Sei sulla pagina 1di 2

PRECIPITACAO Precipitacao e a agua proveniente do vapor dagua da atmosfera, que chega a super ficie terrestre, sob a forma de:

chuva, granizo, neve, orvalho, etc. FORMACAO DA PRECIPITACAO O s o A ar umido das camadas baixas da atmosfera e aquecido por conducao, torna-se mai leve que o ar das vizinhancas e sofre uma ascensao adiabatica. Essa ascensao d ar provoca um resfriamento que pode faze-lo atingir o seu ponto de saturacao. partir desse nivel, ha condensacao do vapor dagua em forma de minusculas gotas que sao mantidas em suspensao, como nuvens ou nevoeiros. Essas gotas nao possue m ainda massa suficiente para vencer a resistencia do ar, sendo, portanto, manti das em suspensao, ate que, por um processo de crescimento, ela atinja tamanho su ficiente para precipitar. TIPOS DE CHUVA As chuvas sao classificadas de acordo com as condicoes em que ocorre a ascensao da massa de ar. Chuvas frontais - Provocadas por frentes, no Brasil predominam as frentes frias provindas do sul - E de facil previsao - E de longa duracao, intensidade baixa ou moderada, podendo causar abaixamento da temperatura - Interessam em projetos de obras hidreletricas, controle de cheias regionais e navegacao. Chuvas orograficas - Sao provocadas por grandes barreira de montanhas - As chuvas so localizadas e intermitentes - Possuem intensidade bastante elevada - Geralmente sao acompanhadas de neblina Chuvas convectivas - Resultantes de conveccoes termicas, que e um fenomeno provocado pelo forte aquecimento de camadas proximas a superficie terrestre, resultando numa rapida subida do ar aquecido. A brusca ascensao promove um forte resfriamento das massa s de ar que se condensam quase que instantaneamente - Ocorrem em dias quentes, geralmente no fim da tarde ou comeco da noite - Podem iniciar com granizo - Podem ser acompanhada de descargas eletricas e de rajadas de vento - Interessam as obras em pequenas bacias, como para calculo de bueiros, galerias de aguas pluviais, etc. MEDIDAS DE PRECIPITACAO - Quantifica-se a chuva pela altura de agua caida e acumulada sobre uma superfic ie plana. - A quantidade da chuva e avaliada por meio de aparelhos chamados pluviometros e pluviografos. GRANDEZAS CARACTERISTICAS DAS MEDIDAS PLUVIOMETRICAS

- Altura pluviometrica: mediadas realizadas nos pluviometros e expressas em mm. Significado: lamina dagua que se formaria sobre o solo como resultado de uma certa chuva, caso nao houvesse escoamento, infiltraca ou evaporacao da agua precipitada. A leitura dos pluviometros e feita normalmente uma vez por dia as 7 horas da manha. - Duracao: periodo de tempo contado desde o inicio ate o fim da precipitacao, ex presso geralmente em horas ou minutos. - Intensidade da precipitacao: e a relacao entre a altura pluviometrica e a dura cao da chuva expressa em mm/h ou mm/min. Uma chuva de 1mm/ min corresponde a uma vazao de 1 litro/min afluindo a uma area de 1 m2.

Potrebbero piacerti anche