Sei sulla pagina 1di 9

A PEDAGOGIA WALDORF E A EDUCAO INFANTIL

LUCIANA DOS SANTOS GONALVES (PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE CAMPINAS).

Resumo Esta pesquisa aborda os fundamentos da Pedagogia Waldorf e a Educao Infantil. O problema de investigao qual a concepo de educao e de criana que se apresenta na pedagogia Waldorf. Atualmente existem no Brasil 25 escolas Waldorf e 54 jardinsdeinfncia Waldorf. Os objetivos dessa pesquisa foram: a) analisar o contexto educacional da pedagogia Waldorf; b) identificar a concepo educao e de criana nesta pedagogia; c) refletir a prtica pedaggica da escola Waldorf de Educao Infantil. Foram utilizadas fontes testemunhal e bibliogrfica, observao direta tendo como referncia a pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi desenvolvida em trs escolas Waldorf, sendo que duas de iniciativa pblica no Rio de Janeiro e uma de iniciativa particular na cidade de Campinas. Destacamos a relevncia desta pesquisa, quando ainda existem poucos trabalhos cientficos acerca da Pedagogia Waldorf, contribuindo com uma nova linguagem de Educao Infantil. Com base nos resultados obtidos, constatamos que a concepo de criana baseiase no amadurecimento da mesma no sentido que criana no nasce com todas as suas aptides desenvolvidas, mas que a ela precisa ser conduzida pelo professor para poder definir a sua prpria vida. Assim, a educao vista como meio de desenvolver seres humanos livres, capazes, por eles prprios, de dar sentido e direo s suas vidas. A prtica pedaggica est voltada para a realidade da comunidade escolar e para as necessidades dos alunos. Os pais participam na gesto da escola, colaborando na busca de solues, comprometimento mtuo com a educao. Outro aspecto fundamental desta pedagogia a capacitao dos professores de Educao Infantil, exigese do professor, alm da formao exigida pelo Ministrio da Educao e Cultural (MEC), a formao especfica oferecida nos Seminrios da Pedagogia Waldorf. Palavras-chave: Pedagogia Waldorf, Educao Infantil, Prtica Pedaggica .

Introduo

Esta pesquisa aborda os fundamentos da Pedagogia Waldorf e a Educao Infantil. O problema de investigao qual a concepo de educao e de criana que se apresenta na Pedagogia Waldorf. Esta abordagem pedaggica baseia-se no conhecimento do ser humano a partir da Antroposofia, cincia espiritual elaborada por Rudolf Steiner. No Brasil, algumas escolas de Educao Infantil vm trabalhando por meio desta prtica pedaggica desde 1956. Sua meta principal proporcionar ao aluno o desabrochar de suas capacidades e que o mesmo possa ordenar seu caminho em busca do cumprimento de seu destino de homem do sculo XXI. Atualmente existem no Brasil 25 escolas Waldorf e 54 jardins-de-infncia Waldorf. Este estudo sobre a Pedagogia Waldorf utiliza-se de categorias gerais de anlise, tais como: Antroposofia[1], Educao Infantil e Prtica Pedaggica.

A literatura disponvel sobre Antroposofia centra-se, a nosso ver, na idia do ser humano integral, sendo tratada por diversos autores como Steiner (2000a, 2000b, 1996, 1995, 1988); Lanz (1998); Knig (1997); Lievegoed (2001). Para Antroposofia, cincia que estuda a natureza e o desenvolvimento do ser humano, a Pedagogia Waldorf fomenta a capacidade de poder viver e experimentar o que mais verdadeiro no prprio ser. Os objetivos dessa pesquisa foram: a) analisar o contexto educacional da Pedagogia Waldorf; b) identificar a concepo de educao e de criana nesta abordagem pedaggica; c) refletir a prtica pedaggica da escola Waldorf de Educao Infantil. Foram utilizadas fontes testemunhal e bibliogrfica, observao direta tendo como referncia a pesquisa qualitativa. Durante o ano de 2004, a coleta de dados foi desenvolvida em trs escolas Waldorf, sendo que duas de iniciativa pblica no Rio de Janeiro e uma de iniciativa particular na cidade de Campinas. Destacamos a relevncia desta pesquisa, quando ainda existem poucos trabalhos cientficos acerca da Pedagogia Waldorf, contribuindo com uma nova linguagem de Educao Infantil.

Situando o tema

A Pedagogia Waldorf surgiu em 1919, em Suttgart, Alemanha, aps a guerra, surgiu na Alemanha o conceito de escola nica, no sentido de uma instituio de ensino que reunisse meninos e meninas e que acabasse tambm com a segregao cultural e social to presente no sistema escolar alemo. A primeira escola Waldorf foi fundada na Alemanha para filhos de trabalhadores da fbrica de cigarros "Waldorf-Astoria", originandio da seu nome. Depois seguiram outras fundaes, na Alemanha, Inglaterra e Holanda. Atualmente h mais de 1.000 escolas espalhadas pelo mundo inteiro. A Pedagogia Waldorf, fundada por Rudolf Steiner, prope-se estudar as leis naturais que regem o desenvolvimento do ser humano. So leis universais, porque todo ser humano, por mais individual que seja, segue, devido sua natureza, certas leis do desabrochar da personalidade. Educar significa ento criar condies adequadas e os meios corretos para que ocorra a formao harmoniosa da personalidade. A educao, segundo a Pedagogia Waldorf, deve encaminhar o ser humano para o futuro com capacidades cognitivas, emocionais e espirituais, sendo um ser criativo socialmente pronto para os desafios do sculo XXI. Segundo a pedagogia Waldorf o homem tem uma existncia material e transitria, porque essa lhe faculta a possibilidade de desenvolver a sua identidade espiritual prpria e autnoma. Dado que o ser humano no nasce com todas as suas aptides desenvolvidas, ele precisa ser conduzido por um educador para poder encontrar e assumir a si mesmo. O processo pedaggico consiste, pois, em propiciar, atravs do ensino, o amadurecimento da criana no sentido de ela poder definir a sua prpria vida. Esse amadurecimento apenas possvel por meio de um currculo, cuja inteno no simplesmente condicionar e adaptar o aluno s circunstncias dominantes. O currculo deve seguir s necessidades evolutivas do prprio ser humano e prepar-lo para ser ele mesmo.

Conforme Lanz (1998)

Diante da riqueza do currculo e da exigidade de tempo disponvel, um segredo da Pedagogia Waldorf consiste na economia no ensino, com a qual o professor deve trabalhar. J que a finalidade formar os alunos, fazendo com que estes sintam o essencial de uma disciplina, o professor pode renunciar a todos os detalhes sem nexo, que sero logo esquecidos e s oneram a memria. Em cada matria existem fatos, conhecimentos, leis e relaes essenciais: isto que o aluno deve conhecer; melhor do que conhecer uma frmula saber deduzi-la. Pensar matematicamente ou historicamente vale mais do que acmulo de frmulas, nomes ou datas (p. 102).

O trabalho pedaggico da Educao Infantil

importante que a criana que est no jardim de infncia encontre um ambiente calmo, bem protegido. Porm, jardim de infncia no escola. um prolongamento de um lar, no qual se encontra uma "me postia", um nmero mais de "filhos" e talvez uma auxiliar. Segundo Lanz (1998), observando as necessidades de uma criana pequena, seria o jardim de infncia:

Uma reproduo da famlia: uma fechada, com seu ambiente prprio, sob a direo de uma ou duas orientadoras (as mesmas durante um longo perodo). As crianas no deveriam ser todas da mesma idade, como uma famlia, onde tambm h irmos e irms menores e maiores (p. 109).

Sendo assim, num jardim de infncia Waldorf so agrupadas crianas com idades variadas, uma vez que a proposta da pedagogia Waldorf criar um ambiente propcio para a formao e no uma pr-escola com informaes ou ensino formal. Igualmente como numa famlia os irmos de idades diferentes educam-se mutuamente, tambm as crianas de jardim de infncia, em grupos de idades mistas, tm a mesma oportunidade. Entretanto, como a criana de primeiro setnio[2] ainda no se desenvolveu, por natureza, sua capacidade de raciocnio, o professor no pode apelar para uma compreenso. Ele ter que apelar a um elemento nato, imitao. Conforme Igncio (1995: 25), "a criana pequena inteiramente fora de vontade. Ela s quer agir, transformar, brincar. Brincando ela imita os gestos do adulto. Assim, ela descobre o mundo". Uma vez que a criana aprende a conhecer o mundo por meio da imitao das pessoas. Ela quer imitar tudo aquilo que o professor faz. Ento, o professor deve ser um exemplo digno de ser imitado, j que ele faz parte do meio ambiente formador da criana. Todas as atividades realizadas por ele precisam ser

apresentadas de tal forma criana que a mesma deseje recri-las sob a forma de brincadeiras, ela observa o adulto, motiva-se e copia a sua atividade. Dessa forma amadurece sua prpria configurao fsica, emocional e cognitiva e aprende a respeito do mundo no qual vive. Ou seja, a criana se apronta "naturalmente" para a aprendizagem quando encontra a possibilidade de explorar o seu meio-ambiente. Portanto, o jardim de infncia deve proporcionar condies favorveis nas quais a criana, em ambiente calmo e alegre, exercite o uso de seu corpo, imitando as atividades que normalmente so feitas na vida, no dia-a-dia de qualquer famlia. A atividade mais seria da criana o brincar, o professor d espao para ela brincar sadiamente, quer dizer, estar livre de um sentido utilitrio. A criana no precisa ter um propsito ou ser dirigido. O brincar brota de dentro dela, faz parte de sua natureza. Dentre as atividades desenvolvidas num jardim de infncia Waldorf, cabe destacar: o desenho infantil, a msica, a culinria, o trabalho manual, euritmia, roda rtmica (ciranda de roda e dramatizaes) e contos de fada. O desenho uma atividade diria, livre, no de forma dirigida, feito com giz de cera de superfcie bem larga. Atravs dele, a criana representa sua relao com seu corpo e com o espao fsico-temporal. Da mesma forma como a criana brinca, ela desenha. No planeja o seu desenho, mas ele acontece como algo que surge de dentro dela. A msica explorada pelos materiais sonoros tanto atravs das rodas rtmicas como pelas brincadeiras. As crianas cantam enquanto brincam ou durante a aula de Kntele[3], instrumento finlands. Atualmente, as pessoas que lidam com crianas podem confirmar que muitas delas j esto com a audio bastante prejudicada por variadas causas: ouvir rdio em demasia, morar em ruas muito movimentadas e ruidosas, etc. isto se evidencia na observao do brincar da criana que berra imitando carros ruidosos ou destri tudo com muito barulho. Freqentemente, essas crianas apresentam dificuldades para conseguir ouvir. Para se opor a essa tendncia, o Kntele[4] tem se mostrado um excelente instrumento. Quando o professor toca alguma msica neste instrumento, consegue fazer com que as crianas fiquem mais calmas, devido o seu som suave. Tambm proporciona aos alunos qualidades como ateno, concentrao, ritmo e coordenao motora. Uma das atividades realizadas pela professora juntamente com as crianas a culinria, ou seja, preparar frutas, fazer po, bolos, biscoitos e ch para o lanche. Alm ter um grande significado social, pelo fato de estarmos juntos preparando o lanche e depois compartilhando uns com os outros. Essa atividade possibilita explorar nossos sentidos atravs das texturas e aromas e trabalhar a coordenao motora. Durante uma refeio h uma unio entre o alimento e o anmico das pessoas. Por isso, no a quantidade de alimentos que do festividade refeio, mas sim a nossa atitude perante os alimentos, os outros e ns mesmos.

Na pedagogia Waldorf d-se grande importncia aos trabalhos manuais. Para que as crianas aprendam a fazer tais trabalhos de forma artstica e ao se tornarem mais velhas no tero dificuldades de se relacionarem com a vida e com os semelhantes. Sero capazes de construir suas vidas e relacionamentos de forma social e artstica, tornando suas vidas mais produtivas. Atravs dos trabalhos manuais, a criana trabalha o crebro por meio dos terminais nervosos que existem nas pontas dos dedos, descobrem e exploram o mundo. Essa capacidade de discriminao ttil igual dos nossos olhos, que so as janelas da alma. Se no usarmos os nossos dedos na infncia e na juventude nos tornamos "cegos nos dedos", essa rica teia nervosa fica empobrecida, o que representa uma enorme perda para o crebro e lesa o desenvolvimento do indivduo como um todo. A euritmia, arte do movimento, envolve o desenvolvimento de atividades rtmicas, como cirandas, exerccio de relaxamento e desenvolvimento de movimentos, promovendo situaes de equilbrio interior, sociabilidade, concentrao e clareza para o dia-a-dia, trazendo harmonia entre o corpo e a alma. O objetivo das aulas de euritmia atuar artisticamente no ser humano, ajudando, fortalecendo-o, estimulando-o, tanto no campo de suas habilidades corpreas como no mbito de suas vivencias e emoes, possibilidades contidas no corpo humano para revelar os movimentos, gestos e atitudes subjacentes fala e ao canto. A Antroposofia busca orientar na educao do corpo como um todo, especialmente, dos braos e das mos, por serem rgos mais expressivos do homem e, assim, trabalhando de forma ldica e artstica sua lateralidade, sua orientao espacial, a destreza, a musicalidade e a expressividade de seus movimentos. No jardim de infncia, a euritmia introduzida como uma atividade semanal. Dentre as atividades, consta roda rtmica que so brincadeiras de roda e cirandas que envolvem o canto e movimento, simultaneamente, que proporcionam a percepo rtmica, a identificao das partes do corpo e o contato fsico e amoroso com o adulto. A roda otimiza a percepo de um ritmo comum e a noo de conjunto. As aes que compem as rodas abrangem aspectos ligados coordenao do movimento e ao equilbrio, descoberta de capacidades fsicas e a expresso de emoes. Nessas atividades as crianas so reunidas numa roda e atravs de movimentos, versos, canes e dramatizaes desenvolvem-se o ritmo de contrao e expanso. Por exemplo: o gigante caminha com passos pesados e longos, portanto, usa-se ritmo lento e bem pausado; j o ratinho caminha rapidamente e com passos bem curtinhos. As msicas e rodas cantadas com as crianas variam de acordo com as estaes do ano, para que a criana comece a perceber a dimenso de tempo e a seqncia das festas do ano, entendendo melhor o seu significado. Nas rodas rtmicas so ouvidas e reproduzidas canes, poemas, versos que repetidos todos os dias durante uma poca, desenvolvem na criana a linguagem oral em seus diversos aspectos, tais como entonao, ritmo, articulao das palavras dentre outros. Pelo mesmo motivo, os contos de fadas ocupam, na Pedagogia Waldorf, um lugar de destaque, estabelecendo a partir da linguagem oral (a fala), o fortalecimento da memria e da capacidade de concentrao. Entretanto, merecem ateno especial,

pois so para a criana a linguagem rica, profunda e matizada, atravs da qual ela acolhe verdades acerca da vida anmica da humanidade. De acordo com Lanz (1998), os contos de fadas correspondem:

um primeiro ensino da Histria, ensino mais verdadeiro do que muitas pesquisas arqueolgicas, porque conduz diretamente ao estado mental do homem prhistrico em vez de penosamente tirar concluses baseadas em achados exteriores (runas, restos de cermica, desenhos) (p. 113).

Alm de ter correlao com acontecimentos de uma humanidade primitiva, os contos de fadas nos falam do desenvolvimento de uma alma individual, seus personagens apresentam aspectos humanos fundamentais de cada um de ns. Retomando as palavras de Lanz (1998), os contos de fadas[5] so descries, sob formas de imagens, de profundas verdades:

Nas grandiosas imagens dos contos, encontramos os grandes princpios diretores da evoluo humana: o estado original de harmonia e perfeio (o reino); a queda (a madrasta, andanas pela floresta); a perda da harmonia original (o mundo das pedras, os sofrimentos); as tentaes (drages, fadas ms); o despertar da inteligncia (anes que auxiliam, outros seres elementares); a alma que luta (a princesa vestida de trapos, ou o prncipe que passa por dificuldades); a redeno final, isto , a purificao como volta a um estado de harmonia (o casamento feliz da princesa com o prncipe) (p. 113).

As lutas, batalhas, vitrias, sofrimentos, alegrias e tristezas humanas tm como cenrio o ntimo do ser humano. Ao receb-lo a criana se fortalece para trilhar o seu prprio caminho na vida. Os contos de fadas apesar de serem regionais trazem mensagens universais e podem ser contados tanto para a criana pequena, como indicado para todas as idades. Atravs desta forma de narrativa, no caso de contarmos para a criana, estamos lhe oferecendo as possibilidades de compreender melhor o mundo em que est inserida. Ao narrar estes contos, o professor promove uma relao verdadeira e intima. Para que este contato seja atento e real, ele deveria evitar a leitura direta, j que o livro no deve se tornar um obstculo para os olhos atentos das crianas e a ateno dirigida a elas pelo professor. Os contos de fadas promovem em cada criana a capacidade de encontrar seu verdadeiro sentido na vida, atravs do resgate da fantasia e da imaginao.

Consideraes Finais

Desde a discusso sobre o Humanismo, fala-se a respeito de uma pedagogia que leve em conta o ser humano como um todo, ou seja, que o homem seja formado adquirindo cincia, moral e sentimento religioso. A partir de ento, vrias correntes pedaggicas vm desenvolvendo um trabalho de atingir a criana em suas aptides corporais, intelectuais, prticas, afetivas e espirituais. Podemos perceber a relao da Pedagogia Waldorf com os propostos pelo movimento humanista, pois o Humanismo tinha como objetivo colocar o homem como centro, alm de valorizar a sua autonomia. A pedagogia fundamentada por Rudolf Steiner retoma esta discusso em torno do ser humano, para que este se desenvolva de uma maneira que se torne livre na fase adulta para dar direes a sua prpria vida. Com base nos resultados obtidos, constatamos que a concepo de criana baseiase no amadurecimento da criana no sentido que ela no nasce com todas as suas aptides desenvolvidas, mas que a mesma precisa ser conduzida pelo professor para poder definir a sua prpria vida. Assim, a educao vista como meio de desenvolver seres humanos livres, capazes, por eles prprios, de dar sentido e direo s suas vidas. A prtica pedaggica est voltada para a realidade da comunidade escolar e para as necessidades dos alunos. Os pais participam na gesto da escola, colaborando na busca de solues, comprometimento mtuo com a educao. Outro aspecto fundamental desta pedagogia a capacitao dos professores de Educao Infantil, exige-se do professor, alm da formao exigida pelo Ministrio da Educao e Cultural (MEC), a formao especfica oferecida nos Seminrios da Pedagogia Waldorf. Esta observao, fundamentada no conhecimento profundo das caractersticas evolutivas e no conhecimento da conquista paulatina de conscincia, requer que a ao pedaggica promova, facilite e maximize a aprendizagem e d resposta aos interesses, perguntas latentes e necessidades concretas da criana. Pois s respondendo expectativa presente no educando que a aprendizagem adquire carter significativo. A educao assim entendida transcende a mera transmisso de conhecimentos e se converte em sustentao do desenvolvimento integral do educando, cuidando que tudo o que se faa tenha como meta a formao de sua vontade e o cultivo de sua sensibilidade e intelecto. Conclumos, ento, que a Pedagogia Waldorf organiza os contedos curriculares no tempo e no ritmo adequados situao evolutiva especfica, cultivando a cincia, a arte e os valores morais e espirituais. Esta prtica pedagogia procura estabelecer uma relao harmnica entre desenvolvimento e aprendizagem, fazendo confluir a dinmica interna da pessoa com a ao pedaggica direta, ou seja, integrando os processos de desenvolvimento individual com a aprendizagem da experincia humana culturalmente organizada.

Bibliografia BERTALOT, Leonore. Criana Querida - O dia a dia da alfabetizao. 2 ed. So Paulo: Antroposfica, 1995. KNIG, Karl. Os trs primeiros anos da criana: a conquista do andar, do falar e do pensar. 3. ed. So Paulo: Antroposfica, 1997b. IGNACIO, Renate K. Criana Querida - O dia a dia das creches e jardins-deinfncia. 2 ed. So Paulo: Antroposfica, 1995. KGELGEN, Helmut Von. A educao Waldorf: pedaggica. 2 ed. So Paulo: Antroposfica, 1997. aspectos da prtica

LANZ, Rudolf. Noes bsicas da antroposofia. 5 ed. So Paulo: Antroposfica, 2000. ____. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. 7 ed. So Paulo: Antroposfica, 1998. LIEVEGOED, B. C. J. Desvendando o crescimento: as fases evolutivas da infncia e da adolescncia. 3 ed. So Paulo: Antroposfica, 2001. STEINER, Rudolf. A prtica pedaggica. So Paulo: Antroposfica : Federao das Escolas Waldorf no Brasil, 2000a. ________. A arte da educao - III: Discusses pedaggicas. So Paulo: Antroposfica, 2000b. ________. A educao da criana segundo a Cincia Espiritual. 3 ed. So Paulo: Antroposfica, 1996. _______. A arte da educao - 1: O estudo geral do homem, uma base para a pedagogia. 2 ed. So Paulo: Antroposfica, 1995. ________. A arte da educao - II: Metodologia e didtica. So Paulo: Antroposfica, 1988. TRIVIOS, Augusto Nivaldo Silva. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987.

[1] A Antroposofia uma palavra originada do grego significa conhecimento do ser humano, foi criada por Rudolf Steiner, no sculo XIX e pode ser caracterizada como um mtodo de conhecimento da natureza do ser humano e do univeso. [2] Para Rudolf Steiner, a vida humana no decorre de forma linear, mas em ciclos de aproximadamente sete anos. LANZ, Rudolf. A Pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. 6. ed. rev. e ampl. So Paulo: Antroposfica, 1998, p. 38.

[3] O Kntele, instrumento musical nacional da Finlndia, consiste de uma caixa acstica fechada, com 7 a 10 cordas. Sua forma variada e a modalidade de afinao pentatnica (r-mi-sol-l-si, r-mi-sol-l-si) e indicado especialmente para crianas at 9 anos de idade, muito utilizado nos jardins de infncia Waldorf. A origem do Kntele perde-se no tempo. No conto mitolgico finlands, "Kalewala", cinqenta versos coletados no incio do sculo XIX, h uma referncia ao Kntele. O instrumento teria sido construdo com ossos de um peixe por um dos trs grandes heris do conto, o cantor mgico "Vainemoeinen". O som que emitia era de tal beleza que sua audio fazia o povo chorar sensibilizado. [4] A origem do Kntele perde-se no tempo. No conto mitolgico finlands, "Kalewala", cinqenta versos coletados no incio do sculo XIX, h uma referncia ao Kntele. O instrumento teria sido construdo com ossos de um peixe por um dos trs grandes heris do conto, o cantor mgico "Vainemoeinen". O som que emitia era de tal beleza que sua audio fazia o povo chorar sensibilizado. [5] Para um maior aprofundamento sobre o significado dos contos de fadas, indicamos a leitura "Fio de Ariadne: um caminho para a narrao das histrias" da autora Sueli Passerini, editado pela Antroposfica.

Potrebbero piacerti anche