Sei sulla pagina 1di 3

Roteiro 1. Conceito de campo 2. Os capitais e indstria cultural 3. Homogneo e Heterogneo 4. Quadrantes 5. Interferncia entre campos 6.

O discurso Jornalstico

1 Conceito do campo Campo jornalstico se refere ao conjunto de atividades miditicas de produo, recepo e discurso na imprensa, rdio e televiso. Entretanto, preciso reformular a afirmao do autor, visto que a imprensa percorre o rdio e televiso, mas no se resume a eles. Impresso, internet, mobile, assessorias de imprensa, jornalismo empresarial entre outros precisariam ser considerados para a definio do campo. O Jornalismo um campo de significao e conhecimento, em que se produz sentido na produo e na recepo e interage com diversos outros campos da sociedade. O Discurso capital especfico (mas no exclusivo) do campo jornalstico. A ao jornalstica no se reduz a ser porta-voz dos capitais, mas sim a traduzir e introduzir no mundo, com suas rupturas discursivas, lugares especficos de significao. Campo jornalstico est no universo maior, que o campo da mdia.

2 Os capitais e indstria cultural Detm uma fatia do que Bourdieu chama de poder simblico, pois exercem uma certa dominao especfica: tm o poder sobre os meios de se exprimir publicamente. Assim sendo, moldam e mobilizam a audincia, editando e formatando contedos. Cobe e promove a violncia simblica. Interferncia entre campos O campo do Jornalismo vivencia tencionamentos entre objetividade e sensacionalismo, compreenso (profundidade) ou mercado, democracia ou manipulao. Mas vai alm: Interage com o campo poltico, pois h subsdios, estatais anunciantes e tambm porque um dos principais agentes da construo e movimentao da opinio pblica. Interage com o campo econmico, porque refora o processo de produo de mercadorias e acumulao de capitais. Interage como campo cultural porque se refere tambm significao e ao conhecimento. Neste sentido, percebemos ligaes entre Bourdieu e Adorno, quando inclumos a questo da indstria cultural. Adorno defende que o capital cultural desenhado por processos de ordem industrial, com um processo de produo hermeticamente esquematizado e, ainda, subordinado ao capital econmico. Se Bourdieu apresenta uma certa homogeneidade no campo jornalstico, parece-nos clara a complementaridade com a teoria da indstria cultural, que tambm apresenta subordinao da cultura ao capital econmico e padronizao como instrumento de dominao. Uma das marcas do texto sobre isso ...mitigado por uma censura invisvel, em que o mundo ocultado atravs do visvel, deixando as estruturas sociais mais profundas sem discusso no espao pblico. Neste sentido, a audincia catalogada e

categorizada para fins de eficincia das organizaes e ela mesma balizadora do que vai ao ar. Esta dominao s possvel pois a mdia ocupa lugar sobre os instrumentos de produo e difuso em grande escala da informao (Bourdieu, 1997, p. 65). o campo jornalstico constitudo atravs da posse e prtica em torno dos capitais polticos, econmicos e culturais. O Autor coloca que, alm da subordinao ao capital econmico, a mdia tambm depende do capital poltico, uma vez que h subsdios (visveis e invisveis) de partidos polticos e estatais (elas mesmas grandes anunciantes).

3 Homogneo versus Heterogneo Bourdieu afirma que h, diante da configurao do campo, balizado pelo capital econmico/poltico e cultural, e da adequao audincia, um discurso homogneo. A tendncia, conforme Bourdieu, seguir o modelo hegemnico, expresso no fazer simples, fazer curto, vender bem. o jornalismo inverte a lgica de muitos campos da cultura (o cientfico, o artstico etc.) em que o peso do comercial est subordinado, ainda, s regras de autonomia por esses produzidas. Neste segmento de texto, o autor faz, talvez, uma afirmao leviana, pois desconsidera que o prprio jornalismo tenha certa subordinao s regras de autonomia por esses produzidas. Se invertermos o raciocnio, mesmo assim, a afirmao continua leviana, visto que o campo cientfico , pelo menos no Brasil, subordinado ao campo poltico (financiador e, portanto, balizador) e o capital econmico (igualmente financiador e balizador). O artstico, de forma generalista, participante da indstria cultural e, sendo assim, vive sob a batuta do econmico. Acreditamos que o modelo hegemnico se refere, na verdade, a um modelo homogneo, em que todos os jornalistas seriam considerados sob os mesmos aspectos. Ento, seria necessrio analisar o campo observando-se os subgrupos de jornalistas, que diferem entre si, mas tem a submisso ao capital econmico em comum entre si. Assim, Ferreira apresenta sua crtica central ao argumento de Bourdieu: o campo jornalstico , na verdade, heterogneo. O que refora a heterogenia o processo de recepo e, por que no dizer, de ressignificao construda tambm na recepo. Alm disso, ainda tem-se a figura do jornalista como central no campo: os jornalistas esto situados em diferentes lugares da produo (editores, reprteres, redatores, fotgrafos) e, portanto, produzem diferena, heterogenia.

O discurso Jornalstico o Diferente do cientfico, pois no tem a obrigatoriedade da objetividade (provas refutveis e sistemticas) e pensamento lgico. o Diferente da arte, pois pragmtico e funcional. o Diferente do discurso miditico dos negcios j que seu pragmatismo no o mesmo da publicidade. o simblico pois reconstri e representa o real por meios semiticos. o referencial pois usa fragmentos de evidncias. o funcional pois segue as tcnicas de produo.

o No narrao nem argumentao, mas narrao e argumentao audiovisual. ---- Parece equivocado dizer que o discurso jornalstico narrao e argumentao audiovisual, visto que, na atualidade, o jornalismo se situa nas diversas faces da Mdia, seja na internet, mobile, impressos de todas as ordens, apenas sonoro (e aqui no me refiro ao rdio, mas sim, a todas as manifestaes sonoras do jornalismo, em podcast, on demand e streaming).

Quadrantes Nos dois ltimos quadrantes, temos mais capitais culturais. Nos dois primeiros, mais capitais econmicos. O primeiro e o quarto, dominantes como capitais globais (econmico/cultural). O segundo e o terceiro, dominados com menos capitais globais (o que permite ver semelhanas entre o funcionamento de uma rdio comunitria e uma rdio do interior) e dominados enquanto capitais especficos (cultural ou econmico). SENTIDO DO TEXTO: talvez este seja um objetivo da divagao do autor Jairo Ferreira. A questo, nesse caso, passa a ser: o que pode fortalecer o campo jornalstico no sentido da autonomia, da tica e da veracidade? realmente possvel falar de um campo homogneo ou heterogneo ao nos referirmos ao jornalismo? Identificamos parcelas homogneas e parcelas heterogneas. Depender do meio e do angulo da observao para classificar o grau de diversidade inerente ao campo. possvel analisar o campo do jornalismo baseando-se a anlise apenas ao campo audiovisual?

Potrebbero piacerti anche