Sei sulla pagina 1di 3

Origem e evoluo da ergonomia Historicamente, o termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857, pelo polons W.

. JASTRZEBOWSKI, que publicou um "ensaio de ergonomia ou cincia do trabalho.

Quase cem anos mais tarde, a ergonomia veio a se desenvolver como uma rea de conhecimento hu-mano, quando, durante a II Guerra Mundial, pela primeira vez, houve uma conjugao sistemtica de esforos entre a tecnologia e as cincias humanas e biolgicas. Fisiologistas, psiclogos, antroplogos, mdicos e engenheiros, trabalharam juntos para resolver os problemas causados pela operao de equipamen-tos militares complexos. Os resultados desse esforo interdisciplinar foram to frutferos, que foram aproveitados pela indstria, no ps-guerra (DUL e WEERDMEESTER, 1995). Em 1949, um engenheiro ingls chamado MURREL, criou na Inglaterra, na Universidade de Oxford, a primeira sociedade nacional de ergonomia, a Ergonomics Research Society. Em 1959, foi organizada a Associao Internacional de Ergonomia, em Estocolmo. Em 1959, a OIT Organizao Internacional do Trabalho que se dedica aos servios de sade ocupacional, definidos como servios mdicos instalados em um local de trabalho ou suas proximidades com finalidades de dar amparo ao trabalhador. Nessa conceituao de servios de sade ocupacional, verifica-se a presena do conceito de ergonomia : adaptao do trabalho ao ser humano. Atualmente, vrios pases esto desenvolvendo estudos e pesquisa nesta rea de conhecimento, dentre eles podemos destacar: USA, Inglaterra, Frana, Blgica, Holanda, Alemanha e Pases Escandinavos. Brasil No caso do Brasil, apesar de relativamente recente, a ergonomia est se desenvolvendo rapidamente no meio acadmico. Em 1983 foi criada no pas a Associao Brasileira de Ergonomia. O Ministrio do Trabalho e Previdncia Social instituiu a Portaria n. 3.751 em 23/11/90 que baixou a Norma Regulamentadora - NR17, que trata especificamente da ergonomia. "Esta norma visa estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente". Com esta norma comea-se a despertar o interesse pela ergonomia no meio empresarial brasileiro.

A partir de ento, a ergonomia tem evoludo de forma significativa e, atualmente, pode ser considerada como um estudo cientfico inter-disciplinar do ser humano e da sua relao com o ambiente de trabalho. O desenvolvimento atual da ergonomia pode ser caracterizado, ento, segundo quatro nveis de exigncias: *As exigncias tecnolgicas: tcnicas de produo. *As exigncias econmicas: qualidade e custo de produo. *As exigncias sociais: melhoria das condies de trabalho. *As exigncias organizacionais: gesto participativa. Conceituao de Ergonomia THIBODEAU (1995): a ergonomia contribui no projeto e modificao dos ambientes de trabalho maximizando a produo, enquanto aponta as melhores condies de sade e bem estar para os que atuam nesses ambientes".

SANTOS e ZAMBERLAN (1992): A "ergonomia tem como finalidade conceber e/ou transformar o trabalho de maneira a manter a integridade da sade dos operadores e atingir objetivos econmicos. Os ergonomistas so profissionais que tm conhecimento sobre o funcionamento humano e esto prontos a atuar nos processos projectuais de situaes de trabalho, interagindo na definio da organizao do trabalho, nas modalidades de seleo e treinamento, na definio do mobilirio e ambiente fsico de trabalho". ABERGO Define ergonomia como o estudo da adaptao do trabalho s caractersticas fisiolgicas e psicolgicas do ser humano. Ergonomics Research SocietyReino Unido O estudo do relacionamento entre o ser humano o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente, a aplicao dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia, na soluo de problemas surgidos neste relacionamento". Concluses Pode-se constatar, em todos os conceitos for-mulados, que a ergonomia est preocupada com os aspectos humanos do trabalho, em qualquer situao onde este realizado e, desta maneira, ela busca no apenas evitar aos trabalhadores postos de trabalhos fatigantes e/ou perigosos, mas procura coloc-los nas melhores condies de trabalho possveis, de forma a aumentar a eficcia do sistema de produo. A ergonomia tem sua base centrada no ser humano e esta antropocentricidade pode resgatar o respeito ao ser humano no trabalho, de forma a se alcanar no apenas o

aumento da produtividade, mas sobretudo uma melhor qualidade de vida no trabalho.

Potrebbero piacerti anche