Sei sulla pagina 1di 9

GEOGRAFIA

01. A mesorregio uma subdiviso dos estados


brasileiros que agrupa diversos municpios de uma determinada rea geogrfica com similaridades econmicas e sociais. Esse conceito foi introduzido pelo IBGE. Observe atentamente o mapa a seguir e identifique as mesorregies nele indicadas.

2 5 1 3 4

0-0) A paisagem dominada por uma morfoescultura de deposio, mais especificamente uma plancie aluvial. 1-1) O rio principal, pelo volume de gua observado, do tipo sazonal intermitente, refletindo, assim, as condies climticas ambientais. 2-2) O rio descreve na superfcie topogrfica amplos meandros; existe evidncia de que pelo menos um meandro foi abandonado pela corrente fluvial 3-3) Esse tipo de compartimento de relevo fortemente determinado pelas aes tectnicas, sobretudo o tectonismo plstico; h evidncias de tectonismo desse tipo na paisagem. 4-4) Quando um rio descreve essas curvas sinuosas, verifica-se processo erosivo numa margem, e processo deposicional noutra. RESPOSTA:VFVFV JUSTIFICATIVA:

0-0) Mesorregio 1- Mesorregio do So Francisco Pernambucano 1-1) Mesorregio 2- Mesorregio de Araripina 2-2) Mesorregio 3- Mesorregio do Agreste Pernambucano 3-3) Mesorregio 4Mesorregio da Mata Pernambucana 4-4) Mesorregio 5- Mesorregio de Suape RESPOSTA:VFVVF JUSTIFICATIVA: 0-0) Verdadeiro. 1-1) Falso. A mesorregio 2 a Mesorregio do Serto Pernambucano 2-2) Verdadeiro. 3-3) Verdadeiro. 4-4) Falso. A mesorregio intitula-se: Mesorregio Metropolitana do Recife.

0-0) Verdadeiro. A paisagem uma plancie aluvial; portanto, uma morfoescultura por processos deposicionais. 1-1) Falso. No h indicadores na foto de que a drenagem seja sazonal intermitente; ao contrrio, o rio, ao que tudo indica, deve ser perene, tpico de reas midas. 2-2) Verdadeiro. O rio descreve na plancie amplos meandros. H indcio de um meandro abandonado. 3-3) Falso. No h evidncias, na paisagem, de aes do tectonismo plstico. 4-4) Verdadeiro. Um rio meandrante numa plancie aluvial provoca eroso numa rea do meandro (margem cncava) e deposio na margem convexa.

03. A Cartografia uma ferramenta indispensvel para a


anlise, realizada pela Geografia Fsica ou pela Geografia Humana, do espao geogrfico. Sobre os assuntos relacionados a esse ramo do conhecimento, correto dizer que: 0-0) um mapa se diferencia de um globo porque aquele a representao de uma parte da Terra ou de sua totalidade numa superfcie plana. 1-1) os mapas em que so traadas as isbaras representam um excelente apoio anlise climtica de uma dada regio, pois representam gradientes baromtricos e a localizao dos centros de altas e baixas presses. 2-2) todos os paralelos, exceto no equador geogrfico, so crculos menores, e seus dimetros, prximo aos polos, parecem muito menores que os paralelos vizinhos ao equador. 3-3) o relevo terrestre pode ser representado pelas curvas de nvel; quando num mapa topogrfico as curvas de nvel esto mais prximas, o relevo mais ngreme.

02. Um grupo de alunos do Ensino Mdio foi, juntamente


com o professor de Geografia, fazer um trabalho de campo na rea contemplada na fotografia a seguir. Aps as observaes in loco, os alunos fizeram as seguintes consideraes:

4-4) os mapas ou cartas sinticas so indispensveis anlise climtica ou meteorolgica, pois permitem conhecer, entre outras coisas, a direo dos ventos e a localizao dos anticiclones e ciclones. RESPOSTA:VVVVV JUSTIFICATIVA: 0-0) Verdadeiro. O mapa diferente do globo terrestre porque a representao da superfcie terrestre, num plano. J no globo numa superfcie esfrica que se d essa representao. 1-1) Verdadeiro. Os mapas das isbaras tratam da presso atmosfrica, ou seja, do gradiente baromtrico. 2-2) Verdadeiro. Os paralelos so crculos imaginrios que diminuem de dimetro em direo aos polos. 3-3) Verdadeiro. As curvas de nvel so empregadas para representar o relevo numa superfcie plana. Quando elas se aproximam bastante, isso significa uma maior declividade do terreno. 4-4) Verdadeiro. As cartas sinticas so muito usadas em Climatologia, pois, entre outros fatos, mostram a localizao dos ciclones e anticiclones.

RESPOSTA:VVFFV JUSTIFICATIVA: 0-0) Verdadeiro. Os seres vivos desenvolvem um trabalho destacado na intemperizao das rochas. 1-1) Verdadeiro. Os primeiros colonizadores das rochas expostas so os liquens, vegetais criptogmicos. 2-2) Falso. A ao do sistema radicular no o principal responsvel pelo intemperismo qumico e, sim, o clima mido; a ao desse sistema fundamentalmente mecnica. 3-3) Falso. A hidrlise e a hidratao so processos qumicos de alterao dos corpos rochosos dominantes em reas de clima mido. 4-4) Verdadeiro. O manto de intemperismo tem uma profundidade que diretamente proporcional umidade e temperatura do ar.

05. A maior parte da superfcie terrestre ocupada por


oceanos e mares. O volume das guas ocenicas representa aproximadamente 97% de toda a gua terrestre. Essas massas lquidas exercem uma influncia climtica considervel. Sobre esse assunto, correto afirmar que:

04. As rochas quando afloram passam a ser submetidas


a um conjunto de processos, que as alteram fsica e quimicamente, denominado intemperismo ou meteorizao. Sobre esse assunto, correto afirmar que: 0-0) a alterao dos minerais e das rochas grandemente controlada pelos animais, pelas plantas e at pelos micro-organismos; os organismos vivos atuam, contudo, at certa profundidade. 1-1) os liquens, vegetais criptogmicos, esto entre os primeiros organismos a colonizar uma superfcie rochosa, exposta e que ser intemperizada. 2-2) a ao do crescimento do sistema radicular das plantas o principal responsvel pela meteorizao qumica das rochas; esse fato percebido sobretudo nos ambientes tropicais midos. 3-3) entre os principais processos que acarretam a meteorizao mecnica das rochas esto a hidrlise e a hidratao; a ao desses processos marcantemente observada nas reas desrticas e subdesrticas. 4-4) nas reas quentes e midas, como por exemplo a Zona da Mata de Pernambuco, o manto de intemperismo profundo, ao contrrio do que se observa no Serto do So Francisco.

0-0) os oceanos tendem constantemente a manter ou restabelecer a sua unidade mediante os seus movimentos de larga envergadura; alguns desses movimentos acarretam consequncias climticas, sobretudo no regime de chuvas. 1-1) a deformao da massa ocenica, em funo da atrao varivel exercida pelos astros, depende tambm, em cada lugar, da forma das bacias ocenicas e dos seus rebordos. 2-2) as chamadas mars de quadratura ocorrem nas reas equatoriais quando o Sol e a Lua esto alinhados; essas mars se verificam duas vezes por dia. 3-3) os movimentos que afetam as guas ocenicas profundas resultam ou da convergncia ou da divergncia entre as correntes superficiais, ou ainda de diferenas de densidade entre as massas de gua. 4-4) d-se a denominao de corrente de deriva a um tipo de movimento das guas marinhas ou ocenicas prximas das reas litorneas; essa corrente desempenha um importante papel na elaborao do relevo litorneo.

RESPOSTA:VVFVV JUSTIFICATIVA: 0-0) Verdadeiro. O estabelecimento da unidade das massas ocenicas se d em virtude dos movimentos amplos, como, por exemplo, das correntes ocenicas. As correntes ocenicas influenciam notadamente o regime de chuvas de reas costeiras. 1-1) Verdadeiro. A deformao verificada nos oceanos decorrente da ao gravitacional do Sol e da Lua. A forma das bacias e dos seus rebordos interfere tambm nas mars. 2-2) Falso. As mars de quadratura no ocorrem duas vezes ao dia. E so produzidas quando a Lua e o Sol esto a 90 em relao Terra. 3-3) Verdadeiro. As diferenas de densidade verificadas nas guas ocenicas e a convergncia e a divergncia de correntes superficiais interferem nos movimentos mais profundos dessas guas. 4-4) Verdadeiro. A corrente de deriva um movimento litorneo das guas ocenicas que interfere consideravelmente na elaborao do relevo costeiro.

0-0) o que singulariza o macroespao nordestino em relao s demais regies do pas que seu territrio est submetido influncia do clima semirido BSh. 1-1) nas reas mais secas da regio, domina um tipo de caatinga arbrea, densa, denominada Caatinga Hipoxerfila, onde se nota a ausncia de bromeliceas. 2-2) as condies geoambientais da regio contriburam de modo decisivo para a estruturao dos quadros regionais, colaborando, de certa maneira, para a localizao e a variedade de atividades econmicas. 3-3) uma extensa rea do interior nordestino apresenta uma unidade de paisagem denominada Depresso Sertaneja, que se caracteriza pelo domnio de colinas convexas e ausncia de pediplanos; uma rea em que predomina certa monocultura. 4-4) na Zona da Mata, em decorrncia do regime de chuvas, os rios so, dominantemente, de carter sazonal intermitente; so rios com elevado grau de poluio. RESPOSTA:VFVFF JUSTIFICATIVA: 0-0) Verdadeiro. A presena do clima semirido do tipo BSh, segundo a classificao de Koppen, o que individualiza, do ponto de vista fsicogeogrfico, o Nordeste brasileiro. 1-1) Falso. Nas reas mais secas, o que predomina so as caatingas hiperxerfilas, com predomnio de cactceas e bromeliceas. 2-2) Verdadeiro. A diversidade de quadros naturais foi um fator que contribuiu sobremaneira para a estruturao dos quadros regionais, sobretudo no que diz respeito localizao e variedade de atividades econmicas. 3-3) Falso. A Depresso Sertaneja notabiliza-se pela existncia de amplos pediplanos e no pelo domnio de colinas convexas. Esse domnio comum na Zona da Mata mida. 4-4) Falso. Os rios da Zona da Mata so dominantemente perenes e no intermitentes.

06. Um dos temas que vm recebendo uma maior


ateno dos gegrafos fsicos na atualidade a questo dos climas urbanos e, particularmente, as chamadas ilhas de calor. Grandes cidades brasileiras vm sofrendo essas alteraes de maneira significativa. Entre os fatores que colaboram para a instalao das ilhas de calor sobre grandes centros urbanos, podem ser mencionados: 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) a escassez de reas verdes. a produo de energia. a concentrao de poluentes. a morfologia urbana. a impermeabilizao dos solos.

RESPOSTA:VVVVV JUSTIFICATIVA: Todos os fatores mencionados agem diretamente na definio do clima urbano e, particularmente, na instalao das chamadas ilhas de calor. Todos so relacionados com aes antrpicas no processo de urbanizao. Assim, todas as alternativas esto corretas.

08. Observe atentamente o mapa abaixo e analise as


proposies feitas a seguir.

07. A Regio Nordeste do Brasil , como afirmou certa


vez o gegrafo pernambucano Manoel Correia de Andrade, uma regio de contrastes naturais e socioeconmicos. Sobre essa regio brasileira, correto dizer que:

RESPOSTA: FVFVF JUSTIFICATIVA: 0-0) Falso. O mapa no prioriza os grandes falhamentos e sim as bacias sedimentares. 1-1) Verdadeiro. As reas claras so terrenos sedimentares. Esses terrenos, em geral, so aquferos importantes, pois representam reservas considerveis de guas subterrneas e que podem servir para o abastecimento das populaes, sobretudo no Nordeste. 2-2) Falso. As reas claras so bacias sedimentares de idades diversas. 3-3) Verdadeiro. A afirmativa correta pois as bacias (sinclises) mencionadas so as maiores do Brasil, e, na Bacia do Paran, h evidncia de um extenso derrame de rochas eruptivas de idade mesozoica. 4-4) Falso. A rea indicada sedimentar e de idade bem mais antiga que o Cenozoico. So terrenos sedimentares e no terrenos baslticos.

Alto-Tapajs Jatob Tucano Recncavo

Bananal

0-0) O mapa prioriza a representao dos grandes falhamentos existentes no territrio brasileiro, particularmente nas regies Sudeste e Sul. 1-1) As reas claras, pela natureza dos terrenos, acumulam uma grande quantidade de gua subterrnea; no caso do Nordeste brasileiro, essas reas so estratgicas para o abastecimento das populaes. 2-2) As reas claras no mapa correspondem aos terrenos do Escudo Brasileiro, em algumas pores, ricas em minrios de ferro e de bauxita. 3-3) As trs maiores bacias sedimentares brasileiras so, na ordem decrescente de extenso, a Amaznica, a do Paran e a do Meio Norte; na segunda bacia, observam-se notveis derrames de rochas magmticas mesozicas. 4-4) O mapa mostra, nos Estados de Minas Gerais e Bahia, uma ampla rea de rochas baslticas, que foram originadas no Cenozico e depositadas sobre os terrenos pr-cambrianos do Escudo Brasileiro.

09. A aplicao do mtodo geogrfico com seus


princpios feita por Josu de Castro em seu livro Geografia da Fome, quando o autor identifica, no Brasil, a presena de 05 reas alimentares: a Amaznica, o Nordeste Aucareiro, o Serto Nordestino, o Centro-Oeste e o Extremo Sul, constatando a presena, nessas reas, de fome endmica, de epidemias de fome e de subnutrio. Analise as proposies abaixo, que dizem respeito aplicao desses princpios do mtodo geogrfico feita pelo autor. 0-0) Quando localiza e mapeia as regies alimentares, estabelecendo os seus limites, Josu est desenvolvendo o princpio da Extenso, formulado por Frederico Ratzel. 1-1) Ao analisar as razes que levam fome na rea Amaznica, estabelecendo relaes de causa e efeito, Josu aplicou o princpio da Casualidade. 2-2) Ao comparar a fome endmica presente na rea Amaznica e no Nordeste Aucareiro com a fome existente no Serto Nordestino, identificando semelhanas e diferenas, o autor est desenvolvendo o princpio da Analogia ou da Geografia Geral, enunciado por Karl Ritter. 3-3) A conexidade est presente em seu livro, quando identifica a interligao e a interpenetrao existentes na ao dos vrios fatores fsicos e humanos entre si. 4-4) O princpio da atividade desenvolvido por Josu quando ele menciona os diferentes tipos de atividades econmicas que so desenvolvidas pelas populaes das regies por ele tratadas.

RESPOSTA: VFVVF JUSTIFICATIVA: 0-0) A afirmativa verdadeira. No princpio da Extenso, o gegrafo localiza e delimita a rea ou o fato geogrfico que est sendo estudado. Por sua vez, este princpio foi enunciado por Frederico Ratzel. 1-1) A afirmativa Falsa. Este princpio do mtodo geogrfico se chama Causalidade e no Casualidade. 2-2) A afirmativa Verdadeira. O princpio da Analogia ou da Geografia Geral significa a comparao entre as reas ou entre os fatores geogrficos estudados, quando so estabelecidas as semelhanas e diferenas existentes. 3-3) A afirmativa Verdadeira. Pelo princpio da Conexidade, o Gegrafo identifica que os fatores fsicos, humanos, econmicos esto interrelacionados. Eles no agem de maneira isolada, mas de forma integrada. 4-4) A afirmativa Falsa. O princpio da Atividade est relacionado a transformaes, dinmica do fato geogrfico estudado.

RESPOSTA: VVVFF JUSTIFICATIVA: 0-0) A afirmativa Verdadeira. O crescimento vegetativo da populao de um pas expresso pela frmula: CV= TN TM, onde TN representa a taxa de natalidade e TM, a taxa de mortalidade. 1-1) A afirmativa Verdadeira. A taxa de fecundidade e a taxa de natalidade vo influenciar a base da Pirmide Etria e a expectativa de vida, o seu pice. 2-2) A afirmativa Verdadeira. O clculo da densidade demogrfica feito atravs da diviso da populao absoluta de um determinado lugar pela sua superfcie. Atravs da densidade, podemos identificar se a populao est mais ou menos concentrada. 3-3) A afirmativa Falsa. O pas populoso aquele que apresenta uma elevada populao absoluta. 4-4) A afirmativa Falsa. A mortalidade infantil diz respeito ao nmero de bitos de crianas com menos de 1 ano de vida.

11. Analise as proposies seguintes, que dizem 10. O conhecimento do perfil demogrfico de um lugar
ocorre a partir da compreenso do comportamento de seus indicadores populacionais. A esse respeito, analise as afirmaes abaixo. 0-0) O crescimento vegetativo da populao de um pas obtido a partir da comparao do comportamento entre os indicadores taxa de natalidade e taxa de mortalidade. 1-1) As taxas de fecundidade e de natalidade bem como a expectativa de vida so indicadores, cujos comportamentos podem modificar o formato de uma Pirmide Etria. 2-2) Densidade Demogrfica a quantidade de habitantes por quilmetro quadrado. Ela reflete a concentrao, para mais ou para menos, de habitantes em uma rea. 3-3) Um pas populoso aquele que apresenta uma elevada populao relativa. Normalmente, eles tambm podem ser densamente povoados. 4-4) Os pases perifricos possuem uma elevada taxa de mortalidade infantil, o que significa um grande nmero de bitos de crianas com menos de cinco anos de idade. respeito a algumas caractersticas do cenrio econmico da regio do Nordeste brasileiro. 0-0) A implantao de indstrias atravs dos incentivos fiscais da Sudene, com o 34/18 e, posteriormente, com o FINOR, em Pernambuco, no diversificou a economia pernambucana em relao a outras economias da regio Nordeste. 1-1) A presena da Petrobras na economia sergipana alavancou a renda per capita do Estado. 2-2) Os incentivos fiscais da Sudene levaram a que as indstrias de bens intermedirios implementadas na regio tivessem um carter de complementar as necessidades das empresas do Sudeste. 3-3) A carcinicultura uma atividade que vem assumindo papel de destaque na economia regional. 4-4) Para o IBGE e a Sudene, o Nordeste, do ponto de vista econmico, constitudo pelos Estados do Maranho, Piau, Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, pela poro setentrional do Estado de Minas Gerais e pelo Estado do Esprito Santo.

RESPOSTA: FVVVF JUSTIFICATIVA: 0-0) A alternativa Falsa. A implantao de indstrias atravs dos incentivos fiscais da Sudene proporcionou a diversificao da economia pernambucana, com a instalao de vrios gneros de indstria, a exemplo de: material eltrico e comunicao, qumica, metalrgica, mecnica, minerais no metlicos etc. 1-1) A alternativa Verdadeira. A explorao e o refino do petrleo pela Petrobras contriburam para o aumento do PIB de Sergipe. Assim, como a renda per capita obtida da relao PIB/populao absoluta, o aumento do PIB, tendo sido maior do que o crescimento populacional, alavancou a renda per capita. 2-2) A alternativa Verdadeira. O Nordeste assumiu uma posio complementar como fornecedor de bens intermedirios s indstrias do Sudeste, marcada ainda sua estrutura industrial, por um peso relevante da produo de bens de consumo no durveis. 3-3) A alternativa Verdadeira. A criao de camares em cativeiro vem sendo estimulada pela demanda do mercado internacional, fazendo com que investimentos privados venham sendo aplicados no desenvolvimento da atividade. 4-4) A alternativa Falsa. Esta diviso regional da Sudene no a mesma adotada pelo IBGE, que considera a regio Nordeste se estendendo do Maranho Bahia, sendo constituda por nove unidades da Federao.

RESPOSTA: VVVVV JUSTIFICATIVA: 0-0) A alternativa Verdadeira. A soja o principal produto do agronegcio no Brasil. Sendo um produto voltado para o mercado externo, exige uma alta produo, com rendimento de alta produtividade, onde se faz necessrio o emprego da mecanizao e da tecnologia. Dessa forma, uma produo altamente poupadora de mo de obra. e o seu cultivo dominado por grupos estrangeiros. 1-1) A alternativa Verdadeira. A avicultura uma atividade que tem como caracterstica principal, a descentralizao. Ela desenvolvida em pequenas propriedades que esto interligadas a grandes empresas, destacando-se a Sadia e a Perdigo. O seu valor agregado maior do que o da soja, por possibilitar a sua venda por partes (o peito, as cartilagens, as entre-coxas etc.), gerando um maior lucro e um nmero maior de empregos. Por sua vez, uma atividade desenvolvida por grupos nacionais; da os lucros obtidos das exportaes permanecerem no pas. 2-2) A alternativa Verdadeira. Por ser a soja o principal produto de exportao do agronegcio brasileiro, no somatrio do PIB dessa atividade, ela tem um peso maior na pauta dos produtos exportados. 3-3) A alternativa Verdadeira. Apesar dos obstculos existentes no agronegcio brasileiro (infraestrutura deficiente, taxa de cmbio desfavorvel), o emprego de alta tecnologia no uso dos solos, e a mecanizao possibilitam uma maior competitividade, o que vai superar os entraves ao desenvolvimento do setor. 4-4) A alternativa Verdadeira. Alm dos obstculos internos enfrentados pelo agronegcio, existem as dificuldades externas, relacionadas entrada do produto no mercado exterior: a alta taxao alfandegria, o rigor da inspeo sanitria e a qualidade dos produtos, no que diz respeito sua padronizao.

12. Sobre a atividade do Agronegcio no Brasil analise


as proposies abaixo. 0-0) O setor da soja abrange uma produo rural altamente mecanizada e geradora de poucos empregos, sendo dominado por poucos e fortes grupos intermedirios; uma poro substancial deles de origem estrangeira. 1-1) O setor de frango concentra sua produo no Sul do pas, em pequenas propriedades integradas a grandes empresas. Possui uma agregao de valor maior que a da soja; portanto, gera mais emprego, e os lucros obtidos das exportaes permanecem no pas. 2-2) O PIB do agronegcio nacional ainda est bastante concentrado no complexo soja, representado pelos gros, leo e farelo, que tambm so os mais exportados. 3-3) O fator que contrabalana os maiores obstculos do agronegcio brasileiro a alta tecnologia empregada no uso dos solos, a mecanizao e as tcnicas de irrigao, que emprestam maior competitividade ao setor. 4-4) Um dos grandes entraves ao maior desempenho das exportaes do agronegcio brasileiro o protecionismo dos pases importadores, com barreiras alfandegrias, tcnicas e sanitrias.

13. Analise o mapa abaixo sobre o Sistema Ferrovirio


no Brasil. Com base em suas observaes e considerando os conhecimentos sobre o assunto, analise as proposies seguintes.

RESPOSTA: VVFVV

Amap
JUSTIFICATIVA: 0-0) A alternativa Verdadeira. A Ferrovia NorteSul, atravs de sua logstica, vai incentivar o desenvolvimento do agronegcio no cerrado, possibilitando uma abertura ao porto de exportao e, ao mesmo tempo, uma integrao da regio Centro-Oeste com as regies Norte e Nordeste. 1-1) A alternativa Verdadeira. Este complexo sobre trilhos se destaca no pas por ser um corredor de exportao e de combustveis. 2-2) A alternativa Falsa. A penetrao do gado para o interior nordestino, formando os currais sertanejos, se deu atravs dos rios, a exemplo do So Francisco. 3-3) A alternativa Verdadeira. Historicamente, em sua grande maioria, o traado das ferrovias sinuoso, em funo da compartimentao do relevo brasileiro, onde predominam os planaltos. Isso torna o transporte sobre trilhos lento. 4-4) A alternativa Verdadeira. O Mapa apresenta o traado da FERRONORTE, onde se pode observar a sua logstica.

Carajs Ferrovia Norte-Sul Ferronorte

Vitria - Minas Fepasa

0-0) A Ferrovia Norte-Sul objetiva consolidar o crescimento da ocupao econmica e social do cerrado, incentivar o agronegcio e possibilitar a interligao entre as regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 1-1) O Brasil um pas de grandes dimenses territoriais, e o seu transporte de produtos sobre trilhos est concentrado em algumas ferrovias, a exemplo das estradas de ferro do Amap, de Carajs, de Vitria-Minas, de Tereza Cristina e de alguns ramais da FEPASA, que se destacam como corredores de exportao de produtos e de combustveis. 2-2) As ferrovias, quase sempre direcionadas no sentido litoral/interior, serviram, inicialmente, para transportar o gado que se dirigia do litoral para o Serto nordestino. 3-3) Seus traados confusos ou sinuosos resultam em grande morosidade no transporte de pessoas e mercadorias. 4-4) A Ferronorte uma artria logstica das regies Norte e Centro-Oeste do pas, ligando-se aos portos de exportao do Sul e do Sudeste, atravs de ramais da FEPASA, em Santa F do Sul.

14. No estudo da evoluo da atividade agropecuria, se


pode identificar, do ponto de vista cientfico e tcnico, a existncia de trs fases: a tradicional, a moderna e a contempornea. A partir dessa afirmativa e considerando as informaes existentes, podemos afirmar que a agricultura contempornea: 0-0) a fase em que a agricultura e a pecuria apresentam maior integrao com a indstria, os capitais, a cincia e os mercados. Quanto ao emprego, h uma ampliao da mo de obra assalariada e diarista. 1-1) este momento da atividade agrcola tambm chamado de Revoluo Verde. 2-2) utiliza mquinas e produtos industriais de forma cada vez mais intensa o que possibilita a industrializao das atividades agropecurias. 3-3) impulsiona cada vez mais o abandono das lavouras de subsistncia e a intensificao da concentrao fundiria. 4-4) carateriza-se pela existncia das indstrias da agricultura ou agroindstrias, das indstrias para a agricultura e dos complexos agroindustriais.

RESPOSTA: VFVVV JUSTIFICATIVA: 0-0) A afirmativa Verdadeira. Esta a fase em que a agricultura e a pecuria se apresentam mais evoludas, havendo a integrao entre os setores produtivos: primrio, secundrio e tercirio. No que diz respeito mo de obra empregada, esta altamente especializada. 1-1) A afirmativa Falsa. A Revoluo Verde corresponde fase moderna da agricultura, quando, a partir dos meados do Sculo XX, ela passa por uma srie de transformaes que levaram a um aumento da produo e da produtividade agrcola, graas aplicao cada vez maior da cincia e da tecnologia atividade. 2-2) A afirmativa Verdadeira. Nessa fase, a atividade necessita cada vez mais de produtos industriais e de mquinas para que haja um aumento da produo e da produtividade. Isso provocou a integrao da agropecuria com o conjunto da economia, em especial, o setor industrial. 3-3) A afirmativa Verdadeira. A agricultura contempornea requer cada vez mais o avano por novas terras, requisito necessrio ao desenvolvimento da atividade. Com isso, ela passa a ocupar reas antes destinadas s lavouras de subsistncia, provocando, em consequncia, o aumento da concentrao fundiria. 4-4) A afirmativa Verdadeira. A integrao entre os setores agropecurio e industrial foi determinante para o surgimento desses tipos de indstrias.

4-4) O comportamento positivo do setor de servios, que representa a maior parte do PIB estadual, possibilitou o crescimento da economia pernambucana, em 2009. RESPOSTA: VVVFV JUSTIFICATIVA: 0-0) A afirmativa Verdadeira. Os investimentos em obras de infraestrutura alocados no Estado e o crescimento de investimentos privados em construes prediais e em novas indstrias, principalmente no Complexo Industrial e Porturio de SUAPE, vm provocando no total de bens e servios produzidos, um aumento do PIB. 1-1) A afirmativa Verdadeira. No conjunto de atividades agropecurias, a porcentagem do PIB referente pecuria foi preponderante para alavancar o PIB estadual. 2-2) A afirmativa Verdadeira. A porcentagem do PIB correspondente produo do parque industrial foi impulsionada pelo crescimento da construo civil no Estado, provocando, consequentemente, a expanso do PIB. 3-3) A afirmativa Falsa. A situao inversa. O crescimento da formao bruta de capital fixo, principalmente alocado na construo civil, tem contribudo para o desempenho positivo do PIB. 4-4) A afirmativa Verdadeira. O setor da prestao de servios o que mais cresce na economia pernambucana. O seu dinamismo reflete-se positivamente no crescimento do PIB estadual.

16. Atualmente, o fenmeno da desertificao um dos


temas de preocupao internacional. O primeiro sinal de alerta para a humanidade foi a grande seca que se abateu sobre a regio saheliana no final dos anos 1960 e incio dos anos 1970. A seca saheliana provocou uma queda substancial na produtividade e no rendimento de pases como Mali, Bukina-Fasso (antigo Alto Volta), Nger, Senegal, Chade, Sudo e Mauritnia. Sobre o processo de desertificao, correto afirmar: 0-0) A desertificao no se apresenta como um fenmeno recente para os seres humanos. Civilizaes remotas como os Sumrios e Babilnicos tiveram a produtividade agrcola de suas terras irrigadas destruda como consequncia da insuficincia de drenagem contribuindo, assim, para o seu declnio; 1-1) Hoje, a desertificao tem uma definio oficial, ratificada pelo Governo do Brasil, signatrio da Conveno das Naes Unidas de Combate Desertificao (UNCCD): A desertificao deve ser entendida como a degradao da terra nas zonas ridas, semiridas e submidas secas, resultante de vrios fatores, incluindo as variaes climticas e as atividades humanas. 2-2) No Nordeste do Brasil, as populaes mais pobres e com piores ndices de desenvolvimento so as menos vulnerveis aos processos de desertificao, pois esto, em sua maioria, localizadas no Serto nordestino.

15. A economia mundial comea a sair da mais profunda


recesso desde o ps-Segunda Guerra, embora em ritmo lento. O mesmo acontece com a economia pernambucana, entretanto, com maior dinamismo. Segundo as estimativas preliminares realizadas pela Agncia Estadual de Planejamento e Pesquisa (Agncia CONDEPE/FIDEM), o Produto Interno Bruto estadual dever obter, em 2009, um crescimento entre 3,2% e 4,2%. Com base no texto acima, podemos afirmar que: 0-0) o conjunto de investimentos pblicos e privados e de obras de infraestrutura econmica e social vem sustentando o dinamismo da economia pernambucana. 1-1) o comportamento favorvel da agropecuria, influenciado principalmente pelo desempenho positivo da pecuria, ajudou a alavancar o Produto Interno Bruto de Pernambuco, em 2009. 2-2) O desempenho positivo da construo civil no Estado, nos segmentos da construo pesada e predial, influenciou, sobremaneira, o crescimento do setor industrial, impulsionando o PIB de Pernambuco. 3-3) O fraco desempenho da formao bruta de capital fixo (investimentos em mquinas e equipamentos) de Pernambuco, em 2009, no contribuiu para o crescimento do PIB estadual.

3-3) Atualmente, 1.340.000 km2 do territrio brasileiro so reas suscetveis desertificao e abrangem o trpico semirido, submido seco e reas de entorno, atingindo diretamente 30 milhes de pessoas. 4-4) No Brasil, as duas regies mais suscetveis desertificao so as regies Norte e Nordeste. RESPOSTA VVFVV Justificativa: 0-0) A desertificao um processo bastante antigo, com as primeiras manifestaes entre as civilizaes dos Sumrios e Babilnicos. 1-1) O conceito de desertificao da UNCCD o conceito oficial utilizado pelo Governo do Brasil em seus vrios programas de combate desertificao. 2-2) No Brasil, as populaes mais pobres e com pies ndices de desenvolvimento so as mais vulnerveis aos processos de desertificao. 3-3) Atualmente, algumas pores do territrio brasileiro so suscetves desertificao, notadamente, nas reas semiridas e submidas secas. 4-4) As regies Norte e Nordeste do Brasil so as mais suscetveis desertificao.

Potrebbero piacerti anche