Sei sulla pagina 1di 2

O Colesterol um tipo de gordura que est presente naturalmente no corpo humano.

. Porm, se o colesterol estiver muito alto, ele pode causar danos s paredes dos vasos sanguneos arteriais, determinando uma doena chamada de arteriosclerose. O que colesterol? O colesterol um tipo de lipdeo (ou gordura) que o organismo usa para produzir hormnios, vitamina D e substncias que auxiliam na digesto. O corpo humano fabrica todo o colesterol de que precisa. Essa tarefa desempenhada pelo fgado. O colesterol que ingerido atravs de alguns alimentos (como ovos, carnes e derivados do leite) considerado como fonte extra e, quando o colesterol est bem elevado, ele pode trazer srias conseqncias para a sade.

Exames peridicos - O acompanhamento do nvel de colesterol realizado por meio de exames de sangue e a periodicidade vai depender do perigo que seu aumento representa para cada pessoa. Por isso, separamos os pacientes em grupos de baixo, mdio ou alto risco. Por exemplo: se o paciente j apresentou uma complicao decorrente de obstruo de vasos sanguneos por placas de gordura, o seguimento ser obrigatoriamente mais rgido, com intervalos mais curtos entre os exames e o nvel do colesterol deve ser o mais baixo possvel, explicou. Para o paciente que apresenta risco baixo para doena cardiovascular, o desejvel que o colesterol LDL esteja inferior a 160 mg/dl. Aqueles que tm risco intermedirio, recomenda-se uma taxa inferior a 130 mg/dl e nos de alto risco o ideal que o LDL esteja inferior a 100 mg/dl. A repetio dos exames deve ser feita em trs, seis ou doze meses, dependendo do tipo de risco para doena cardiovascular. Os exames so realizados atravs de uma coleta simples de sangue, devendo-se respeitar um jejum de 12h a 14h. A mdica esclareceu que o estado emocional (estresse, depresso) pode contribuir, indiretamente, para elevao das taxas de colesterol. Muitos pacientes chegam ao consultrio com esse questionamento. Se uma pessoa est estressada ou deprimida e por conta disso aumenta a ingesto de gorduras saturadas ou diminui sua atividade fsica, isso vai ajudar sim para o aumento do colesterol, reforou Bleny Silva. O tratamento das pessoas que apresentam altos nveis de colesterol inclui dieta, atividade fsica e nos casos mais severos, medicamentos. bom frisar que esses medicamentos s podem ser tomados com prescrio mdica. S o mdico pode avaliar o risco para doena cardiovascular que cada paciente possui e com base nisso, definir a melhor combinao de tratamento para cada caso. O excesso de colesterol pode se acumular nas paredes dos vasos arteriais (as artrias so vasos sanguneos que levam o sangue do corao para todo o corpo). A deposio de colesterol (gordura) nas paredes dos vasos arteriais pode levar a um estreitamento e endurecimento destes vasos, doena esta chamada de arteriosclerose. Grandes acmulos de gordura, em forma de placas, podem ocasionar uma obstruo completa de uma artria, ocasionando leses a um determinado rgo. Se uma artria que irriga o msculo cardaco obstruda (ex: artria coronria), pode ocorrer um infarto agudo do miocrdio (IAM ou infarto do corao). Se uma artria que irriga o crebro obstruda (ex: artrias cartidas ou cerebrais), pode ocorrer um derrame cerebral. 1. O que gordura trans?

um tipo de gordura produzida industrialmente a partir de um processo qumico, a hidrogenao. Usada desde o incio do sculo passado, ela passou a ser consumida com mais freqncia, e sem culpa, a partir dos anos 50. Por ser proveniente de leos vegetais, acreditava-se que a gordura trans era uma opo mais saudvel gordura animal - que comprovadamente aumenta o LDL (colesterol ruim) no sangue. A partir da dcada de 80, estudos cientficos provaram que a trans um dos grandes venenos da alimentao moderna. A maior concentrao dela est nas bolachas, pipocas de microondas, chocolates, sorvetes, salgadinhos, pastis, folhados, tortas, bolos, tudo o que utiliza as margarinas nas receitas. Os combos servidos nos restaurantes de fast-food esto no topo da lista de alimentos com gordura trans. At alguns produtos diet e light no escapam da vil. A carne e o leite de animais ruminantes, como bovinos e caprinos, possuem gorduras trans em quantidades mnimas, quase inexpressivas. Neste caso, ela se forma a partir do processo de hidrogenao natural no rmen dos animais. Como a quantidade insignificante, especialistas nunca se referem a estes itens quando criticam e restringem a gordura trans. 6. Por que ela to prejudicial sade? O que o consumo excessivo dessa gordura pode causar? A lista de problemas enorme. O fato mais conhecido que a gordura trans aumenta o LDL (colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom) no sangue. Ela tambm responsvel pela produo da gordura visceral, que se acumula na regio da cintura. Isso leva sndrome metablica, uma conjunto de doenas graves: diabetes, presso alta, alto nvel de colesterol ruim e de triglicrides no sangue. Essa combinao causa acmulo de placas de gordura na parede dos vasos sangneos, fator que pode resultar em ataque cardaco e AVC (acidente vascular cerebral). Pesquisas sugerem que as mulheres que consomem altos ndices de gordura trans tm duas vezes mais chances de sofrer de cncer de mama. J outros estudos indicam que a gordura trans faz com que as membranas percam sua flexibilidade, dificultando a transmisso de impulsos nervosos, que podem estar ligados com o aumento da incidncia de depresso.

Potrebbero piacerti anche