Sei sulla pagina 1di 4

Algumas diferenas entre o senso comum e a cincia Os conhecimentos e outras crenas do senso comum baseiam-se na experincia quotidiana das

pessoas, na chamada experincia de vida (que se distingue da experincia cientfica por ser feita sem um planeamento rigoroso, sem mtodo). Nalguns casos trata-se de experincias pessoais, noutros casos so experincias partilhadas pelos membros da comunidade no decurso do processo de socializao. Em suma, um conhecimento que se adquire sem estudos, sem investigaes.

Por exemplo: para aprender onde fica a padaria mais prxima de casa ou para aprender a atar os sapatos no preciso efectuar uma investigao metdica, basta a experincia de vida.

Pelo contrrio, a cincia implica investigaes, estudos efectuados metodicamente.

Por exemplo: De outra forma, como se poderia descobrir a temperatura mdia de um planeta to distante como Mercrio? Como que a simples experincia de vida podia permitir a descoberta de que a luz do Sol leva 8,33 minutos a chegar Terra?

O senso comum um saber assistemtico, na medida em que constitui um conjunto disperso e desorganizado de crenas (algumas constituem conhecimentos e outras no), no implicando por parte dos seus detentores um esforo de organizao. Por isso, algumas das crenas podem ser contraditrias.

Por exemplo: as mesmas pessoas podem acreditar que Quem espera desespera e Quem espera sempre alcana.

Cincia um saber sistemtico na medida em constitui um conjunto organizado de conhecimentos, havendo da parte dos cientistas um esforo para que as diversas teorias se articulem entre si e sejam coerentes.

Por exemplo: Os historiadores ficariam preocupados se descobrissem que, nas suas anlises de um fenmeno do passado como a batalha de Aljubarrota, havia afirmaes sobre o relevo da zona incompatveis com as informaes fornecidas pela Geografia.

O senso comum um saber impreciso, na medida em que normalmente no se exprime de modo rigoroso e quantificvel.

A cincia um saber mais preciso, que o senso comum. As diversas cincias, naturais ou sociais, recorrem sempre que possvel Matemtica, na tentativa de apresentar resultados rigorosos. Mesmo nas investigaes em que no possvel quantificar (a observao psicolgica de uma certa pessoa, por exemplo) existe essa procura do rigor.

Por exemplo: de conhecimento geral que no Norte de Portugal chove mais do que no Sul. O conhecimento cientfico desse fenmeno muito mais exacto: no ms de Janeiro de 2003 a precipitao em Faro situou-se entre os 20 e os 40 mm, enquanto no mesmo perodo no Porto situou-se entre os 350 e os 400 mm (de acordo com o Instituto de Meteorologia).

O senso comum um saber superficial, na medida em que se conhece os prprios fenmenos mas muitas vezes desconhece-se as suas causas verdadeiras causas. Conhece-se o assim, mas no o porqu de ser assim.

A cincia um saber mais aprofundado, na medida em que procura descobrir a causa dos fenmenos, no se contentando com o assim.

Por exemplo: Ao nvel do senso comum sabe-se que a lixvia debota a roupa, mas um qumico sabe explicar porque que isso acontece.

O senso comum um saber subjectivo ou pessoal, pois a sua aquisio depende das condies de vida, que no so iguais para todos os homens. influenciado pela poca histrica, pela cultura, pelos grupos sociais a que se pertence, pelo meio ambiente em que vive, pela idade, pela profisso, personalidade, etc. Por isso, uma determinada crena do senso comum nunca universal. Algumas dessas crenas variam de pessoas para pessoa, outras variam consoante o grupo social ou a sociedade. Seja como for, nunca so partilhadas por todos os seres humanos.

Por exemplo: Um rapaz de 17 anos de Faro pode ter diversos conhecimentos relacionados com discotecas da regio que o seu pai ignora e que outro rapaz de 17 anos tambm no possui porque vive em Braga ou porque, apesar de viver em Faro, introvertido e no gosta de sair noite.

A cincia, pelo contrrio, procura alcanar um saber objectivo. Ou seja: tenta mostrar as coisas (o objecto) como elas so, independentemente dos gostos e interesses do sujeito. Um conhecimento para ser cientfico tem de ser independente das particularidades do cientista. Por isso, tem validade universal: aceite por toda a comunidade cientfica. (Claro que antes de uma teoria ter sido confirmada e aceite pode ter havido um perodo mais ou menos longo de controvrsia e discusso.)

A cincia tem sempre defendido que, ao contrrio de outras formas de conhecimento consideradas menos rigorosas, ela objectiva. No depende de quem faz, de quem mede, de quem segue a demonstrao. O resultado da experincia, o nmero lido no aparelho, a lgica da deduo matemtica so coisas objectivas, impessoais, podem ser repetidas. Jorge Dias de Deus, Cincia, Curiosidade e Maldio, Gradiva.

Por exemplo: A ideia de que Pluto leva 247,7 anos a completar uma volta em torno do Sol e a ideia de que a temperatura mdia na sua superfcie de 237 graus negativos so completamente independentes da nacionalidade, do sexo ou da personalidade dos cientistas que as descobriram.

A objectividade mais difcil de conseguir nas Cincias Sociais do que nas Cincias da Natureza e na Matemtica.

Um conhecimento para ser considerado cientfico tem de ser testvel. Ou seja: tem de ser possvel confrontar as teorias com os factos, p-las prova atravs de experincias exigentes e rigorosas de modo a averiguar se so ou no falsas. Caso contrrio, a teoria no passaria de uma mera opinio pessoal do cientista, de uma crena sem fundamento.

Por exemplo: Quando o astrnomo Clyde W. Tombaugh anunciou, em 1930, a descoberta de Pluto as suas observaes tiveram que ser repetidas e confirmadas por muitos outros astrnomos.

No senso comum no existe essa preocupao constante de testar as crenas. Perceber-se- melhor porque quando se explicar outra caracterstica do senso comum: o facto de constituir um saber acrtico.

Por vezes descobre-se que conhecimentos cientficos considerados verdadeiros, aps terem sido muitas vezes testados, afinal so falsos e que preciso corrigi-los. Isso significa que a

cincia falvel e revisvel e que o progresso do conhecimento cientfico constitui muitas vezes uma correco de erros anteriores.

Por exemplo: At 1955 pensvamos que os seres humanos tinham 24 pares de cromossomas. Era um daqueles factos que todos tinham como certo. () Foi s em 1955 que surgiu a verdade. Joe-Hin Tjio e Albert Levan, utilizando melhores tcnicas que as at ento utilizadas, viram claramente 23 pares. Matt Ridley, Genoma - Autobiografia de uma espcie em 23 captulos, Gradiva.

O senso comum um saber acrtico. Acrtico significa no reflectido, no examinado. compreensvel que assim seja, pois trata-se de saberes cuja aprendizagem informal: aprende-se medida que se vai vivendo e tendo experincias, aprende-se vendo, ouvindo e imitando os outros. Muitas vezes essa aprendizagem inconsciente: as pessoas no tm noo de que esto a aprender, mas vo interiorizando crenas, costumes, saberes prticos, etc. Tanto podem aprender crenas verdadeiras como crenas falsas e injustificadas (supersties). De resto, essa atitude acrtica tem a ver com todas as caractersticas do senso comum aqui referidas.

Por exemplo: Algumas crianas portuguesas, ao observarem muitas vezes os pais e outros adultos deitarem lixo para o cho, aprendem a fazer o mesmo e interiorizam a ideia de que esse comportamento correcto. Outras crianas portuguesas talvez em menor nmero ao observarem muitas vezes os pais e outros adultos deitarem o lixo para o caixote aprendem a fazer o mesmo e interiorizam a ideia de que esse comportamento correcto. Na maior parte dos casos, tanto umas como outras realizam essas aprendizagens sem reflectir, sem discutir: limitam-se a imitar. Ou seja: aprendem acriticamente.

A cincia no pode ser acrtica como o senso comum. Pelo contrrio, implica uma atitude crtica por parte dos cientistas. Ou seja: para fazer cincia preciso reflectir, pensar pela prpria cabea, e ter uma preocupao permanente com a fundamentao das ideias. Os cientistas devem ter essa atitude crtica relativamente s suas prprias ideias e relativamente s ideias dos outros. De resto, essa atitude crtica tem a ver com todas as caractersticas da cincia aqui referidas.

Por exemplo: um cientista que queira publicar um artigo cientfico numa revista tem de submet-lo a um processo de avaliao que costuma ser chamado refereeing: o artigo tem de ser lido primeiro por especialistas da rea; o nome destes no divulgado e estes tambm no sabem quem o autor do artigo, para que a crtica possa ser mais livre e imparcial.

Potrebbero piacerti anche