Sei sulla pagina 1di 2

Tecnologia do Vcuo 4300323 Agosto de 2012 a 2 Lista de Exerccios

1. Num sistema de vcuo, quais so os regimes ao se reduzir a presso desde a presso atmosfrica (700 Torr em So Paulo) at alto-vcuo ? 2. Quais so as fontes de gs em um sistema de vcuo ? 3. Descreva as caractersticas principais do regime molecular e do regime viscoso. 4. Quais so os critrios para se definir se o regime molecular, viscoso ou intermedirio ? 5. Considere uma cmara esfrica de 30 cm de dimetro e um duto circular de 5 cm de dimetro. A partir de qual livre caminho mdio ( ) podemos considerar regime molecular ? 6. Comente em quais condies valida a expresso S ef =

SbC Sb + C

7. Calcule a velocidade mdia da distribuio de Maxwell-Boltzman para um gs composto por molculas de N2 a uma temperatura de T=300 K. Compare esse valor com a velocidade do som. 8. Qual a massa de gs removida de um sistema ao passar da presso atmosfrica (700 Torr) para 10-1 Torr ? 9. Como o comportamento das condutncias no regime molecular ? 10. Como o comportamento das condutncias no regime viscoso ? 11. Calcule a condutncia de um orifcio no regime molecular. 12. Qual a velocidade de bombeamento para bombas difusoras com dimetros D=2, 4 e 18 ? 13. A expresso deduzida para a condutncia de um orifcio levou em considerao que os dois compartimentos da cmara estavam nas mesmas temperaturas (T 1=T2). Determine a expresso para essa condutncia no caso de T 1T2. 14. Calcule a condutncia de um diafragma no regime molecular. 15. Calcule a condutncia de um duto circular no regime molecular. Apresente os valores considerando molculas de N 2 a uma temperatura de T=300 K. 16. Calcule a variao na condutncia em regime molecular quando submetida a uma temperatura de T = -196 oC. 17. Considere uma bomba mecnica, com velocidade de bombeamento S=60l/min, conectada a um tubo de L=80 cm e conectada a uma cmara de uma polegada de dimetro (D=2,54 cm). Qual a velocidade de bombeamento efetiva da bomba mecnica no regime molecular e no regime viscoso ? Considere o bombeamento de gs N2 numa temperatura de T=300 K. 18. S. Dushman props que a condutncia de um duto pode ser descrita como a associao em srie de um orifcio com a condutncia de um duto. Obtenha a expresso para a condutncia nesse caso. Considere gs N 2 a uma temperatura T=300 K no regime molecular. 19. Calcule a condutncia de um duto retangular e comprimento L. Apresente os valores do fator K para a relao entre os lados do retngulo b/a de 0,1 a 1,0. 20. Qual a condutncia de um duto circular cuja seo reta seja descrita pela frmula S=So e-x ? 21. Considere uma cmara esfrica de dimetro D. Calcule a presso na qual o nmero de choques entre as molculas seja igual ao nmero de choques das molculas contra a parede. 22. No incio do bombeamento temos aproximadamente 80% de N 2 e 20% de O. Essa relao se mantm em presses mais baixas ?

23. Considere o sistema de vcuo apresentado na figura abaixo. O volume V conhecido. Utilizando as vlvulas A e B, as leituras das presses atravs dos manmetros e uma bomba mecnica, determine o volume V o.

Figura 1. Desenho esquemtico de um sistema com cmara de vcuo com volume desconhecido (Vo).

24. Determine a constante de tempo de um sistema de vcuo com volume V, sendo bombeado por uma bomba de vcuo com velocidade de bombemento S b, atravs de uma condutncia C. Utilize a expresso P=P(t). 25. Calcule a massa de gs retirada de um sistema de vcuo. Considere que a presso inicial seja a presso atmosfrica e que a presso final seja 1 Torr. Considere que o gs seja formado por molculas de N2. Dados: A massa da molcula de N2 m=53,1x10-24g Questes de Laboratrio 1. Explique o funcionamento de uma bomba mecnica de 1 estgio? 2. Para que serve a vlvula de "gas ballast" nas bombas mecnicas? 3. Qual a regio de presso que uma bomba mecnica opera? 4. O que limita a menor presso de operao da bomba mecnica? 5. Explique em detalhes o funcionamento de uma bomba difusora? 6. Qual a regio de presso que uma bomba difusora opera? 7. Quais os cuidados que devem ser tomados ao ligar e desligar uma bomba difusora? 8. Qual a importncia da circulao de gua na bomba difusora? 9. O que so back-streaming e back-migration ?

Potrebbero piacerti anche