar ali onde o Manifesto no conservado bastante literalmente, como, p. ex., aconteceu nesta frase: Expresso ltima de todas as formas de servido, a burguesia libertou a explorao do trabalho dos vus msticos que a obscureciam; governos, religies, famlia, leis, instituies do passado como do presente, mostraram-se, por fim, nesta
www.marxists.org/portugues/marx/1874/06/26.htm 5/9

10/04/13

Programa dos Refugiados Blanquistas da Comuna

sociedade reduzida aos termos simples de capitalistas e de assalariados, como os instrumentos de opresso por meio dos quais a burguesia mantm a sua dominao, contm o proletariado. Compare-se isto com o Manifesto Comunista, Seco I: Numa palavra no lugar da explorao encoberta com iluses religiosas e polticas, a burguesia ps a explorao seca, directa, desavergonhada, aberta. A burguesia despiu todas as actividades at aqui venerveis e estimadas com piedosa reverncia da sua aparncia sagrada. Transformou o mdico, o jurista, o padre, o poeta, o homem de cincia em trabalhadores assalariados pagos por ela. A burguesia arrancou relao familiar o seu comovente vu sentimental e reduziu-a a uma mera relao de dinheiro, etc. Porm, assim que descemos da teoria prtica, a particularidade dos trinta e trs mostra-se [logo]: Somos comunistas porque queremos chegar a esse objectivo sem pararmos nos meios termos, compromissos que, adiando a vitria, so um prolongamento da escravatura. Os comunistas alemes so comunistas porque, atravs de todas as estaes intermedirias e compromissos que no so criados por eles mas pelo desenvolvimento histrico entrevem claramente o objectivo final: a abolio das classes, a edificao de uma sociedade em que no exista mais qualquer propriedade privada da terra e dos meios de produo. Os trinta e trs so comunistas porque imaginam que, assim que eles tiverem s a boa vontade de saltar por cima das estaes intermedirias e compromissos, as coisas estaro arranjadas e, se, como bem certo, a [coisa] comea nestes dias e eles chegam ao leme, o comunismo ser introduzido depois de amanh. Se isto no for possvel de imediato, eles tambm no so, portanto, comunistas. Que ingenuidade infantil avanar a impacincia como fundamento terico convincente! Finalmente, os nossos trinta e trs so, porm, revolucionrios. Ora, nesta especialidade que diz respeito s palavras volumosamente inchadas, como sabido, o humanamente possvel j foi realizado pelos bakuninistas; apesar disso, os nossos blanquistas tm o dever de ainda os ultrapassar. E como? Como sabido, todo o proletariado socialista, de Lisboa e Nova Iorque at Pest e Belgrado, prontamente assumiu en bloc (4*) a responsabilidade pelas aces da Comuna de Paris. Para os
www.marxists.org/portugues/marx/1874/06/26.htm 6/9

10/04/13

Programa dos Refugiados Blanquistas da Comuna

nossos blanquistas isto no suficiente: Quanto a ns, reivindicamos a nossa parte de responsabilidade nesses actos justiceiros que (sob a Comuna) se abateram sobre os inimigos do povo (segue-se a lista dos fuzilados), reivindicamos a nossa parte de responsabilidade nesses incndios que destruam instrumentos de opresso monrquica e burguesa ou protegiam os combatentes. Em toda a revoluo acontece inevitavelmente uma srie de imbecilidades, precisamente, como em qualquer outro tempo e, quando, finalmente, se reuniu de novo a tranquilidade bastante para se ser capaz de crtica, chega-se necessariamente concluso: fizemos muitas coisas de que mais valia que nos tivssemos abstido e abstivemo-nos de muito que mais valia que tivssemos feito e por isso as coisas correram mal. Mas, que falta de crtica no reside em canonizar sem rodeios a Comuna, em declar-la infalvel, em pretender que com cada casa que ardeu, que com cada refm executado, se fez estritamente justia at que os pontos ficassem postos nos ii? No significa isto pretender que, durante a semana de Maio, foram executadas pelo povo, precisamente, as pessoas que era preciso executar, e no mais, que foram queimados precisamente os edifcios que tinham de ser queimados, e no mais? No significa isto o mesmo do que dizer da primeira revoluo francesa: a cada guilhotinado individual aconteceu o devido, primeiro, queles que Robespierre mandou guilhotinar e, depois, ao prprio Robespierre? a semelhantes criancices que se chega, quando pessoas no fundo de ndole boa do livre curso nsia de parecerem horripilantes. Basta. Apesar de todos os disparates de refugiado e apesar de todas as tentativas cadas no cmico de tornar terrvel o menino Karl (ou Eduard?(5*)), no de desconhecer que h neste programa um progresso essencial. E o primeiro manifesto em que operrios franceses se reclamam do comunismo alemo actual. E, ainda por cima, operrios daquela orientao que considera os franceses como o povo eleito da revoluo e Paris como a Jerusalm revolucionria. Que eles a isso tenham chegado, mrito incontestado de Vaillant, que um dos signatrios e que, como sabido, conhece aprofundadamente a lngua alem e a literatura socialista alem. Os operrios socialistas alemes, porm, que em 1870 demonstraram que esto completamente livres de qualquer chauvinismo nacional, podero sempre encarar como um bom sinal que os operrios franceses assumam princpios tericos correctos, ainda que eles venham da Alemanha.
Incio da pgina
Notas de rodap:
www.marxists.org/portugues/marx/1874/06/26.htm 7/9

10/04/13

Programa dos Refugiados Blanquistas da Comuna

(1*) Em francs no texto: comunardos. (Nota da edio portuguesa.) (retornar ao texto) (2*) Heine, Romanzero. Drittes Buch. Hebrische Melodien. Disputation [Romanceiro. Livro terceiro. Melodias hebraicas. Disputa], v. 86. (retornar ao texto) (3*) Em francs no texto: por ordem do mufti, isto , por ordem superior. (Nota da edio portuguesa.) (retornar ao texto) (4*) Em francs no texto: em bloco. (Nota da edio portuguesa.) (retornar ao texto) (5*) Aluso a Edouard Vaillant. (retornar ao texto) Notas de fim de tomo: [N132] Blanquistas: partidrios da corrente do movimento socialista francs chefiada por Louis Auguste Blanqui, destacado revolucionrio, representante do comunismo utpico francs. O lado fraco dos blanquistas era a sua convico de que a revoluo poderia ser realizada por um pequeno grupo de conspiradores, a sua incompreenso da necessidade de atrair as massas operrias para o movimento revolucionrio. (retornar ao texto) [N279] A obra de F. Engels Programa dos Refugiados Blanquistas da Comuna o artigo II da srie Literatura de Refugiados, que foi publicada no jornal Volksstaat de Junho de 1874 a Abril de 1875. Descrevendo as novas tendncias do desenvolvimento do movimento socialista francs, Engels revela os erros fundamentais dos refugiados blanquistas da Comuna que se reflectiram na brochura Aux Communeux, por eles editada. Assinalando uma considervel viragem nas concepes dos refugiados blanquistas em Londres (a sua aproximao do comunismo cientfico), Engels critica ao mesmo tempo agudamente a sua tctica conspirativa, o seu voluntarismo, a completa negao de quaisquer compromissos no curso da luta revolucionria do proletariado. (retornar ao texto) [N280] Realistas: partidrios do poder real. (retornar ao texto) [N281] Le Pre Duchesne (O Tio Duchesne): jornal francs publicado em Paris em 1790-1794 por Jacques Hbert; exprimia os sentimentos das massas urbanas semi-proletrias. Le Pre Duchne: dirio francs publicado por Eugne Vermersch em Paris de 6 de Maro a 21 de Maio de 1871; a sua orientao era prxima da imprensa blanquista. (retornar ao texto) [N282] Kulturkampf (luta pela cultura): designao dada ao sistema de medidas do governo de Bismarck nos anos 70 do sculo XIX, introduzidas sob a bandeira da luta por uma cultura secular e dirigidas contra a Igreja Catlica e o partido do centro, que apoiavam as tendncias separatistas e antiprussianas dos latifundirios, da burguesia e em parte do campesinato das regies catlicas da Prssia e dos Estados da Alemanha do Sudoeste. (retornar ao texto)

www.marxists.org/portugues/marx/1874/06/26.htm

8/9

10/04/13

Programa dos Refugiados Blanquistas da Comuna

Incluso 14/02/2009

www.marxists.org/portugues/marx/1874/06/26.htm

9/9

Potrebbero piacerti anche