Sei sulla pagina 1di 19

TECNOLOGIAS INOVADORAS PARA MAXIMIZAR A VIDA ECONMICA DE CORREIAS TRANSPORTADORAS.

Ivan Montenegro de Menezes (1) Magnus de Lellis Almeida (2) Carlos Henrique Castro (3) Marcelo Menezes Cruz (4)

RESUMO Um dos principais fatores condicionantes da eficcia gerencial na minerao o tratamento estratgico dado gesto dos ativos fsicos, ponto onde se concentram possibilidades reais de ganhos. Este trabalho apresenta novas tecnologias desenvolvidas nas unidades industriais da CVRD em Itabira/MG, visando o aumento da vida til de correias transportadoras, a eliminao de perdas e, consequentemente, a reduo dos custos operacionais. Na anlise das possibilidades de incremento da vida til de correias, foram estudados os processos de degradao e modos de falhas inerentes, identificadas tecnologias aplicveis, desenvolvidos novos mtodos e estabelecidos critrios para determinao do momento timo de substituio, garantindo assim a otimizao desejada. Os resultados obtidos apontam para uma reduo significativa dos gastos, tornando notrio o papel da Manuteno Industrial no desenvolvimento de novas abordagens voltadas para a gesto tcnica e econmica dos ativos.

(1) (2)

(3) (4)

Engenheiro Mecnico pela UFMG, ps graduado em Gesto da Produo tambm pela UFMG. Engenheiro de Manuteno, Companhia Vale do Rio Doce. Scio da ABRAMAN. Engenheiro Mecnico pela PUC-MG, graduando em Direito pelo IES de Joo Monlevade/MG, com ps graduao MBA em Gesto Estratgica de Negcios pela USP. Engenheiro de Manuteno, Companhia Vale do Rio Doce. Scio da ABRAMAN e membro da Comisso de Minerao/Regional MG. Tcnico Mecnico pelo CEFET-MG, graduando em Engenharia Mecnica pela PUC-MG. Supervisor Tcnico de Manuteno, Companhia Vale do Rio Doce. Scio da ABRAMAN. Administrador de Empresas pela FUNCESI/MG, ps graduando em Engenharia de Manuteno pela PUC-MG, Tcnico Mecnico e Tcnico em Processamento de Dados pelo CNND Itabira/MG. Supervisor Tcnico de Manuteno, Companhia Vale do Rio Doce. No scio da ABRAMAN.

1. INTRODUO

Um transportador de correia um equipamento relativamente simples, sendo normalmente projetado para realizar sua funo mesmo nas condies mais adversas. Apesar disto, ele composto por uma srie de componentes que devem ser muito bem ajustados, de modo especfico para cada transportador, o que o torna um equipamento nico. Os custos envolvidos, no somente na aquisio mas principalmente na operao dos sistemas de transporte por correias, constituem-se num dos mais relevantes na indstria mineral. A despeito deste fato, as decises relacionadas com trocas e com a prpria gesto tcnica dos transportadores so, via de regra, tomadas sem critrios bem estabelecidos, em geral so subjetivas. comum encontrar-se sistemas compostos por dezenas de quilmetros de transportadores, sem que haja um procedimento ou uma poltica de manuteno bem estabelecida. Na CVRD estas questes ganharam conotao especial nos ltimos anos, quando grupos de trabalho foram formados com o propsito especfico de estudar e desenvolver alternativas para otimizao de diferentes aplicaes, padronizao de atividades e reduo de custos. Na campo especfico de transportadores de correia, os trabalhos desenvolvidos incluem: Monitoramento e controle de desgaste por ultra som; Monitoramento e clculo da resistncia residual em funo do desgaste; Otimizao dos pontos de transferncia; Aplicao de componentes e dispositivos mecnicos especiais; Aperfeioamento em emendas a frio; Parametrizao especial da coleta e anlise de vibraes em mancais.

2. CLASSIFICAO DOS DANOS

O primeiro ponto a ser considerado para o estabelecimento de uma estratgia de ao quanto gesto de correias transportadoras, a classificao dos possveis danos que podem acontecer, ou seja, os modos de falha existentes. Estes danos envolvem no s a cobertura, mas tambm as bordas, emendas, carcaa e o prprio comportamento da correia. Os danos possveis podem ser destacados conforme se segue: Cobertura desgaste natural; desgaste prematuro da cobertura superior; desgaste prematuro da cobertura inferior; arrancamento, corte e estrias da cobertura superior; estrias ou danos longitudinais na cobertura inferior;

cobertura quebradia ou endurecida; deslocamento da cobertura ou presena de bolhas; cortes longitudinais, paralelos s bordas da correia.

Bordas desgaste excessivo das bordas; quebra das bordas.

Carcaa deslocamento de lonas; separao das lonas; fadiga na regio de folga entre rolos; ruptura longitudinal na caraa, sem avaria visvel na cobertura; manchas esponjosas, com apodrecimento da carcaa; destacamento de cabos.

Emenda ruptura da emenda; rasgo provocado por grampo; deslocamento interno.

Correia deslizamento no tambor de acionamento; abaulamento central; alongamento excessivo.

Dentre todos os tipos de danos possveis, selecionamos aqueles que possuem maior incidncia, ou cuja extenso do dano seja mais representativa quanto aos custos envolvidos. Desta maneira os danos so classificados conforme tabela 1 abaixo, as correias devem ser avaliadas permanentemente, e planos de ao especficos, desenvolvidos para eliminar ou atenuar as falhas.
CDIGO DESCRIO

DGi RG ET CT FA RP QM

Desgaste irregular Rasgo Estreitamento Corte Defeito de fabricao Rompimento Queima

Tabela 1 Classificao quanto a danos

3. POLTICA DE SUBSTITUIO A poltica de substituio de correias adotada pela CVRD/Itabira, envolve os seguintes pontos: 1. Maximizar a vida til da correia; garantir que a utilizao se d at o ponto de maior desgaste possvel. 2. Garantir as condies de segurana e a continuidade operacional do sistema, levando em conta a classe de criticidade do transportador. 3. Minimizar os custos operacionais. A estratgia adotada pela CVRD envolve os trs pontos mencionados: o uso mximo da correia, o risco para a continuidade operacional e por fim a reduo dos custos operacionais. Cada transportador tem suas caractersticas prprias, e como tal, deve ter uma estratgia de manuteno apropriada. Os transportadores, como os demais equipamentos que compe as instalaes de tratamento de minrio das minas de Itabira, seguem uma classificao de criticidade que representa seu impacto no sistema produtivo, seu grau de complexidade, alm de aspectos relacionados s questes de segurana, qualidade e custos. 4. NDICES DE DESEMPENHO

A expectativa de vida til das correias de transportadores diferentes varia sensivelmente, de tal forma que seria impossvel utilizar um valor absoluto para representar todas elas. Utilizamos, na CVRD, um valor relativo que exprime o grau de utilizao da correia. Ele pode ser assim definido:
VU t op t op t r

onde: VU = ndice de utilizao, [0,1] top = Tempo de operao da seo substituda da correia tr = Tempo remanescente estimado Normalmente utilizamos o valor percentual VU(%), definido como percentual de vida til da correia retirada. O tempo remanescente estimado com base no histrico do transportador e na projeo feita quando da instalao da correia. Definimos tambm dois ndices de desempenho globais: o primeiro deles um ndice operacional, relacionado com a vida til; o segundo refere-se ao valor econmico das

correias utilizadas. Estes ndices aferem a efetividade da poltica de manuteno adotada. Nada mais so que mdias dos ndices de utilizao ponderadas em relao ao comprimento total de correias aplicado e ao valor total das correias.

Do

L
i 1

VU i De

M
i 1 n

VU i
i

Li
i 1

M
i 1

onde: Do = ndice de desempenho operacional, [0,1] De = ndice de desempenho econmico, [0,1] L = Comprimento em metros M = Valor de aquisio VU = ndice de utilizao N = Nmero de correias substitudas 5. MONITORAMENTO DE ESPESSURAS DE CORREIAS TRANSPORTADORES

5.1 Objetivos A tcnica de Ultra Som largamente utilizada na CVRD para o monitoramento de espessura de correias transportadoras. A aplicao desta tcnica possibilita: Identificar o perfil de espessura da correia; Acompanhar o desgaste; Identificar as causas do desgaste prematuro; Propor solues para correo de anomalias; Prever a data provvel de troca; Manter o estoque em nveis adequados.

5.2 Identificao do perfil de espessura da correia Atravs do Ultra Som podemos descrever o perfil de espessura de uma correia transportadora, seja ela de lonas ou cabos de ao. A metodologia foi desenvolvida pela CVRD de forma a proporcionar os resultados de medio dentro de um intervalo de confiana adequado. O procedimento padro envolve os passos seguintes, que so apresentados resumidamente: Primeiramente utilizamos uma amostra da correia a ser monitorada como padro para a calibrao do aparelho. recomendado que se faa esta calibrao com cada amostra de correia, pois pode haver uma variao da medida devido diferena de fabricantes.

Aps a calibrao, passamos para a coleta dos dados de espessura na rea. Esta coleta feita obedecendo rigorosamente os procedimentos de segurana da empresa, ou seja, com o equipamento parado e desenergizado. As medida so tomadas da esquerda para a direita, obedecendo o sentido de fluxo do material, a partir de 50mm da borda da correia, em intervalos de 60 mm.
50 mm 60 mm 60 mm 60 mm

Figura 1 - Distncias para medio na correia

Aps a coleta de dados, os mesmos so descarregados em planilhas elaboradas especialmente para o controle do perfil de espessura de correias.

Devem ser tomados os seguintes cuidados quando da coleta: A coleta no realizada no tambor de retorno, pois uma rea de tenso que pode mascarar a medida real da correia; Para que os dados sejam coletados sempre no mesmo lugar, fazemos marcas na correia para identificar a rea de coleta; Em correias que ficam expostas ao tempo recomendado que se realize a coleta na parte da manh, quando os efeitos da dilatao so menores; Em correias muito longas, onde so realizadas trocas parciais, todas as sees devem ser monitoradas separadamente.

5.3 Causas do desgaste prematuro Determinado o perfil de espessura da correia, podemos identificar as causas de desgastes prematuros e propor solues para que as anomalias possam ser eliminadas. Podemos identificar as seguintes causas prematuras de desgaste, entre outras: Desgaste na rea das saias laterais; Desgaste irregular devido alimentao; Desgaste irregular devido ao desalinhamento; Desgaste irregular devido anomalias nos raspadores.

As figuras 2 e 3 mostram o perfil de desgaste de uma correia e a fotografia respectiva.

Figuras 2 e 3 Perfil de correia com desgaste na regio da saia lateral esquerda e foto da mesma.

5.4 Aes para correo de anomalias Aps a identificao da causa do desgaste prematuro, a equipe de preditiva emite Ordem de Servio com a ao proposta para a correo. No exemplo anterior, o chute foi redesenhado e um novo modelo de saia lateral foi adotado para evitar o desgaste localizado.

Figura 4 Chute cascata.

5.5 Previsibilidade de troca O controle da espessura da correia torna possvel uma maior previsibilidade das trocas de correias, permitindo uma programao mais precisa junto rea de suprimentos.

Espessura

Figura 5 - Grfico de previso de troca.

Ms/Ano

Esta tcnica possibilita tambm a reduo dos nveis de estoque e, com isso a diminuio do capital imobilizado nos almoxarifados.

6. METODOLOGIA PARA DEFINIO DO MOMENTO TIMO DE SUBSTITUIO DE CORREIAS TRANSPORTADORAS

6.1 Desenvolvimento O monitoramento da correia atravs de Ultra Som parte vital da estratgia de manuteno praticada atualmente pela CVRD, entretanto, ela por si s no capaz de garantir que a correia seja utilizada ao mximo. Fez-se necessria a elaborao e implementao de um critrio tcnico para determinao do momento timo de substituio das correias transportadoras, j com sua cobertura em estgio avanado de desgaste. A metodologia desenvolvida pela CVRD consiste no monitoramento da resistncia residual da correia ruptura, em funo do desgaste. Com a tcnica de monitoramento e controle de desgaste por ultra som plenamente consolidada na CVRD, iniciamos a busca, tanto na literatura quanto junto aos fornecedores, de critrios destinados avaliao do risco, que deve ser confrontado com o objetivo de maximizar a vida econmica do material. Diante do insucesso desta busca, partimos para o desenvolvimento desta metodologia, que revelou-se bastante consistente para garantir a otimizao da vida til de correias transportadoras. De fato, o nico trabalho correlato envolve a avaliao de parmetros de desgaste atravs de lgica fuzzy para determinao do risco, o que no deixa de conter alguma subjetividade, principalmente quando se trata de correias em estgio de desgaste acentuado.

6.2 Formulao A tcnica de monitoramento da resistncia residual de correias transportadoras ruptura, baseia-se em clculos matemticos que consideram as condies de projeto da correia, as cargas mximas que a correia submetida e a perda de resistncia ruptura devido ao desgaste (perda de seo) de lonas. As lonas so a parte da correia que condiciona a resistncia aos esforos de tenso e, consequentemente, a resistncia ruptura. Portanto, este critrio tcnico definido pela frmula:
RR d RR p PR d Tm x 100

onde: RRd = ndice de Resistncia Residual, em funo do desgaste de lonas RRp = Resistncia mxima ruptura de projeto da correia (em Kgf) PRd = Perda de Resistncia ruptura devido desgaste de lonas (em Kgf) Tm = Tenso mxima atuante na correia instalada (em Kgf) 6.3 Etapas da tcnica de monitoramento da resistncia residual de correias transportadoras ruptura, em funo do desgaste Aps a cobertura da correia ter sido consumida pelo desgaste, e as lonas terem sido atingidas, inicia-se o monitoramento da evoluo do desgaste nas camadas de lonas, medindo a sua dimenso, conforme ilustrao da figura 6.
COBERTURA SUPERIOR

1 LONA

Db

Da

2 LONA

3 LONA

Figura 6 Ilustrao de uma seo (vista de planta) de uma correia transportadora de 3 lonas, com desgaste em duas delas.

Lt

Da = Medida transversal do desgaste e ruptura parcial da 1 lona Db = Medida transversal do desgaste e ruptura parcial da 2 lona Lt = Largura da correia

Com os dados de desgaste (ruptura parcial e perdas de seo das lonas) em mos, passa-se para o clculo do ndice de Resistncia Residual da correia, utilizando a frmula apresentada na seo anterior.

6.4 Tenses aplicadas Para aplicao da frmula proposta, preciso obter a tenso real aplicada correia. O termo tenso, utilizado neste trabalho, refere-se fora atuante na correia. Utilizamos deste termo devido ao fato de ser este de uso corrente entre os profissionais do ramo. As tenses na correia so de dois tipos: Tenses de operao; Tenses de partida ou frenagem.

As tenses de operao so caracterizadas quando a correia est transportando, em fluxo contnuo e sua capacidade nominal, entre os pontos de carregamento e de descarga. Deve ser distinguido, portanto, da operao temporria ou de picos que podem ocorrer. Dependendo da complexidade e do perfil do transportador, o clculo destas tenses pode exigir uma anlise mais aprofundada, que foge ao objetivo deste trabalho. Sendo assim, nos limitaremos, por hora, a apresentar de forma resumida as tenses principais e sua origem. Portanto, consideremos a figura 7 abaixo:

Figura 7 Tenses atuantes no transportador

Neste transportador podemos identificar as seguintes tenses:

Te = Tenso efetiva T1 = Tenso mxima no tambor de acionamento T2 = Tenso mnima no tambor de acionamento T3 = Tenso no tambor de retorno

TENSO EFETIVA (Te) A tenso efetiva (ou tenso perifrica) a tenso requerida no tambor de acionamento para impulsionar a carga do transportador, ou ret-Ia nos regenerativos, e vencer todas as resistncias (como guias, raspadores, etc) ao movimento, conforme norma NBR 8205. Determina-se a Tenso Efetiva (Te) em funo da carga e das condies de transporte. TENSO MXIMA (T1) A tenso T1 refere-se mxima tenso qual a correia ser submetida durante a operao e o valor determinante para a especificao da correia. No exemplo da figura 7, trata-se de um transportador ascendente com acionamento no tambor de cabea, que o caso da grande maioria dos transportadores em operao. Nesta situao, a tenso mxima ocorrer no ponto de entrada da correia no tambor de acionamento. A tenso mxima de operao (T1) deve ser menor que a Tenso Admissvel da correia. Determina-se a tenso T1 em funo de Te e T2, pela relao: T1 = Te + T2 A tenso mxima de partida (T1partida) ou de frenagem (T1frenagem) deve ser menor que 1,5 x Tenso Admissvel da correia.

TENSES DE PARTIDA E FRENAGEM As tenses de partida e frenagem, apesar de no acobertadas pela NBR 8205, so de fundamental importncia no dimensionamento dos transportadores, pois nessa situao, so geradas tenses adicionais responsveis pela partida e frenagem da correia. Essas tenses sero as necessrias para acelerar a massa total do transportador, considerando rolos, tambores, acoplamentos, redutor, motor, etc. 6.5 Comprovao da teoria apresentada Para anlise prtica da teoria desenvolvida, foram realizados ensaios destrutivos comprovando a sua total viabilidade. A figura 8, apresenta fotos de corpos de prova de correias onde foram simulados desgastes e rupturas parciais (transversal) e vazada nas lonas (detalhes), e em seguida os corpo de provas foram submetidas a

ensaios de trao, apresentando rupturas em conformidade com o previsto pela frmula apresentada neste trabalho.

Figura 8 Corpos de prova, ensaios de trao

7. MELHORIA DE EMENDAS A FRIO

A emenda um ponto vulnervel que pode comprometer toda a correia. O processo de colagem utilizado pela CVRD at o ano 2000, seguia as recomendaes dos fabricantes, utilizando-se duas demos de adesivo. A freqncia de recolagem chegava a 40% do total de emendas realizadas. No incio de 2001 a CVRD alterou os procedimentos de emendas a frio, a partir de testes realizados em conjunto com um dos fornecedores, sendo a principal mudana a aplicao de uma terceira demo de adesivo. As mudanas introduzidas tiveram a eficincia atestada em laboratrio, sendo o aumento de resistncia de adeso obtido da ordem de 35%, aps 120 minutos da aplicao. Aps a mudana dos procedimentos, o ndice de recolagem caiu para 10% do total de emendas executadas. A tabela 2 abaixo traz os resultados dos ensaios de adeso para emendas a frio. ENSAIOS DE ADESO
Identificao da Amostra AM-1 AM-2 Resultados (kgf/cm) -mdia aps 120 minutos 5,01 3,24

Tabela 2 Resultados dos ensaios de adeso

Amostras:

AM -1 = Corpo de prova preparado com 03 demos de adesivo. AM -2 = Corpo de prova preparado com 02 demos de adesivo.

A tabela 3 traz o nmero de emendas realizadas e o nmero de recolagens no perodo. QUANTIDADE DE EMENDAS/RECOLAGENS EXECUTADAS
Ano 2000 2001 No. de emendas 50 50 No. de recolagens 20 5

Tabela 3 Nmero de emendas e recolagens

8. NOVO PADRO DE FORNECIMENTO

Transportadores de correia constituem-se na espinha dorsal de quase toda operao de manuseio de materiais em larga escala. Para que funcionem de forma adequada, com mximo rendimento e custos adequados, fundamental que seja dispensado um tratamento diferenciado aos seus sistemas e componentes, desde a fase de projeto. A otimizao dos pontos de transferncia e dos prprios transportadores levou a CVRD a estabelecer um novo padro de projeto que incorpora as inovaes introduzidas. Este padro tem por objetivo bsico a proteo da correia transportadora contra danos de qualquer natureza. Os itens principais so listados a seguir. Base auto-alinhante bi-apoiada para rolo de retorno A base auto-alinhante convencional, apoiada no sistema de giro central, apresentava quebras constantes em funo do travamento do sistema de giro e do empeno das travessas, colocando em risco a correia. A montagem de dois rolos nas extremidades da parte mvel da base eliminou de vez este problema.

SINERGIA

Figuras 9 e 10 Foto de correia danificada devido ao suporte auto-alinhante e desenho do novo suporte.

Revestimento de chutes So comuns as ocorrncias de avarias em correias transportadoras em conseqncia do desprendimento de chapas de desgaste metlicas, utilizadas como revestimento de chutes de transferncia. A CVRD desenvolveu e patenteou placas de borracha, confeccionadas a partir de pneus usados de caminhes fora de estrada, que eliminaram problemas desta natureza (Figura 11). Outros benefcios obtidos foram: reduo substancial do peso, reduo do rudo, reduo considervel dos custos e ganhos ambientais pela destinao dos pneus usados.

Figura 11 Chute revestido com placas de pneus.

Guias laterais Utilizao de guias laterais com geometria arredondada, a fim de reduzir o atrito com o correia, proporcionando tambm ganhos na eficincia de vedao. Alinhadores de roldana Utilizao de alinhadores de alta-performance que utilizam roldanas de poliuretano para limitao do deslocamento axial das correias, evitando com isso danos s bordas. Dispositivos de deteco de rasgos Utilizao de dispositivos de proteo on-line para deteco de cortes evitando a propagao deste pela correia. 9. TCNICAS ESPECIAIS DE COLETA E ANLISE DE VIBRAES EM MANCAIS DE TRANSPORTADORES

Os danos causados s correias pelo travamento de componentes rotativos so, geralmente, de grandes propores. As tcnicas de anlise de vibraes disponveis

para mancais de transportadores eram, at ento, deficientes por no considerarem particularidades inerentes este tipo de aplicao. Diante da inexistncia de qualquer referncia ao assunto na literatura especializada, a CVRD desenvolveu, atravs dos seus tcnicos de preditiva, uma nova abordagem para o monitoramento de vibraes em mancais de transportadores de correia. Este estudo permitiu uma maior confiabilidade das anlises e diagnsticos de presena e evoluo de defeitos nos rolamentos destes mancais. Nestes tipos de mancais, a maior incidncia de defeitos est relacionada ao desgaste das pistas de rolamento no sentido da carga (desprendimento metlico de material das pistas e dos elementos rolantes). Nesta condio, a freqncia natural do rolamento no excitada de forma representativa, pois no h presena de fissuras e trincas na superfcie interna de rolagem. O aumento da folga proporciona, no espectro, o aparecimento da freqncia da pista externa do rolamento com seus harmnicos, mas este fato no suficiente para quantificar o defeito. Assim, numa anlise de envelope (FFT), por exemplo, no se verificam parmetros de rampa de crescimento do sinal devido baixa energia de excitao (choques). Isto faz com que esta tcnica no se mostre vivel para tais diagnsticos. Este fenmeno fica bem evidenciado no espectro de percentual de bandas constantes (CPB) que demonstra baixa energia na regio de alta f reqncia (Figura 12). J no auto-espectro da figura 13 (espectro em velocidade na regio de baixa), h uma evoluo contnua dos nveis de defeito com o aparecimento da freqncia da pista externa bem como aumento do carpete, permitindo com isto um adeq uado diagnstico de defeito de desgaste das pistas e elementos rolantes.

Figuras 12 e 13 Espectros de vibrao.

Outro fator importante refere-se ao ponto de coleta dos dados de vibrao. A teoria indica que as medies para anlise de vibraes devem dar-se num ponto prximo

zona de carga, na posio radial (Figura 14). Mais uma vez encontramos deficincias no mtodo tradicional, o que nos levou a desenvolver novos padres de medio. A experincia demonstrou que, em mancais de rolamento de transportadores, os melhores sinais de captao de energia das vibraes no se apresentam em pontos radias e nem no sentido de carga, mas em pontos axiais e contrrios ao sentido de carga (Figura 14).

NOVO PONTO DE COLETA

SENTIDO DA
CARGA

PONTO DE COLETA
CONVENCIONAL

APLICADA

Figura 14 Pontos de coleta.

A figura 15 exemplifica esta questo, pode-se comparar o espectro medido no sentido axial lado oposto carga (linha superior) com o espectro medido no sentido radial lado da carga (linha inferior). No primeiro a freqncia da pista externa e seus harmnicos esto bem mais ntidos, com a amplitude bem maior, e 3,06 mm/s na freqncia fundamental. Na segunda observa-se a freqncia da pista com 0,13 mm/s, e uma discrepncia do sinal, o que pode gerar um diagnstico equivocado.

Figura 15 - Espectro em velocidade, de 3Hz a 200 Hz, em RMS.

10. RESULTADOS

Os resultados obtidos at aqui apontam para um aumento da vida econmica das correias transportadoras da ordem de 40%, com a introduo das tcnicas e metodologias apresentadas neste trabalho. O grfico seguinte demonstra os ndices de desempenho calculados de acordo com as frmulas apresentadas na seo 4. A comparao do 1 semestre de 2002 com o mesmo perodo do ano anterior revela uma melhoria substancial, tanto do ndice operacional quanto do econmico.

Os grficos seguintes demonstram a relao percentual de trocas de correias por motivo, ou seja, trocas por desgaste regular e irregular. Pode-se constatar uma reduo drstica das trocas por desgaste irregular e por outro lado o aumento das trocas por desgaste regular, que chegaram bem prximo de 70% do total de correias trocadas em 2002, em metros.
TROCAS DE CORREIAS POR MOTIVO JAN A JUN 2001
TROCAS DE CORREIAS POR MOTIVO JAN A JUN 2002

Irregulares 58,4%

Regulares 41,6%

Irregulares 30,2% Regulares 69,8%

CONCLUSO Este trabalho procurou resumir uma srie de iniciativas da Companhia Vale do Rio Doce, atravs de seus tcnicos, relacionadas otimizao dos sistemas de transportadores de correia. Os resultados obtidos demonstram claramente que os esforos foram bem sucedidos, contribuindo, sem dvida, para os resultados atingidos pela empresa. Em linhas gerais podemos destacar alguns pontos: imprescindvel que a empresa tenha a manuteno como funo estratgica, e que seja dispensada a devida ateno engenharia de desenvolvimento, buscando sempre novas solues e mudana de paradigmas que conduzam a novos patamares de desempenho. Os itens de reposio dos transportadores de correia esto entre os mais representativos na indstria mineral em termos de custos. Somente as minas da CVRD em Itabira possuem mais de 60 km de correias, o que revela o grau de importncia destes equipamentos para o complexo produtivo. Postergar a troca de uma correia uma deciso delicada, sem que hajam contrapartidas bem fundamentadas as perdas podem ser irrecuperveis. preciso ter o p no cho. As tcnicas e metodologias desenvolvidas mostraram-se bastante eficazes para o cumprimento do objetivo maior que o aumento da vida econmica das correias transportadoras e a conseqente reduo dos custos operacionais.

AGRADECIMENTOS Gostaramos de registrar nossos agradecimentos a todos aqueles que contriburam para os trabalhos apresentados, em particular: Ao Joel Elias Nunes, pela sugesto e contribuio na elaborao do critrio tcnico para determinao do momento timo de troca das correias; Ao Ronaldo Eurpedes, pela sugesto e desenvolvimento das placas de revestimento confeccionadas a partir de pneus usados; Ao Marcelo Magalhes, pelo contribuio para melhoria das emendas a frio; Ao Joel Elias Nunes, Rodrigo Anjos, Ronildo Folgado e Gustavo Fonseca pela contribuio do trabalho de monitoramento de vibraes; Ao grupo de CCQ Sinergia, pelo desenvolvimento do suporte bi-apoiado; E finalmente ao Grupo de Trabalho de correias transportadoras, pela coordenao geral das atividades.

BIBLIOGRAFIA

GAVI, Jones. Manual de inspeo e manuteno de correias transportadoras. CVRD/GEOPS, Vitria, 2001. DESSAUNE, Mrcio B. Transportadores de correia: noes bsicas . Apostila de treinamento, 1998. JURDZIAK, L. The conveyor belt wear index and its application in belts replacement policy. Proceedings of the ninth international symposium on mine planning and equipment selection, A. A. Balkema, Rotterdam, 2000. Manual Tcnico de Correias Transportadoras, Mercrio. So Paulo, 1999. SWINDERMAN, R. T. et al. Foundations: conveyor transfer points design and construction. Martin Enginnering Company, 1991.

Potrebbero piacerti anche