Sei sulla pagina 1di 54

INSTALAES PARA FORA MOTRIZ

Os circuitos de distribuio para instalaes de motores, aquecimento, solda eltrica ou equipamentos industriais diversos devero ser separados dos circuitos de iluminao, podendo os circuitos alimentadores serem comuns.

13.1 - INSTALAES DE MOTORES

13.1.1 - Generalidades
Motor eltrico a mquina capaz de transformar a energia eltrica em mecnica, usando em geral o princpio da reao entre dois campos magnticos. A potncia mecnica no eixo expressa em HP (horse power) ou CV (cavalo-vapor). A potncia eltrica de entrada igual aos HP do motor divididos pelo rendimento, que da ordem de 80% para os motores mdios e ainda maior para os grandes motores. A corrente nominal do motor, em ampres, pode ser obtida da seguinte expresso:

U = volts entre fases; cos = fator de potncia; n = rendimento.

obs.: Se o motor for trifsico aparece o fator 3 no denominador. Exemplo: Motor de 15 HP (11,18 kW), trifsico, de 220 volts entre fases, fator de potncia 90% e rendimento de 80%. Qual a corrente?

13.1.1.1 - Classificao do Motores


Os motores podem ser classificados como: a- de corrente continua, que de acordo com o campo podem ser: Pkw = Php x 0,746 Pkw = Pcv x 0,736

- motor Shunt (paralelo); - motor, srie. b- de corrente alternada, que de acordo com a rotao podem ser: - sncronos - acompanham a velocidade sncrona; - assncronos (de induo) - giram abaixo do sincronismo; - diassncronos - giram ora abaixo, ora acima do sincronismo.

13.1.1.2 - Aplicao dos Motores


Os motores de correntes contnua so aplicados em locais em que a fonte de suprimento de energia eltrica a de corrente contnua, ou quando se exige a fina variao da velocidade. A aplicao mais difundida dos motores de corrente contnua na trao eltrica (bondes, nibus, trens etc.), especialmente o motorsrie, pelas inmeras vantagens que oferece. Os motores de corrente alternada so os mais encontrados, por ser de corrente alternada a quase totalidade das fontes de suprimento de energia. Para potncias pequenas e mdias e em aplicaes em que no haja necessidade de variar a velocidade, quase exclusivo o emprego do motor assncrono (de induo), por ser mais robusto e de mais fcil fabricao (menor custo). Exemplo: ventiladores, compressores, elevadores, bombas etc. Esse tipo de motor conhecido como de "rotor em gaiola", pelo fato de seu rotor se laminado e ligado em curto-circuito. Esses motores podem ser monofsicos ou trifsicos, sendo que os monofsicos tm o inconveniente de exigir um dispositivo de partida (capacitores, enrolamento de partida etc.), j que na partida seu torque seria nulo. esta a razo pela qual sempre se deve preferir o motor de induo trifsico, pois assim se elimina uma fonte de possveis defeitos. H tambm motores de induo com rotor bobinado (anis). Este motor trifsico e estas bobinas esto ligadas a uma resistncia varivel tambm trifsica, ligao em estrela, com a finalidade de diminuir a corrente de partida. No incio do funcionamento, esta resistncia varivel deve estar com seu valor mximo e, proporo que o motor aumenta a rotao, ela vai sendo retirada, at se estabelecer o curto-circuito com a rotao plena.

Os motores assncronos giram abaixo do sincronismo de acordo com a relao a seguir, conhecida pelo nome de deslizamento: S = Ns - N x 100, Ns

onde: S = deslizamento, variando de 3 a 6%; Ns = rotao sncrona; N = rotao do motor. Para grandes potncias usam-se mais frequentemente os motores sncronos, cujo grande inconveniente o de exigir uma fonte de corrente contnua para o campo. Esses motores giram rigorosamente dentro do sincronismo, de acordo com o nmero de plos e a frequncia, segundo a frmula: N = 120 f , p onde: N = nmero de r.p.m (rotao por minuto); f = frequncia da rede em ciclos por segundo; p = nmero de plos.

Assim, temos o quadro de rotaes sncronas (Tab. 13.1)

Os motores sncronos podem tambm ser utilizados no melhoramento do fator de potncia de uma instalao, desde que sejam superexcitados (capacitivos). Os motores diassncronos, tambm chamados universais, funcionam com corrente contnua ou alternada e encontramos a sua melhor aplicao nos aparelhos eletrodomsticos.

13.1.1.3 - Identificao dos Motores


Os motores eltricos possuem uma placa identificadora, colocada pelo fabricante, a qual, pelas normas, deve ser fixada em local bem visvel. Para se instalar adequadamente um motor, imprescindvel o que o instalador saiba interpretar os dados da placa. Estes dados so:

- Marca comercial e tipo; - Modelo; - Nmero; - Tenso nominal; - Nmero de fases; - Tipo de corrente (contnua ou alternada); - Frequncia; - Potncia nominal; - Corrente nominal; - Rotao nominal; - Regime de trabalho; - Nmero de carcaa (frame); - Aquecimento permissvel ou classe do isolamento; - Letra-cdigo; - Fator de servio

OBS: Fator de servio o fator pelo qual pode ser multiplicada a potncia nominal, sem aquecimento prejudicial, porm com queda do fator de potncia e do rendimento.

Exemplo: um motor de 15 CV (11 kW), com corrente nominal de 40 A, fator de servio 1,25, poder sofrer a seguinte sobrecarga: 1,25 X 40 = 50 ampres ou 1,25 X 15 = 18,75 CV (13,98 kW). O fator de servio aplicado a motores de uso no permanente. Este dado deve ser considerado no dimensionamento dos condutores.

13.1.1.4 - Ligao dos Motores


Os terminais dos motores de corrente alternada podem ser em bornes ou chicotes (leads), devidamente marcados (letras ou nmeros) e encerrados na caixa de ligaes, permitindo ao instalador lig-los rede, de acordo com o esquema que o fabricante habitualmente fornece na placa. Na fig. 13.2, vemos a placa de um motor da General Electric, com as indicaes para a sua ligao rede.

Quando no h indicao na placa, somos obrigados a identificar os terminais. Os motores trifsicos de origem americana, para 220/380 volts, podem ter os terminais das bobinas identificados da seguinte maneira: sempre os terminais 1 - 2 - 3 so para ligao linha; acrescentando 3 a cada um, temos o outro terminal das bobinas do motor. Assim, temos as bobinas descritas a seguir. Para ligao na tenso inferior, usa-se a ligao em tringulo e para tenso superior a ligao em estrela (Fig. 13.3).

Para motores trifsicos, americanos, de 220/440 volts, podemos ter a seguinte identificao: os terminais 1 - 2 - 3 so ligados linha; pelo processo anterior, temos as seguintes bobinas (Fig. 13.4):

Estes motores podem ser ligados em tringulo ou em estrela. Quando se usa a tenso superior (440 V), a ligao em srie e quando se usa a tenso inferior (220), a ligao em paralelo (Fig. 13.5).

13.1.1.5 Ligao de motores monofsicos com fase auxiliar


Deve-se preparar a ligao dos motores de acordo com a tenso disponvel na rede. Os motores monofsicos com fase auxiliar so encontrados no comrcio com dois, quatro ou seis terminais. Os motores com dois terminais so construdos para funcionarem em uma tenso de apenas 110 ou 220 volts, e no permitem inverso de rotao (Fig. 13.5.1).

Os motores de quatro terminais so construdos para funcionarem em uma tenso de apenas 110 ou 220 volts, permitindo, porm, inverso de rotao (Fig. 13.5.2).

Os motores com seis terminais podem funcionar em duas tenses, 110 ou 220 volts, e ainda permitem inverso de rotao (Fig. 13.5.3).

13.1.1.6 Chave de partida dos motores monofsicos


Os motores monofsicos de partida direta e manual so aquelas em que a tenso da rede ligada diretamente aos seus terminais. Este tipo de partida usado em motores monofsicos de induo com potncia de at 2 cv. As chaves de partida manual e direta existem no comrcio para diversas capacidades de corrente, e na Fig. 13.5.4 so vistos trs tipos para motores monofsicos. Essas chaves devem interromper sempre o condutor fase, nunca o neutro.

13.1.1.7 Ligao de motores trifsicos


Os motores trifsicos s podem ser instalados em redes trifsicas. So encontrados com trs, seis, nove ou doze terminais. Os motores com trs terminais so construdos para funcionarem em apenas uma tenso entre fases: 220, 380, 440 ou 760 volts. Os terminais L1, L2 e L3 do motor da Fig. 13.5.5 devem ser ligados aos terminais R, S, T da rede, em qualquer ordem.

Os motores com seis terminais so mais facilmente encontrados e permitem a ligao s redes de 220 ou 380 volts. Para a ligao em 220 volts, os seus terminais so conectados em tringulo, conforme a Fig. 13.5.6.

Para a ligao em 380 volts, so conectados em estrela, conforme a Fig. 13.5.7.

Os motores com 12 terminais so construdos para a ligao em redes de 220, 380, 440 e 760 volts, com as seguintes conexes:

- duplo-tringulo, para 220 volts (Fig. 13.5.8); - duplo-estrela, para 380 volts (Fig. 13.5.9); - srie-tringulo, para 440 volts (Fig. 13.5.10); - srie-estrela, para 760 volts (Fig. 13.5.11);

Para inverter a rotao de qualquer motor trifsico, basta inverter qualquer das fases, por exemplo, R por S ou por T. Obs: Os motores de origem alem tem as bobinas marcadas com as letras U - V - W (entradas) e X - Y - Z (sadas), sendo que a linha designada por R - S - T.

Classe de isolamento
A sobrecarga de qualquer motor traduz-se por elevao de temperatura e esta elevao de temperatura pode danificar o isolamento dos condutores das bobinas. Assim, os materiais isolantes foram classificados pela NEMA de acordo com a Tab. 13.2. Tabela 13.2 CLASSIFICAO DOS MATERIAIS ISOLANTES Classe Temperatura Mxima (C) Algodo, seda, papel e substncias anlogas, 90 quando no impregnadas de leo. Algodo, seda, papel etc., impregnados e 105 revestidos de esmalte sobre os condutores. Mica, asbestos, vidro e outras substncias 125 inorgnicas, combinados com substncias orgnicas de unio Mica, asbestos, vidro guamecido com silicone 175 Isolante

O A B

13.1.2 - Esquemas Tpicos para Instalao de Motores 13.1.2.1 - Alimentao Linear Comum

Mesmo esquema em diagrama trifilar (a trs fios):

Obs.: Este esquema usado quando os motores so dispostos linearmente no terreno e suas potncias so prximas umas das outras. 13.1.2.2 - Alimentao Radial Individual

Mesmo esquema em diagrama trifilar:

Obs.: Este esquema usado quando as posies dos motores no terreno so muito afastadas ou quando as potncias so muito diferentes. 13.1.2.3 - Alimentao Linear com Ramais Curtos

Mesmo esquema em diagrama trifilar:

Obs.: Usado quando os ramais podem ser curtos (menores que 8 metros). Sob certas condies pode-se suprimir a proteo do ramal. 13.1.2.4 - Alimentao Linear sem Ramal de Motor

Diagrama trifilar:

Obs.: Usado quando os motores ficam junto ao alimentador. No h necessidade de proteo do ramal. 13.1.2.5 - Alimentao de Pequenos Motores nos Circuitos de Luz

Em diagrama bifilar:

13.1.3 - Circuitos Alimentadores


13.1.3.1 - Dimensionamento pela Capacidade de Corrente O limite de conduo de corrente dos circuitos alimentadores dos motores eltricos no dever ser menor que 125% de corrente nominal do maior motor, mais a soma das correntes nominais dos motores restantes servidos pelo alimentador. Simbolicamente: I (alimentador) 1,25 In (maior motor) + In (restantes motores)

Exemplo 1: Um alimentador deve abastecer os seguintes motores: - Elevador social - Elevador de servio - bomba dgua - bomba de recalque de esgotos - exaustor - CV (4 plos); - 7,5 CV (4 plos); - 5 CV (2 plos); - 1 CV (2 plos); - 1 CV (2 plos).

Todos os motores so de induo, com rotor em gaiola e partida direta, tenso 220 volts 60 Hz. Qual a capacidade de corrente deste alimentador? Soluo: Pela Tab. 13.8, tiram-se as seguintes correntes aparentes: Motor 10 CV 7,5 CV 5 CV 1 CV Corrente (Ampres) 26,6 20,6 13,7 3,34

I (alimentador) = 1,25 x 26,6 + 20,6 + 13,7 + 3,34 + 3,34 = 74,23 A

Pela Tab. 13.3, verifica-se que deve ser usado no mnimo o cabo de 25 mm.

13.1.3.2 - Dimensionamento pela Queda de Tenso


A queda de tenso admissvel pela NBR 5410 para circuitos de fora de 5%, dos quais 4% podem ser perdidos nos alimentadores e 1% nos ramais. As seguintes expresses podem ser usadas: - Para circuitos monofsicos ou para corrente contnua: S=2LI u - Para circuitos trifsicos: S = 3 L I u onde: S = Seo em mm; p = Resistividade de cobre = 1/56 ohm .mm/m (cobre) ou 1/32 ohm.mm/m (alumnio); I = Corrente aparente; u = Queda de tenso absoluta; l = Comprimento em metros.

Exemplo 2: Se no Ex: 1 admitimos as seguintes distncias ao CDF: - Elevador: 30 metros - Bomba dgua: 10 metros - Exaustor e bomba de recalque: 5 metros, temos:
S = 3 (26,6 x 30 + 20,6 x 30 + 13,7 x 10 + 2 x 3,34 x 5 = 3,22 mm 56 x 220 x 0,04

Ento, ser usado o cabo de 25 mm pelo critrio da capacidade de corrente, pois a bitola do cabo maior que pela queda de tenso.

13.1.3.3 - Proteo dos Circuitos Alimentadores Contra Curto-circuitos


A capacidade nominal dos dispositivos de proteo dos circuitos alimentadores de motores no dever ser maior do que a adequada ao ramal, que exige proteo de maior capacidade, mais a soma da correntes nominais dos motores restantes.

Simbolicamente, I (proteo do alimentador) I (proteo do ramal de maior capacidade) + I (restantes motores)

13.1.4 - Circuitos dos Ramais


13.1.4.1 - Dimensionamento pela Capacidade de Corrente O limite de conduo de corrente dos condores dos ramais para motores eltricos dever ser pelo menos igual a 125% da corrente nominal do motor para servio contnuo. Simbolicamente: I (ramal) 1,25 In (motor). 13.1.4.2 - Dimensionamento pela Queda de Tenso Usa-se a mesma expresso dos alimentadores, porm tomase a queda admissvel de 1%. 13.1.4.3 - Proteo dos Ramais Contra Curto-circuitos A capacidade de proteo dos dispostivos de proteo dos ramais de motores dever ficar compreendida entre 150 e 300% da corrente nominal do motor, conforme o tipo do motor. A Tab. 13.5 d a percentagem a ser usada pelos dispositivos de proteo (GE). Observao: 1 - Essa capacidade poder se aumentada at 400% em condies de partida muito severas.

2 - Poder ser dispensada esta proteo, nas mesmas condies descritas para os ramais de iluminao e tambm quando o ramal for menor que 8 metros (esquema 13.1.2.3). 3 - A tabela 80 do Anexo J da NBR 5410 estende a Tab. 13.5 acima a outros tipos de motores, de partida e letra-cdigo. Nota: Para motores de origem americana indica-se na sua placa uma letra denominada letra-cdigo, que d uma indicao da relao entre a potncia em kVA demandada da rede por HP de potncia do motor no teste com o rotor preso (locked rotor test).

A tabela a seguir nos fornece a letra-cdigo.

13.1.5 - Proteo Contra a Sobrecarga e Curtocircuito dos Motores


Dispositivos usados: a- fusveis de ao retardada em todos os condutores do ramal no ligados terra; Obs: Podem-se usar fusveis comuns, desde que o motor parta com tenso reduzida e os porta-fusveis fiquem fora do circuito na partida. b- chaves magnticas com rels trmicos (disjuntores), usadas na partida e proteo dos motores. Os rels so instalados nos condutores-fase dos circuitos monofsicos, ou apenas duas fases de um ramal trifsico;

c- rels trmicos no ajustveis, fazendo parte integrante do motor.

13.1.6 - Proteo dos Motores Contra Sobrecargas


Para motores cuja elevao de temperatura admissvel seja de 40 C, ou com fator de servio igual ou superior a 1,15, a capacidade nominal dos dispositivos de proteo dever ser de 125% da corrente nominal do motor e de 115% nos demais casos. Simbolicamente: Ipm = 1,15 a 1,25 In. Para motores at 1 HP, com partida normal, prximo mquina acionada, o dispositivo de proteo do ramal o suficiente. Usamos para proteo de motores os fusveis comuns ou disjuntores trmicos. Os fusveis para atender bem o fim a que se destinam, devem ter um certo retardo para no atuarem com a corrente da partida, que pode atingir 10 vezes a corrente nominal. Os rels trmicos so dispositivos em geral ligados em srie com os circuitos de controle das chaves magnticas, desligando-a quando a corrente atinge um certo valor. Exemplo: Qual dever ser ser a regulagem da chave magntica de proteo de um motor trifsico de 5 HP (3,72 kW), 220 volts, 60 c/s, sem indicao de temperatura?

Pela tabela tira-se a corrente nominal: In = 15 ampres. Ento, a regulagem do rel dever ser: 15 X 1,15 = 17,25 ampres. Se fosse permitida a elevao de 40 C na temperatura, a regulagem seria: 15 X 1,25 = 18,75 ampres.

13.1.7 - Dispositivos de Seccionamento e Controle dos Motores


Os dispositivos de seccionamento devem atuar sobre os condutores vivos da instalao, em sua origem. Nos sistemas em que h condutor terra e neutro separados, o neutro no pode ser seccionado; em nenhum sistema o condutor pode ser seccionado. Cada motor dever ser dotado da chave separadora individual colocada antes do seu dispositivo de proteo, exceto no caso de vrios motores acionando as diversas partes de uma mesma mquina, caso em que se usa uma nica chave para o conjunto. Os dispositivos de controle dos motores devem ser capazes de partir e parar os motores mesmo que o motor esteja travado.

Capacidade das chaves separadoras. a- Para motores fixos em geral, a capacidade de chave dever ser pelo menos de 115% da corrente nominal do motor. b- Para motores de potncia igual ou inferior a 1,5 kW (2 CV) e tenso inferior a 300 V, o controle pode ser feito por interruptores de uso geral mas com capacidade de corrente igual ou superior ao dobro da corrente nominal do motor.

13.1.8 - Partida de Motores


Em quase todas as concessionrias de fornecimento de energia eltrica permite-se partida direta para motores at 5 HP (3,72 kW). Entende-se por partida direta, a partida com a tenso de abastecimento.

1) Chave partida direta: Figura 13.12

2) Partida de motores trifsicos com inverso com sentido de rotao (ver Fig. 13.12 A)

a- Acionamento por boto. Quando o boto b1 acionado energiza-se a bobina do contactor c1 e abre-se o contato fechador de c1; o motor parte com o sentido de rotao, por exemplo, para a direita. Quando se aciona o boto b2, o contactor c1 "DESLIGA", atravs do contato abridor de c2 e o contactor c2 "LIGA" atravs do contato fechado por boto de comando. A ordem "LIGA" para o contactor c2 s efetivada quando o contato abridor do contactor c1 estiver fechado. O motor frenado e passa a girar no sentido contrrio, por exemplo, esquerda.

Acima desta potncia usam-se dispositivos que diminuem a tenso aplicada aos terminais dos motores e desta maneira limita-se a corrente de partida. Tais dispositivos so:

3) Chave estrela tringulo (figura 13.13)


Esta chave pode ser manual ou automtica e se aplica quando o motor de induo, trifsico e com rotor em gaiola. Vamos estudar o funcionamento de um a chave deste tipo, usando os equipamentos da marca Siemens. a- Acionamento por boto. O acionamento desta chave pode ser por boto ou por chave. No acionamento por boto, a operao a seguinte:

O boto de comando b1 aciona o contactor estrela c2, ao mesmo tempo, o dispositivo de retardamento d1; o contato fechador de c2 atua sobre o contato de c1, fechando a bobina c1 do contactor da rede. Assim o motor parte em estrela. Decorrido o tempo de retardamento, o contato abridor d1, opera e o contactor estrela c2 desligado. Quando o contato abridor de c2 abre, fecha o contactor tringulo c3, pois o contato fechador de c1 j estava fechado quando c1 ligou. O motor opera em tringulo. Se quisermos parar o motor, aciona-se o boto b0, interrompendo o contactor de rede c1. O contato fechador de c1 abre-se; o contactor tringulo desligado e o motor pra.

4) Chave compensadora com autotransformador (figura 13.14)


a- Acionamento por boto. O boto de comando b1 aciona a bobina de c1 e o rel temporizado d1. Assim fecha-se o contato fechador de c1 e a bobina de c3 energizada. O motor parte com tenso reduzida e fecha-se o contato fechador e o contato de selo de c3. Decorrido o tempo pr-ajustado, o rel d1 comuta a ligao, ento abre-se o contato fechador e fecha-se o abridor de c1; energiza-se a bobina c2. Assim abre-se o contato abridor de c2 e a bobina de c3 desenergizada e o motor parte com tenso plena. Quando se deseja parar o motor aciona-se o boto b0 o que desenergiza a bobina c2 e o rel comutador, parando-se o motor.

Figuras de Quadros

13.1.9 - Regras Prticas para Escolha de um Motor


Embora o assunto merea um estudo mais profundo, em especial para grandes potncias, podemos sugerir a seguinte sequncia, para se escolher um motor: a- Dados sobre a fonte de energia: contnua ou alternada, monofsica ou trifsica, frequncia 50 ou 60 ciclos/segundo. b- Potncia necessria: dever ser a mais prxima possvel da exigncia da carga (nem muita acima - baixo rendimento, nem muito abaixo - sobrecarga). Frmulas: P = F X V/75 = C X N/716

onde: P = potncia em cv; F = fora em kg; V = velocidade em m/s; C = conjugado em kgm; N = rotao em r.p.m. P = T X N/5 250 onde:

P = potncia em HP; T = conjugado ou torque em 1b-ft; N = rotao em r.p.m. c- Elevao de temperatura: na placa do motor, obtm-se dados sobre a elevao de temperatura permissvel, em geral 40 C. Caso no haja indicao, no permite elevao. Os motores prova de pingos permitem sobretemperatura de 40C e os prova de exploso, 55C. Aumento de 10C acima do permitido diminui 50% na vida do isolamento. d- Fator de servio: tendo em vista a economia, pode-se escolher um motor com potncia pouco inferior da mquina operatriz, sem o menor risco, desde que a tenso , nmero de fases e a frequncia sejam as nominais. Este dado, como j foi visto, indicado na placa do motor. Exemplo: Um motor de 20 CV (14,91 kW) e fator de servio 1,25 pode acionar uma mquina operatriz de at: 20 X 1,25 = 25 CV (18,64 kW) (25% superior sua potncia nominal). e- Velocidade do motor: precisamos saber se o acoplamento do motor mquina acionada direto ou indireto (engrenagens, caixas redutoras, polias com correias ou cabos). Os dados da placa do motor referem-se r.p.m. em plena carga; em vazio, a rotao dos motores de induo ligeiramente superior. Os motores de corrente contnua tipo srie no podem partir em vazio. Na Tab. 13.1 temos as velocidades sncronas em funo do nmero de plos e da frequncia. Na maioria dos motores emprega-se a rotao constante.

Exemplo: Bombas,Compressores,Ventiladores, tornos etc.


Quando h necessidade de variar a rotao pode-se usar: para pequenas potncias (frao de HP), reostato divisor de tenso e para maiores potncias, motores de corrente contnua ou de induo com rotor bobinado. Se o motor aciona a mquina operatriz por meio de correia, deve-se manter a correia razoavelmente frouxa, pois correias muito apertadas se estragam, alm de trazer danos aos mancais e ao motor; elas aumentam a potncia necessria mquina. Correias V em paralelo ser preferidas; para motores maiores que 1/2 CV (0,37 kW), duas ou mais correias V em paralelo do melhores resultados. Evitar escolher polias muito pequenas, pois nestas a superfcie de contato pode ser insuficiente, causando deslizamento e reduo na vida das correias. A Tab. 13.7 (a) ajudar na escolha da polias para as diferentes velocidades na mquina operatriz. Esta tabela para um motor de 1 750 r.p.m. f- "Torque" ou conjugado: precisamos saber se o motor parte em vazio ou em carga, para escolhermos um motor de baixo ou alto conjugado de partida. Segundo a ABNT os motores de baixo conjugado de partida so da categoria B (K para a NEMA) e os de alto conjugado de partida, categoria C (KG para a NEMA). Exemplos de baixo conjugado na partida (categoria B ou K): ventiladores, bombas centrfugas, serras, tornos, transportadoras sem carga, compressores centrfugos etc. Exemplos de alto conjugado na partida (categoria C ou KG): bombas e compressores recprocos, transportadoras com carga etc. Conjugado mximo: devemos escolher sempre um motor com um "torque" mximo pelo menos 30% maior que os picos de carga.

A Tab. 13.7 (b) d os conjugados mximos dos motores de 60 c/s, com uma velocidade.

evidente que, para a escolha mais criteriosa do motor, necessitamos conhecer o comportamento da carga; durante a fase de partida, isto , desde o repouso at a velocidade nominal, o motor dever desenvolver um conjugado, que dever ser a soma do conjugado da carga e do conjugado de acelerao. Cm = Cc + Ca, onde: Cm = conjugado do motor; Cc = conjugado da carga; Ca = conjugado de acelerao. Na rotao nominal Ca = O e na desacelerao Ca negativo. g- Tipo da carcaa: conforme o ambiente em que vai ser usado, o motor deve ser especificado com as seguintes caractersticas: - prova de exploso: destinam-se a trabalhar em ambiente contendo vapores etlicos de petrleo, gases naturais, poeira metlica, explosivos etc.: - totalmente fechados: idem, em ambiente contendo muita poeira, corrosivos e expostos ao tempo; - prova de pingos: para ambientes normais de trabalho razoavelmente limpos, tais como residncias, edifcios, indstrias etc.

Potrebbero piacerti anche