Sei sulla pagina 1di 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHAO DIRETORIA DE ENSINO TCNICO DEPARTAMENTO ACADMICO DE QUMICA CURSO: TCNICO EM QUMICA

DISCIPLINA: QUMICA ORGNICA EXPERIMENTAL PROFESSOR: ARLAN FREITAS

Aula Prtica n 01 : Solubilidade Data de realizao da prtica : 07/03/2013

Aluno : Raniere Victor Braga Nascimento

So Lus MA 2013

1.Ttulo : Solubilidade . 2.Introduo-A solubilidade de compostos orgnicos de grande importncia e utilidade dentro da Qumica Orgnica Experimental, Realizando testes de solubilidade de alguns compostos orgnicos, possvel saber, por exemplo, a classificao quanto ao grupo funcional e a seu carcter ( cido, bsico ou neutro), deduzir massas moleculares, suas reatividades, e sobretudo, a solubilidade de certos solutos orgnicos em relao a certos solventes. Este ltimo foi o qual realizamos na prtica, para possibilitar compreender tal solubilidade de solutos orgnicos em solventes como gua, ter, solues de Hidrxido de Sdio ( a 5%), cido Clordrico ( a 5% ), cido Fosfrico ( a 85% ) e Bicarbonato de Sdio ( a 5% ) , classificando tais compostos orgnicos em seus respectivos grupos de solubilidade ( que foram conveniente definidos h muito tempo, aps anos de estudos ) . 3. Fundamentao Terica Existem alguns aspectos que devem ser considerados quando analisamos a solubilidade dos compostos orgnicos em gua, entre si ou em solues inorgnicas: a Polaridade, a cadeia carbnica eas Foras Intermoleculares. Porm a solubilidade de um slido em um lquido ou a miscibilidade entre lquidos, depende principalmente do ltimo : Foras Intermoleculares. Existentes. Da a afirmao ; Substncias polares se dissolvem em lquidos polares; Substncias apolares se dissolvem em lquidos apolares. Ou ainda, generalizando: Semelhante dissolve semelhante. Verifica-se que a maioria das substncias orgnicas (que so apolares) no se dissolve na gua (que um lquido polar). Pelo contrrio, as substncias orgnicas so, em geral, solveis nos chamados solventes orgnicos, como os hidrocarbonetos, teres, haletos, etc., que so apolares (ou pouco polares). Por exemplo, um caso interessante do lcoois. Nesse caso, a solubilidade ocorre devido s pontes de hidrognio formadas entre as molculas do lcool e as da gua : R H R | | | ..... O H .....O H ..... O H

lcool

gua

lcool

>Alm da semelhana de polaridade e das interaes intermoleculares

, o tamanho aproximado das molculas tambm contribui para uma maior solubilidade.Assim, conforme haja predomnio do grupo R ou do OH (caso dos lcoois), prevalecero as propriedades do primeiro ou do segundo. 4. Objetivo - Prever a solubilidade de certos solutos em relao a certos solventes.

5. Metodologia

-5.1 Materiais e Reagentes

- Materiais : >Pipetas de 10 mL ; >Provetas de 25 mL ; >Esptula ; >Estante com 10 tubos de ensaio ; >Pisseta ; >Balo Volumtrico de 100 mL ; >Funil de vidro. - Reagentes : >cido fosfrico a 85 % (Marca Dinmica); >gua destilada ; >ter etlico. (Marca- Proqumicos); >cido Actico ; >Soluo de HCl a 5 %(Marca-Isofar) ; >Soluo de NaOH a 5 %(Marca-Isofar) ; >H2SO4 concentrado(Marca-Dinmica) ; >Querosene.

5.2 Procedimento Experimental

-5.2.1 Inicialmente fez-se o preparo das solues necessrias para o desenvolvimento da prtica : Soluo de HCl 5%, soluo de H3PO4 a 85%,

Soluo de NaHCO3 a 5 %, e Soluo de NaOH a 5 % . Tambm foideixado a disposio na bancada o H2SO4 concentrado ( 96% ) . -5.2.2 Antes de testar a solubilidade das substncias A e B, definiu-se um volume padro tanto para os solutos (substncias A e B) quanto para os solventes, para serem adicionados aos tubos de ensaio : 2 mL soluto + 2 mL solvente. -5.2.3Testou-se a solubilidade das substncias A e B, respectivamente, conforme o esquema /roteiro a seguir :

- 5.2.4 Tanto para a substncia A quanto para a B (desconhecidas), seguiuse o seguinte procedimento: > Adicionou-se ao tubo de ensaio 2 mL de gua (como mostrado no esquema) e mais 2 mL do soluto (Substncia desconhecida); > Agitou-se soluto + solvente ;

>Observou-se se houve ou no solubilidade e seguiu-se o esquema para definir o grupo de solubilidade das substncias A e B. 6. Resultados e Discusses Aps se seguir os procedimentos, analisou-se os seguintes resultados com as substncias A e B, respectivamente, e classificou-se os compostos de acordo com seu grupo, como mostrado na imagem:

-6.1 Substncia A: -6.1.1 A (cido Actico) + gua -6.1.2 A (cido Actico) + ter etlico

Solvel

Solvel

-6.1.3 A (cido Actico) + Papel Tornassol (Azul)

Vermelho ao Tornassol

-6.1.4 Classificao final do composto:

Grupo Sa

- cidos

monocarboxlicos, com cinco tomos de Carbono ou menos, cidos arenossulfnicos. Analisando os resultados da substncia A" (cido actico), observa-se a veracidade e a aplicao da afirmao para o primeiro solvente (gua) : Semelhante dissolve semelhante , ou nesse caso : Substncias polares (cido actico) se dissolvem em lquidos polares (gua) . A parte hidroflica do cido actico que torna possvel essa solubilidade com a gua :

J o fato do cido actico ter se solubilizado em ter etlico, no caracteriza uma solubilidade, pois a solubilidade est intimamente relacionada polaridade da molcula. Assim, no houve uma solubilidade (o cido actico polar e o ter etlico apolar), e sim uma miscibilidade, que caracteriza a capacidade que uma substncia lquida tem de se misturar, formando um sistema homogneo, ou se dissolver em outro lquido. Neste caso, geralmente considera-se a miscibilidade como uma propriedade mtua entre os dois lquidos do sistema. E por fim, a cor do papel tornassol azul, se tornando vermelho, indica que a substncia um cido (Orgnico) .

6.2 Substncia B: -6.2.1B (Querosene) + gua destilada

Insolvel

-6.2.2 B (Querosene) + NaOH -6.2.3B (Querosene) + HCl -6.2.4B (Querosene) + H2SO4

Insolvel

Insolvel

Solvel Grupo I

-6.2.4Classificao final do composto:

- Hidrocarbonetos

saturados, alcanos halogenados, haletos de arila, teres diarlicos,compostos aromticos desativados.

Analisando os resultados da substncia B (Querosene) em relao aos solventes, constata-se a regra de solubilidade quando o querosene foi adicionado gua e ficou insolvel. Pois, o Querosene, um derivado do Petrleo e uma combinao complexa de Hidrocarbonetos (alifticos, naftnicos e aromticos).O Querosene apolar e tem grande cadeia (que varia de 9 a 16 Carbonos). Por isso, no houve solubilidade na gua (polar) No NaOH (5%), o Querosene ficou insolvel, pois a base uma substncia inica polar ( polar no dissolve apolar querosene). No HCl (5%), o Querosene tambm ficou insolvel : O cido Clordrico uma substncia que tem ligao covalente e polar, diferentemente do Querosene. E por fim, no H2SO4, a substncia ficou solvel. Porm, sabe- se que o H2SO4 altamente polar e portanto, de forma alguma poderia haver solubilidade. O Que houve foi uma miscibilidade, formando uma sistema homogneo. Isso poderia ser explicado pelo fato da molcula do querosene ser muito grande e poder haver algumas regies polares, permitindo que esse seja miscvel com algumas substncias, como o H2SO4.

7. Concluso Foi possvel compreender que os testes de solubilidade, como os realizados nesta aula prtica, so de extrema importncia dentro da qumica orgnica, e ser ainda, para as prximas aulas. Pois, grande parte dos processos de laboratrio envolvem preparo de solues e propriedades, que so relacionadas solubilidade. Assim, ter conhecimento sobre solubilidade de grande utilidade. Por exemplo, se tendo o soluto, se obtm informaes do solvente, e vice-versa. Alm, claro, em uma dada situao, saber escolher um melhor soluto em relao a um solvente ou um melhor solvente em relao a um soluto.

8. Referncias:

FELTRE, RICARDO. Qumica. Qumica Orgnica. So Paulo : Moderna, 2004. 6.ed. , v.3.

COVRE, GERALDO JOS. Qumica : O homem e a natureza. So Paulo : FTD,2000.

JENNIFER ROCHA VARGAS FORGAA. Solubilidade dos compostos orgnicos. Disponvel em >http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/solubilidade-dos-compostosorganicos.htm < acesso em : 09 de maro de 2013.

Potrebbero piacerti anche