Sei sulla pagina 1di 36

Copyright 2007 Todos os Direitos Reservados - Impresso na China Manual do Utilizador de Computador Porttil W466 / W566 Edio Original:

2007/04 Este manual lhe guiar na instalao e utilizao do seu novo PC porttil. Informao no manual h sido cuidadosamente vericada por preciso e est sujeita mudanas sem aviso prvio. Nenhuma parte deste manual poder ser reproduzido, armazenado em sistema recupervel, ou transmitido, em qualquer forma ou por qualquer meio, eletrnico, mecnico, fotocpia, gravao, ou outro meio qualquer, sem permisso prvia por escrito.

Marcas Comerciais Nomes de produto utilizados aqui so somente para propsitos de identicao e podem ser marcas comerciais de suas respectivas companhias. Microsoft, MS-DOS, Windows, e Sistema de Som Windows so marcas comerciais de Microsoft Corporation. Intel, Centrino, Centrino Duo, Pentium M, Banias, Calexico so marcas comerciais registradas de Intel Corporation. Sound Blaster, Sound Blaster Pro so marcas comerciais de Creative Technology. Todas as outras marcas ou nomes de produto mencionados neste manual so marcas comerciais registradas de suas respectivas companhias.

Instrues de Segurana
Utilize as seguintes directivas para ajudar a proteger-lhe e ao seu computador porttil. Ao Utilizar Seu Computador Porttil W466 / W566 CUIDADO: No opere seu computador porttil por um perodo de tempo prolongado com a base apoiada directamente no seu corpo. Com operao prolongada, o calor pode se acumular na base. O contacto prolongado com a pele pode causar disconforto ou queimadura.

incndio ou exploso. Baterias colocadas incorrectamente podem resultar em uma exploso. Substitua somente com a mesma bateria ou uma compatvel recomendada pelo fabricante. Descarte baterias gastas de acordo com as instrues do fabricante. Antes de voc conectar seu computador porttil a uma fonte de energia, certique-se de que a taxa de voltagem do adaptador AC corresponda com a da fonte de energia disponvel.
- 115 V/60 Hz na maioria dos pases da Amrica do Norte e do Sul e alguns pases do Extremo Oriente tais como Coria do Sul e Taiwan. - 100 V/50 Hz no leste do Japo e 100 V/60Hz no Oeste do Japo. - 230 V/50 Hz na maioria da Europa, no Oriente Mdio, e no Extremo Oriente. Se voc utilizar um o de extenso com seu adaptador AC, certique-se de que a taxa de ampre total de todos os dispositivos conectados no o de extenso no ultrapassem sua capacidade total.

Portugus
I

No tente reparar o computador porttil por conta prpria. Siga sempre as instrues de instalao cuidadosamente. No carregue a bateria no seu bolso, bolsa, ou outro recipiente onde os objetos metlicos (tais como chaves de carro) podem causar curto-circuito nos terminais da bateria. O uxo de corrente excessivo resultante pode gerar temperatura extremamente alta e pode causar queimaduras na sua pele. Certique-se de que nada esteja sobre o cabo de corrente do seu adaptador AC e que esse cabo no esteja localizado onde possa ser tropeado ou pisado. Durante a utilizao do computador ou durante carregamento da bateria, coloque o adaptador AC em uma rea ventilada, sobre a mesa ou sobre o cho. No cubra o adaptador AC com papis ou outros items que possam prevenir a ventilao. Tambm, no utilize o adaptador AC enquanto ele estiver dentro de uma maleta. No insira objetos nas aberturas de ar do seu computador porttil. Fazendo isso pode causar curto-circuito e pode resultar em incndio ou choque elctrico. Utilize somente o adaptador AC e as baterias que foram fornecidas pelo fabricante do seu computador porttil. Utilizao de outros tipos de bateria ou adaptador AC podem aumentar o risco de

Ao remover a bateria do seu computador porttil, desligue o seu sistema primeiro, desconecte o adaptador AC da tomada elctrica, em seguida remova a bateria. Para evitar o risco de um choque elctrico, no conecte ou disconecte nenhum cabo, ou execute manuteno ou recongurao deste produto durante uma tempestade. No atire as baterias no fogo, porque isto pode causar exploso. Verique as autoridades locais primeiro para saber das instrues para disposio de baterias. Ao instalar seu computador porttil para trabalho, coloque-o sobre uma superfcie nivelada.

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

Ao viajar, no entregue seu computador porttil como bagagem. Voc pode colocar seu computador porttil atravs de uma mquina de segurana de raios-X, mas nunca coloque seu computador porttil atravs de um detector de metal. Se voc tiver seu computador porttil examinado a mo, certique-se de ter uma bateria carregada pronta em caso de lhe ser solicitado de ligar seu computador porttil. Ao viajar com o disco rgido removido do seu computador porttil, embrulhe o disco em um material insulado, tal como um pano ou papel. Se voc tiver o disco examinado a mo, pode lhe ser solicitado de instalar o disco dentro do seu computador porttil. Voc pode ter o disco rgido examinado atravs de uma mquina de raioX, mas nunca coloque o disco atravs de um detector de metal. Ao viajar, no coloque seu computador porttil no compartimento de armazenamento superior onde pode se deslocar ao redor. No deixe cair seu computador porttil e no submeta-o a outros choques mecnicos. Proteja seu computador porttil, bateria, e disco rgido contra perigos ambientais tais como sujeira, poeira, comida, lquidos, temperaturas extremas, e exposio directa luz solar. Ao mover seu computador porttil em ambientes onde h uma diferena substancial de temperatura ou nvel de umidade, condensao pode se formar sobre ou dentro do seu computador porttil. Para evitar dano ao seu computador porttil, permita tempo suciente para a umidade se evaporar antes de continuar a utilizao.
AVISO: Ao levar seu computador porttil de um ambiente frio para um quente ou vice versa, permita que seu computador porttil tenha tempo suciente para adaptar ao novo ambiente sem ligar a energia.

a uniformemente para no dobrar seus pins de ligao. Tambm, antes de conectar o fio de energia, certifique-se de que ambos os conectores estejam corretamente orientados e alinhados. Antes de voc limpar seuy computador porttil, desligue-o primeiro, desconecte-o de sua fonte de energia, e remova a bateria. Maneje componentes internos com cuidado. Ao remover um componente, segure-o pela margem e no nos pins de ligao (tal como mdulo de memria).
Ao utilizar seus equipamentos de telefone, as instrues de segurana devem ser sempre seguidas para prevenir incndio, choque eltrico ou feridas, estas instrues incluem: No utilize este produto prximo da gua, por exemplo, perto de uma banheira, bacias de lavagem, pias de cozinha/lavanderia, pores molhados ou piscinas. Evite utilizar telefones sem o durante uma tempestade elctrica porque o relmpago pode causar choques elctricos. No utilize o telefone para informar um escape de gs dentro da rea de escape.

Portugus
II

AVISO: Anulao de Garantia


* Se a bateria no for apropriadamente manejada, poder haver um risco de exploso; certique-se de que voc est utilizando a mesma bateria ou uma compatvel. * Descarte baterias gastas de acordo com as instrues dadas pelo fabricante. * Esteja ciente de que a utilizao de discos rachados, severamente riscados ou de qualidade ruim podem danicar a unidade ptica e corromper dados no disco. Tais discos podem quebrar durante opera ao da unidade a alta velocidade, neste caso, a garantia do seu produto poder ser anulada.

Ao desconectar o fio de energia, certifique-se de que voc puxe no seu conector ou no seu lao, e no no prprio fio de energia. Ao puxar o conector, certifique-se de que ele est puxado para for

Avisos Regulatrios
Aviso da Comisso de Comunicaes Federais Este equipamento foi testado e considerado em conformidade com os limites para dispositivos digitais de Classe B, relativos ao Parte 15 das normas da FCC. Estes limites foram criados para fornecer uma proteco razovel contra interferncias nocivas em instalaes residenciais. Quaisquer mudanas ou modicaes feitas a este equipamento podem anular a autoridade do usurio de operar este equipamento. Este equipamento gera, utiliza e pode emitir energia de frequncia de rdio. Se este equipamento no for instalado e utilizado de acordo com as instrues do fabricante, poder provocar interferncias em comunicaes de rdio e televiso. Contudo, no existem garantias de que no ocorrero interferncias numa determinada instalao. Caso este equipamento cause interferncias nocivas recepo de rdio e televiso, o que pode ser determinado ligando e desligando o equipamento, o utilizador encorajado a corrigir as interferncias atravs de uma ou mais das medidas que se seguem: Reoriente ou coloque num outro local a antena de recepo. Aumente a separao entre o equipamento e o receptor. Ligue o equipamento a uma tomada num circuito diferente do circuito a que o receptor est ligado. Consulte o revendedor ou um tcnico especialista em rdio/ TV para obter ajuda. Todos os cabos externos conectados a esta unidade debem ser blindados. Para cabos conectados a cartes PCMCIA, veja o manual de opo ou instrues de instalao.

Comisso de Comunicaes Federais (FCC) Aviso da PARTE 68 Este equipamento cumpre com a Parte 68 das Regras FCC. No fundo do computador h uma etiqueta que contm, entre outras informaes, o Nmero de Registro FCC e Nmero de Equivalncia do Tocador (REN) para este equipamento. Voc deve, ao ser solicitado, fornecer esta informao para sua companhia de telefone. Nmero de Registro da Parte 68 FCC: 6CTTAI - 25876 - FB - E REN: 0.8B O REN til para determinar a quantidade de dispositivos que voc pode conectar ao seu telefone e ainda h aqueles dispositivos que tocam quando seu nmero chamado. Na maioria, mas no em todas as reas, a soma do REN de todos os dispositivos no dever exceder de cinco (5.0). Para certificar-se do nmero de dispositivos que voc pode conectar na sua linha, como determinado pelo REN, voc deve chamar a sua compainha de telefone para determinar o REN mximo para a sua rea de chamada. Se seu MODEM causa dano na rede de telefone, a Compainha de Telefone local poder descontinuar o seu servio temporariamente. Se possvel, eles lhe notificaro previamente. Contudo, se aviso prvio no for prtico, voc ser notificado o mais breve possvel. Voc ser informado sobre o seu direito de arquivar uma reclamao com o FCC. Sua compainha de telefone poder fazer mudanas nas suas instalaes, equipamento, operaes, ou procedimentos que poderiam afectar o funcionamento apropriado para o seu equipamento. Se eles fizerem, voc ser notificado previamente para dar-lhe a oportunidade de manter um servio de telefone ininterrupto.

Portugus
III

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

Aviso CE (Unio Europia) Este smbolo indica que este computador porttil W466 / W566 cumpre com a Directiva EMC e a Directiva de Baixa Voltagem da Unio Europia. Este smbolo tambm indica qe W451 satisfaz os seguintes padres tcnicos: EN 55022 - Limites e Mtodos de Medida para as Interferncias de Rdio de Equipamento com Tecnologia de Informao. EN 55024 - Equipamento com tecnologia de informao - Caractersticas de imunidade - Limites e mtodos de medida. EN 61000-3-2 - Compatibilidade electromagntica (EMC) Captulo 3: Limites - Seo 2: Limites nas emisses de corrente harmnica (Equipamento entra a corrente de at e incluindo 16 A por fase). EN 61000-3-3 - Compatibilidade electromagntica (EMC) Captulo 3: Limites - Seo 3: Limites nas utuaes de voltagem e piscagem nos sistemas de fornecimento de energia de baixa voltagem para equipamentos com taxa de corrente de at e incluindo 16 A. EN 60950 - Segurana de Equipamento com Tecnologia de Informao. NOTA: Requisitos de emisses EN 55022 fornecem duas classicaes Classe A governa a utilizao comercial Classe B governa a utilizao residencial Aviso BSMI (Somente em Taiwan) A maioria dos computadores portteis so classicados pelo Escritrio de Padres, Metodologia e Inspeo (BSMI) equipamento com tecnologia de informao (ITE) Classe B.

O smbolo acima deve ser anexado ao produto indicando conformidade com o padro BSMI.

Aviso CCC (Somente China) Para W466 somente Em sistemas de Classe A, o aviso seguinte aparecer prximo da etiqueta de regulao: Advertncia: Este um producto de Classe A. Em um ambiente domstico, este producto pode causar interferncia de rdio, neste caso os utilizadores devero tomar medidas adequadas. Aviso da Licena Macrovision Este producto incorpora tecnologia de proteo de copyright que protegido por mtodos e declaraes de certos patentes dos E.U.A. e outros direitos intelectuais possudos por Macrovision Corporation, e outros proprietrios de direitos. Utilizao desta tecnologia de proteo de copyright deve ser autorizada por Macrovision Corporation e destinada somente para utilizaes na visualizao domstica e outras visualizaes limitadas a menos que sejam autorizadas por Macrovision Corporation. Engenharia inversa de desmontagem proibida.

Portugus
IV

Prefcio
Congratulaes pela sua compra de um computador porttil! Seu novo computador porttil apresenta as caractersticas mais inovativas na tecnologia de computao porttil. Ele combina ergonomia moderna com arquitetura sosticada, proporcionandolhe um computador personal que compacto, poderoso, e fcil de usar. Designado para uma faixa extensa de aplicaes de produtividade geral, comercial, e pessoal, este computador porttil uma escolha ideal para utilizao no escritrio, no lar, e na estrada. Este Manual contm toda a informao necessria para instalar e utilizar seu computador porttil. Ele descreve todas as suas caractersticas de uma maneira completa e fcil de ler.

Portugus
V

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

ndice
Instrues de Segurana ................................................................I Avisos Regulatrios .......................................................................III Prefcio ......................................................................................... V

2.7 Carto Expresso PCI / Newcard ...........................................18 2.8 Ligao Porta de Vdeo-S ..................................................19 2.9 Cartes SD/MMC/MS/MS Pro ..............................................19 2.10 Utilizao dos seus dispositivos Bluetooth (opcional) e Sem Fio. ...............................................................................20

Captulo 1 Operaes Bsicas 1.1 Utilizao do Pacote de Bateria ...........................................02 1.2 Ligao do Adaptador AC .....................................................03 1.3 Ligao e Desligao do Seu Computador Porttil ...................... 03 1.4 Instalao dos Controladores de Dispositivo W466 / W566 .04 1.5 Utilizao das Teclas de Inicializao ...................................04 1.6 Funes do Teclado ..............................................................05 1.7 Utilizao do Teclado Sensvel ao Toque .............................08 1.8 Armazenamento ...................................................................09 1.9 Introduo da Cmera ..........................................................10 1.10 Exibio Grca ....................................................................10 1.11 Proteo do Seu Computador Porttil W466 / W566 ...........12

Captulo 3 Resoluo de Problemas 3.1 Questes Freqentemente Perguntadas ..............................22

Portugus
VI

Apndice A W466 Especicaes ...............................................24 Apndice B W566 Especicaes ...............................................26 Apndice C Centros de Servio ..................................................28

Captulo 2 Ligao de Perifricos 2.1 Utilizao da Porta USB .......................................................15 2.2 Ligao a um Monitor Externo via Porta VGA ..................................15 2.3 Utilizao do Conector Replicador de Porta (Somente W566) . 16 2.4 Utilizao da Porta LAN ........................................................17 2.5 Utilizao da Porta do Modem ..............................................17 2.6 Utilizao da Porta IEEE 1394 .............................................18

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

Captulo 1 Operaes Bsicas


Este captulo lhe mostrar como operar seu computador porttil W466 / W566, incluindo conexo ao seu adaptador AC, ligao/ desligao do computador, utilizao da consola sensvel ao tacto, teclado, teclas de acesso rpido, bateria, e assim por diante. Se voc no sabe muito a respeito de computadores e sistema operacional, este captulo lhe guiar atravs de algumas caractersticas excitantes novas.

Portugus
1

1.1 Utilizao do Pacote de Bateria


O computador porttil W466 / W566 designado para operar com uma das seguintes fontes de energia: Energia AC (utilizao de adaptador AC ligado a uma tomada elctrica) Pacote de bateria de Ltio-on (Li-Ion) Voc deve utilizar o adaptador AC sempre que possvel; utilize o pacote de bateria somente quando a energia AC estiver indisponvel. O pacote de bateria recarregvel Li-Ion lhe permite operar seu computador porttil sem uma fonte de energia externa. Quando voc utiliza o adaptador AC para ligar seu computador porttil a uma tomada elctrica, a bateria interna comear a recarregar. Enquanto a bateria estiver carregando, o cone Carregamento de Bateria no painl indicador estar aceso. Uma vez que a bateria esteja completamente carregada, o cone Carregamento de Bateria se desligar. Tempo de carregamento rpido de 2.5 horas para a bateria de Ltio-on (Li-Ion) quando o computador estiver desligado, enquanto que o tempo de carregamento da baterial normal de 3.5 horas. Operao de equipamento de fax modem, vdeo ou udio pode aumentar a utilizao de energia do seu computador. Reduo da luminosidade do monitor pode tambm economizar a energia. Quando a bateria no estiver completamente carregada, permita que sua bateria se carregue completamente antes de utiliz-la (i., antes de desconectar a energia AC). Calibrao de bateria antes da utilizao tambm altamente recomendada. Bateria de Li-Ion vulnervel, no carregue-a com outro adaptador de energia, do contrrio poder ocorrer incndio ou exploso.

Substituio de Bateria A bateria se enfraquecer gradualmente com o passar do tempo. Recomendamos que voc substitua sua bateria quando voc notar uma reduo signicante da capacidade de bateria. Para mudar o pacote de bateria, siga os passos abaixo: 1. Desligue o computador. 2. Feche a tampa e vire o computador. 3. Deslize a tranca da bateria lateral (1) para a esquerda. Continue a segur-la at que a bateria seja removida. 4. Certique-se de que a substituio da bateria esteja apropriadamente orientada antes de inseri-lo dentro do compartimento de bateria. Nota: A bateria no pode ser carregada a 100% quando a bateria remanescente for menos de 95%. Ela baseada no conselho do fornecedor, e para extender a frequncia de carregamento e a vida da bateria. Manuteno do Adaptador AC No ligue o adaptador a qualquer outro dispositivo. No pise no fio de energia e no coloque objetos pesados sobre ele. Passe o fio de energia cuidadosamente e mantenha os cabos longe de todo trfego. Ao desconectar o fio de energia, no puxe pelo fio, puxe a tomada. Se voc estiver utilizando um cabo de extenso, certifique-se de que os dispositivos conectados ao cabo no excedam sua capacidade total. Alm disso, os dispositivos conectados na tomada elctrica no dero exceder a taxa de ampres total do fusvel. Verifique a voltagem da energia antes de ligar o cabo elctrico na tomada de energia. Se voc no tiver certeza da especificao da sua energia, consulte seus vendedores locais ou compainha de energia para obter maiores detalhes.

Portugus
2

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

1.2 Ligao do Adaptador AC


O adaptador AC converte a energia AC para energia DC e reduz a voltagem fornecida ao computador. Ele pode se ajustar automaticamente a qualquer voltagem de 100 a 240 volt e fornece energia a 19V, 4.74A para W566N (19V, 3.42A para W466U / W566U), permitindo que voc utilize seu computador porttil em quase qualquer regio. CUIDADO: Utilize somente o adaptador AC e o cabo de energia que ns recomendamos. Utilizao de adaptador errado pode danificarseu computador. Ns no assumimos nenhuma responsabilidade por danos causados pea utilizao inapropriada de adaptadores AC. Para ligar apropriadamente o adaptador, siga os passos abaixo:

1.3 Ligao e Desligao do Seu Computador Porttil


Ligao de energia Abra a tampa do computador porttil, prima e segure o boto de energia por um ou dois segundos. O indicador de energia se acender em azul uma vez que o computador esteja ligado. Desligao de energia Se voc no est indo utilizar seu computador porttil por enquanto, melhor desligar sua energia. Antes de desligar a energia, feche todos os programas primeiro e feche o sistema operacional.

Portugus
3

Depois de desligar o seu computador porttil, tenha o hbito de deixar o painl LCD aberto por enquanto depois dele ter sido utilizado por um perodo de tempo prolongado. Isto permite que o interior do seu computador porttil se esfrie. Fechando o painl forar o calor contra o ecr LCD, e fazendo isso depois de um tempo poder danicar o ecr. Mais importante nunca fechar o painl LCD por um longo perodo de tempo quando o computador estiver ligado ou quando a funo economizadora de energia estiver desactivada. Modo de Suspenso Voc pode ajustar as conguraes de gerenciamento de energia padro na caixa de dilogo Opo de Energia/Avanado. A caixa de dilogo das Opes de Energia fornecem diversas funes de operao depois de ter o seu computador em estado desocupado por um tempo.

1. Ligue o cabo de energia ao adaptador AC. 2. Ligue o adaptador AC porta de energia DC do seu computador. 3. Ligue o cabo de energia do adaptador AC a uma tomada AC.

1.4 Instalao dos Controladores de Dispositivo W466 / W566


Se seu Computador Porttil W466 / W566 j tem um sistema operacional instalado, melhor instalar todos os controladores de dispositivo necessrios a fim do hardware funcionar apropriadamente. Antes de instalar os controladores, verifique com os seus vendedores para ver se eles j instalaram todos os controladores com o sistema operacional, do contrrio, siga os passos abaixo:

1.5 Utilizao das Teclas de Inicializao


Os botes de acesso fcil localizados na parte superior do lado esquerdo lhe permite aceder facilmente a internet e seu cliente E-Mail (tal como Microsoft Outlook). Existem 5 teclas de inicializao encontradas prximo do boto de energia: Teclas de Inicializao W466

Portugus
4

1. Voc pode encontrar o CD do Controlador de Utilitrio como o mostrado abaixo: Teclas de Inicializao W566

2. Coloque o CD na Unidade de CD-RW ou DVD-RW (opcional). Um ecr de instalao Auto Run (Execuo Automtica) aparecer.

Internet Abre o seu navegador Internet Explorer. E-Mail Este boto inicializa seu cliente E-Mail (tal como Microsoft Outlook). Sem Ventilador Prima este boto para reduzir o rudo do ventilador (Modo Silencioso). Silenciar Prima este boto para silenciar os efeitos do som. Sem Fio/Bluetooth Prima para activar a funo sem o.

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

1.6 Funes do Teclado


Computador porttil W466/W566 est equipado com um teclado com disposio de mquina de datilografia padro e tem caractersticas adicionais.

Teclado Bsico
Teclado Descrio da Funo Tecla <Enter>. Execute um comando. Dentro de muitos programas de edio de texto, a tecla <Enter> insere um retorno de carro, do mesmo modo como uma mquina de datilograa. Tecla <Esc>. Prima esta tecla para cancelar ou escapar de um comando ou funo. Tecla <Ins>. Conhecido como tecla de Insero. Prima esta tecla para mudar do modo inserir para sobrescrever. Tecla <Fn> + <PrtSc>. Conhecido como a tecla Print Screen (Ecr de Impresso). Prima esta tecla para mapear o ecr inteiro para compartilhar a memria para sua utilizao especca. Tecla <Del>. Conhecido como a tecla Delete (Deletar). Prima esta tecla para deletar o caracter direita do cursor, ou delete textos ou items marcados. Tecla <Num Lk>, <Fn> + <Home>. Para activar / desactivar o Sensor de Luz. Prima <Num Lk> primeiro. Quando a luz Num Lock (ao lado do Boto de Energia) estiver aceso, solte <Num Lk> e prima <Fn> + <Home>. Tecla <Pause>. Prima esta tecla para parar temporariamente a execuo de um comando. Prima quaisquer outras teclas para continuar a execuo de um comando. Tecla <Shift>. Prima esta tecla em combinao com letras para produzir letras maisculas na datilograa. Utilize esta tecla em combinao com essas teclas de dois caracteres (encontrado na segunda fila do teclado) para produzir as teclas superiores marcadas. Tambm utilizadas na maioria dos programas em combinao com outras teclas para executar um certo comando. Tecla <Tab>. Prima esta tecla para mover o cursor ao guia seguinte direita. Esta tecla funciona do mesmo modo que a de uma mquina de datilograa comum. Tecla <Ctrl>. Conhecida como a tecla Control (Controle). Utilizado na maioria dos programas em combinao com outras teclas para executar um comando. Tecla <Alt>. Conhecida como a tecla Alternate (Alternar). Utilizada na maioria dos programas em combinao com outras teclas para executar um comando.

Portugus
5

Tecla <Num Lk>. Activa o teclado numrico de 15-teclas incorporado. + Tecla <Fn> + <Scr Lk>. Utilizado na maioria dos programas para rolar o ecr sem ter de mover o cursor. As teclas esto codicadas com a cor azul. Tecla <Cap Lock>. Utilizada na maioria dos programas para activar sempre as letras mausculas. Tecla de flecha para cima. Move o cursor para cima uma linha de cada vez. Tecla de echa para baixo. Move o cursor para baixo uma linha de cada vez. Tecla de echa para esquerda. Move o cursor para a esquerda um espao de cada vez. Tecla de flecha para direita. Move o cursor para a direita um espao de cada vez. Tecla <Home>. Move o cursor ao incio de um ecr ou linha. Tecla <PgUp>. Move o cursor para cima um ecr de cada vez. Tecla <PgDn>. Move o cursor para baixo um ecr de cada vez. Tecla <End>. Move o cursor ao nal de um ecr ou de uma linha.

Teclas de Funo Especial


Teclado Numrico Incorporado

As funes do teclado numrico incorporado so como as do teclado do computador de mesa. Ele indicado por caracteres pequenos localizados no canto superior esquerdo dos keycaps. Acesso Desejado Num Lock Ligado Num Lock Desligado Teclas numricas no Digite nmeros de teclado incorporado maneira normal Teclas para controlo Segure Shift durante do cursor / teclado a utilizao das incorporado teclas para controlo de cursor Teclas do Teclado Principal Segure Fn durante a digitao de letras no teclado incorporado Segure Fn durante a utilizao das teclas para controlo de cursor Digite as letras de maneira normal

Portugus
6

Nota: Se um teclado externo ou teclado estiver ligado ao seu computador porttil, o Numlock passa automaticamente de um teclado interno para o teclado externo ou mini-teclado.

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

Teclas de Windows

Teclado Bsico Voc pode entrar letras, nmeros, sinais de pontuao, e smbolos especiais com ele.

Portugus

Tecla +[F1] +E +F +M + Shift + M +R + Tab

Descrio Abre ajuda e suporte Navega meu computador Encontra o documento Minimiza tudo Desfaz o minimizamento de tudo Exibe caixa de dilogo de execuo Activa o boto da barra de tarefa seguinte

Teclas Fn Premindo a tecla Fn com outras teclas, pode simular todas as funes do teclado de um teclado de mesa regular. [Fn]+[F1] [Fn]+[F2] [Fn]+[F3] [Fn]+[F4] [Fn]+[F5] [Fn]+[F6] [Fn]+[F7] [Fn]+[F8] [Fn]+[F9] [Fn]+[F10] [Fn]+[F11] [Fn]+[F12] [Fn]+[Esc]
Suspender a comutao Activa ou desactiva as funes sem o Alterna entre o monitor LCD ou CRT Aumenta a luminosidade do ecr Reduz a luminosidade do ecr Silencia o udio Reduz o volume do udio Aumenta o volume do udio Reproduz ou pausa o reprodutor de media Pra o reprodutor de media Reprodutor de media retrocede Reprodutor de media avana Activa ou desactiva a funo Bluetooth

1.7 Utilizao do Teclado Sensvel ao Toque


O Teclado Sensvel ao Toque um dispositivo apontador sensitivo presso que fornece todas as caractersticas de um rato com dois botes; sua funo primria mover o cursor em volta do ecr.

Clique Duplo Mova o apontador sobre o item com seu dedo sobre o teclado, e clique duas vezes no boto esquerdo para selecionar os items do menu, ou simplesmente bata duas vezes no teclado sensvel ao toque. Para arrastar e deixar cair Mova o apontador sobre o item com o seu dedo no teclado, clique uma vez sobre o boto esquerdo embaixo do Teclado Sensvel ao Toque e selecione o item desejado, uma vez que o item seja seleccionado, voc pode ento arrastar o item deslizando seu dedo sobre o Teclado Sensvel ao Toque (clicando duas vezes nos botes do Teclado Sensvel ao Toque equivale velocidade de um clique duplo no rato regular). Os botes de Rolamento Se voc estiver rolando pelo documento, voc pode fazer isso deslizando seu dedo no Teclado Sensvel Ao Toque enquanto voc segura o boto de rolamento. Voc pode ajustar as configuraes do seu Teclado Sensvel ao Toque indo ao Start/Control Panel /Mouse/Buttons (Inciar/ Painl de Controlo/ Rato/ Botes). Voc pode mudar os sentidos de operao do Teclado Sensvel Ao Toque atravs destas configuraes, por exemplo mudando das operaes de mo direita para operaes de mo esquerda. Voc pode tambm ajustar a velocidade do cursor e tambm o tempo de resposta de clique do rato.

Teclado Sensvel ao Toque

Botes do Teclado Sensvel ao Toque

Portugus
8

J que o Teclado Sensvel ao Toque um dispositivo sensvel presso, necessrio ser apropriadamente cuidado para prevenir dano. Note tambm as seguintes precaues: Certifique-se de que o teclado sensvel ao toque no entre em contacto com sujeira, lquido ou leo. No toque o teclado sensvel ao toque se seus dedos estiverem sujos. No coloque objetos pesados sobre o teclado sensvel ao toque ou sobre os botes do teclado sensvel ao toque. Clique Voc pode mover o apontador sobre o item com o seu dedo sobre o teclado, e clique uma vez no boto esquerdo para selecion-lo, ou simplesmente bata uma vez no teclado sensvel ao toque.

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

1.8 Armazenamento
Disco Rgido O computador porttil W466 / W566 est equipado com uma unidade de disco rgido IDE incorporada com capacidade grande 2.5 polegadas onde voc armazena ou instala o sistema operacional do seu computador e tambm os programas de softwares. O disco rgido interno normalmente atribudo como Unidade C depois da formatao. Se voc deseja substituir seu disco rgido, contacte seu vendedor local para obter informao sobre a configurao do hardware do computador porttil. Voc pode aumentar a capacidade de armazenamento do sistema substituindo a unidade de disco rgido padro com uma unidade de capacidade maior. Sempre desligue seu computador porttil antes de remover o disco rgido. Falha ao fazer isso danicar o computador e o disco rgido. Evite de abalar ou mover seu computador enquanto o disco rgido estiver sendo acessado. Unidade de Disco ptica (ODD) Computador porttil W466 / W566 est equipado com um DVD Super Multi A unidade ptica normalmente utilizada para instalar sistema operacional e programas de software. Para inserir e remover um disco da unidade: 1. Prima o boto na frente da unidade para ejectar a bandeja do disco e puxe a bandeja suavemente para fora. 2. Coloque o disco na bandeja com a etiqueta voltada para cima. 3. Coloque o disco no eixo e prima-o para baixo suavemente at que o disco clique no lugar.

4. Deslize a bandeja de volta at que ele se feche com um clique.

1
Advertncia: Quando o computador estiver lendo da unidade ptica, a luz do indicador para ODD piscar. No tente remover o disco enquanto a luz do indicador estiver ainda activo. Advertncia: No insira nenhum objeto estranho na bandeja do disco. No force a bandeja para abri-la ou fech-la. Quando a unidade no estiver em uso, mantenha a bandeja fechada para prevenir entrada de poeira ou sujeira na unidade. Se voc tiver dificuldades ao remover um disco, grude um clip de papel (ou utilize um pino ou metal no) no buraco de ejeco de emergncia, a bandeja do disco CD dever ejectar imediatamente. Este procedimento pode tambm ser utilizado para remover um CD da unidade quando o computador porttil estiver desligado. Consulte a gura abaixo.

Portugus
9

1.9 Introduo da Cmera


Seu computador porttil W466U / W566U vem com uma cmera incorporada. Com esta cmera, voc pode conduzir conferncias de vdeo com seus amigos ou colegas sempre e em qualquer lugar como se eles estivessem em frente de voc. Ele tambm funciona como uma cmera digital (com uma resoluo de at 1.3 Megapixel) que voc pode utilizar para tirar fotograas instantneamente. Cmera W466

1.10 Exibio Grca


Seu computador tem um sistema de exibio de grficos de alta performance, que pode manejar facilmente as exigncias de computao de multimedia actual. Controlos do Ecr Luminosidade Teclas de funo podem aumentar ou reduzir a luminosidade do monitor. <Fn> + <F4> reduz a luminosidade do painl LCD. <Fn> + <F5> aumenta a luminosidade do painl LCD. Resoluo 1. Clique My Computer/Control Panel/Appearance and Themes/Display (Meu Computador/Painl de Controlo/ Aparncia e Temas/Monitor). Clique no guia Settings (Conguraes). A caixa de dilogo exibir a resoluo actual do seu monitor. 2. Sob Screen resolution (Resoluo do Ecr) utilize a barra de deslizamento para ajustar a resoluo do monitor. Normalmente, voc deve utilizar a resoluo que foi designada para o seu monitor LCD.

Portugus
10 Cmera W566

Nota: Utilizao de uma resoluo menor do que o ecr foi designado para reduzir a rea de exibio. Utilizao do computador no modo DOSproduz o mesmo efeito, porque ele utiliza uma resoluo de 640 por 480 como padro. Monitores Duais Sob o sistema operacional Windows, voc pode utilizar um monitor externo e o ecr LCD do seu computador porttil simultneamente. Voc pode tambm escolher somente a utilizao do monitor externo com o LCD desactivado ou vice versa.

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

1. Abra o Painl de Controlo. 2. Faa clique duplo no Monitor. A janela Display Properties (Propriedades do Monitor) se abrir. 3. Clique no guia Settings (Conguraes). 4. Clique no boto Advanced (Avanado). W566N Clique no guia GeForce Go 8400. Escolha nVer Configuraes de Visualizao para ajustar.

Portugus
11

Visualizao nica (para ambos W566N e W466U / W566U) Em modo de Visualizao nica, voc pode escolher qual dispositivo a aplicar como a visualizao Primria. As teclas de acesso directo para visualizao de vdeo esto disponveis. Voc pode seleccionar sadas de vdeo premindo Fn+F3 repetidamente. Clone (para W566N) Extended Desktop (para W466U / W566U)) Em modo Clone/Extended Desktop, as teclas de acesso directo para visualizao de vdeo esto disponveis. Voc pode seleccionar sadas de vdeo diferentes premindo Fn+F3 repetidamente. Se o monitor externo estiver ligado, a visualizao no LCD e monitor externo a mesma. Dualview (para W566N) Dual Display Clone (para W466U / W566U) Em modo Dualview / Dual Display Clone, escolha o monitor para visualizao prolongada. Modo Dualview / Dual Display Clone controlado pelo controlador. Voc pode ajustar o tipo de sada de vdeo no Menu. Fn+F3 no tem nenhuma funo de comutao sob este modo.

W466U / W566U Escolha o Controlador Acelerador de Media Grfica Intel para mvel. Clique nas Propriedades Grficas para ajustar.

Sugesto: Para certicar-se de uma visualizao de vdeo livre de problemas, ao utilizar um monitor externo, mude o modo de sada na caixa de dilogo de propriedades para Visualizao primeiro. Depois de mudar o modo de sada, voc pode ento utilizar as teclas de acesso directo para visualizao de vdeo. Nota: Pixis claros ou escuros podem aparecer no ecr LCD como resultado dos limites de fabricao do LCD, contudo, isto no afetar as funes normais do ecr LCD.

1.11 Proteo do Seu Computador Porttil W466 / W566


Computador Porttil W466 / W566 fornece bloqueios de segurana para ambos o hardware e software para proteger seu computador. Utilizao de um bloqueio de segurana: Um entalhe de bloqueio de segurana pode ser encontrado no lado direito do computador. Este entalhe lhe permite ligar um bloqueio de segurana compatvel Kensington a ele.

Portugus
12

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

Utilizao de uma proteo de sistema: Voc pode entrar somente o utilitrio de configurao BIOS quando o computador estiver ligado, em outras alavras, entre o intervalo de tempo em que ele ligado e antes de aparecer o ecr de Windows. Se o seu computador j est ligado, reinicie seu computador e prima a tecla F2 para entrar o utilitrio de congurao. Menu de Segurana

Palavra-passe do Supervisor Uma Palavra-passe necessria antes de voc configurar uma Palavra-Passe do Utilizador. Depois de seleccionar Mudar Palavra-Passe do Utilizador, entre uma palavra-passe nova e em seguida entre-a novamente para confirmar. A palavra-passe que voc entrou deve conter at 6 caracteres alfanumricos. Se voc cometer um erro ao entrar sua palavra-passe, voc pode sempre premir Esc para iniciar novamente. Palavra-Passe do Utilizador Voc pode entrar no utilitrio de configurao para mudar ou remover palavras-passes do utilizador; contudo, voc no pode mudar ou remover a Palavra-Passe do Supervisor, nem pode aceder o disquete. Palavra-Passe HDD Para entrar, mudar, ou desactivar a palavra-passe do disco rgido. Quando mostrado como [Locked] (Bloqueado), a palavra-passe do disco rgido actualmente no pode ser mudada ou desactivada. Para mudar ou desactivar a funo, desligue o sistema e entre a Configurao logo aps relig-la. * Lembre-se da palavra-passe quando voc decidir utilizar a Palavra-Passe HDD. O centro de servio do seu computador porttil pode no poder restaurar o HDD uma vez que a palavra-passe esteja faltando. Palavra-passe na inicializao Uma Palavra-Passe de Supervisor necessria antes de voc configurar a Palavra-Passe na inicializao.

UTILITRIO DE CONFIGURAO BIOS


Main
Supervisor Password User Password Is: HDD Password HDD Master ID Supervisor Password User Password HDD Password Password on boot:

Advanced

Security

Portugus

Clear Clear Clear 19893855 [Enter] [Enter] [Enter]

Boot

Info

Item Specic Help Supervisor Password controls access to the setup utility

Exit

13

[Disabled]

F1 Help Select Item -/+ Change Values F9 Setup Defaults ESC Exit Select Menu Enter SelectSubMenu F10 Save and Exit

Captulo 2 Ligao de Perifricos


Este captulo lhe mostrar passo-a-passo como ligar seus perifricos ao computadr porttil W466 / W566.

Portugus
14

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

2.1 Utilizao da Porta USB


A porta USB permite mltiplos perifricos de executarem simultneamente em um nico computador. Estes perifricos podem incluir: unidades de disquetes, rato, cmeras digitais, escaners, impressoras, unidade de disco ptico, teclados, e dispositivos para jogos etc. A Porta USB pode actuar tambm como um concentrador ou uma estao de trabalho externa. Porta USB W466

1. Desligue seu computador porttil W466 / W566 e certique-se de que o interruptor do monitor esteja desligado. 2. Ligue o cabo do conector do monitor porta VGA no lado esquerdo do seu computador porttil. Fixe a ligao do cabo com os parafusos fornecidos. 3. Ligue o cabo de energia do monitor e conecte-o a uma tomada de parede apropriadamente aterrada. 4. Ligue o monitor. 5. Ligue seu computador porttil W466 / W566. Ambos o painl LCD e o ecr do monitor exibiro a visualizao. Seu computador porttil est congurado como padro para executar no modo de visualizao simultnea. 6. Se voc deseja somente exibir o monitor externo (CRT / LCD) e fechar a visualizao no LCD, voc pode utilizar a tecla de acesso directo <Fn> + <F3> para alternar o tipo de visualizao entre LCD e CRT. Mantenha premido a tecla de acesso directo at obter somente a visualizao externa CRT/LCD. Porta VGA W466

Portugus
15

Porta USB W566

Porta VGA W566

2.2 Ligao a um Monitor Externo via Porta VGA


O computador porttil vem com uma porta VGA para voc ligar a um monitor externo. Para ligar a um monitor externo, siga os passos abaixo:

W566U D-SUB W566N DVI

2.3 Utilizao do Conector Replicador de Porta (Somente W566)


Conector Replicador de Porta lhe permite de ligar dispositivos replicadores de porta externa (opcional). Este dispositivo externo uma soluo de conectividade fcil de um passo para o lar ou escritrio.

1. Porta de Alimentao DC Permite que voc ligue o adaptador de energia AC no fornecimento de energia contnua ao seu Replicador de Porta. 2. Porta 1394 A porta 1394 lhe permite ligar os dispositivos IEEE 1394. 3. Porta Serial A porta serial, ou porta COM, lhe permite ligar os dispositivos seriais, tais como impressoras ou escaners. 4. Porta do Monitor Externo A porta do monitor externo lhe permite ligar a um monitor externo. 5. Porta Paralela A porta paralela, ou porta LPT, lhe permite conectar dispositivos paralelos, tais como uma impressora ao seu computador porttil. 6. Porta USB V2.0 As duas portas USB lhe permitem ligar dispositivos USB tais como plataformas de jogos externos, dispositivos apontadores, teclados e/ou altifalantes. 7. Porta LAN Ethernet RJ45 10/100/1000Mbps Porta LAN Interna liga seu computador porttil a outros computadores / redes atravs de uma rede de rea local (LAN). 8. Porta de Sada de Linha Estreo A porta de sada de linha estreo opcional lhe permite ligar um conjunto de altifalantes ou um fone ao seu computador porttil. 9. Interruptor Para ligar ou desligar o replicador de porta.

Portugus
16

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

2.4 Utilizao da Porta LAN


1. Ligue uma extremidade do cabo na tomada da parede de rede ou no Concentrador. 2. Ligue a outra extremidade do cabo na porta LAN do computador. Porta LAN W466

2.5 Utilizao da Porta do Modem


O modem de fax/dados incorporado lhe permite ligar uma linha de telefone a um jack de telefone. Porta de Modem W466

Portugus
17

Porta LAN W566 Porta de Modem W566

2.6 Utilizao da Porta IEEE 1394


Com a porta incorporada IEEE 1394, voc pode ligar seus perifricos compatveis IEEE 1394 para transmisso de vdeo ou cpia de reserva de dados. O sistema operacional Windows reconhecer automaticamente o dispositivo e instalar os controladores apropriados para ele. Mas ainda se recomenda que se instale os controladores que vm com seus perifricos. Para maiores informaes, consulte os manuals do seu hardware. Porta 1394 W466

2.7 Carto Expresso PCI / Newcard


A ranhura para Carto Expresso PCI (ou Newcard) pode ser utilizado como uma interface entre o seu computador e uma variedade de dispositivos de comunicao, tais como adaptadores de rede, fax/modems ou dispositivos de armazenamento interno. Insero de um Carto 1. Insira o carto com a etiqueta voltada para cima, certique-se de que o conector de metal esteja inserido na ranhura do carto. 2. Insira o carto na ranhura. Voc sentir alguma resistncia quando o carto alcanar o m. 3. Seus cartes Expressos PCI requerem controladores, ou programas que permitam que o sistema operacional utilize o dispositivo. Seu sistema operacional Windows j deve conter o controlador para o seu dispositivo, seno, voc ser solicitado a instalar o controlador. Ranhura Newcard W466

Portugus
18 Porta 1394 W566

Ranhura Newcard W566

Remoo de um Carto 1. Prima o boto ejectar na ranhura do carto para liberar o boto ejectar, em seguida prima o boto ejectar novamente para liberar o carto.

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

2.8 Ligao Porta de Vdeo-S


Seu computador porttil W466 / W566 vem com uma porta de Vdeo-S que lhe permite ligar seu computador a um aparelho de televiso externo. Isto possvel ao utilizar um cabo de Vdeo-S: Ranhura Newcard W466

2.9 Cartes SD/MMC/MS/MS Pro


Ranhura de carto multimedia est localizada no lado direito do seu computador porttil W466 / W566, ele aceita cartes SD/MMC/ MS/MS Pro.

Ranhura de carto Multimedia W466

Portugus
19

Ranhura Newcard W566

Ranhura de carto Multimedia W566

2.10 Utilizao dos seus dispositivos Bluetooth (opcional) e Sem Fio.


Seu computador W466 / W566 suporta ambos dispositivos compatveis Bluetooth e Wi-Fi. Para activar ambas as funes sem o e Bluetooth no incio, prima a tecla Launch (Iniciar) sem o que est localizada no topo do lado esquerdo. Portanto, voc pode premir Fn + Esc para activar ou desactivar somente a funo Bluetooth e premir Fn+F2 para ligar/desligar somente a funo sem o. ****Para saber como ligar seu dispositivo Bluetooth e sem o ao seu computador, consulte o manual dos seus fabricantes de hardware.****

Portugus
20

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

Captulo 3 Resoluo de Problemas


Portugus
21 Neste captulo, listaremos alguns problemas tcnicos frequentemente encontrados e lhe explicaremos sobre como resolv-los.

3.1 Questes Freqentemente Perguntadas

Meu computador passa ao modo de hibernao rapidamente e

Dispositivos de udio, sob o volume de Dispositivo, ajuste o volume do seu altifalante controlando a barra de volume.

eu tenho de bater uma tecla constantemente ou mover o rato para traze-lo de volta ao ecr. O que devo fazer? Isto parte do Gerenciamento de Energia Windows. Acesse o Gerenciamento de Energia ao clicar Start / Control Panel / Performance and Maintenance / Power Options (Iniciar / Painl de Controlo / Performance e Manuteno / Opes de Energia), e mude o tempo prximo opo Desligar o monitor ao tempo desejado. Voc tem a escolha de ajustar o tempo para o fornecimento de energia ou para a bateria.

Que tipo de microfone externo posso utilizar com o meu computador


porttil? Voc precisar utilizar um microfone auto-amplicador.

Existem ecos vindo dos meus altifalantes. O que posso fazer?


Faa clique duplo no cone do Altifalante na barra de tarefas. Em seguida, sob o Balano de Microfone, marque o quadro Silenciar.

Portugus
22

Tenho ouvido que a limpeza e redisposio de ficheiros no


disco rgido melhoraro a velocidade de incio do programa. Como posso fazer isto? Boas manutenes de disco podem melhorar a velocidade de inicializao do programa. Isto normalmente inclui a deleo de cheiros desnecessrios, e defragmentao de disco rgido de modo que os cheiros possam ser agrupads de modo mais eciente. Windows contm utilitrios de manuteno para esta tarefas; execute a Limpeza de Disco para remover ficheiros desnecessrios, e Defragmentador de Disco para defragmentar blocos de arquivo fragmentado. Para maiores informaes sobre estes utilitrios, consulte sua Documentao Windows.

Devido a um problema de software, no pude desligar o computador


Certique-se de premir o interruptor por no mnimo 4 segundos. Normalmente, isto foraria o computador a desligar-se.

do Windows, eu premi o interruptor para desligar o computador, mas no funcionou. Como posso forar o desligamento?

Por que no posso carregar a bateria do meu computador


porttil depois dele estar fora de uso por um tempo? Depois do seu computador porttil no haver sido utilizado por muito tempo (por exemplo: mais de um ms), a bateria entrar no modo de proteo de baixa voltagem. Sob esta circunstncia, restaurando para a voltagem normal requerer que a bateria seja carregada lentamente por diversas horas. Uma vez que a bateria haja sido totalmente carregada, seu computador continuar a operao normal.

volume de tom de discagem do fax/modem interno muito baixo. Como posso aumentar seu volume?

V para Iniciar/Painl de Controlo/Soms, Conversao e

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

Meu computador diz: CMOS Bateria Baixa, o que devo fazer?


Se o seu computador estiver sem energia (i. ao desconectar a fonte de energia do computador e remover o pacote de bateria dele) por mais de 45 dias, voc perderia a informao amazenada no CMOS. Siga os passos abaixo para reconfigurar suas configuraes CMOS: 1. Prima F2 para entrar no utilitrio de congurao BIOS. 2. Seleccione Load Optional Defaults? (Carrega Padres Opcionais?). Quando voc ver a seguinte solicitao, escolha <OK> e em seguida prima <Enter>. 3. Seleccione Save Changes and Exit (Salvar Mudanas e Sair), seleccione <OK> e prima <Enter> para reiniciar seu computador.

desconectar ou ejectar o dispositivo. 3. Em Stop a Hardware Device (Parar um Dispositivo de Hardware), clique OK. Uma notificao aparece declarando que agora seguro desconectar ou ejectar o dispositivo. Cuidado Desconexo ou ejeo de um dispositivo que suporta remoio segura sem utilizar primeiro a aplicao Safe Removal (Remoo Segura) para avisar o sistema pode causar perda de dados ou instabilidade de sistema. Por exemplo, se um dispositivo for desconectado durante uma transferncia de dados, a perda de dados provvel. Se voc utilizar Safe Removal (Remoo Segura), contudo, voc pode avisar o sistema antes de desconectar ou ejectar um dispositivo, prevenindo possvel perda de dados. Nota Para dispositivos de armazenamento removveis que podem ser seguramente removidos quando o sistema estiver ligado, o sistema desactiva o cache de escrita de modo predenido. Ele faz isto de modo que os dispositivos possam ser removidos sem perda de dados. Quando o cache de escrita desactivado, contudo, o sistema experimentar uma performance mais lenta, por isso certique-se de activar o cache de escrita quando voc houver terminado de remover o dispositivo.

Portugus
23

Como desconectar ou ejectar dispositivos


1. Na rea de noticao prxima da sua barra de tarefas, faa clique duplo no cone Safe Removal (Remoo Segura). Remoo segura exibe uma lista de dispositivos Plug e Play que suportam remoo segura e que esto actualmente anexadas ao sistema. Se voc no ver o cone Safe Removal (Remoo Segura), seu dispositivo no suporta remoo segura, e voc no pode desconectar ou ejectar seu dispositivo utilizando Safe Removal (Remoo Segura). 2. No Safely Remove Hardware (Remover Seguramente o Hardware), na lista de dispositivos, seleccione o dispositivo que voc deseja desconectar ou ejectar, e em seguida clique Stop (Parar). Isto This diz ao sistema que voc ir

Apndice A W466 Especicaes


Este apndice lista especificaes tcnicas e de hardware do seu computador porttil W466 / W566. Note que a informao mencionada aqui pode no corresponder completamente com as especicaes actuais do seu computador porttil. Especicao est sujeita mudanas sem aviso prvio, e o manual presente pode ser modicado mais tarde.

Portugus
24

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

Microprocessador Processador Intel Merom Dual Core T7100~7800 Processador Intel Celeron M 540~550 Cache L2 Processador Intel Merom Dual Core T7300~7800 (Cache L2 4MB) Processador Intel Merom Single Core T7100~7250 (L2 cache 2MB) Processador Intel Celeron M 540~550 (L2 cache 1MB) Ncleo Lgico IntelGM965/ ICH8M Memria 512MB para mximo 4GB 667/800MHz DDR2 SDRAM com dois soquetes de memria SODIMM 1 MB flash ROM BIOS Armazenamento de Dados Disco rgido SATA, 5400 rpm, disponvem em 60GB/80GB/ 100GB/120GB/180GB/200GB Um modularizado 5.25/12.7mm fino Super Multi Leitor de Carto 4-em-1 SD/ MMC/ MS/ MS PRO Grcos Acelerador de Media de Grficos Intel (GMA) Visualizao e Vdeo 14.1 TFT-LCD, WXGA (1280x800), Tipo Luminoso Suporte de visualizao simultnea de LCD e CRT Visualizao independente dual Conectividade Ligao de Ethernet Rpida Integradad 10/100 Mbps Modem fax/data incorporado 56Kbps V.92 Quatro portas Universais Seriais Bus (USB) 2.0 Antena de banda dupla WLAN Intel PRO/Sem Fio 3945ABG,

IEEE 802.11a + b + g (Opo) Antena de banda dupla WLAN Intel PRO/Sem Fio 4965AGN, IEEE 802.11a + g + n (Opo) udio udio de Alta Definio Incorporada (Alzalia) Microfone de Disposio Dupla com dois altifalantes estreos incorporados Portas de udio separadas para dispositivos de sada de fone e entrada de microfone Teclado e dispositivos apontadores Tecla-86 US/Tecla-87 EU/Tecla-90 JP com teclas de funo Windows Dispositivo apontador com tecla sensvel ao toque ergonomicamente centralizado com funo de rolamento Portas I/O Uma Porta IEEE 1394 Um jack de fone RJ-11 (modem V.92, 56Kbps) Um jack de rede RJ-45 Um jack de entrada DC (Adaptador AC) Uma porta D-SUB VGA Um jack de sada para altifalante/fone (mini jack 3.5mm) Um jack de entrada MIC (mini jack 3.5mm) Trs portas USB 2.0 Um Carto Expresso PCI Uma Porta de Vdeo-S Dimenses e Peso (com bateria e unidade ptica) Modelo de monitor 14.1; aproximadamente 2.48kg 336 (W) x 236 (D) x 26.5~34 (H) mm Energia: 65W Adaptador AC, 19V 3.42A

Portugus
25

Apndice B W566 Especicaes


Este apndice lista especificaes tcnicas e de hardware do seu computador porttil W466 / W566. Note que a informao mencionada aqui pode no corresponder completamente com as especicaes actuais do seu computador porttil. Especicao est sujeita mudanas sem aviso prvio, e o manual presente pode ser modicado mais tarde.

Portugus
26

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

Microprocessador Processador Intel Merom Dual Core T7100~7800 Processador Intel Celeron M 540~550 Cache L2 Processador Intel Merom Dual Core T7300~7800 (Cache L2 4MB) Processador Intel Merom Single Core T7100~7250 (L2 cache 2MB) Processador Intel Celeron M 540~550 (L2 cache 1MB) Ncleo Lgico Intel PM965/ICH8M (W566N) Intel GM965/ICH8M (W566U) Memria 512MB para mximo 4GB 667/800MHz DDR2 SDRAM com dois soquetes de memria SODIMM 1 MB flash ROM BIOS Memria Turbo 512MB ou 1GB Intel (Opo) Armazenamento de Dados Disco rgido SATA, 5400 rpm, disponvem em 60GB/80GB/ 100GB/120GB/180GB/200GB Um modularizado 5.25/12.7mm fino DVD-COMBO/DVD-Dual/ Super Multi Leitor de Carto 4-em-1 SD/ MMC/ MS/ MS PRO Grcos nVIDIA Geforce Go 8400 256MB (W566N) Acelerador de Media de Grficos Intel (GMA) (W566U) Visualizao e Vdeo 15.4 TFT-LCD, WXGA (1280x800), Tipo Luminoso Suporte de visualizao simultnea de LCD e CRT Visualizao independente dual

Conectividade Ligao de Ethernet Rpida Integradad 10/100/1000 Mbps Modem fax/data incorporado 56Kbps V.92 Quatro portas Universais Seriais Bus (USB) 2.0 Antena de banda dupla WLAN Intel PRO/Sem Fio 3945ABG, IEEE 802.11a + b + g (Opo) Antena de banda dupla WLAN Intel PRO/Sem Fio 4965AGN, IEEE 802.11a + g + n (Opo) udio udio de Alta Definio Incorporada Microfone de Disposio Dupla com dois altifalantes estreos incorporados Portas de udio separadas para dispositivos de sada de fone e entrada de microfone Teclado e dispositivos apontadores Tecla-86 US/Tecla-87 EU/Tecla-90 JP com teclas de funo Windows Dispositivo apontador com tecla sensvel ao toque ergonomicamente centralizado com funo de rolamento Portas I/O Uma Porta IEEE 1394 Um jack de fone RJ-11 (modem V.92, 56Kbps) Um jack de rede RJ-45 Um jack de entrada DC (Adaptador AC) Uma porta VGA DVI (W566N) ou D-SUB (W566U) Um jack de sada para altifalante/fone (mini jack 3.5mm) Um jack de entrada MIC (mini jack 3.5mm) Quatro portas USB 2.0 Um Carto Expresso PCI Uma Porta de Vdeo-S Dimenses e Peso (com bateria e unidade ptica) Modelo de monitor 15.4; aproximadamente 2.76kg (W566N), 2.72kg (W566U) 355 (W) x 254.5 (D) x 25.5~35.5 (H) mm Energia: 90W Adaptador AC, 19V 4.74A (W566N) 65W Adaptador AC, 19V 3.42A (W566U)

Portugus
27

Apndice C Centros de Servio


Este apndice listar nossos centros de servio global para o seu computador porttil W466 / W566.

Portugus
28

MANUAL DO UTILIZADOR DE COMPUTADOR PORTTIL W466 / W566

Taiwan ( Headquarters ) GIGA-BYTE TECHNOLOGY CO., LTD. Endereo: No.6, Bau Chiang Road, Hsin-Tien, Taipei 231, Taiwan TEL: +886 (2) 8912-4888 FAX: +886 (2) 8912-4004 Como submeter uma questo? Tcnica Assuntos sobre a utilizao dos produtos GIGABYTE. No-tcnica Assuntos de vendas e publicidade Endereo de WEB (Ingls): http://www.gigabyte.com.tw/ Endereo de WEB (Chins): http://www.gigabyte.tw/ U.S.A. G.B.T. INC. GuangZhou TEL: +86-20-87586074 FAX: +86-20-85517843 Beijing TEL: +86-10-62102838 FAX: +86-10-62102848 Chengdu TEL: +86-28-85236930 FAX: +86-28-85256822 Wuhan TEL: +86-27-87851061 FAX: +86-27-87851330 Xian TEL: +86-29-85531943 FAX: +86-29-85539821 Shenyang

Portugus

TEL: +1 (626) 854-9338 FAX: +1 (626) 854-9339 Endereo de WEB: http://www.gigabyte.us Japan NIPPON GIGA-BYTE CORPORATION

29

TEL: +81-3-5791-5438 FAX: +81-3-5791-5439 Endereo de WEB: http://www.gigabyte.co.jp/ China G.B.T. TECH. TRADING CO., LTD.

Endereo de WEB: http:/www.gigabyte.com.cn/

Shanghai TEL: +86-21-63410999 FAX: +86-21-63410100

Endereo de WEB: http://www.gigabyte.ru/

Potrebbero piacerti anche